Redes Social

terça-feira, 21 de dezembro de 2004

Rescaldo da 15ª jornada da Superliga

Finalmente, e após a mítica jornada 7 do campeonato, temos nova jornada em que os 3 grandes conseguem vencer simultaneamente os seus encontros.

Começando pelo Porto para não variar. Apesar de certos cronistas começarem a salivar dizendo barbaridades como por exemplo, e passo a citar...

“Ora, o que parece evidente agora que o departamento clinico começa a devolver os jogadores ao relvado e que Victor Fernandez parece ter encontrado uma forma de combinar McCarthy e Luís Fabiano naquele que promete ser o ataque mais perigoso do futebol português, o que parece evidente agora, dizia, é que o FC Porto tem muito mais por onde crescer que os adversários” Jorge Maia, comediante do jornal OJOGO.

Dizia eu, apesar destas afirmações próprias para a época carnavalesca e não natalícia (já agora, o McCarthy não marca há quantas jornadas? E o Fabuloso tem quantos golos marcados? E o Derlei? E o Postiga?...), o Porto conseguiu marcar o golo do triunfo pelo coxo de serviço, Maniche, que apesar de coxo ainda consegue ser de longe o melhor jogador do meio campo. Apesar das constantes desculpas quanto ao cansaço apresentado devido ao famoso jet lag (impressão minha ou os portistas corriam como tolinhos lá no Japão... é dos famosos cimbalinos que devem ter o mesmo efeito que o RED BULL … dá-te asas...), a verdade continua a ser só uma: o plantel tem 24 jogadores e muitos deles têm mais que condição fisica para alinhar... podem é não ter qualidade mas isso a culpa já não é do jet lag...

Avançando lá para os lados do Colombo. Mais uma exibiçãozita muito fraquinha dos barmelhos. Valeu que Argel, ao estilo Pedro Barbosa sempre que sente que pode ser dispensado, resolveu decidir o jogo, desta vez a favor de quem o paga... eheheh!

Quanto aos outros encontros destaque para a fácil vitoria dos bracarenses perante um boavistinha, e destaque sobretudo para duas arbitragens fraudulentas:

- a primeira no Bonfim, em Setúbal, com a equipa da casa a ser claramente prejudicada com um grave erro da equipa de arbitragem ao sancionar o golo do Leiria. Convem ainda relembrar a atitude vergonhosa do grande craque emprestado pelo FCP, Bruno Moraes (o tal que ia para a Juventus mas o Porto conseguiu desviar…), que hipotecou a vitoria da sua equipa desobedecendo directamente ao seu treinador. Continua Bruno que assim vais longe;

- o segundo erro escandaloso passou-se na Madeira e foi a expulsão de Miguelito nos instantes finais do encontro, quando o lance teria merecido grande penalidade. Com que intenção? A bem dizer, eu que sou um pouco ingénuo, diria que foi para este jogador (nuclear da equipa) não defrontar o FCP na próxima jornada… mas posso estar a ver mal as coisas…

Vamos agora abordar o grande encontro da jornada, encontro esse que não desfraldou as expectativas. Também é natural que tenha sido um excelente encontro, estando frente a frente um Vitoria que joga e deixa jogar e um Sporting que é somente a equipa mais ofensiva de toda a Superliga. E para tal confirmação basta verificarem as estatísticas que qualquer site de desporto fornece: mais ataques, mais remates, mais cantos, mais cruzamentos, mais golos. Só tenho pena que Peseiro tenha demorado uma eternidade a definir a equipa. Mas ainda vamos muito a tempo. Passemos à analise do encontro…

Pedro Henriques, qual homem da tropa, esteve muito mal disciplinarmente. Se isto se tivesse passado lá no quartel dele teria pelo menos de encher umas 1500 flexões e umas 30 voltas ao quarteirão. Mas como foi apenas e só mais um joguito nesta Superliga passa apenas como uma noite com azia. Avancemos para os erros:

- Fora de jogo de Silva aos 9 minutos que dá o primeiro golo do jogo. Pode não ser evidente mas o fiscal de linha estava muito bem colocado. Só que desta vez, ao contrario do sucedido na semana passada, decidiram beneficiar quem ataca… que conveniente. Mas basta estarmos atentos às marcações do relvado para se ver que Silva está adiantado. Mas pronto… daremos o benefício da duvida!

- Golo do Beto. Ou melhor, auto-golo. Segundo o que aqui escreveu o Sr Ivo Sá, o guarda-redes foi atropelado. Pois bem, peço-lhe para ver as imagens, não da RTP, mas sim as da SportTv que transmitiu o jogo. O Beto salta na vertical e apenas atrapalha o guarda-redes sem lhe tocar. Foi um enorme frango isso sim. Mas se eu já dei o beneficio da duvida ao arbitro no golo do Silva, porque não dar também o beneficio da duvida neste lance? Ou só há benefícios quando nos interessam?!?!?...

- Expulsões perdoadas a Rafael e Medeiros. Nos outros lances ainda dou o beneficio ao arbitro mas quando se tratam de agressões como as que existiram de Rafael a Hugo Viana e de Medeiros a Pinilla o caso muda de figura. Aqui o arbitro errou e em claro prejuízo do Sporting.

Em conclusão: o Sporting viu-se a perder muito cedo, soube reagir e saiu para o intervalo a merecer no mínimo o empate. E a segunda parte foi de grande classe, só não redundando numa vitoria mais expressiva devido aos receios de lesões graves, já que os jogadores vimaranenses contavam com o beneplácito do arbitro, com sucessivas entradas a ameaçar os atacantes leoninos.


PS:

Duas palavras ainda para o facto de Silva ter jogado e para o comportamento dos adeptos de Guimarães. Em primeiro lugar o jogador Silva, emprestado pelo Sporting e a quem o Sporting paga boa parte do ordenado jogou frente à sua equipa e foi o único a criar problemas. Eu sou contra estas medidas. E apenas por um motivo: se um jogador é emprestado pelo desejo de uma equipa em contar com ele, essa equipa se quer que o tal jogador participe em 34 jornadas tem de pagar o ordenado completo, seja ele qual for! Ponto final. Se quer que esse jogador jogue somente em 32 jornadas, aí sim pode pedir uma amortização no pagamento dos salários. Agora vir um Silva qualquer fazer o jogo da vida dele contra quem lhe paga é de bradar aos céus. Isto só mesmo em Portugal. Mas eu vou voltar a este assunto, sobretudo porque durante a gloriosa época dourada do FCP, era costume este clube ter mais de 20 jogadores emprestados a clubes da mesma divisão… e isso sim é concorrência desleal! Mas o seu a seu tempo…

Quanto aos selvagens de Guimarães. Aqui os portistas têm que estar de acordo comigo. Aquela gente não joga com o baralho todo. Basta recordar um célebre Guimarães vs Porto, em 97 se não me engano, em que a claque portista, como é seu timbre, invadiu o relvado de Guimarães; mas depois o comportamento dos adeptos do Guimarães foi impróprio de quem anda em sociedade. Até tiros houve no fim do jogo, a claque portista ficou retida no centro do relvado já depois do jogo, e se não me engano um polícia viria a falecer de ataque cardíaco. Neste caso os adeptos até teriam um pouco de razão para fazer barulho, mas ontem ficaram todos alterados devido ao primeiro golo do Sporting?? Então imagino o que não teriam feito se lhes fosse anulado um golo como o que foi anulado ao Sporting por fora de jogo na semana passada. Também pela festa que fizeram pelo amarelo ao Liedson, posso deduzir que boa parte daqueles supostos vimaranenses são mais abermelhados e azulados que outra coisa. E aí já compreendo melhor as suas frustrações, afinal para uma equipa como o Sporting que já chegou a andar a 8 pontos da liderança estar agora na frente… é obra!

9 comentários:

Picareto disse...

Sporting na frente??? na frente de quem? na minha não é de certeza...eu olho para cima e não vejo o Sporting...! oh antonio ramos...e se o jogo de ontem acabasse aos 30 min??? o guimaraes ganhava e não viamos as capacidades do beto para o andebol. Esse sim passou ao lado de uma grande carreira no andebol. ja tou a imaginar a dupla sportinguista ricardo andorinho e beto...talvez assim pudessem fazer frente ao FCP no andebol já que no futebol são de outra liga...a liga da segunda circular.

FCP - Bi-Campeão Nacional, Campeão Europeu, Campeão do Mundo, Vencedor da Supertaça Candido de Oliveira.

o que vale é que não existimos...se isto fosse verdade era um orgulho para portugal, sendo assim vou continuar a fingir que acredito nos jornais sulistas que o antonio ramos tanto apregoa e suspira pela capital.

Mitico disse...

Olá amigos de blog

Ainda nao tive oportunidade de ver o resumo do grande vitória de guimaraes - sporting clube de Portugal...mas eu acredito no meu amigo Gil...se ele diz que o beto devia ir para a seleção nacional de andebol EU ACREDITO!!!! :)

Pois é...mas quem perde um jogo em casa por 2-4 penso que nao se pode queixar dos erros da arbitragem...chiça quem tem o super guarda redes de seu nome Ricardo e nao consegue marcar no minino 3 golitos desculpem amigos vimaranenses mas voces ou sao "mancos" ou nao sabem jogar à bola!!??!!! e pelo que pude verificar pelos jornais de lisboa e pela VERDADE DESPORTIVA = JORNAL OJOGO nas bancadas também houve um bonito espectáculo...NAO António Ramos...na cidade onde nasceu Portugal os adeptos nao sao azulados...e estao bem longe disso e quando digo isto SEI DO QUE ESTOU A FALAR!pois a proximidade geográfica à minha terrinha é pouca...Guimarães é uma cidade pequenina e muito bairrista com uma tradicional simpatia pelo ANTI-FC PORTO e também pelo clube do monstro adormecido numa gruta qualquer deste país...se bem me recordo este foi o unico ano em que os adeptos do sporting tiveram problemas no Anfonso HEnriques...ao contrário do Bi-Campeao Nacional certo? cada vez que vai lá praticar futebol, é pancada nas bancadas, é pancada no campo, é jogadores para o hospital mas tudo tranquilo para quem manda na liga de clubes e na federação portuguesa de futebol :)
Quando lá vai o monstro da caverna...tudo normal sem grandes problemas...enfim uma VERGONHA!!!

Para quem tem como lema da cidade:
" Aqui nasceu Portugal e o resto é só conquistas..."

Amigos vimaranenses VOCES DEVIAM ERA ESTAR NA SEGUNDA!!!!!!!!! COMO PODEM SER TAO INGRATOS PARA COM O PRESIDENTE PIMENTA MACHADO? VOCES SAO O QUE SAO À CUSTA DESSE GRANDE SENHOR...

OS Super Dragões tem toda a razao quando cantam:
"GUIMARAES GUIMARAES GUIMARAES GUIMARAES GUIMARAES GUIMARAES FDP GUIMARAES "!!!! Até o boavista e académica tem titulos...e voces?

Abraço a todos

El Pirata disse...

So para dizer que de acordo com o CENSUS de 2001, Portugal tem actualmente não 10 mas sim 11 milhoes de habitantes...

partindo desta nova actualização posso afirmar, sem grande margem de erros...

Portistas, voces existem! É verdade, e para grande prazer meu, deixem que vos diga :)

Aqui fica a nova actualização dos adeptos (assim por alto tão a ver né... sondagens da Universidade Fernando Pessoa em cooperação com a RTPn)

Benfica - 6 milhoes
Sporting - 4 milhoes
Porto - 900 mil
Restantes - 99 mil
Bixas Desinteressadas em futebol - mil

PS:

Atençao k o fenomeno bixas desinteressadas em futebol está a aumentar... deve ser pelos 10 anos de seca digo eu...

El Pirata disse...

Ontem os benfiquistas devem ter tomado consciencia do que vale realmente o plantel que idolatram. Já nem vale a pena estar aqui a referir que exceptuando o A, o B e C, os outros não valem nada. Isso todos sabemos menos o Luis Filipe Vieira...

O que deverá entristecer é a crua realidade de saber que, sem o claro empurrão de Bruno Paixão (e não, não se tratou de corrupção porque nunca na vida passou na cabeça dos dirigentes comprarem o arbitro para um jogo destes... foi mesmo a intensa paixão clubistica de Bruno Paixão a vir ao de cima)... como é possível, após o golo do Oliveirense (não confundir com o Oliveirense de Oliveira de Azemeis... este é mesmo clube de uma aldeia...), o arbitro conseguir inventar um penalidade, manda-la repetir, e não satisfeito, já na segunda parte, marcar nova penalidade inexistente e ainda expulsar um jogador para equilibrar o jogo. Muito triste mesmo...

Sr Luis Filipe Vieira, quando falar de arbitragem e de dvds veja se se lembra destas arbitragens. E não se junte ao Sr Dias da Cunha porque nós no Sporting gostamos mais de andar sós que em péssimas companhias...


PS:

Scolari confirma aquilo que todos os verdadeiros portugueses anseiam: Luis Figo pode regressar em Agosto de 2005 de modo a preparar-se para o Mundial de futebol.

Antes que os abutres comecem já a fazer barulho ficam aqui umas evidências:

- Figo, 4 golos na Liga dos Campeões (em 5º lugar da lista oficial de estatisticas)

- Figo, 5 assistencias na Liga dos Campeões (em 1º lugar da lista oficial de estatisticas)

- titularissimo do Real Madrid

- considerado unanimemente pela exigente imprensa espanhola como um dos jogadores que tem feito uma epoca positiva em Madrid

Por tudo isso Figo é uma mais valia.... e claro...

É MESMO PORTUGUES E NÃO NATURALIZADO... TEM 15 ANOS AO SERVIÇO DAS SELECÇÕES E CERCA DE 200 INTERNACIONALIZAÇÕES

El Pirata disse...

Anda toda a gente a falar que o Porto está na frente e mesmo assim se estivesse a jogar como o ano passado estaria com mais 10 pontos. Convem realçar 2 coisas:

- Em primeiro lugar o Porto do ano passado do campeonato foi um Porto que nada teve a ver com o Porto do ano anterior, esse sim claro dominador. O Porto do ano passado aproveitou-se da grande fragilidade de Fernando Santos, que nunca soube ler um jogo e muito menos manter motivada a equipa. E mesmo assim convem relembrar que o Sporting manteve-se sempre na luta pelo titulo até à escandalosa arbitragem do Bessa...

- Em segundo lugar convem nao esquecer que, se os portistas tanto gostam de recordar as duas epocas passadas, eu gostaria também de recordar a ultima equipa campeã do Sporting. Queria ver se o Jardel marcasse 45 golos para o campeonato se o Porto teria tido tantas facilidades. E queria ver se o Sporting tem tido capacidades economicas e mantido na sua equipa Hugo Viana, Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo a construir jogo para o Super Mario... se o Mourinho teria cantado de galo (ou galinha) tão cedo e com tanta facilidade....

Por isso deixem lá de sonhar com a epoca passada, porque caso contrário também tenho de sonhar com a grande equipa de ataque leonina.


PS:

Segundo noticia de ultima hora, que ainda nao confirmei, o Sporting terá antecipado o seu jogo da Taça de Portugal frente ao Pampilhosa, para uns dias antes do jogo de dia 9 de Janeiro, frente ao Benfica...

E que é que isso tem de interessante perguntam vocês? Pois bem, deste modo o Liedson já estará disponivel para defrontar os frangos de aviário :)

e tudo dentro da lei... parabens meus Senhores!

El Pirata disse...

Aproveito ter a disponibilidade de vir até á net neste momento para deixar bem patente o meu protesto por aquele golo do fabuloso ter sido validado... agora que estamos com campanhas natalicias... vamos todos juntar um dinheirinho para que o bandeirinha compre umas lunetas... abre os olhos ó malandro!

eheheh... vamos pra segunda metade ;)

El Pirata disse...

E para acabar o ano em beleza, nada como assistir ao maritimo vs fcp e verificar que:

1. O Sistema continua no seu esplendor. Imperdoavel a validaçao do primeiro golo do porto bem como a nao expulsao do derlei. E so de pensar que aquele sujeito Xistra foi o mesmo que expulsou o Liedson frente ao Maritimo até me dá vontade de trepar paredes

2. Postiga mantem-se como uma verdadeira anedota atacante... eu acho que deveriamos criar aqui um centro de apostas para ver quem acerta em que jornada vai o jovem acertar na baliza... e por mim até pode ser auto golo e tudo... eheheh... eu aposto que deve marcar um golito lá para a 24 jornada :)

3. Mais um acidente defensivo, isto usando as palavras de Fernandez, para qualificar o golo do maritimo... Meus amigos aquilo nao foi um acidente... foi, e preparem-se para a grande revelação, UM FRANGO! Grande Baia, entre o que vales actualmente e o que vale o Ricardo... venha o diabo e escolha. Neste caso o Diabo chama-se Scolari e já escolheu :)

Picareto disse...

ao tiago ribeiro: no jogo benfica - oliveirense o que é aquilo??? aquilo não é o "Sistema"...aquilo é o ESCANDALO!!!Vou investigar para saber se aquele tal de Bruno Paixao é familiar do Inocencio Calabote...às tantas ainda descubro que é primo ou qualquer coisa do género.

André Kaustico disse...

Mais uma vez digo:"desde que vejo futebol,o benfica foi sempre o clube mais benificiado"
Se o Porto tivesse tido uma arbitragem como aquela que o benfica teve prá taça,contra uma equipa da 3ª,que por nao estar nem no distrito do Porto nem do de Lisboa,é do nivél de uma qualquer distrital dos dos grandes centros,era só ve-los a falar de sicilias e d apitos azulados.O que é aquilo???Só tinha visto algo do género num Campomaiorende vs FC Porto,por coincidencia,com o mesmo arbitro!!!!!!Mas no entanto pegam num golo,que visto e revisto o lance eu continuo a dizer que Fabiano está em linha com a bola no momento do passe,e começam logo a dizer que nem vale a pena ver futebol neste país,que está tudo controlado.Como disse emir kusturica,grande realizador e compositor servio,adepto do clube campeão europeu(para além do seu querido Partizan):"ainda gosto mais do fc porto quando tentam atribuir o merito das vitórias a uma especie de mafia ficticia".Ano passado o fc porto realmente não teve merito nenhum em ganhar o campeonato.Ainda por cima a disputar uma competiçãozita menor como a liga dos campeões.Também já tivemos o "inginheiro" e o sporting também ganhou um campeonato(fim do jejum) à custa dele(fc porto era já considerado campeão,mesmo por adeptos de outros clubes,no fim da 1ª volta).Baía:quando franga,franga.Ricardo,para além de também frangar,erra muito,nada comparado com baía(2x melhor guarda redes europeu e 2x 2º melhor guarda-redes europeu).Figo:O nojo de Portugal.A vergonha em 2002,o ridicuko em 2004,e ainda tem a lata de vir dizer que "vai-se retirar por uns tempos"cuspo no teu numero 7.Obrigado por nada.Sempre foi um peseteiro,so jogava bem pelos clubes.Em 2000 passavamos bem com o nosso querido serginho(o nosso unico orgulho en 2002).Figo da P***.