Redes Social

sábado, 28 de maio de 2005

O ano do Borrego


Se há expressão que o antigo presidente do SCP, Sousa Cintra, imortalizou, foi sem dúvida:
.
"hoje matamos o borrego!"
..
Provavelmente muitos outros se recordarão de outras expressões, provavelmente mais ridiculas, envolvendo essa personagem, que apesar de ser um homem simples e com alguns gostos duvidosos, conseguiu erguer uma fortuna com o seu jeito (malandrice?...) de ser.
.
.
Mudando de assunto, quis relembrar a expressão porque, a primeira vez que me recordo de a ouvir foi em 1991, quando o Sporting de Careca (o tal que era o novo Pelé...) foi ao Bessa golear por 3-0 e acabar com cerca de 30 anos sem uma vitória! Daí a expressão, matamos o borrego!
.
Este ano o borrego foi morto lá pros lados do fundo da 2ª Circular. O titulo chegou mas, ao contrário do Sporting do Careca, este ano o borrego era bem pesadito e com mau feitio suficiente para não se deixar matar. Como tal foi necessária a ajuda da maior associação humanitária do País, a APAF! Que como se sabe, adora ajudar o próximo...
.
Ora bem cara APAF, este meu post é para ti e para o teu membro ilustre, Paulo Costa. Como já ajudaram uma equipa a matar um borrego este ano, que tal ajudar outra, o Vitória de Setubal, e matar um borrego que tem 40 anos? Pelo menos, se não puderem ajudar, tentem não prejudicar. Acredito que a malta setubalense esteja mortinha para comer borrego amanhã ao jantar, mas nós, os outros, os sportinguistas, portistas, e restante arraia miuda, preferíamos que a associação humanitária não interferisse na matança.
.
Por outro lado correm rumores que a associação de defesa do borrego, a FPF, e o seu eterno líder iludido, Madail, pretendem evitar a todo o custo que ocorra a chaçina de tão belo animal, ainda para mais tendo ocorrido a epoca passada a morte de um belissimo animal que tinha já 8 anos. Espero que a associação de defesa do borrego não crie problemas.
.
Desejo, com toda a sinceridade, que o V.Setúbal consiga erguer a taça. É a festa dos pequenos e, para escandaleira, já nos bastou o campeonato. Só espero que haja um pingo de vergonha e não repitam o que se passou em todo o trajecto do Benfica nesta competição. A saber:
.
- contra uma aldeia do minho, 3 penalties e 1 expulsão, numa das mais ordinárias arbitragens que já assisti, contra uma equipa de amadores. Uma vergonha nacional! E só no prolongamento se safaram...
.
- contra o sporting, uma expulsão ridicula de Viana, manutenção em campo de petit e bruno aguiar e as faltas que deram origem aos 2 primeiros golos vermelhos! E só nos penalties se safaram...
.
- frente ao beira mar com o golo em fora de jogo e penalti contra por assinalar.
.
- frente ao secundário Estrela, com o primeiro golo evidentemente em fora de jogo!
.
.
São demasiados escândalos e erros para acreditarmos na boa fé de quem manda. Espero que amanhã Paulo Costa se relembre de tudo isto sempre que tiver um lance de duvida! E não se esqueça. a errar que seja humano, ou seja, erre contra para variar!
.

11 comentários:

El Pirata disse...

por acaso tenho a perfeita noção que o jogo frente ao Oliveirense (não da cidade Oliveira de Azemeis mas de uma aldeia perto de Famalicão) não passou nas Tvs. Recordo-o bem porque me encontrava na sala e o meu pai entretinha-se a ouvir o relato na TSF e como tal relembro bem os acontecimentos desse jogo e da arbitragem de Bruno Paixão! E relembro bem das palavras do jornalista da TSF, dando conta da vergonha que se passava.

Por muito que me custe, ainda vou tentando compreender a suposta justiça que os benfiquistas vêm na conquista da superliga, mas desculpem lá meus amigos, na taça de portugal vocês não têm ponta de justiça! Só passaram uma eliminatória sem problemas, com o Oriental do grande amigo Chalana! De resto foi uma pouca vergonha.

Quanto a sinas, e depois do que escrevi num post anterior (nao contratação de jardel em 96, dispensas de deco e maniche, despedimento de mourinho, etc etc etc)... parece-me que a vossa sina é serem burros durante o expediente normal de trabalho e morcegos nas horas vagas!

Só me faltava vir agora o roto (11 anos a ver passar a banda) chamar nomes ao esfarrapado (estive 18 anos mas nao precisei que me levasem ao colo)


Entretanto, vai votar nas categorias do post anterior, sempre te tornas um pouco util :)

Mitico disse...

Quando o redes nao lá estava
R.Rocha com as maos defendeu
Beneficio da equipa encarnada
Na luz uma nova regra aconteceu

Oliveirense de Famalicao
Tudo fez para ganhar
Escandalo do Bruno Paixao
É sempre a aldrabar

Abraço a todos :)

PS: Quanto ao jogo do estádio de Oeiras não há muito para dizer... pelos vistos só alguns é que tem dificuldade em ver.

André Kaustico disse...

SUPER ANTÓNIO RAMOS.Um final de epoca a ver verdades!!

Como vês,o futebol é simples

Picareto disse...

Em relação à festa da Taça de Portugal espero que o benfica perca...! Aliás, tenho muita esperança que isso aconteça pois provavelmente o benfica irá perder por falta de comparencia pois ainda não passou uma semana desde a conquista do campeonato. por esta altura ainda devem vir a caminho e tudo indica que ´não chegarão a tempo!

Palpita-me mais uma escandaleira ao nivel do que esta epoca nos tem habituado!

El Pirata disse...

Por norma, em finais, tenho tendência a torcer pela equipa mais fraca, mas desta vez vou abrir uma excepção e vou mesmo torcer para que o Setubal mate o borrego de 40 anos!

Tanto mais que é justo, uma vez que pelas imagens que pude ver da mata do Jamor, os benfiquistas já tinham matado e assado um porco! E não me estou a referir ao João Pereira (não resisti)!

Entretanto, e na leitura dominical, uma frase destacou-se no meio de tanta palha. Diz LFV:

"Há condições para sermos campeões europeus"

Eu não quero partir desde já para uma ofensiva porque surgiu-me uma duvida:

mas o homem quer ser campeão de quê e em que modalidade? Só se o Benfica entrar no campeonato europeu de encher pneus ou de lançamento do pneu! Aí sim, tinha boas hipoteses e um bom professor como presidente.

O que um titulo não faz à cabeça das pessoas. Será que já se esqueceu da triste figura europeia que ele fez esta epoca? Continuo a achar que os entrevistados devem ser submetidos ao teste do balão para ver se estão ou não em condições para falar.


PS:

LFV, será que te avisaram que nos jogos europeus os compadres portugueses não apitam jogos do benfica? De certeza que não sabias, prefiro pensar assim que ficar com a ideia que estás a perder o juizo...

El Pirata disse...

Afinal a armada do invencível benfica, o tal que muita gente afirmava a plenos pulmões que...

NINGUEM PARA O BENFICA
NINGUEM PARA O BENFICA
NINGUEM PARA O BENFICA


foi parado! Ou melhor, atropelado! E verdade seja dita, o exercito de setubal só não venceu, sem espinhas e por margem significativa, uma equipa que jogou de rastos (como se tivesse tido uma epoca europeia desgastante...) porque o tal membro da APAF resolveu, para equilibrar o jogo, dar um golo de vantagem ao Benfica!

Está enterrada a epoca 2004/05 e nem no seu enterro houve dignidade por parte do coveiro de serviço. O que vale é que:

dobradinhas não é para quem quer...

É PARA QUEM PODE :)

Picareto disse...

Oh antonio ramos n sejas assim ofensivo para o benfica. o benfica é um clube muito grande, ninguem os para. n te eskeças que o benfica jogou em desvantagem pk nao teve tempo de preparar o jogo pois demoraram uma semana a chegar a lisboa para disputar o jogo. é preciso ser justo...e foi isso que pensou o sr. paulo costa daí o golo de avanço concedido.

Quanto ao benfica ser campeao europeu....acho muito bem que se afirmem candidatos...afinal vao participar na liga dos campeoes...!!!podem perfeitamente afirmarem se como candidatos assim como o Naval tb pode afirmar se como candidato a campeao nacional!!

Com os tais 500 mil socios....É legitimo!

Mitico disse...

Bom dia a todos :)

Mais uma final da taça de Portugal normal...

Abraço a todos

Mitico disse...

Encarnado

A taça toyota é a prateada... a dourada eu explico-te: é a chamada Taça Intercontinental...trofeu que o teu clube nunca conseguiu vencer sempre que lá esteve :)

PS: O presidente é o Chumbita e quem chumbou foi o monstro!?!

Abraço a todos

El Pirata disse...

O Sporting falhou, é uma evidência, em 2 momentos chave na temporada que acabou:

- na luz porque tinha uma final europeia muito mais importante que a superliga e mesmo assim só perdeu devido a falha de ricardo.

- na taça uefa devido a paralisia de peseiro, depois de uma primeira parte notavel.

Convem ainda referir o merito do CSKA, facil de atribuir nesse jogo, já na luz o merito do benfica resume-se ao facto de ter, em todo o jogo, mantido a sua defesa no ultimo terço do terreno, bem junto a quim! O medo de perder era tanto que para trapattoni o empate ainda lhe daria esperanças...


E depois, ao contrário dos jogadores benfiquistas que tiveram uma semana de bem bom, o sporting dispôs apenas de 4 dias de diferença entre jogos. Nada disto serve como desculpa porque o sporting tinha mais que obrigação de ter marcado e ganho o jogo (ou empatado com o frango do ricardo) e assegurado desde logo o campeonato. Mas dá para ver que a concentração dos jogadores estava repartida nos 2 encontros.

Ja o benfica de ontem foi a imagem de uma equipa sem brilho nem vontade de vencer! Para uma equipa que está quase à duas decadas da ultima dobradinha, só mostrou como possui jogadores sem caracter nem ambição.

PS:

Quanto à pré eliminatória, não me parece, encarnado, que tenhas grande moral para falar :)

Que venha o Anderlecht ou outro do mesmo nivel que até vinha mesmo a calhar :)


PS2:

Quanto ao junta-te a eles faz-me lembrar o junta-te a eles que ouvi estes meses todos por parte dos portistas. Eu sou leão, e os leões caçam sozinhos :)

El Pirata disse...

Até ao momento já recebi a votação de 7 bloguistas.

Aguardo obviamente a participação do rui ramos - tu não escapas... vais votar quer queiras ou nao :)

Quanto aos restantes, espero que participem, sobretudo os benfiquistas, dos quais nao recebi nem um unico contacto! Nitpicky, apesar da escolha ser um pouco tendenciosa, podes na mesma votar, nem que seja só em determinadas categorias :)

aqui fica novamente o contacto:

antonio.ramos@fe.up.pt