Redes Social

segunda-feira, 15 de novembro de 2004

Comentário à jornada 10 da Superliga

Cumprida que está mais uma jornada (falta o Rio Ave vs Vitoria Guimarães), aqui fica o meu ponto de vista relativamente aos aspectos positivos e negativos da mesma. Comecemos pelas coisas boas :)

1. A exibição categórica do Sporting

Naturalmente que este foi o aspecto mais positivo do fim de semana futebolistico nacional. Uma jogatana à moda antiga. Meus amigos, aquilo a que assisti no serão de domingo é futebol. É arte. Uma exibição sem macula, de classe, de prazer. Assim sim, fico satisfeito como adepto verde e branco e satisfeito como apreciador do jogo. Mais importante que ganhar a todo o custo e contra todos, aplicando todo o tipo de metodos para alcançar a vitoria, é dignificar,transpirar e honrar a camisola. Os titulos existem para ser conquistados é um facto. E o Sporting, no seu historial de quase 100 anos, sempre lutou por eles. Mas é preciso, antes de tudo o mais, saber respeitar o adversario, o jogo, e os adeptos. Para tal é necessario ter a consciência que nem sempre somos os melhores e que é impossivel ganhar sempre. E nas alturas das derrotas é necessario saber respeitar o adversario e ser digno. E o Sporting, ontem, foi digno! Os meus sinceros parabens aos jogadores. A camisola assenta-vos bem! Continuem a fazer por merecê-la.


2. Carlos Martins.

Em 2000, mais precisamente em Setembro, então com 18 anos de idade, é lançado na equipa principal do Sporting pela mão de Inacio. Dele se dizia ter talento inato para comandar um jogo a partir do centro do terreno. Visao de jogo, capacidade de colocar a bola à distância com precisão, remate potente e colocado, forte na marcação, qualidades suficientes para o colocar na rampa de lançamento para uma grande carreira. Infelizmente para ele, Inacio nao dura mais do que 3 meses no comando da equipa do Sporting e Carlos Martins é relegado para a equipa B e para sucessivos emprestimos, do Campomaiorense passando pela Académica. Verdade seja dita que o jovem também se dislumbrou com a facilidade com que encontrou as portas abertas para o profissionalismo, nao evoluiu tanto quanto dele se esperava, e começava a tardar o despontar do seu enorme talento. Atrás dele vieram Quaresma, Viana e Ronaldo, e todos eles meteoricamente alcançaram o sucesso. Felizmente para Carlos Martins e para o Sporting, parece que esta epoca será a epoca da afirmação completa na Superliga. Com 22 anos, ainda jovem, parece agarrar com as duas mãos o lugar na equipa titular, efectuando frente ao Boavista uma enorme exibição. Fica a duvida do que o Sporting poderia ter produzido se tivesse jogado com Carlos Martins de inicio frente ao FC Porto.


3. Academia Sporting - talentos para apreciar...

Aurelio Pereira, Cesar Nascimento, Rui Palhares, Carvalho, o saudoso Oswaldo Silva. Que têm estes nomes todos em comum? São os formadores da Academia de jovens do Sporting. Pelas mãos deles despontaram os maiores talentos do futebol português! Futre, Figo, Peixe, Dani, Boa Morte, Simao Sabrosa, Quaresma, Hugo Viana, Cristiano Ronaldo. Todos eles educados e preparados para a vida na Academia leonina, beberam da fonte de sabedoria destes homens. E todos eles potenciaram o seu enorme talento.

Vem esta dedicatória a proposito da exibição dos dois maiores craques dos clubes rivais do Sporting. Ricardo Quaresma e Simao Sabrosa foram vitais para a conquista de pontos dos seus clubes este fim de semana. Quaresma, com mais uma bela obra de arte, conquistou literalmente a vitoria da sua equipa e Simao com uma magistral execuçao de um livre directo, evitou a derrota da sua equipa. Aqui fica uma mensagem para portistas e benfiquistas: arte e talento requere muita habilidade e dedicação! Por alguma razao o Sporting nao se dedica à obcessão da conquista dos campeonatos de infantis, iniciados, juvenis e juniores. Nao é esse o objectivo da formação de jogadores. O objectivo é prepara-los, dota-los de capacidades tecnicas para fazer a diferença. Os titulos nas camadas jovens é para mentalidades tacanhas. As camadas jovens servem para formar atletas e homens. E isso é a realidade na Academia Sporting; a unica capaz de acompanhar a Academia Ajax. Parabens.

PS:

E a fornada ainda nao se esgotou. Atentem no futuro de Edgar Marcelino, Paulo Sergio, Yannick Djaló, Carlos Saleiro, João Moutinho, Silvestre Varela, Fabio Paim. Não desdenhem porque ainda os podem ver de azul ou vermelho... o melhor é comecar ja a idolatra-los :)


4. Vitoria de Setubal e Maritimo

Permanecem as boas exibições destes dois conjuntos. No caso do Maritimo mais significativa se torna a menção positiva pelo facto de ter feito abanar e de que maneira o Benfica (valeu mais um tombo para a piscina do Karadas e uma brilhante execução de Simao). Ao fim de 10 jornadas, mantendo-se colados aos primeiros classificados e praticando excelente futebol, estes dois clubes sao um orgulho para a regiao e adeptos que representam. Assim se mantenham até ao fim.


Quanto aos aspectos negativos...


1. Arbitragens em Barcelos e na Madeira

Na presente Superliga, qualquer jogo disputado fora de casa é motivo serio e preocupante para qualquer um dos 3 denominados grandes. Isso foi evidente este fim de semana. Tanto Porto como Benfica correram serios riscos de perder os seus encontros. No entanto tal não sucedeu. Por merito proprio? Sim, também. Mas devido igualmente a erros de arbitragem. Na Madeira a falta que dá origem ao golo do empate é arrancada perante sonoras gargalhadas da bancada! De facto, somente estando severamente alcoolizado, é que o distinto arbitro marcaria tal falta. Acho que está na altura da GNR comecar a fazer testes de balão em pleno relvado. Apreensão dos apitos é o que eu aqui deixo expresso. Já começo a ficar farto de ver tanto arbitro alcoolizado a apitar encontros. Um dia destes ainda se dá uma tragedia e o Benfica ganha o campeonato. E isso nao seria nada bonito de se ver :)

Mas nao fico por aqui. Em Barcelos o senhor arbitro nao se encontrava com excesso de alcool no sangue. Aquele deveria ter sido multado mas era por inadequada utilização de um cerebro, com claro prejuizo para todo e qualquer ser racional. O penalti cometido por Nuno Espirito Santo (este nem com a ajuda divina no nome lá vai... nao arranjam maneira de o colocar a trabalhar na SAD do Porto, no lugar do outro grilo falante, o Daniel Rodrigues Pereira... jeitinho para a baliza nao parece ser com ele...) sobre o Paulo Costa é tao evidente que propunha à GNR a apreensao do cerebro do arbitro em questao. No minimo ficaria 6 meses sem o poder utilizar.


2. Luis Fabiano, Pinilla,Derlei, Postiga, Nuno Gomes

Que têm em comum todos estes nomes? Sao jogadores dos 3 grandes, ganham belas somas de dinheiro, são atacantes... e nao marcam golos!!

Pois é. Quem diria, tantos ataques ao Pinilla e afinal o chileno encontra-se na mesma lista de gente tao famosa. Alias, Derlei, Postiga e Nuno Gomes conseguem ser ainda mais anedoticos, uma vez que ainda nao fizeram nem um golinho. Como diria o grande Pessa... e esta hein? Ou muito me engano ou o Pinilla vai repetir a façanha de Acosta... de motivo de chacota para goleador campeão.


3. Manuel Cajuda.

Sou sincero, até simpatizo com o homem. Mas a verdade é que o Beira Mar nao ganha à 6 jornadas. Desde que ele aterrou em Aveiro. Ainda estou para perceber o motivo que levou à dispensa do Mick Wadsworth... correm rumores de homosexualidade do sujeito... é uma questao delicada mas parece-me que por este caminho o Beira Mar vai ser a primeira equipa a jogar com um estadio de Europeu na liga de honra... com homo ou sem homo!


Mais apreciações poderiam ser feitas mas aguardo comentários. Está aberta a discussão semanal :)

Abraços

11 comentários:

Picareto disse...

Qualquer pessoa menos entendida em futebol chega a este blog e pode ser levado em engano...! Para isso tou cá eu que vou desmistificar as comparações que foram feitas entre jogadores.

Como é possivel comparar o Derlei, o Postiga, Fabiano e Nuno "Portista" Gomes ao Pinilla??? É de facto um feito notável comparar a qualidade futebolistica destes jogadores. Estamos perante um campeão da europa de clubes (essencial nestas duas ultimas epocas no FCP), um jovem promissor que já venceu a taça UEFA, um campeonato nacional e é vice campeao europeu de selecções, tal como Nuno Gomes (sendo estes dois jogadores fulcrais no Euro ao apontar golos essenciais). E deixo o melhor para o fim...Luis "Fabuloso" Fabiano é o nome do vencedor da Copa América onde foi titular da selecção brasileira de onde regressou lesionado...e jogou pouco mais de 90 minutos e que recorde-se..apontou um golo contra o Estoril!!

Falemos então do super "Pinigol"! Passo a explicar a alcunha! Na época passada no seu clube no Chile, Pinilla foi autor de 1 golo (!) em toda a época no campeonato chileno!! Notável...!

Talvez o Pinigol não seja um Acosta mas talvez um César Ramirez ou um Julián Kmet (lembram-se?)!

Mitico disse...

Caro Antonio Ramos, depois de ler esta magnifica análise à jornada do fim de semana desportivo é claro que só posso fazer uma coisa...rir rir e rir - até Mauricio Pinilla marcou - :))) Tal como faço aqui na minha mui nobre freguesia com um grande amigo meu sportinguista, vou também faze-lo também aqui neste blog...Por cada golo que Ricardo Quaresma ao serviço do FC PORTO (BI-CAMPEAO NACIONAL E CAMPEAO EUROPEU) eu agradeço-lhe! Faço isso sempre! Não é um acto provocatório mas sim um acto de gratidão. O sporting clube de portugal faz a papinha aos meninos, alimenta-os, muda-lhes as fraldinhas e no fim quando se tornam homenzinhos veem a realidade da vida e mudam de clube para serem efectivamente CAMPEOES,que é o sonho de qualquer atleta, ou seja mudam para o FC PORTO ou para clubes estrangeiros... Portanto aqui fica o meu MUITO OBRIGADO pelo golo em Barcelos.

Acho que é super importante referir o regresso de um grande jogador ... que so foi o melhor marcador da super liga assim que chegou ao futebol portugues...com quatro letrinhas apenas se escreve a palvra PENA!
Obrigado "guerreiro" !!!

Um abraço a todos os que gostam de futebol

Picareto disse...

Caros bloguistas:

O que dizer das declarações do "orelhas" quando questionado sobre o jogo Maritimo - SLB este vem repetir a mesma história da carochinha sobre a arbitragem do slb - FCP ! Este senhor está a ficar senil como o Dias da Cunha?!?Ou estará a reencarnar mais uma vez a personagem do menino Tonecas?!

Agora pergunto eu ao "orelhas":

Porque é que foi abafado em toda a comunicação social o lance que originou o livre com que o slb empatou a partida?? Será que é por não ter sido falta? Parece que vão fazer como em todos os campeonatos e vão levar outra vez ao colo o clube dos 5 999 998 adeptos!!

Não me parece que adiante muito...porque...JÁ ME DOI O PESCOÇO DE OLHAR PARA BAIXO!

André Kaustico disse...

Resumo da Jornada:
Ao fim de 10 jornadas, o FC Porto passou para a frente do campeonato,com uma vitória merecida em barcelos,beneficiando do empate do benfica na Mandeira,ante o Maritimo.Um jogo equilibrado que traduz a verdade do resultado,exibicionalmente falando.O sporting,vindo da derrota avassaladora no dragão,conseguiu fazer o melhor jogo da época,frente a um Boavista que desmoralizou quando viu o jogo perdido.O sporting segue 4 pontos atrás do benfica e 5 do FC Porto.

O Futebol também pode ser simples!!!!!

Mitico disse...

Estava o grande mitico na companhia dos seus amigos a almoçar tranquilamente no Campus S.João, no novo centro comercial,quando dou por ela bem ao meu lado dois senhores bem apresentados (fatinho, gravatinha) mas com uns "tiks" fora do vulgar estavam falando sobre futebol com três belas senhoras (o que na giria nós dizemos...cotas jeitosas :p ). Pois é, até aqui tudo bem...mas como o tom de voz deles se foi levantando à medida que o almoço decorria, eis que surge uma frase vinda de um dos gravatinhas e que a passo a citar:
- " Nós sportinguistas somos um clube diferente, nas derrotas andamos bem dispostos, nas vitórias andamos bem dispostos e até jogadores bonitos temos não é como os do FC PORTO que sao feios e nem a barba fazem!!!!!??!!!??!!!??!!!?!!??os nossos jogadores sao bonitos!!!!??!!"

Pois é meus amigos...simplesmente....COMENTEM!!!!!!

Abraço a todos os que gostam de futebol

El Pirata disse...

Oh meu azulado amigo mitico,

Tas a querer insinuar que o Sporting é o clube dos Castelos Brancos deste País? Pah, tamos mal :)

Agora quanto à afirmação desses tais sujeitos, numa coisa concordo com eles. O Sporting tem os adeptos mais dedicados e sofredores do País. Basta recordar as assistências que o clube tinha na decada de 90, estadio cheio mesmo a 20 pontos do lider. Ser Sportinguista é ser adepto do clube e não apenas adepto da equipa de futebol, muito menos ser adepto da equipa quando esta vai na frente.

Recordo-me perfeitamente ver a Avenida dos Aliados (Porto) completamente cheia em Maio de 2000, aquando da festa de campeao ao fim de 18 anos. Pensava que nao havia "lagartos" no Porto mas afinal estava bem enganado. Ao contrario de mim, muitos deles sofriam em silencio... eu ca gosto de fazer barulho :)


PS:

Quanto à feiura de determinados jogadores. Bem, nao vou entrar por aí, ha alguns que metem medo (e nao é pela dureza fisica...eheheh)! Não é dificil reconhecer que o Pinilla tem uma boa aparência, mas eu enquanto adepto espero é que o gajo trate mas é de rapar a cabeça e a marcar golos com a tola e os pés! Mas convem nao esquecer as solicitações que hoje em dia têm os jogadores, extra-futebol... basta recordar que os portistas eram vistos como a equipa dos Andrades (mais interessante que dragoes mas pronto, gostos nao se discutem...) só pelo facto de todos, inclusivé guarda redes, terem bigode :) Hoje ja nao, até um afro-lusitano nascido em Chelas (Costinha para os leigos) passa por senhor ministro! E nao estou a criticar, acho muito bem, devem cuidar da aparencia mas sem virarem uns White Castle's!

PS 2:

Ha uns 10 anos atrás, tinha acabado de chegar ao Sporting um tal de Paulo Sousa repatriado do Benfica. Lembro-me perfeitamente de ver amigas minhas todas histericas a dizer que eram do Sporting! Valha-me Deus... de facto ter jogadores atraentes na equipa pode ser maneira de atrair o sexo feminino a puxar pela equipa... mas depois quem é que as atura!!??!!

Ramos disse...

Caros bloguistas

O Kadafi dos pneus anda muito nervoso, muito exaltado, muito falador.....Mas tenha cuidado, pois mentir é muito feio e enganar 6 milhoes, é muito mau...

O Peseiro veio às antas e foi humilhado, agora ganha 6 ao Boavista ( penso que o boavista so esteve presente em campo) e acha-se o maior..Tenha cuidado, muito cuidado...Ja estou mesmo a ver a lhe sair o tiro pela colatra....
Comparar o Pinilla ao fabiano é como comparar agua com vinho....O pinigol é um jogador mediano.....Precisa de 100 oportinidades pra fazer um golo.....

O porto ganhou e ganhou vem. O pseudo-penlaty so um cego diz que é penalty ( mas como os clubes da segunda circular são cegos).O nuno vai à bola e o Paulo costa salta por cima do nuno e quando ve que n chega à bola, diexa o pé pra traz.

El Pirata disse...

Parece que cometi a heresia de comparar Pinilla aos kraques (com k porque eles têm estilo...) Fabiano, Derlei, Postiga e Nuno Gomes...

Meus amigos, goleadores sao aves raras. Todos sabemos. E por esse motivo sao idolatrados e recebem o seu peso em ouro! Mas... e quando esses goleadores deixam de marcar? Se fizermos como diz o meu caro colega Gil, pega-se no curriculo dele e abana-se o mesmo! Pois, mas se vamos abanar o curriculo desses tipos aí em cima... prefiro abanar o curriculo de goleadores a serio, estilo Jardel, Gomes, Yazalde, Eusebio, e por aí fora. De curriculos vivem os ex-jogadores meus amigos! Os actuais nao vivem de curriculos, vivem de golos!

Ja para agradar os azulados, recorri às estatisticas do "jornal" OJOGO... vejam o seguinte:

1. Luis Fabiano...

FCP vs Belenenses: 67 minutos
FCP vs Estoril: 90 minutos (1 golo)
FCP vs U. Leiria: 90 minutos
Nacional vs FCP: 22 minutos
V. Guimarães vs FCP: 66 minutos

Contas redondas: 5 jogos, 335 minutos (media de 67 minutos em campo/jogo) , 1 golo


2. Derlei...

FCP vs Belenenses: 90 minutos
FCP vs Estoril: 39 minutos
FCP vs Penafiel: 78 minutos
FCP vs Sporting: 90 minutos
FCP vs U. Leiria: 83 minutos
Benfica vs FCP: 64 minutos
Gil Vicente vs FCP: 90 minutos
Nacional vs FCP: 90 minutos
V. Guimaraes vs FCP: 78 minutos

Contas redondas: 9 jogos, 702 minutos (media de 78 minutos em campo/jogo) , 0 golos


3. Postiga

FCP vs Estoril: 82 minutos
FCP vs Penafiel: 30 minutos
Braga vs FCP: 40 minutos
V. Guimaraes vs FCP: 25 minutos (expulso)

Contas redondas: 4 jogos, 177 minutos (media de 44 minutos em campo/jogo) , 0 golos


4. Nuno Gomes

Benfica vs FCP: 60 minutos (expulso)
Benfica vs Moreirense: 5 minutos
Benfica vs Braga: 57 minutos
Benfica vs Setubal: 24 minutos
Academica vs Benfica: 36 minutos
Gil Vicente vs Benfica: 72 minutos
V. Guimaraes vs Benfica: 90 minutos

Contas redondas: 7 jogos, 344 minutos (media de 49 minutos em campo/jogo) , 0 golos


5. Pinilla

Sporting vs Boavista: 21 minutos (1 golo)
Sporting vs Gil Vicente: 79 minutos
Sporting vs Maritimo: 40 minutos
Sporting vs U. Leiria: 70 minutos
FCP vs Sporting: 34 minutos
Penafiel vs Sporting: 11 minutos
Rio Ave vs Sporting: 90 minutos
Setubal vs Sporting: 64 minutos

Contas redondas: 8 jogos, 409 minutos (media de 51 minutos em campo/jogo) , 1 golo


Conclusão:

Apenas Pinilla e Fabiano, ambos recem chegados à Superliga, facturaram. E nao podem vir para aqui dizer que qualquer um dos 5 mencionados tem jogado pouco! A estatistica desmente isso!

Mitico disse...

Caro amigo mas "adversário" António Ramos hoje so vou defender um jogador...por isso aqui fica a estatistica de Derlei na época transacta na CHAMPIONS LEAGUE... MARSELHA-FC PORTO 2-3 Golos: Maniche (30'), Derlei (33'), Alenitchev (80'). REAL MADRID-FC PORTO 1-1 Golos: Derlei (35'). CORUNHA-FC PORTO 0-1 Golos: Derlei (59')... Já para nao falar na UEFA CUP ... lembram-se da final de SEVILHA?????? com certeza muitos dos amigos de blog festejaram também aquela bela, bonita, cruel, magnifica, fria e dura estocada final (o 3-2 do grande Ninja) ao Celtic de Glasgow...

Pois é os grandes jogadores so se veem nos grandes palcos e nos grandes momentos e para se conseguir estatisticas assim, é preciso estar nestas competições... já dizia o velho ditado: " QUEM ESTÁ DE FORA RACHA LENHA "!!!!

Não é para todos atingir o topo do futebol europeu em dois anos... :))) por muito que custe...É A REALIDADE :)

Abraço a todos os que gostam de futebol

El Pirata disse...

Mais uma vez custa-me entender os meus amigos azulados, mas atenção que o problema deve ser meu :)

Posso deduzir que este ano o Derlei e restantes fieis escudeiros nao irão marcar muitos golos... afinal a epoca europeia está perto do fim (salvo qualquer exibição milagrosa em Moscovo, que a acontecer terá a minha sincera homenagem e admiração...).

Os grandes jogadores sao grandes em qualquer situação. Nos grandes palcos destacam-se relativamente a todos os outros. Mas pelo que tenho visto, os goleadores atrás mencionados não estarão satisfeitos por jogar no grande palco das Antas, com assistências na ordem dos 40 mil/jogo...

Dizia o Deco ha dias numa entrevista ... "ganhei mais projecção mediática nestes meses no Barcelona que em todos os anos no Porto"... a culpa porventura até nao estará no palco, é bem capaz de estar na motivação clubistica!

El Pirata disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.