Redes Social

terça-feira, 22 de novembro de 2005

As Contas

Apesar do título, não vou escrever um post a fazer as complicadas contas que é preciso para achar um campeão...

Vou apenas e só abrir-vos o apetite sobre um assunto que tantas vezes aqui discutimos e da qual não percebmos pevide...

Pois é, no site da CMVM, temos acesso às contas das SAD dos clubes do futebol. Existe as seguintes SAD: FCP, slb, scp, scb, bfv, vfc.

Destas, irei analisa-las a todas, no entanto, algumas, como a do Braga têm apenas as contas de 2001/02 e como tal não será possível fazer um quadro comparativo para todas. Isso ainda irá demorar, no entanto deixo aqui algumas ideias chave referentes à epóca 2003/2004

FCP - capital próprio +/- 40 milhões de euros

SLB - capital próprio +/- 16 milhões de euros

SCP - capital próprio +/- - 38 milhões de euros

VFC - capital próprio +/- - 15 milhões de euros (faltam duas que não tenho ainda em minha posse).

Ao abrigo do artigo 35 do código das sociedades comerciais, uma firma que tenha em capital próprio menos de metade do capital social da referida, seria dissolvida automaticamente em janeiro de 2005.

Admirem-se que o nosso governo, alterou essa lei para não fazer falir milhares de empresas entre elas o slb e vfc.

O scp reduziu o capital social de 75000000 para 2200000 para ficar dentro da legalidade, no entanto quem comprou acções a 5, é como se as tivessem comprado a 2. Mas como o scp está falido, o valor exacto das mesmas (e esqueçam a bolsa) é zero.

para esclarecer, quando o slb entregou acções ao governo com garantia das dividas fiscais e como a SAD não está falida, as mesmas serviam como garantia.

Isto é só das SAD, os clubes é diferente.

Irei publicando de vez em quando alguns números relativos a este tema.

10 comentários:

Picareto disse...

E depois a máfia é cá do norte....!

Esta semana furei um PNEU com uma garrafa de ÁGUA DAS PEDRAS que tava na estrada!!

El Pirata disse...

picareto, o sousa cintra nao tem nada a ver com sad's do sporting. Vocês têm as historias todas trocadas.

El Pirata disse...

"O scp reduziu o capital social de 75000000 para 2200000 para ficar dentro da legalidade, no entanto quem comprou acções a 5, é como se as tivessem comprado a 2. Mas como o scp está falido, o valor exacto das mesmas (e esqueçam a bolsa) é zero."


Ivo, nada faccioso pois nao? :)

Que eu me recorde o porto é que ja fez aumento de capital mais do que uma vez, e colocou as suas acções sempre a preço de venda de 5 euros/cada.

Ora, consultando qualquer tabela, em qualquer jornal, nao se distingue entre o valor de uma acção fcp de uma acção scp. Ou será que pelo facto das acções do porto valerem mais meio centimo que as do sporting é relevante? E isso quando valem!


O cerne da questao é esta: as duas sads e todas as outras estao falidas! A do porto vai disfarçando devido aos dinheirinhos que mourinho deu ao clube. Que ja nao serão muitos no cofre certamente. E, mais intrigante ainda, sobretudo para os adeptos mais realistas, é ver os gestores da sad que dá rejuizos... receberem comissoes e premios.


Num post anterior referi-me ao orçamento, que é obrigatório apresentar à liga de clubes, definido por cada clube grande. O do Porto é o dobro do de benfica e sporting juntos. Acho que isso é incontestavel. Sabemos todos os motivos porque tal sucede, falta saber se a SAD portista nada assim tanto em dinheiro ou se nao é apenas show-off. Alexandre Magalhaes, benemerito portista, acredita em marosca. Porque será?

Anónimo disse...

Interessante a perspectiva das contas...

O Porto lidera, devido a uma série de bons negócios e devido aos prémios europeus da era Mourinho! Ainda bem…

Tenho pena é do BENFICA estar tão por baixo… ENFIM! Também depois de ver uma equipa a lutar para passar à próxima fase, a jogar com 6 defesas (4 centrais e dois laterais)… O que esperar mais?! Jogar com 11 defesas… Esse sim, será o ideal e o próximo passo! Contra mim falo…

Mitico disse...

O sporting e o benfica são exemplos de boa gestão desportiva! Tem as contas em dia e geream milhoes de Euros por dia! Centenas de milhoes de euros por dia...

O FC PORTO é que é um clube de mafiosos, de gente arrogante que governa uma máfia...

Um pequeno conselho aos santinhos do futebol: Arranjem ao menos uns trocos ao sr Jose Augusto e ao Cherbacov!?!

El Pirata disse...

Quanto aos tipos do benfica nao te sei responder, mas quanto ao meu idolo Cherbakov, porque o foi de facto, e muito me entristeceu a tragedia que sobre ele abateu, só tenho a dizer que o sporting cumpriu!


O contrato foi cumprido até ao final, isto apesar do sporting ter todos os motivos legais para o rescindir, uma vez que Cherbakov foi culpado pelo acidente, acidente esse que se deu às seis da manhã, hora impropria para um profissional de futebol! Ainda para mais em vesperas de derby na luz!

O Sporting nao é a santa casa da misericordia! E para quem lê o jornal OJOGO todos os dias viu recentemente uma entrevista da Drª Isabel Trigo Mira, dirigente do Sporting, que dá conta das associações sociais praticadas pelo clube, nas quais se incluem bolsas educativas para os jovens carenciados e que, nos ultimos 25 anos, já distribuiu 300 mil contos! O sporting é u exemplo para muitos outros seguirem. Não quer dizer que nao tenha sido gerido por incompetentes, mas não colocar a instituição msturada com esses problemas!

Cherbakov foi irresponsavel, está a pagar um preço para o resto da vida por um erro estupido! Eu proprio ja cometi a insanidade de praticar uma situação parecida, tive foi muita sorte. Mas só o fiz uma vez e chegou para o resto da vida! Será que Cherbakov nao era repetente na estupidez? Como muitos outros jovens? Continuo a pensar que a carta de condução deveria ser muito mais exigente. Nao interessa a habilidade ao volante. Interessava era saber se miudos de 18/19/20 anos têm mentalidade para ter nas maos uma arma mortifera como pode ser um automovel.

Cherbakov, lamentavelmente, bebia e conduzia. Pagou por isso. Mas antes ele que o outro pobre desgraçado que bateu no carro de Cherbakov. Disse-o na altura e digo-o agora. E mais uma vez... o Sporting nao é a santa casa, cumpriu, sem obrigação disso, o contrato até ao fim e cada um seguiu a sua vida.


O que é triste é ver a quantidade de gente jovem que ja morreu ou ficou incapacitada desde o fatidico nov 93. O acidente de Cherbakov nao serviu para mudar mentalidades. Serviu apenas para que portistas brinquem com a situação, o que é trise...

El Pirata disse...

Ja agora, os familiares de rui filipe, o tal que foi pra pinga e se espatifou contra um calhau, receberam algo do porto? Ou ficou-se tudo por um busto patetico?


Nao gosto de tocar nestes assuntos, mas ja agora tb estou com curiosidade.

El Pirata disse...

inquisição, o Nem foi castigado porque até a mae dele se assusta quando o vê :)

Alguem diz ao jovem para comprar uma peruca. E que ele ja parece o poppey e com aquele ar mauzao ficamos com a ideia que lhe foram aos espinafres e nao lhe pagaram :)

Mitico disse...

Pirata...

Ninguem tá a gozar com o Cherbacov... o Sporting podia ter feito muito mais e nao o fez!!!
Cherba foi ajudado e ainda é ajudado pelos companheiros de profissão! Quanto ao Scp? 0!!!

Nunca me esquecerei da reportagem que vi...

Quanto a Rui Filipe, infelizmente não está entre nós...

O Sporting errou!

Mitico disse...

O caso de Nem é a prova mais que ividente de não é preciso "marcar penalty's" para se beneficiar algumas equipas...

Alguns dirigentes é que deviam ir para a jarra!!!!!!