sexta-feira, 31 de julho de 2009
quinta-feira, 30 de julho de 2009
A Desmistificação de Um Mito
Finalizado na justiça o processo Apito Dourado fica um vazio no ar. Esvaziou-se qual pneu furado a teoria de que o FCP vence porque o Dr. Jorge Nuno Pinto da Costa corrompe a arbitragem. Provou-se que não! Pinto da Costa compra arbitros = especulação. Pinto da Costa é um presidente honesto e cumpre a sua profissão com brio e honestidade = facto provado pelos orgãos de justiça portuguesa. Qualquer reclamação pf dirigam-se aos orgãos competentes.
http://www.psp.pt/Pages/apsp/ondeEstamos.aspx?qDistrito=40
Voltando ao “vazio”…! Após ilibação oficial do Dr. Jorge Nuno Pinto da Costa rapidamente foi construída uma nova teoria para justificar os consecutivos triunfos nacionais e internacionais do FCP, os jogadores “emprestados”!
Rezam estes conspiradores que o FCP agora vence porque tem jogadores emprestados em 467 clubes da Primeira Liga e que estes “facilitam” ou nem jogam quando jogam contra o FCP. Uma boa teoria, e de facto até poderia pegar caso o FCP fosse o único clube em Portugal a fazer o mesmo. Senão vejámos esta pequena comparação relativamente ao número de clubes aos quais FCP se sporting têm jogadores “emprestados”:
Futebol Clube do Porto:
Claudio Pitbull – Marítimo
Ukra, Tengarrinha e Ventura – Olhanense
André Pinto, Kazmierczak e Helder Barbosa – Vit. Setúbal
Total de Clubes: 3
Sporting Clube de Portugal
Rui Fonte – Vit. Setúbal
Diogo Rosado e André Santos – U. Leiria
Total de Clubes: 2
Perante isto podemos considerar que este ano as contas estão equilibradas e sendo que as contas ainda não estão fechadas para os lados de alvalade (ainda podem sair mais emprestimos a lubes da I Liga), podemos mesmo considerar um empate técnico. A Quadrilha vai estar atenta aos encontros entre Sporting e U. Leiria…..
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Pré-época 2009/10: Sporting
O Sporting foi a primeira equipa a iniciar a pré-época da temporada 2009/10 e, naturalmente, foi igualmente a primeira equipa a dar por terminada esse período de preparação para a nova temporada. O que se segue são as minhas considerações sobre este mês de preparação da equipa leonina, as minhas dúvidas e certezas para uma época que se deseja de conquistas.
Ponto prévio. O presidente Bettencourt cometeu um erro ao afirmar “Paulo Bento Forever!”. É notório o divórcio dos sportinguistas com a equipa; respeitam Paulo Bento e sabem que possui um limitado número de ovos para fazer uma omolete campeã (e é por isso que nunca houve a contestação como a que obrigou ao despedimento de Peseiro, isso e o facto de todos reconhecerem a Paulo Bento autoridade e controlo sobre os jogadores…) mas, no entanto, já enlouquecem só de ouvir falar em losangos! Paulo Bento é um jovem treinador com qualidades mas que está estagnado tacticamente, precisa evoluir e não será no Sporting que o fará. Fui da opinião que a melhor atitude a tomar seria a substituição do treinador para trazer uma nova lufada ao balneário e aos adeptos, José Eduardo Bettencourt preferiu trilhar um caminho que se prevê ser um beco sem saída: ou Paulo Bento atina com a táctica e sagra-se campeão ou é despedido com a época a decorrer, não estou a ver os sportinguistas assistirem, impávidos e serenos, a nova época insípida e frustrante como as duas anteriores. Haveria necessidade de Bettencourt colocar o seu mandato em risco por uma tontaria sem sentido? Claro que não, espero estar enganado, mas isto não vai acabar bem.
Relativamente à pré-época. Não fiquei espantado. Quatro jogos, uma única vitória, contra os amadores do Cacém, reunidos à pressa provavelmente. Ganhar por três golos de diferença foi desde logo mau sinal, uma equipa destas, mesmo com uma semana de treinos, é para golear por 8 ou 9! Atitude! Força de vencer! Garra! Na minha opinião a equipa teria de fazer uma clara demonstração aos adeptos de atitude, vontade de vencer, garra! Nada disso, actuação discreta, dando apenas o mínimo para não cansar! Mais do mesmo, foi como se tivesse decorrido apenas uma semana desde o fim do último campeonato! É evidente o divórcio dos atletas com o treinador, podem respeitá-lo e temê-lo, mas não o ouvem, não são motivados pelas suas palavras, ou seja, há claros sinais de tempestade a caminho de Alvalade. Seguem-se dois jogos, duas derrotas, totalmente estúpidas e infantis. Contra Nottingham Forest e Feyenoord a equipa leonina foi superior em largos momentos do jogo mas erros defensivos de meter medo trouxeram de volta os fantasmas da Baviera: que fazer com os jogadores que compõem a defesa? Anderson Polga é finito! Por completo! As últimas duas temporadas mostraram a degradação de um atleta que, em tempos, liderou com classe e categoria a defesa do leão. Actualmente Polga é um desastre, falta-lhe autoridade e confiança, não pode continuar a ser líder de um sector fundamental. Porque razão a dupla Carriço/Tonel nunca foi considerada? A par de Polga está Caneira. O que se passa com este jogador? Vários anos a jogar em Itália, França e Espanha, parece um amador, um principiante, cada lance é jogado a medo, sem confiança, sempre a despachar a bola como se estivesse a ser perseguido pelo diabo! Onde está o dedo do treinador para aumentar o desempenho destes dois atletas que não podem ter desaprendido a jogar em três tempos! O empate com o V. Guimarães acabou por ser o jogo cuja exibição mais agradou aos adeptos, com bom domínio de jogo e bons movimentos colectivos, pecou novamente pela atitude típica da gerência “Paulo Bento”, deixar correr o marfim como se o adversário estivesse morto e enterrado. Bem, não estava, afinal até jogava em casa e era jogo de apresentação aos adeptos, empatou e se tivesse tempo até ganhava! Isto num jogo em que o Sporting teve momentos em que podia ter encarrilado para a goleada! Apetece berrar: mas que merda é esta? Estamos a brincar?
Não entendo como se planeiam somente 3 jogos de pré-época. Sim, porque o primeiro nem conta pró totobola! É para não cansar os meninos? Mas os meninos precisam mesmo é de se cansar meu caro Paulo Bento. Isto é muito simples: eles não te ouvem, estão-se marimbando para o teu paleio, que até é chato pra catano, como tal isto só lá vai com treino e jogo. Passar um mês de preparação com 3 jogos quando alguns adversários já levam 7 ou 8 demonstra péssima preparação. Os ovos são poucos mas se juntares farinha a omolete sempre cresce mais um bocado.
Quanto aos reforços. Dos novos e dos que já lá estavam mas pouco tinham jogado na época anterior. Matias Fernandez é a prova de que vale a pena gastar um pouco mais num único jogador que pegar nessa quantia e comprar quatro ou cinco marrecos. A prova? Tiui, Ronny, Purovic, Stoijkovic e Romagnoli. Tudo estrangeiros que ninguém pega, até a custo zero está difícil despachar! Todo o sportinguista entende que não há dinheiro para luxos, mas o que acabei de escrever é a prova que mais vale investir num craque estrangeiro com qualidade que arriscar e trazer meia dúzia que custarão o mesmo e podem ter retorno zero, tanto no campo como na tesouraria. Pelo que demonstrou nos jogos efectuados, o chileno é uma mais valia para a equipa, tem capacidade de finalização embora fisicamente se apresente algo débil, aspecto a melhorar breve e rapidamente! Caicedo é uma incógnita, chegou já no fim da pré-época, fisicamente promete ser um excelente complemento para o levezinho Liedson mas o melhor é aguardar para ver o seu rendimento. Mas era um elemento desejado, um ataque limitado a Liedson e aos fogachos de Postiga e Djaló era manifestamente pouco. André Marques e Carlos Saleiro são dois jovens que regressam ao plantel após rodagem, mas uma equipa que deseja lutar pelo título não pode limitar-se a reintegrar miúdos da Academia. A equipa apresenta-se limitada na defesa, em todos os sectores da mesma, bem como nas posições de trinco (um dos que sujam os calções, um Oceano por exemplo…) e flanqueador. Não dá para mais dirão uns, eu sigo que é inadmissível não se apostar em Diogo Rosado e/ou Wilson Eduardo! E não me digam que são muito novos, com a idade deles já brilhavam todos os craques leoninos que saltaram da cantera directamente pró estrelado, de Figo a Quaresma, de Cristiano a Nani. Que se passa então mister? Nada como a irreverência de jovens lobos para animar uma plateia, para levar adeptos ao estádio. Confesso que todas estas atitudes me deixam tremendamente irritado.
No entanto existe uma solução, que está dentro do plantel. O aproveitamento do talento de Miguel Veloso, Simon Vukcevic, Leandro Grimi e Hélder Postiga. Quatro jogadores que, a espaços, demonstram enorme potencial, sobretudo os dois primeiros. O Real Madrid dá-se ao luxo de prescindir de jogadores contratados a peso de ouro seis meses antes, o Sporting tem de extrair todo o talento dos seus jogadores, é fundamental perceber Veloso e Vukcevic, e infelizmente não será com Paulo Bento que tal sucederá. Por muita isenção de culpa que tenha Bento, a verdade é que é mais fácil trocar de treinador que trocar 6 ou 7 jogadores, ainda para mais num clube com as dificuldades financeiras como o Sporting. Pode parecer simplista da minha parte reduzir tudo ao treinador, mas estou em crer que Paulo Bento é a peça que encrava a máquina leonina apresentar todo o seu valor, não digo que seriam campeões mas seriam certamente candidatos a campeões. De momento, como as coisas estão, o Sporting não é candidato a nada a não ser desiludir os seus adeptos.
sábado, 25 de julho de 2009
Crónica de uma morte anunciada
No dia 28 Novembro de 2008 ele escreveu isto…
A Liga dos Campeões compensa?
No dia em que arrancou a edição deste ano Liga dos Campeões, FC Porto e Sporting, os dois clubes portugueses presentes na prova, garantiram automaticamente um encaixe de 5,4 milhões €. Destes, 3 milhões constituem um bónus de participação, 2,4 milhões vêm da taxa de 400 mil € por cada um dos seis jogos que os clubes terão de disputar entre si na fase de grupos. É muito, é pouco?
Para um clube médio português, que não tem a mais pequena hipótese de participar na prova, é muito dinheiro. Se tirarmos os três chamados ‘grandes’, que têm em média orçamentos anuais entre os 60 e os 40 milhões
(63 do Benfica, 46 do FC Porto, 40 do Sporting) os ‘outros’ têm orçamentos reduzidos e à medida de um futebol pobre e sem receitas.
A partir dos grandes, em escadinha, os meios disponíveis dos restantes descem dos cerca de 12 milhões do Sporting de Braga (por uma ordem com oscilações), Boavista, Vitória Guimarães, Marítimo, Académica, Belenenses, Nacional, Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora, Paços de Ferreira, Naval, Rio Ave, até aos menos de 2 milhões do líder Leixões.
Sem invocar ou contabilizar, durante o período de uma época, as perdas dos três da frente nas suas acções na Bolsa, as suas contas anuais traduzem uma irreversível e perigosa queda de valor dos seus activos. Aparentemente, a sua participação na Liga dos Campeões, cujo encaixe final depende do desempenho de cada um na prova (e este ano o campeão pode levar para casa 23,7 milhões, mais bilheteiras e receitas de televisão), representaria o equilíbrio das contas de cada um.
Este ano, a UEFA vai distribuir 588,6 milhões € pelos 32 clubes que participam a partir da fase de grupos, em que, pela primeira vez, vão estar dois clubes portugueses, FC Porto e Sporting. Parece aliciante, mas será como parece que estes números indicam? Ou seja, será que a Liga dos Campeões compensa?
Há quem pense que não e que, para muitos clubes cuja base patrimonial e económica é menos consistente, digamos assim, não compensa. O facto é que, por exemplo o FC Porto, quando foi campeão europeu em 2004 (e terá encaixado 19 milhões) apresentou nesse ano contas negativas e teve um aumento do seu défice.
Mas é óbvio que tudo dependerá do desempenho desportivo da equipa e, em parte cada vez mais significativa, da resposta que os seus adeptos e simpatizantes derem nas bilheteiras.
Quando acabei de lêr esta fabulosa crónica de opinião, fui tomar um calmante e pensei – Este homem nao deve durar muito – E acertei…
A melhor homenagem que pude fazer ao senhor Rui Cartaxana foi colocar as cronicas dele aqui no blog, tenho pena de nunca o ter conhecido pessoalmente, o que até é bom em termos juridicos…não posso ser acusado de homicidio!
Por fim Senhor Rui, quero-lhe pedir um favor…dê cumprimentos meus ao Alfredo Farinha e continue a aparecer no blog!!!
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Isto só lá vai à pedrada!
Ganhai vergonha lampiões!
PS:
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Acompanhante de luxo!
terça-feira, 21 de julho de 2009
segunda-feira, 20 de julho de 2009
O MITICO SUSPEITA ...!
Participou 15 épocas na 1ª Divisão, onde alcançou posições de destaque, como um 5º lugar nos anos 50. Jogou a final da Taça de Portugal da temporada 1956/57, onde foi derrotado por 3-1.
Tu queres ver ... que o fim começou pelas filiais??????
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Ligas do Tribunal: Classificações finais!
São muitos os nomes de jogadores desconhecidos, prováveis leitores do blog mas demasiado preguiçosos para escrever! A não ser quando abro uma cova, aí aparece sempre uma carmelita descalça escandalizada! Mas a lista tem muito lampião, se as coisas correrem bem pros couratos nas primeiras jornadas palpita-me invasão...
Sobra ainda outra competição, que teve este ano a sua época de estreia. A Liga Manager, competição interna, dedicada somente ao campeonato nacional e a servir como pêndulo para avaliar as competências de cada participante como conhecedor e merecedor de dar palpites! Sem surpresa fui o melhor, liderando desde a 5ª jornada uma competição sem história! Na geral da prova, o 18º final acaba por saber a pouco, culpa da falta de competitividade interna.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Pirata em Missão de Espionagem
Confesso, estou preocupado...
terça-feira, 14 de julho de 2009
2009.07.13: Jantar do 1000º Post
Post Mil
É verdade meus caros amigos, passaram-se 1761 dias desde que o Picareto escreveu o primeiro post deste blog! Quase 5 anos se passaram, muita discussão acalorada, divertida, irónica e quezilenta, o blog já teve de tudo! Excelentes momentos que ficaram na memória de todos que contribuíram (e contribuem) para que este espaço se mantenha vivo e sobreviva a todas as novidades tecnológicas, inclusivé a aberração do Twitter, onde aqui o Pirata nunca colocará os dedos, afinal alguém me está a ver escrever somente 150 caracteres para expressar uma opinião, pois não?
Segue a seguir uma lista que descreve a actividade dos 10 admnistradores que contribuíram para este momento histórico; esperamos e desejamos todos que, dentro de outros 5 anos, aqui estejamos para comemorar o próximo milésimo!
Chega o momento de recordar um pouco da história de cada blogger contribuinte para este número histórico. Picareto e Ramos foram os mentores deste projecto, Pirata e Mitico juntaram-se a eles desde o primeiro momento, entrando o Kaustico e Ivo no início de 2005. O Autor, na época a curtir a movida checa assinou com a equipa nos primórdios de 2006, ano que contou igualmente com as breves passagens do Inquisição Espanhola e do JC. Já em 2009 o leão PPA veio equilibrar as contas clubísticas, permitindo maior folga nas costas do Pirata!
Picareto: 17 Set. 2004 - Tópico: Cuspir no Prato
Pirata: 20 Out. 2004 - Tópico: Renascimento do Leão
Mitico: 05 Nov. 2004 - Tópico: Portugal na Europa do Futebol
Ramos:09 Nov. 2004 - Tópico: Uma Vitória, Um GR, Um Árbitro
Kaustico: 17 jan. 2005 - Tópico: As meninas e os árbitros
Ivo: 21 Jan. 2005 - Tópico: O Sistema
Autor: 19 Jan. 2006 - Tópico: Já não aguento mais!
Inquisição Espanhola: 27 Jan. 2006 - Tópico: A Criação Divina
JC: 04 Fev. 2006 - Tópico: Assis suspenso por doping
PPA: 01 Mar. 09 - Tópico: Sumaríssimo
domingo, 12 de julho de 2009
Ele compra tudo…tudoo…tudoooooooooo!!!!!
O ano passado foi “Cebola”, este ano Álvaro Pereira e tudo indica que Falcao. Tudo jogadores pretendidos pelo Benfica e que Pinto da Costa acabou por levar para o Dragão. Desta vez Pinto da Costa foi mais longe. Ontem a sua visita a Lisboa não foi apenas para almoçar com ilustres deputados seus apoiantes. O presidente do FCP deslocou-se ao estádio da Luz e, com ajuda de Reinaldo Teles, dois seguranças do Media Markt e um porta paletes, colocou a estátua de Eusébio no porta bagagens do seu carro e seguiu em direcção ao Porto. IVA sabe que a estátua de Eusébio estava em final de contrato com o clube da Luz e que Rui Costa negociava com Jorge Mendes a sua renovação, mas o director desportivo do Benfica adiava o acordo ao limite procurando baixar o salário alegando que a estátua já tinha mais ferrugem do que Pablo Aimar. Pinto da Costa aproveitou este impasse e avançou com a proposta. Segundo fonte contactada pelo IVA a estátua de Eusébio não tem lugar no plantel do FCP e a ideia é emprestá-lo ao Beira-Mar , último clube português onde Eusébio jogou.
Fonte:IVA by Cão Azul.
sábado, 11 de julho de 2009
Robin dos Bosques
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Consultório do Pirata: 3ª Sessão – O Milagre da Subtracção dos Pães no Reino da Fruta
Neste milénio não houve clube a nível mundial que tenha facturado tanto dinheiro com transferências quanto o clube das Antas. É um facto que merece relevo, houve circunstâncias extremamente favoráveis (nada como Abramovich querer um jogador, sobretudo há uns anos atrás, até o Abel valeria facilmente 15 milhões de euros…) em determinados negócios mas isso não invalida a mestria dos dirigentes portistas, sobretudo a de Pinto da Costa (sim, sem siglas, quando ele merece, merece!). A forma como consegue extrair 24M ao Lyon por Lisandro, quando falta somente um ano de contrato para cumprir, é de génio. O homem foi um péssimo vendedor de fogões mas a tratar de transferências futebolísticas é um senhor. O futebol é realmente um mundo estranho, já um pintor de automóveis como Veiga ou um lojista de vídeo como Mendes conseguiram igualmente largos milhões nas transferências. E o Belmiro Azevedo, conseguiria ele, excelente gestor, tamanhos feitos? Estou em crer que não, aliás o que o futebol deixa transparecer ao comum dos adeptos é que está feito à medida dos mafiosos. Não foi por acaso que Silvio Berlusconi colocou o AC Milan no topo do Mundo. Imagino o que não faria Alberto João Jardim, ou melhor, prefiro nem imaginar.
Adiante. Regressemos ao FCP. E aos seus negócios. Milhões de euros em nove anos, quase uma década onde lucraram tanto em transferências quanto haviam somado nos anteriores 107 anos de vida, sejam em transferências, merchandising, quotização, putedo e restantes negócios ilícitos! Para um adepto rival, como é o meu caso, mesmo com toda a paixão clubística a falar mais alto, torna-se claro que o clube portuense conseguiu uma enorme vantagem interna sobre os seus rivais; apostar hoje em dia que o FC Porto será campeão é apenas jogar pelo seguro! Pondo de lado todas as trafulhices associadas ao presidente, e volto a frisar “pondo de lado” (ou seja, vamos fazer de conta que elas não existem…), é evidente que o clube possui capacidade para comprar jogadores de calibre a que os seus rivais não têm acesso, pode inclusivé (e fá-lo!) comprar jogadores apenas para impedir que os mesmos sejam transferidos para os rivais, colocando-os posteriormente em clubes amigos, para que rodem e se valorizem. É concorrência desleal? Depende a quem se faça a questão, sou a favor do modelo americano de limite a um tecto financeiro salarial, a que todos têm de obedecer, ou seja, que um clube compre do bom e do melhor mas sem criar excedentários. Concordo que o clube portista adquira por largos milhões vários jogadores, não aceito de bom grado que possua na sua estrutura salarial para cima de 70 atletas, sendo que dois terços são cedidos a clubes que violam e ferem todo e qualquer conceito de fair-play e honestidade intelectual.
Segue-se em seguida uma breve lista dos maiores negócios realizados pela SAD portista, ficando no entanto de fora vários negócios menores que, somando, contabilizariam seguramente mais 10M à conta final, valor que contabilizarei muito embora tenha noção que seja especulativo. Ainda assim podemos seguramente afirmar que em nove anos, com o refugo, a escória, o FC Porto terá somado algo a rondar esses tais 10M.
2000 – Jardel – Galatasaray – 16M (6M)
2001 – Jorge Andrade – Corunha – 12M (2M)
2003 – H. Postiga – Tottenham – 9,5M (0M)
2004 – Deco – Barcelona – 21M (3,75M)
2004 – Ricardo Carvalho – Chelsea – 30M (0)
2004 – Paulo Ferreira – Chelsea – 20M (0,5M)
2005 – Maniche – Dinamo Moscovo – 16M (0M)
2005 – Costinha – Dinamo Moscovo – 5M (0M)
2005 – Derlei – Dinamo Moscovo – 7,5M (1M)
2005 – Carlos Alberto – Corinthians – 10M (2,5M)
2005 - Luis Fabiano – Sevilha – 3M (3M)
2006 – Diego – Werder Bremen – 6M (4M)
2006 – Hugo Almeida – Werder Bremen - 3M (0M)
2006 – Ricardo Costa – Wolfsburgo – 4M (0M)
2006 – Seitaridis – Atlético Madrid – 10M (3M)
2007 – Anderson – Man. United – 25M (5M)
2007 – Pepe – Real Madrid – 30M (2M)
2008 – Quaresma – Inter Milão – 24,5M (6M)
2008 – Bosingwa – Chelsea – 20M (1M)
2008 – Paulo Assunção – Atletico Madrid – 3M (0,5M)
2009 – Lisandro Lopez – Lyon – 24M (6,75M)
2009 – Lucho Gonzalez – Marselha – 18M (10M)
2009 – Ibson – Spartak Moscovo – 5M (1,5M)
2009 – Paulo Machado – Toulouse – 3,5M (0M)
Como diria o Guterres, é fazer as contas! E, contas feitas, são 330M! Juntando os tais 10M do refugo chegamos à bonita soma de 340M em 9 anos! Sim, são 68 Milhões de Contos para os mais incrédulos! Daria para construir 3 Estádios do Dragão e sentar um árbitro em cada cadeira com uma puta do tio Reinaldo no seu colo! Apresento-vos, pois, o Futebol Clube do Porto, o clube RICO do futebol português!
Realmente o post deveria ficar por aqui, se fosse portista ficaria seguramente e ainda proporia nova recontagem para eleger o maior português de todos os tempos! Mas não sou, felizmente não caí do berço quando era pequeno e tenho uma natural tendência para escolher o que é certo, mesmo que não saia beneficiado disso. E, sendo assim, mesmo esperando artilharia pesada dos críticos, o mestre Pirata vai à guerra!
À pouco mais de dois meses saiu um relatório sobre o estado financeiro dos clubes nacionais. Basicamente estão todos falidos! Naturalmente o clube portista é o que, contas feitas entre os três grandes, o que apresenta menor passivo, mas somente quando falamos de clube. A SAD, onde está o futebol incluído, tem um passivo ao nível do Sporting! São largos milhões, para cima dos 100M, que balança sobre a cabeça dos admnistradores de um clube que compra barato e vende caro, como ficou demonstrado acima. Assim sendo, onde param os milhões?
Foi para pagar o centro de estágio de VN Gaia? Não, o camarada Meneses, a troco dos votos portistas dos gaienses, tratou de o oferecer ao custo de 1€! (se soubesse do negócio teria oferecido 2€, dava-me jeito um terreno com visto pro Douro…).
Foi para pagar o estádio? Neste ponto não vou colocar a minha cabeça num cepo, mas tenho quase a certeza absoluta que o clube se encontra a pagar o mesmo, ou seja, não investiu largos milhões mas sim efectuou um empréstimo, como os rivais.
Foi para comprar estrelas cadentes? Bem, após as excelentes anedotas que foram Pizzi e Esnaider, o clube decidiu não investir mais em nomes que chamam adeptos ao estádio e que entusiasmam os mais novos, ao estilo de um Rivaldo que chegou a ser falado mas nunca concretizado. Realmente o FCP poderia ter investido em estrelas em final de carreira, por exemplo em jogadores como Mendieta, Veron, Roberto Ayala, Angelo Peruzzi, Darko Kovacevic, Savo Milosevic, Robert Pires, Henrik Larsson, Claudio Lopez, Flavio Conceição, Marcelo Gallardo, Ariel Ortega, Morientes, enfim, um sem número de vedetas trintonas, pagas a peso de ouro, mas com enorme prestígio! Era um investimento sem futuro retorno no que a uma transferência diz respeito, retorno desportivo duvidoso mas excelente retorno no merchandising disso ninguém tem dúvidas. Nesse aspecto basta recordar Peter Schmeichel, provavelmente o mais mediático jogador estrangeiro a jogar em Portugal, ainda para mais chegando a Alvalade com o título de campeão europeu de clubes acabado de conquistar pelo Manchester United! Não, o Porto não gastou parte dos 70 Milhões de Contos em reforços de nome e ordenado sonantes!
Retorno pois ao título desta terceira sessão do consultório pirata: o milagre da subtracção dos pães! O JC deve estar por esta altura ocupado a aprender o moonwalk, caso contrário também ele estaria espantado com este milagre.
Na tabela anteriormente apresentada encontram-se, entre parêntesis, os custos de aquisição dos jogadores. Tudo somado o FCP gastou cerca de 63M. Com ordenados terá gasto outros 20M, digamos 27M para arredondar as coisas para os 90M de custos para 330M de proveitos! Lucro? Ainda assim são 240M, ou seja, 48 Milhões de Contos na moeda antiga!
Sobra uma teoria para explicar este milagre. E não explica só este milagre, entreabre igualmente as portas para explicar a superioridade incontestado do dragão em solo nacional. Vejemos a lista de futebolistas sob contrato com a SAD portista. Não somente neste ano mas na última década. De uma coisa não podemos acusar PC: de burro tem pouco ou nada! Após o caso Guímaro e do recibo do Calheiros a estratégia teve de ser alterada. Ainda deu para chegar ao penta mas com o virar do milénio chegaram à nova fórmula de controlarem o futebol português: se não se pode controlar os árbitros ( ou melhor, não se pode controlar da mesma forma como se controlou na década de 80 e princípios da década de 90, não implicando que os cordelinhos não se mantenham activos!) controle-se os clubes adversários, ainda para mais sabendo que estão arruinados e desesperados para se manterem na primeira divisão! Ainda agora equipas como Olhanense e Setúbal parecem pombas esfomeadas, a bicar o chão à volta da mesa portista, à espera que caiam migalhas, abençoadas migalhas! Longe vão os tempos do corrupto Leça e a dúzia de empréstimos, actualmente o método é mais refinado e passa por distribuir cirurgicamente os seus jogadores, alguns deles contratados especificamente para serem emprestados, por clubes onde existem relações de amizade e subserviência. Exemplo mais clássico é o Setúbal, clube em total estado de putrefação, mantido vivo apenas para servir os superiores interesses portistas a sul, como provam as constantes goleadas (3-0, tão certo como amanhã nasce novo dia…) com os azuis e brancos e os constantes desafios de guerreiro frente a Benfica e Sporting! Parece sempre que está em disputa algum título contra os da capital, então com o servil lambe botas do Carvalhal era trigo limpo farinha amparo!
Encerra assim nova sessão no consultório do Pirata, acrescento apenas que esta táctica de possuir mais de 70 atletas profissionais sob contrato não é responsável pelos restantes 240M de lucro, era o que faltava! Sobra ainda dinheiro para se investir no reforço da equipa, com possibilidade de cometer loucuras como 5M por um desconhecido como Hulk ou 6,5M por um miudo de 17 anos como Anderson. São riscos que somente os indinheirados podem cometer, mais do que olho para o negócio é preciso dinheiro para concluir o negócio! Ainda assim 240M são muitos milhões, ainda sobram o suficiente para o passivo da SAD não ser do nível do clube leonino, não fosse o clube portista ter uma dúzia de vices presidentes, e isso de trabalhar por amor ao clube é chão que deu uvas e as putas gostam de champagne do caro e apreciam ir ao Brasil ver a família e… e… e… lá se vão 240M à vida… quem vier a seguir que feche a porta…
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Os pedidos da segunda circular…
O presidente do Sporting abordou as eleições do Benfica e espera que Luís Filipe Vieira ajuda no trabalho que é necessário fazer para «construir a paz no desporto português».
«Que Luís Filipe Vieira seja mais um elemento e o seu novo mandato ajude a construir a paz no desporto português», afirmou Bettencourt, em Portimão.
Sobre o relacionamento entre as duas instituições, o presidente do Sporting referiu que «estão como deviam estar» e que «cada um tem de tratar da sua vida, embora eu ache que há responsabilidades que todos têm de assumir. O Sporting assumiu sempre as suas e eu pugno por uma forma séria de estar no desporto.»
O senhor presidente do zportem pede ao lider incontestado do clube vizinho que o ajude a construir a paz…é tão bonito ver esses senhores esquecer tão rapidamente uma batalha de pedras que, segundo o que eu vi na televisão, provavelmente ainda nao cairam todas!!!
Talvez, esse acontecimento tenha evaporado de uma forma tão ligeira das mentes dos lideres e tambem das lentes da comunicação social, devido ao facto de anos antes um outro pedido, mas em sentido inverso, e da mesma forma peculiar ter sido trocado entre os “amigos” da segunda circular. Ora vejamos o que eu estou a falar…
Fica bem ver estes “rivais” tão unidos em busca da paz no desporto!
Fontes:henricartoon; ojogo; mourinho – um ciclo de vitórias
sábado, 4 de julho de 2009
Mais Justiça Desportiva
“Faltaste ao respeito à instituição do Futebol Clube do Porto! Vens para aqui com perguntas encomendadas? És um filho da puta! És um bardamerdas! Vai para o caralho! És muito pequeno para mim!".!!!!!
Foram estas as palavras que fizeram o director de comunicação do FCPorto ser castigado 3meses e ainda pagar uma multa de 3mil euros!!!
Acho piada que a justiça desportiva tenha considerado isto mais grave do que o que aconteceu na final da taça da liga com o pedro silva e o paulo bento! Ou até com os constantes arraiais vermelhos efectuados pelo rui costa nos tuneis por esses estadios fora!!
Mas quem sou eu para criticar a Justiça Desportiva Portuguesa!!!
PS: peço desculpa pelo post…espero que por te-lo feito não me seja atribuida uma multa idêntica!!!!
O MITICO SUSPEITA...!!!!
sexta-feira, 3 de julho de 2009
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Uma transferência de "Lucho"!
A ida do jogador para o Marselha acabou por ser uma surpresa, mas Didier Deschamps explicou os motivos pelos quais avançou para a contratação do influente médio argentino, num discurso rico de adjectivos e de elogios: "Era a prioridade das minhas prioridades. É um médio capaz de marcar muitos golos e muito hábil. É um jogador de classe mundial e que muda a imagem de uma equipa. Estou contente, como os dirigentes e os adeptos, porque há muito que não tínhamos um jogador deste nível no campeonato francês", explicou o treinador sobre as qualidades de Lucho González, que marcou um período na história recente do F. C. Porto, sendo um dos tetracampeões.
O futebolista custou 18 milhões de euros, mas a operação pode chegar aos 24 milhões em função do rendimento desportivo do clube. É a compra mais cara de sempre do Marselha, o que tem suscitado muitos comentários em França, levando o director desportivo José Anigo a esclarecer os adeptos. "É caro? Preferimos ter menos jogadores, mas de qualidade", adiantou, explicando os processos que estiveram na base da transferência: "O Lucho conversou com o Deschamps sobre o nosso projecto desportivo e ficou seduzido pela Liga dos Campeões, embora estivesse num clube que disputava a prova com regularidade. Depois de alguns anos no F. C. Porto, queria um novo desafio. Esteve aqui duas vezes [pelo clube e pela selecção] e o ambiente do estádio lembra-lhe a Argentina", adiantou, no site oficial do Marselha.
Os adeptos portistas ainda colocaram uma petição online intitulada "Fica Lucho" e que rendeu mais de três mil assinaturas.