Redes Social

domingo, 12 de dezembro de 2004

CAMPEÕES DO MUNDO!!!

Perante a brilhante conquista da Taça Intercontinental pelo FCP só resta a todo o mundo ajoelhar-se perante a nossa superioridade.

Este feito inigualável por qualquer equipa portuguesa coloca o FCP nas melhores equipas de sempre da história do futebol mundial. Factos como estes são inegáveis e qualquer menosprezo previsíveis por parte dos “adversários” portugueses do FCP não passará de mera “dor de coto”. Coloquei a palavra “adversários” entre aspas porque equipas que envergonham o país na Europa não se podem considerar adversários à altura do BI-CAMPEÃO NACIONAL, CAMPEÃO EUROPEU e CAMPEÃO DO MUNDO!

Falta-me apenas referir a enorme falta de respeito da RTP perante o BI-CAMPEÃO NACIONAL, CAMPEÃO EUROPEU e CAMPEÃO DO MUNDO. A transmissão em directo iniciou-se aproximadamente 1 minuto antes do inicio do jogo. Nada de estranhar visto que o programa que antecedeu o encontro foi, pasmem-se, a “missa de domingo”! Seguiu-se o intervalo e espanto dos espantos quando a RTP decide passar mais de 15 minutos de publicidade, retornando em directo ao jogo quando já decorriam 1 minuto e pouco de jogo. Este “feito” repetiu-se após o final do jogo e mesmo no intervalo do prolongamento. Quando se tratou do levantar dos trofeus cortaram a emissão logo após Jorge Costa e Costinha levantarem os respectivos e merecidos trofeus! Porque será que na final de uma competição internacional, onde estava em disputa o trofeu de campeão do mundo (e não me venham com a treta de ser apenas o campeão de dois continentes pois eu desafio aquele que diga que uma equipa asiática ou africana é melhor que o vencedor da LIGA DOS CAMPEOES ou da COPA LIBERTADORES) nem um comentador no relvado possuíam...! Simplesmente vergonhoso!!

Resta ironicamente aplaudir estas situações que nos tornam cada vez mais fortes e CAMPEÕES DO MUNDO entre outros títulos menores conquistados.

Fica aqui imortalizada neste blog a equipa que pôs a Cidade do Porto de novo no topo do futebol mundial e que sucede à equipa cujos capitães Fernando Gomes e Lima Pereira levantaram em 1988 estes mesmos dois trofeus:

Vítor Baía (Nuno Espírito Santo), Giourkas Seitaridis, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Ricardo Costa, Francisco da Costa, Nuno Ribeiro, Diego Ribas da Cunha, Vanderlei Silva (Carlos Alberto), Luis Fabiano (Ricardo Quaresma), Bennedict McCarthy

Estes, juntamente com os outros jogadores do plantel e também o nosso PRESIDENTE JORGE NUNO PINTO DA COSTA são CAMPEÕES DO MUNDO!!!!!!

Obrigado aos jogadores do FCP e obrigado Presidente Pinto da Costa e a toda a direcção do clube por tornarem real este sonho de todos os sócios e simpatizantes do Futebol Clube do Porto!

13 comentários:

André Kaustico disse...

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
O FC Porto é campeão de portugal,da europa e do mundo!!E é o unico clube que alguma vez se pode orgulhar disto!E quer 6 milhões queiram ou não,é um marco histórico no futebol!Mas se de ressabiadices Mouras e de certos jornais desportivos/televisões já estamos habituados,uma vergonha foi o facto da televisão estatal de Portugal ter tratado como se de uma vitória numa qualquer fase de grupos da Liga dos campões se tratasse(o que também é um feito hoje em dia,pois só o clube Bi-Campeão Nacional,Campeão da Europa e do Mundo tem sido o unico a participar,salvo honrosas exepções pelo 2º clube da Invicta).Taça entregue,passemos já à demissão fantoche do governo,que já tinha acontecido 28 horas antes.Se fosse o clube lampião a disputar esta competição(sim,há quem sonhe que isso um dia poderá voltar a acontecer)teriamos de certeza uns quantos de reporteres no relvado,uma equipa de comentadores nas cabines do estádio,em vez de estarem em Lisboa,e 24h da Festa lampiona.Mas como foi o clube Portugues com mais troféus Europeus e Mundiais nenhum canal achou que era necessário

Contra Anti-Portismos sempre fortes.Nós sabemos que somos os melhores!

FUTEBOL CLUBE DO PORTO:
2X CAMPEÃO DA EUROPA E 2X CAMPEÃO DO MUNDO
MELHOR CLUBE PORTUGUES DE SEMPRE

Ramos disse...

CAMPEÕES DO MUNDO DE CLUBES






Retirado do jornal o ojogo
O prestígio da equipa do FC Porto estendeu-se mesmo ao Oriente. Nas diárias caças aos autógrafos, é impressionante a quantidade de camisolas oficiais do clube na posse dos nipónicos. E pelos vistos não foram importadas pela Internet. Segundo a Nike do Japão, o FC Porto já vendeu mais de três mil camisolas este ano por aqueles lados. Melhor só o Manchester United e o Barcelona.

Ramos disse...

Retirado do jornal de noticias


Cinco títulos fazem do F. C. Porto, a par do Barcelona e do Ajax, a quarta equipa europeia com mais troféus nas últimas duas décadas (+) Dragões ocupam sensacional nono lugar a nível mundial

Mitico disse...

Boas noites amigos de blog

Nao vou estar aqui a rebaixar os clubes "adversários" do FUTEBOL CLUBE DO PORTO, pois nao gosto de bater em quem está no chão...pois so lhes resta uma coisa...AJOELHAREM-SE PERANTE A NOSSA SUPERIORIDADE :)
Tal como disse um dia, André Kaustico..." O futebol é simples" :)

Ora bem, vamos começar...`
É preciso falar da arbitragem de Toquio??? Ou vamos deixar que os jornais de lisboa o façam??? SIM VAMOS DEIXAR QUE OS JORNAIS DE lisboa O FAÇAM!!!!!o nosso país precisa de Humor :) Amanha vamo-nos rir um pouco com os lobinhos (jornal record e abola) vestidinhos de cordeirinhos...que giro que vai ser :) Já se diz aqui na minha terra que o senhor arbitro de Toquio amanha vai ser ouvido no Tribunal de Gondomar :))

Pois é meus amigos...quanto ao jogo acho que nem vou comentar a superioridade do actual CAMPEAO DO MUNDO :)
Afinal os gajos nao passavam duns indios de lá da selva Colombiana certo???? Mais uma vez repito... Para indios, voces até davam os toks na bola :)))

Dedico este trofeu a:
- JORNAL abola
- JORNAL record
- Aos vencedores da Taça Amizade de Paris
- A todos os anti-portistas do Norte
- Aos do Sul com especial recado para os algarvios
- A todos os que fogem quando o FC PORTO vence

A todos eles muito obrigado

Se ouvirem por aí que os portistas venceram a taça Toyota nao se admirem...nao se esqueçam que em Maio vencemos a Taça Amstell beer!!!??!!!!!
É deixa-los desabafar...

PS: por lapso nao referi a seguir às palavras FC PORTO que se trata do BI-CAMPEAO NACIONAL, CAMPEAO EUROPEU E O NOVO CAMPEAO DO MUNDO DE CLUBES...desculpem foi sem crer!!!!!!

Abraço a todos

Mitico disse...

Boa tarde a amigos de blog

Ontem esqueci-me de referir um pequeno grande detalhe...nao se tem muita importancia ou nao para voces mas achei por bem esperar meia hora por um computador para o dizer...
JA REPARARAM QUE VITOR BAÍA VOLTOU AO ORIENTE E DESTA VEZ VEIO DE LÁ CAMPEAO DO MUNDO???
Doa a quem doer...
Já viram as capas dos jornais de lisboa???? :) que bonito que é ver aquilo...o país precisa de humor e lá veio ele vestido de folha de jornal desportivo... RIR É O MELHOR REMÉDIO :)

Obrigado presidente JORGE NUNO PINTO DA COSTA :)
Sabemos que você é um homem sério e honesto...ESTA VITÓRIA É SUA :)
FORÇA PRESIDENTE!!!

El Pirata disse...

Boa tarde bloguistas

Agora que os festejos já finalizaram penso que posso conseguir a vossa atenção novamente :)

Vou começar por me referir à Taça Toyota! Pois, já que o meu amigo Mitico, com grande sentido de humor diga-se de passagem, apelidou o trofeu inter-continental de Taça Toyota, acho que vou fazer uma breve apreciação a esta taça amizade entre sul-americanos e europeus, patrocinada pelos asiaticos comedores de jecos (já estou a imaginar o vendedor ambulante lá do estadio... olhó cachorro quente...)

Não pretendo desvalorizar o trofeu. De forma alguma. E o Porto foi um justo vencedor do jogo. Mas chamar ao FCP melhor equipa do 3º planeta do sistema solar, meus amigos... só depois de bem bebido! E quando digo bem bebido quero dizer mesmo... uma bebedeira de caixão à cova! Deste modo, o primeiro portista que se aproximar de mim e me diga que o Porto é a melhor equipa do Planeta Terra é bom que traga com ele uma grade de Moet & Chandon, outra grade de Super Bocks e finalmente uma grade de Grão Vasco 2001 Dão, tinto :)

Vamos a assuntos serios pois então. Hoje ouvi na radio que o presidente colombiano estaria super satisfeito pelo titulo de Vice Campeão Mundial conquistado pelo Once Caldas! Meus amigos, só podemos estar a brincar aos cowboys não? Quando uma equipa como o Once Caldas que não perdeu por 6-0 apenas porque os avançados do Porto, salva a rara excepção Benny, são tão mortiferos como os matraquilhos que eu jogo (a culpa é sempre do matreco, nao minha...) tem a ousadia de se virar para os amantes do futebol e assumir-se como a segunda melhor equipa mundial, algo está muito mal. E o que está mal perguntam vocês adeptos azulados. Eu, na minha humilde sabedoria, respondo: a ridicula pretensão de querer decidir a melhor equipa mundial apenas num jogo e sem qualquer fundamento! Meus amigos, se ontem se decidiu quem era a melhor equipa mundial foi em Londres e eram umas 16h em Portugal Continental. Arsenal e Chelsea mostraram a um qualquer norte-americano que se detivesse durante hora e meia (impossivel mas deixem-me sonhar...) em frente a um televisor a descobrir o prazer do futebol. Nesta situação, o tal americano ficticio era capaz de comecar a entender que existe vida fora da America. Agora se o tal infeliz americano teve o deslize de ver o Once Caldas então o mais provavel é passar umas horas em sessao terapeutica com o seu psiquiatra (muito gostam de conversar deitados no sofá os americanos... tenho de experimentar um dia)

Os bloguistas azulados mais radicais estarão neste momento a pensar... este sujeito fala fala mas não diz nada construtivo. Errado! Eu tenho a solução para se eleger a melhor equipa mundial de um determinado ano civil. Ora cá fica a minha ideia. Em Dezembro de cada ano, num periodo de 15 dias (por exemplo entre 7 e 22 de Dezembro), e numa localidade paradisiaca ao estilo Havai (tem de ser quentinho nesta altura que jogar na neve só tem piada quando se ganha né portistas...).

Como escolher as equipas a participar? E quantas? Na minha opinião teriam de participar as melhores. Por muito que custe aos portistas ( e eu bem sei que deve ser super agradavel acordar num domingo de manhã para ver um jogo com 95% de hipotese de sucesso...) a verdade do que sucedeu ontem é só uma: o Once Caldas, equipa que estará classificada num hipotetico ranking mundial nunca acima das 200 melhores, esteve a um misero penalti de ser eleita a melhor! Por amor de Deus, ou do Diabo ja que nao pretendo ofender nenhum satânico adepto da bola :)

Aqui fica a minha concepção do torneio:

Participam 8 equipas, escolhidas do seguinte modo:

- Campeão Italiano
- Campeão Espanhol
- Campeão Inglês
- Vencedor da Liga dos Campeões
- Vencedor da Taça Uefa
- Vencedor da Copa Libertadores
- Vencedor da Copa Sul Americana
- Vencedor de um jogo entre o campeão asiatico e o campeão africano

Seriam 8 equipas, divididas em 2 grupos de 4. Jogariam entre si e os vencedores de cada grupo disputa o titulo de campeão mundial. Simples e justo. E que fantástico torneio seria! Acredito que todos os portistas teriam adorado ver a sua equipa participar neste tipo de competição... e eventualmente tê-la ganho. Aqui fica o exemplo deste ano:

Participantes:

-Juventus (campeão italiano)

-Arsenal (campeão ingles)

-Valencia (campeão espanhol)

-Porto (vencedor liga dos campeoes)

-Marselha (finalista da taça uefa - o Valencia já estaria apurado como vencedor do campeonato espanhol)

- Once Caldas (vencedor Copa Libertadores)

- River Plate (vencedor Copa Sul Americana)

- Al-Hilal (Arabia Saudita - campeão asiatico) ou Al Ahly (Egipto - campeao africano)

Que bom seria imaginar uma final...

Arsenal - Valencia?
Juventus - River Plate?
Porto - Once Caldas?

Eheheh... comentem mas nao me acusem de dor de cotovelo por favor... tive outras dores nesta semana que passou e agradecia passar a epoca natalicia sem nenhum problema ;)

André Kaustico disse...

Só uns esclarecimentos ao António Ramos:
A Taça Intercontinental existe desde 1960,e era disputada a duas mãos.Neste formato apenas uma equipa portuguesa participou,o benfica,por duas vezes,e perdeu ambas.Após vitória por 1-0 na Luz,ante o penarol em 1961,perdeu 5-0 na 2ª mão,e voltou a perder,desta vez por 1-0,na finalissima,de novo em casa do adversario.Em 1962,perde por 3-2 na Visita ao Santos,e perde de novo,desta vez por 5-2,em casa.Em 1981 a Toyota decide patrocinar o evento,trazendo-o para o japão,e criando uma nova taça(daí haver dois troféus) e ainda oferecendo um automóvel ao melhor jogador da partida.Prémio esse que é apenas publicitario,visto que os jogadores têm dinheiro para um carro muito melhor que o oferecido.

Once Caldas:Vencedor da Copa Libertadores,competição em que particiou a equipa que venceu o unico campeonato do mundo de clubes,com esta denominação,onde entrou também o Real Madrid e o Manchester Utd.Aposto,o dinheiro que for preciso,que nem o benfica nem o sporting conquistariam a copa libertadores.Uma equipa que mostrou uma solidez defensiva,ao estilo da selecção campeã europeia,a Grécia!Sólidos defensivamente e rapidos no contra-ataque,muito bem travado pela defensiva e meio campo portista.com especial destaque para o melhor jogador da partida:Maniche.Com um grande trunfo no seu guarda-redes,defendeu tudo o que havia para defender,quando o poste não fez por ele.Excelente exibição,para mim o seria um digno vencedor do toyota oferecido a maniche.Relembro que enquanto o FC Porto derrotava o Chelsea no Dragão a equipa colombiana estava já a alguns dias no japão em preparação,depois de ter passado pelos estados unidos um mês!

Quanto ao facto do melhor do mundo,para mim o melhor do mundo é o vencedor da competição mais dificil do mundo, a nivel de clubes:A Liga dos Campeões.Sempre disse isto,mesmo quando as excelentes equipas brasileiras disputaram a final do campeonato do mundo de clubes.Mas o melhor do mundo é algo dificil de decidir,mesmo com uma competição como a sugerida,onde o sporting entra nos sonhos mais maravilhosos deste nosso amigo,pois fosse qual fosse a altura do ano,o ritmo das equipas iria ser diferente.Simplesmente nós ganhamos a competição que coloca frente a frente as equipas vencedores das duas competições mais importantes do Mundo.Por isso digo FC PORTO MELHOR DO MUNDO!!

Mas também tenho uma duvida.O que é a Copa Sul-Americana?Só coneço a copa Libertadores.Quais são as diferenças?

Picareto disse...

Queria deixar aqui no blog um comentário relativo ao comentario do meu colega bloguista António Ramos...! Acho vergonhoso o facto de ele como sportinguista preferir o D. Grão Vasco tinto e não o verde branco. O tinto tem de facto maior teor de alcool...o que explica este menosprezo pelo CAMPEÃO DO MUNDO!

El Pirata disse...

Em primeiro lugar quero deixar um esclarecimento. Este blog foi idealizado pelo Rui Ramos e criado pelo Gil, 2 sujeitos azulados que tenho o prazer de conhecer pessoalmente. A ideia foi criar um local onde cada um mandasse bitaites ao bom estilo de uma mesa de café. Sem problemas quanto às suas ideologias clubisticas. Isto ficou claro desde inicio.

Ficou igualmente claro desde inicio que este blog seria um local onde se respeitariam as opinioes. Podemos discordar delas mas respeitamos. E o que se entende por respeitar? Entende-se por respeitar, o acto de nao querer ser mais papista que o Papa. Um exemplo: se eu, como sportinguista, afirmo que "me estou a cagar" (desculpem lá o meu francês) para as conquistas do FCP, isso nao implica que tenha dor de cotovelo nao senhor. Alias, eu quando afirmo que nao tenho qualquer tipo de dores é bom que a partir desse momento isso fique claro. Porque se começam a colocar em causa as afirmações e convicções de cada um, então o mais provável é que este blog comece a descambar. E provavelmente deixaria de ser interessante cada um perder o seu tempo para vir aqui dar a sua opinião.

Este meu reparo tem um destinatário obvio, o senhor Ivo Sá. Caso não saiba eu sou tripeiro. Não confundir tripeiro com portista, erro muito comum entre os portugueses. E em minha casa tenho o prazer de viver com 4 portistas, 2 deles ferrenhos. E tenho igualmente o prazer de ter grandes amigos portistas. Por esse motivo não desprezo o FCP, nem lhe tenho nenhum odio de morte.

Sou adepto do Sporting desde muito novo e passei pela grande travessia do deserto... nao sou daqueles que é adepto de um clube porque ele ganha, ou porque o pai também é adepto desse clube, ou porque é o clube da minha cidade... isso sao razoes idioticas para se torcer por um clube. Sim, só um idiota pode dizer que pelo facto de morar no porto é portista. Digo aqui e digo na cara de qualquer um que me diga isso. É das coisas mais idioticas que alguma vez ouvi. Dediquem-se à pesca desportiva! Um verdadeiro adepto de um clube nao precisa de morar ao lado do estadio. Até hoje vi mais vezes o meu Sporting fora de Alvalade que no seu recinto. Distância e razões economicas assim obrigam. Mas nao sou menos sportinguista que qualquer um lisboeta.

Já estou a divagar, vamos regressar ao tema FCP. Recordo-me de um episodio passado em Maio de 87. Vi a final da Taça dos Clubes Campeoes Europeus com o meu pai e, apesar de muito novo, recordo-me que, em silencio, estava todo satisfeito pelo porto estar a perder. Mas recordo-me igualmente que durante 30 minutos fui 100% portista. A segunda parte que o Porto fez em Viena foi de enorme qualidade (nada comparada com as finais contra equipas de segundo plano que o porto tem jogado nestes ultimos tempos...) e no fim festejei a vitoria como portista. Mas nao me transformei num. E se tal nao se sucedeu na altura, nunca mais irá acontecer. Aliás, tenho a certeza que mais depressa me junto a Al-Quaeda que me tranformo em sócio portista (bem vistas as coisas teria um presidente parecido com o do porto, mas com barba... ehehe)

Sr Ivo Sá, estamos esclarecidos quanto ao porto? Por mim eles perderiam todo e qualquer trofeu que disputassem. Seja a taça toyota seja alguma competição de carica jogada num qualquer club de strip propriedade de Reinaldo Teles. Isso nao implica que nao respeite as opinioes dos portistas (até porque s minhas discussões de futebol sao 90% delas com portistas grandes amigos). Deste modo espero que passe a respeitar a minha.

Quanto às eleições. Aqui foi a parte do seu comentario que me irritou solenemente. Porque isto é um blog de futebol e nao de politica. E é um blog em que cada um dá a sua opiniao sem insultar ninguem. E o senhor (e acredite que me está a custar imenso escrever a palavra senhor, faço-o por respeito a quem criou o blog) faltou-me ao respeito. Eu nao faço parte da corja de macacos que foi atrás do Pinto da Costa até ao tribunal de Gondomar. Eu nao faço parte da corja de camelos que na decada de 90 foi em comicio atrás de Pinto da Costa para o MAI reinvidicar umas tretas quaisqer. Nem votei em figurões e passarões como o Fernando Gomes e o Nuno Cardoso para a Camara do Porto, apenas e só porque o PInto da Costa mandou votar neles (grande jeitaço fizeram estas 2 personagens e suas negociatas ao FCP, espero investigação da PJ). Provavelmente o senhor fez tudo o que aqui atrás escrevi. Eu felizmente tenho uma cabeça e sei usa-la. Eu nao preciso que me digam o que fazer nem em quem votar. Voto em consciência e naquilo que acredito.

Espero nao ter de voltar a este tema.

PS:

Agora para responder ao Andre Kaustico. Nao sigo as competições sul americanas, só pelo que vou lendo nos jornais. Mas sei que existe a Copa Libertadores para os campeoes de cada país sul americano (campeao e nao só penso eu... ao estilo da liga dos campeoes) e que existe ou existia um taça denominada Copa Mercosul. Mas efectuei uma breve pesquisa e creio que a mesma foi substituida por uma competição de nome Copa Sul Americana, que equivale à nossa taça Uefa. Mas (e cá está um bom tema para o sr Ivo Sá) espero que alguém mais entendido em futebol sul americano tire o assunto a limpo. Afinal o blog nao serve só para dizer mal mas também para aprendermos aluma coisa nova nao é?

Gil, o D. Grão Vasco verde branco é bom mas para acompanhar refeições. Prefiro o tinto quando se trata de apanhar uma boa bebedeira e ficar a escutar um portista a proclamar-se como melhor do mundo :)

Diego, para de rir que ainda te engasgas :) Os calendarios das competições estão sobrecarregados sim senhor mas jogar mais 4 jogos na competição que propus nao matava ninguem. E depois meu amigo, para que serve um plantel de 24/26 jogadores? Para fazer 2 equipas nos treinos? Para se ter mais gente para fazer barreira nos treinos? Claro que não. Vamos pegar no exemplo do Porto. Se há jogadores cansados e exaustos nesta altura da competição (e nao sei como...) entao para que servem o Hugo Almeida, o Hugo Leal, o Cesar Peixoto, o Maciel, o Rubens Junior, o Raul Meireles, o Pepe? Nao me atirem areia para os olhos para justificar que nao há tempo para jogar uma competição de 2 semanas. No caso do Porto perderia apenas 2 jornadas nacionais, jornadas essas que mais tarde seriam disputadas a meio de semana em Janeiro, quando nao ha competições europeias, e com alguns dos jogadores menos utilizados. Agora, se esses jogadores nao têm valor a culpa já nao é minha.

E pronto. Fim de mais um testamento. Abraços para todos.

El Pirata disse...

Em nome dos criadores do blog vou aceitar as desculpas do Sr Ivo Sá:)

Hoje já me acusaram de terrorista, mais do que uma vez. Logicamente que eu não sou nenhuma virgem ofendida, aceito muito bem todo o tipo de tangas que dizem (e acredita que já ouvi bastantes acerca do Sporting e dos seus vários presidentes...).

Quando se fala pessoalmente e quando já se tem uma certa confiança com determinada pessoa, é muito mais fácil digerir certas acusações do que quando nao fazemos ideia de quem partem e com que intenções. Posso dar o exemplo quanto ao "sindicalista" Rui Ramos: ele pode aqui escrever as coisas que tu escreveste em relação a mim que teria tido uma reacção completamente diferente porque sei com quem estou a lidar. Não fiques com a ideia que sou daqueles que goza mas que nao gosta de ser gozado. Alias, até aqui tenho tentado escrever com algum humor mas visando apenas os clubes (em especial o porto porque sei que no blog ha muitos mais portistas...) e pessoas que fazem parte dos clubes. Não quer dizer que se me apetecer "picar" alguns elementos que aqui escrevem não o faça, mesmo aqueles que não conheço pessoalmente, mas tentando não faltar ao respeito a essas pessoas.

Quanto ás conquistas do Porto. O que vocês querem que eu aqui escreva é por demais evidente e pronto, eu escrevo:

SIM, EU TENHO INVEJA DOS TROFEUS EUROPEUS QUE VOCÊS, COM GRANDE DOSE DE CAGANÇA, CONQUISTARAM!

Pronto. Não me peçam para repetir que nao o farei :)

Agora mais a serio. Naturalmente que as conquistas internacionais sao as mais desejadas. Porque isto de ter 20 campeonatos nacionais, ou 21, ou 22 é a mesma coisa. Ter mais um trofeuzito internacional é completamente diferente. Um que seja só a mais faz toda a diferença. Mas... e agora sentem-se portistas que cá vai a alfinetada...

O Porto até 87 tinha zero (em numeração romana nao sei como se escreve mas em algarismo é 0) trofeus internacionais. E agora nao me lixem! Vocês, concerteza muito novitos, mas os vossos pais ou familiares já se julgavam perseguidos e ja se consideravam os maiores mesmo sem ter nada nao era? Pois bem, entao como é que podiam considerar-se maiores que o Benfica que tinha somente 2 taças dos campeoes mais 3 finais, juntamente com mais uma final da uefa? Nao acham que era prepotencia a mais? Como é que se defendiam? Ora nem mais nem menos como eu me defendo agora... façam o favor de rufar os tambores....

A CULPA ERA DO SISTEMA... ERA CULPA DO SALAZAR... ERA CULPA DO AVÔ CANTIGAS E PROVAVELMENTE TAMBÉM DO CALIMERO!

É por estas e por outras que continuo a dizer que o unico clube que ainda nao teve um dominio claro do sistema foi obviamente o Sporting. Alias, quando o Sporting ganhou 7 campeonatos em 8 anos (finais da decada de 40, inicios da decada de 50) era precisamente na epoca do puro amadorismo, da decada do grande filme do cinema português "O Leao da Estrela"! E quando o futebol comecou a dar fama e dinheiro, ou seja, a partir de finais da decada de 50, com o surgimento das provas internacionais, é que começam a surgir as primeiras manobras para transformar o clube do Povo, o Benfica, no grande simbolo do imperio portugues. O Benfica beneficiou desse facto e passou a contar com os melhores jogadores portugueses (e por portugueses entenda-se também os lusitanos das colonias), sendo esse o motivo principal para que o Benfica tivesse a maior hegemonia. Nao era ca as tretas dos arbitros como os portistas ainda hoje dizem. Se fosse devido aos arbitros o Benfica nao teria tido o enorme sucesso internacional que teve, fazendo com que ainda hoje toda a gente saiba quem é o Benfica, mesmo quando apanha cabazadas em Vigo.

Apos o 25 de Abril veio o sistema Pinto da Costa e de outros mafiosos. O Porto milagrosamente começa a ganhar campeonatos e com trabalho e dedicação conquista igualmente a Europa. Mas antes da Europa foi necessario conquistar as bases nacionais. E a forma como isso foi feito está agora nas maos da PJ.

Conclusao a retirar: tanto Benfica como Porto ja tiveram o seu periodo de controlo do organismo que gere o futebol. Trocando por miudos, o controlo da arbitragem. Esse controlo nao dá só por si as vitorias. Mas que ajuda a criar campeoes e a mistica lá isso ajuda.


A partir daqui, é ter pessoas com competencia para conquistar a Europa. Pessoas como Borges Coutinho no Benfica ou Pinto da Costa no Porto. Pessoas que conseguiram atingir os fins mas sem olhar aos meios.

André Kaustico disse...

Obrigado amigo António Ramos por teres aberto o coração!

Mas falando em manias de perseguição,mesmo assumindo que logo na noite da revolução dos cravos nasceu o sistema,ainda estás a dizer que o porto o controlou desde o inicio.Tens que ver que é ridiculo,existindo esse sistema,que o Porto tenha controlado de forma absoluta durante os 30 anos de democracia.O Benfica e o Sporting(e o boavista porque não) são mesmo muito inocentes!!

...e são os portistas que têm a mania da perseguição?

El Pirata disse...

Para nao dizerem que só aqui venho para escrever sobre o Porto vou aproveitar para fazer referencia ao empate do Sporting em Newcastle a contar para a ultima jornada da fase de grupos da taça uefa.

O jogo nao foi brilhante e este empate a uma bola (mais um golo de um medio que tem futuro brilhante à sua frente - Custodio) tem como efeito imediato a queda para o 3º lugar do grupo para o Sporting. Se Peseiro, para variar, tivesse um pouco de ambição, poderia estar agora a escrever sobre a vitoria do grupo, perfeitamente ao alcance. Mas, e devido às regras da uefa, entre acabar em 2º e 3º é capaz de ter sido preferível acabar em 3º, uma vez que deste modo o Sporting vai defrontar um vencedor de outro grupo (e porque não o Estugarda, seria interessante...) em vez de defrontar uma equipa vinda da Liga dos Campeoes - embora neste caso defrontar o CSKA de Moscovo vinha mesmo a calhar, para ensinar a marcar golos a russos :)

Aguardemos pois então pelo sorteio da liga dos campeoes e da taça uefa. Se fosse feita a minha vontade o sorteio ditaria algo do genero:

FC Porto vs AS Monaco - era da maneira que teriamos de certeza uma final decente este ano (eheh)

Benfica vs CSKA Moscovo - sempre interessante ver como se desenrascam os barmelhos contra equipas já nossas conhecidas... o ano passado com a lazio deu pro torto (ehehe)

Sporting vs Estugarda - aqui o motivo é mais sentimental... afinal está na hora de todos os sportinguistas recordarem o grande Balakov... e claro, mostrar como nao se apanha 3 pancadas sempre que se joga fora :)

El Pirata disse...

Sinceramente ja nao me recordo bem da numeração romana, é o que dá um tipo não apanhar reguadas em numero elevado na primária. Tive um velhote que nos punha a cantar o hino nacional no fim de cada dia de aulas e que fazia interrogatorios ao melhor estilo GESTAPO, com regua na mao para quem falhasse a resposta correcta... mas pelos vistos o Mister Coelho (do nome dele ainda me recordo) nunca se lembrou de perguntar como se escrevia zero em numeração romana... caso contrario era mais uma reguada a juntar às outras tantas :)

Mas quanto à polémica da mudança de século ser de 31 de dez de 99 para 1 de jan de 2000, ou em 31 de dez de 2000 para 1 de jan de 2001; isso era assunto sem discussão para mim. Sempre fui ensinado em Historia que a mudança de seculo se efectuava da seguinte maneira:

ano 1400 - seculo 14
ano 1401 - seculo 14 + 1 = 15
ano 1900 - seculo 19
ano 1901 - seculo 19 + 1 = 20

Sei que se processa assim mas já nao me recordo da explicação correcta. Mas não tenho qualquer duvida que a mudança de seculo deu-se de 31 de dezembro de 2000 para 1 de janeiro de 2001.



PS:

Ouvi hoje de manhã a intenção de Pinto de Costa de se candidatar pelo PS contra o Rui Rio para presidente da Camara do Porto. Só posso concordar com essa atitude. Por dois motivos:

1º Era da maneira que já ficava esclarecido em quem votar e que ganharia extra motivação em ir votar no domingo que calhar... chova a cantaros e potes!

2º Era da maneira, em caso de vitoria, de Pinto da Costa escapar de pena de prisao pela certa... em Portugal alguem conhece algum politico preso? Sr Pinto da Costa... os meus parabens... jogada digna de mestre Copperfield!