Redes Social

quinta-feira, 26 de maio de 2005

VENCEDOR DA LIGA DOS CAMPEÕES

O Liverpool FC venceu a edição 2004/05 da UEFA Champions League, batendo na final o AC Milan, depois de uma reviravolta espectacular. Os "reds" estiveram a perder por 3-0 mas empataram a contenda no segundo tempo e bateram mesmo os milaneses no desempate por grandes penalidades. No final do encontro, os estados de espirito de ambos os treinadores eram diferentes, com a natural alegria de Rafael Benitez e o desalento de Carlo Ancelotti... É sempre bom recordar a forma como o Milan chegou até esta final...


 Posted by Hello

10 comentários:

Mitico disse...

Esta é a prova de que o dinheiro não é tudo no futebol. A humildade demonstrada na 2a parte e uma força de vontade enorme fizeram cair por terra o sonho das estrelas do AC Milan... Parabens Liverpool.

Uma palavra para o "meu grande mister Mourinho":
Oh Zé :) assinaste pelo dinheiro e agora tens na terra dos Beatles o novo campeao europeu... Zé...listen to me...You'll never walk alone :)

Abraço a todos

PS: Nunca esquecer que o clube de bairro das antas, clube de gentinha arrogante, clube pequenino (que quase nem se ve)... foi o ultimo CAMPEAO EUROPEU!!!
Para bom entendedor :)

El Pirata disse...

É bom recordar que o Milan fez nesta LC. E não apenas a eliminatória das meias finais.

Se é um facto que teve a sorte do seu lado frente ao PSV Eindhoven, nos 2 jogos, já nas eliminatórias frente ao Inter de Milao (QF) e frente ao ManUnited (1/8F), o conjunto milanês foi melhor em todos os aspectos do jogo. E nesses 4 jogos sofreu zero golos! Notavel! Ainda mais notavel quando se tem dois laterais que, juntos, somam 71 anos de idade! E mesmo assim são dos melhores do mundo: Cafu e Paolo Maldini! Naturalmente que a frescura destes dois enormissimos jogadores nao poderia ser a mesma no fim de uma epoca desgastante e partiu, naturalmente dos flancos, a quebra milanesa muito bem aproveitada por um dos melhores treinadores mundiais, Guus Hiddink.

No entant, se a sorte esteve do lado milanês nas meias finais, na magnifica final de ontem é preciso ser mais sereno a avaliar os acontecimentos: o Milan fez uma primeira parte de sonho e chega ao intervalo com a taça nas mãos (3-0).

Se é verdade que o Liverpool entrou com uma atitude muito digna na segunda metade, é necessário apontar dois factos relevantes:


- em primeiro lugar, aos 50 minutos, Kaka (que grande jogador), entra pelo centro da defesa inglesa, finta o ultimo defesa e é derrubado á entrada da area. O arbitro, Mejuto Gonzalez, marca a falta e simplesmente não exibe qualquer cartão. É evidente que se tratou de um erro técnico, o cartão vermelho era o exigivel nessa situação. Estou em crer, tal como comentei no momento do lance, que o facto do Milan estar a ganhar por 3 de diferença e pelo facto de se estar a disputar a final do maior acontecimento de clubes a nível mundial, ter sido a causa para tamanho esquecimento. Não tenho duvidas que, se o lance fosse disputado na baliza contrária, ou se o lance tem ocorrido com o 3-3 no marcador, que o arbitro teria expulso o jogador em causa. Agora, finda a competição, o arbitro espanhol não poderá deixar de ter a consciência pesada. A perdr por 3-0 e a jogar com 10 elementos, o milagre não teria sucedido seguramente.


- o segundo facto que é preciso constatar é que o liverpool fez aquilo a que por norma se chama milagre futebolistico. Recuperar de uma desvantagem de 3 golos pode não ser propriamente um milagre, mas recuperar esssa desvantagem em 5 minutos (ou perto disso...) desculpem lá todos os defensores da moral e bons costumes da igreja, é um milagre na minha definição de milagre :)


Outro facto a ter em conta é a atitude do Liverpool após o empate. É evidente que em jogo jogado e em qualidade de jogo que os jogadores milaneses são superiores. As constantes troca de bola e de posições foi um regalo para a vista e uma tormenta para os defensores ingleses. O Liverpool só poderia aspirar à vitória se mantivesse a atitude guerreira e de suprema confiança que o levou aos golos.

Mas Rafa Benitez, com as teorias e pensamentos defensivos, recolhe a equipa e coloca-a a jogar como tinha idealizado o jogo: todos atrás da linha de meio campo e fé nas correrias de Baros e Cissé (posteriormente). Se a final foi uma magnifica final deve-se e muito ao golo de Maldini aos 50 segundos! Rafa Benitez teria feito o mesmo jogo que fez frente ao Chelsea: enfadonho, defensivo, irritante!

Aos 60 minutos, e com tudo de volta à estaca zero, eis que o espanhol resolve voltar à sua táctica preferida. E foi a apartir desse momento que, durante uma hora (com prolongamento), se assistiu a uma equipa a tentar vencer a prova (milan) e outra a tentar leva-la aos penalties (liverpool). E nestas coisas sou sempre a favor de quem tenta ganhar a competição sem o recurso da lotaria.


Uma palavra ainda para o melhor ponta de lança mundial: Andrei Shevchenko. Fez um grande jogo, como sempre, e participou em inumeras jogadas que por pouco não deram o golo da vitória. A escassos minutos do final do prolongamento o ucraniano cabeceia soberbamente uma bola cruzada para a area (nesse aspecto Serginho esteve imparavel, tirou pelo menos uma duzia de cruzamentos de categoria mundial), Dudek deefende á rasca e, na recarga, com a baliza e taça à mercê, Shevchenko remata contra o corpo de um Dudek desamparado! Só vem provar que até os melhores falham! E esse falhanço estava seguramente na sua cabeça quando executa o penalti, alias, o mais mal marcado de todos.


Conclusão:

Os melhores jogadores tambem falham como os mais fracos, só que em menor quantidade. E os homens, graças a deus, não são maquinas. Se Sheva fosse uma maquina falhava o golo mas no penalti nao se lembraria do falhanço clamoroso. Sendo humano é compreensivel que estivesse sob pressão, nervoso, ansioso, com o peso do mundo sob a sua cabeça. E falhou! Como falhariam muitos.

Não deixas de ser grande Shevchenko, ainda para mais agora que mostraste que és tão humano como qualquer um de nós!


PS:

Quero ainda relembrar que na fase de grupos da CL, o MIlan ficou em primeiro lugar de um grupo que continha igualmente o barcelona. Não estou a ver um mais justo vencedor da taça, mas o futebol é mesmo assim... Uma caixinha de surpresas!


E por ser assim é que os benfiquistas conseguem festejar um titulo que, para alem de não terem equipa para tal, ainda tiveram variadissimos Mejutos Gonzalez ao longo da prova. Este ultimo paragrafo é, como se diz no teatro, uma "punch line" para que os comentários se iniciem :)

Anónimo disse...

Parabens Liverpool!!!!

Desde ontem deixei de ser o actual campeao europeu e isso deixou-me com grande nostalgia daquele ano longinquo de 2004...lembram-se??? aquela equipa de bairro tinha um sonho que ninguem acreditava, excepto os seus adeptos - fanaticos, irracionais, e todos os nomes feios que nos chamam - lembro-me daquela passagem de ano 2003/2004 que eu o mitico e alguns amigos nosso brindamos ao porto campeao europeu!! Ë assim que se constroem as vitorias, sonhando e acreditando atë ao fim, por isso eu digo outra vez: Parabens Liverpool!!!

D. Sebastiäo - desculpa lä!!!!!

Picareto disse...

Antes que começem todos a "bater" no AC Milan deixem-me relembrar-vos que nestes ultimos 3 anos o AC MILAN venceu a liga dos campeões, foi a uma final e esteve nas meias finais. Esta é sem duvida a melhor equipa do mundo sendo apenas de apontar algumas paragens cerebrais que levam por vezes a uma hecatombe futebolistica como o que aconteceu na meia final contra o Deportivo (3-0) e nestes 6 minutos na final onde sofreram 3 golos...! Quanto ao Liverpool...antes que se defaçam em elogios lembrem se que este clube arrastou-se ao longo do campeonato ao ponto de nem se qualificar para a liga dos campeoes...! campeões destes nao obrigado...temos um exemplo desses aki em portugal.

Espero para ver o que o benfica irá fazer na liga dos campeoes pois o clube que os eliminou o ano passado (Anderlecht) bateu o record da liga dos campeoes....0 pontos em 6 jogos!! Será que o record vai ser batido por goal-average???

PS - era bonito ver 3 equipas portuguesas na fase de grupos da liga dos campeoes este ano! Só tinha pena de o FCP passar para 3º plano nas transmissoes televisivas. Nada de preocupante pois eu acompanho o meu clube ao vivo e a cores, nos bons e maus momentos. Fica a consolação de poder ver de novo o meu clube na TV na fase de eliminatórias quando os restantes clubes portugueses forem eliminados.

O Celta de Vigo está em que divisão?

André Kaustico disse...

Foi bom para todos nós uma final assim.Milagre ou não,o liverpool é campeão europeu,e pela 2ª vez consecutiva o milan é elimando com o jogo na mão.O liverpool é um justo vencedor,como qualquer um nesta competição é,pois todos sabemos que jogos a eliminar não é só tecnica e tactica,é também estofo psicologico para lidar com pressões que não se atingem em mais nenhum jogo.E se o Liverpool estava preparado,é um justo vencedor.
Sucede assim ao FC Porto o liverpool,e não somos mais campeões europeus.Foi bom,muito bom,e sinto-me um previligeado em ter visto o meu clube ganhar a competição mais importante do mundo,no que trata a clubes de futebol,algo que sempre duvidei muito que fosse acontecer tão cedo.Obrigado FC Porto pelos momentos de alegria que me porpocionas-te.Mais glorias se seguirão.

Umas perguntinhas tacanhas e bairristas:
Qual o clube português com mais titulos nos ultimos 30 anos?E nos ultimos20?E nos ultimos 10?Qual a equipa portuguesa com mais supertaças de portugal,competição mais recente do futebol portugues?Qual a equipa portuguesa com mais titulos europeus?Qual a equipa portuguesa com mais titulos europeus nos ultimos 20 anos?Qual o unico clube portugues que venceu a taça UEFA?qual o unico clube portugues que ganhou a supertaça europeia?Qual o unico clube portugues que ganhou a taça intercontinental?Qual o clube portugues melhor classificado no ranking da UEFA,e há quantos anos o é?Qual o clube portugues que mais contribuiu para a posição de portugal no ranking da UEFA,que nos permite temos 3 equipas portuguesas na liga dos campeões?

Obrigado FC Porto por seres um clube tão pequeno e de gente tão tacanha.

El Pirata disse...

Tanta questão Kaustico, e logo todas sobre futebol, o assunto que menos domino.

Deixa cá ver como me safo...



- Qual o clube português com mais titulos nos ultimos 30 anos?

Vou pedir a ajuda do publico pq 30 anos é muito tempo

- E nos ultimos 20? E nos ultimos 10?

essa eu sei, é aquele clubezeco com cores de marinheiro, axo que é branco e azul bebé nao? o clube daquele famoso mafioso, o Costa!


- Qual a equipa portuguesa com mais supertaças de portugal,competição mais recente do futebol portugues?


oh, essa até a minha tia, a micas cocha, sabe... é o fcp carago. se ha equipas que gostam de coleccionar trofeus em agosto pra emigrante ver é o fcp :)


afinal até me está a correr bem a prova... venha de lá outra questão!


- Qual a equipa portuguesa com mais titulos europeus?

estou com serias duvidas. vou ter de ligar pro mitico para ver se ele me ajuda!


- Qual a equipa portuguesa com mais titulos europeus nos ultimos 20 anos? Qual o unico clube portugues que venceu a taça UEFA?

nao sei se respondo a esta. se falhar lá se vão todos os tremoços que já ganhei até agora. Mas como me parece que o apresentador (Kaustico) está a ajudar-me vou apostar na mesma resposta que já dei... será o fcp?...



- qual o unico clube portugues que ganhou a supertaça europeia?Qual o unico clube portugues que ganhou a taça intercontinental?

essa é muito fácil, afinal o unico clube portugues que perdeu a intercontinental foi o benfica. mas tambem essa competição já nao é o que era, afinal eusebio perdeu para pelé, o fcp ganhou a 11 manhosos colombianos que seguramente sabiam melhor como engolir coca e armazena-la no intestino durante dias do que fazer 3 passes correctamente. A resposta é fcp :)


Qual o clube portugues melhor classificado no ranking da UEFA,e há quantos anos o é?

nesta questão vou gastar a minha ultima ajuda, o 50-50! Se as hipoteses que sobrarem forem fcp e carcavelinhos vou apostar no fcp!


- Qual o clube portugues que mais contribuiu para a posição de portugal no ranking da UEFA,que nos permite temos 3 equipas portuguesas na liga dos campeões?


ena pah, se acertar para além dos tremoços ainda levo um pack-6 de super bock! nao posso falhar! Mas deixa cá ver qual seria a equipa, que com grande amizade, daria pontos propositadamente para que os outros participassem na liga dos campeões! Já sei, com tanto fair play só pode ser o sporting!

Será que ganhei? eu até poderia dizer benfica mas esses coitados, nos ultimos tempos, nem vão à europa ou quando vão é para fazerem de bombo. Será que a resposta era FCP? Nã, não pode ser caramba! Onde é que o velho lobo Pinto da Costa ajudaria benfica e sporting a participar e a ganhar dinheiro! Ah Ah Ah! Nã, o porto de certeza que não é! Já ganhei, de caras :)

El Pirata disse...

eh eh eh, estes lampioes andam euforicos :)

eu até tenho uma teoria que é capaz de os por mais sossegadinhos, ora aqui vai ela...


e se...


- gaspar ramos, em 1996, nao tem considerado muito caro pagar metade do passe de mario Jardel? provavelmente so teriam secado 3 aninhos (eheh)

- deco nao tem sido mandado embora por falta de qualidade? e maniche? provavelmente só teriam secado uns 5 ou 6 aninhos (novamente ehehe)

agora, para sobremesa, a melhor de todas:

e se...

- o mais corrupto e idiotico presidente que alguma vez foi eleito para presidir o futuro do glorioso benfica, vale e azevedo, não tem perdido as eleições pro vilarinho? Pois... se nao tem perdido as eleições pro borracholas do vilarinho, mourinho nao seria despedido e, para além do benfica só secar 8 anos a nível nacional, teria provavelmente conquistado uma prova europeia!

Agora se me permitem.... eh eh eh.... vou dormir.... eh eh eh.... espero que estes meus pensamentos não pertubem a vossa... eh eh eh.... felicidade ao fim de 11 anos.... eh eh eh

Mitico disse...

Antonio Ramos :) respeita a maior instituição nacional!!!?!!! eles vao ser 500 mil socios e já sao centenas de milhoes de adeptos como ja ouvi...o benfica é grande :)) Bom mas o post é sobre o vencedor da liga dos campeoes por isso bora deixar as guerrinhas pois elas este fim de semana voltarão de certeza absoluta ou estarei enganado? :)

Abraço a todos

PS: Mourinho... You'll never walk alone :))))

El Pirata disse...

acho uma piada descomunal quando leio que o benfica regressa ao seu local talismã, óbidos!

pelo que vi esta epoca o lugar talismã do benfica fica perto da praça mouzinho de albuquerque, ali ao lado da casa de saude da boavista... a sede da liga de clubes!


o que nao inventam para encherem 56 paginas de jornais...

Mitico disse...

De maior até melhor vai uma enooooooorme diferença :)

PS: Mourinho you'll never walk alone