Redes Social

quarta-feira, 4 de maio de 2005

A Derrota do Invencivel

´Deixo aqui um post sobre o Mourinho,agora que para ele a época encerrou.

Para o espanto de muitos,desgosto de alguns,e alegria de outros,José Mourinho,treinador campeão europeu,foi eliminado da Liga dos Campeões.E dá que pensar se observarmos que já não era eliminado de uma competição europeia há mais de 3 anos!!!Desde essa altura,quando o FC Porto foi eliminado d 2ª fase da Liga dos campeões,ao perder em Praga hipotecando qualquer hipotese de passar aos quartos-de-final,Mourinho coleccionou sucessos,conquistando uma taça Uefa e uma Liga dos Campeões.Ganhou imenso prestigio nacional e internacional,foi condecorado melhor treinador do mundo por duas vezes pela federação internacional de historia e estatistica do futebol,sendo hoje um dos portugueses mais conhecidos e respeitados em todo o mundo.
Mourinho sofre na pele a repressão de um país xenofobo,que olham para os portugueses como um povo inferior,não que seja nacionalismta,mas sou definitivamente anti-xenofobo,e encontrou como melhor maneira de responder a essa atitude,ser ele mesmo.Arrogante q.b.,sempre consciente do que podia alcançar,teve reconhecimento de muitos que diziam mal dele,e conseguiu levar o Chelsea,contra todos as previsões,contra todos aqueles que o desvalorizaram,ao titulo inglês pela 2ª vez na sua historia,e ao fim de 50 anos.Na Liga dos campeões fez um percurso praticamente sem macula.Conseguiu o apuramento para os oitavos em 4 jornadas,tendo assim mourinho hipotese para rodar um pouco a equipa,se bem que no jogo do dragão não queria sair de lá de orgulho ferido,e jogou com uma equipa melhor e com mais vontade do que na 5ª jornada,mas que mesmo assim teve uma derrota que não afectou em nada a classificação.Eliminou o barcelona depois de um jogo muito dificl na 1ª mão,conseguiu uma excelente exibição em casa,num jogo em que a vitória veio perto do fim,mas merecida.Eliminou o Bayern de munique sem dar hipotese até que chegou a altura de fazer uma opção.Garantir o campeonato já esta semana,pondo jogadores que iriam disputar o jogo da 2ª mão da LC na terça seguinte,ou jogar com os suplentes.Mourinho apesar de dizer que ia arriscar,não o fez,e fez alinhar praticamente a mesma equipa nos dois jogos,e as contas sairam furadas.Um golo que não entrou ainda que precedido de Penalti não assinalado ditou o fim da possibilidade de mourinho ganhar o seu 3º troféu europeu consecutivo.Mourinho perdia finalmente,e afinal era possivel vencê-lo.Muitos inimigos lhe vão cair em cima esta semana,mas entrará campeão Ingles ainda assim,no proximo fim-de-semana.

Para mim é o melhor treinador do mundo,e devo-lhe a ele muitas alegrias.O meu sonho era que ele fosse para a selecção,e que tirasse aquele caipira que não percebe nada de futebol.Assim iriamos ter com certeza uma verdadeira equipa de todos nós,em que todos os portugueses se podiam orgulhar,e não apenas "aqueles que não são portistas,porque não têm mais nada que festejar"

Mourinho é amá-lo ou odiá-lo.

9 comentários:

El Pirata disse...

Um post de qualidade sim senhor, e sobre um homem que já merecia um destaque no nosso blog.

Eu sou um dos que não lhe reconheceu valor desde logo. Também não é facil ver alguem, sem curriculo, chegar e armar-se logo como "O MAIOR", e dar-lhe credito. Eu gosto de dar valor a quem o merece, devido a creditos firmados. Nestas coisas sou como S.Tomé, ver para crer.


E que vi eu? Vi que o homem, como teinador de futebol, é digno dos maiores elogios e referências. Mas não mudo aqui a minha opinião inicial. Se aparecer outro como ele a dizer que é "O MAIOR", eu desdenho e espero para ver obra feita. Deculpem lá mas é o meu feitio. Um dos males deste País é ter demasiados gabarolas, gajos (masc e fem.) que dizem que fazem e acontecem mas que depois vai-se a ver e não fazem bolha!

Retomando o assunto Mourinho eu dei a mão à palmatória e volto a dá-la aqui. Mas não sou dos que passaram a elogiar o Mourinho quando ele saiu do Porto. Após o que ele conseguiu na primeira epoca, para mim a melhor epoca dele até ao momento, tirei-lhe o chapeu e reconheci-lhe categoria. Tanto assim foi que fiquei todo contente quando soube que ele queria sair do Porto.

Agora gostar do treinador Mourinho não me obriga a gostar do homem Mourinho. Acho que ele perde muito com aquelas atitudes mesquinhas e com o seu parco fair-play do que a derrota de ontem é exemplar... se não há golo há de certeza penalti e expulsão de Peter Cheh... mas isso ele não deu conta! Lá está, o homem Mourinho é uma verdadeira sombra do treinador Mourinho. Espero que daqui a algum tempo eu venha aqui reconhecer que nesse capitulo ele conseguiu igualmente superar-se... mas o feitio das pessoas e a sua forma de se comportar em sociedade dificilmente se altera, ainda para mais quando se consegue chegar ao topo do mundo.


Quanto a um outro aspecto, não posso deixar de mencionar a sua estrelinha. Ninguem esquece o que se passou em Camp Nou, em que o seu Chelsea foi massacrado por um Barça enorme. Ninguem se esquece da forma ilegal como eliminou o Barça em Londres, com o 4º e decisivo golo a ser marcado com falta de Ricardo Carvalho sobre o GR espanhol, isto apos varios falhanços do barcelona para alcançar o empate. Ninguem se esquece que dos 6 golos marcados ao Bayern, 2 foram fruto do acaso, com duas bolas a tabelar em Lucio e a trair Kahn. E se não existe penalti em Londres para o 2º golo alemão, convem recordar que com o jogo ainda a zero ficou um penalti claro a favor dos alemães. São estas pequenas situações que são por norma decididas a favor da equipa de Mourinho. Alias, não me recordo do Porto de Mourinho ser prejudicado nas competições europeias! Sorte ou não, Mourinho queixa-se muito mas a maior parte das vezes sem razão. E ontem até viu o Gudjohnssen falhar escandalosamente um golo que daria a passagem à final, 5 minutos depois da hora. Foi o primeiro momento de azar que me recorde a prejudicar Mourinho.


Em bei sei que a sorte protege os audazes, mas lá que é sempre bom tê-la do nosso lado ninguem tem duvidas.


Quanto ao ama-lo ou odia-lo, tao tipicamente portista, acho que nem merece comentario... Mourinho merece todo o respeito como profissional de futebol. Para a sua maneira de ser e estar na vida, isso cada um pense o que bem entender. E não me estou a referir ao suposto affair com uma das damas dos Supermacacos. Isso aí é treta à la Pinto da Costa para manchar o nome de Mourinho, que contra a vontade do velho lobo decidiu ir fazer a vida dele para outro lado...

Mitico disse...

Ora aqui está um tema do qual eu ia fazer um post com as imagens. Quatro treinadores de futebol: Artur Jorge e Jose Mourinho (VENCEDOR DA TAÇAS DOS CAMPEOES EUROPEUS E VENCEDOR DA LIGA DOS CAMPEOES) Tomislav Ivic e Victor Fernandez (VENCEDORES DA TAÇA INTERCONTINENTAL)!!!!!! Todos estes treinadores devem a riqueza do seu curriculo a uma só pessoa: JORGE NUNO PINTO DA COSTA! e a um só clube: FUTEBOL CLUBE DO PORTO!!!!!! e quanto a este post penso que nada mais há a dizer :)))

Ai que esta foi dolorosa para muita gente :p

Abraço a todos

PS: Antonio Ramos...sim!!!o benfica é grande!!!!é muito grande!!!É enorme!!!Nunca me ouviste dizer que eles até em Marte têm adeptos?

PS2: Pedro Proença????????? UM SOCIO DO BENFICA A APITAR O JOGO DE PENAFIEL??????????????

PS3: Será que Jaime Pacheco saiu mesmo por problemas de €????? Um treinador que nunca virou a cara à luta sair a três jornadas do fim???
Não acham estranho um GUERREIRO ATIRAR A TOALHA AO CHAO TAO FACILMENTE???? coincidencias...!?!

PS4: ANA DIAS qual silogismo, qual sufistas qual quê!!! RIR É MESMO O MELHOR REMEDIO :)))

Mitico disse...

Agora que Mourinho é amado por quase todo o velho Portugal, só me aptece cantar com os adeptos do Liverpol ...Bye Bye Jose Mourinho ... bye bye jose mourinho :)

José You'll never walk alone :)

Picareto disse...

Ficou provado que o mérito da vitória do FCP na Liga dos Campeões e na Taça UEFA se deveu unica e exclusivamente à Direcção do Futebol Clube do Porto. Treinadores que venceram taças europeias pelo FCP são 4....presidente é so um, JORGE NUNO PINTO DA COSTA!

Ana Dias...até os benfiquistas têm vergonha deste cozinhado tão obvio...lê o que diz no Correio da Manhã onde o benfiquista de serviço afirma..."estarei para o ano a festejar se o benfic vencer o campeonato...mas este ano vencer o campeonato assim ajudado não quero!" É DEMASIADO OBVIO!

PS - José quê?? RAFAEL BENITEZ, o melhor treinador do mundo, pois não tem um Abramovich a investir e mesmo assim faz maravilhas com uma equipa remendada como o Liverpool! Parabens RAFA, pela segunda vez consecutiva numa final das competições Europeias!

Anónimo disse...

Hoje acordei e fiquei estupfacto com a imprensa desportiva portuguesa...nem uma palavra sobre o GRANDE rui costa!!!! e ja tenho uma justificacao para isso...o clube do pardal vai a frente do campeonato, portanto o grande rui ja nao e necessario!
Quanto ao Mourinho eu estarei eternamente grato por aquilo que ele deu ao meu clube e a mim...somente as minhas maiores alegrias desportivas!! O facto do chelsea ter perdido foi bom para o futebol, pois assim os dirigentes dos clubes se pensarem um bocadinho reparam que nao e o dinheiro que ganha titulos, mas sim a entrega o acreditar e o sonhar...a humildade dos fracos alimenta vitorias!!!
Antes de me despedir quero mais uma vez desejar boa sorte ao sporting para hoje...
Do benfica nao falo porque hoje acordei com vontade de falar de futebol!!!!!

El Pirata disse...

Oh meus amigozz..zz..zz.. nao abia necessidade..zzz.z!


O grande Gil ja despreza o Mourinho... e o ultrak a dar porrada no Rui Costa? Mas onde anda o fair-play portista, mundialmente conhecido?

Gil, se leste o que eu escrevi, sabes que da personagem Mourinho só gosto da que se senta no banco de suplentes. Pelo que percebo, tu nem dessa gostas. Estás no teu direito mas não compreendo esse teu desprezo sinceramente. E se Rafa Benitez está na 2ª final europeia consecutiva não o conseguiu com uma equipa construida do nada como fez Mourinho no Porto! Há uma diferença entre ter os milhoes do Valencia e do Liverpool e ter os tostoes que tinha Mourinho no Porto. E, o estilo de jogo de Benitez, apesar de ser parecido com o de Mourinho, consegue ser ainda mais defensivo. E treinadores desse quilate eu dispenso! São o cancro do futebol e se todos seguirem esse caminho, não tarda tudo que de bom tem este jogo deixará de existir e restar-nos-á ver as batalhas cerebrais entre treinadores, como se o proposito do jogo não sejam os futebolistas mas sim quem os orienta! A partir do momento em que um treinador prescinda dos fantasistas, dos tecnicistas, dos magicos, e consiga vencer trofeus com jogadores de laboratorio que assimilem tudo no treino e façam do espectaculo futebolistico uma ciencia mecanica, então a partir desse momento dedico toda a minha atenção desportiva para a NBA onde, apesar das tacticas e dos musculos, se vê imensa magia e arte e prazer no basket praticado.


O Liverpool, tal como o Chelsea e a maioria das equipas italianas (estas desde a decada de 60) estão a estragar a essencia do futebol: divertir as multidões com belos espectaculos de jogo de bola. Hoje em dia é mais futebol em que a bola é um objecto estranho ao jogo e em que o cruzamento das tacticas entre treinadores e a sua execução por parte dos jogadores se torna muito mais essencial.

Para mim faz-me confusão ver um tecnicista e virtuoso como Andrea Pirlo preso a funções de contenção de jogo. Ou ver defesas laterias com vocação ofensiva presos à sua posição por receios e tacticas defensivas. Ou ver uma equipa recheada de talento como o Milan jogar com Ambrosini, Gattuso e Pirlo a ocuparem o meio campo defensivo italiano, deixando na frente Kaka e Shevchenko, entregues à sua sorte.

Quem merecia, sem sombra de duvidas, sair vencedor da maior competição europeia de clubes era o PSV de Guus Hiddink que praticou futebol de grande categoria, que deu gosto ver, tanto a jogar fora como em sua casa! Que pena este belissimo treinador ficar para segundo plano aquando da gala da entrega de premios para os melhores. Este tinha o meu voto para melhor treinador do ano 2005! De caras!

E ate se pode fazer uma analogia entre o PSV e o Porto. Senão vejamos: o PSV perde o seu melhor marcador (kezman) e o seu melhor jogador (Robben), enche os cofres com cerca de 50 milhões de euros, e com esse dinheiro adquire jogadores para as posições que necessita e parte para uma epoca em que conquista campeonato e taça da holanda (a taça é como se ja estivesse no saco) e alcança a meias finais da LC, onde caí, com a maior das injustiças, perante um Milan orientado por um treinador que deveria ter vergonha de destruir tanto talento que tem no seu plantel. Este PSV era campeão europeu com inteira justiça.

Mas estes grandes treinadores como Benitez, Ancelotti entre outros, é que são os magnificos. Deviam era ser assobiados e desprezados mas há quem goste de ganhar a todo o custo e de apreciar o futebol destrutivo. Eu não sou um desses.

Hoje tenho uma costela de adepto PSV. Deu prazer ver jogar à bola durante hora e meia. Já a hora e meia de terça feira foi d total agonia e de dor ao ver uma bola de futebol tão mal tratada por jogadores que ganham milhões, treinadores que ganham milhões e que fazem tão triste figura...

Ramos disse...

Fiquei contento por o chelsea ter perdido. Sim fiquei contento. Digo a verdade.

Tambem gostou, mesmo muito, de ver benfiquistas a defender que a bola não entrou na baliza do chelsea. agora a bola não entrou, mas alguns meses atrz a bola tinha entrado...Estes benfiquistas tem uma visão que ultrapassa o imaginário e o ridiculo....

El Pirata disse...

Agora que se aproxima o confronto entre Alkmaar e Sporting para decidir um dos finalistas da Taça Uefa a ansiedade aumenta. Se nos ultimos dois anos assisti (sim, eu vi as finais do Porto) tranquilo da vida, sinto agora a ansiedade e algum nervosismo que certamente se apoderou de muitos portistas.

Não quero com isto dizer que não acredito em pleno na equipa leonina. Não é o que está em questão, mas como se viu na terça e quarta feira, as equipas que dominaram os jogos acabaram afastadas da final! Por isso, por muito bem que jogue o Sporting, existe um factor aleatório (sorte, felicidade, estrelinha, chamem-lhe o que quiserem) que pode ser determinante.


Aproveito estes minutos que separam o inicio do jogo para deixar bem claro que tenho muito orgulho na participação europeia da equipa, de todo o esforço e algumas grandes, enormes mesmo, exibições, e que não ficarei desapontado se o acesso à final não se concretizar. É logico que o meu desapontamento será tanto menor quanto maior for o empenho, vontade, entrega e esforço demonstrado pelos jogadores. Se jogarem à Sporting, se jogarem o que sabem, e mesmo assim não for o suficiente, então só me restará dar-lhes os parabens pela brilhante epoca europeia efectuada.

Força Sporting.

El Pirata disse...

O Sporting esteve a 12 minutos da final da taça uefa. Até aos 78 minutos e ao monumental erro de Polga (mais um) que permitiu o empate. Tudo que desejava dos jogadores está a ser cumprido, tirando obviamente o Polga que comprometeu nos dois golos. Mas eu tenho fé no prolongamento.

PS:

Os comentadores da TVI, sobretudo o que relata o desafio, é um bixo merdoso. Como é que esse animal consegue dizer que ao Sporting saiu o jackpot quando toda a gente viu dois erros escandalosos do arbitro, que decidiram o jogo até ao momento, espero eu que não a eliminatoria: o peanlti sobre miguel garcia na 1ª parte e a não expulsão de van galen devido a cotovelada sobre Moutinho! Isso é jackpot meus descerebrados?!!?