Redes Social

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Pré-época 2009/10: Sporting


O Sporting foi a primeira equipa a iniciar a pré-época da temporada 2009/10 e, naturalmente, foi igualmente a primeira equipa a dar por terminada esse período de preparação para a nova temporada. O que se segue são as minhas considerações sobre este mês de preparação da equipa leonina, as minhas dúvidas e certezas para uma época que se deseja de conquistas.

Ponto prévio. O presidente Bettencourt cometeu um erro ao afirmar “Paulo Bento Forever!”. É notório o divórcio dos sportinguistas com a equipa; respeitam Paulo Bento e sabem que possui um limitado número de ovos para fazer uma omolete campeã (e é por isso que nunca houve a contestação como a que obrigou ao despedimento de Peseiro, isso e o facto de todos reconhecerem a Paulo Bento autoridade e controlo sobre os jogadores…) mas, no entanto, já enlouquecem só de ouvir falar em losangos! Paulo Bento é um jovem treinador com qualidades mas que está estagnado tacticamente, precisa evoluir e não será no Sporting que o fará. Fui da opinião que a melhor atitude a tomar seria a substituição do treinador para trazer uma nova lufada ao balneário e aos adeptos, José Eduardo Bettencourt preferiu trilhar um caminho que se prevê ser um beco sem saída: ou Paulo Bento atina com a táctica e sagra-se campeão ou é despedido com a época a decorrer, não estou a ver os sportinguistas assistirem, impávidos e serenos, a nova época insípida e frustrante como as duas anteriores. Haveria necessidade de Bettencourt colocar o seu mandato em risco por uma tontaria sem sentido? Claro que não, espero estar enganado, mas isto não vai acabar bem.

Relativamente à pré-época. Não fiquei espantado. Quatro jogos, uma única vitória, contra os amadores do Cacém, reunidos à pressa provavelmente. Ganhar por três golos de diferença foi desde logo mau sinal, uma equipa destas, mesmo com uma semana de treinos, é para golear por 8 ou 9! Atitude! Força de vencer! Garra! Na minha opinião a equipa teria de fazer uma clara demonstração aos adeptos de atitude, vontade de vencer, garra! Nada disso, actuação discreta, dando apenas o mínimo para não cansar! Mais do mesmo, foi como se tivesse decorrido apenas uma semana desde o fim do último campeonato! É evidente o divórcio dos atletas com o treinador, podem respeitá-lo e temê-lo, mas não o ouvem, não são motivados pelas suas palavras, ou seja, há claros sinais de tempestade a caminho de Alvalade. Seguem-se dois jogos, duas derrotas, totalmente estúpidas e infantis. Contra Nottingham Forest e Feyenoord a equipa leonina foi superior em largos momentos do jogo mas erros defensivos de meter medo trouxeram de volta os fantasmas da Baviera: que fazer com os jogadores que compõem a defesa? Anderson Polga é finito! Por completo! As últimas duas temporadas mostraram a degradação de um atleta que, em tempos, liderou com classe e categoria a defesa do leão. Actualmente Polga é um desastre, falta-lhe autoridade e confiança, não pode continuar a ser líder de um sector fundamental. Porque razão a dupla Carriço/Tonel nunca foi considerada? A par de Polga está Caneira. O que se passa com este jogador? Vários anos a jogar em Itália, França e Espanha, parece um amador, um principiante, cada lance é jogado a medo, sem confiança, sempre a despachar a bola como se estivesse a ser perseguido pelo diabo! Onde está o dedo do treinador para aumentar o desempenho destes dois atletas que não podem ter desaprendido a jogar em três tempos! O empate com o V. Guimarães acabou por ser o jogo cuja exibição mais agradou aos adeptos, com bom domínio de jogo e bons movimentos colectivos, pecou novamente pela atitude típica da gerência “Paulo Bento”, deixar correr o marfim como se o adversário estivesse morto e enterrado. Bem, não estava, afinal até jogava em casa e era jogo de apresentação aos adeptos, empatou e se tivesse tempo até ganhava! Isto num jogo em que o Sporting teve momentos em que podia ter encarrilado para a goleada! Apetece berrar: mas que merda é esta? Estamos a brincar?

Não entendo como se planeiam somente 3 jogos de pré-época. Sim, porque o primeiro nem conta pró totobola! É para não cansar os meninos? Mas os meninos precisam mesmo é de se cansar meu caro Paulo Bento. Isto é muito simples: eles não te ouvem, estão-se marimbando para o teu paleio, que até é chato pra catano, como tal isto só lá vai com treino e jogo. Passar um mês de preparação com 3 jogos quando alguns adversários já levam 7 ou 8 demonstra péssima preparação. Os ovos são poucos mas se juntares farinha a omolete sempre cresce mais um bocado.

Quanto aos reforços. Dos novos e dos que já lá estavam mas pouco tinham jogado na época anterior. Matias Fernandez é a prova de que vale a pena gastar um pouco mais num único jogador que pegar nessa quantia e comprar quatro ou cinco marrecos. A prova? Tiui, Ronny, Purovic, Stoijkovic e Romagnoli. Tudo estrangeiros que ninguém pega, até a custo zero está difícil despachar! Todo o sportinguista entende que não há dinheiro para luxos, mas o que acabei de escrever é a prova que mais vale investir num craque estrangeiro com qualidade que arriscar e trazer meia dúzia que custarão o mesmo e podem ter retorno zero, tanto no campo como na tesouraria. Pelo que demonstrou nos jogos efectuados, o chileno é uma mais valia para a equipa, tem capacidade de finalização embora fisicamente se apresente algo débil, aspecto a melhorar breve e rapidamente! Caicedo é uma incógnita, chegou já no fim da pré-época, fisicamente promete ser um excelente complemento para o levezinho Liedson mas o melhor é aguardar para ver o seu rendimento. Mas era um elemento desejado, um ataque limitado a Liedson e aos fogachos de Postiga e Djaló era manifestamente pouco. André Marques e Carlos Saleiro são dois jovens que regressam ao plantel após rodagem, mas uma equipa que deseja lutar pelo título não pode limitar-se a reintegrar miúdos da Academia. A equipa apresenta-se limitada na defesa, em todos os sectores da mesma, bem como nas posições de trinco (um dos que sujam os calções, um Oceano por exemplo…) e flanqueador. Não dá para mais dirão uns, eu sigo que é inadmissível não se apostar em Diogo Rosado e/ou Wilson Eduardo! E não me digam que são muito novos, com a idade deles já brilhavam todos os craques leoninos que saltaram da cantera directamente pró estrelado, de Figo a Quaresma, de Cristiano a Nani. Que se passa então mister? Nada como a irreverência de jovens lobos para animar uma plateia, para levar adeptos ao estádio. Confesso que todas estas atitudes me deixam tremendamente irritado.
.
Que podem então esperar os adeptos leoninos? Bem, a esperança é verde, a bola é redonda, os árbitros são honestos e o Pai Natal só come as criancinhas da Casa Pia! Obviamente que não podem esperar grande coisa, ainda para mais quando os rivais estão carregados de dinheiro para comprar do bom e do melhor. Dificilmente este Sporting lutará pelo título e qualquer estrangeiro, analisando friamente o nosso campeonato, consideraria o FC Porto favorito para renovar o título e o Benfica como rival a essa conquista. O Sporting correria como outsider, sem a pressão de assumir a luta. Mas isso é impossível, adeptos e rivais colocam sempre o Sporting, por razões históricas, como candidato ao título e será com essa responsabilidade que a equipa terá de conviver. Está preparada para isso? Não, definitivamente não! Esta equipa, este treinador, esta táctica, num clube mediano, correria por fora e poderia surpreender, chegando ao título desde que não fosse prejudicada pelos árbitros.


No entanto existe uma solução, que está dentro do plantel. O aproveitamento do talento de Miguel Veloso, Simon Vukcevic, Leandro Grimi e Hélder Postiga. Quatro jogadores que, a espaços, demonstram enorme potencial, sobretudo os dois primeiros. O Real Madrid dá-se ao luxo de prescindir de jogadores contratados a peso de ouro seis meses antes, o Sporting tem de extrair todo o talento dos seus jogadores, é fundamental perceber Veloso e Vukcevic, e infelizmente não será com Paulo Bento que tal sucederá. Por muita isenção de culpa que tenha Bento, a verdade é que é mais fácil trocar de treinador que trocar 6 ou 7 jogadores, ainda para mais num clube com as dificuldades financeiras como o Sporting. Pode parecer simplista da minha parte reduzir tudo ao treinador, mas estou em crer que Paulo Bento é a peça que encrava a máquina leonina apresentar todo o seu valor, não digo que seriam campeões mas seriam certamente candidatos a campeões. De momento, como as coisas estão, o Sporting não é candidato a nada a não ser desiludir os seus adeptos.

13 comentários:

El Pirata disse...

Este post foi propositadamente colocado antes do jogo da 3ª pre eliminatoria da CL, entre Sporting e Twente. Seria mais fácil aguardar pelo resultado para corrigir, para melhor ou pior, a minha opinião. O jogo que se segue é já a doer e como tal não deve influir na opiniao sobre a pre temporada. Muito embora nao espere nada de muito diferente do que escrevi no post, será mais do mesmo seguramente.


PS:

Este post é sobre o Sporting, outros se seguirão sobre Benfica e Porto. Vamos tentar manter as opinioes sobre o post e nao começar logo a divagar sobre o preço do kilo do bacalhau e das bolachas Maria se faz favor :)

Picareto disse...

"com a idade deles já brilhavam todos os craques leoninos que saltaram da cantera directamente pró estrelado, de Figo a Quaresma, de Cristiano a Nani"

Esqueceste-te da estrela que mais brilhou com essa idade:

HUGO VIANA

El Pirata disse...

Tens razao picareto, Hugo Viana foi outro craque lançado ainda com 18 anos! Quando se tem valor nao há que duvidar.

E por falar no Viana, está livre! Que se passa para o Sporting nao mostrar interesse? Para pautar jogo a medio interior esquerdo nao tem melhor! Para bolas paradas nao tem melhor! O que se terá passado na famosa final da Taça Uefa em 2005 para Hugo Viana ter passado a persona non grata em Alvalade?

É tudo muito estranho, mas quem sai prejudicado é o clube. E eu como adepto estou farto de ver tantos disparates...

jjmo disse...

Fazer uma analise a estas horas da pré-temporada é dificil, o sporting foi a unica equipa da Europa a fazer uma unica contrataçao e em minha consideraçao o Matigol nao têm qualidades para representar clubes que querem ser de champions, o outro que veio emprestado (Cai cedo) vai dar lugar a muitas futuras piadas e pouco mais.

filip disse...

Concordo com muitas coisas- que o Paulo Bento (PB) até é bom treinador mas que para este sporting já não dá, que o planmtel não tem estaleca para ser campeão, que muitos jogadores não podem ver o treinador, já pra não falar da táctica. a unica epoca em que o sporting jogou bem no losangulo foi logo na primeira e quando o Nani aparecia sobre a esquerda mas era muito mais extremo que médio interior. Vejam o losangulo do Jorje Jesus, ele joga com um 6 e um 10, mas os vertices laterais é com um medio mais interior de um lado e um extremo do outro(no braga era o peixoto e o alan e no benfica será o Di Maria de um lado e do utro um medio mais interior como o Amorim, Martins ou Ramires).
A filosofia da continuação funciona bem em quem ganha, em quem fica sempre em 2º nem por isso. Quantos jogadores estão ou já sairam do sporting com atritos com o PB ? Nani,Stoikovic, Vukecevic, C. Martins e Veloso. Não acham que são muitos?
E por falar em formação? Porque joga o Varela e o Beto no Porto, o C. Martins no Benfica, entre outros.
O esquema que favorece a maioria dos jogadores do Sporting será o 4-3-3, onde o meio campo jogava com o rochemback e veloso mais atras e moutinho a 10, nas alas vuk e izmailov e liedson à frente. O Yannick sempre podia jogar numa das alas e o pereirinha poderia ser o melhor defesa direito em portugal. O pedro silva é muito mau jogador, o andré marques também, i grimi só quer festas entre outros que têm pelo menos 10 Kg a mais nesta altura.

Mitico disse...

Eu vi a 1a parte do Sporting e vi o Miguel Veloso a chutar ah baliza. Há quanto tempo isto nao acontecia?

Depois fui ver o Tetra Campeao e como o pirata quer que se fale sobre o post mais nao posso dizer. Um sporting banal e sem alma!

Abraço a todos

Mitico disse...

Caro filip

O losango do Jesus é em forma de milho...

El Pirata disse...

Esta é a altura de criar ilusoes (o benfica e os benfiquistas que o digam...) mas a verdade é que para os sportinguistas esta pre epoca apenas criou desilusoes, ou melhor, confirmaçoes! Mas o que custa mais é perceber que a seca de titulos de 2002 vai extender-se mas, a haver justiça, o Sporting teria ganho em 2005 e 2007. É por isto que tenho tremenda azia, nunca andei a proclamar que desde que sou sportinguista o Sporting deveria ter ganho todos os anos, mas santa paciencia, se ha clube em Portugal prejudicado pelas maozinhas do Estado Novo e pelas liberdades de Abril, ou seja, pelas velhacarias e pelas putarias, esse é o Sporting. Enquanto o futebol nao dava de ganhar a ninguem e a bola mal era redonda o clube de Alvalade conquistou mais de metade dos titulos que possui. Coincidencias...


PS:

E ainda queriam o boavista como 4º grande! Que insulto à memoria dos Belenenses que lutavam de igual para igual nos idos anos 40 e 50! Nao ha memoria em Portugal!

El Pirata disse...

Quanto ao jogo de ontem, nao consigo entender como o Postiga que, como é seu timbre, preferiu ser egoista e tentar o golo no lance do penalty em vez de meter pro liedson empurrar pra golo (ok foi penalty e expulsao mas de que serviu se nao foi golo?) nao foi o escolhido pra marcar o penalty!! É pura estupidez de Paulo Bento! O Moutinho ja falhou 4 penalties! O Postiga até é craque nesses lances.

Só me apetece dizer, e o burro era o Scolari????

El Pirata disse...

Do jogo quero ainda realçar a exibiçao de Miguel Veloso, esteve claramente a um nivel superior dos seus colegas. E mais, com um pouco mais de treino e rotina, nao há quem em Portugal seja melhor que ele a defesa esquerdo! Entao porque cisma esta besta em jogar no meio campo? Será que o hermafrodita do pai Veloso nao lhe diz uma coisa tao basica? Defesas laterais esquerdos rareiam no futebol mundial! Veloso em vez de ir fazer de trinco pro Bolton pode ir fazer de lateral esquerdo pro Milan!

Ha tipos que nao merecem o talento que Deus lhe deu, é mais um claro caso de perolas a porcos!

El Pirata disse...

E pra acabar o tema, tenho uma soluçao para o Bettencourt: que tal mandar fuzilar aquele cara de cu do Pedro Barbosa que ninguem sabe o que faz, quando faz e como faz e colocar o Paulo Bento a director desportivo, como que uma promoçao (eheh), contratanto um treinador?

Brainstorming meu caro Bettencourt, assobiar pro lado é que nao!

El Pirata disse...

Enquanto escrevo acabo de reparar, aqui no placard instantaneo de resultados que o blog disponibiliza, que os suecos do Elfsborg acaba de marcar.

Quem me conhece sabe perfeitamente que me estou a marimbar para as equipas portuguesas na Europa e/ou fora dela. Tao simples quanto isso. Se correr bem muito bem, se correr pior quero que se lixe. Mas, apesar de ainda só ter passado 20 minutos de jogo (e eu posso ter de engolir este comentario) a verdade é que me dá um prazer orgásmico ver o cao amestrado do treinador do braga a enterrar-se! Com que entao o jorge jesus isto e aquilo... tanto tenta agradar ao dono que nem se apercebe da triste figura que faz...

jjmo disse...

Pirata, que amargura de comentarios, nao pode ser, destilas tanto odio ao Porto que até pareces o clone do Cartaxana... se investigas um pouquinho podias ver que o Elfsborg leva ja 16 jogos feitos no seu campeonato dos quais empatou um.
O Braga esteve bastante bem mas faltou um pouco de sorte nos remates, podia facilmente empatar o até ganhar.