Redes Social

terça-feira, 31 de maio de 2005

A DURA REALIDADE...e o fruto

Pois é...e perguntam vocês: O que faz Luis Figo nesta imagem? A minha resposta é a seguinte: Porque está este jogador na selecção? Não chega de "tachinhos"? Sabiam que este simbolo nacional falou em "espanhol" quando recebeu o trofeu de melhor jogador do mundo?

Scolari o amigo
Madail o cifrões
Amigos do Figo
Grandes morcões

 Posted by Hello

15 comentários:

El Pirata disse...

ninguem tem duvidas que o porto, nos ultimos, 30 anos, tem mais titulos conquistados. A isso chama-se facciosismo Mitico :)

Eu twambem poderia pôr aqui um grafico a mostrar a equipa com mais titulos nas primeiras duas decadas de futebol a sério em Portugal.


Quanto ao grande Luis Figo, mais conhecido no estrangeiro que o vinho do Porto (já para não falar em qualquer jogador do porto...), irá merecer um post digno da sua brilhante expressão internacional.


PS:

Se ele agradeceu em espanhol foi porque a televisão que o entrevistou era uma de espanha e nao uma portuguesa! Nada mais nada menos.

Mitico disse...

A isso se chama ser o melhor independentemente de tudo o resto...uns sao os maiores porque festejam o facto de serem muitos...outros como se ve pelas estatisticas (e estas nao enganam) LIMITAM-SE A SER SUPERIORES. De maior até melhor aiiiiiii que grande diferença :)

Quanto ao fruto citado na imagem:
Porque não foi eusebio convocado para o contra a Eslovaquia? Porque nao foi Futre convocado? Porque nao foi Rui Aguas convocado? Porque nao foi Andre convocado? Enfim... para seleccionador ver!?!

El Pirata disse...

Entretanto o ampeão nacional continua a arrastar-se em campo e a envergonhar os 6 milhões...

Agora frente ao Odivelas perdem por 3-2. Nada de muito se tivermos em conta que estiveram a perder por 3-0 ao intervalo e que Helio Santos, o arbitro das botas encarnadas do famosissimo Estoril vs Benfica do Algarve, qual benfeitor, deu mais uma ajudinha marcando 2 (DOIS!) penaltis inexistentes!


E a festa continua... e depois aparecem por aqui alguns morcões a questionar que o seu clube foi menos mau que os outros! É preciso ter muito pouca vergonha na cara não? Foi mau e mesmo assim só conseguiu fazer mais de 50 pontos devido aos arbitros! Tudo o resto é fantasia...

El Pirata disse...

meua caro mitico, caso não saibas vou recordar-te o seguinte:

Luis Filipe Madeira Caeiro Figo, ao contrário de todos esses nomes que mencionaste, não tem 40 anos para cima! Figo, espanta-te, tem 32 anos de idade! Sim, tem menos três anos que Vitor Baia! E esta hein???...


Sim, porque na baliza pode jogar o avô cantigas, só no meio campo é que não se pode ter mais de 24 anos não é? Ou então tem de se chamar deco ou outro nome brasileiro que se tenha naturalizado e que tenha jogado no fcp, a eterna fonte de juventude :)


PS:

os GR podem durar até aos 36 anos sem perderem grande qualidade, talvez mesmo até aos 38 anos de idade... mas um jogador de campo, que tenha levado uma vida de atleta e que tenha tido cuidado com o seu corpo, joga sem dificuldades até aos 34 anos de idade! Ou será que alguém tem duvidas quanto a isso? E não é Figo um bom exemplo de um atleta exemplar? O que ele precisa é que surjam outros "supostos craques" a assumirem as suas funções de lider e que peguem na equipa quando ela precisa! O que ele precisa é ter o apoio de outros jogadores quando a equipa vacila! Ser sempre ele a carregar a equipa é que já é capaz de ser demais!

Está na altura de certos naturalizados assumirem a sua condição de vedetas! E não fazerem como na final frente à Grecia, onde meteram o rabo entre as pernas e esconderam-se no meio do campo, deixando o trabalho para Figo e Ronaldo!


O povo por norma critica e condena quem assume e falha. Na minha opinião não são esses que devem ser criticados. Os que devem ser criticados são os que têm a fama e depois, quando são precisos, se escondem que nem ratos. Eu ainda estou à espera que me digam o que fez Deco na final do Euro2004! Alguém o viu??? E escusam de falar no Ricardo... eu estou a perguntar pelo jogador que deveria ter assumido as redeas da equipa e se refugiou cobardemente. Assim é mais facil criticar quem tentou pegar na equipa. E o unico remate digno desse nome na final pertenceu a Luis Figo, já na area, qual ponta de lança!

Façam o favor de fazer uma vénia sempre que mencionarem o nome dele.

Picareto disse...

Luis Figo...este é o jogador que durante o Euro2004 ao ser substituido com a equipa a perder foi para o balneario amuado!Citando AR: "Os que devem ser criticados são os que têm a fama e depois, quando são precisos, se escondem que nem ratos" ...pois é AR, estou a espera da critica ao pesetero de Madrid.

Quanto ao seu regresso à selecção é simplesmente vergonhoso! O que figo fez foi dizer que nao queria ir à selecção porque tinha mais que fazer (real madrid, publicidadem, etc...) e quando viu o tapete a fugir-lhe dos pés resolveu utilizar a selecção para se auto-promover!

Assim prefiro os naturalizados!!

Picareto disse...

Liverpool - Campeão Europeu
CSKA - Vencedor da Taça UEFA

Em comum estas equipas têm apenas o facto de terem sido derrotadas esta época pela aquela equipa de bairro que destoa das equipas portuguesas nas competições europeias porque têm um presidente corrupto que compra ilegalmente bons jogadores dispensados dos outros clubes!!!

PS - caso não se lembrem...Liverpool 0 - 1 FCPorto ...no canadá na pré epoca com o Del Neri!

FCP, numa época má fica em 2º no campeonato vencido pela APAF, vai aos 1/8 final da Champions League (algo nunca alcançado por qq outro clube portugues nos novos moldes da prova) e vence o Campeão Europeu e o Vencedor da Taça UEFA.

El Pirata disse...

Eu não nego que sinto os titulos conquistados pelo Luis Figo com muito prazer. Mas não confundo Figo com Sporting nem sonho, todas as pre-temporadas, com o seu regressso.

De facto Figo apenas conquistou uma taça de portugal pelo sporting mas respeitou sempre a camisola e fez exibições memoráveis que, 10 anos depois, ainda continuam bem frescas na minha memória.

Figo representa para mim o meu primeiro idolo futebolistico. O primeiro que eu vi "nascer" e formar-se como grande jogador.

Num dos primeiros dias de Junho, em pleno estádio das Antas, eu estive lá! Está a fazer 14 anos. A estreia da selecção portuguesa no mundial de juniores de 91. Frente à Irlanda. E foi nesse jogo que "conheci" Luis Figo e o seu futebol. Ainda me recordo bem do jogo, e do resultado: 3-0 com 2 golos de JVP. E com Figo a falhar um penalti já bem perto do fim. Mas não falhou na final, quando nos deu o titulo. E onde foi consagrado como 2º melhor jogador do torneio, superado apenas po Emilio Peixe.

A diferença entre estes 2 jogadores foi que Peixe nunca aguentou a pressão de ser considerado um futuro nº1 mundial. Luis Figo desde sempre trabalhou (e muito), num clube que atravessava a maior crise da sua história, e conseguiu despertar o interesse de toda a europa num jogador que jogava num clube que nada ganhava!

Ao contrário de outros, que só vão para o Barcelona quando são campeões europeus e jogam finais de europeu, Figo jogou apenas na Superliga e nem ganhou titulos nem nada! Mas o seu futebol é demasiado valioso para este pequeno País. Demasiado grandioso para que os grandes europeus esperasssem até que ele ganhasse um trofeu! E Cruiff, com a sua visão, levou-o para Barcelona, isto depois de Figo, uns meses antes e com a camisola do SPorting, ter arrasado o Real Madrid num jogo em Madrid a contar para a 1ª eliminatoria da taça Uefa. Apesar da derrota (0-1), o Sporting e Luis Figo foram escandalosamente superiores a um Real Madrid que acabaria a epoca como campeão espanhol! E esse Sporting como 2º classificado do mediocre campeonato portugues!!!...

Logicamente que Figo estaria a perder tempo e a desperdiçar talento num campeonato e numa era que era de dominio total de um sistema e de arbitos como Calheiros e Martins dos Santos. Fez muitissimo bem Figo em sair... até ser numero um mundial!

Logicamente que eu, como sportinguista, tenho muito orgulho no melhor jogador que alguma vez vestiu a camisola leonina! Quem não teria?...

El Pirata disse...

Quanto ao suposto abandono da selecção. figo sempre disse que era uma pausa.

E eu mais que ninguem, apesar de triste compreendi muito bem. Era altura dele largar a cruz e esperar que aparecessem (ou que saissem da sombra dele...) outros jogadores para assumirem os extremos de ataque e a liderança da equipa...

Passados 11 meses onde andam eles?

Onde estão os extremos de qualidade? É Simão? É Quaresma? Simão não aguenta a presão sempre que defronta jogadores de calibre igual ou superior ao dele. Quaresma mantem-se imaturo e nem num porto de 3º nivel conseguiu ser titular!

E lideres? Onde estão eles? Costinha? Nem no Porto a sua voz foi suficiente, como se viu com o seu despachanço para Moscovo. Deco? Não me façam rir, ele não é, nunca foi, nem nunca será um lider. É um bom jogador mas fiquemos por aí.

O unico lider que a selecção poderia ter era Fernando Couto, não tivesse ele 36 anos. Ou então Jorge Costa, que é de facto um bom exemplo de líder de uma equipa. Luis Figo é a voz do treinador em campo. É a imagem de respeito da selecção perante os adversários, que o temem e o respeitam.


E mais, Figo não vai jogar apenas o mundial. Vai jogar igualmente 50% do apuramento! Não chega?

Anónimo disse...

AR lá que veneres o Figo é uma coisa, agora que desates a criticar o Deco não têm nada a ver.
1º-O Deco não saiu antes para um grande da Europa pq ja estava num e pq o FCP não deixou.
2º-Faz uma venia e agradece ao Deco por Portugal ter chegado a final do Euro, se não fosse ele quem iria dar vida akele meio campo, o Ruizinho?!?!
3º-O Deco optou por jogar por Portugal numa altura que concerteza iria ser chamado a selecção do Brasil por isso volta a agradecer.
4º-Eu não tou certo da idade do Deco mas terá para aí 27 anos, tem a maturidade dos experientes e a frescura dos jovens.

Chega?! Ah, o Baía nunca disse ke precisava de fazer uma "pausa" na selecção pq não é chamado qdo é o melhor guarda-redes português?!

El Pirata disse...

Gil,

o figo, aquando do jogo portugal vs inglaterra, quando foi o escolhido para dar entrada ao helder postiga, tinha acabado de desferir o mais perigoso remate á baliza de David James e estava a ser uma peça importante na manobra atacante da equipa.

Naturalmente, e como quem não se sentiu conformado com a escolha, reagiu com desagrado. É criticavel? Não fez ele, logo a seguir contra a holanda, uma grande jogatana, sendo eleito o melhor em campo? Parece-me que se estão a esquecer do obvio e a dar valor a superficialidades...


E depois, Gil, parece-me que estás a dar razão ao Scolari!! Estranho... afinal, para ti, o Scolari é o maior quando escolhe o Figo para sair da equipa, mas já não presta quando não escolhe o Baia!!! Não é muito coerente.


Na minha opinião, Scolari errou ao tirar Figo. Mas acertou em cheio na escolha de Postiga! Sorte ou não! E não se esqueçam, no decisivo encontro frente à espanha, quando Mourinho, na tvi, dizia que tirava deco e não o figo, que prendia sempre 2 ou 3 ingleses. A equipa tinha era de saber jogar para outros elementos e aproveitar a vantagem numérica que tinha noutras zonas do terreno!

Esta é a vantagem de ter figo. Se os adversários o subestimarem, figo é ainda letal, sobretudo nos cruzamentos milimetricos (como ainda fez neste fim de semana); se os adversarios o marcarem em cima, é saber virar o jogo para quem está sem marcação! Inteligência é o que é preciso. Espero que Scolari a tenha.

El Pirata disse...

Gondo, vamos desmitificar a escolha do Deco.

Em 2002, já depois de Deco ter lesionado Figo a 3 meses do Mundial, deu uma entrevista em que diz que é brasileiro e sonha com a chamada à canarinha.


Entretanto, apesar de bem jogar por cá, ninguém o conhece no brasil e a selecção brasileira, sem jardel, o melhor brasileiro a jogar em portugal, sagra-se campeã mundial, com kaka e ronaldinho gaucho a jogarem na posição que Deco sonhava...


como é óbvio, e deco ja mostrou nao ser propriamente mentalmente diminuido, percebeu que as hipoteses de um dia chegar a canarinho eram poucas, muito poucas. Estavamos em julho de 2002.

Nessa temporada, 2002/03, da-se um milagre na vida de Deco: Mourinho treina-o! Ninguem tenha duvidas que sem Mourinho na vida de Deco, ele nunca atingiria os niveis que conseguiu! Tal como Maniche não sairia da cepa torta. Adiante...

Em plena temporada de 2002/03, e consciente que com passaporte brasileiro seria dificil seduzir clubes de nomeada, Deco deixa-se seduzir pela hipotese que Pinto da Costa lhe apresenta: naturalizar-se português e participar no euro2004!

Qual o interesse no meio disto tudo? Facil, muito facil de perceber! Para Pinto da Costa era uma maneira facil de garantir que Deco, numa grande montra como um europeu, poderia brilhar e render alguns millhões. Para Deco, com o passaporte nacional, era a certeza que, nao contando como estrangeiro, seria muito mais facil chegar ao Barcelona, por exemplo! E isto foi o que se passou para que, em março de 2003, Deco joga-se com a camisola das quinas!

Estreou-se contra o brasil e, marcou um golo! Fantástico, a não ser que nos lembremos que sacou uma falta inexistente a roberto carlos e que provocou a sua expulsão! Um bom exemplo...


Mas a vida dá muitas voltas meus amigos. E que voltas. Pinto da costa e sus muchachos fizeram estes arranjinhos todos para promover a sua mercadoria, nunca pensando naquilo que Mourinho viria a conseguir: vence nessa epoca a taça uefa e na epoca seguinte a liga dos campeões! E esta hein?!...

Pois é, se Deco fosse coerente e honesto consigo proprio, tinha-se mantido sempre fiel ao seu país e à sua bandeira e, nos dias de hoje, era jogador da selecção brasileira ou, pelo menos, seleccionável! O que ele não deve estar arrependido...

A entrevista que ele deu ninguem a apaga. Ele disse, um ano antes de jogar por portugal, que nao pensava nisso e que só queria jogar pelo escrete! Mas, como o desejo de jogar num grande europeu e ganhar pipas de massa eram maiores que o seu patriotismo, mandou às malvas as suas convicções e, qual mercenário, vestiu a nossa camisola! E isso ninguem o pode negar! Deco é um mercenário e da minha parte nunca receberá qualquer aplauso. Respeito quem não se esquece das suas origens e nao as troca por dinheiro.

Deco, o verdadeiro pesetero! Mai nada

Picareto disse...

El Lagarto:

Se o Deco é assim tão pesetero e o seu sentimento por Portugal é tão falso, então porque razão escolheu ele celebrar o seu casamento (com uma brasileira) em Portugal?? Porque afirmou ele que o Porto era a sua cidade e que tem cá todos os seus amigos??

PS - Deco falou português de Portugal quando recebeu o prémio de melhor jogador da Superliga o ano passado!

e o Figo? ...!

Carlos Secretário 6 vezes campeão Nacional! e Figo??

Picareto disse...

em resposta ao mitico....

Michael Jordan = Abilio da NBA ?!??!

Picareto disse...

San Antonio Spurs = Tirsense da NBA

Ramos disse...

Afinal não era para fazer uma renovação do balneario da selecção??????O Figo tem 20 anos? É uma jovem esperança?
Estou confuso....Preciso da ajuda de alguem????