Redes Social

segunda-feira, 23 de maio de 2005

Analise da Superliga - Capitulo I

Finda a temporada 2004/05, como único representante leonino do blog vou tentar promover um final de destaques positivos em vez de promover mais casos e discussões que não levam a conclusão nenhuma. A seguir seguem-se diversas categorias que visam premiar os jogadores e técnicos que mais se destacaram. É uma opinião pessoal e que fica aberta a discussão posterior. Tentei ser o mais versátil possível na escolha das categorias, mas aceitarei com bom grado novas categorias, mesmo que possam ser excêntricas. Mas tentemos levar isto a sério e tentar evitar categorias como “o melhor mergulhador” ou “o melhor cotovelador” que apesar de merecerem uma forte gargalhada certamente destabilizarão o contexto. Vamos tentar ser sérios, vencedores e vencidos ok? Bora lá atão :)

As categorias por mim idealizadas foram as seguintes:

1 - Melhor jogador
2 – Melhor jogador português
3 - Melhor treinador
4 - Melhor jogador na sua posição (nesta categoria sigo a táctica 4*4*2)
5 – Jogador revelação
6 – Jogador revelação (sub21)
7 - Carreira (jogador)
8 - Melhor onze (incluindo 7 suplentes)
9 - Melhor onze nacional (incluindo 7 suplentes)
10 - Melhor onze estrangeiro (incluindo 7 suplentes)
11 – Melhor onze sub-22
12 - Equipa com melhor futebol praticado
13 - Equipa surpresa
14 - Melhor regresso de jogador
15 - Melhor reforço de Inverno


Dentro de cada categoria surgem vários candidatos que, na minha opinião, poderiam igualmente vencer, mas depois selecciono o premiado.

1 – Melhor jogador
Liedson (Sporting); Simão (Benfica); Jorginho (Setúbal)

Com 25 golos marcados e com extrema influência nas vitórias leoninas e na campanha europeia, a Liedson faltou quem o substituísse à altura, prova mais que evidente da sua influência. Creio não merecer discussão esta atribuição.

2 – Melhor jogador português
Simão (Benfica); Ricardo Nascimento (Rio Ave); João Alves (Braga)

Simão Sabrosa, mesmo em inferioridade física há vários meses, nunca abandonou a equipa. Foi o líder de um conjunto que, sem ele em campo, teria seguramente sucumbido. Já para não mencionar que foi o 2º melhor marcador do campeonato (15 golos) e o 2º em assistências para golo (8).

3 – Melhor treinador
Peseiro (Sporting); Jesualdo Ferreira (Braga); Trapattoni (Benfica)

O prémio por norma vai para quem vence mas, e a verdade é para ser dita, o Benfica passa nas últimas 6 jornadas (U. Leiria, Estoril, Belenenses, Penafiel, Sporting, Boavista) por intenso sofrimento, apenas atenuado pelos erros dos árbitros (Leira, Estoril, Belenenses, Boavista) e pelo frango do campeonato (Sporting). Giovanni Trapattoni conseguiu manter a fé nos jogadores mas todos temos consciência que, sem os erros humanos, o velho comandante não mostrou inovação. Era sempre o mesmo onze e sempre as mesmas substituições! E em Penafiel, quando os erros humanos não surgem, deu para observar um técnico sem soluções. Por isso o prémio vai para Peseiro, que com uma equipa substancialmente diferente da época anterior, demorou a conseguir transmitir as suas ideias, mas a partir de Dezembro formou um modelo de jogo que deixou saudades a todos os adeptos da bola. E chegar a uma final europeia é sempre motivo de júbilo, tanto mais sendo um treinador com 6 anos de carreira.


4 - Melhor jogador na sua posição (nesta categoria sigo a táctica 4*4*2)

GR: Helton (Leiria); Marcos (Maritimo); Paulo Santos (Braga); Vítor Baia (FCPorto)

DD: Rogério (Sporting); Abel (Braga); Miguel (Benfica); Nelson (Boavista); Laranjeiro (Leiria)

DE: Edson (Leiria); Miguelito (Rio Ave); Jorge Luiz (Braga); Vasco Faísca (académica);

DC: Enakharire (Sporting); Luisão (Benfica); Jorge Costa (FC Porto); Nem (Braga); Idalécio (Rio Ave); Nunes (Braga); Zé Castro (Académica); Ricardo Rocha (Benfica); Van der Gaag (Marítimo)

MC (def.): Petit (Benfica); Manuel Fernandes (Benfica); Custódio (Sporting); Costinha (Porto); Ibson (Porto); Vandinho (Braga); Niquinha (Rio Ave); Beto (Beira-Mar); Ricardo Chaves (V.Setúbal);

MC (of.): Rochemback (Sporting); João Moutinho (Sporting); Diego (Porto); João Alves (Braga); Roberto Brum (Académica); Ricardo Nascimento (Rio Ave); Jorginho (Setúbal); N’Doye (Penafiel);

MD – Quaresma (Porto); Geovanni (Benfica); Manuel José (Setúbal); Alan (Marítimo); Wesley (Penafiel); Nandinho (Gil Vicente);

ME – Hugo Viana (Sporting); Simão (Benfica); Fábio Felício (Leiria); Meyong (Setúbal); Manduca (Marítimo);

AV – Liedson (Sporting); Douala (Sporting); McCarthy (Porto); Zé Manel (Boavista); João Tomas (Braga); Wender (Braga); Antchouet (Belenenses)


5 – Jogador revelação
João Alves (Braga); Enakharire (Sporting); André Barreto (Boavista); N’Doye (Penafiel)

Um jogador que na época passada jogava e lutava para não descer de divisão no Desportivo de Chaves, e na sua primeira época de Superliga, foi determinante na época bracarense, não sendo de dissociar a quebra da equipa precisamente no momento em que falta o seu líder. João Alves, uma aposta segura para um dos grandes seguramente.

6 – Jogador revelação (sub21)
Tiago Targino (Guimarães); Ivanildo (Porto); Manuel Fernandes (Benfica); João Moutinho (Sporting); Zé Castro (Académica).

João Moutinho fez uma segunda volta de campeonato (a única em que participou) brilhante, juntando a esse registro uma fenomenal presença na Taça Uefa. É mais um produto de qualidade da Academia.

7 – Carreira (jogador)
Pedro Barbosa (Sporting); Tuck (Belenenses); Hélio (Setúbal)

A caminho dos 35 anos, Pedro Barbosa voltou a assumir preponderância na equipa, sendo um capitão à altura. E a sua importância junto do treinador foi tal que jogou (a meu ver erradamente) os 180 minutos mais importantes da época (Benfica e CSKA). E não foi por ele que o Sporting perdeu.

8 – Melhor onze (incluindo 7 suplentes)
Helton (Leiria), Rogério (Sporting), Luisão (Benfica), Enakharire (Sporting), Jorge Luiz (Braga), Beto (Beira-Mar), Wesley (Penafiel), Simão (Benfica), Jorginho (Setúbal), Liedson (Sporting), Antchouet (Belenenses)

Suplentes: Vítor Baia (FC Porto), Nunes (Braga), Manuel Fernandes (Benfica), João Alves (Braga), João Moutinho (Sporting), McCarthy (FC Porto), Douala (Sporting).

9 – Melhor onze nacional (incluindo 7 suplentes)
Vítor Baia (Porto); Abel (Braga); Idalécio (Rio Ave); Nunes (Braga); Miguelito (Rio Ave); Manuel Fernandes (Benfica); Quaresma (Porto); Simão (Benfica); João Alves (Braga); Zé Manel (Boavista) e João Tomás (Braga).

Suplentes: Paulo Santos (Braga), Ricardo Rocha (Benfica), Jorge Costa (Porto), Ricardo Chaves (Setúbal), João Moutinho (Sporting), Ricardo Nascimento (Rio Ave) e Hugo Viana (Sporting).

10 – Melhor onze estrangeiro (incluindo 7 suplentes)
Helton (Leiria), Rogério (Sporting), Luisão (Benfica), Enakharire (Sporting), Jorge Luiz (Braga), Beto (Beira-Mar), Wesley (Penafiel), Roberto Brum (Académica), Jorginho (Setúbal), Liedson (Sporting), Antchouet (Belenenses)

Suplentes: Marcos (Maritimo), Edson (Leiria), Nem (Braga), Vandinho (Braga), Manduca (Maritimo), Douala (Sporting), McCarthy (FC Porto).

11 – Melhor onze sub-22
Moreira (Benfica), Nelson (Boavista), Enakharire (Sporting), Zé Castro (Académica), Vasco Faísca (Académica), Manuel Fernandes (Benfica), Quaresma (FC Porto), Hugo Viana (Sporting), João Moutinho (Sporting), Tiago Targino (Guimarães), Hugo Almeida (Boavista).

12 – Equipa com melhor futebol praticado
Nesta categoria não parece haver duvidas que a única equipa merecedora de tal distinção é o Sporting. Neste domingo o jornal RECORD apresentou uma sondagem em que 47% dos entrevistadores atribuem ao Sporting o título de equipa que pratica o melhor futebol. Sendo que os entrevistados adeptos do Benfica atribuem 60% ao Sporting e os adeptos ao FCPorto atribuem 50%. É um título simbólico mas que não deixa duvidas que, se as arbitragens não tivessem sido tão influentes, o Sporting vencia a prova com uma perna às costas!

13 – Equipa surpresa
Sporting de Braga liderou o campeonato, chegou a ser considerado outsider na luta do título (já no ultimo terço da prova) e batalhou na última jornada pelo acesso à Liga dos Campeões. Isto de uma equipa que perdeu alguns dos seus melhores jogadores (Quim, Tiago, Ricardo Rocha, Bruno Gama) nos últimos anos. Grande trabalho de gestão e de liderança técnica. Com trabalho e competência vão alcançar o estatuto de 4º grande português num futuro próximo. Algo que o Minho já merece pelo apoio que dedica aos seus clubes!

14 – Melhor regresso de jogador
Delfim (Moreirense); Mantorras (Benfica); Sá Pinto (Sporting)

Qualquer um destes regressos aos relvados foi fantástico e de saudar mas Sá Pinto, por ser o que mais perto se encontra de encerrar a carreira, provou a todos os abutres que o davam finito que tem muita força e muita garra. Todos os sportinguistas vão ter saudades dele quando partir já que ao talento natural junta uma garra e vontade de vencer só ao alcance dos predestinados. Regressou, soube esperar a sua vez e foi fundamental a sua presença a titular em muitos jogos. Um regresso digno de Sá Rocky Pinto!

15 – Melhor reforço de Inverno
Ibson (Porto); Roberto Brum (Académica); N’Doye (Penafiel); Paulo Sérgio (Belenenses)

Todos eles foram importantes e entraram facilmente nas equipas respectivas mas Roberto Brum foi preponderante numa Académica condenada, não só a descer, mas igualmente a ficar em ultimo lugar! Foi o maestro da equipa e em apenas 14 jogos consegue o milagre da salvação! Não jogou sozinho é certo mas sem ele a equipa descia seguramente. E a exibição de classe nas Antas e em Alvalade são provas que merece mais. Um nome a não esquecer.



Aqui fica a primeira analise. mais se seguirão. Boa semana para todos!

7 comentários:

Mitico disse...

1 - Melhor jogador: Vitor Baía salvou o FC PORTO da catastrofe.
2 – Melhor jogador português: Vitor Baía
3 - Melhor treinador: Jose Couceiro conseguiu apurar o campeoao europeu directamente para a Champions League.

4 - Melhor jogador na sua posição (nesta categoria sigo a táctica 4*4*2) Jorge Costa, o Guerreiro, nunca facilita.
5 – Jogador revelação Ibson.
6 – Jogador revelação (sub21) Ivanildo pela humildade...
7 - Carreira (jogador) Secretário...OBRIGADO BI-CAMPEAO EUROPEU ... DOA A QUEM DOER
8 - Melhor onze (incluindo 7 suplentes) FC PORTO!
9 - Melhor onze nacional (incluindo 7 suplentes) Qualquer um desde que tenha jogadores do FC PORTO
10 - Melhor onze estrangeiro (incluindo 7 suplentes) Qualquer um desde que tenha jogadores do FC PORTO
11 – Melhor onze sub-22: iden "
12 - Equipa com melhor futebol praticado: 0 0 0 0 nenhuma
13 - Equipas surpresas: Rio Ave e Braga
14 - Melhor regresso de jogador: Nuno Valente depois de se ter lesionado ao serviço da selecção do brasileiro.
15 - Melhor reforço de Inverno: Ibson

Agora desculpem mas tenho que dizer isto tal como fiz no post anterior sobre o maior santo do futebol português:

Luis Filipe Vieira

"...Nós fomos sempre sérios dentro e fora do campo e fomos campeões à custa desses valores que eu sempre defendi e defenderei enquanto for presidente do Benfica..."

Já agora... como surgiu o golo do titulo????????

É a festa do lampião
Na noite da emoção
No bessa beneficiado
É o tal "apito dourado"

Jose Veiga foi campeao
Tava com champanhe na mao
Vieira é um santinho
Não batam no coitadinho

Oh Veiga ... afinal nao é só a carolina que anda de champanhe na mao...!?!!!! :)

André Kaustico disse...

Deliciosamente facciosos ambos.AR quando não podia dar para o Sporting,deixava revelar a sua costela anti-postistas.sssssh,não digam a ninguem.Gostei muito do premio de melhor futebol praticado,nada faccioso.eheheh

Vou tentar ser imparcial,mas com o odio que anda cá dentro vai ser dificil.Para os prémio individuais ponho os 3 primeiros por ordem de classificação
1-Liedson;McCarthy;João Moutinho
2-João Moutinho;Pedro Emanuel;Miguel
3-Nelo Vingada;Jesualdo Ferreira;Carlos Brito
4-GR(Baia) DD-Nelson DE-Leandro DC-Pedro Emanuel,Enakharire MCD-Ibson MCO-João Moutinho MAD-Quaresma MAE-Viana PLC Liedson,McCarthy

6-João Moutinho
7-Vitor Baia
12-Sporting
13-Braga
14-Mantorras
15-Ibson

Até podem achar faccioso,mas não se esqueçam que o o benfica ficou em 1º graças aos arbitros,e o unico jogador de destaque no benfica era o Mantorras.

AR.Peseiro Melhor treinador????Espero que todos os sportinguistas pensem assim

André Kaustico disse...

A partir do 6 esqueci-me de por os 2ºs e 3ºs classificados

6-João Moutinho;Ibson;Carlos Martins
7- Vitor Baia;Sá Pinto;Jorge Costa
12-sporting;braga;FC Porto
13-braga;rio ave;academica(pela recuperação
14-Mantorras;Sá Pinto;Nuno Valente
15-Ibson;N'Doye;Leandro

El Pirata disse...

Posso ter sido um pouco tendencioso mas nao tanto como o mitico nem como o campeões :)

Recoheço que criar um premio para melhor futebol foi para dar um premio de consolação ao sportingMas tambem tenho de admitir que custa muito menos perder tendo prazer ao relembrar muitos dos jogos desta temporada que perder como na epoca de 2002/03, a segunda de boloni, em que o sporting passou a epoca á espera de jardel e ficou a 27 pontos do porto.

Quanto a Peseiro, morreu na praia é um facto, mas nadou até à praia e, apesar de eu ter sido um dos criticos mais ferozes dele, tenho de reconhecer que eu proprio nao apostava que esta equipa do sporting lutaria até ao fim pela superliga e taça uefa. E cruxificar um homem por perder as duas finais em 5 dias custa um bocado. Afinal só nos faltou o arbitro do Benfica vs CSKA (na final da taça uefa)e o arbitro do estoril vs benfica (no jogo da luz)!

Bem sei que isso significaria que o sporting teria ganho os dois titulos sendo escandalosamente benenficiado... mas pelo que se tem visto dese domingo à noite...

Quem é que se importa?
Quem é que se recorda?
Venha de lá a festa!

Ninguem pára lá lá
Ninguém pára lá lá
Allez Oh Allez Oh!

Picareto disse...

O pedro baarbosa foi bi-campeão europeu? OBRIGADO CARLOS SECRETARIO!

Picareto disse...

1 – Vítor Baía
2 – Vítor Baía
3 – Luís Castro

4 – GR – Vítor Baía
DD – Abel
DC – Pedro Emanuel
DC – Zé Castro
DE – Miguelito
MD – Jorginho
ME – Rodrigo Tello
MC – Ibson
MC – Hugo Viana
AV – McCarthy
AV – Sokota

5 – Ibson
6 – Ibson
7 – Carlos Secretário (é melhor que o Cafú)

8 – Igual ao 4 ..+ os suplentes: Ricardo, Alcides, Anderson Polga, Paulo Almeida, Cláudio Pitbull, Mota e Maurício Pinilla.

9 – Melhor 11 portugues: Vítor Baía, Secretário, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Quaresma, Ivanildo, Hélder Postiga e Derlei. SUPLENTES: Ricardo, Beto, Ricardo Rocha, Petit, Simão, Nuno Gomes e Eusébio

10 – Melhor 11 estrangeiro: Vítor Baía, Bakhar, Alcides, Argel, Fissas, Cassiano, Val Baiano, Cristophe, Delibasic, Mota, Eusébio
11 – Porto B
12 – Equipa com melhor futebol praticado – Beira-Mar
13 – Cunha Leal & Friends United
14 – Oh António Ramos criaste esta categoria só pró Sá Pinto ganhar!Faccioso!
15 – Cunha Leal, para o Benfica.

El Pirata disse...

Ivo: atribui ao pedro barbosa o tal premio carreira apenas pelo facto de pensar que ele vai dar por acabada a carreira de futebolista ao mais alto nivel.

Se se desse o caso de vitor baia decidir pendurar as chuteiras no fim desta epoca o prémio seria para o Baia pelo que ele conquistou.

Quando os candidatos são Pedro Barbosa, Barroso, Helio entre outros secundários, creio ser justo destacar um homem que consegue permanecer no sporting durante uma decada, com mais de uma duzia de treinadores e varias direcções!


PS:

meus caros amigos, eu passei o domingo não rezando a nossa senhora de fatima (portistas em geral) nem a assar sardinhas e a beber copos (benfiquistas em geral). Perdi boa parte do domingo a idealizar este post e a tentar ser o mais imparcial que conseguisse. E modéstia aparte até me parece que fui bem sucedido. Ninguem me viu por exempl odar um prémio ao ricardo nem ao polga pois nao?

Aqui os meus amigos azulados estão muito divertidos a fazer equipas ideais do campeonato somente com jogadores do fcp! Eu queria levar isto seriamente mas pronto, paciência ne :)


Ja o campeoes ainda conseguiu ser pior, ao dar os premios todos aos barmelhos :)

Gil, colocar o vitor baia no melhor 11 estrangeiro nao é uma provocação ao scolari pois nao :)