Calendário Sp. Braga:
Jornada 25 – Benfica vs Sp. Braga
Jornada 26 – Sp. Braga vs FC Porto
Jornada 27 – Paços Ferreira vs Sp. Braga
Jornada 28 – Sp. Braga vs Olhanense
Jornada 29 – Sp. Braga vs Beira-Mar
Jornada 30 – Sporting vs Sp. Braga
Prevejo, em 18 pontos possíveis, a conquista de 12 pontos, na pior das hipóteses.
Calendário FC Porto:
Jornada 25 – FC Porto vs Olhanense
Jornada 26 – Sp. Braga vs FC Porto
Jornada 27 – FC Porto vs Beira-Mar
Jornada 28 – Marítimo vs FC Porto
Jornada 29 – FC Porto vs Sporting
Jornada 30 – Rio Ave vs FC Porto
O Porto, tal como os seus rivais, tem 3 jogos em casa e 3 jogos fora. Dos jogos em casa, em teoria, tem 2 vitórias no papo e, frente ao Sporting, embora se trate de um clássico, dependerá muito da permanência do clube leonino na Liga Europa, que apesar de aumentar o cansaço dos jogadores, provoca igualmente um estado anímico elevado, que poderá em teoria prejudicar os portistas. Mas as grandes dificuldades serão fora de casa, particularmente em Braga e na Madeira. Se o clube portuense triunfar em Braga pode encomendar as faixas, pela história dos últimos 30 anos nunca deixou fugir a liderança tão perto do fim e não será esta época que tal sucederia! Partindo do princípio, pelo futebol que tem praticado, que o máximo que alcançará em Braga será um empate, então ainda terá de contar e muito com a ajuda leonina, quer em casa quando os defrontar, quer sobretudo na última jornada, quando for passear a Vila do Conde e contará com a ajuda do Sporting para festejar mais um campeonato. Há muito que prevejo este cenário e só espero que, se lá chegarmos como prevejo, que os adeptos que encherem Alvalade, façam ver aos seus jogadores qual a sua vontade!
Prevejo, em 18 pontos possíveis, a conquista de 12 pontos, na pior das hipóteses.
Calendário Benfica:
Jornada 25 – Benfica vs Sp. Braga
Jornada 26 – Sporting vs Benfica
Jornada 27 – Benfica vs Marítimo
Jornada 28 – Rio Ave vs Benfica
Jornada 29 – Benfica vs U. Leiria
Jornada 30 – V. Setúbal vs Benfica
O Benfica está em maus lençóis por culpa própria. Desperdiçou a vantagem amealhada e agora, em duplo jornada para a Champions com o Chelsea, defronta dois rivais que o podem ferir de morte. Dentro de 10 dias o Benfica poderá ter capitulado na luta pelo título, tão simples quanto isto. Por outro lado, se as próximas duas jornadas lhe correrem de feição (e com isto quero mesmo dizer, dois jogos, duas vitórias!) o título estará nas mãos benfiquistas e só uma hecatombe lhes retirará o mesmo. Mas, sinceramente, qual a probabilidade disso suceder? Com o desgaste provocado pelo Chelsea, que além de físico pode ser igualmente anímico no caso de eliminação mais que provável, qual o nível de entrega física e concentração para os confrontos com a dupla de Sporting’s? Sobram ainda deslocações a Vila do Conde e Setúbal e recepção ao Marítimo, jogos que podem ser problemáticos mas ultrapassáveis, sobretudo se o Benfica tiver nessa altura na frente do campeonato ou colado ao líder.
Prevejo, em 18 pontos possíveis, a conquista de 11 pontos, na pior das hipóteses.
Sendo assim, se as minhas previsões estiverem correctas, o Braga sagrar-se-á campeão com um mínimo de 70 pontos, seguido do Porto com um mínimo de 69 pontos e do Benfica, com um mínimo de 67 pontos. Obviamente que, com tão curtas distâncias, tudo é possível, mas nos próximos dois jogos muito do futuro de Braga e Benfica será jogado, nesse aspecto a vantagem teórica parece-me pertencer ao Porto, a menos que falhe novamente em casa contra uma equipa (Olhanense) teoricamente inferior e, ainda por cima, treinada por um sujeito mais azul que as veias do nosso rei agricultor e a sua ninhada de putos que em nada se parecem com ele…