Redes Social

quinta-feira, 19 de maio de 2005

Fim = Decisão

Eis que chegamos ao fim de um campeonato muito peculiar, pois à última jornada tudo está decidido menos a entrega do título.

Este é um campeonato que tem paralelo com aquele em que o SCP quebrou o seu jejum e com os campeonatos que raramente, nestes últimos anos, não são ganhos pelo FCP.

Como este foi uma ano de transição para o FCP, onde se fartou de dar tiro nos pés, temos o campeonato mais nivelado por baixo de sempre. Nem sequer há desculpa da competitividade ter aumentado, o que eistiu foi um clube, que caiu e muito este ano, muito mais do que estamos habituados (pelo menos em casa) o que levou a este suspense até ao fim.

Muitas questões se levantarão depois deste campeonato mas o que é certo é que depois dele teremos

FCP - 21 títulos

ou

SLB -31 títulos

Agorachegando aos jogos decisivos eis que:

Já ouvi dizer que o SLB pagou o jogo ao BFC para ganhar e também, para garantir, o árbitro. Outros dizem que quem comprou os jogadores do BFC foi o FCP. Pelo menos nesta história.há um clube que fica a lucrar, mesmo que já tenha perdido, por encomenda de alguém (JV, LFV) as competições europeias.

O certo é que o SLB depende de si, e logo por aí, se não for campeão e o FCP vencer a académica, só se pode queixar dele próprio.

Enfim, pelo meu lado, nada me daria mais gosto que ver arrogância do "povo" (uns milhões no mundo inteiro!!!!), que já festejou, no chão a ser bem calcada pelos "poucos mas bons provincianos".

Já temos experiência de festejos antecipados, o Europeu, a final de quarta feira,eram tudo favas contadas e houve festa nas ruas. Deu no que deu e como diz a sabedoria popular, não há duas sem três.

Caso o monstro adormecido ganhe, pelo menos, retiro uma coisa de positivo: vou poder pedir ao meu patrão um aumento a meio do ano, espero que a profecia do profeta orelhas se concretize e caso o SL cesto do pão ganhe a economia melhore (não sei é como é que alemães, que são os meus patrões, vão engolir esta, mas pela saúde do meu bolso, espero que sim).

Mas também sou daqueles que não me importo de manter o ordenado e ver a economia estagnada.


Força FCP, mesmo numa epóca em que que lutamos contra tudo e contra todos (inclusive nós mesmos) chegamos ao fim com uma grande hipotese de vencer mais um título.

Assim o espero

20 comentários:

El Pirata disse...

A contabilidade dos titulos dava um bom post mas quero passar ja aqui um breve resumo. Durante muitos anos apenas foram contabilizados os titulos conquistados apartir da temporada de 1938/39, em que é designada pela primeira vez como 1ª Divisão! Tudo o que foi disputado anteriormente foi considerado experimental e nas duas primeiras epocas o Porto ganha, mesmo com Salazar no poder (cof cof). E ainda mais uma curiosidade: na 2ª temporada, o FCP nem deveria ter participado, uma vez que para o campeonato de 8 equipas só entrariam os dois primeiros classificados da AF Porto, que eram respectivamente Boavista e Academico Porto. Mas surgiu nessa altura a primeira "vigarice", decidindo-se em cima do joelho que o campeonato teria 10 equipas, entrando mais uma do porto e outra de setubal! Deste modo o porto vence o campeonato de 1939/40, quando segundo os regulamentos não deveria ter participado! Olé!


Adiante... se contarmos os titulos desde a origem do campeonato da 1ª Divisão, até aos dias de hoje, sem esta temporada obviamente, temos:

Benfica: 27 titulos
Sporting: 18 titulos
Porto: 19 titulos
Belenenses: 1 titulo
Boavista: 1 titulo


So que algum benfiquista com a mania que era mais esperto que todos os outros (o costume...) e com a benção de Pinto da Costa, desejoso de passar o Sporting em titulos, decidiram que os titulos de 1934/35 a 1937/38 deveriam ser contabilizados, uma vez que a competição era designada de 1ª liga, apesar de ser disputada como se de uma taça se tratasse. Muito bem, nesse periodo temos:

Benfica: 3 titulos
Porto: 1 titulo

Assim chegamos ás contas do Ivo. Só que erradamente na minha opinião! Se vamos contabilizar esses campeonatos disputados em versao taça, então tambem temos de juntar os campeonatos disputados entre 1921/22 e 1937/38, designados por Campeonatos Nacionais. Aqui fica a lista de vencedores:

Benfica: 3 titulos
Sporting: 4 titulos
Porto: 4 titulos
Belenenses: 2 titulos
Olhanense: 1 titulo
Maritimo: 1 titulo
Carcavelinhos: 1 titulo


Tudo somado, e desde a temporada de 1921/22, temos:

Benfica: 33 titulos
FC Porto: 24 titulos
Sporting: 22 titulos
Belenenses: 3 titulos
Boavista: 1 titulo
Olhanense: 1 titulo
Maritimo: 1 titulo
Carcavelinhos: 1 titulo


Como curiosidade fica o facto do Carcavelinhos ter-se sagrado campeao nacional em 1927/28, ha precisamente 78 anos! E venceu na final o Sporting por 3-1.

El Pirata disse...

Eu devo ser muito xato para os portistas (e pelos vistos tambem para os benfiquistas), mas nao posso deixar que uma mentira se torne verdade, só pelo facto de andar a ser repetida muitas vezes!

Quando o Ivo diz que se o Porto fizesse uma epoca normal ja era campeão está enganado! Se o Benfica de Camacho fizesse os pontos dos ultimos dois anos ja era campeão tambem! E até mesmo o sporting da 2ª epoca de Boloni teria hipoteses de se sagrar campeão! Já para nem dizer que desde o tetra portista até à chegada de Mourinho que todos os campeonatos foram ganhos com uma media de 75 pontos, muito abaixo da pontuação a la Mourinho! Ou seja, lá porque o Porto de Mourinho ganhou com uma perna ás costas o campeonato não significa que esse Porto Mourinhense fosse o Porto de sempre!

Alias parece-me ideal que os portistas se mentalizem que o Porto a la Mourinho foi enterrado pelo Mourinho e pior ainda, a direcção tripeira nao satisfeita com o enterro, decidiu desenterrar o cadaver mal cheiroso e cremou-o só para ter a certeza que não existiriam vestigios de Mourinho na equipa!

Como tal caro Ivo e companhia: o porto pode ser campeão domingo, pode ser campeão até na proxima temporada, mas campeão com tamanh vantagem pros demais e sobretudo tamanho acumular de pontos somente nos vossos sonhos e delirios mais fantasiosos!

Não fiquem xateados, eu apenas estou a ser vosso amigo e a fazer-vos ver a realidade. Os titulos poderão surgir com trabalho e dedicação mas a superioridade ariana é que acabou. Ainda para mais, com a historia do apito, o respeito de muito presidente lambe botas dos arredores do porto parece ter terminado.


Pode ser o inicio de uma nova era. Apos o famoso fim do salazarismo o fim do corporativismo bacoco e parolo. Deixem-me sonhar...

Mitico disse...

"...Pior época dos dragões nos ultimos 30anos..."

Jornal desportivo de lisboa

Foi espetada a faca ao FC PORTO ainda a época ia a meio... Acham que um FC PORTO normal perdia tanto ponto em casa?
Hoje ouvi na RR o seguinte comentário, de Carlos Queiroz:
"... o benfica foi mais regular..."
É logico que desatei a rir com tamanha piada!?! Será que este senhor sabe o significado de regular? Senhor Queiroz porque nao diz logo que nao quer que o FC PORTO venca? Era bem mais pratico nao?

Abraço a todos

André Kaustico disse...

Com tanto comentario nem tive tempo de escrever,porque gosto de ver o que toda a gente escreveu antes de falar.Neste caso confesso que não li uns comentarios do AR no ultimo post,mas acho que ele não leva a mal,pois escreve que se farta.Aproveito até para mandar daqui um abraço,e que foi um azar gigante e começo já a falar

A CULPA É DO PESEIRO
Antes de mais nada,Barbosa à anos que não se aguenta 90 minutos,e jogou-os frente ao benfica e na final da UEFA.Sr Peseiro,é de palmatoria.
Mas o sporting entrou como deveria entrar conseguindo um golo.Excelente primeira parte.No periodo que decorreu desde o golo até ao final da 1ª parte eu disse"peseiro tem que segurar a bola a meio campo,faze-los correr atras da bola,defender seguro e não deixar os outros construir"
As substituições a fazer estavam na cara.Ao intervalo deveria ter saido pedro barbosa para entrar douala,e depois saido o esgotado sá pinto para entrar viana.Ainda sobrava uma substituição pra fazer,o jogo tava seguro,e podiam ter feito mais golos.Devia ter contruido o jogo pacientemente,e não se atirado logo para o 2º golo.A culpa do sporting não ter ganho nada,apesar de ter sido a equipa portuguesa a praticar melhor futebol esta epoca,é do tipo que tá sentado no banco,que parece que felizmente vai lá ficar para o Ano.Mas pode ser que o FC Porto não esteja como esteve,e aí já vai ser tarde demais para o sporting.

A proxima jornada.Quem pagou a quem o que eu não sei.Sei que vi o "zé do laço",esse cohecido boavisteiro,dizer que "os nossos amigos benfiquistas vão ter que nos perdoar mas nós vamos fazer o nosso jogo".A nós não nos chamam eles amigos,essa filial lampiã que fica para os lados de casa do gil(aí que ele vai-me matar)

AR:as 4 I Ligas que decorreram,que como sabes foram vencidas por Porto uma vez,seguido de 3 pelo benfica,foram disputadas em Poule,logo pode-se equiparar À 1ª divisão.Por isso acho justo que o resultado de campeonatos se fixe em

benfica-30
FC Porto-20
sporting-18
belenenses-1
boavista-1

mas são promenores.

Ana Dias.A Popularidade a nivel nacional do benfica só começou quando foi preciso,tirando a ideia de Franco com o Real Madrid,criar um clube para entreter o povo.Se tivesse sido o FC Porto,eu hj teria que dar o braço a torcer.Conheço bem os mecanismos do fascismo.Agora,o FC Porto não era com certeza das classes altas.Em Lisboa os lampiões representavam o "povo" que precisava de ser entretido,o sporting era mais da classe alta.No porto,como deves saber,o boavista era o clube dos ricos,e o porto dos pobres.Salazar tinha outras maneira d fazer o povo do porto,que sempre gostou da sua liberdade,não contestar assim tanto.Por exemplo,a autoestrada até grijó era gratis,enquanto a autoestrada até Vila franca de Xira pagava-se.E a ponte 25 de abril ainda hoje tem portagem ao contrario da ponte Arrabida.Como este caso,há muitos outros.Felizmente,e já me repita,conheço os mecanismos do fascismo

Para finalizar uma mensagem aos Novos Bloguers

Este não é um blog portista.Tem mais portistas pois os "contributors" são da região do grande porto.Mas gosto mesmo muito de ver por cá a Ana Dias e o Antonio Ramos,e tenho sinceramente pena de não termos mais adpetos de outros clubes por cá.
Usamos isto para nos divertirmos,para falar desse desporto que nós adoramos que é o futebol.Um local em que é premitido ser muito faccioso,mas nunca desrespeitar o proximo.Para todos os que vêm cá comentar futebol porque gostam,e para passar o tempo,mantendo o respeito pelos utilizadores,um grande abraço de boas-vindas.Todos os outros que vierem cá "ressabiados" e que começam a mandar bocas baixas a nivel pessoal,informo-vos que ninguem vos quer aqui.Benvindos,e divirtam-se

André Kaustico disse...

Desculpa lá se alguma vez te ofendi pessoalmente.Eu acho que não.São apenas pequenas provocações que eu pessoalmente não levo a mal.Olha o AR,ninguem leva a mal os dicursos dele,mesmo quando entra em mirabolantes conspirações anti-sporting,que vêm desde o inicio dos tempos.
Sim,em 1893 o FC Porto foi formado por elites,mas isso foi por sermos pioneiros,ou achas que o povinho ia a Inglaterra regularmente?Ou que via a 1ª Liga na Sporttv?Todos os clubes de futebol fundados por essa altura foram fundados pela alta sociedade,pois eram estes quem conheciam este deporto,que agora é o rei

El Pirata disse...

Mitico: olha que existe a lenda que Carlos Queiroz é anti portista mas se fosse a ti nao ligava muito a isso. Olha que o vosso capitao Jorge Costa não diz mal do homem!

E Carlos Queiroz nao disse nada a mais do que disse Mourinho na revista Dez do Record, onde durante alguns meses se fartou de escrever que Trapattoni era o maior e que o benfica, devido ao facto de ter poucos recursos, ia na frente e com merito

O que é que isto vem provar? Que Mourinho nao saiu a bem do Porto. E que Mourinho nao anda a ver os resumos dos jogos (ou so os resumos tvi...) da superliga. O Mourinho do ano passado que parecia uma velha histérica sempre que um arbitro marcava uma falta não tem moral para vir dizer que o benfica é coitadinho, tem somente 5 jogadores de qualidade, tem um treinador com idade para ser avô do plantel e por isso merece ser campeão! Deixa de ser ridiculo Mourinho! Merecia bem mais o Benfica de Camacho ser campeao do que este!

Como vês Mitico, antes de criticares o Queiroz tens de apontar o dedo ao Mourinho.

El Pirata disse...

Concordo com a analise do Kaustico. Tambem eu pensei que Barbosa saisse ao intervalo (tao fraquinho estava a ser). E, embora acreditasse que fosse necessario marcar um 2º golo, tambem tinha a ideia que o ideal era segurar o meio campo e impedir os russos de contra-atacar.

Peseiro nao soube reagir e a melhor imagem dele é aquele em que a tv o foca e ele está com cara de quem está perdido e sem saber o que mudar. E na altura, ja na segunda parte, o sporting ainda estava a ganhar! Um comandante nao pode hesitar, nao pode esperar que sejam os subordinados a decidir por ele. E foi isso que aconteceu. A derrota é em grande medida devida à falta de decisão de Peseiro.

Por outro lado nao creio que seja justo despedir o homem que conseguiu fazer sonhar os sportinguistas. Mas ele tem de melhorar consideravelmente, e nao pode apresentar a mesma irregularidade na superliga. Tanto mais que o proximo campeonato ja terá pelo menos uma equipa a jogar mais e melhor. Só espero que essa seja a do sporting de peseiro. Caso contrário, adeus e muito obrigado!

Anónimo disse...

Voces todos andam muitos chatos, agora deu-vos para discutir o numero de titulos e a popularidade dos clubes, se passassem pratica da coisa, futebol a serio!?! Eu tive a oportunidade de ler o ultimo post e os comentarios e so kero dizer uma coisa: nunca vi comentarios tao ridiculos como os do Sr encarnado. "A baliza do FCP tem menos meio metro", "Pq o McCarthy não teve + jogos de suspensão?"... O resto nem li pq ja me doia a barriga...

El Pirata disse...

Comentário de Pinilla à partida para o Chile:

"Que o FCPorto seja campeão"


Mauricio, para alem de calar muita boa gente, consegue ainda ter o discernimento e inteligência para reconhecer que entre os dois só um tem moralidade e autoridade para erguer o trofeu.

Grande Pinilla, regressa em força!

El Pirata disse...

Noticia de ABOLA:

"As qualidades de Ricardo continuam a ser apreciadas pela Europa. Em Inglaterra, por exemplo, ninguém esquece a grande penalidade que Ricardo apontou e que colocou Portugal nas meias-finais do Euro-2004, deixando os britânicos à beira de um ataque de nervos. Na altura, surgiram alguns rumores que apontavam o futebolista do Sporting como possível reforço de alguns clubes, nomeadamente Arsenal, Manchester United, Liverpool, Newcastle e Middlesbrough. De Espanha, Turquia, França e Alemanha também surgiram notícias dando conta do interesse de diversas equipas na contratação do guarda-redes português, mas a verdade é que Ricardo continuou vestido de verde. Vale cinco milhões Após mais uma época regular, o número 76 dos leões deve colocar um ponto final na sua ligação ao Sporting, retribuindo os dois bons anos que passou em Alvalade com um óptimo retorno a nível financeiro. O Sporting pede cinco milhões de euros pelo passe do jogador e A BOLA sabe que alguns clubes de topo do futebol espanhol e inglês já fizeram abordagens concretas nesse sentido."


Vamos aguardar... mas é uma boa noticia em varias perspectivas:

- 5 milhoes é excelente negocio

- a saida para um clube internacional de dimensao é uma farpa em muita boa gente

- a saida do sporting tambem nao me deixará a xorar :)

Anónimo disse...

Respondendo ao mitico..de facto o Queiroz enganou-se ao falar de regularidade e a colocá-a no Benfica. O Benfica foi de facto irregular esteve por duas vezes em vantagem no campeonato, uma com 5 pontos e outra com 6 e de facto desperdiçou-as! De facto a regularidade é mesmo a do PORTO, são tão regulares tão regulares, que a bitola medíocre foi sempre a mesma, e até fizeram questão de perder em casa diversas vezes, para não perder esse estatuto. O PORTO é o campeão da regularidade!!

Em relação às contas dos títulos, não sei para quê tanta contagem e confusão, se lagartos e tripeiros só vêem os últimos cinco anos, pk o resto para vocês é história. Ah! já sei, isto acontece porque infelizmente (infelizmente porque até gostava que tivessem ganho) a única competição europeia que ganharam foi também no tempo do EUSÉBIO! Já dá jeito!

Picareto disse...

Em relação ao blog ser tendenciosos...este é um blog livre a quem quer participar. não temos culpa que apenas portistas e o sportinguista antonio ramos e a benfiquista ana dias sejam vozes activas no blog. foi preciso meio ano de existencia e o "cheiro" a titulo para os benfiquistas sairem do buraco onde se meteram estess 11 anos....! mas...será que já são campeões? vejam lá não se ponham a jeito porque podem ter de voltar ao buraco de onde sairam...! e não é que eles aparecem aos magotes...! Parabens Ana Dias já tens camaradas:) ...tens é de ter cuidado caso o benfica começe a perder ainda ficas sozinha a lutar contra o poder tripeiro (leia-se Gil, mitico, Ivo, RR, AK, Gondo, etc...) !

El Pirata disse...

Onde andam os revolucionarios cubanos Rui Ramos e Gil? Nao me digam que já só pensam na temporada 2004/05 :)

Aquilo pros lados das Antas é que vai ser:

Co Adriaanse
Lucho Gonzalez
Lisandro Lopez
Kroomkamp
Van der Vaart
Sandro
Jorginho
Nelson
Ze Castro
Sokota
João Alves
Katsuranis

mais a surpresa da noite de apresentação! Nada como haver dinheiro, já diz o povo (o mesmo povo que na opinião da Ana Dias é benfiquista)


Um dia destes ainda me dou ao trabalho e passo lá pelo Olival para dizer aos mandantes azuis e brancos que fica mais barato comprar aqueles bonecos de plastico para fazerem numero nas barreiras para treinar livres! Só assim se compreende o camião de reforços que tem circulado nos ultimos meses por VN Gaia :)

Mitico disse...

Eu muito gosto de ver os benfiquistas a teclar, teclar, teclar... nao me aptece entrar em ataques pessoais por isso para voces aqui fica isto:

FUTEBOL CLUBE DO PORTO, CAMPEAO EUROPEU E CAMPEAO DO MUNDO DE CLUBES :)

Este é o presente e nada mais...

PS: Ah! parece que tambem venceu a taça de coimbra...upss!! por falar nisso ... o Argel está melhor dos rins? :)

Mitico disse...

O Vieira já pagou
E no bessa vai ganhar
Do Arbitro já tratou
Ele quer é festejar

No clube da Boavista
O Pacheco deu à sola
É o sistema benfiquista
Neste mundo da bola

Vieira rima com dinheiro
Vieira rima com corrupção
"Ardilas" a tempo inteiro
Não passa dum grande burlão

Mas que grande ironia
É socio do Bi-Campeao
Tem as cotas em dia
És um fraco lampião

Abraço a todos :)

Picareto disse...

não....nao é campeao europeu. é...CAMPEAO EUROPEU, CAMPEAO DO MUNDO, BI-CAMPEAO NACIONAL, VENCEDOR DA SUPERTAÇA DE PORTUGAL. falta de argumentos?? estes não chegam??....ah pois...falta o argumento principal...a taça de portugal...esse enorme trofeu! sim, tb prefiro Kim Barreiros a Manuel Alegre!

Ramos disse...

O bolg tem regras. Quem exagerar, o seu comentario é apagado.

Ramos disse...

Caros bloguistas

Se continuarem a atacar uns aos outro, se continuarem a falar de coisas que nada ajudam a melhorar o desporto, o blog passara a ser para menbros da coluna principal.

Todas as pessoas são bem vindas, mas hà regras e essas regras são pra todos, incluindo-me a mim próprio.

Portanto vamos falar de desporto.

Ganhe quem ganhar, não passa de um simples jogos de futebol.


E que ganhe o melhor.....

Picareto disse...

O jornal O Jogo tem uma edição Porto e uma edição Lisboa...! e A Bola???

Mitico disse...

O Quim Barreiros enche estádios e o Manuel Alegre?