Redes Social

segunda-feira, 2 de maio de 2005

O futebol deveria ser simples



Estamos na conclusão de um campeonato histórico, não pela competitividade mas sim pela mediocridade geral e, quando a maioria desejaria ver melhor futebol e superior categoria dos eternos candidatos ao título, o que se verifica é que os mesmos são carregados ao colo, em diferentes níveis é certo, pelos homens do apito.

O que se passou este fim-de-semana nos estádios de Benfica e Porto é mau demais para ser verdade. É a prova evidente que o futebol não pode continuar como está, não pode ser gerido e comandado por gente evidentemente incompetente e corrupta! E os nossos árbitros? Pior que serem corruptos (certamente mais do que se julgam…) é serem incompetentes! A arbitragem de Mário Mendes e de António Costa deveria ser suficiente para que uma de duas coisas acontecesse: ou o afastamento da arbitragem ou uma ida à PJ, para falarem das meias de leite, dos cafezinhos, dos quinhentinhos e muitas outras tretas, que fazem parte do vocabulário codificado dos homens do futebol. A imagem da jornada passa evidentemente pelo camarote das Antas, em que os rostos do Sistema se sentam lado a lado, a presenciar uma das mais badaladas arbitragens desta temporada. E nem se mexiam, tal a satisfação que lhes ia na alma, por verificarem, por certo, que a porcaria mantém-se toda neste lamaçal que é o futebol português. Adiante…


Mas que escândalos aconteceram afinal? Aqui fica uma lista do resumo, para quem hibernou este fim-de-semana:

- Na Luz, Mário Mendes não assinala um penalti a favor do Benfica por puxão de Neca a Nuno Gomes, inventa um penalti a favor do Benfica e perdoa um penalti a favor do Belenenses por derrube de Ricardo Rocha a Lourenço, derrube esse que valeria a expulsão do defesa.

- Nas Antas, António Costa valida escandalosamente o golo de McCarthy, perdoa a expulsão a Jorge Costa por entrada maldosa sobre Manduca aos 36 minutos (amarelo naquele lance é do mais ridículo… sumaríssimo para quem tiver coragem de o aplicar!), vê um penalti sobre Postiga quando a existir falta é fora da área e, como cereja em cima deste bolo podre, expulsa o defesa Briguel por toque com a mão na bola num lance que era de ataque maritimista! Sem sombra de duvidas uma arbitragem do pior que se viu em todo o campeonato!


Deixei ficar propositadamente um caso para analisar aparte. O golo de Diego, na minha opinião, é mal anulado. Isto apesar de McCarthy estar no raio de acção para onde a bola é rematada. Mas se fosse eu o árbitro não anulava o golo. Só que quero pegar nas teorias de conspiração de (pelo menos) dois bloguistas: Ivo e André Kaustico. Segundo eles, há muitas maneiras de um árbitro prejudicar o Porto (será só o Porto?...), sem ser marcando penaltis e foras de jogo. Pergunto eu, inocentemente: será que aquele lance anulado não foi só para que a procissão de azulados pudessem vociferar à fartazana e fazerem-se de coitadinhos quando já se encontravam em vantagem num lance escandaloso? Não será o culminar daquela lenda aqui colocada à uns meses em que diz que primeiro prejudicam e depois beneficiam só para dar a entender que afinal não nos prejudicaram??? Pois é meus amigos, afinal desta vez foi ao contrário: primeiro deram-vos a vantagem, perante um adversário tradicionalmente manso nas Antas (25 derrotas em 26 jogos). E depois nada como anular um golo para passar a imagem que o Porto continua a ser prejudicado! Pena foi que o árbitro não se ficou por esse lance e prestou um péssimo serviço na segunda metade do jogo como referi. A ver vamos se Couceiro continua a vestir a pele de um dos 3 porquinhos e se lamenta que o lobo mau lhe anda atrás do fiambre…

O Benfica é um exemplo de mediocridade. Mesmo jogando com estádio cheio, mesmo criando boas ocasiões de golo, precisou novamente do árbitro para ganhar… e vamos em 3 jogos consecutivos! Mas que supertreta de liga!

Dias da Cunha tem toda a razão quando afirma que o Benfica e o Porto são as duas equipas mais beneficiadas, em dois níveis distintos: um pelo facto de deter o poder institucional na liga e nas comissões que decidem a arbitragem e respectivos castigos e o outro pelo poder que se mantém num sistema que teima em manter-se activo, ainda para mais com o balão de oxigénio que representou a libertação de um dos cabecilhas de toda a podridão que circula no futebol português: Valentim Loureiro. O major é uma figura tão ridícula que chega ao ponto de querer um edifício aparte só para a arbitragem, como se o facto da arbitragem se encontrar no prédio ao lado a torna desde logo isenta. Ó Sr. major… continência e tal mas vá dar banho ao cão se faz favor!


Mudando de assunto, o Sporting deu mais uma vez uma prova cabal que é a melhor equipa a jogar futebol em Portugal, e que dispõe, de longe, do melhor plantel. E Pinilla é um regalo para os olhos! É preciso ver que o hombre tem apenas 21 anos, e que anda desde os 19 anos em fase experimental na Europa, sem nunca ter sido uma real opção. Não estamos a falar de um jogador já amadurecido e com experiência de vários anos a jogar futebol, seja na Coreia ou no Chile. Eu, como a grande maioria, não lhe deu o devido desconto, mas desta vez faço mea culpa e reconheço o meu erro de subavaliação de um jovem que actua somente no lugar mais difícil de jogar: ponta de lança! E que belo ponta de lança meus senhores. Como deve ser aborrecido ter de mudar as piadas de Pinigol para Pinigoles não? :)

Do jogo de Braga sobra ainda um momento importante: um possível penalti a favor do Braga, no inicio da segunda parte. O Sporting já sofreu um penalti daquele estilo em Setúbal, logo no início do campeonato. E na altura mostrei a minha indignação pelo facto de “um agarrar” de camisola provocar uma queda anti-natural para a frente, quando o suposto puxão levaria o jogador a cair de costas ou a abrandar a marcha. Ontem deu-se o mesmo exemplo, o puxão sobre o jogador bracarense é mínimo e não é o suficiente para uma queda ridícula. Penaltis como aquele acontecem em todos os pontapés de canto! E o puxão a Pinilla, no final do jogo, é mais um exemplo que distingue claramente do que é puxar do que é agarrar, puxar e voltar a agarrar! Espero que tenha ficado tudo bem esclarecido. Uma palavra ainda para um dos jogadores mais odiados pelos anti-sporting e anti-scolari: Ricardo. Já frente ao Alkmaar deteve o possível 1-2, com uma defesa de classe, e ontem voltou a evitar que o adversário se adiantasse no marcador com uma saída magistral! Pode não ser o melhor do mundo, pode não ser melhor que Baia, mas é o guardião dos sonhos leoninos. E para mim basta. De certeza que nos últimos dois jogos provocou muita azia no País e isso dá-me um gozo tremendo!


Para terminar deixo um elogio a uma equipa que pratica bom futebol e não precisa das ajudas arbitrais para conseguir um belo feito: 11 jogos consecutivos sem conhecer a derrota. Está de parabéns a Académica e Nelo Vingada pelo recorde que já ninguém lhes tira esta época. Só espero que na última jornada não façam de bombo de festa para o Sistema…


PS:

Não posso deixar de evocar aqui um feito digno de registro. O Sporting é a equipa portuguesa que mais pontos (20) e mais vitórias (9) conseguiu numa época europeia. E ainda faltam disputar dois jogos, assim espero.


PS2:

Muito se escreveu aqui no blog sobre a arbitragem do jogo Sporting vs Académica, jogo que pode ter custado o título aos leões. Mas atentem nas palavras de Jorge Coroado:

“1.º — Quem falou de cartão vermelho «demonstrou desconhecimento absoluto do que está determinado», pois há que atender sempre à distância que o atacante teria de percorrer até à baliza adversária; 2.º — quem não sabe deve eximir-se de emitir opinião, pois já basta os que sabem e, por vezes, também se enganam.”

Como se pode ver eu estava errado. Polga não deveria, como não o foi efectivamente, ser expulso. Portanto, o grande erro de arbitragem foi mesmo o penalti que ficou por marcar sobre Liedson aos 10 minutos de jogo. E esse, ao contrário do de Postiga, foi mesmo cometido na área! E que jeito dariam esses dois pontos neste momento…

Outro assunto interessante foram as alarvidades aqui escritas aquando do fora de jogo de McPhee em Alvalade, num jogo que o Sporting venceu, a muito custo, mas com justiça. É preciso ver que McPhee não está em fora de jogo, mas por uma margem mínima! Quando comparado esse lance e a falta de visão desse fiscal de linha com a cegueira monumental do fiscal do jogo do Porto no último jogo, fica-se com a clara noção do que se pode considerar um erro de arbitragem de um erro propositado de arbitragem. E esses, infelizmente ou não, acontecem sempre em benefício dos mesmos.

10 comentários:

Picareto disse...

antes de mais queria felicitar o António Ramos por mais um comentário ao nível do que nos tem habituado: muita parra e pouca uva, ou como quem diz..-muita conversa e pouca verdade. começando pelo inicio:

FCP beneficiado no Dragão?? Onde, como, quando? será que viste o mesmo jogo que eu? no primeiro golo do FCP o McCarthy encontra-se em linha com o defesa e mm que estivesse ligeiramente adiantado em caso de dúvida deve-se beneficiar o ataque...o que não aconteceu no golo do McPhee en alvalade em que o jogador estava atrás do Beto uns bons 30 cm !! Ficou por assinalar um penalty sobre o Quaresma na 1ª parte..lance que nenhuma televisão mostrou, golo de Diego limpissimo!! Será que o árbitro quis lancar vivacidade ao jogo e impedir o FCP de o matar!? E oh antónio ramos pensei que dominavas as regras do futebol....quando um jogador utiliza o braço propositadamente para ludibriar o árbitro e prosseguir uma jogada leva cartão amarelo sem qualquer dúvida!! e o 1º ja foi alaranjado por entrada violentissima sobre um jogador do FCP! esse jogador Briguel já nem devia estar em campo nesse momento que deu mão!
E agora deu-te para vir citar esse ladrão de gravata de nome Jorge Coroado, esse ex-arbitro que após a morte de Rui Filipe não aceitou adiar o jogo mesmo sabendo que era a vontade das duas equipas (FCP e Beira-Mar) por estarem os jogadores abalados...! Esse senhor não me merece qualquer comentário ou credibilidade. Assim como não me merece qualquer comentário a arbitragem do benfica-belenenses de tão ridicula que foi. Como comentei com o meu amigo e colega André Kaustico no estádio do Dragão (sim, porque eu vou ver os jogos do FCP "in loco" e não me guio pelo que as televisões mostram) "JÁ NÃO HÁ VERGONHA"

Valentim Loureiro veio entregar a taça de campeão nacional 03/04 ao FCP....é o sistema no seu esplendor pois o FCP só venceu esse campeonato porque comprou o jogo em casa contra o Estrela da Amadora!! Pensem no ridiculo da situação!! Quais cafés com leite, quais rebuçadinhos....sejam sérios!!! OBRIGADO PRESIDENTE PINTO DA COSTA! DENTRO DO RELVADO É ONDE O FCP FAZ O SISTEMA!!

Picareto disse...

Já me esquecia....António Ramos como se costuma dizer: "podes correr e saltar" que o penalty sobre o Wender era mm penalty e o resultado tava em 0-0...! quem é beneficiado afinal??

Anónimo disse...

Poijé....os meninos vão a keima e não ligam ao blog...não ligam a futebol...!borrachões

ass: avozinha

Ramos disse...

O Sr Antonio Ramos esqueceu-se de comentar o lance da grande penalidade contra o Sporting. O jogo estava a zero.

Mitico disse...

Amiga Ana Dias :)

Rir é o melhor remédio quando se lê a opinião de benfiquistas...

Tanta palavras para dizer que os grandes sao beneficiados certo? ora deixa puxar pela memória e vamos até ao 10/11º ano da disciplina de filosofia... deixa cá ver um silogismo:

Os grandes sao beneficiados
O benfica é grande
Logo o benfica é ...!!??!!!!

Quantas e quantas vezes disse que o FC Porto é um clube pequeno e arrogante?
Quantas e quantas vezes disse que o FC PORTO é um clube de bairro?

Pois é!!! Somos pequenos... :))))

Contra factos nao há argumentos, já diz o velho ditado...

Antonio Ramos o teu post é "exageradamente" "exagerado" :) na tua luta contra o FC PORTO, mas mesmo com essas coisas, vou-te dizer que por muito que voces (lagartos) tentem nao consigo ser anti-sporting e digo-te uma coisa pequenita... quando voces forem jogar ao estádio da EDP ( diga-se luz) vais perceber o porquê dos post's e dos ataques que tenho feito ao clube do monstro...
O futuro vai-te fazer ver com bons olhos as minhas palavras :)

Abraço a todos

PS: Lembram-se do celebre jogo FC PORTO - estrela da amadora??? pois...esse jogo na opiniao de todos os arbitros comentadores do jornal OJogo (o tal pasquim onde JORGE COROADO TAMBÉM ESCREVEU...) jornal record, jornal abola, jornal noticias...todos foram unanimes em admitir que o actual campeao europeu em nada foi benefiado nessa partida..estranho nao???

PS2: FUTEBOL CLUBE DO PORTO É AMA-LO OU ODIA-LO!!!!!! BI-CAMPEAO NACIONAL CAMPEAO EUROPEU CAMPEAO DO MUNDO

PS3: ESQUECI-ME ...PARECE QUE VENCEU QUALQUER COISITA EM COIMBRA ESTE ANO...OU ESTAREI ENGANADO????

Picareto disse...

Provincianos? Eu defendo o clube da minha cidade...! A quem tem ligações ao bairro de benfica chamo bairrista...aos outros...apenas provincianos a apoiar o clube da capital e o clube que "parece bem" apoiar! Eu sou Portista e Portuense ...Bairrista! Sei que para os defensores da causa centralista ("benfikistas"), a cidade do Porto é a "provincia" e deve prestar vassalagem à capital....! Graças a isso sou PORTISTA!

El Pirata disse...

Gil, tenho que reconhecer que es um portista que é capaz de jurar que o fogo é azul, a noite é azulada e mesmo o sol é azul! por isso mesmo consigo perceber como não vês o fora de jogo de McCarthy (tão amarelo, perdão azul, como o Sol) e ao mesmo tempo consigas com total isenção e imparcialidade ver o penalti sobre o Wender e deduzir, presumo eu, que o Sporting e o Pinilla teriam sido arrasados em Braga. Digno de um verdadeiro e grande portista, tenho que reconhecer :)

El Pirata disse...

Meu caro Rui Ramos, eu não me esqueci de comentar não... ora vê lá...

"Do jogo de Braga sobra ainda um momento importante: um possível penalti a favor do Braga, no inicio da segunda parte. O Sporting já sofreu um penalti daquele estilo em Setúbal, logo no início do campeonato. E na altura mostrei a minha indignação pelo facto de “um agarrar” de camisola provocar uma queda anti-natural para a frente, quando o suposto puxão levaria o jogador a cair de costas ou a abrandar a marcha. Ontem deu-se o mesmo exemplo, o puxão sobre o jogador bracarense é mínimo e não é o suficiente para uma queda ridícula. Penaltis como aquele acontecem em todos os pontapés de canto! E o puxão a Pinilla, no final do jogo, é mais um exemplo que distingue claramente do que é puxar do que é agarrar, puxar e voltar a agarrar! Espero que tenha ficado tudo bem esclarecido."


Vês Rui, está aqui bem comentado um lance que mereceria sem duvida penalti se o arbitro fosse um dos famosos irmãos Dalton, perdão, Calheiros. Ou se fosse o bastião da moral e bons costumes, Martins dos Santos. Como, graças a deus, essa dupla de batatinhas ja se reformou, posso andar bem mais descansado...

El Pirata disse...

Oh mitico, repete lá outra vez, que ate que me caiu o queixo ao ler, vindo de ti, a expressao...

O Benfica é grande


Mas quem diria, o ferveroso Mitico a escrever tamanha sentença! Eu cá axo que alguem sabe a password dele e escreveu esta "barbaridade"

eheh

El Pirata disse...

Mudando de assunto, e falando realmente em futebol, lamento o sucedido a Mauricio Pinilla, logo no momento em que ele se encontrava no auge das suas potencialidades. Uma lesão nunca vem num bom momento, mas esta é um verdadeiro sacrilégio e de uma enorme injustiça. Até para provar aos mais cepticos se os ultimos dois jogos teriam sido obra do acaso. Mas um mal nunca vem só, à lesão de Pinilla há que somar as de Enakharire, Rogerio e Carlos Martins, lesões essas que podem ser impeditivas para o resto da temporada. São noticias que vêm num péssimo momento mas que servem igualmente para que se possa avaliar com clareza a qualidade de um plantel que tem sido esticado aos limites. Amanhã em Alkmaar se verá se a equipa não se ressente do esforço e cansaço e das ausências de vulto.

PS:

Quanto ao sorteio dos arbitros, fico naturalmente apreensivo. Quanto ao Sporting, ter Olegario Benquerença pela frente vai ser um desafio bem mais exigente que os 11 jogadores de Guimarães! Convem recordar que o Sporting perdeu os 2 jogos efectuados com a arbitragem deste sujeito (Setubal e Nacional, ambos fora), e sempre com casos... em setubal um penalti forçadissimo e na madeira uma expulsão de paíto a roçar o espectaculo circense. E se a isso juntarmos uma costela azul, é facil verificar que será tudo menos uma boa e isenta arbitragem. Mas eu sou pessimista por natureza, posso estar enganado...

Quato ao Moreirense vs Porto, o arbitro será o Bruno Paixão, o tal que apenas prejudicou o Porto uma unica vez mas que foi marcado a ferro e fogo para sempre como anti-portista. Entretanto ninguem se recorda de outra arbitragem que prejudicasse o clube das antas, e recordo-me eu de uma visita ao maritimo em que os madeirenses acabam com 9! Ja para nao falar no famoso Boavista vs Sporting da epoca passada em que o grande beneficiado foi o porto... mas lá estou eu com pessimismos... pode ser que o bruninho se porte bem... tanto mais que quem nao vence um moreirense com os 2 pés na segunda divisão sem ajudas arbitrais mais vale dedicar-se a outra actividade...

Guardo para o fim o melhor pedaço. A ida do Benfica a Penafiel reveste-se de enormes dificuldades para a equipa da luz. E estou com o mesmo feeling que tive aquando da visita a vilda do conde dos vermelhos... no entanto é preciso nao esquecer a variavel Pedro Proença nesta equação. É uma variavel de peso, e espero que, embora o Proença seja socio benfiquista, consiga ou tente ser isento. Mais uma vez, apesar de pessimista, até acredito na vitoria penafidelense. Mas lá que foram umas escolhas arbitrais muito suspeitas, lá isso foram. E o grande prejudicado, teoricamente, é o Sporting. Espero estar enganado!