Redes Social

sexta-feira, 6 de maio de 2005

A hora do Leão

Eu sei que hoje não é o dia do meu post semanal, mas não resisti a escrever um dedicado exclusivamente à brilhante e emocionante passagem do Sporting à final da Taça UEFA.

Nos primeiros dias de Agosto passado (não posso precisar em que dia mas sei que foi num sábado), assisti ao primeiro treino da equipa liderada por Peseiro em Alvalade, curiosamente o primeiro treino de equipa do Enakharire. Assisti confortavelmente sentado na bancada, e durante hora e meia, a uma sessão de treino em que Peseiro ensaiava jogadas estudadas, e sobretudo muita troca de bola. O que eu assisti, e me deixou apreensivo, foram muitas perdas de bola e muita jogada mal finalizada. Sinceramente fiquei com péssima impressão do treino, só servindo de satisfação o facto de estar ali, em pleno Agosto, no meu estádio, a ver a minha equipa e ter visitado o interior do estádio. Quanto ao resto nada de optimismo e, sobretudo, muita desconfiança quanto à real capacidade de José Peseiro.

Os primeiros jogos da época, juntando às precipitadas declarações de Peseiro (afirmando que queria ganhar tudo, incluindo taça UEFA) só agravaram a minha desconfiança quanto ao valor do treinador e valor de alguns jogadores. O jogo da 4ª jornada, no estádio do Estoril, era para mim a gota de água que deveria levar ao despedimento do treinador. E começou aí, após toda a tempestade inicial, o início da bonança. Continuei critico (e continuo porque creio que o campeonato foi mal gerido e já deveria estar conquistado, tal a superioridade demonstrada sobre os adversários, sendo o jogo nas Antas a excepção que confirma a regra) mas tenho que reconhecer que a campanha na taça UEFA tem o dedo de Peseiro. Não pode ser só sorte, um treinador não pode conduzir, durante 14 jogos, uma equipa rumo a uma final em que ele acreditava desde o início, sem ter algum valor. Sinceramente ainda não estou totalmente convencido do real valor de Peseiro, mas a exibição em Braga que tem totalmente o dedo dele na táctica e a sua postura no jogo de ontem em Alkmaar, são provas evidentes que merece o respeito dos adeptos em geral.

Quanto ao jogo de ontem foi realmente impróprio para cardíacos. O Sporting entrou pessimamente em jogo e, como tem sido habito, a equipa adversária marca na primeira oportunidade que dispõe. Grande malapata deste leão, que viu o mesmo suceder no jogo frente ao Sochaux, em Newcastle (dez.), em casa frente ao Feeynoord, novamente em casa frente ao Newcastle e por fim, para não variar, em casa frente ao AZ Alkmaar. Isto é um facto relevante, e que não pode ser esquecido: o Sporting teve a felicidade de ter marcado aos 121 minutos e ninguém o nega, a começar por mim que já não acreditava! Mas também teve a acompanhá-lo todas estas infelicidades e, tirando o jogo frente ao Sochaux, nos restantes deu sempre a volta por cima. E isso meus amigos, não é sorte. É categoria!

Retomando ao jogo de ontem, o Alkmaar poderia ter feito o 2º golo aos dez minutos, seria sem duvida o culminar perfeito para 10 minutos desastrosos para o Sporting e 100% de aproveitamento para os holandeses. Mas isso era mau demais para ser verdade e, apesar de não se dever falar em injustiças, seria bárbaro uma equipa marcar por 2 vezes em 2 oportunidades, isto depois de ter jogado 85 minutos à defesa na 1ª mão. É evidente que o AZ merecia sofrer um pouco para provar ser capaz de ultrapassar as dificuldades. E essas dificuldades surgiram com o golo de Liedson ao fim da primeira parte.

Na segunda parte assiste-se a uma belíssima partida, com o Sporting a controlar a seu bel-prazer a equipa holandesa e com o seu contra ataque a não sair na perfeição devido a deficiente colocação de Liedson na luta contra o fora de jogo, onde ele caiu pelo menos uma dúzia de vezes…

A vinte de minutos do fim acontece o momento em que Peseiro poderia ter desfeito o sonho: a saída de Douala. Não entendo o porquê dessa saída tanto mais que sempre que ele pegava na bola era certo e sabido que a levaria até à linha de fundo e a cruzaria para um possível remate. Ainda mais incompreensível foi a manutenção de Rochemback em campo quando era evidente que ele se arrastava em campo e que foi um dos culpados do 2º golo holandês ao perder a bola a meio campo! Neste ponto acredito que Peseiro esteve mal, dando aos holandeses o balão de oxigénio que eles tanto necessitavam, ao ponto de o Sporting ter abanado e só por sorte o jogo não ter terminado aos 90 minutos com mais um golo holandês que esteve tão perto

No entanto, e pelo que se viu no relvado, era justo o resultado e era justo a decisão no prolongamento. Pelos últimos minutos do Sporting, tinha serias duvidas que a equipa estivesse nas mínimas condições físicas para conseguir aguentar a luta que os esperava. Mas estava muito enganado: o Sporting tem uma primeira parte de prolongamento de grande nível, empurrando os holandeses para a defesa e demonstrando que não iria esperar pelos penalties para decidir a eliminatória. Só que o futebol pode ser cruel e, novamente após um canto, a equipa holandesa volta a adiantar-se em novo erro de Andersson Polga que está a realizar uma época a todos os níveis TERRIVEL! Esteve nos três golos do AZ tal como tem estado em muitos golos sofridos pela defesa leonina. Para mim é sem duvida a grande, enorme, desilusão da época. Novamente, e fruto do acaso, a 11 minutos do fim estava o Sporting eliminado!

Acreditei no momento que a equipa tinha tempo para marcar mais um golo, só mais um golo. Mas com o passar dos minutos e com as bolas rematadas a perderem-se na floresta de 22 pernas que se enfiaram nos últimos 25 metros de terreno, a fé diminuía minuto a minuto e nesse ultimo canto já olhava para a TV com um claro pensamento:

“Lutamos por tudo, quisemos tudo e vamos ficar sem nada!”

Fiquei boquiaberto quando a bola entrou e nem festejei. Nunca vi um momento de tamanha felicidade atingir o meu clube. Não quis acreditar e esperei por um apito do árbitro para anular o lance. Tal não aconteceu e mesmo assim só após o final do jogo dei conta que o Sporting estava na final, nem que fosse pelo facto do telemóvel encher-se de tokes e mensagens de portistas e benfiquistas pelo que aqui quero deixar uma sincera homenagem pelo gesto: não está em causa o facto de terem ou não desejado a passagem do Sporting, apenas o facto de, após o final do jogo, terem colocado de lado as suas cores futebolísticas, e terem-se recordado de um amigo. O meu sincero obrigado pelo gesto :)


PS:

Já sabem como sou, não poderia ficar por aqui e agora, depois da emoção, vem a parte que mais aprecio: bater em tudo que se mexe :)

Ora vamos começar e quero dividir o malhanço em 3 partes:

- arbitro

- Alkmaardelhoult

-Co Adriaanse

Comecemos pela anedota dinamarquesa. Como é possível a UEFA nomear para uma meia-final um árbitro desconhecido (para mim era e eu vejo muitos jogos europeus e tenho boa memoria no que aos nomes dos árbitros diz respeito!) e ainda por cima um árbitro que não deveria saber que o Sporting jogará a final no seu estádio. Não quero com isto dizer que o Sporting deveria ser beneficiado, mas no mínimo, no mínimo dos mínimos, não ser prejudicado! E que fez aquele gnu: não assinala penalti sobre Miguel Garcia, claro como a água do Luso, e perdoa uma claríssima expulsão de Van Galen por cotovelada a João Moutinho, por sinal o jogador holandês que minutos mais tarde isola o seu colega para o segundo golo. Uma lástima este arbitro.

Quanto ao recinto de jogo. É inacreditável como a UEFA permite que se jogue naquele campo de batatas. Ou de cebolas já que não sou agricultor e não sei qual a colheita adequada naquele campo de terra. O que eu sei é que é impossível cultivar ali bom futebol! E de pensar que o Nacional da Madeira teve de jogar no estádio do Marítimo, quando o seu campo não é em nada inferior a este, fica evidente que a UEFA tem dois pesos e duas medidas! Triste muito triste.

Para acabar quero deixar duas palavras para o treinador Co Adriaanse. Em primeiro lugar ficou claro que se trata de um treinador com qualidade. Não sei se já está contratado pelo Porto, mas caso isso se verifique será uma boa noticia para os portistas e uma má noticia para todos os outros. É evidente que a equipa de Alkmaar não possui jogadores para lutar pelo título holandês nem para lutar pela conquista da taça UEFA e isso só foi possível devido ao grande trabalho desenvolvido pelo treinador. Mas no melhor pano cai a nódoa, e vir dizer aos jornais que o golo de Miguel Garcia é ilegal porque marcado com o ombro, demonstra mau perder e sobretudo falta de honestidade e de carácter. Já vi o lance pelo menos umas 3 dezenas de vezes e em nenhuma dela vejo:

- Um movimento de braço
- Um movimento de ombro
-Um pequeno movimento de contestação por parte dos 4 holandeses que se encontravam no lance.


Como tal, aguardo pela imagem que Co Adriaanse observou e que esclareça todo o planeta dessa dúvida (certeza?) que possui.

PS2:

Uma curiosidade: será que Pinto da Costa vai cumprir o prometido e assistirá à final da Taça Uefa com o cachecol do Sporting? Quem promete deveria cumprir mas vou aguardar para ver se Pinto da Costa tem ou não futuro como politico…


Força Sporting. Já só faltam 4 finais!

6 comentários:

Picareto disse...

Essa estória do assistir do treino em agosto é muito comovente António Ramos. Por essa altura estava eu a pensar que o treinador italiano do FCP ia fazer de nos Tri-Campeões Nacionais. 2 treinadores depois ainda acredito que vamos ser campeões!
Parabens ao Sporting, merece a presença na final. Fico com a sensação que finais em Portugal em que entram equipas portuguesas vão ficar assombradas desde o EURO. Acho que seria preferível para o Sporting que a final fosse fora do país, até pk em caso de vitória esta ficará sempre condicionada pelo jogo ter sido disputado em casa! O Sporting terá tb tds os Portistas à perna pois o CSKA já foi batido pelo FCP esta época...!

Mitico disse...

Antonio Ramos esta é para ti:

PARABENS!!! eu festejei com um berro bem audivel no café a passagem do teu clube...mas vi umas "lanterninhas" a roerem-se todos de inveja por aqule golo...tu percebes o que eu estou a falar nao percebes? e nao é filosofia pois nao?

Já vou ter resposta da AD :p

Pois bem, o que vos posso dizer é que tornei-me fã daquele pequeno e simpatico clube. Voces viram aquele ambiente? Fabuloso :)

Abraço a todos

PS: quanto ao fim de semana desportivo já sabemos o que vamos encontrar...
Quando "arbitros-socios" apitam o seu clube, penso que nao há mais nada a dizer

Picareto disse...

pedro proença de chuteira encarnada
em penafiel ele vai apitar
a camisola será tb emprestada
ou o cartao de socio vai ter de mostrar?

Mitico disse...

Em Penafiel fala-se do apito
O socio é que vai lá estar
O monstro está muito aflito
Roda a bola e toca a gamar

Ramos disse...

Parabens ao Sporting, pela magnifica vitória.

P.S. O Antonio Ramos para a proxima que falares do golo do costinha em Manchester, lembra te do golo do sporting. Moral da Historia - é preciso sorte pra tudo na vida....

El Pirata disse...

Gil, o CSKA que perdeu com o porto não é propriamente este CSKA e passo a explicar:

- o CSKA em Nov estava a finalizar uma epoca e como toda a gente sabe, fim de epoca é sinal de cansaço, e no caso deles cansaço agravado com os jogos europeus e com a luta renhida pelo titulo russo que, se nao me engano, perderam!

- o CSKA de 18 de Maio de 2005 será um CSKA hiper motivado pela primeira presença de uma equipa russa numa final europeia e pelo facto de estar em inicio de epoca, mas ja com 8/9 jornadas disputadas. Ou seja, em clara subida de forma!

Convem ainda realçar que o Sporting está a finalizar a epoca mais desgastante da sua historia recente e tem, 4 dias antes, uma autentica final frente ao Benfica.

Para finalizar as minhas ideias, quero deixar claro o seguinte: o CSKA Moscovo disputou em Portugal 2 jogos nos ultimos tempos, e em ambos os casos não saiu derrotado! Na luz devido a 2 erros do arbitro que anulou dois golos limpos aos russos e nas Antas devido a duas bolas nos postes! Convem não esquecer esse pequeno pormenor...