Redes Social

sexta-feira, 5 de novembro de 2004

Portugal na europa do futebol...

Boa tarde a todos os que fazem do futebol uma festa dentro e fora das quatro linhas.

Ontem, para grande tristeza minha nao assisti ao jogo de futebol para a mitica e emblemática Taça Uefa (trofeu ganho pelo FC PORTO à duas épocas) entre a super potencia do futebol alemão Estugarda e o super monstro adormecido conhecido em todo o mundo ... o grande Sport Lisboa e Benfica. Não vi, mas ouvi o relato como nos bons velhos tempos e neste caso nada melhor do que sintonizar o pequeno rádio do carro na Radio Renascença. Pois é, o slb a controlar a bola na defesa e no meio campo, o slb com maior tempo de posse de bola, o slb com mais remates mas o Estugarda "cada tiro cada meco"!!! Fiquei pensativo quando ouvi o comentador a dizer as seguintes frases :

" benfica uma equipa sem estofo europeu..."
" benfica uma equipa perdida na europa..."
" benfica uma equipa sem alma..."
" Estugarda uma equipa mediocre..."

Deixo ao vosso critério a interpretação destas frases ( vindas de quem vem é grave!!! )

Quanto ao Sporting Clube de Portugal a quem felicito pela facil vitória de ontem...só deixo uma questão:

Porque é que o Futebol Clube do Porto vivia de uma clara DECOdependencia para a imprensa desportiva e porque é que nos dias de hoje o sporting clube de portugal nao vive de uma "RochemDependenciaback"?????????

Um abraço a todos e peço que deixem estar mais tempo no blog os temas para assim terem mais comentários...tipo so mudar de temas assim q houver acontecimentos neste belo mundo que é o do desporto.

8 comentários:

Picareto disse...

Porque será que se deixou de falar tanto em futebol nos orgãos de comunicação social desde quinta feira???

Quanto ao jogo de segunda feira...julgo que o FCP vai ganhar mas é preciso cuidado porque o SCP vem motivado da goleada ao colosso do futebol europeu, o Super "Panilonis" !

El Pirata disse...

Estou de acordo com certos aspectos apontados pelo mitico, mas tenho de discordar no que à Rochemdependênciaback (espero nao me ter enganado...) diz respeito. Concordo que de facto o Sporting tem dependência de certo jogadores, mas vou mais fundo e aponto a dependência de 4 jogadores: Polga, Rochemback, Rogério e Liedson. São as 4 traves mestras que seguram o edificio montado por Peseiro. E verdade seja dita que sem a presença de Rochemback a casa ja teria caído, mas a ausencia prolongada de qualquer um destes 4 teria provocado o mesmo efeito. O objectivo agora é construir uma equipa à volta destes elementos, para que, mais tarde, a ausencia deles nao seja tao notoria.

Surpreende-me sobretudo a mais valia de Rogerio, sem duvida uma agradavel surpresa a custo zero!

Agora, mudando um pouco de assunto, e como o colega e "adversario" mitico propôs uma diferente abordagem no que aos novos topicos diz respeito, aqui vai uma opinião sobre uma pessoa que muito respeito e admiração possuo, Luis Figo.

Figo completou 32 anos no passado dia 3 de Novembro. É verdade que para muitos isto é um espanto! Ele não tem 36 anos, nem 38 anos, como muita boa gente pensa! So que encontra-se ao mais alto nivel futebolistico ha mais de 10 anos, ou seja, desde os 20 anos, e isso incomoda muita gente. Enquanto ainda ha quem queira o Baia, com 35 anos, a caminho dos 36 anos, na selecção, o Figo ja andava a ser escorraçado da selecção desde o Mundial da Coreia, entao com 29 anos! E nem vale a pena argumentar que um guarda redes dura até aos 40 anos que isso é a mesma coisa que andar a atirar amendoins pros macacos! Sejamos serios!

Quem assistiu ao Dinamo Kiev vs real Madrid, vespera dos 32 anos de Figo, viu uma exibição de categoria, força mental, dedicação e entrega fisica de um jogador que da sempre o melhor que pode à equipa! Como é que pode um jogador destes nao jogar na selecção? Para abrir espaço aos brasucas? tenham mais decência! Simao Sabrosa nem que jogasse até aos 150 anos teria classe suficiente e mestria suficiente para usar a camisola 7 de Figo! Espero sinceramente que Scolari mantenha a coerência que me habituou e convoque o melhor jogador de todos os tempos para o Mundial. Quem é titularissimo no Real Madrid e pretendido pelo Manchester United é sempre titular em qualquer selecção Mundial! Uma mensagem aos criticos do Figo: Tenham juizo! Se querem uma selecção de brasucas, entao comprem uma camisola do brasil e festejem a copa america!

Aqui fica uns excertos da grande entrevista dada por Figo ao jornal A BOLA:


Valdano quando disse: «A partir dos 30 anos o fim pode chegar a qualquer momento e cada um compensa como pode a dor de não jogar.»

— Quando vê jogar a Selecção não sente que a sua decisão foi prematura?
— Acho, sinceramente, que foi uma boa decisão e tomada na altura certa. Uma decisão natural, depois do desgaste de muitos e muitos anos e mantendo-me eu, aos 32 anos, num nível de exigência muito elevado no Real Madrid. Tenho aproveitado o tempo de paragem para os jogos das selecções para descansar e para estar mais perto da minha família.

— Quando estava a ver o jogo com a Rússia não lhe apeteceu estar lá dentro?
— Acho que é da minha personalidade. Quando tomo uma decisão nunca a lamento. Por isso a resposta à pergunta é não, não lamento. O que não implica que sempre que jogue a Selecção Nacional não continue a identificar-me com a equipa.

— Mas essa tal saturação não dava, ao menos, para mais um jogo e para bater o recorde de internacionalizações? Assim ficou com os mesmos jogos que Fernando Couto...
— Nunca joguei na Selecção para andar a bater recordes de internacionalizações, ou de golos, ou do que quer que seja, e muito menos em competição com os meus melhores amigos. A minha relação com o Fernando é de irmão.

Portugal perdeu com a Grécia no jogo de abertura, meses antes, em jogo de preparação, já tinham empatado, depois viu-se como os gregos eliminaram a França e a República Checa e não se encontrou uma estratégia para a derrotar...
— Portugal não podia entrar no jogo como a Grécia o fez, que foi para não perder. Era mesmo o que faltava a Selecção Nacional entrar numa final de um Europeu organizado por Portugal com uma táctica defensiva, para não perder, repito, Portugal só podia jogar para ganhar, já chegava a Grécia com o seu sistema defensivo na esperança de um golo lhe cair do céu. O que é que poderia ter acontecido se as duas selecções tivessem optado por jogar para não perder? Portugal jogar à defesa, nessa final? Impensável!

— Em Julho último, por ocasião do jogo All Stars, Tomás Aires, antigo vice-presidente do clube, afirmou-nos que o Figo podia ser um excelente presidente para o Sporting. É possível?
— Neste momento não.
— E quando terminar a sua carreira de jogador?
— Uma coisa tenho muito clara para mim: só regressarei ao Sporting se for uma mais-valia para o clube, regressarei apenas na condição de o poder servir, nunca para me servir dele. Mas não sei qual vai ser o meu futuro.

Sobre Cristiano Ronaldo, Figo disse o seguinte (e atentem na fantastica mensagem que ele passa ao seu delfim...)

"O Cristiano Ronaldo já é uma referência e o que posso dizer sobre ele é que tomara eu ter tido, na idade dele, o talento que demonstra. Se tivesse tanto talento talvez nem precisasse de trabalhar tanto como trabalhei. No entanto, é preciso que o Cristiano continue a ter espírito de sacrifício e carácter. Tal como é preciso que tenha sorte e não seja apanhado pelas lesões. Pode vir a ser, dentro de três ou quatro anos, se não for antes, um dos melhores, se não mesmo o melhor do mundo. Vai ter de trabalhar para isso, porque o talento, por si só, não faz milagres. Na minha vida, encontrei muitos jogadores com mais talento do que eu e que não foram tão longe quanto eu fui. No futebol, a atitude conta muito".

Conclusao:

Nao é para quem quer mas sim para quem pode! Mais uma grande jogada Figo. Os meus sinceros parabens. Acredita que ja estou com saudades de te ver jogar, e ainda nao saiste da arena! Para mim es o melhor portugues que alguma vez tocou numa bola. E o mais capaz, quem sabe para um dia mais tarde dirigir com a mesma mestria com que jogas, um cargo à altura da UEFA ou da FIFA! E porque não, valor humano e intelectual tem ele. E o respeito e consideraçao, que vai faltando ca dentro, possui igualmente ele, espalhado pelos 4 cantos do Mundo.

Picareto disse...

Caro António Ramos:

Gostaria de saber a tua opinião acerca do comportamento de Luis Figo quando foi substituido num dos jogos do Euro e foi directamente para os balneários ignorando completamente a selecção. E também gostaria de saber qual a tua opinião acerca de um jogador que quando uma equipa portuguesa foi jogar ao Santiago Bernabéu afirmou: " O FCP não tem hipotese de saír daqui com pontos " Por acaso perdemos 1-0 com o Postiga ser agarrado quando seguia isolado para a baliza a 10 minutos do fim qnd tava 0-0...mas isso é outra historia!

Picareto disse...

Preparem-se.....o sistema vai ser revelado em breve...aqui no blog tribunaldofutebol.blogspot.com...estejam atentos! Vamos revelar os segredos do sistema em promenor!

Mitico disse...

Caros amigos depois de ler o comentário do meu "adversário" António Ramos, sportinguista desde pequenino...nao posso deixar de dizer uma coisa: " Eu nao gosto do Luis Figo!" Sou sincero quando digo isto!!! E por isso quando li no comentário anterior que para festejar vitória de brazucas mais me valia comprar a camisola da canarinha (brasil) e festejar a copa América...SIM !!! EU TENHO UMA CAMISOLA DO BRASIL!!!! e ja festejei duas vezes na minha vida um PENTACAMPEONATO...e o luis figo????quantas vezes festejou????e voces?????

Sem mais nada a acrescentar queria só desejar boa sorte para o meu clube para logo à noite...

FORÇA BI-CAMPEAO NACIONAL E CAMPEAO EUROPEU!!!!!!!

El Pirata disse...

Caros colegas :) (parece que me estou a dirigir para a bancada parlamentar da oposiçao)

Quanto ao prazer que cada um pode ter em ver jogar a selecçao brasileira, nao vou condenar nem criticar. Eu, por sinal europeista convicto e ansioso pela criaçao de uma federaçao europeia com força suficiente para colocar aqueles idiotas americanos que reelegem macacaoides(eleger ainda se desculpa, agora reeleger nao lembra ao diabo...) no seu devido lugar, sou a favor de praticamente qualquer selecção europeia de futebol. Nao sou grande adepto do samba futebolistico, apesar de apreciar as qualidades individuais do futebolista brasileiro. Mas a sua arrogancia colectiva faz-me desejar a vitoria, em primeiro lugar, Portuguesa, mas igualmente a holandesa, francesa, italiana, alemã, espanhola, inglesa, checa, turca, imaginem até a grega. Jogando o Brasil sou sempre adepto da equipa adversaria. Nao perguntem porquê, talvez seja so mania, mas é a minha maneira de ser. E, por isso mesmo, jogadores brasileiros a jogar com a camisola portuguesa, provocam-me mesmo uma tremenda comichao :)

Adiante, quanto ao Luis Figo. Nao é de hoje a antipatia dos portistas, e sobretudo destes, em relaçao a este magnifico jogador. Provavelmente devido ao facto de ser um jogador que nunca equipou de azul e branco. Mas isso nao é motivo para tanta azia. Eu sempre apreciei o Baia, e so desde o momento que comecaram a cruxificar um outro jogador para pôr Baia a todo o custo na baliza, é que alterei um pouco a minha opinião. Mas reconheço aqui e em qualquer lugar que Baia é (foi) um excelente guarda redes, no top 3 portugues de todos os tempos. Claramente superior a Ricardo na carreira. Actualmente a diferença entre os 2 nao é tao notoria. Basta contabilizar as asneiras que ambos produzem.

Mas serve este ponto apenas para dar a entender que reconheço valor em jogadores adversarios. Mais exemplos: Jorge Costa, Deco, Maniche, Ricardo Carvalho, Drulovic, Aloisio (grande jogador), Jardel, Domingos, Fernando Couto no caso do Porto e Preud'Homme, Ricardo Gomes, Valdo, JVP, Gamarra no caso do Benfica.

Quanto ao referido pelo meu colega Gil, nao acredito que as afirmações do Figo nao sejam retiradas do contexto, sobretudo se publicadas nesse rolo de papel higienico chamado OJOGO :)

Como jogador o Figo tem qualidade mundial, serve de exemplo o facto de em qualquer local deste planeta associarem o nome Portugal a um espanto e logo de seguida a palavra Figo! Coincidencias... E como ser humano e com a fundaçao criada com o mesmo nome, diz bem da humildade e humanidade deste Homem. Nao volto a tocar no assunto Figo, porque gostos nao se discutem e respeito a opiniao de cada um. Desilude-me somente a memoria curta das pessoas. Sera que o Eusebio passou pelo mesmo?...


Quanto ao jogo de mais logo, e bazofias à parte, menos que 3 batatas na panela do Baia sera uma desilusao (eheheh)... Vai ser como tirar doces aos pakaninos. Ja estou a ver o Rochemback virado pro Diego:

"Oh puto, manda pra ca o rebuçado" ;)

Picareto disse...

Não podia deixar de vir aqui a este dignissimo blog fazer o meu prognóstico para logo a noite...e é obvio que vou discordar do colega António Ramos...

FCP - 4 SCP - 1 ...com o sporting a marcar primeiro

Parece que tou a ver o Quaresma virar-se para o Enakharkê e dizer lhe..."desculpa lá...queres que parta o outro rim pa ficar igual dos dois lados?"
Golos do Douala, Derlei (2), Maniche e Benni

Picareto disse...

Eu também sei apreciar jogadores dos adversários: aqui fica uma ista de grandes jogadores adversarios do FCP:
Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Jorge Andrade, Fernando Couto, Sérgio Conceição, Drulovic, Clayton, Bruno Moraes, Tonel, Paulo Assunção (grande jogador), Bruno Alves.

Mas também consigo admitir que existem grandes jogadores que actualmente se encontram no plantel do SCP e slb tais como: , , , , , , , , , , , e .

Espero um grande jogo logo a noite!até ao proximo comentario!

Gil e Mitico