Redes Social

sexta-feira, 13 de maio de 2005

DINHEIRO

Hoje não falo de futebol. Falo apenas de dinheiro.

Malcom Glazer vai adquirir o Manchester United, pode fazê-lo de várias formas. Comprar o clube de forma a assumir o controlo do clube (+ de 50% das acções o que já existe), comprar o clube de forma a torná-lo privado (75% das acções - às quais deverá chegar nos próximos dias / meses), comprar o clube tornando-o privado e podendo decidir livremente (sem qualquer tipo de consulta) sobre os destinos de todo o património do mesmo (90% das acções) e caso chegue a este ponto terá direito a comprar o restante que sobre.

Analisando o campeonato inglês poderemos ver então que na próxima epóca estarão em confronto duas equipas privadas, a do Chelsea e a do Manchester United. Assim, quais as diferenças:

Assumidamente a primeira equipa foi comprada como hobby de um oligarta russo que investe muito dinheiro sem esperar um retorno, pelo menos imediato (não estou a ver como nos próximos largos anos o Chelsea irá gerar dinheiro para pagar o investimento pois o Chelsea é um clube pequeno para os padrões ingleses, basta ver que fopi comprado por estar falido por não ter arcaboiço para aguentar as vedetas, financeiramente, que tinham sido contratadas), do dinheiro investido.

A segunda equipa será comprada por um Yanke da tera do capitalismo selvagem que adquire o clube não por gostar de futebol mas sim por se tratar do clube de futebol mais rico do mundo e por gerar receitas interessantes que despertaram a atenção de um milionário das terras do Tio Sam. Não tenho dúvidas que o desporto americano é aquele que mais receitas gera no mundo e para um americano querer comprar o MU é porque lhe cheira a negócio.

Temos assim em disputa duas visões antagónicas do negócio, por um lado um milionário com dinheiro para gastar no clube por outro lado um milionário que espera retorno do que pagou pelo clube. Quem irá vencer?

Hoje não falo de futebol, apenas de dinheiro...

5 comentários:

Mitico disse...

Ouvi a noticia que está no post no telejornal e fiquei triste e vou contar-vos que até já li num jornal desportivo da capital que existe um milionario saudita que quer comprar o Deportivo da Corunha e construir um estádio no sul de Espanha!?!
Meus amigos... O QUE É ISTO?
São esses senhores que estragam o desporto que mais gostamos...pois atras disso lá vem os "abutres" dos empresários e por aí fora...
É triste!

Quanto ao fim de semana desportivo apenas queria deixar no ar 5 questões:

1- Quem disse " o importante é ganhar lugares na liga " ?

2- PORQUE SAIU PACHECO DO BOAVISTA A 3 JORNADAS DO FIM?

3- PORQUE DISSE lfv QUE IA SER CAMPEAO NO PORTO E DEMORAVA UMA SEMANA A CHEGAR A lisboa?

4- Porque foi marcada a gala na casa da musica na boavista?

5- Porque é que os panteras negras estão zangados com a sad boavisteira?

Mitico disse...

O Campeao do MUNDO na tvi
No estadio da edp o classico
Quem vai gamar é o Paraty
O vieira vai achar fantastico

É a vergonha dos 6milhoes
No futebol dos cifroes
Na liga a "Cunha" meteram
E os outros é que padeceram

Mitico disse...

Em guimaraes Pedro "o sócio" Proença acaba de expulsar dois jogadores do Boavista...!

1- Qual é o proximo jogo do Boavista?

2- Porque terá expulsado dois jogadores?

3- Porque já está o Boavista fora da Europa?

Agora que o Vitória de Guimaraes já está na Uefa vamos todos rir a bom rir com o resto deste campeonato!

Anónimo disse...

Tanta teoria da conspiração e tão pouco que dizer... So critica...

Vocês parecem o lagarto chefe a falar... Tremulos, sem nada para dizer, e absorvido sabe-se lá porque...

Os portistas cada vez mais se parecem com os benfiquistas de à 10 anos a trás... Enfim...

Será que vêm ai uma decada de jejum para o fcp?! Ia ser bonito...

Picareto disse...

Década de jejum para o FCP? o senhor que manda não se chama António de Oliveira Salazar...agora manda a verdade desportiva...ou talvez não, basta olhar para o primeiro classificado da Superliga deste ano...!