Redes Social

sábado, 27 de novembro de 2004

2 anos de Maturidade e Competência

Como o tempo passa depressa. Há precisamente dois anos, a 27 de Novembro de 2002, Luis Filipe Scolari, técnico campeão mundial pela selecção brasileira de futebol, chegava a acordo com Gilberto Madail (salvando o coiro deste ultimo, infelizmente...), assinando contrato para orientar a selecção portuguesa até ao final do euro 2004, com a oportunidade de continuar rumo ao mundial 2006.

E que dizer deste periodo sob comando de Felipão? Somente isto:

-Portugal conseguiu melhor resultado final de sempre num grande evento (finalista do euro 2004)

- Scolari tem a qualificação para o mundial 2006 praticamente conquistada

- rendição da velha guarda. Com Scolari a denominada geração de ouro findou a sua participação ao serviço da camisola das quinas.

- renovação e aposta em novos valores, sem olhar a camisolas, jogando eles no gil vicente ou no guimaraes

- completa independência face ao poder dos velhos dinossauros do futebol português


Meus amigos, por tudo que escrevi atrás só posso dizer: parabéns Scolari. Longo seja o teu reinado!

Através da leitura de um artigo alusivo a esta data (2 anos de Scolari entre nós), pude constatar certos factos que porventura não serão do conhecimento geral. Aqui ficam eles:

-Porque Maniche nao era convocado?

Na sequencia do jogo particular com a espanha, em que fomos goleados e humilhados, Scolari afastou 3 jogadores, um deles em definitivo (Sergio Conceição), e os outros temporariamente (Maniche e Meira). O afastamento de Maniche nao se prendeu com razões de ordem tecnica. Scolari nao apreciou a atitude do jogador, que pediu para sair durante o jogo por estar alegadamente lesionado, razao pela qual foi dispensado do estagio para a partida com a Noruega. Mas ja estava em condições para jogar pelo Porto 3 dias depois, em Leiria.

Alias, nao foi por razoes de competencia que o massagista do Porto, Jose Mario Almeida, deixou de colaborar com a selecção. Scolari quis deixar passar uma mensagem clara aos jogadores no sentido que exigia deles ao serviço da selecção a mesma disponibilidade e espirito de sacrificio que tinham no clube. E isso era algo que era evidente aos olhos de todos, no caso do Maniche. No Porto mordia os calcanhares aos adversarios e comia a relva e na selecção era um senhor fidalgo. Esteve muito bem Scolari e o que se viu foi que na meia final do europeu, frente à Holanda, maniche marcou um golaço e foi a correr em direcção a Scolari... acredito que essa imagem tenha deixado doidos os portistas mas é a prova que Scolari tem um punho de ferro e que os jogadores o respeitam. Maniche aprendeu a lição e mais que ninguem soube reconhece-lo!


- Caso Baia

Depois de rever o historial de Baia na selecção, Scolari estranhou que tivesse sido ele o guarda redes nas fases finais do euro 2000 e mundial 2002, quando nao tinha efectuado as fases de qualificação. Soube tambem, entre outras coisas, que a responsabilidade de atribiur os numeros nas camisolas dos jogadores para o Mundial 2002 coube ao capitao Couto, que entregou o numero 1 ao Baia e nao ao Ricardo ou Quim, que tinham feito a qualificação. Scolari perfilha do principio que ha jogadores que, pelo seu estatuto, ou sao convocados para jogar ou simplesmente nao sao convocados. Nunca pôs em causa o valor de Baia, mas sabia que se o convocasse para o banco seria o mesmo que trazer a polemica para dentro da propria selecção.

E a verdade é que,fazer o que fez Antonio Oliveira, que convocou Ricardo e o pôs no banco sem motivos, e fazer o que fez Scolari, que pura e simplesmente nao trouxe focos de conflito para dentro da uniao do grupo... quem é que esteve correcto? Ja para nao falar na convocatoria de um Paulo Sousa completamente lesionado como premio de carreira, ou a falta de autoridade para mandar calar um Rui Costa que passou a epoca no Milao lesionado e no banco de suplentes, e que mesmo assim achava-se no direito de pôr em causa a titularidade de um Joao Pinto, responsavel, a par de Jardel, pelo titulo do Sporting (e quem duvida que essas mesmas discussões nao foram o motivo para o descontrolo emocional que levou à agressao que o JVP cometeu sobre o sul coreano?...)

Sao estas incoerencias que Scolari nao permite. Ele escolhe a equipa que bem entende e nao ha cá PAPAS nem bispos a interferir. Bem ou mal ele decide. E assim é que deve ser. Antonio Oliveira foi cobarde na Coreia do Sul, simulou uma lesao e andou a fazer figuras tristes de muletas, e no fim a imagem da selecção foi ridicularizada pelo Mundo fora. Isso meus amigos, é impossivel de suceder com o Sargentão! Bem hajas Scolari


9 comentários:

Picareto disse...

2 anos de INCOMPETENCIA!

-Portugal conseguiu melhor resultado final de sempre num grande evento (finalista do euro 2004)

Será que a equipa que tinhamos não daria para algo mais que perder com a Grécia por duas vezes?? e pk é k o sul americano só percebeu que tinha de por a jogar aquela equipa passado 1 ano e tal de ser selecionador??isso é competencia??

- Scolari tem a qualificação para o mundial 2006 praticamente conquistada

Será? perder com o lichtenstein é algo histórico para o futebol Europeu!! Pode-se dizer que o Scolari tal como o FCP fez historia na Europa do Futebol! Uns por razões positivas outros não...deixo ao critério!

- rendição da velha guarda. Com Scolari a denominada geração de ouro findou a sua participação ao serviço da camisola das quinas.

Graças a isso assistimos a frangos monumentais em cada jogo da selecção.

- renovação e aposta em novos valores, sem olhar a camisolas, jogando eles no gil vicente ou no guimaraes

Ou no Porto B !

- completa independência face ao poder dos velhos dinossauros do futebol português

Independencia também em relação ao bom senso, principalmente por ter sido o ultimo a perceber que jogadores como maniche, deco, nuno valente não podem ser suplentes!!

-Porque Maniche nao era convocado?

Porque o Sr. Scolari não percebeu o verdadeiro valor deste jogador porque nunca veio ao estádio das Antas ou Dragão ver um jogo do FCP porque vir ao Porto é "muito longe" !

Ramos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ramos disse...

Caro Antonio Ramos

Antes de mais tenho de dizer que o Ricardo n foi o tutalista dos jogos de apuramento para o mundial de 2002. Foi o quim. Que defendeu até ao jogo Portugal-Holanda no estadio das antas. Portanto o Ricardo defendeu poucos jogos e foi ao mundial enquanto o quim n foi. E porcausa disso ja se achava no direito de ser titular na coreia....?!!!

Diz o Antonio Ramos que o baia nem no europeu de 2000 la devia ter estado, por n ter realizado nenhum jogo de qualificação!!!!Pois bem meu caro é melhor começares a consulatr os registos pois esta redondamente enganado ou as tuas fontes secretas estão erradas....

Acerca do Scolari

Acho que n à nada a dizer depois de termos perdido a final contra uma equipa grega, que coitadinha.
O primeiro jogo scolari teve de meter a viola ao saco e por a jogar os jogadores do fcp...mas se tivesse convocado o Baia talvez, n, tenho mesmo a certeza q seriamos campeões europeus.

O guarda redes na final era o Baia e n tinha feito a figura (muito vulgar hoje em dia) do ricardo quando saí da baliza. Eu disse e digo agora, aquilo é de um guarda redes vulgar, sem categoria, como ficou provado ainda a pouco quando veio as antas e n consegui admitir que errou e em vez disse andou a mentir a tudo e todos, mesmo exixtindo imagens da TV que negavam tudo.

Para concluir o scolari n fez nada de especial e acerca de estar praticamente apurado para o mundial era dificil n se apurar contra equipas muito fracas.

Mitico disse...

A unica coisa que o senhor Luis Felipe Scolari fez por Portugal foi AUMENTAR AS VENDAS DAS BANDEIRAS E DE CAXECOIS com o simbolo das quinas!!!!No fim ainda foi consagrado pelo presidente da República enquanto que os verdadeiros herois, AQUELES QUE VENCERAM A LIGA DOS CAMPEÕES, OU SEJA OS JOGADORES DO FC PORTO só ouviram um "triste" obrigado por parte desse senhor!
Por muito que custe, Luis Felipe Scolari veio para ser campeão europeu...FALHOU!!!!DOS FRACOS NAO REZA A HISTORIA...já dizia o velho ditado!

PS: Ajudem-me a perceber isto: O que significa aquela estrelinha que Vitor Baía tem no equipamento sempre que o FC PORTO joga na liga dos campeoes?

Picareto disse...

Ao Mitico :

A estrelinha significa que o FCP e campeão europeu! o Ricardo não usa estrelinhas, é anti-estético e só os jogadores do FCP que "não sao bonitos como os do Sporting" é que usam isso que tá fora de moda!

El Pirata disse...

Rui, da familia dos Ramos :)

No apuramento para o Mundial de 2002 nao houve guarda redes totalista, o Quim e o Ricardo fizeram os jogos de apuramento. Nao sei ao certo quantos cada um, mas nenhum monopolizou a baliza. ja quando se inicia a fase preparatoria para o referido mundial, entre fevereiro 2002 e maio de 2002, aí sim o Ricardo foi o guarda redes preferido pelo Oliveira (basta recordar que num amigavel frente ao Brasil, Ricardo fez uma grande exibição, que desperta o interesse de Scolari...).

ja no ao apuramento para o euro 200 diz respeito, nao te posso dar a certeza de quem fez a fase de apuramento. Mas as palavras que escrevi foram baseadas num artigo de um jornalista acerca dos 2 anos de Scolari à frente da selecção. Se ele afirma que foi o Ricardo nao tenho motivos para duvidar... se tu tens dados que possam contrariar naturalmente que agradeço o esclarecimento. Mas convem recordar que Vitor Baia, de 1998 a 2001, passou a maior parte do tempo lesionado, como tal nao é de descartar que de facto nao tenha realizado a fase de apuramento e tenha apenas defendido a baliza da selecção durante o euro 2000.

Vamos esclarecer uma coisa. Eu nao retiro nenhum merito ao muito que Baia tem. So falo de factos e situações que evidenciaram claro favorecimento de certos jogadores em detrimento de outros. Anteriormente a Scolari existia claramente uma mafia dentro da selecção, onde os jogadores mais credenciados como Fernando Couto, Baia, JVP, Paulo Sousa, Rui Costa e Figo tinham direito a praticamente escolher a equipa que jogava. Nao ponho em causa a qualidade destes jogadores, mas a verdade é que se Scolari treinasse a selecção em 1998, teriamos ido ao Mundial de França e quem sabe o que poderiamos ter feito por la... mas em vez disso tinhamos um frouxo como o Artur Jorge a mandar e foi a pouca vergonha que se viu. A geração dourada poderia ter feito, no mundial de frança, a sua coroa de gloria, se bem guiada! Por isso meus amigos portistas, deixem que vos diga: farto de selccionadores de trazer por casa e paus mandados como Artur Jorge e Oliveira estou eu! Com esses desperdiçamos o talento de uma geraçao fantastica.

Quanto ao frango do Ricardo na final do euro... voces podem fazer como o Pinto da Costa e repetir uma mentira mil vezes ate se tornar verdade, mas para mim, dure ate aos 100 anos o facto numero 1 é este: Costinha deixou o grego saltar à vontade e cabecear como e para onde bem entendia! foi um falhanço de 2 jogadores: Costinha que estava a dormir e Ricardo que nao deveria ter saido do sitio. Culpar apenas Ricardo é fazer de parvo quem viu o jogo. E prefiro nem falar nas burradas (de burro) que o Costinha cometeu ao longo da prova...

Mas nao vale a pena estar aqui a falar da selecção portuguesa de futebol, quando toda a gente sabe que para os portistas a selecção nada representa. É uma tristeza mas é a verdade. para os potistas a selecção so tem valor se la jogarem, a titulares, pelo menos 9 jogadores. ja para nao dizer que por eles naturalizava-se todos os estrangeiros que jogam no Porto...

Mas é capaz de ser devido a esse bairrismo e a essa maneira de pensar pequenino que faz com que o Deco afirme coisas como ter mais projecção em 6 meses de Barça do que em 6 anos de Porto...

Picareto disse...

Parece que o meu colega António Ramos focou negativamente um jogador intocável...ora vejamos. Será que ele fala do mesmo "Ministr" Costinha que marcou o golo da vitória do FCP em Alvalade naquele jogo que bem podia ter ficado 0-5 ou 0-7 que nao escandalizaria ninguem, não fosse o Lucilio "Calabote" Baptista ter escamoteado "QUATRO" grandes penalidades. Será este o Costinha que marcou o golo em Manchester que carimbou o passaporte para os quartos de final da Champions?? Cá para mim ele deve estar a confundir com o Guarda Redes suplente do Leiria...ora vejamos na realidade quem é este COSTINHA segundo o site da UEFA:

Costinha

Jogador sério, não há dúvidas sobre a entrega do médio Costinha, que se tem demonstrado como uma peça fundamental no sucesso do FC Porto.

Selecção
Costinha fez a sua estreia com a camisola da selecção depois da vitória frente à Eslováquia, na fase final do Campeonato do Mundo de 1998. Titular na selecção que representou Portugal no Grupo A do UEFA EURO 2000™, marcando o golo solitário na vitória frente à Roménia, antes da derrota nas meias-finais contra a França. António Oliveira menosprezou o seu talento na altura do Campeonato do Mundo de 2002, mas o seu sucessor, Luiz Felipe Scolari já se mostrou entusiasmado com as actuações de Costinha. No UEFA EURO 2004™ foi uma presença habitual na selecção portuguesa, que chegou à final da competição.

Clubes
Depois de ter jogado nas divisões inferiores pelo Clube Oriental de Lisboa, pelo AS Machico, CD Nacional da Madeira e CF União da Madeira, Costinha saiu da sombra no AS Mónaco FC na época de 1997/98. Em França, o seu estilo de jogo foi mesmo comparado ao do seu treinador, Claude Puel, acabando por dar uma combinação de sucesso que valeu ao Mónaco o título de 2000.

2001: Costinha regressou a Portugal e fez a sua estreia no futebol de topo nacional pelo FC Porto no início da temporada 2001/02. Acabou por se provar um desastre quando foi expulso - uma experiência castigadora que serviu para fortalecer a sua vontade de vencer.

2002/03: Costinha mostrou-se em grande forma e ajudou à conquista da dobradinha pelo FC Porto. O único "amargo de boca" acabou por ser uma lesão na coxa a 11 de Maio, num jogo contra o Paços de Ferreira, que limitou a sua actuação na vitória na final da Taça UEFA contra o Celtic FC a uns míseros nove minutos.

2003/04: Depois da decepção pessoal em Sevilha, Costinha teve a oportunidade de jogar os 90 minutos de uma final europeia, levantando a taça de Campeão Europeu num jogo contra a sua anterior equipa, o AS Monaco FC. O golo marcado no último minuto frente ao Manchester United FC nos oitavos-de-final, é apontado por muitos analistas como o momento que abriu as portas da final aos "dragões".

Sabia que?
Costinha tinha 27 anos de idade quando actuou pela primeira vez num jogo da SuperLiga.


OBRIGADO MINISTRO POR TUDO O QUE TENS DADO AO CAMPEÃO EUROPEU E BI-CAMPEÃO NACIONAL!

André Kaustico disse...

António Ramos o eterno Iludido!
Focalizemos todos os Pontos(afinal há muito mais para dizer do que "somente isto"):
Portugal conseguiu o melhor resultado de sempre no Europeu.Verdade!Também verdade foi o facto da selecção ter começado a jogar futebol frente ao Portugal vs Rússia,onde pela primeira vez após ter assumido os comandos da selecção,e depois de uma vergonhosa derrota ante a Grécia,o seleccionador teve que engolir o seu mundialmente famoso orgulho e por os jogadores que eram melhores(à excepção de Miguel,que apesar disso fez um euro de excelente qualidade)dos quais a maioria pertencia ao FC Porto.Nem mesmo o Presidente do Brasil !!(Caso Romario).Mesmo assim,o "burro" do scolari deixou-se enganar de novo pelo treinador alemão da grécia,e perde na final de uma maneira tão ou mais estupida do que no primeiro jogo.

Scolari treina a selecção na primeira vez que esta foi cabeça de serie no sorteio dos grupos de apuramento para uma grande competição,estando assim no grupo mais facil que portugal já apanhou.Mesmo assim conseguiu empatar com no terreno em que António "pau mandado" Oliveira já tinha ganho por 7.Parabéns ó felipão!!

Como foi rendida a velha guarda:João Pinto e Baia Estiveram sempre fora das opções de Scolari.Afinal não conta kom todos os que têm nacionaliade Portuguesa,como disse quando foi da convocação de Deco.Estes dois nunca foram opção possivel.Sérgio Conceição:O melhor jogador de Portugal no mundial de 2002(de longe),o unico que lutou,o unico que mostrou raça,foi "encostado" devido uma suposta falta de entrega numa selecção onde o treinador não tinha mão!Por isso digo que são sabias as Palavras de Conceição quando disse:"A Selecção não é o que toda a gente Pensa".Serginho serás sempre heroi de todos os Portistas!Rui Costa e Figo.Estes que também se passeavam nos jogos amigaveis não tiveram direito ao mesmo tratamento que Maniche e Conceição.Esses sempre foram os herois de Feilpão por muito que enterrassem!Só até ao Portugal 1-2 Grécia no estádio do dragão,Scolari viu que rui costa era muito inferior ao Mágico numero 20,e que Figo não aguentava tanto como Ronaldo,nem tinha a mesma arte e energia.(Será que Figo foi mesmo rezar com a Nossa senhora na mão,no balneario,quando da atitude derrotista ante a sua substituição frente à Inglaterra?Eu continuo a dizer que não!).A Velha Guarda rendeu-se a si mesma por assim dizer.Scolari não teve nada a ver com isso

Achas mesmo que o Felipão não olha Às camisolas?O que estava Beto fazer no Europeu,senão para satisfazer os desejos de certa gente Importante(O sistema anda aí).Porque convoca ele o 3º Guarda-Redes do FC Porto,e deixa o titular de fora.Não terá sido uma provacação??Não sejamos ingénuos!

Quanto ao caso Maniche,já tinha ouvido falar que tinha aconteciso algo assim,mas como ja referi,havia peças que até se podiam deitar no relvado a beber um refresco,que Scolari nunca chamaria a isso falta de empenho!

O Selecionador tem apenas que fazer uma coisa!Convocar os melhores jogadores de nacionalidade portuguesa disponiveis para cada lugar.Foi isso que Oliveira fez no Mundial.Baia esteve lesionado e voltou a tempo do Mundial,logo os 3 Guarda-Redes convocados para a competição foram os 3 melhores (Baia,Ricardo e Quim).Não acho que Baia estivesse na sua melhor forma,por isso não deveria ter sido titular.Mas se felipão tem assim tanta personalidade(?)não teria qualquer problema em inovar e pôr o Baia no banco.Afinal não era ele que não ligava a Influencias?Expliquem-me então porque é que,se os melhores Guarda-Redes Portugueses neste momento são o Baía e o Moreira,porque convoca ele o Ricardo e o Quim.Casmurrice não é competência.

Uma Palavra acerca do Ministro.Costinha foi ma peça fundamental na caminha quasi-vitoriosa de selecção no Euro,e da Caminhada Vitoriosa do FC Porto,nas competições que tem ganho.Os Portistas e os Portugueses não têm mais nada a fazer que não agradecer a este GRANDE GRANDE jogador

El Pirata disse...

Quanto ao comentario aqui publicado pelo Paulo Santos, quero apenas informar que sei quem é a pessoa em causa (assim como a maior parte dos frequentadores do blog) e sei que ele apenas escreveu o que normalmente é dito em conversa de cafe, entre amigos. Devia te-lo informado das regras do blog e como tal peço desculpa.

O blog vai continuar a ser utilizado com civilidade, irreverencia e sentido de humor, mas sem ferir susceptibilidades... zzz zzz - ja tou pior que o Diacono remedios :)