Redes Social

terça-feira, 10 de maio de 2005

O Arquitecto estava enganado!


Por incrível que possa parecer, e apesar das teorias do Gil, parece que a gala da Superliga a realizar na Casa da Musica vai ser em tons verdes! Mas vamos com calma...


Como de costume vou começar de baixo para cima. O Beira-Mar é a primeira equipa que tem já definida a descida de divisão. Impressionante como uma equipa que consegue amealhar 7 pontos em 18 possíveis frente aos 3 grandes (2V e 1E), só acrescenta mais 21 pontos nas restantes 26 jornadas disputadas! O caso do Beira-Mar é realmente um case-study e, numa opinião que peca naturalmente por ser demasiado superficial, é minha convicção que caso os 32 jogos disputados pelo Beira-Mar até ao momento tivessem tido honras de transmissão televisiva, o clube estaria a lutar pela qualificação europeia. É uma opinião muito pessoal, mas todos os jogos que foram televisionados da equipa aveirense, não há um só em que tenha ficado com má impressão do seu futebol, bem pelo contrário. Têm (tinham...) um bom conjunto de jogadores a que faltou o devido trabalho e acompanhamento de um treinador, que poderia ser o Inácio caso tivesse chegado mais cedo a Aveiro. Mas espero sinceramente que dentro de um ano estejam de regresso à Superliga porque fazem falta. Só de pensar que aquele tapete verde fabuloso vai estar na 2º Liga e em compensação regressam o batatal da Mata Real e o arrozal da Reboleira, até fico com insónias :)


Quanto ao Benfica, queria relembrar as palavras célebres de um dos maiores arquitectos portugueses, Tomás Taveira, que na sua sabedoria disse certo dia:


"N'Doye, N'Doye nada"


Mas meu caro arquitecto, permita-me que o corrija. Doeu e muito! A derrota do Benfica em Penafiel trouxe uma vez mais uma evidência que tarda a entrar nas mentes de muita gente: a este Benfica falta-lhe estofo para ser campeão!

E quando me refiro ao estofo, não quero apenas insinuar que não tem estofo mental para aguentar a pressão. Mesmo a nível físico, uma equipa que tem cerca de 40 jogos nas pernas, e que nos últimos 2 meses se resume a jogar semanalmente para uma competição, não apresenta estofo físico para se aguentar frente a adversários que deveriam ser inferiores.

Não pretendo retirar mérito ao Penafiel, que jogou e que fez mais pela vitoria no passado sábado que aquando da ida a Alvalade, em que ganha somente devido a duas infantilidades de Hugo. Nada disso se passou nesta jornada, a equipa penafidelense foi superior a um Benfica desgastadissimo e que criou somente dois lances de perigo em todo o jogo. Como pode uma equipa que almeja alcançar o título produzir uma das exibições mais pobres e sem brilho de toda a época, precisamente num jogo crucial?

Quanto ao arbitro Pedro Proença. Foi evidente que entrou condicionado, mas isso só por si revela que não possui nível suficiente para arbitrar os melhores, seja em Portugal ou nas provas europeias. Mesmo assim não fez pior que os árbitros que arbitram no Algarve e na Luz. Errou sim ao não assinalar 2 pretensos penaltis a favor do Benfica (e não 3 e 4 como já li.... LFV e JV andam muito nervosos... será porque prometerem algo que pelos vistos não vai acontecer?!...), na queda de Geovanni na 1ª parte e no agarrão a Mantorras na 2ª parte. No entanto quero aqui relembrar que a queda de Mantorras, apesar de falta, é algo que acontece em todas as jornadas, inclusive no Algarve poderia ter dado o 2-0 ao Estoril! E quanto ao suposto erro no lance de Geovanni, não ficam bem as criticas sobretudo depois das últimas duas arbitragens, por sinal bastante tendenciosas! Se errar é humano, como a maioria benfiquista nos queria fazer crer... então errar contra nós humano é, não?

Uma palavrinha ainda para um jogador que me desencanta a cada jogo que passa: Simão Sabrosa. O jovenzinho, com grande ironia, afirmou após o escandaloso penalti frente ao Belenenses o seguinte:

"Se o árbitro marcou o penalti é porque era penalti"

Menino Simão, não sei se já conhece este blog (se não conhece não sabe o que anda a perder) mas, pegando nas suas sábias palavras, aqui fica a minha opinião sobre os 52,5 penalties a favor do Benfica que ficaram por assinalar em Penafiel:

"Se o árbitro não marcou o penalti é porque não era penalti"

Cada vez estou mais de acordo com a expressão... o futebol é simples carago!


Mudando de ares vamos até Moreira de Cónegos. Sabendo à partida que a vitoria permitiria colocar-se a um ponto de distância do Benfica, a duas jornadas do fim, ficando em boa posição para revalidar o título, é incompreensível a atitude da equipa portista. Deu 45 minutos de jogo ao Moreirense, pensando por certo que os pobres desalmados não honrariam a camisola que vestem pelo simples facto de estarem praticamente despromovidos. Isso não é atitude de campeão e a sobranceria e falta de atitude pagam-se caro em alta competição. Por muito que o Gil, entre outros, não gostem que lhes recordem, isto era inconcebível com Mourinho a treinar! De forma alguma o Porto deixaria um moribundo Moreirense adiantar-se no marcador e muito menos permitiria aos seus jogadores o desperdício de uma metade de jogo sem garra nem atitude. Na segunda parte nota-se outro empenho e o Porto não vence um encontro decisivo por tremenda aselhice no momento de finalização, de que McCarthy é o exemplo mais evidente com um falhanço do tamanho da Torre dos Clérigos, já em tempo de descontos! Não quero deixar de referir que o Moreirense lutou igualmente pela vitoria e que a mesma não foi alcançada devido a uma bela exibição de Baia, evitando o golo em duas ocasiões.

Não posso compreender nem aceitar as criticas portistas à arbitragem. Bruno Paixão nem toma nenhuma decisão polémica nem comete nenhum erro de julgamento grosseiro, cometendo evidentemente pequenos erros como qualquer outro que não podem ser responsáveis pela falta de atitude e pontaria dos jogadores portistas. Mas este campeonato, alem de mal jogado, ficará para a história como o campeonato da pouca-vergonha dos dirigentes e treinadores. Do Couceiro já nem fico admirado, afinal ele nunca perde pontos por culpa própria, é sempre culpa dos árbitros (deve ter sido o arbitro que mandou tirar o D.E. Leandro que abriu uma avenida para o contra ataque adversário…), mas Reinaldo Teles desiludiu-me com a sua falta de seriedade. Comparar esta arbitragem com a arbitragem de Campo Maior é ter fraca memória. Quanto à expulsão de Quaresma a mesma fica-se a dever à falta de controlo emocional do jogador. Exagerada? Para mim foi, não acho que os bandeirinhas, que passam o jogo a ouvir insultos, se deveriam ofender por tão pouco, mas está na lei e sendo assim não há nada a fazer.


Para o final fica o meu Sporting. Ao fim de 16 jornadas volta a liderar a Superliga. Em 32 jornadas só liderou a prova por 2 vezes é um facto. Mas é igualmente um facto que já esteve a 8 pontos da liderança e que, mesmo com a prova europeia, conseguiu recuperar, por duas vezes, a desvantagem para o líder. Só me resta aguardar pelo jogo de Sábado e assistir a mais uma demonstração de raça e determinação. Nos últimos três jogos o plantel do Sporting mostrou, a quem duvidas tinha, que não é Liedson & Cª Lda. Depois de Pinilla, foi Miguel Garcia a decidir e coube agora a vez de Tello assumir protagonismo. Um plantel à medida das ambições de técnicos, dirigentes, sócios e adeptos em geral. Que as três finais sejam um orgulho para todos os sportinguistas, é somente o que peço e desejo. Força Sporting!


PS:

Liedson pontapeou a bola que já se encontrava 2 metros fora do relvado de jogo e com Palatsi com nova bola na mão para seguir o jogo. Parabéns Olegário pela habilidade, mas nunca te esqueças da célebre frase que imortaliza o Sporting: Por cada leão que tombe outro se levantará! A queda de Liedson será esquecida pela proeza de outro jogador… qual?
Depois de Pinilla, Garcia e Tello, outro herói se levantará seguramente…
Be afraid, be very afraid :)

11 comentários:

El Pirata disse...

Já foi decidido a hora dos encontros da proxima jornada...

Benfica vs Sporting 19.45 (SportTv)
Rio Ave vs Porto 19.45 (TVI)


Fico satisfeito pelo facto de nao ter de aturar os descerebrados da TVI a vibrar cada vez que o Benfica consiga um canto ou de cada vez que Mantorras se levanta para o aquecimento. Não que a SportTv seja um exemplo de imparcialidade, mas ao lado da TVI é uma santa estação!

É caso para dizer que os portistas começam ja em desvantagem :)


Quanto aos arbitros, depois de tanta xoraminguice Jose Couceiro apanha o sempre simpatico portista (perdão, portuense) Paulo Costa.

Ja Paulo Paraty vai estar no derby lisboeta do titulo. E, deixem-me lá ser mauzinho... é o derby do titulo nacional e nao o derby para o titulo de campeão da 2ª Circular! Desculpem os ofendidos mas quem trouxe lenha para se queimar com tantas anedotas do genero só tem que saber dar a mão e reconhecer que a 2ª Circular vai ter o país de olhos nela. Para o bem e para o mal...


Senhor Paraty, atenção à agressividade de Petit e Manuel Fernandes e aos mergulhos da linha atacante vermelha. Não lhe peço mais nada. Quanto aos previsiveis penalties a favor do Sporting, nos pontapes de canto, cometidos pelo Ricardo Rocha, tenha atenção e avise o homem para não agarrar o adversário em todos os cantos. Ao menos deixe o Pinilla, Douala, Sa Pinto, Niculae e os restantes saltarem, canto sim, canto não, sem serem impedidos ilegalmente.


O meu sincero obrigado desde ja...

Picareto disse...

Mas quais penaltis quais quê...! Estava eu ficar surpreendido com o "ataque" do AR ao benfica quando de repente veio ao de cima a sua costela benfiquista quando afirma que existem dois penaltis a favor do benfica. ora bem...se esses são e os do diego nao....ficamos conversados em termos de critérios!

Correm hoje noticias da transferencia de Maniche e Costinha para o Dinamo de Moscovo. Peço aos dois para não irem! Especialmente o grande Ministro. Serão o exemplo tipico do jogador que se perde profissionalmente para ganharem alguns milhões. Vai me custar mto ver jogadores deste calibre a lutar para nao descer de divisão num campeonato fraco como o russo.

Não creio que faltou atitude ao FCP. O que tem acontecido esta temporada é que qnd o FCP se encontra por cima do jogo e o golo é iminente acontece sempre alguma coisa...ora neste caso foi o amarelo a Fabiano e o vermelho a Quaresma...! Curiosamente estes ficam afastados do proximo jogo...coincidencias diria Poncio Monteiro. A arbitragem abilidosa do bruno paixao tem que se lhe diga...faltas atacantes constantes marcadas ao FCP e mais um incrivel numero de faltas ao contrario. pervaleceu o critério que tem reinado esta época nos jogos do FCP...em caso de duvida prejudica-se o FCP...fica bem ser contra o FCP.

Mais um "recado" para o AR: Não faças a festa já...pk a festa está mm marcada para a casa da musica e é em tons de vermelho...lembra-te do que tem acontecido nos ultimos jogos do "monstro adormecido"...be afraid!

El Pirata disse...

Eu pretendo ser levado a serio por quem me lê, apesar das opiniões maioritariamente em contrário :)

Deste modo não posso dizer que o Benfica foi beneficiado em 3 jogos consecutivos e não dizer que foi prejudicado em Penafiel. Não está em causa o facto do Benfica ter merecido, no maximo dos maximos, o empate. Está em causa os erros do arbitro, que certamente não propositados, mas que existiram e prejudicaram, surpreendentemente, o Benfica!

É engraçado gozarmos um bocado uns com os outros mas tambem devemos, de vez em quando, tentar ver as coisas com um pouco de isenção.

O que critico severamente é a atitude do presidente do benfica e restante corte de cegueira colectiva. Deveriam ter dado conta da sua insatisfação pelos erros mas aproveitar esses mesmos erros para desvalorizar os erros a seu favor (que são bem mais!...). Deste modo perderam uma excelente oportunidade para estarem calados...

El Pirata disse...

Quanto à referência ao natal sportinguista, algo que os benfiquistas tinham enorme prazer em fazer referência, é uma piada velha e gasta. Há muitos anos que o Natal Sportinguista é uma festa benvinda e em familia. Já o mesmo não se pode dizer do Halloween encarnado, já que o Benfica nos ultimos 11 anos poucas esperanlas dá aos adeptos depois de 1 de Nov de cada epoca :)

El Pirata disse...

Quanto às saidas de Costinha e Maniche, pecam ambas por tardias. É do conhecimento geral a azia que provocou a ambos os futebolistas a manutenção na grande familia portista, quando desejavam ir fazer a vida deles para outro lado. Sobretudo Costinha que já não tem idade para ver a porta do balneario como um qualquer portal para outra dimensão, como se o brasil e portugal fizessem fronteira à porta do balneario, tamanha a entrada (legal/ilegal) de brasucas (m/f) lá pros lados das Antas :)

Anónimo disse...

Ja tava com saudades disto, depois de uma semana de ausencia devido a queima ca estou de volta e para variar desde ke comecei a ler so me da vontade de rir...

Começando entao pelo jogo do Benfica, qtos penaltys foram mm?! 10?? Eu confesso que não vi o jogo mas todos os comentarios ke li e ouvi nenhum dizia que o Benfica mereceu mais que a derrota, é o que da jogar em casa dos adversarios e não me estadios "neutros". Qto aos penaltys isso é piada não é?! Sobre o Geovanni ha apenas um pequeno raspão no joelho e como uma bola para 2 pés faz muita confusão ele aproveita para mergulhar mas com estilo, fazia lembrar o JVP. Sobre o Simão o raio do homem do penafiel não tem culpa do Simão ser anão, carga de ombro ainda é permitido no futebol de 11 não é? No futsal é que sei que não é. O do Mantorras é o unico que era admitido ser marcado mas se assim fosse em cada jogo haveria no minimo 3 penaltys para cada equipa e por falar em Mantorras, so eu é ke vi a chapada?! Continuo a espera dos sumarissimos para o Nuno Gomes e agora para o Mantorras, se fosse o coitado do McCarthy tinha no minimo 4 jogos.

Agora falando de coisas serias, ou seja, o jogo do FCP. Desenganem-se que para prejudicar uma equipa basta marcar ou não marcar penaltis. O jogo todo foi controlado por uma pessoa apenas e não foi nenhum jogador mas sim o fiscal de linha, ke consecutivamente marcava todas as faltas contra o FCP que ocorressem perto do seu campo de visão e para ajudar ao fim ainda conseguiu expulsar o Quaresma que concerteza ira faltar os 2 jogos que faltam. Qto ao jogo propriamente dito, o Moreirense entrou claramente melhor mas antes de marcar o golo nada tinha feito para o justificar, resultou apenas duma desconcentração entre o Pedro Emanuel, ke teve claramente um jogo menos feliz e o Baía. E AR se vais falar que o Baía salvou o FCP da derrota certa que havemos nós de dizer o guarda-redes do Moreirense, qual Super-homem mas eles tao la para fazer o seu papel. De qq maneira o FCP justificou a vitoria apenas não conseguida por falta de pontaria dos avançados mas não desanimemos, neste campeonato tudo pode acontecer apesar de não acreditar muito.

Agora o SCP não ha muito a dizer, não vi o jogo mas pelo resumo ta com a estrelinha de campeão e teve a sorte que se calhar faltou em outros jogos, agora preparem-se para o roubo de eucaristia que vai haver no sabado, eu não vou ver por causa do FCP mas dp dou uma vista de olhos ao resumo.

AN os portistas e os sportinguistas andam a fazer alianças!?!?! Mas onde raio tens andado tu?? O teu presidente vai almoçar com "a culpa é do sistema" e depois nós é que tamos todos no mesmo barco!! Sinceramente prefiro se sejam os lagartos a levar o campeonato na pior das hipoteses...

Mitico disse...

Ola amigos

Deixo de vir aqui uns dias e isto está... ao rubro!!! ehehe ja nao via um campeonato assim à muito tempo. E Porquê???? Porque tradicionalmente já se comemorava na Avenida dos Aliados o famoso "S.João antecipado". Este ano, na pior época de sempre (desde que sou nascido), o FC PORTO até corre o risco de ser campeao...matematicamente ainda é possivel :) POR ISSO MEUS AMIGOS...MESMO QUE ISSO NAO ACONTECA PENSEM EM VOCES E NOS VOSSOS CLUBES E NAO ATAQUEM O CAMPEAO DA EUROPA... POR MUITO QUE VOS CUSTE... O FC PORTO É O MELHOR!!!! porque ainda continuam com esse complexo triste e mesquinho? o benfica é o maior...MAS DE MAIOR ATÉ MELHOR VAI UMA ENOOOOOOOOOOOOOORME DIFERENÇA!!!

Abraço a todos

PS: Antonio Ramos...com Anti-FCP Paraty a apitar o classico do estádio da edp (diga-se luz!?!) admiro o teu optimismo... lembra-te do que escrevi à umas semanas atrás sobre o termo deste campeonato... o futuro dirá

Mitico disse...

«Valentim Loureiro, presidente suspenso da Liga de Clubes, foi apanhado em conversas consideradas suspeitas com Luís Filipe Vieira (presidente do Benfica e da SAD benfiquista), José Veiga (director da SAD do Benfica) e José Eduardo Bettencourt (ex-administrador da SAD do Sporting). As conversas foram transcritas no âmbito do processo "Apito Dourado". As sessões foram anexadas aos autos por decisão da juíza do Tribunal de Gondomar, Ana Cláudia Nogueira, que considerou serem relevantes para a investigação dos crimes de corrupção desportiva e ordenou à Polícia Judiciária que procedesse à respectiva transcrição. Os dirigentes foram depois ouvidos no âmbito do processo, desconhecendo-se a qualidade em que foram inquiridos. Não há, portanto, indícios de que venham a ser acusados de qualquer crime, embora seja certo que falaram com Valentim Loureiro a propósito de árbitros e de determinados jogos, em que as suas equipas estavam envolvidas. O JN sabe, ainda, que o caso de Valentim Loureiro não é único. Pelo menos relativamente a Pinto de Sousa, ex-presidente da Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, também existem conversas onde os interlocutores foram dirigentes de clubes da SuperLiga da região Sul. As mesmas conversas foram transcritas por ordem da juíza, que as considerou relevantes para a investigação.»
JN, 13/04/2005

Porque razão, em relação a estas escutas, não houve fugas de informação para os jornais?

Porque razão, quando estes senhores do glorioso e Sporting foram ouvidos pela PJ, a comunicação social não estava à porta?

Porque razão, a dupla PJ / Ministério Público não esclareceu se estes senhores foram ouvidos como testemunhas ou como arguidos?

ESTA É A REALIDADE DO NOSSO PAÍS... AINDA DIZEM QUE OS PORTISTAS TEM A MANIA DA PERSEGUIÇÃO? NAO!!! PORTISTAS ANDAM ATENTOS :)

André Kaustico disse...

Só um pequeno esclareceimento

Antonio Ramos disse:
"Quanto à expulsão de Quaresma a mesma fica-se a dever à falta de controlo emocional do jogador. Exagerada? Para mim foi, não acho que os bandeirinhas, que passam o jogo a ouvir insultos, se deveriam ofender por tão pouco, mas está na lei e sendo assim não há nada a fazer."

Mas mais tarde disse também

"Liedson pontapeou a bola que já se encontrava 2 metros fora do relvado de jogo e com Palatsi com nova bola na mão para seguir o jogo"

Meu carissimo AR,ao lance de liedson eu digo
"Exagerada? Para mim foi"(...)"mas está na lei e sendo assim não há nada a fazer."

E agora passo a explicar.Com o benfica,quando é exagerado não se sanciona,aos outros dois grandes é ao contrario

El Pirata disse...

oh xôr Ivo, eu bem tento ser uma boa alma mas os portistas boicotaram o meu jantar :)

Estou a brincar, o que me disseram é que a melhor altura agora seria uma reunião após o final do campeonato, ou seja, dentro de 15 dias. Até porque é do agrado de todos que possam estar presente o maior numero possivel de bloguistas.

Os posts sao grandes porque eu sou um grande xato:)

Mas fica pelo menos a intenção em mudar. O mal é que depois tenho algo a acrescentar e o Ramos vem dizer que eu comento-me a mim proprio... tá mal!

El Pirata disse...

Para a Ana Dias,

Pelo que me parece foi proposto que escrevesses um post semanal e acho que deverias aceitar. o futebol é um jogo de paixões e não de analise fria e racional. É facil uma pessoa ver defeitos e "caluniar" o adversario, mas sem a intenção de ofender quem aqui intervem.

Seja por paixão exarcebada ao Sporting ou pelo facto de ser um homem das cavernas, que culpa tenho eu de pensar que o Pinto da Costa é o resultado do cruzamento genetico entre o Al Capone e um irmão metralha e que o Benfica versão 2004/05 é uma equipa tão, mas tão vulgar, que era um crime e um atentado ao pudor essa equipa ser a campeã e representante do melhor futebol português?

Se isto é ser irracional e que é o suficiente para te levar a não escrever mais eu lamento porque é assim que nós latinos somos. Eu sou razoavel ao ponto de conceder erros de arbitragem contra o benfica quando eles existem, sou razoavel ao ponto de afirmar que Trapattoni é um treinador competente, que o benfica tem alguns jogadores que têm nivel elevado, entre outras coisas. Agora não vamos transformar este blog num local chato e aborrecido de trocas de elogios.

Posso ser cara de pau em certos assuntos e em certos ambientes, mas no toca a ver o futebol dificilmente o vejo sem as minhas lentes verdes, tento ser correcto e civilizado mas não escondo a minha "doença verde", não fosse eu um lagarto portuense farto da tanga portista até à ponta dos cabelos :)

O futebol é festa, o futebol é paixão e emoção mas o futebol também é isto... provocação! Temos que saber lidar com ela da melhor maneira sem dar a entender que nos atinge. Eu não sou muito bom nisso, como os portistas ja devem ter topado, mas neste momento estou por cima e... I FEEL GOOD :)