Redes Social

sexta-feira, 3 de dezembro de 2004

Semana Europeia - Antevisão 13ª jornada Superliga - Apito Dourado

Vou começar pela semana europeia das equipas portuguesas. Tanto Benfica como Sporting encontram-se ja apurados para a próxima fase da Taça Uefa. Um com maior brilhantismo (vitoria dos encarnados frente a uns costa-marfinenses bons para actuar no circo Ringland), outro com uma grande dose de infelicidade (incrivel o duplo erro de Polga, mas mais incrivel ainda as novidades tácticas de Peseiro), a verdade é que Portugal irá, muito provavelmente, ter 3 equipas em competição nas provas da uefa no inicio do ano de 2005. O que é sempre bom, tanto para o prestigio internacional de Portugal como para as intrigas internas e conversas de café.

O que esperam Benfica e Sporting na fase seguinte? Quanto ao Benfica, e tendo como provavel o segundo lugar do grupo, aguarda-lhes uma equipa vinda da liga dos campeões. O que não é bom sinal, uma vez que foram incapazes de derrotar a equipa mais fraca presente na mesma Liga. Mas verde é a cor da esperença (ups, nem na cor estão com a sorte do seu lado)

O Sporting ainda aspira alcançar o primeiro lugar do seu grupo. Basta para isso deslocar-se a Newcastle e derrotar a equipa anfitriã. Tarefa não muito acessivel é um facto, mas também não é necessário recrutar o Ethan Hunt e a sua equipa para uma missão impossivel. E alcançando esse primeiro lugar defrontaria mais tarde um terceiro classificado de um outro grupo da taça uefa. É esse o meu palpite que irá acontecer - partindo do principio que um defesa campeão mundial não volte a precipitar-se como um pepe qualquer...

Mudando de assunto, a Superliga vai já entrar na 13ª jornada. E esta jornada inicia-se com o campeão FCP a receber um Beira-Mar inofensivo fora de sua casa. Não se espera outro resultado que não seja a vitoria folgada do Porto, isto partindo do principio que Vitor Fernandez nao prescinda do seu talento criador (Quaresma) e que coloque em campo um avançado com reais capacidades de finalização, e não uma imitação comprada numa qualquer loja chinesa (sim, refiro-me ao goleador Helder Postiga). Se de facto Fernandez poupar Quaresma e colocar Postiga na frente, então Manuel Cajuda pode esfregar as mãos de contente.

Quanto à restante jornada, de salientar a visita da SAD B do Benfica ao terreno da SAD Mãe. O jogo Benfica vs Estoril será sem duvida muito interessante, fazendo lembrar aquelas visitas à madrinha. O pequeno Estoril vai todo arranjadinho visitar a Madrinha Benfica, mas não é crível que receba mais que um rebuçadito, que o tempo é de crise. Por sua vez o Sporting desloca-se à cidade dos estudantes e desde que Peseiro não tente uma nova receita culinaria (ia dizer táctica, mas acho que ele percebe mais de cozinha que futebol), e com os anunciados regressos de Pinilla e Carlos Martins, é bem provável que o Sporting consiga manter a perseguição ao lider. Mas atenção ao moçambicano Dário, que apesar de ter apenas um golo marcado, tem tido uma grande apetência pelos postes das balizas. Para os sportinguistas é esperar que assim se mantenha. De referir ainda uma partida interessante entre os plebeus da Superliga: no Bonfim, encontram-se V.Setubal e Maritimo, no que poderá ser o jogo mais emotivo e interessante da jornada. Assim queiram os seus treinadores.


Para acabar, e para grande surpresa minha, foi desenterrado um processo que julgava já dado como desaparecido em combate. O apito dourado regressa para entreter o Natal dos portugueses. Sim, porque somos 10 milhoes e nem todos se interessam pela novela Casa Pia ou pela novela Sampaio vs Santana. Agora sim temos novelas em quantidade para entreter toda a gente.


PS:

Quando soube ontem que Pinto da Costa, notificado pela policia, não estava em Portugal, ainda pensei que tinha ido preparar a consoada para o Rio de Janeiro, para junto de outra grande injustiçada, Fatima Felgueiras. Mas parece-me que ele afinal anda por Espanha. Presumo que deve ter ido comprar uns caramelos ou encher o deposito de gasolina, sempre fica mais barato.

1 comentário:

Mitico disse...

FC PORTO 0 beira mar 1

Pois é meus amigos...
O que se passou hoje quase me fez lembrar os tempos de Verão em que Portugal inteiro (desde o norte até às ilhas) festejava nas ruas as vitórias da sua selecção. Sim...Sim...em lisboa festejou-se nas ruas a vitória do Beira Mar. Na VCI na cidade do Porto ouvi buzinadelas provocatórias para todos os adeptos Portistas. Dentro do campo vi uma equipa que se esforçou (mas sem cultura tactica) e assisti uma coisa que nunca tinha visto neste clube...Carlos Alberto desrespeitou toda uma massa associativa no momento da sua saída de campo. Um golo na final da Liga dos Campeoes e muitas outras optimas exibições não bastam...é precido respeito por aquela camisola...e por falar em camisola...ajudem-me a perceber uma coisa...que simbolo era aquele que os nossos jogadores tinham no braço... assim...como que........umas quinas???porque nao têm os outros clubes aquele simbolo???
Uma conclusão tirei hoje no estádio...é mais anti-portista aquele que vai para lá assobiar os jogadores aos 15min de jogo do que aquelas "lanterninhas" e aqueles "gatinhos" que vao para o café e para outros sitios festejar as derrotas do FC PORTO.
EU APLAUDI DE PÉ O ESFORÇO DOS NOSSOS JOGADORES !!!NAO SOU INGRATO!!!ELES DERAM-NOS TUDO NAS DUAS ÉPOCAS PASSADAS...NUNCA ESQUECER ISSO...CHAMPIONS LEAGUE +(tradução = liga dos campeoes) UEFA CUP (tradução = taça Uefa) + BI-CAMPEONATO = FC PORTO.

PS: PINTO DA COSTA OLÉ PINTO DA COSTA OLÉ PINTO DA COSTA OLÉ PINTO DA COSTA OLÉ PINTO DA COSTA OLÉ