Redes Social

segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Os dirigentes que temos!



Este é apenas um exemplo. A noticia é do dia seguinte à fantástica vitória, na final da CL, do Milan de Savicevic e Maldini sobre os galácticos do Barcelona (Romário e Stoichkov). Em 1994, a poucas semanas do Mundial de '94, era notícia de primeira página o interesse do Benfica num miúdo de 17 anos, bem dentuço como se vê pela imagem, e que já atraia multidões. Por alguma razão esse mesmo miudo estaria presente, embora sem jogar, no Mundial de futebol dos EUA'94. O Benfica, entao recem campeão nacional, a iniciar o seu prolongado jejum, não contrataria o puto maravilha, indo Ronaldo iniciar a sua aventura europeia no PSV da Holanda. E o resto da história já todos conhecemos. Falta referir que o incompetente dirigente do Benfica era Gaspar Ramos. O mesmo que no ano seguinte deixaria Jardel seguir rumo ao FC Porto. Excelente este Gaspar Ramos.

Mas não é caso unico. No final da decada de 80, e após brilhar no Brasil, um baixinho mulato está com os dois pés nas Antas mas acaba no PSV da Holanda! Nome? Nem mais... Romário! Dá que pensar não?...


Mais recente o caso de Guimarães, onde Bernardino Pedroto, à altura técnico do Vitoria Guimarães, dispensa Giovanni, o brasileiro que mais tarde faria parte da equipa maravilha do Barcelona de Robson. Era um bocado molengas é um facto, mas tinha valor mais do que suficiente para ser contratado pelos vimaranenses! Pedroto tem uma desculpa porém, afinal de contas o orçamento era limitado e a escolha recaiu noutro jogador, Zlatko Zahovic de seu nome. Sempre serve de desculpa...


O caso mais anedótico da falta de visão dos dirigentes portugueses passou-se no final do seculo passado e na Amadora. Adivinhem lá de quem estou a falar...



Nem mais! Em 1998 o clube da Amadora teve a hipótese de contratar Ronaldinho Gaúcho. Salário e regalias pedidas pararam o negócio. E porque correu mal o negócio? Aqui fica a explicação na primeira pessoa do idiota de serviço...

«Duzentos contos por mês, um carro e uma casa para viver. Era dinheiro a mais para um júnior», explica Marques Pedrosa, director do futebol do Estrela da Amadora que no final da década de 90 e por estes valores recusou trazer Ronaldinho Gaúcho para Portugal. Corria o mês de Novembro de 1998 quando Roberto Assis, que jogava na Amadora e é irmão do craque brasileiro, perguntou aos responsáveis do clube se queriam trazer Ronaldinho Gaúcho, na altura com 17 anos, para a Reboleira. «Nesse ano tínhamos ido buscar o Assis ao Sporting, que como se dava bem connosco e queria ter o irmão por perto, propôs-nos a sua vinda para Portugal. Garantia que era melhor jogador que ele próprio, que já era um futebolista acima da média», recorda Marques Pedrosa, antigo director do departamento de futebol. Os pais concordaram, mas Ronaldinho pediu «um vencimento bastante alto, 200 contos mensais, casa para viver e», recorda José Maria Salvado, o presidente do clube na altura, «carro, se a habitação fosse longe do estádio». O problema era que Ronaldinho Gaúcho era ainda júnior e no Estrela da Amadora – «nem em nenhum clube em Portugal», garante Marques Pedrosa –, se pagava tanto a um júnior. «No Estrela, um clube de fracos recursos, estes ganhavam apenas uma espécie de subsídio para alimentação e transportes, num total de cerca de 20 contos», explica José Maria Salvado.
.
O futebol português... no seu esplendor!

19 comentários:

Mitico disse...

Ronaldinho Gaucho se viesse para o estrela não passava de mais um brinca na areia...

Era contratado para fazer uns treinos no benfica...

Assinava, ao fim da tarde,perante todos os flashes das maquinas fotograficas e com a tvi, a sic e a rtp em directo...

O presidente encarnado lá mandava a boca ao sistema...

Delirio, loucura dos socios...

Passados 2 anos

Ronaldinho era dispensado do clube!!!

Moral da história: Da que tu te safaste brasuca!!!! :)

Picareto disse...

Não é assim tão grave que o Estrela da Amadora tenha rejeitado Ronaldinho. Na verdade nem o viram jogar e confiar noutro brasileiro que fazia parte do plantel é duvidoso. Vejam o caso de Mario Jardel e George Jardel...! Eu se fosse dirigente do E.Amadora não iria entrar em aventuras e contratar um jogador k nunca tinha visto jogar, ainda por cima c exigencias fora do contexto do clube, só por ser irmão de um brasuca la do plantel.

Se o tivesse visto jogar até lhe oferecia mais...ora está claro:)!

Pior é deixar sair jogadores como Cristiano Ronaldo tão cedo quando ainda tinham imenso potencial e sabendo que dps do Euro2004 o poderiam vender ao triplo do preço que o venderam....são negocios...!

E Gabriel Heinze defesa esquerdo argentino que saiu do Sporting por uma bagatela e q mais tarde foi comprado pelo Man Utd e faz as delicias dos adeptos, sendo um dos jogadores mais queridos. Pk não vingou no Sporting?

Picareto disse...

Deixo um desafio aos bloggers...:

Peço vos que arranjem informação ou uma foto ao menos do jogador MARCOS SEVERO que jogou no Salgueiros algures entre 95 e 99 e era conhecido como o CANTONA DE PARANHOS!!

Picareto disse...

E o que dizer do médio ALDO DUSCHER que saiu do SCP por uma bagatela e apesar de ter passado epocas intermitentes no DEPORTIVO é pretendido pelo MAN UTD que está disposto a pagar 15 milhões de euros pelo médio.

SPORTING CLUBE DA FEIRA DA ALVALADRA?!?!?!?

Mitico disse...

Pikareto...

Estarás a insinuar que existe ou existiu um Al-Capone em Alvalade?

mas ... não era só no Porto que existia essa gente?

Picareto disse...

Mitico:

Nas aulas de história aprendi que a riqueza e o trabalho encontram-se no NORTE e a MAFIA encontra-se no SUL.....será que Italia cofirma a regra?

Vai uma cervejinha ou uma agua das pedras?

Mitico disse...

Amigo picareto :)

Nessa mafia... por acaso nao entra nenhuma personagem com charuto?

Picareto disse...

Entra....! e PC não fuma...!

Mitico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mitico disse...

Mas...se Pinto da Costa nao fuma e se o unico que fuma charuto no Norte é Valentim Loureiro...

Huuuummmm...desculpa Picareto, mas não estou a conseguir lá chegar!?!
vamos pedir ajuda aos outros membros do blog :)

PS: Será que o palacio da Pena, na terra do Sr. Fernando Seara, foi construido por alguem com visões futuristas...de que um dia iria aparecer no futebol um jogador chamado Pena e que iria ser o melhor marcador da liga na epoca da sua chegada a PORTOgal????

Picareto disse...

Moral da História: Há PALACIOS k metem PENA.

Mitico disse...

Será que os dirigentes de lisboa tem duas orelhinhas compridas???? e gostam de olhar para os palacios'??? :)

Anónimo disse...

Picareto, vou procurar no meu arquivo e tenho quase a certeza que te vou ofretar uma foto e dados da carreira desse jogador do salgueiros!!!
Voçes andam a falar muito do sul do pais!!! e como hoje é terça-feira, quero aproveitar a oportunidade de desejar todo o sucesso desportivo ao meu tio e ao meu primo que se encontram a viver em frança e são uns grandes adeptos do lille!!!Grande abraço para voçes e apareçam aqui no tribunal!!!

André Kaustico disse...

Pirata, não keres k o povo seja adivinho. Kuantos brasileiros vieram pra cá com estatuto de estrela. Não estavas à espera que o estrela desse a um puto brasileiro tudo o k ele keria. Era apenas um junior. Depois de se ver o que ele é capaz, tudo é mais facil, mas tomar decisões é só problema de quem as tem de tomar

El Pirata disse...

continuo na minha... deixar sair ronaldinho quando se contrata, anualmente, uma duzia de brasileiros, a maior parte dos quais nao sabe dominar uma bola, fazer um passe à distancia, colocar-se correctamente em campo... é de uma palermice total.


Os dirigentes de futebol portugueses sao, na esmagadora maioria, AMADORES. Quando se vê que num desporto tao profissionalizado, onde até os treinadores são cada vez mais cultos e conhecedores e nao apenas empiricos ex-futebolistas, é de bradar aos ceus como chegam á prssidencia e direcção pessoas sem o minimo conhecimento de gestao! A maior parte sao arrivistas, os self-made mens á portuguesa, ou seja, com muita trafulhice, e assim se vao desenrascando.

Deixar escapar Ronaldinho Gaucho merecia pena efectiva de prisao. Um ano depois de dispensado do Amadora Ronaldinho estava já a jogar a Copa America pela selecção brasileira, chegando dessa forma ao conhecimento mundial! 365 dias! nao me lixem.

El Pirata disse...

Picareto, o Cristiano Ronaldo saiu por 15 milhoes de euros! Se a minha avó tivesse rodas era um camiao!

Ou seja, se o sporting nao tivesse peoblemas financeiros e se adivinhassem que Ronaldo brilharia no euro2004, e adivinhassem que Roman Abramovich ainda estaria em liberdade (apesar de ter escrito na testa mafioso corrupto russo, prendam-me se faz favor!), o que seria motivo mais que suficiente para que Mourinho desejasse Ronaldo, elevando o passe dele para o valor que o Sporting quisesse (e se paulo ferreira e r carvalho valeram juntos 50 milhoes de euros, ronaldo sozinho valeria isso e mais umas matrioskas!...)!


Mas como vidente só a Maya (e mesmo essa só vê o futuro dois dias depois dele acontecer), os dirigentes do sporting venderam bem.

Tal como venderiam bem Joao Moutinho e Nani por 15 milhoes/cada!


Nao vale a pena iludir-nos. Por um portugues a jogar em portugal, ninguem paga mais que isso. Só se, por sorte, um qualquer mafioso russo estiver na corrida....

El Pirata disse...

Aldo Dusher, que foi campeao no sporting, saiu para o depor por 10 milhoes de euros. Um argentino que desejava jogar em espanha desde o primeiro dia que aterrou em portugal! tal como é o desejo de lucho e lisandro de certeza.


Gabriel Heinze era motivo de chacota por parte de 99% dos adeptos portugueses. Lembro-me bem de um Porto 3 Sporting 2 (famoso pelo facto do porto ter marcado 3 golos de livre a partir de faltas que nao existiram... era o penta na sua maravilhosa acção!) em que ele marcou o 2º do sporting, num belo movimento.


mas ele tinha acabado de chegar, inicio de janeiro e, para azar dele e de mirko josic, o sporting andava a ser violentamente prejudicado por uma serie de violadores de ovelhas, como rola, paulo costa, mario mendes, martins dos santos, entre outros famosos ladroes da epoca. Foi o famoso ano de luto. Uma vergonha! Assim se carrega uma equipa para o penta. E foi Tapie preso... só mesmo em frança.

Adiante. Sempre que Heinze jogava o sporting ano ganhava! Era tiro e queda, o maior pé frio da historia leonina. Creio que nem uma vitoria o sporting conseguiu com ele em campo. Mas eu gostava de o ver actuar e nao passou de coincidencias. Mas Josic, o responsavel pela vinda dele, tal como a vinda de Acosta, foi embora... e Heinze, tal como outros, foi embora! Materazzi nao o quis e la foi o argentino para o Valladolid. Com Inacio, dois meses depois, Acosta apanhou o lugar e o sporting foi para o titulo! Se Heinze tem ficado tb apanharia o lugar. Não ha crise. Afinal de contas para o lugar dele foi contratado o italiano De Franchesci, o tal que cruzava esplendorosamente! Nao lamentei a saida de Heinze, apesar de ter seguido sempre a sua carreira, de valladolid para o psg e depois para o manunited. Prova que tinha valor, e que o sporting e jozic, e eu, tinhamos razao. Fico muito contente pelo sucesso dele.


Tipos como o Manuel Serrao, que adoraa ser ma lingua e falar de meloes, e como o pato teles, que tem o rei na barriga, é que devem andar de nariz torcido. Ou talvez nao, afinal quem é reles tem, por norma, memoria curta. Se calhar esses dois anormais sao capazes agora de dizer que o Heinze era o maior e o sporting é ceguinho! Vá lá, ao menos ao Serrao ja lhe tiraram o pio. Falta so mandar calar o pato.

El Pirata disse...

marocs severo, picareto, marcou golos na luz e nas antas, que deram vitorias ao salgueiros. Foi treinado pelo Carlos Manuel. Era um daqueles tipos que pareciam toscos mas iam marcando golos. Chegou foi velho a Portugal. Senao ainda ia parar ao benfica :)

André Kaustico disse...

3 grandes golos de doriva, todas faltas bem marcadas. Nesse mesmo jogo o sporting esteve a ganhar 0-1 com um penalti inexistente, que eu vi que não era do outro lado do estadio!!
Piratinha, andas a ficar um faccioso mais ou menos.
Então e a epoca dos 20 e tal penaltis???isso não é levar ao colo?