terça-feira, 31 de maio de 2005
A DURA REALIDADE...e o fruto
Scolari o amigo
Madail o cifrões
Amigos do Figo
Grandes morcões
segunda-feira, 30 de maio de 2005
Ninguem pára o Benfica
Uma lição de futebol,de humildade,e de querer.O Vitoria Futebol Clube,conhecido como Vitoria de Setubal entrou ontem no estadio de Oeiras com quase tudo contra ele.Era um país inteiro(?) em delirio,era jogadores que apesar de todos saberem que eram maus,de os proprios benfiquistas terem dito que eram maus,passaram a ser herois,quando na verdade os herois eram aqueles que tentam não tocar a bola,e que se fazem transportar com apito.E tudo começou como a maior parte do campeonato e da taça.O benfica já tinha chegado a esta fase após ter sido beneficiado em 4 eliminatorias consecutiva e escandalosamente,e a festa continuou.O penalti,que claramente não é,passa sem grande escandalo quando comparados com outros,como por exemplo frente à Oliveirense de famalicão.Depois,com o resultado em 0-1, toda a pequena falta a favor do benfica era assinalada,fenomeno que parou após o empate.O jogo teve mais tempo interrompido entre o 0-1 e o 1-1 do que no resto do jogo.Como dizia o outro....Porque será?
A equipa setubalense,outrora um adversario temido em competições europeias,não deixou nem quis deixar os seus creditos por mãos alheias.Sabiam o que valiam.Com o orçamento mais pequeno da superliga conseguiram um campeonato muito regular,e chegar à final da taça,apesar da mudança de treinador a meio da epoca.Havia tambem uma prenda de final de carreira para oferecer.Helio sonhou,e o sonho realizou-se.O Setubal vulgarizou o campeão nacional,e,mesmo jogando com menos 3, conseguiu dar a volta ao resultado.Vencedor merecido.
O benfica falhou a dobradinha,que já punha benfiquistas a falar de "superioridade incontestavel",não se esqueçam que há dois anos o porto ganhou a "tripeirinha" e só falhou fazê-lo duas vezes devido a arbitragem duvidosa,um Nuno com falta de confiança,e uma Liga dos Campeões a conquistar dias depois.O benfica com quem joga na quarta?
Setubal vencedor merecido.nem o benfica nem os benfiquistas mereciam este troféu,e já levaram um a mais este ano.Para quem acha que os benfiquistas mereciam,mostro uma frase seleccionada para um oscar do blog,que vos pode esclarecer:
"Porque é que nem 0,5% dos benfiquistas (30 mil) vai ver o seu clube, que até está em primeiro? Qual a razão de em todos os jogos que a frágil equipa não consegue fazer melhor, se vêm lenços brancos a interromper a coreografia da Coca-Cola? (15 Mar.)"
(O benfica só encheu o estadio,quando já estava em primeiro há varias jornadas.Esta frase foi escrita 2 meses antes do benfica ser campeão!!!)
PARABENS VITORIA FUTEBOL CLUBE
sábado, 28 de maio de 2005
O ano do Borrego
sexta-feira, 27 de maio de 2005
Oscares do tribunal - epoca 2004/05
a) Mítico – Bom dia família portista...e bom dia a todos os que não gostam de nós!!!! (23 Set.)
b) António Ramos – Eu vou dar um desconto aos portistas, afinal estamos em pleno Fantasporto e devem andar a ver algo fantástico para se sentirem sempre prejudicados (2 Mar.)
c) Machadao – vocês lagartos e tripeiros são todos da mesma facção. Fazem uma dupla perfeita, fazem lembrar na Tunísia, os guias e os camelos, só falta saber quem é o quê, nesta dupla (20 Maio)
2. Óscar – Bom Samaritano
a) António Ramos – E quanto ao Fernandez tenho uma triste noticia para dar aos adeptos portistas... já se passou o mês à experiência e como tal vão mesmo ter de o aturar (16 Set.)
b) Mítico – Pinto da Costa é um Homem sério e honesto (9Dez.)
c) André Kaustico – Bruno Paixão – Um valente pontapé nos cornos k já lhe tou a dever há uns anos (prenda de natal) (25 Dez.)
d) Rui Ramos – Sr. Presidente Pinto da Costa está na hora de ir prá reforma, dar o lugar a sangue novo, ideias novas (16 Mar.)
3. Óscar – Dúvida Existencial
a) Gil – e que tal o grande enakar..kê? lá grande é ele! Será que joga futebol? (2 Nov.)
b) Rui Ramos – O Sporting está em primeiro, o Dias da Cunha já n fala em sistema....N consigo perceber....... (11 Jan.)
c) André Kaustico – Porque é que nem 0,5% dos benfiquistas (30 mil) vai ver o seu clube, que até está em primeiro? Qual a razão de em todos os jogos que a frágil equipa não consegue fazer melhor, se vêm lenços brancos a interromper a coreografia da Coca-Cola? (15 Mar.)
d) Mítico – José Manuel Capristano foi ouvido no âmbito do processo Apito Dourado. Porque não veio isso em primeira página na comunicação social de Lisboa? (8Abr.)
e) António Ramos – Tenho uma curiosidade meus adeptos da causa draconiana... A lobotomia é de borla com o cartão de sócio ou vocês pagam? (29 Abr.)
4. Óscar – Grito de Revolta
a) Mítico – NAS BOAS E NAS MÁS ALTURAS FC PORTO SEEEEEEEMPRE "!!!! Ouviram SUPER DRAGOES???????? mas que atitude vergonhosa... (2 Nov.)
b) Rui Ramos – Se esses bichos (SuperDragões) continuarem a fazer o que andam a fazer, entrego o meu cartão e a nunca mais lá vou (11 Jan.)
c) António Ramos – expulsar um jogador correctíssimo e brilhante como o Hugo Viana porque um badameco com cabelo à paneleiro (João Pereira de seu nome) simula e mal uma agressão (será que lhe puxaram o cabelinho?...) é indecente e imoral! (26 Jan.)
d) Ivo – Porque é que o FCP optou por não pagar uma grande parte do seu passivo com as receitas deste ano? (4 Fev.)
e) Ana Dias – se falasse no Benfica diziam que os benfiquistas só falam porque estão na frente do campeonato, se me insurgir minimamente contra o vosso facciosismo é porque sou anti-portista (5 Abr.)
f) Encarnado – Porque será que uma pessoa com as acusações que tem, pode continuar a sentar-se no banco do FC Porto? Imagine-se o que era mandarem o Sr. Carlos Silvino, de volta à Casa Pia, até que estivesse concluído o processo… (19 Maio)
5. Óscar – Maior Prazer
a) António Ramos – só para dizer que de acordo com o CENSUS de 2001, Portugal tem actualmente não 10 mas sim 11 milhões de habitantes... partindo desta nova actualização posso afirmar, sem grande margem de erros... Portistas, vocês existem! É verdade, e para grande prazer meu, deixem que vos diga (21 Dez.)
b) Ivo – uma nota para o grande cómico do país, o Sr. Dias da Cunha: "O sistema está presente, mas está recuado". Peço-lhe, nunca deixe o SCP e vá-nos brindando com estas pérolas para nosso deleite. (3 Mar.)
c) Gil – E para todos aqueles que dizem que o BAÍA é gay....O VITOR BAIA ANDA A PAPAR A MERCHE ROMERO (31 Mar.)
d) Gondo – A única coisa que me deu prazer este fim-de-semana desportivo foi o biqueirote que o Pedro Emanuel mandou o JVP, pena não ter sido com mais força (11 Abr.)
6. Óscar – Mau Feitio
a) Hooligan – Um abraço para claque e todos amigos do Porto (e 1xuto no cú p/ essa cambada de anti-portistas que não passam de uns infelizes que andam aí) (3 Nov.)
b) Rui Ramos – Ontem no DRAGÃO (as ANTAS já foram abaixo, mas como algumas pessoas devem ser ignorantes, continuam a dizer antas) (3 Nov.)
c) António Ramos – Uma suposta final entre os 2 melhores clubes do Mundo, em que um deles é o Moreirense da selva colombiana (deve ter o campo de treinos ao lado de uma plantação de papoilas) está tudo dito (1 Dez.)
d) André Kaustico – E é por isso que digo, com muito orgulho, que o meu 3º clube (a seguir ao FC Porto e ao SC Coimbrões) é o anti-benfica. (8 Jan.)
e) Ivo – No jogo do SLB contra o BFC acredito piamente que o BFC tenha feito o costume quando joga contra os clubes da capital. Baixou as calças e deixou-se enrabar piamente. (17 Jan.)
f) Ana Dias – Sempre achei muita piada a esta atitude de alguns portistas de “nós contra o mundo”, que acaba por legitimar o anti-desportivismo e interpretações facciosas da sua parte e acaba por funcionar como o único elo de ligação para alguns de vocês… (12 Fev.)
7. Óscar – Melhor Alucinação
a) Gil – Anda tudo com muito medo do Chelsea…! EU ACREDITO! Não tenho medo… temos equipa!!! Chelsea vs FC Porto – 0-2 (26 Set.)
b) André Kaustico – os dois clubes grandes de Lisboa (e belenenses, atlético e oriental também) eram beneficiados por um governo que sempre foi centralista (10 Dez.)
c) António Ramos – O que eu não dava para ser uma mosquinha para poder assistir à assembleia-geral do FCP de aprovação do relatório e contas. Aquilo deve ser tudo menos falar de contas e despesas. Começa-se com um insulto a Lisboa, outro insulto ao Scolari, um ámen aos mártires já falecidos (Pedroto, etc. e tal), olha-se pró relógio e aprova-se as contas depressinha que já é meia-noite e amanhã trabalha-se ao contrário de Lisboa (3 Fev.)
d) Rui Ramos – Mais uma vez fica provado que o objectivo deste pseudo-campeonato, é destruir, ou melhor, massacrar o FCP. (10 Abr.)
8. Óscar – Melhor comparação
a) Rui Ramos – Comparar o Pinilla ao Fabiano é como comparar água com vinho (15 Nov.)
b) Ultrak – ser portista em Portugal, é quase como ser padre e militante do PCP!!! Ou seja, é impossível!!! (9 Fev.)
c) António Ramos – este porto não massacra ninguém, a não ser alguém masoquista que deseje ardentemente ser massacrado... (15 Fev.)
d) Ana Dias – acho piada a isso do jantar do blog, faz-me lembrar os gajos na assembleia da república andam um ano inteiro a insultarem-se sempre com um prefixo de “sua excelência” e depois quando se encontram dizem todos que são muito amigos pessoais e até andaram a estudar juntos e partilhavam filipinos (8Abr.)
9. Óscar – Melhor Premonição
a) António Ramos – Acho que está na altura da GNR começar a fazer testes de balão em pleno relvado. Apreensão dos apitos é o que eu aqui deixo expresso. Já começo a ficar farto de ver tanto arbitro alcoolizado a apitar encontros. Um dia destes ainda se dá uma tragédia e o Benfica ganha o campeonato (15 Nov.)
b) Ivo – Não sei como vai correr este jogo mas também penso que o SCP vai baquear ante a equipa de Gullit. Acho que o jogo poderá ser equilibrado mas sem a ajuda dos árbitros o SCP não vai longe. (21 Dez.)
c) António Ramos – Postiga mantém-se como uma verdadeira anedota atacante... eu acho que deveríamos criar aqui um centro de apostas para ver quem acerta em que jornada vai o jovem acertar na baliza... e por mim até pode ser auto golo e tudo... eu aposto que deve marcar um golito lá para a 24 jornada (23 Dez.)... (Marcou na 27ª)
d) Gil – Prevejo um meio campo do FCP fortíssimo para atacar a Liga dos Campeões e a Superliga com Diego, Leo Lima, Costinha e Hugo Leal a dar supremacia ao meio-campo do FCP face aos adversários (11 Jan.)
10. Melhor Provocação a adepto rival
a) Rui Ramos – n quero um comentário muito longo - António ramos (21 Nov.)
b) André Kaustico – António Ramos o eterno Iludido! (29 Nov.)
c) Ivo – Peço desculpa ao Sr. "António qualquer coisa sistema". Com este nome deveria ter percebido que era verde. Com certeza está como o seu presidente... Prefiro-o inofensivo a encarnado. (29 Nov.)
d) Mítico – António Ramos em 90% do que escreves...falas do FC PORTO (12 Jan.)
e) José Costa – Gostaria de responder ao António Ramos... Senhor de capacidade relativa no que concerne ao futebol, pois só vê lampiões e pouco mais... (18 Jan.)
f) Rui Ramos – O António Ramos quando faz um comentário tem sempre de falar do FCP. Fala no encontro do SLB-SCP e foi logo buscar um jogador do porto......já começa a ser perseguição (27 Jan.)
g) Ivo – Não faço comentários à pseudo-intelectual (Ana Dias) que tem a mania que a sua opinião é mais elaborada que a dos outros. (24 Fev.)
h) Gil – Parece-me que o António Ramos se uniu ao Dias da Cunha na vassalagem prestada aos imperialistas encarnados em torno de uma causa comum - o anti-porto! (6Mar.)
i) António Ramos – Estamos em semana de paz e amizade, e deve ser por isso que o blog anda tão pacifico... onde andará o revolucionário cubano Rui Ramos? (23 Mar.)
j) Ana Dias – Tanta confusão que para aí vai... falas em sistema (Ivo) mas depois os outros é que falam em sistema e desculpam os resultados com ele e o sistema é qualquer monstro que não beneficia um clube mas está sempre contra o FCP mas o FCP é muito bom e mesmo assim escapa ao mundo inteiro contra ele e... e... e... e... e vozes também costumas ouvir? (12 Abr.)
k) Hélder – Ó António Ramos, tenta lá moderar esse anti-portismo que não tem mesmo razão de ser. (29 Abr.)
l) Gil – antes de mais queria felicitar o António Ramos por mais um comentário ao nível do que nos tem habituado: muita parra e pouca uva, ou como quem diz… muita conversa e pouca verdade (2 Maio)
m) André Kaustico – Olha o AR, ninguém leva a mal os discursos dele, mesmo quando entra em mirabolantes conspirações anti-sporting (20 Maio)
11. Óscar – Melhor Provocação a Clube Rival
a) Rui Ramos – O Sporting é aquilo que eu pensava antes de começar o campeonato, um plantel fraco com desequilíbrios e com um ponta de lança - Pinilla - que nem no Gondomar tinha lugar. A culpa é do sistema. (2 Out.)
b) Mítico – ontem ao ver o estádio da Luz, palco da final do campeonato da Europa de futebol, reparei que milhares de sócios e simpatizantes da equipa da casa já começaram a ir ao estádio mascarados...de cadeiras vermelhas!!??!!! Calma pessoal, não se mascarem já...o Carnaval é só em Fevereiro (17 Jan.)
c) António Ramos – Pinto da Costa deve andar nervoso. Agora diz que não se deve pressionar o governo nem se deve exigir que a politica se meta no futebol e tente credibilizar este sistema mal cheiroso. Claro que a ele e a outros como ele não interessa a transparência, afinal era destruir tudo aquilo que Pinto da Costa e seus comparsas tão bem montaram durante tantos anos. Era o mesmo que perguntar a um cigano se quer ser funcionário público! E como é que ele roubava se depois teria de ter um trabalho honesto e à luz do dia (24 Jan.)
d) Ivo – SLB: faço-lhe já o caixão, forneço os pregos e o local de enterro para mais um ano de frustração nas competições europeias. (23 Fev.)
e) Gondo – Outro dia liguei a TV e o Benfica tava a jogar nas competições europeias e curiosamente estava a ganhar. Só depois reparei que era a RTP memória (28 Fev.)
f) Ana Dias – O FCP não tem nem nunca terá mística, por mais títulos que ganhe, com ou sem mérito, e isso é algo com que vocês se têm de conformar e de certa forma sabem-no e por terem consciência dessa pequenez entranhada dirigem esse ódio nomeadamente ao SLB. (30 Mar.)
12. Óscar – Melhor referência ao Sistema
a) Ultrak – O sistema como algumas pessoas sabem encontra-se no norte shopping, e é um dispositivo mecânico capaz de desenvolver uma força rotacional que por sua vez, e segundo vozes que tabelam nas paredes de tal superfície comercial, esta força (em newton) é responsável pelo movimento das escadas rolantes!!! (21 Jan.)
b) Ivo – para mim o sistema é uma lenda pois não existe ninguém que consiga definir e identificar quem está por detrás do sistema. (21 Jan.)
c) António Ramos – Sistema - conjugação estranha de factores que conduz à vitória do FCP, mesmo que essa vitoria seja obtida de forma escandalosa e contra todos os princípios de ética e moral (18 Fev.)
13. Óscar – Modéstia à Parte
a) Gondo – o FCP é a melhor equipa portuguesa a anos-luz dos adversários. (15 Nov.)
b) Gil – Perante a brilhante conquista da Taça Intercontinental pelo FCP só resta a todo o mundo ajoelhar-se perante a nossa superioridade. (12 Dez.)
c) André Kaustico – qualquer equipa portuguesa, à excepção do FC Porto, não teria qualquer hipótese de vencer o Once Caldas (8 Jan.)
14. Óscar – O Algodão não Engana
a) Hooligan – Eu não sou portista mas sim Anti-Benfiquista, mas a verdade é que por este caminho o Porto este ano não ganha mais nada...Sinceramente espero estar redondamente enganado. (16 Set.)
b) António Ramos – Até 1960 basta consultar um registro histórico para se saber que o papa títulos em Portugal era o Sporting. Por ter os melhores jogadores e a melhor organização. Tudo dentro do melhor espírito desportivo e olímpico, tendo os respectivos jogadores bem como os adversários poucas regalias e necessitando de um emprego à parte do futebol de forma a puderem governar-se (2 Out.)
c) Ultrak – A verdade é só uma...o FCP não esta a jogar o suficiente para ganhar... (25 Mar.)
d) Ivo – Estando Portugal sob a alçada de uma ditadura e existindo pelo menos um rádio em cada aldeia de parolos espalhados por esse país, é fácil de verificar o porque de a massa adepta do SLB ser ainda hoje maioritariamente de origem popular e iletrada (18 Maio)
15. Óscar – Oh pra mim todo empertigado
a) Rui Ramos – principalmente esse tal de ZEG (anda sempre a mudar de nome mas toda a gente sabe quem é, e ainda n comentou nada acerca do escândalo na luz pois deve estar com uma cabeça que n consegue chegar perto do computador) (21 Nov.)
b) Mítico – " ATÉ ME DOI O PESCOÇO DE OLHAR PARA BAIXO "!!! (22 Nov.)
c) André Kaustico – O Sporting não tem a mínima capacidade de eliminar o Feyonord. Boa sorte prá lagartagem (18 Dez.)
d) Ana Dias – pode ser que o Benfica queira alcançar dos poucos feitos do porto de que ainda não dispõe… os 19 anos a seco. (9 Fev.)
e) António Ramos – quero elogiar o espírito de equipa que o sul-africano apresenta, furando o black-out instituído pelo clube... será que ele levou à letra o significado da palavra e julgou que apenas os negros poderiam botar discurso (22 Fev.)
f) Gondo – Pahhh... Façam comentários mais pequenos senão custa muito a ler... (10 Mar.)
g) Ivo – só para que os arrogantes que fizeram a festa metam a viola no saco, espero que o Boavista vença o jogo com um golo em fora de jogo marcado com a mão aos 95 minutos de jogo quando o árbitro só deu 2 minutos de desconto. (17 Maio)
16. Quem fala assim não é gago
a) Gil – FCP só precisava do tónico de confiança que é o 1º lugar para nunca mais parar. A partir de agora é só olhar para baixo e ver os adversários afundarem-se e começa já este fim de semana...querem ver? (18 Nov.)
b) Mítico – é mais anti-portista aquele que vai para lá assobiar os jogadores aos 15min de jogo do que aquelas "lanterninhas" e aqueles "gatinhos" que vão para o café e para outros sítios festejar as derrotas do FC PORTO. (3 Dez.)
c) André Kaustico – Já agora, somos e seremos orgulhosamente Portistas antes de qualquer orgulho parolo numa equipa treinada por um brasileiro que não convoca os melhores jogadores (26 Fev.)
d) Ana Dias – já começa a chatear este delírio que vocês inventaram porque reclamam que todos têm de reconhecer as vossas conquistas, simplesmente porque isso não vos preenche por si só, vocês só se sentem bem é a atacar o Benfica (28 Fev.)
e) José Costa – O Cunha Leal está a impedir os vossos jogadores (FC Porto) de correr?! Está a impedir que vocês circulem a bola?! Não me parece... (24 Mar.)
f) Ivo – Não tenho dúvidas que o sistema existe e trabalha ferozmente para que o Porto não vença. Neste momento a confusão que reina no sistema é que os 3 clubes para os quais trabalha está nas primeiras posições e ele não sabe muito bem para onde roubar. (12 Abr.)
g) António Ramos – Quanto ao jogo Benfica vs Sporting, o tal que tu e todos os 6 milhões estavam já sem unhas, tamanha a facilidade com que o Sporting, mesmo com uma final europeia (não confundir com final da taça de Portugal!) e jogando a 3 velocidades (a passo, parado e estacionado) foi o suficiente para borrar 60 mil que já assobiavam e clamavam pelo S.Mantorras! Se venceste agradece ao Paraty e ao Ricardo, a um por não ver o toque que existe e ao outro por não ter tido os tomates para socar bola e cabeça de Luisão... tudo junto! (19 Maio)
17. Óscar – Sarcasmo Puro
a) Ultrak – o estádio da EDP é fantástico visto que este está sempre lotado e sempre carregado de espírito tiffosi, é vê-los sempre a fazerem coreografias de cadeiras vermelhas escrevendo marcas de conhecidos refrigerantes (25 Jan.)
b) Mítico – O Sporting clube de Portugal faz a papinha aos meninos, alimenta-os, muda-lhes as fraldinhas e no fim quando se tornam homenzinhos vêem a realidade da vida e mudam de clube para serem efectivamente CAMPEOES, que é o sonho de qualquer atleta, ou seja mudam para o FC PORTO ou para clubes estrangeiros (15 Nov.)
c) Ana Dias – apito vermelho? Já me contaram essa história e havia outras versões com outras cores e conheço também a da carochinha e do capuchinho vermelho… (22 Mar.)
d) António Ramos – o único momento de alegria que devem ter tido esta época (portistas), para alem da passada segunda feira, deve ter sido quando o Joaquin Cortes se cansou de matar baratas e se calou (na apresentação aos sócios)... Caraças, ate eu, que estava bem longe do local, bati palmas quando o cigano parou quieto! Pior que ele só mesmo a Isabel Silvestre e a sua pronuncia do norte, durante a cerimonia de inauguração do estádio... eu juro que pensava que a mulher estava a estripar um gato ou algo do género! Mais uma vez, e à distancia, bati palmas quando se fez silencio! (10 Nov.)
18. Óscar – Sinceridade profunda
a) Rui Ramos – O Porto ganhou e eu como portista fiquei contente mas tenho de dizer a verdade, o árbitro prejudicou o belenenses na expulsão do juninho. (2 Out.)
b) Mítico – Eu não gosto do Luís Figo!" Sou sincero quando digo isto!!! (5 Nov.)
c) António Ramos – Por norma não costumo elogiar a equipa portista, mas há que reconhecer que fizeram um grande jogo, batalhador, com a sorte a correr do seu lado é um facto bem evidente, mas merecedores dessa sorte pela maneira como se entregaram ao jogo (em Moscovo frente ao CSKA) (26 Nov.)
d) Ivo – sem dúvida que PC está a perder faculdades. Já não tem o pulso que tinha antigamente e isso nota-se na política de contratação em série de brasileiros que ninguém conhece e em todos os tiros nos pés que temos dado. (3 Fev.)
e) Ana Dias – Desportivamente subscrevo o mérito reconhecido ao Futebol Clube do Porto porque efectivamente o merece. (11 Fev.)
f) Gil – Brilhante a exibição do SCP que me fez lembrar por momentos as exibições do FCP nas duas ultimas épocas. Garra, querer e vontade foi isto que o Sporting Clube de Portugal mostrou em campo (14 Abr.)
19. Óscar – referência a jornal desportivo
a) Gil – Depois de uma capa destas não voltei a ler esse papel que até para reciclar deve ser impróprio (referindo-se ao jornal ABOLA) (9Nov.)
b) António Ramos – Na minha modesta opinião acho que deveria haver controlo anti-doping e teste do balão na redacção do jornal OJOGO... alguns dos tipos quando escrevem dão mesma a ideia que não estão em condições de pegar na caneta (15 Fev.)
c) Ana Dias – OJogo não é obscuro, é básico e tendencioso (16 Fev.)
d) António Ramos – Meu caro gondo, meu caro amigo, mas queres ver que tu és um dos (raros, raríssimos) portistas que não lê aquele amontoado de papel usado pelas peixeiras para embrulhar o peixe e que dá pelo nome de OJOGO? (26 Abr.)
20. Óscar – Melhor quadra poética
a) Com tua táctica ao slb deste sete
Na luz contigo ninguém se mete
Fernandez ensina a vestir o Peseiro
Pra ver se ele larga aquele pull-over azeiteiro. (17 Jan.)
b) Oliveirense de Famalicão
Profissionais não têm nenhum
Se dois penaltis não te chegam Simão
Então pega lá mais um (19 Jan.)
c) Os grandes protagonistas
São os vermelhos do apito
Com arbitragens malabaristas
Abundam livres pó simaozito (13 Abr.)
d) O grande Jorge relatava
O espectáculo dos golões
"Ripa na rapaqueca" cantava
No palco das emoções (8 Maio)
e) É a festa do Dragão,
Na noite da emoção,
Na rua a festejar,
O ambicionado segundo lugar! (23 Maio)
21. Óscar – Frase da Época 2004/05
a) António Ramos – Quando soube ontem que Pinto da Costa, notificado pela polícia, não estava em Portugal, ainda pensei que tinha ido preparar a consoada para o Rio de Janeiro, para junto de outra grande injustiçada, Fátima Felgueiras. Mas parece-me que ele afinal anda por Espanha. Presumo que deve ter ido comprar uns caramelos ou encher o depósito de gasolina, sempre fica mais barato. (3 Dez.)
b) Gondo – De volta o caso do apito dourado e como não seria de admirar sobrou para o Sr. Pinto da Costa (vénia). Não sei se é perseguição mas o nosso presidente é sempre colocado no meio destas novelas (3 Dez.)
c) Mítico – Até à 2 anos para cá sempre vivi na ilusão que Eusébio da Silva Ferreira tinha sido o melhor, mas como a verdade é como o azeite e vem sempre ao de cima, o melhor jogador de sempre se chamou HERNANI FERREIRA DA SILVA (29 Dez.)
d) Gil – É por isso que o Benfica ganhou 2 taças campeões nessa altura em que não tinham sido inventadas as cores! Ou talvez não...o que eu vi foi que no 2º golo do Benfica a bola bate na trave e claramente não entra na baliza...! Duas taças dos campeões? Justamente têm uma...até ver...ainda não vi o vídeo da outra final...! (7 Mar.)
e) Ana Dias – reconheçam que vocês não vivem sem nós porque senão enchiam-se de vocês próprios até à exaustão e não tinham ninguém para ler os vossos delírios. (5 Abr.)
f) Ivo – A mobilização de massas, faço-a na sopa da minha mãe e fazendo o paralelismo é fácil de ver como uma colher consegue po-las a todas a mexer para o mesmo lado, quero dizer que a massa de adeptos do Benfica não passam de carneirada vinda da província e não da capital como nos querem fazer querer. (17 Maio)
Ufa! Já está! É grande, já estou habituado a que me digam isso :)
Agora vejam as instruções do post anterior e votem! Das duas uma, ou vamos ter um jantar a desancar no benfica ou um jantar a falar do blog... não sei o que pensam, mas começo a ficar farto de desancar nos barmelhos :)
Os Oscares do Blog
O objectivo principal é divertirmo-nos um bocado com tudo o que foi dito nesta temporada. No próximo jantar do blog terei o prazer de anunciar os vencedores de cada categoria, que serão publicados no blog. Se ninguém colaborar na votação, então eu faço a festa sozinho: selecciono, nomeio e escolho! One man show :)
Agradecia que enviassem as vossas preferências para o meu mail, uma vez que não estou ao corrente se existe um mail do tribunal do futebol. Aqui fica o endereço para onde devem votar:
antonio.ramos@fe.up.pt
por exemplo: na categoria 1, escolhem o candidato c. Na categoria 2 escolhem o candidato b. Ao enviarem para o mail podem escrever algo como: 1c, 2b, ......
Mais fácil só mesmo a defesa que o Ricardo deveria ter feito na luz :)
PS:
O post que se segue terá 23 categorias, sendo que, em média, em cada uma existem 4 candidatos a triunfarem. Como se pode deduzir será um post de grande dimensão. Peço desde já a vossa compreensão, até porque será divertido reler muita coisa engraçada... e depois não há pressas em ler e escolher. O "concurso" estará aberto até ao próximo jantar do blog, que ainda não tem data marcada, pelo que sei.
Uma palavra prós portistas, que estão em maioria: tentem ser isentos, já que gostaria de ganhar uma ou outra categoria :)
quinta-feira, 26 de maio de 2005
VENCEDOR DA LIGA DOS CAMPEÕES
terça-feira, 24 de maio de 2005
PORTO
E sonho que, na luta, amadurece
- o de tornar maior esta cidade.
Eis o desejo que traduz prece.
Só quem nao sente o ardor da sua juventude
Poderá vê-la de olhos descuidados.
Porto - palavra exacta. Nunca ilude.
Renasce nela, a ala dos namorados!
Deram tudo por nós estes atletas.
Seu trago tem a cor das próprias veias
e a brancura das asas dos poetas...
Ó fé que andam nossas almas cheias!
Não há derrotas quando é firme o passo
ninguém fale em perder! Ninguem recua...
E a mocidade invicta em cada abraço
A si nos estreia. A pátria é sua-
E, de hora a hora, cresce o baluarte!
Lembro a torre dos Clérigos, às vezes...
Um anjo dá sinal quando ele parte...
São sempre herois! São sempre portugueses!
E, azul e branca, essa bandeira avança...
Azul e branca, indomalvel, imortal.
Como não por no Porto uma esperança
Se "daqui houve nome Portugal"?
Aleluia, Pedro Homem de Melo
PS: Vejam o site http://www.apaf.pt/ e digam-me de que cor é o apito?
Uma Analise
Em primeiro lugar queria dar os parabéns ao novo campeão nacional – Sport Lisboa e Benfica.
Acabou mais um campeonato da superliga Portuguesa. Este campeonato, ao contrário da opinião de muitos especialistas, esteve nivelado por baixo. Ora vejamos: FCPorto de rastos, mais contratações, mais treinadores, sem lá, foi uma farturinha para empresários e representantes de jogadores.
O Benfica, campeão, mas um campeão muito tremido, que é campeão à custa de uma única pessoa – Guardião Ricardo.
O Sporting esteve às portas do céu, mas agora está no inferno. Um balneário de perdas para o ar, um presidente que brinca com o fogo e queima-se.
O Braga um campeonato brilhante olhando para as capacidades do clube.
Um Guimarães que fez uma segunda volta brilhante, após a saída do Nuno Assiz. Porque terá sido?
O resto dos clubes foi o campeonato do costume, tudo a lutar para não descer.
Quero condenar os actos selvagens dessa claque que se chama de superdragões. Uma vez que a cidade ou melhor a baixa é de todos e não só de alguns.
Também quero condenar, mas com mais intensidade, uma vez que são figuras públicas, o cântico que os jogadores do Benfica “Ó Pinto da costa vai pró-caralho”. Uma coisa é serei os adeptos, outra é serem jogadores profissionais de futebol, que muitos crianças deste país os acham ídolos. Fico à espera de um pedido público de desculpas.
O novo treinador do Porto foi apresentado hoje. Gostei do discurso. Vamos esperar para ver.
P.S. Mais uma vez aviso, o blog tem regras, quem não cumprir, é lhe apagado os comentários. Portanto bloguitas vamos falar de desporto.
segunda-feira, 23 de maio de 2005
Analise da Superliga - Capitulo I
As categorias por mim idealizadas foram as seguintes:
1 - Melhor jogador
2 – Melhor jogador português
3 - Melhor treinador
4 - Melhor jogador na sua posição (nesta categoria sigo a táctica 4*4*2)
5 – Jogador revelação
6 – Jogador revelação (sub21)
7 - Carreira (jogador)
8 - Melhor onze (incluindo 7 suplentes)
9 - Melhor onze nacional (incluindo 7 suplentes)
10 - Melhor onze estrangeiro (incluindo 7 suplentes)
11 – Melhor onze sub-22
12 - Equipa com melhor futebol praticado
13 - Equipa surpresa
14 - Melhor regresso de jogador
15 - Melhor reforço de Inverno
Dentro de cada categoria surgem vários candidatos que, na minha opinião, poderiam igualmente vencer, mas depois selecciono o premiado.
1 – Melhor jogador
Liedson (Sporting); Simão (Benfica); Jorginho (Setúbal)
Com 25 golos marcados e com extrema influência nas vitórias leoninas e na campanha europeia, a Liedson faltou quem o substituísse à altura, prova mais que evidente da sua influência. Creio não merecer discussão esta atribuição.
2 – Melhor jogador português
Simão (Benfica); Ricardo Nascimento (Rio Ave); João Alves (Braga)
Simão Sabrosa, mesmo em inferioridade física há vários meses, nunca abandonou a equipa. Foi o líder de um conjunto que, sem ele em campo, teria seguramente sucumbido. Já para não mencionar que foi o 2º melhor marcador do campeonato (15 golos) e o 2º em assistências para golo (8).
3 – Melhor treinador
Peseiro (Sporting); Jesualdo Ferreira (Braga); Trapattoni (Benfica)
O prémio por norma vai para quem vence mas, e a verdade é para ser dita, o Benfica passa nas últimas 6 jornadas (U. Leiria, Estoril, Belenenses, Penafiel, Sporting, Boavista) por intenso sofrimento, apenas atenuado pelos erros dos árbitros (Leira, Estoril, Belenenses, Boavista) e pelo frango do campeonato (Sporting). Giovanni Trapattoni conseguiu manter a fé nos jogadores mas todos temos consciência que, sem os erros humanos, o velho comandante não mostrou inovação. Era sempre o mesmo onze e sempre as mesmas substituições! E em Penafiel, quando os erros humanos não surgem, deu para observar um técnico sem soluções. Por isso o prémio vai para Peseiro, que com uma equipa substancialmente diferente da época anterior, demorou a conseguir transmitir as suas ideias, mas a partir de Dezembro formou um modelo de jogo que deixou saudades a todos os adeptos da bola. E chegar a uma final europeia é sempre motivo de júbilo, tanto mais sendo um treinador com 6 anos de carreira.
4 - Melhor jogador na sua posição (nesta categoria sigo a táctica 4*4*2)
GR: Helton (Leiria); Marcos (Maritimo); Paulo Santos (Braga); Vítor Baia (FCPorto)
DD: Rogério (Sporting); Abel (Braga); Miguel (Benfica); Nelson (Boavista); Laranjeiro (Leiria)
DE: Edson (Leiria); Miguelito (Rio Ave); Jorge Luiz (Braga); Vasco Faísca (académica);
DC: Enakharire (Sporting); Luisão (Benfica); Jorge Costa (FC Porto); Nem (Braga); Idalécio (Rio Ave); Nunes (Braga); Zé Castro (Académica); Ricardo Rocha (Benfica); Van der Gaag (Marítimo)
MC (def.): Petit (Benfica); Manuel Fernandes (Benfica); Custódio (Sporting); Costinha (Porto); Ibson (Porto); Vandinho (Braga); Niquinha (Rio Ave); Beto (Beira-Mar); Ricardo Chaves (V.Setúbal);
MC (of.): Rochemback (Sporting); João Moutinho (Sporting); Diego (Porto); João Alves (Braga); Roberto Brum (Académica); Ricardo Nascimento (Rio Ave); Jorginho (Setúbal); N’Doye (Penafiel);
MD – Quaresma (Porto); Geovanni (Benfica); Manuel José (Setúbal); Alan (Marítimo); Wesley (Penafiel); Nandinho (Gil Vicente);
ME – Hugo Viana (Sporting); Simão (Benfica); Fábio Felício (Leiria); Meyong (Setúbal); Manduca (Marítimo);
AV – Liedson (Sporting); Douala (Sporting); McCarthy (Porto); Zé Manel (Boavista); João Tomas (Braga); Wender (Braga); Antchouet (Belenenses)
5 – Jogador revelação
João Alves (Braga); Enakharire (Sporting); André Barreto (Boavista); N’Doye (Penafiel)
Um jogador que na época passada jogava e lutava para não descer de divisão no Desportivo de Chaves, e na sua primeira época de Superliga, foi determinante na época bracarense, não sendo de dissociar a quebra da equipa precisamente no momento em que falta o seu líder. João Alves, uma aposta segura para um dos grandes seguramente.
6 – Jogador revelação (sub21)
Tiago Targino (Guimarães); Ivanildo (Porto); Manuel Fernandes (Benfica); João Moutinho (Sporting); Zé Castro (Académica).
João Moutinho fez uma segunda volta de campeonato (a única em que participou) brilhante, juntando a esse registro uma fenomenal presença na Taça Uefa. É mais um produto de qualidade da Academia.
7 – Carreira (jogador)
Pedro Barbosa (Sporting); Tuck (Belenenses); Hélio (Setúbal)
A caminho dos 35 anos, Pedro Barbosa voltou a assumir preponderância na equipa, sendo um capitão à altura. E a sua importância junto do treinador foi tal que jogou (a meu ver erradamente) os 180 minutos mais importantes da época (Benfica e CSKA). E não foi por ele que o Sporting perdeu.
8 – Melhor onze (incluindo 7 suplentes)
Helton (Leiria), Rogério (Sporting), Luisão (Benfica), Enakharire (Sporting), Jorge Luiz (Braga), Beto (Beira-Mar), Wesley (Penafiel), Simão (Benfica), Jorginho (Setúbal), Liedson (Sporting), Antchouet (Belenenses)
Suplentes: Vítor Baia (FC Porto), Nunes (Braga), Manuel Fernandes (Benfica), João Alves (Braga), João Moutinho (Sporting), McCarthy (FC Porto), Douala (Sporting).
9 – Melhor onze nacional (incluindo 7 suplentes)
Vítor Baia (Porto); Abel (Braga); Idalécio (Rio Ave); Nunes (Braga); Miguelito (Rio Ave); Manuel Fernandes (Benfica); Quaresma (Porto); Simão (Benfica); João Alves (Braga); Zé Manel (Boavista) e João Tomás (Braga).
Suplentes: Paulo Santos (Braga), Ricardo Rocha (Benfica), Jorge Costa (Porto), Ricardo Chaves (Setúbal), João Moutinho (Sporting), Ricardo Nascimento (Rio Ave) e Hugo Viana (Sporting).
10 – Melhor onze estrangeiro (incluindo 7 suplentes)
Helton (Leiria), Rogério (Sporting), Luisão (Benfica), Enakharire (Sporting), Jorge Luiz (Braga), Beto (Beira-Mar), Wesley (Penafiel), Roberto Brum (Académica), Jorginho (Setúbal), Liedson (Sporting), Antchouet (Belenenses)
Suplentes: Marcos (Maritimo), Edson (Leiria), Nem (Braga), Vandinho (Braga), Manduca (Maritimo), Douala (Sporting), McCarthy (FC Porto).
11 – Melhor onze sub-22
Moreira (Benfica), Nelson (Boavista), Enakharire (Sporting), Zé Castro (Académica), Vasco Faísca (Académica), Manuel Fernandes (Benfica), Quaresma (FC Porto), Hugo Viana (Sporting), João Moutinho (Sporting), Tiago Targino (Guimarães), Hugo Almeida (Boavista).
12 – Equipa com melhor futebol praticado
Nesta categoria não parece haver duvidas que a única equipa merecedora de tal distinção é o Sporting. Neste domingo o jornal RECORD apresentou uma sondagem em que 47% dos entrevistadores atribuem ao Sporting o título de equipa que pratica o melhor futebol. Sendo que os entrevistados adeptos do Benfica atribuem 60% ao Sporting e os adeptos ao FCPorto atribuem 50%. É um título simbólico mas que não deixa duvidas que, se as arbitragens não tivessem sido tão influentes, o Sporting vencia a prova com uma perna às costas!
13 – Equipa surpresa
Sporting de Braga liderou o campeonato, chegou a ser considerado outsider na luta do título (já no ultimo terço da prova) e batalhou na última jornada pelo acesso à Liga dos Campeões. Isto de uma equipa que perdeu alguns dos seus melhores jogadores (Quim, Tiago, Ricardo Rocha, Bruno Gama) nos últimos anos. Grande trabalho de gestão e de liderança técnica. Com trabalho e competência vão alcançar o estatuto de 4º grande português num futuro próximo. Algo que o Minho já merece pelo apoio que dedica aos seus clubes!
14 – Melhor regresso de jogador
Delfim (Moreirense); Mantorras (Benfica); Sá Pinto (Sporting)
Qualquer um destes regressos aos relvados foi fantástico e de saudar mas Sá Pinto, por ser o que mais perto se encontra de encerrar a carreira, provou a todos os abutres que o davam finito que tem muita força e muita garra. Todos os sportinguistas vão ter saudades dele quando partir já que ao talento natural junta uma garra e vontade de vencer só ao alcance dos predestinados. Regressou, soube esperar a sua vez e foi fundamental a sua presença a titular em muitos jogos. Um regresso digno de Sá Rocky Pinto!
15 – Melhor reforço de Inverno
Ibson (Porto); Roberto Brum (Académica); N’Doye (Penafiel); Paulo Sérgio (Belenenses)
Todos eles foram importantes e entraram facilmente nas equipas respectivas mas Roberto Brum foi preponderante numa Académica condenada, não só a descer, mas igualmente a ficar em ultimo lugar! Foi o maestro da equipa e em apenas 14 jogos consegue o milagre da salvação! Não jogou sozinho é certo mas sem ele a equipa descia seguramente. E a exibição de classe nas Antas e em Alvalade são provas que merece mais. Um nome a não esquecer.
Aqui fica a primeira analise. mais se seguirão. Boa semana para todos!
Parabéns ao campeão
Em relação ao que se passou ontem na Avenida dos Aliados acho que a polícia esteve mal pois já deveria conhecer a cambada de animais que fazem parte da claque do Porto e deveria saber que se eles disseram que iam para lá, iam mesmo e como tal deveria ter-lhes preparado uma recpeção condigna. Isto é, deveria ter uns bastões bem grandes à espera deles para lhes partir os cornos, peço desculpa mas é mesmo isto, para que eles aprendam que não são mais que nínguem e que todos têm o direito a festejar.
Há que saber ser digno nas derrotas e a minha maior felicidade neste momento é saber que me tenho demarcado bem destes animais que só nos prejudicam em vez de nos ajudar. Meus amigos portistas, volto novamente a fazer o apelo para que ajudem a enfraqueçer estes animais que a andar assim irão tomar conta do nosso clube que é maioritariamente constituido por pessoas de bem. Acho que o mal de todos nós é não levantar a voz contra estes actos barbaros cometidos por atrasados mentais que andam já a meter a mão em assuntos que não têm nada a ver com eles.
Espero uma condenação total destes actos por parte da direcção do meu clube e caso tal não aconteça ficarei mesmo muito triste e deixarei de apoiar essas pessoas que, caso não condenem, estão a legitimar esses actos. Amo o meu clube e por isso espero que quem o dirige tenha o bom senso de condenar estes actos e de retirar todo e qualquer apoio que seja dado a estes animais para que não se confunda o clube com estas pessoas.
Aproveito aqui para fazer o apelo para que quem queira pertencer a uma claque do FCP o faça no Colectivo pois estes sim estão lá para apoiar o clube e deste modo enfraqueçam esses anormais.
Aproveito também aqui para apelar ao bom senso ao que se tem escrito aqui no blog, principalmente aos portistas, pois queremos que todos se sintam bem aqui a escrever. Podemos às vezes exagerar um pouco mas é importante que todos saibam que certos comentários podem ser apagados.
Pedindo desculpa mais uma vez por estar a escrever neste dia, volto aqui a repudiar os actos desses animais e a apelar, mais uma vez, para que todos ajudem a enfraquecer o poder que esses animais têm no nosso clube.
Parabéns ao campeão pois foi o que cegou na frente e como tal não há nada a dizer.
domingo, 22 de maio de 2005
Campeão da Tanga!
E o que dizer de uma televisão denominada “independente” (TVI) que anuncia a transmissão da festa do Benfica…e caso o Benfica não vença o campeonato preencheriam esse tempo com telenovelas e a Quinta das celebridades. Caso de vergonha nacional! Até na revista Nova Gente aparece o seu director de programação com a camisola do Benfica! E vai esta televisão transmitir os jogos do campeonato nacional…que ultraje! Uma autentica manipulação da opinião publica…e da APAF! A propósito…PARABENS APAF pelo campeonato conquistado!
Tirem o pozinho todo das bandeiras e no fim AJOELHEM-SE PERANTE A NOSSA SUPERIORIDADE!
Tenham cuidado ao atravessar a ponte porque está em obras…e os que ficarem cá…tenham cuidado não vão festejar à baixa, fiquem-se pelo estádio da vossa filial aqui na cidade do PORTO.
quinta-feira, 19 de maio de 2005
Fim = Decisão
Este é um campeonato que tem paralelo com aquele em que o SCP quebrou o seu jejum e com os campeonatos que raramente, nestes últimos anos, não são ganhos pelo FCP.
Como este foi uma ano de transição para o FCP, onde se fartou de dar tiro nos pés, temos o campeonato mais nivelado por baixo de sempre. Nem sequer há desculpa da competitividade ter aumentado, o que eistiu foi um clube, que caiu e muito este ano, muito mais do que estamos habituados (pelo menos em casa) o que levou a este suspense até ao fim.
Muitas questões se levantarão depois deste campeonato mas o que é certo é que depois dele teremos
FCP - 21 títulos
ou
SLB -31 títulos
Agorachegando aos jogos decisivos eis que:
Já ouvi dizer que o SLB pagou o jogo ao BFC para ganhar e também, para garantir, o árbitro. Outros dizem que quem comprou os jogadores do BFC foi o FCP. Pelo menos nesta história.há um clube que fica a lucrar, mesmo que já tenha perdido, por encomenda de alguém (JV, LFV) as competições europeias.
O certo é que o SLB depende de si, e logo por aí, se não for campeão e o FCP vencer a académica, só se pode queixar dele próprio.
Enfim, pelo meu lado, nada me daria mais gosto que ver arrogância do "povo" (uns milhões no mundo inteiro!!!!), que já festejou, no chão a ser bem calcada pelos "poucos mas bons provincianos".
Já temos experiência de festejos antecipados, o Europeu, a final de quarta feira,eram tudo favas contadas e houve festa nas ruas. Deu no que deu e como diz a sabedoria popular, não há duas sem três.
Caso o monstro adormecido ganhe, pelo menos, retiro uma coisa de positivo: vou poder pedir ao meu patrão um aumento a meio do ano, espero que a profecia do profeta orelhas se concretize e caso o SL cesto do pão ganhe a economia melhore (não sei é como é que alemães, que são os meus patrões, vão engolir esta, mas pela saúde do meu bolso, espero que sim).
Mas também sou daqueles que não me importo de manter o ordenado e ver a economia estagnada.
Força FCP, mesmo numa epóca em que que lutamos contra tudo e contra todos (inclusive nós mesmos) chegamos ao fim com uma grande hipotese de vencer mais um título.
Assim o espero
quarta-feira, 18 de maio de 2005
A final do meu descontentamento
terça-feira, 17 de maio de 2005
TAÇA UEFA
O dia pelo qual muitos esperam e o dia pelo qual outros se roem de inveja por terem sido derrotados por um dos finalistas. Pois é, Portugal está de parabens por ter, pelo terceiro ano consecutivo, uma equipa nas grandes finais Europeias. Mas nunca se esqueçam que o "MAIOR" motivo de orgulho é ter o FUTEBOL CLUBE DO PORTO, QUE É NADA MAIS NADA MENOS QUE: O ACTUAL CAMPEAO EUROPEU E CAMPEAO DO MUNDO DE CLUBES.
A Imprensa Lampiã
Queiram ou não saber,é triste a realidade.
segunda-feira, 16 de maio de 2005
Collina Português
Pode Ricardo ser considerado o elemento chave deste campeonato? Podem ser-lhe atribuídas as culpas por parte dos sportinguistas? Porque pelo que tenho constatado nem um único adepto de futebol, seja ele simpatizante de uma qualquer equipa, pôs em causa a culpa do guarda-redes leonino. Será que os mais de dois metros de Luisão, em impulsão, não foram determinantes no desfecho da jogada? Provavelmente é mais fácil, tanto para derrotados como para vencedores, culpar um homem que faz parte do top ten dos mais odiados portugueses da actualidade do que dar mérito a um defesa central que é desejado por meia Europa e que, em Agosto passado, perante o melhor GR português, Vítor Baia, não fez precisamente o mesmo, porque a bola cabeceada em antecipação ao GR, saiu por cima! Foi na Supertaça Portuguesa para os mais distraídos e ocorreu muito perto do final do jogo.
Este parágrafo inicial serve apenas para que apresente a minha visão do jogo. Ricardo, 15 dias antes, garantiu a vitória em Braga com uma defesa perante um adversário isolado. Não nego as culpas dele no lance da vitória benfiquista mas não o mando para a fogueira. Ao mesmo nível dele estiveram Rochemback e Hugo Viana por exemplo, com constantes perdas de bola por pura desconcentração, perdas essas que deram, invariavelmente, origem a contra-ataques. E que dizer de Andersson Polga, que coloca em jogo Simão por duas vezes, lances esses que foram os únicos lances de real perigo criados pelo Benfica? Ricardo tem a sua cota parte de responsabilidade, mas atribuir-lhe a derrota no campeonato é ser demasiado leviano. Até porque este campeonato, quer se queira quer não, está viciado na pontuação. Para mim só poderia sair vencedor da Superliga o Sporting ou, levando em conta a irregularidade da equipa leonina, o Sporting de Braga. Por isso não esperem da minha parte felicitações, quer seja para o Benfica (que fez um campeonato sempre em grande esforço e com os erros, humanos, dos árbitros quase sempre em seu favor) ou para o FCPorto (que perdeu Deco, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira porque tinha de ser e em troca recebeu mais de 60 milhões de euros pelos 3, que perdeu os restantes porque assim quis… e como tal era apontado por toda a gente como grande favorito em Agosto passado a ser tri-campeão! Se a época que fez foi a todos os títulos miserável é óbvio que o titulo de campeão nacional não lhes assenta bem)
No entanto, e fazendo uma comparação com o boxe, sendo o Porto detentor do titulo e sendo o Benfica o adversário a suceder-lhe, pelo que tenho visto mais vale o campeão manter o seu cinto já que o adversário não se mostrou capaz de o pôr KO. Com isto espero que os que me acusam de anti-portista percam essa mania. Entre Porto e Benfica não tenho duvidas em considerar o Porto um mais justo campeão. E pode ser que a festa antecipada deste fim-de-semana se revele um mau presságio…
Quanto ao jogo. Não sou bruxo nem tenho pretensões a tal, mas há certas coisas que penso que me levam a acreditar em dotes de premonição. É óbvio para todos que o Sporting não tem plantel, nem em qualidade nem em quantidade, suficiente para lutar por campeonato e taça UEFA. Sobretudo quando essa luta se faz em contra-relógio. Por essa Europa fora foi possível ver que todos os semi-finalistas das competições europeias tombaram, ou no seu campeonato ou na prova europeia! Claro que os portistas poderiam pegar no exemplo da sua equipa nas últimas duas épocas. Mas não serve como termo de comparação. A Superliga esteve sempre resolvida até final de Março, proporcionando ao FCP uma preparação ideal para a fase final europeia. José Peseiro demorou a acertar na equipa ideal. Demasiado tempo diria eu. Só em Dezembro, com 4 meses de competição, começou a definir-se o Sporting actual. Para mim isso foi suficiente para o campeonato ter ido pelo cano abaixo. Mas ainda tenho outra premonição infelizmente. Toda esta correria louca pode ter afectado, quer física quer sobretudo mentalmente, os jogadores para um dos jogos mais importantes dos 99 anos do clube: a final da taça UEFA! Espero e desejo estar enganado mas ver Hugo Viana a arrastar-se em campo não é sinal de confiança. Nem ver Liedson perdido na área. Mas a taça UEFA fica para outro post.
Sábado passado vi o Trapattoni que conheço desde os tempos da meia-final Sporting vs Inter em 1991. Apesar de necessitar da vitória mais do que tudo, Trappa nunca deu as costas da sua defesa, nunca fez pressão alta, nunca atacou com mais do que 5 homens ao mesmo tempo. Apostou na inviolabilidade das suas redes e na sua convicção à italiana. A mesma convicção que afastou a Itália do Euro2004, quando precisava a todo o custo ganhar à Bulgária e só o conseguiu já em tempo de descontos! Só que aí não contava com o arranjinho dos dinamarqueses e suecos. Sábado não haveria arranjinhos. E ele pode confiar numa defesa de 4+1 homens, sempre bem perto da área de Quim, e nos lançamentos longos para as costas da defesa leonina, o ponto fraco da equipa sportinguista. Bastou ao italiano estudar o vídeo de Alkmaar. O Sporting não sabe dominar o espaço aéreo e raramente ganha a segunda bola. E que fez Peseiro? Foi o anti-Mourinho! Tanto tenta ele descolar do rótulo que fez aquilo que Mourinho nunca faria: entrou no jogo do adversário. Jogou sem protecção aos centrais leoninos, péssimos a ganhar segundas bolas, jogou com dois extremos super lentos e sem acutilância para o contra-ataque. Peseiro decidiu que haveria de ser a sua equipa a tomar conta do jogo quando era precisamente isso a ultima coisa que a sua equipa deveria fazer! Mas pior, ele decidiu que a equipa haveria de ter a iniciativa mas por outro lado essa iniciativa deveria chegar somente à entrada da área adversária. Foi confrangedor ver a equipa sair a jogar, controlar a posse de bola e avançar em progressão sempre com a bola bem controlada, e nos últimos 20 metros ficar sem ela e sujeitar-se a rápidos contra ataques! Mas afinal a quem é que bastava o empate pergunto eu? Porque se a intenção era desgastar os jogadores e apostar na vitória então que mostrasse convicção! Porque não duvidei, não duvido nem nunca duvidarei que esta equipa do Sporting é claramente superior e vence este Benfica em qualquer estádio! Se a intenção era apenas deter a posse de bola e entreter durante 90 minutos, sem procurar o golo, então caro Peseiro, foste um morcão! E mais não digo senão tenho que tomar outro valdispert para me acalmar…
Parabéns a Trapattoni que prova a toda a gente que velhos são os trapos. Caro mister, pela segunda vez num espaço de 14 anos deste-me uma grande desilusão. Mas quero que saibas que a primeira foi mais fácil engolir, afinal Matthaus, Klinsmann, Brehme, Zenga, Bergomi, Berti, entre outros, eram adversários à altura. Que saudades de Marinho Peres…
PS:
Paulo Paraty, na época passada, armou-se em xico-esperto e fez frente aos dirigentes leoninos que criticavam uma péssima arbitragem. Disse ele na altura que sendo ele um accionista do Sporting (graças a deus que a maioria das acções estão em boas mãos…) tinha o direito de saber porque comprara ele acções a um preço unitário de 5€ que entretanto desvalorizaram para metade. Muito preocupado o Sr. arbitro, engraçado como ele não disse o mesmo das acções do FCP…
Não percebo muito de acções e de bolsa de valores mas dificilmente o valor das acções do Sporting evitarão um tombo nesta segunda feira. Tudo porque o campeonato está perdido. Espero que o Sr. Paraty não tenha remorsos de consciência. Há dois lances, separados por breves minutos, que podem ter prejudicado a carteira do accionista Paraty. Minutos antes do golo do Benfica o Sporting dispôs de um canto a seu favor. Sá Pinto na pequena área salta para disputar a bola, na vertical e sem mexer os braços. Paraty assinala falta do atacante sobre o GR Quim, que até tinha socado a bola. Nem quero imaginar se a bola tinha entrado. Já no golo de Luisão Paraty teve a capacidade fabulosa de ver que, apesar de Ricardo se encontrar dentro da pequena área e todo no ar, não assinalar falta. E convêm recordar que nesta situação, e segundo regras da FIFA, basta um respirar mais forte do adversário para ser anulada a jogada. Mas Paraty teve a coragem de marcar o golo. Ah homem corajoso, sim senhor! Enfrentaste a fúria leonina e a imensa multidão de 1500 adeptos mas foste fantástico! Era mais fácil anular o golo mas foste um verdadeiro Collina.
Meu caro careca, deixa que te diga: vou andar de olho nas tuas arbitragens até ao dia feliz da tua reforma. Quero ver esta coerência até ao último apito! Porque eu não acredito na tua boa fé nem no teu juízo de valores! E só espero que como eu ande muito boa gente, sobretudo as que têm as chaves das jaulas. Força Collina português, mostra que afinal és mais que um medíocre arbitro que se arrasta pelos campos portugueses.
PS2:
Mantenho que não houve falta sobre Ricardo. Mas preferia que tivesse sido o Collina a apitar para o centro do terreno que aquela fotocopia careca mal tirada.
domingo, 15 de maio de 2005
sexta-feira, 13 de maio de 2005
DINHEIRO
Malcom Glazer vai adquirir o Manchester United, pode fazê-lo de várias formas. Comprar o clube de forma a assumir o controlo do clube (+ de 50% das acções o que já existe), comprar o clube de forma a torná-lo privado (75% das acções - às quais deverá chegar nos próximos dias / meses), comprar o clube tornando-o privado e podendo decidir livremente (sem qualquer tipo de consulta) sobre os destinos de todo o património do mesmo (90% das acções) e caso chegue a este ponto terá direito a comprar o restante que sobre.
Analisando o campeonato inglês poderemos ver então que na próxima epóca estarão em confronto duas equipas privadas, a do Chelsea e a do Manchester United. Assim, quais as diferenças:
Assumidamente a primeira equipa foi comprada como hobby de um oligarta russo que investe muito dinheiro sem esperar um retorno, pelo menos imediato (não estou a ver como nos próximos largos anos o Chelsea irá gerar dinheiro para pagar o investimento pois o Chelsea é um clube pequeno para os padrões ingleses, basta ver que fopi comprado por estar falido por não ter arcaboiço para aguentar as vedetas, financeiramente, que tinham sido contratadas), do dinheiro investido.
A segunda equipa será comprada por um Yanke da tera do capitalismo selvagem que adquire o clube não por gostar de futebol mas sim por se tratar do clube de futebol mais rico do mundo e por gerar receitas interessantes que despertaram a atenção de um milionário das terras do Tio Sam. Não tenho dúvidas que o desporto americano é aquele que mais receitas gera no mundo e para um americano querer comprar o MU é porque lhe cheira a negócio.
Temos assim em disputa duas visões antagónicas do negócio, por um lado um milionário com dinheiro para gastar no clube por outro lado um milionário que espera retorno do que pagou pelo clube. Quem irá vencer?
Hoje não falo de futebol, apenas de dinheiro...
quinta-feira, 12 de maio de 2005
A Nova Aposta da TVI
ESTAMOS ATENTOS...
Os jogos FC Porto-Estrela da Amadora e Boavista-Estrela da Amadora, relativos à última época, são a parte central da investigação sobre o árbitro Jacinto Paixão.
«O primeiro jogo, por exemplo, foi analisado pela equipa de peritos constituída pela PJ – Jorge Coroado, Vítor Pereira e Adelino Antunes – e a mesma detectou várias irregularidades. As notas dos jornais do dia seguinte também coincidem com as críticas feitas pelos "experts". Estes consideraram que aos 14' o portista Paulo Ferreira rasteirou o amadorense Semedo sem que nada fosse assinalado.»
Atenção senhores da PJ, aos 14' ficou por marcar uma falta contra o FC Porto!
«O golo inaugural do FC Porto, aos 27', foi, segundo os peritos, obtido na marcação de um canto ganho por um jogador do FC Porto aparentemente em fora-de-jogo.»
Aparentemente (gosto desta palavra), antecedendo um _canto_ a favor do FC Porto, havia um jogador do FC Porto em posição de fora-de-jogo. Aparentemente...
Na sequência do canto (marcado de forma regular), o FC Porto abriu o activo (também de forma regular).
Mas, atenção senhores da PJ, se o aparente fora-de-jogo tivesse sido assinalado, não teria havido canto (pelo menos aquele canto).
Mais. Se 13 minutos antes tivesse sido assinalada a falta do Paulo Ferreira, quem sabe se, num remate feliz, aí a uns 30 metros da baliza, não teria sido o Estrela a abrir o activo?
«aos 45+3 o golo do sul-africano resulta de uma clara posição de fora-de-jogo.»
Será que o FC Porto foi mesmo beneficiado pela arbitragem?
O que disseram os 4 ex-árbitros que constituíam o ‘Tribunal de O JOGO’, sobre os lances que, na altura, foram considerados os mais polémicos do encontro?
32' Jordão puxou Deco à entrada da área, quando o médio do FC Porto se esgueirava com perigo em direcção à baliza. Justificava-se a admoestação com um cartão amarelo?
«Deco sofreu falta pelas costas, num lance com algum perigo para a baliza do Estrela da Amadora. Embora tenha marcado a infracção, o árbitro não mostrou o cartão amarelo a Jordão, facto que devia ter acontecido.»
JORGE COROADO
«Quando Deco corria com a bola, Jordão agarrou-o, impedindo um ataque prometedor da equipa do FC Porto. O livre foi bem assinalado, uma vez que a falta ocorreu fora da área, mas no aspecto disciplinar houve uma falha, pois o jogador do Estrela devia ter visto o amarelo.»
ANTÓNIO GARRIDO
«Comportamento incorrecto do Jordão, que puxou, ostensivamente, Deco sem qualquer intenção de jogar a bola. Infracção à lei XII, na qual se justificava um cartão amarelo.»
ROSA SANTOS
«Análise incorrecta na vertente disciplinar. Justificava-se a amostragem de um cartão amarelo, em virtude de o Jordão ter cortado em falta uma jogada prometedora para a sua baliza. Na sequência do livre, Rogério saiu da barreira antes do tempo, pelo que devia ter visto também um cartão amarelo.»
MIRANDA DE SOUSA
45' No segundo golo do FC Porto, quando Carlos Alberto faz o passe para Maciel, McCarthy está em fora-de-jogo, beneficiando depois dessa posição para marcar. O árbitro devia ter invalidado o lance?
«No momento em que o passe foi executado para Maciel, o jogador McCarthy não interfere na jogada. No seguimento do lance, Maciel assistiu McCarthy, que estava então atrás da linha da bola. Nada a dizer. O golo foi bem validado.»
JORGE COROADO (o mesmo «expert» da PJ que diz hoje o contrário!)
«Quando o passe é feito para Maciel, McCarthy encontrava-se em fora-de-jogo posicional, sem qualquer interferência no lance. Posicionou-se no centro do terreno e a bola foi para o lado esquerdo. Depois, quando Maciel lhe passou a bola encontrava-se claramente em posição legal. Lance bem ajuizado.»
ANTÓNIO GARRIDO
«Quando a bola é colocada em Maciel, McCarthy está em fora-de-jogo, mas não se faz ao lance e fica estático no centro do terreno. Depois, não há qualquer infracção no momento do passe decisivo. São duas jogadas distintas. Agiu bem o árbitro.»
ROSA SANTOS
«Deficiente interpretação do árbitro-assistente, que não agiu correctamente, já que, no momento do passe de Carlos Alberto para Maciel, McCarthy encontrava-se em fora-de-jogo de posição (não punível), mas depois acaba por tirar proveito desse facto para marcar, pelo que devia ter sido sancionado o fora-de-jogo.»
MIRANDA DE SOUSA
69' Lula surgiu isolado na área do FC Porto. Baía foi ao chão e afastou a bola. Tocou no adversário? Justificava-se a marcação de uma grande penalidade?
«Pelo que nos foi dado ver através das imagens televisivas, Vítor Baía apenas tocou no esférico. Depois do guarda-redes do FC Porto ter cortado o lance, Lula acabou por bater na mão de Baía, num lance normal. Existe apenas razão para a marcação de um pontapé-de-canto.»
JORGE COROADO
«Jogada tradicional entre o guarda-redes e o avançado, mas, neste caso, o Vítor Baía apenas jogou a bola, não havendo, por isso, qualquer razão para se assinalar grande penalidade. Se existiu contacto, foi posterior ao corte de Baía.»
ANTÓNIO GARRIDO
«Jogada correcta, pois o Vítor Baía apenas jogou a bola. Se houve contacto, foi posterior ao corte. Decisão acertada.»
ROSA SANTOS
«Não há motivo para grande penalidade, uma vez que Vítor Baía não comete nenhuma infracção, limitando-se a jogar a bola.»
MIRANDA DE SOUSA
75' Entrada a pés juntos de Pedro Simões sobre Sérgio Conceição, já perto da linha final, tendo a jogada prosseguido. O árbitro optou por não admoestar o jogador do Estrela da Amadora. Devia tê-lo feito e, se sim, com que cartão?
«O jogador do Estrela da Amadora tentou chegar à bola com um tackle, mas não conseguiu e, com as canelas, atingiu Sérgio Conceição. O árbitro deu bem a lei da vantagem, mas devia ter mostrado o cartão amarelo no final do lance.»
JORGE COROADO
«Sérgio Conceição cruzou a bola e o árbitro ficou a acompanhar o lance. Depois da jogada devia, contudo, ter admoestado o jogador do Estrela da Amadora com um cartão amarelo, devido ao tackle perigoso que fez sobre o atleta do FC Porto.»
ANTÓNIO GARRIDO
«O árbitro devia ter admoestado Pedro Simões com um cartão vermelho, por entrada violenta sobre Sérgio Conceição. Aliás, Jacinto Paixão esteve mal no aspecto disciplinar, deixando por mostrar muitos cartões ao longo de toda a partida.»
ROSA SANTOS
«Deficiente análise do árbitro a nível disciplinar, uma vez que, na primeira paragem do jogo, devia ter sancionado Pedro Simões com um cartão amarelo, em virtude do perigo que o tackle poderia acarretar para a saúde física do adversário.»
MIRANDA DE SOUSA
«Na época de 2003/2004, Jacinto Paixão arbitrou um jogo do FC Porto: a vitória em casa por 4-1 sobre a Académica, jogo no qual foi auxiliado por João Madeira e Décio Cordeiro.»
O que é que os "experts" escolhidos pela PJ disseram deste jogo?
Não me digam que não houve um cantozito ou uma falta mal marcada?
Vá lá, vejam o jogo outra vez que alguma coisa hão-de arranjar...
PS: NAO SE ESQUEÇAM QUE...«Valentim Loureiro, presidente suspenso da Liga de Clubes, foi apanhado em conversas consideradas suspeitas com Luís Filipe Vieira (presidente do Benfica e da SAD benfiquista), José Veiga (director da SAD do Benfica) e José Eduardo Bettencourt (ex-administrador da SAD do Sporting). As conversas foram transcritas no âmbito do processo "Apito Dourado" JN, 13/04/2005
O Show OFF é so para alguns...
NÓS PORTISTAS ... APESAR DE TUDO O QUE NOS FAZEM ... ESTAMOS ATENTOS!!!!!!
terça-feira, 10 de maio de 2005
O Arquitecto estava enganado!
Por incrível que possa parecer, e apesar das teorias do Gil, parece que a gala da Superliga a realizar na Casa da Musica vai ser em tons verdes! Mas vamos com calma...
Como de costume vou começar de baixo para cima. O Beira-Mar é a primeira equipa que tem já definida a descida de divisão. Impressionante como uma equipa que consegue amealhar 7 pontos em 18 possíveis frente aos 3 grandes (2V e 1E), só acrescenta mais 21 pontos nas restantes 26 jornadas disputadas! O caso do Beira-Mar é realmente um case-study e, numa opinião que peca naturalmente por ser demasiado superficial, é minha convicção que caso os 32 jogos disputados pelo Beira-Mar até ao momento tivessem tido honras de transmissão televisiva, o clube estaria a lutar pela qualificação europeia. É uma opinião muito pessoal, mas todos os jogos que foram televisionados da equipa aveirense, não há um só em que tenha ficado com má impressão do seu futebol, bem pelo contrário. Têm (tinham...) um bom conjunto de jogadores a que faltou o devido trabalho e acompanhamento de um treinador, que poderia ser o Inácio caso tivesse chegado mais cedo a Aveiro. Mas espero sinceramente que dentro de um ano estejam de regresso à Superliga porque fazem falta. Só de pensar que aquele tapete verde fabuloso vai estar na 2º Liga e em compensação regressam o batatal da Mata Real e o arrozal da Reboleira, até fico com insónias :)
Quanto ao Benfica, queria relembrar as palavras célebres de um dos maiores arquitectos portugueses, Tomás Taveira, que na sua sabedoria disse certo dia:
"N'Doye, N'Doye nada"
Mas meu caro arquitecto, permita-me que o corrija. Doeu e muito! A derrota do Benfica em Penafiel trouxe uma vez mais uma evidência que tarda a entrar nas mentes de muita gente: a este Benfica falta-lhe estofo para ser campeão!
E quando me refiro ao estofo, não quero apenas insinuar que não tem estofo mental para aguentar a pressão. Mesmo a nível físico, uma equipa que tem cerca de 40 jogos nas pernas, e que nos últimos 2 meses se resume a jogar semanalmente para uma competição, não apresenta estofo físico para se aguentar frente a adversários que deveriam ser inferiores.
Não pretendo retirar mérito ao Penafiel, que jogou e que fez mais pela vitoria no passado sábado que aquando da ida a Alvalade, em que ganha somente devido a duas infantilidades de Hugo. Nada disso se passou nesta jornada, a equipa penafidelense foi superior a um Benfica desgastadissimo e que criou somente dois lances de perigo em todo o jogo. Como pode uma equipa que almeja alcançar o título produzir uma das exibições mais pobres e sem brilho de toda a época, precisamente num jogo crucial?
Quanto ao arbitro Pedro Proença. Foi evidente que entrou condicionado, mas isso só por si revela que não possui nível suficiente para arbitrar os melhores, seja em Portugal ou nas provas europeias. Mesmo assim não fez pior que os árbitros que arbitram no Algarve e na Luz. Errou sim ao não assinalar 2 pretensos penaltis a favor do Benfica (e não 3 e 4 como já li.... LFV e JV andam muito nervosos... será porque prometerem algo que pelos vistos não vai acontecer?!...), na queda de Geovanni na 1ª parte e no agarrão a Mantorras na 2ª parte. No entanto quero aqui relembrar que a queda de Mantorras, apesar de falta, é algo que acontece em todas as jornadas, inclusive no Algarve poderia ter dado o 2-0 ao Estoril! E quanto ao suposto erro no lance de Geovanni, não ficam bem as criticas sobretudo depois das últimas duas arbitragens, por sinal bastante tendenciosas! Se errar é humano, como a maioria benfiquista nos queria fazer crer... então errar contra nós humano é, não?
Uma palavrinha ainda para um jogador que me desencanta a cada jogo que passa: Simão Sabrosa. O jovenzinho, com grande ironia, afirmou após o escandaloso penalti frente ao Belenenses o seguinte:
"Se o árbitro marcou o penalti é porque era penalti"
Menino Simão, não sei se já conhece este blog (se não conhece não sabe o que anda a perder) mas, pegando nas suas sábias palavras, aqui fica a minha opinião sobre os 52,5 penalties a favor do Benfica que ficaram por assinalar em Penafiel:
"Se o árbitro não marcou o penalti é porque não era penalti"
Cada vez estou mais de acordo com a expressão... o futebol é simples carago!
Mudando de ares vamos até Moreira de Cónegos. Sabendo à partida que a vitoria permitiria colocar-se a um ponto de distância do Benfica, a duas jornadas do fim, ficando em boa posição para revalidar o título, é incompreensível a atitude da equipa portista. Deu 45 minutos de jogo ao Moreirense, pensando por certo que os pobres desalmados não honrariam a camisola que vestem pelo simples facto de estarem praticamente despromovidos. Isso não é atitude de campeão e a sobranceria e falta de atitude pagam-se caro em alta competição. Por muito que o Gil, entre outros, não gostem que lhes recordem, isto era inconcebível com Mourinho a treinar! De forma alguma o Porto deixaria um moribundo Moreirense adiantar-se no marcador e muito menos permitiria aos seus jogadores o desperdício de uma metade de jogo sem garra nem atitude. Na segunda parte nota-se outro empenho e o Porto não vence um encontro decisivo por tremenda aselhice no momento de finalização, de que McCarthy é o exemplo mais evidente com um falhanço do tamanho da Torre dos Clérigos, já em tempo de descontos! Não quero deixar de referir que o Moreirense lutou igualmente pela vitoria e que a mesma não foi alcançada devido a uma bela exibição de Baia, evitando o golo em duas ocasiões.
Não posso compreender nem aceitar as criticas portistas à arbitragem. Bruno Paixão nem toma nenhuma decisão polémica nem comete nenhum erro de julgamento grosseiro, cometendo evidentemente pequenos erros como qualquer outro que não podem ser responsáveis pela falta de atitude e pontaria dos jogadores portistas. Mas este campeonato, alem de mal jogado, ficará para a história como o campeonato da pouca-vergonha dos dirigentes e treinadores. Do Couceiro já nem fico admirado, afinal ele nunca perde pontos por culpa própria, é sempre culpa dos árbitros (deve ter sido o arbitro que mandou tirar o D.E. Leandro que abriu uma avenida para o contra ataque adversário…), mas Reinaldo Teles desiludiu-me com a sua falta de seriedade. Comparar esta arbitragem com a arbitragem de Campo Maior é ter fraca memória. Quanto à expulsão de Quaresma a mesma fica-se a dever à falta de controlo emocional do jogador. Exagerada? Para mim foi, não acho que os bandeirinhas, que passam o jogo a ouvir insultos, se deveriam ofender por tão pouco, mas está na lei e sendo assim não há nada a fazer.
Para o final fica o meu Sporting. Ao fim de 16 jornadas volta a liderar a Superliga. Em 32 jornadas só liderou a prova por 2 vezes é um facto. Mas é igualmente um facto que já esteve a 8 pontos da liderança e que, mesmo com a prova europeia, conseguiu recuperar, por duas vezes, a desvantagem para o líder. Só me resta aguardar pelo jogo de Sábado e assistir a mais uma demonstração de raça e determinação. Nos últimos três jogos o plantel do Sporting mostrou, a quem duvidas tinha, que não é Liedson & Cª Lda. Depois de Pinilla, foi Miguel Garcia a decidir e coube agora a vez de Tello assumir protagonismo. Um plantel à medida das ambições de técnicos, dirigentes, sócios e adeptos em geral. Que as três finais sejam um orgulho para todos os sportinguistas, é somente o que peço e desejo. Força Sporting!
PS:
Liedson pontapeou a bola que já se encontrava 2 metros fora do relvado de jogo e com Palatsi com nova bola na mão para seguir o jogo. Parabéns Olegário pela habilidade, mas nunca te esqueças da célebre frase que imortaliza o Sporting: Por cada leão que tombe outro se levantará! A queda de Liedson será esquecida pela proeza de outro jogador… qual?