Redes Social

sábado, 31 de março de 2012

O Começo do Fim!

Faltando somente 6 jornadas para concluir mais um campeonato nacional, existem três candidatos ao triunfo final, cada qual com os seus trabalhos hercúleos, a saber:

Calendário Sp. Braga:

Jornada 25 – Benfica vs Sp. Braga

Jornada 26 – Sp. Braga vs FC Porto

Jornada 27 – Paços Ferreira vs Sp. Braga

Jornada 28 – Sp. Braga vs Olhanense

Jornada 29 – Sp. Braga vs Beira-Mar

Jornada 30 – Sporting vs Sp. Braga

Como se pode ver, para o clube minhoto poder ambicionar o tão desejado título, o primeiro da sua quase centenária história, é vital sobreviver ao próximos 8 dias! A deslocação à Luz e a recepção do parceiro FC Porto serão duros testes à candidatura bracarense. É certo que a brilhante campanha até ao momento permite-lhe, mesmo fracassando nesses dois jogos, manter viva a esperança. Afinal, mesmo somando zero pontos, e tendo o FCP amealhado seis pontos nesse período, faria com que o Braga ficasse a 5 pontos a 4 jornadas do fim. Matematicamente seria ainda possível, algo parecido com o que sucedeu à duas temporadas. Mas, convenhamos, se tal acontecer o melhor é os adeptos tirarem o cavalo da chuva porque o título passará a ser pura miragem! Logo, o melhor que o Braga tem a fazer nestas duas finais épicas que o aguardam é… pontuar! Se fizer os seis pontos em disputa pode encomendar as faixas, será o mais que justo campeão nacional, e se dependesse de mim ganhava, e ganhava de goleada! Mas, analisando friamente, o que o arsenal minhoto tem mesmo de fazer é impedir a vitória portista em Braga, se por exemplo perder na luz mas empatar com os portistas, ficará na pior das hipóteses a dois pontos do Porto e, dependendo do que o Benfica fizer em Alvalade, a um máximo de 3 pontos do Benfica. Já, se ganhar na Luz e perder em casa com o Porto, arrumará com o Benfica mas permitirá ao Porto uma vantagem de 2 pontos e igualmente a vantagem no confronto directo. Seja como for, será sempre melhor somar pontos com um deles do que não somar qualquer ponto. Possivelmente o mais certo serão dois empates nesses jogos, deixando praticamente tudo na mesma, fazendo com que as deslocações a Paços de Ferreira e Alvalade sejam decisivas para o triunfo final, uma vez que a recepção, quer à Olhanense quer ao Beira-Mar não apresentam dificuldades de maior.

Prevejo, em 18 pontos possíveis, a conquista de 12 pontos, na pior das hipóteses.


Calendário FC Porto:

Jornada 25 – FC Porto vs Olhanense

Jornada 26 – Sp. Braga vs FC Porto

Jornada 27 – FC Porto vs Beira-Mar

Jornada 28 – Marítimo vs FC Porto

Jornada 29 – FC Porto vs Sporting

Jornada 30 – Rio Ave vs FC Porto

O Porto, tal como os seus rivais, tem 3 jogos em casa e 3 jogos fora. Dos jogos em casa, em teoria, tem 2 vitórias no papo e, frente ao Sporting, embora se trate de um clássico, dependerá muito da permanência do clube leonino na Liga Europa, que apesar de aumentar o cansaço dos jogadores, provoca igualmente um estado anímico elevado, que poderá em teoria prejudicar os portistas. Mas as grandes dificuldades serão fora de casa, particularmente em Braga e na Madeira. Se o clube portuense triunfar em Braga pode encomendar as faixas, pela história dos últimos 30 anos nunca deixou fugir a liderança tão perto do fim e não será esta época que tal sucederia! Partindo do princípio, pelo futebol que tem praticado, que o máximo que alcançará em Braga será um empate, então ainda terá de contar e muito com a ajuda leonina, quer em casa quando os defrontar, quer sobretudo na última jornada, quando for passear a Vila do Conde e contará com a ajuda do Sporting para festejar mais um campeonato. Há muito que prevejo este cenário e só espero que, se lá chegarmos como prevejo, que os adeptos que encherem Alvalade, façam ver aos seus jogadores qual a sua vontade!

Prevejo, em 18 pontos possíveis, a conquista de 12 pontos, na pior das hipóteses.

Calendário Benfica:

Jornada 25 – Benfica vs Sp. Braga

Jornada 26 – Sporting vs Benfica

Jornada 27 – Benfica vs Marítimo

Jornada 28 – Rio Ave vs Benfica

Jornada 29 – Benfica vs U. Leiria

Jornada 30 – V. Setúbal vs Benfica

O Benfica está em maus lençóis por culpa própria. Desperdiçou a vantagem amealhada e agora, em duplo jornada para a Champions com o Chelsea, defronta dois rivais que o podem ferir de morte. Dentro de 10 dias o Benfica poderá ter capitulado na luta pelo título, tão simples quanto isto. Por outro lado, se as próximas duas jornadas lhe correrem de feição (e com isto quero mesmo dizer, dois jogos, duas vitórias!) o título estará nas mãos benfiquistas e só uma hecatombe lhes retirará o mesmo. Mas, sinceramente, qual a probabilidade disso suceder? Com o desgaste provocado pelo Chelsea, que além de físico pode ser igualmente anímico no caso de eliminação mais que provável, qual o nível de entrega física e concentração para os confrontos com a dupla de Sporting’s? Sobram ainda deslocações a Vila do Conde e Setúbal e recepção ao Marítimo, jogos que podem ser problemáticos mas ultrapassáveis, sobretudo se o Benfica tiver nessa altura na frente do campeonato ou colado ao líder.

Prevejo, em 18 pontos possíveis, a conquista de 11 pontos, na pior das hipóteses.

Sendo assim, se as minhas previsões estiverem correctas, o Braga sagrar-se-á campeão com um mínimo de 70 pontos, seguido do Porto com um mínimo de 69 pontos e do Benfica, com um mínimo de 67 pontos. Obviamente que, com tão curtas distâncias, tudo é possível, mas nos próximos dois jogos muito do futuro de Braga e Benfica será jogado, nesse aspecto a vantagem teórica parece-me pertencer ao Porto, a menos que falhe novamente em casa contra uma equipa (Olhanense) teoricamente inferior e, ainda por cima, treinada por um sujeito mais azul que as veias do nosso rei agricultor e a sua ninhada de putos que em nada se parecem com ele…

Sem comentários: