Redes Social

segunda-feira, 16 de maio de 2005

Collina Português

Será que um momento, breves segundos, podem decidir um campeonato? Podem definir um campeão? É essa a duvida que me assola dois dias após o final do Benfica vs Sporting.

Pode Ricardo ser considerado o elemento chave deste campeonato? Podem ser-lhe atribuídas as culpas por parte dos sportinguistas? Porque pelo que tenho constatado nem um único adepto de futebol, seja ele simpatizante de uma qualquer equipa, pôs em causa a culpa do guarda-redes leonino. Será que os mais de dois metros de Luisão, em impulsão, não foram determinantes no desfecho da jogada? Provavelmente é mais fácil, tanto para derrotados como para vencedores, culpar um homem que faz parte do top ten dos mais odiados portugueses da actualidade do que dar mérito a um defesa central que é desejado por meia Europa e que, em Agosto passado, perante o melhor GR português, Vítor Baia, não fez precisamente o mesmo, porque a bola cabeceada em antecipação ao GR, saiu por cima! Foi na Supertaça Portuguesa para os mais distraídos e ocorreu muito perto do final do jogo.

Este parágrafo inicial serve apenas para que apresente a minha visão do jogo. Ricardo, 15 dias antes, garantiu a vitória em Braga com uma defesa perante um adversário isolado. Não nego as culpas dele no lance da vitória benfiquista mas não o mando para a fogueira. Ao mesmo nível dele estiveram Rochemback e Hugo Viana por exemplo, com constantes perdas de bola por pura desconcentração, perdas essas que deram, invariavelmente, origem a contra-ataques. E que dizer de Andersson Polga, que coloca em jogo Simão por duas vezes, lances esses que foram os únicos lances de real perigo criados pelo Benfica? Ricardo tem a sua cota parte de responsabilidade, mas atribuir-lhe a derrota no campeonato é ser demasiado leviano. Até porque este campeonato, quer se queira quer não, está viciado na pontuação. Para mim só poderia sair vencedor da Superliga o Sporting ou, levando em conta a irregularidade da equipa leonina, o Sporting de Braga. Por isso não esperem da minha parte felicitações, quer seja para o Benfica (que fez um campeonato sempre em grande esforço e com os erros, humanos, dos árbitros quase sempre em seu favor) ou para o FCPorto (que perdeu Deco, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira porque tinha de ser e em troca recebeu mais de 60 milhões de euros pelos 3, que perdeu os restantes porque assim quis… e como tal era apontado por toda a gente como grande favorito em Agosto passado a ser tri-campeão! Se a época que fez foi a todos os títulos miserável é óbvio que o titulo de campeão nacional não lhes assenta bem)

No entanto, e fazendo uma comparação com o boxe, sendo o Porto detentor do titulo e sendo o Benfica o adversário a suceder-lhe, pelo que tenho visto mais vale o campeão manter o seu cinto já que o adversário não se mostrou capaz de o pôr KO. Com isto espero que os que me acusam de anti-portista percam essa mania. Entre Porto e Benfica não tenho duvidas em considerar o Porto um mais justo campeão. E pode ser que a festa antecipada deste fim-de-semana se revele um mau presságio…


Quanto ao jogo. Não sou bruxo nem tenho pretensões a tal, mas há certas coisas que penso que me levam a acreditar em dotes de premonição. É óbvio para todos que o Sporting não tem plantel, nem em qualidade nem em quantidade, suficiente para lutar por campeonato e taça UEFA. Sobretudo quando essa luta se faz em contra-relógio. Por essa Europa fora foi possível ver que todos os semi-finalistas das competições europeias tombaram, ou no seu campeonato ou na prova europeia! Claro que os portistas poderiam pegar no exemplo da sua equipa nas últimas duas épocas. Mas não serve como termo de comparação. A Superliga esteve sempre resolvida até final de Março, proporcionando ao FCP uma preparação ideal para a fase final europeia. José Peseiro demorou a acertar na equipa ideal. Demasiado tempo diria eu. Só em Dezembro, com 4 meses de competição, começou a definir-se o Sporting actual. Para mim isso foi suficiente para o campeonato ter ido pelo cano abaixo. Mas ainda tenho outra premonição infelizmente. Toda esta correria louca pode ter afectado, quer física quer sobretudo mentalmente, os jogadores para um dos jogos mais importantes dos 99 anos do clube: a final da taça UEFA! Espero e desejo estar enganado mas ver Hugo Viana a arrastar-se em campo não é sinal de confiança. Nem ver Liedson perdido na área. Mas a taça UEFA fica para outro post.

Sábado passado vi o Trapattoni que conheço desde os tempos da meia-final Sporting vs Inter em 1991. Apesar de necessitar da vitória mais do que tudo, Trappa nunca deu as costas da sua defesa, nunca fez pressão alta, nunca atacou com mais do que 5 homens ao mesmo tempo. Apostou na inviolabilidade das suas redes e na sua convicção à italiana. A mesma convicção que afastou a Itália do Euro2004, quando precisava a todo o custo ganhar à Bulgária e só o conseguiu já em tempo de descontos! Só que aí não contava com o arranjinho dos dinamarqueses e suecos. Sábado não haveria arranjinhos. E ele pode confiar numa defesa de 4+1 homens, sempre bem perto da área de Quim, e nos lançamentos longos para as costas da defesa leonina, o ponto fraco da equipa sportinguista. Bastou ao italiano estudar o vídeo de Alkmaar. O Sporting não sabe dominar o espaço aéreo e raramente ganha a segunda bola. E que fez Peseiro? Foi o anti-Mourinho! Tanto tenta ele descolar do rótulo que fez aquilo que Mourinho nunca faria: entrou no jogo do adversário. Jogou sem protecção aos centrais leoninos, péssimos a ganhar segundas bolas, jogou com dois extremos super lentos e sem acutilância para o contra-ataque. Peseiro decidiu que haveria de ser a sua equipa a tomar conta do jogo quando era precisamente isso a ultima coisa que a sua equipa deveria fazer! Mas pior, ele decidiu que a equipa haveria de ter a iniciativa mas por outro lado essa iniciativa deveria chegar somente à entrada da área adversária. Foi confrangedor ver a equipa sair a jogar, controlar a posse de bola e avançar em progressão sempre com a bola bem controlada, e nos últimos 20 metros ficar sem ela e sujeitar-se a rápidos contra ataques! Mas afinal a quem é que bastava o empate pergunto eu? Porque se a intenção era desgastar os jogadores e apostar na vitória então que mostrasse convicção! Porque não duvidei, não duvido nem nunca duvidarei que esta equipa do Sporting é claramente superior e vence este Benfica em qualquer estádio! Se a intenção era apenas deter a posse de bola e entreter durante 90 minutos, sem procurar o golo, então caro Peseiro, foste um morcão! E mais não digo senão tenho que tomar outro valdispert para me acalmar…

Parabéns a Trapattoni que prova a toda a gente que velhos são os trapos. Caro mister, pela segunda vez num espaço de 14 anos deste-me uma grande desilusão. Mas quero que saibas que a primeira foi mais fácil engolir, afinal Matthaus, Klinsmann, Brehme, Zenga, Bergomi, Berti, entre outros, eram adversários à altura. Que saudades de Marinho Peres…


PS:

Paulo Paraty, na época passada, armou-se em xico-esperto e fez frente aos dirigentes leoninos que criticavam uma péssima arbitragem. Disse ele na altura que sendo ele um accionista do Sporting (graças a deus que a maioria das acções estão em boas mãos…) tinha o direito de saber porque comprara ele acções a um preço unitário de 5€ que entretanto desvalorizaram para metade. Muito preocupado o Sr. arbitro, engraçado como ele não disse o mesmo das acções do FCP…

Não percebo muito de acções e de bolsa de valores mas dificilmente o valor das acções do Sporting evitarão um tombo nesta segunda feira. Tudo porque o campeonato está perdido. Espero que o Sr. Paraty não tenha remorsos de consciência. Há dois lances, separados por breves minutos, que podem ter prejudicado a carteira do accionista Paraty. Minutos antes do golo do Benfica o Sporting dispôs de um canto a seu favor. Sá Pinto na pequena área salta para disputar a bola, na vertical e sem mexer os braços. Paraty assinala falta do atacante sobre o GR Quim, que até tinha socado a bola. Nem quero imaginar se a bola tinha entrado. Já no golo de Luisão Paraty teve a capacidade fabulosa de ver que, apesar de Ricardo se encontrar dentro da pequena área e todo no ar, não assinalar falta. E convêm recordar que nesta situação, e segundo regras da FIFA, basta um respirar mais forte do adversário para ser anulada a jogada. Mas Paraty teve a coragem de marcar o golo. Ah homem corajoso, sim senhor! Enfrentaste a fúria leonina e a imensa multidão de 1500 adeptos mas foste fantástico! Era mais fácil anular o golo mas foste um verdadeiro Collina.

Meu caro careca, deixa que te diga: vou andar de olho nas tuas arbitragens até ao dia feliz da tua reforma. Quero ver esta coerência até ao último apito! Porque eu não acredito na tua boa fé nem no teu juízo de valores! E só espero que como eu ande muito boa gente, sobretudo as que têm as chaves das jaulas. Força Collina português, mostra que afinal és mais que um medíocre arbitro que se arrasta pelos campos portugueses.

PS2:

Mantenho que não houve falta sobre Ricardo. Mas preferia que tivesse sido o Collina a apitar para o centro do terreno que aquela fotocopia careca mal tirada.

7 comentários:

André Kaustico disse...

Pois é meu caro AR.Nós portistas já temos uma ordem para os arbitros que nos prejudicam.A Grande Ordem dos Calabotistas,fundado por Inocencio Calabote,lider de uma corrente de pensadores pré-revolucionarios,que denotavem um anti-portismo atróz.Os principais mentores dessa corrente na actualidade têm por nome Lucilio Baptista e Bruno Paixão.Consegues agora compreender que é ter um arbitro que já se sabe que nos vai prejudicar.Descrobris-te o Paratismo,que,segundo as tuas palavras,é um anti-sportinguista inverterado.Custa não custa.
Gostava de saber como é possivel um arbitro ter acções de um clube.Assim poderemos ter arbitros a cometer erros por interesses na bolsa

Mas prepara-te para o sofrimento se o Benfica for campeão.Irás sentir uma raiva ao ver que vai ser muito mais falada essa mesma vitoria,do que a vitoria do sporting na taça UEFA(se acontecer)e terás um pequeno vislumbre do que sentiram os portistas ao verem mais publicitada a vitoria Lampiã na Taça TVI(AKA Taça de Portugal) do que a vitoria do melhor e mais galardoado internacionalmente clube portugues,na competição mais importante do mundo a nivel de clubes,a Liga dos Campeões.Pode ser que percebas porquê o anti-benfiquismo,pode ser que,por fim,entendas os portistas

Anónimo disse...

Comentario de um Jogador do vitoria de guimaraes num cafe daquela cidade
"O que nos safou foi jogar com os adversarios que iam jogar contra o benfica"
Acreditem ou nao isto 'e verdade e o jogador que referiu este facto chama-se rogerio matias!!!!!!!

Picareto disse...

As palavras de Rogério Matias são de um gravidade extrema...comparáveis aos erros grosseiros dos arbitros que atribuiram ao longo do campeonato uns bons 15 pontos ao clube ao qual o boavista "abriu as pernas" para a ultima jornada do campeonato. isto nos bons tempos de Pinto da Costa não passava em claro e tudo ficaria mais animado com uma AG do FCP como nos tempos dos Donos da Bola, em que PC se atirava ao "poder central" instalado reclamado pela justiça que sempre parece escapar ao CAMPEAO EUROPEU E DO MUNDO E BI CAMPEAO NACIONAL, em detrimento dos poderes da maioria...!

Este campeonato...caso seja ganho pelo clube que joga da cor de cima do semáforo será uma falsidade de todo o tamanho que ficará infelizmente registado na história!

Ramos disse...

Caros Bloguistas

Pelo segundo ano consecutivo o Sporting Clube de Portugal tem um prejuizo de vários milhões de euros.

Ano passado o segundo lugar para o Benfica. Este ano a perda do campeonato e talvez o acesso directo à liga dos campeões.
Esse dinheiro todo perdido, devido a um funcionário, de seu nome, RICARDO, Heroi nacional e heroi nacional (Salvador de 6 milhões de almas Benfiquistas, dentro delas a alma de ANA DIAS, que já estou a imaginar, tem uma fotografia deste fabuloso guarda redes na mesinha de cabeceira, para adormecer todas as noitinhas a adorar o seu queridinho).

Acerca do comentario aos jogos da penultima jornada, o FCP cumpriu as suas obrigações. Venceu, bem, um Rio Ave a pensar em férias.
Acerca do jogo da jornada, o benfica venceu bem porque foi a equipa que teve mais oportunidades de golo e teve a felicidade (a burrice de ricardo) do luisão marcar a 8 minutos do fim.

Gostaria de falar do jogo entre o Guimaraes e o boavista, onde o Boavista foi claramente prejudicado, em prejizo para a ultima jornada do campeonato.

P.S. Hoje chegou à empresa e qual foi o meu espanto ao verificar que os trabalhadores começaram a trabalhar antes da hora marcada. E porque? O benfica vai ser campeão - dizia-me um funcionário.

Ramos disse...

Ricardo, guarda redes do SCP, deu uma entrevista à TVI. E porquê. Porque ele anda a ser perseguido....

Mitico disse...

As afirmações de Rogério Matias, a serem verdade, SAO MT MT MT MT MT GRAVES!!!!! A gala na casa da musica, a saída de Pacheco, Pedro Proença em Guimaraes, Bruno Paixao, Lucilio Batista...são tudo argumentos válidos para a confirmação daquilo que já vimos a dizer à já muito tempo! A festa já começou...

VAMOS TODOS RIR A BOM RIR DOS RIDICULOS DESESPERADOS!

Uns sao campeoes nacionais...OUTROS SAO CAMPEOES INTERCONTINENTAIS! É A DIFERENÇA QUE DOI!

Abraço

Ps: Sabiam que José Socrates é accionista do clube do monstro?

NÓS PORTISTAS ESTAMOS ATENTOS!!!!

El Pirata disse...

Socrates é accionista do benfica? Mas o benfica tem acções? cotadas na bolsa?

Ahhh, sao aquelas acções que serviram para pagar as dividas fiscais e que deveriam ter sido cotadas ha mais de 3 anos... como o tempo passa...