Redes Social

terça-feira, 30 de novembro de 2004

Obrigado jornal "Record"

Mais um fim de semana futebolístico e nada de anormal....

O FCP continua cada vez mais primeiro contra lucílios e hélios calabotes, contra 5 999 997, contra primeiras páginas de jornais como o Record, etc... Tudo normal para os lados da segunda circular, o benfica e o sporting continuam a lutar pelo titulo da segunda circular que para 98 – 99% do país é o verdadeiro e único titulo que importa verdadeiramente, senão vejamos a capa de hoje do jornal Record que afirma: “Sporting no topo da Europa” !!! Apenas uma pequena nota no canto inferior esquerdo do jornal fazia referencia à vitoria do FCP em Setúbal dizendo “Dragão sozinho na frente” com um tamanho de letra próprio das entrelinhas de um contrato do Vale e Azevedo. Ajudem-me a perceber isto caros colegas bloguistas, estou muito confuso! A capa do jornal A Bola também me causa confusão: “Tanta gente na frente”. Eu quando olho para a classificação vejo o FCP em primeiro isolado...! Ás tantas o FCP tem jogos a mais ou então estes jornais estão a referir-se ao campeonato da segunda circular. Brilhante!! Assim sim, depois de narrar um pouco já consegui chegar a alguma conclusão.

Poderão alguns dizer-me que a capa do Record se refere ao numero de golos do “clube desportivo de portugal”, é verdade, mas isso levanta outra questão : quem marca mais golos no campeonato é declarado vencedor? Será que em Portugal conta o critério que mais se ajusta aos clubes verdadeiramente “Grandes” como os dois de Lisboa? Isto qualquer dia dá-lhes para inventar leis como no Futsal em que foi aprovada a lei de quem tem pavilhão próprio tem prioridade no acesso à primeira divisão, regra criada para fazer o “desportivo de lisboa e de benfica” subir directamente para a primeira divisão! Já imagino um dia chegarmos ao fim do campeonato e é declarado campeão a equipa que possui o jogador que marcou mais golos a partir de livres inexistentes! Isso faria o valor do passe do simão disparar em flecha...em portugal claro!

Por tudo isto, Obrigado “Record” e obrigado “A Bola” por toda a mística que despertam em todos os portistas quando esta parece ficar adormecida após tanta habituação de vitórias!!


Jornal Record 30/11/04

12 comentários:

El Pirata disse...

Mais uma jornada decorrida, mais uma constatação da nova realidade da Superliga: em 12 jornadas, os 3 denominados grandes participaram em 36 encontros. Dessas 36 partidas, sairam vencedores em 19 jogos (53% aproveitamento). Pior ainda, apenas na setima jornada, Sporting, Porto e Benfica venceram, simultaneamente, os seus jogos. Maior competitividade na Superliga? Não creio, a capacidade fisica dos jogadores é que é cada vez mais equivalente, e os famosos "estouros" fisicos a que as pequenas equipas davam ao intervalo ou aos 60 minutos é cada vez menos frequente. Já para não dizer que muitos fidalgos das equipas mais competitivas jogam, ora parados, ora estacionados, e depois só lhes dá a pressa ou a perder ou a 20 minutos do fim. Mas isso é uma questão de mentalidade, que Mourinho conseguiu abanar e agora aguardam-se sucessores.

Vamos agora focar os pontos positivos e negativos da jornada. No que aos positivos diz respeito:


1. Consolidação do 1º lugar pelo FCP

Pela primeira vez esta epoca o Porto lidera a solo a superliga. Ate que enfim dirão muitos, afinal de contas, dirão outros tantos, a equipa é recheada de grandes jogadores, lideradas por um treinador vindo da melhor liga mundial, e com uma super estrutura (tambem denominada sistema) que suporta todo e qualquer problema que possa surgir.

A vitoria em Setubal nao merece contestação pela grande primeira parte que o FCP realizou. Sem McCarthy, mas com um super Quaresma, o Porto dominou e só nao conseguiu maior vantagem devido a uma atitude de vedetismo por parte de Postiga. Este jovem jogador, que tarda em afirmar-se, mostra uma atitude de desprezo pelo adversario, e de estrela em ascenção passa neste momento por um enorme apagamento, motivo mais que suficiente para Fernandez apostar num jovem humilde e com killer instinct de nome Hugo Almeida. Quanto à expulsão de Jorge Costa, parece-me sem duvida alguma acertadissima, e espero que a partir de hoje os arbitros comecem finalmente a andar de olho nesse "tanque humano"... é somente o maior distribuidor de fruta e outros vegetais da superliga. La porque depois faz aquela cara de Bruce Willis com ar de bebé chorão, não implica que ande constantemente a aplicar manhas para impedir os seus adversarios de jogar! Mas o mais agradável é ouvir certos comentadores desportivos a falar na grande experiência do capitão! Valha-me Nossa Senhora do Caravaggio, a grande experiência dele é agarrar, puxar, apertar, malhar, pisar, esbofetear, pontapear, socar, e outras habilidades terminadas em ar :)


2. Mauricio Pinilla

Não vou começar aqui a louvar o jovem jogador leonino. Mas é evidente que muita boa gente se enganou a seu respeito. E, verdade seja dita, em Vila do Conde, na 4ª jornada, Pinilla fez uma grande exibição, de esforço e caracter, faltando o merecido golo, nas 5 ocasiões que criou. Frente ao Moreirense marcou um golaço e ainda deu outro a marcar, demostrou grande raça, atitude e entrega ao jogo e nao merecia de forma alguma ter abandonado o jogo por lesão. Mas pelo menos ja começa a calar os criticos.



3. Boavista e Rio Ave


Mais uma grande jornada protagonizada pelas equipas responsaveis pela azia portista e benfiquista na semana passada. O Rio Ave, com apenas uma derrota em doze jornadas, goleou sem apelo um fraco Nacional e o Boavista, com um Jaime Pacheco renascido das cinzas de Alvalade, isolou-se na segunda posição. Parabens aos dois tecnicos, e parabens a duas equipas que sao constituidas na maioria por atletas portugueses (estou a falar dos não naturalizados...)


Quanto aos aspectos negativos:


1. Queda do Benfica

É notorio a quebra da equipa da aguia. Agora se compreende melhor o barulho que foi feito à volta do golo do Petit frente ao FCP. De facto, e ao contrario do Sporting que perde nas Antas mas levanta-se e volta à luta, o Benfica dá mostras claras que fez daquele embate a luta pelo titulo e, saindo derrotado, não apresenta condições psicologicas para voltar a acreditar. Depende totalmente da inspiração de Simão e da entrega de Petit. Necessita urgentemente de reforços de Inverno para poder ainda dar a volta. Mas até à abertura do mercado de transferências a sensação que fica é que ainda vão perder varios (decisivos) pontos.


2. Morte no estadio

Aconteceu em Leiria, num dos palcos do euro 2004. Não acredito na tese dos amigos do sujeito que faleceu. O estadio tem todas as condições de segurança. basta ver que aí jogou a Inglaterra no europeu e nao sucedeu nada aos selvaticos adeptos ingleses. Agora, se um sujeito (ja bebido?!...) se pendura no gradeamento e aje como um macaco a protestar por tudo e por nada, corre o serio risco de perder o equilibrio e tombar. Agora, devido a uns tipos que nao sabem estar sentados no seu lugar, nao queiram pôr nos estadios as mesmas protecções que existem no topo do Cristo-Rei em Almada! Em Alvalade, por exemplo, tambem existe uma grade de protecção no 2º piso. Permite que as pessoas possam circular nesse espaço e impede as mesmas de dar um valente tombo até ao primeiro piso. Agora, se alguem se apoir nelas e estiver debruçado a gesticular pode correr o risco de cair. E , que eu saiba, nao foi o varandim que cedeu! Lamento a morte mas lamento igualmente a falta de civismo que existe. E não é só nos estadios.


PS:

Para finalizar, (e o meu desejo mesmo era dedicar um post a este tema, mas fica para uma outra oportunidade) quero fazer uma breve referência aos 3 escolhidos para o premio Fifa World Player. Os portistas ficaram certamente a espumar de descontentamento, mas nao creio que tenha sido cometida nenhuma injustiça exemplar. Em primeiro lugar porque é extremamente dificil escolher apenas um e um só jogador que possa ser considerado o numero 1 do mundo. No tenis é facil, Roger Federer pura e simplesmente massacrou todos os outros! No automobilismo Michael Schumacher fez o mesmo. No motociclismo, Valentino Rossi com uma moto bastante inferior faz gato sapato da concorrencia! Ninguem no seu perfeito juizo pode dizer o mesmo do Deco. Tal como ninguem pode dizer que se ele ganhasse era injusto. A verdade é que, na final da liga dos campeoes nao foi ele a vedeta numero 1 (alias, para mim a vedeta numero 1 foi o Mourinho que leu muitissimo bem o jogo e o Alenitchev que quando entrou desfez o Monaco), e na final do Euro2004 foi uma verdadeira sombra, apagadissimo! Nem um unico lance de genio em 90 minutos.

Como devem saber quem escolhe o vencedor sao os seleccionadores de todos os países que pertencem á Fifa. E por norma o vencedor é o jogador que nesse ano se destacou no mundial ou no europeu de futebol. Se vamos por esse caminho entao o premio vai para o Zagorakis. Era justo? Logico que nao! Henry ja merece, pelo que tem feito desde 1998 (campeao mundial e europeu de selecções) o trofeu. Foi a peça chave na sequencia formidavel de 49 jogos de imbatibilidade do Arsenal. É o melhor avançado do mundo. Formidavel. Shevchenko é o maior matador do futebol mundial. Quem marca golos com a regularidade que ele marca, em Italia, só pode merecer o titulo de melhor do mundo. Ronaldinho Gaucho. Para mim é um brinca na areia, o melhor jogador do mundo para quem nao é adepto de um clube mas sim adepto de futebol. Ele é a essência do jogo. Enquanto existirem jogadores como ele que se preocupem unicamente em proporcionar alegria, talento, golos, o futuro do futebol como desporto rei é radiante.

A minha escolha. Numa escolha de coração optava por Nedved. Merecia. Em 2003 carregou a Juventus até à final da Liga dos Campeoes e devido a um exagero de um arbitro faltou à final que a sua equipa perderia nos penaltis. Este ano no europeu, estava a ser brilhante pela sua selecção, a republica checa. Um momento de infortunio levou à sua saida de campo, deixando a equipa orfã e permitindo a uma Grecia sem talento a ida à final. A ideia que fica é que tem o toque de Midas, as suas equipas sao brilhantes com a sua presença e perdem a chama na sua ausencia. E isso só está ao alcance dos melhores. Se fosse eu a decidir dava-te o premio Nedved. De caras!

Mitico disse...

OBRIGADO JORNAL RECORD!!!!!
Contra factos não existem argumentos...o Sporting é o segundo clube em Portugal com maior numero de simpatizantes...pelas minhas contas sao 3milhoes 999 999. Com tanta gente afecta ao clube do "gatinho" uppssss leaozinho :) porque nao está a multicor alvalaxia sempre cheia quando o super scp joga em casa????nao se arranja aí umas 40mil pessoas ou 50mil para encher todo aquele colorido? Se ainda fosse o FC PORTO, ainda se tolerava pois é um clube de bairro, que nao tem adeptos, nao passa de um clube de arrogantes,um presidente que nao cativa ninguem, etc!! Mas nao!!!!trata-se do Sporting, como dizem os seus directores...um clube diferente de todos os outros :)
E por ser diferente é que está no topo da Europa com tantos titulos europeus conquistados...parabéns ao jornal Record e a todos os sportinguistas pelo excelente palmarés que a sua equipa conquistou até hoje...Quanto aos seus vizinhos da 2ª circular, que moram à beira duma multinacional de gasolinas - SHELL - mais um jogo normal em Leiria...o futebol é simples!!!

PS: Quando falei em FC PORTO esqueci-me de referir que é o actual BI-CAMPEAO NACIONAL E CAMPEAO EUROPEU!!! desculpem o lapso!!!!

El Pirata disse...

Meus amigos,

Nao faço a minima ideia como se gere um jornal. Presumo que o objectivo numero 1, sendo a maioria deles pertencentes a uma sociedade anonima, o lucro! Tao simples como isto. A mim impressiona-me o complexo da perseguição a que os portistas se submetem. Acho que está na altura, sobretudo para as gerações mais novas, de se libertarem do vosso medo cenico chamado Benfica! É que deve arrepiar até o Freud! Sempre com teorias de conspiração, sempre a ver o que os outros pensam e dizem de vocês.

Eu tenho um caso clinico em casa, sei do que falo. Se os jornais "sulistas" nao falam de voces, aqui d'el rei que são uns criminosos! Se por outro lado falam e dizem bem, aqui d'el rei que estão a tentar envenenar-nos com palavras mansas. Em que é que ficamos? Eu bem me recordo de ler os jornais aquando dos vossos sucessos europeus e as capas, contracapas, paginas centrais e mais de uma duzia de paginas internas eram azuladas. Ja para nao falar nas tv's todas instaladas em Sevilla e Gelsenkirchen. Mas não... não... isso não chega... porque se fosse o Benfica até o Prersidente da republica mudava para la o palacio! E era feriado nacional no dia seguinte! Nao acham que fazem um bocado figura de parvos? Mas isto dito com toda a sinceridade. Parem la de se preocupar com o Benfica e digam la aos super macacos para nao cantarem SLB SLB sempre que o Porto marca um golo. É ridiculo. Se eu fosse um vietnamita (ou malaio, ou etiope) acabado de aterrar no estadio das Antas ainda pensava que o Benfica jogava de azul!

Se acham que os jornais ABOLA e RECORD sao demasiado antipaticos com o FCP deveriam estagiar uns meses em Espanha e ler o que diz A MARCA do Barcelona e que diz o El MUNDO DEPORTIVO do Real Madrid. Aquilo sim sao odios viscerais e sem respeito pelo adversario!


PS:

O Sporting nao tem 4 milhoes de adeptos. Se juntarmos os imigrantes portugueses afectos ao clube de Alvalade aí sim esse numero andará perto do correcto. Aqui fica a correcção a um erro do meu amigo mitico :)

Picareto disse...

benfica - Anderlecht (Pré qualificação para a Liga dos Campeões); Especial TVI toda a tarde + imagens em directo do interior do autocarro do benfica.

Porto - Deportivo da Corunha (Meia Final da Liga dos Campeões); Ligação em directo ao estádio 10 minutos antes do inicio do jogo.

Os lucros não dão o direito a uma telvisão generalista que funciona em sinal aberto para todo o país de funcionar como canal de propaganda de um determinado clube só porque este tem mais adeptos, principalmente nas competições europeias onde supostamente o clube portugues está em representação do país.Ou será que os "Donos da Bola" caíram em esquecimento?? Por falar nisso, alguem me sabe dizer o que é feito desse grande anti-portista Jorge Schnitzer??

PS: E não me obriguem a escrever sobre a transmissão televisiva da final da taça Intercontinental!! (Aposto que o António Ramos pensou que me tinha escapado esta)

Ninguem disse que o despotivo clube de portugal tinha 4 milhoes de adeptos, pelo que sei são 3 999 999! Os desportinguistas não se estarão a esquecer de ninguém pois não?

El Pirata disse...

Tem razão o Gil quando fala da pouca vergonha que se passou quanto à transmissão televisiva da taça intercontinental.

A SIC e a TVI, como estações privadas e supostamente sem se interessarem pelo serviço publico, lavaram as maos, e a RTP ficou com as culpas todas por nao ter interesse em transmitir o jogo. Na minha modesta opinião, o jogo tem interesse nacional pelo simples facto de nele entrar o FCPorto. Caso contrario tambem alinhava nos que acham um desperdicio de dinheiro! Uma suposta final entre os 2 melhores clubes do Mundo, em que um deles é o Moreirense da selva colombiana (deve ter o campo de treinos ao lado de uma plantação de papoilas) está tudo dito. Mas como o outro finalista é um clube nacional, não pode haver desculpas. A RTP, que paga, ou pagou, milhares de contos mensais a personagens anedoticas como o Goucha, Julia Pinheiro e ainda paga a Teresas Guilhermes, tem mesmo é de calar e pagar.

Quanto à TVI, nem vale a pena dizer que é o canal Benfica. Isso ficou evidente no ultimo domingo. Transmitiram a derrota do Benfica e, a partir dái, e partindo do principio que 60% do País estava com um grande melão, deram a gala da Quinta dos Ranhosos até à uma e meia da manhã! Para alguem como eu, que nao vi o Sporting em canal privado, ter de esperar quase até ás duas da manha (sim, porque entretanto ainda deram uns 20 minutos de publicidade...) é inaceitavel! E mais inaceitavel se torna quando o horario previsto era 00.30h! E, quando a TVI nao transmite o jogo do Benfica, aí sim, os famosos resumos da Superliga começam à hora programada! É uma pouca vergonha mas é o que temos.

Como vêm nao sao só os portistas com motivos de queixas. A famosa lei de mercado tambem atinge os outros...

Mitico disse...

Concordo plenamente com o meu amigo Antonio Ramos - será milagre????? nao :) - relativamente à TVI e acho melhor nem comentar... Fazer um programa de desporto ah segunda feira aquelas horas da matina é muito grave!!!! se o benfica tivesse ganho se calhar davam um resumo rápido no intervalo da quinta das celebridades COMO JÁ ACONTECEU!Ah! por falar em quinta...por acaso alguém viu o que foi oferecido a Cinha Jardim? (sim, aquela senhora que foi paga pela SIC para estar junto de pessoas que percebiam de futebol!!??!!)
Enfim...adiante...
Quanto ao FC PORTO (actual BI-CAMPEAO NACIONAL E CAMPEAO EUROPEU), claro que é de interesse publico o proximo jogo internacional e CONTRA FACTOS NAO À ARGUMENTOS!!! nao vale a pena desvalorizar o prestigio duma intercontinental ok? NAO VALE A PENA! FORÇA FC PORTO NÓS PORTISTAS ESTAMOS SEMPRE CONTIGO...

PS: hoje ouvi que José Mourinho não vem a Portugal...será verdade? espero que venha e que seja APLAUDIDO POR UM ESTADIO INTEIRO!OLÉ MOURINHO OLÉ!! mas se essa noticia se confirmar...já dizia o velho ditado " Quem nao deve nao teme..." . Tirem as vossas conclusões.

André Kaustico disse...

Os portistas não têm qualquer mania de perseguição.Os Portistas são,há muitos anos,vitimas de uma perseguição factual das preferencias clubisticas,com especial incidencia do clube lampião,logo,o mais odiado pelos adeptos campeões nacionais,europeus e possivel e brevemente mundiais.São perseguidos porque representam uma região que se quer afirmar como "a melhor e mais rica do país",e porque incomodam os "poderes instalados de Lisboa",e não falo apenas no futebol.Mas resumindo apenas ao tema deste blog,porque então tinha aqui matéria para fazer um outro blog,quero apenas focalizar,devido ao escandaloso que foi,e à proximidade da data,publicidade feita à vitória do Benfica na taça.Foi mais "festejada" pelos meios de comunicação portugueses do que a victoria do FC Porto em Gelsenkirchen(onde O FC Porto se consagrou como a equipa portuguesa com mais sucesso nas competições europeias de sempre).Ele era festas,ele era ligações em directo aos mais diferentes sitios,ele era recepções aos jogadores em tudo que era lado,ele era dvd's da final.Etc.UMA VERGONHA

Quanto ao caso TVI,um triste canal com uma triste imparcialidade.Um canal sem vergonha na cara!!

André Kaustico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
André Kaustico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
André Kaustico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
André Kaustico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
André Kaustico disse...

Peço desculpa por tantos posts,retirados,mas isto bateu mal no momento de por,e carruguei varias vezes no post a message,tive que fechar e voltar a abrir o meu browser,e só depois funcinou da maneira normal,e vi que tinha uns quantos de posts iguais

Por isso as minhas desculpas