Redes Social

quinta-feira, 3 de novembro de 2005

Gripe Europeia

Gripe Europeia


.
.
Semana europeia bem aziaga para Porto e Benfica, que ocupam agora os ultimos lugares dos respectivos grupos. Se é verdade que as possibilidades de seguir em frente ainda são bem reais (sobretudo para o Porto), não deixa de ser igualmente verdade que, com as confrangedoras exibições desta semana, aos adeptos restam apenas a fé e esperança num bom resultado obtido através de pontapés na sorte (vide Manuel Fernandes e Hugo Almeida), já que de outra forma, como se viu em 4 jornadas, dificilmente atingirão a próxima (ou mesmo taça uefa...).
.
Começo por Milão. Não estarei enganado se disser que nunca uma equipa de topo italiana se mostrou tão fragil e tão à disposição como aquele Inter comandado pelo Peseiro italiano, Mancini. Primeira parte de fazer corar de vergonha e segunda parte sem categoria. Não, não estou a falar do Porto. Estas palavras são inteiramente dedicadas a um Inter de Milão, recheado de vedetas que mensalmente ganham mais do dobro que todos os jogadores do nosso campeonato e que exibiram, durante 90 minutos, penteados, chuteiras coloridas, tatuagens, corridinhas à passerelle, tudo e mais alguma coisa menos futebol! Razão tem Mourinho em dispensar Veron! Onde anda o fabuloso jogador que preenchia todo o meio campo e que fazia passes milimétricos? Dá vontade de perguntar: "Quem é que era aquele careca que estava a passear a camisola do Veron? "
.
O Inter, mais uma vez, alternou entre o "devagarinho" e o "parado". A ideia q dá é que se algum jogador tentar dar velocidade ao jogo, os colegas morrem de enfarte! Safou-se Figo, já incapaz de brilhar no um para um mas de uma entrega e clarividência exemplares, um profissional a 110% e Julio Cruz, o injustiçado argentino que pelo facto de não ter star-quality é constantemente relegado para o banco.
.
Então como perdeu o Porto um jogo que esteve controlado? Para começar, e é bom vincar tal facto, o Porto marcou no unico lance real de golo que teve em todo o jogo! O que diz e muito da atitude dos jogadores e treinador. Apesar de ter pela frente um amontoado de jogadores sem qualquer noção táctica do que andavam a fazer em campo, e tendo a felicidade de se adiantar no marcador através de um grande golo de Hugo Almeida (que nem jogando até aos 40 volta a marcar outro parecido, quanto mais igual!...), o Porto NUNCA procurou aumentar a vantagem, entretendo-se a perder bolas sempre que procurava iniciar ataques e contra-ataques, limitando-se a fechar os caminhos para a sua baliza. E a verdade é que provavelmente bastaria para sair de Milão com os 3 pontos, não fossem dois acontecimentos: a saída do idiótico Adriano (que já se encontra em poupança para o Mundial06 e a fazer "palhaçadas" para que o Inter o venda ao Chelsea, onde ele ganhará aquilo que bem entender... e depois peseteros são jogadores que honraram sempre a camisola e os contratos...) e a consequente entrada de Julio Cruz e, obviamente, a saída de Paulo Assunção e a entrada de mais um central, Bruno Alves. Não sei o que ia na mente de Adriaanse, mas se há mexidas que desequilibram um jogo, essa foi uma delas. Apartir desse momento, ainda com meia hora de jogo, o Porto deixa de existir para além do meio campo e enfia-se todo na sua area! Ou seja, o Porto fez aquilo que se vê em todos os filmes do James Bond: tendo capturado o Bond, em vez de lhe dar um tiro na tola e acabar logo com o gajo, não!, encheu-se de pancada mas deixa-o vivo e com hipoteses de ripostar! E foi o final à James Bond, com o "renascimento" do herói e a morte do bandido, neste caso o malvado Drº Co! Já vi este filme...
.
Uma palavra ainda para Raul MeiReles. Oh pascaço, olha pra foto acima e vê como se marca um poste! Aprende com o Edgar Davids morcão!
.
.
Quanto ao Benfica nada ha a dizer. Perdeu um jogo por infelicidade, como já havia ganho um outro com felicidade. Ah, e não se esqueçam de perguntar ao Veiga porque não inscreveu ele um terceiro guarda redes! Rui Nereu é o grande culpado no lance do golo, isto apesar de Senna ter recebido a bola, conmtrolado a bola, olhado para a baliza, ajeitado a bola, e ainda assim, no espaço de 5 segundos, não ter aparecido nenhum benfiquista para fazer oposição a um remate frontal! Que diria Mourinho de tal estupidez? É ler a Record 10 no próximo sábado, ele não vai deixar passar em claro tamanho erro colectivo...

15 comentários:

Anónimo disse...

Tal como eu dizia à alguns posts atrás...basta rematar á baliza!!!!
Quanto ao meu FCP, estou em blackout até termos treinador!!!

Picareto disse...

Peseiro no FCP!!! Exigo!

El Pirata disse...

picareto, tu nao invoques esse nome! tu nao sabes onde te estás a meter!


Vai, reza lá 3 pai nossos e 6 avé marias e estás perdoado. Nao voltes a cometer tal heresia...

Ramos disse...

Rui nereu na selecção, já....

El Pirata disse...

Atenção homens... temos mais umamenina a comentar no blog.


Nao façam como das outras vezes e não arranjem maneira de a escorraçar, sim? :)

PS:

Por outro lado a sininho, pelo que sei, é portista, ou simpatizante portista. É capaz de ter mais sorte que as suas antecessoras :)

Anónimo disse...

Acho que crucificar o Rui Nereu do melhor clube português pelo "pato" é um erro groceiro e estúpido.

Em primeiro estamos a falar d'um miúdo a quem cai do céu a possibilidade de jogar na liga milionária... Se não fosse os dois guarda redes principais terem-se lesionado! (mais à frente volto a este assunto...)

Em segundo lugar, todos os guarda-redes cometem erros... O Moreira, o Baia comete, o Ricardo, o Quim cometem, etc; só para referir alguns casos (portugueses...).

Depois, o miudo, está a portar-se muito bem e muito melhor do que aquilo que lhe era exigido. É seguro, e tem feito algumas defesas de qualidade e dificies... Portanto, não critiquem se têm telhados de vidro... Não é senhor Baia?! Não é senhor Ricardo?! Pois claro que é...

Respondendo ao Senhor Ramos; acredito que o Rui Nereu tem capacidade, habilidade, carisma e outras qualidades mais para estar na selecção! O BENFICA tem os melhores guarda-redes desta epoca... A par com o Braga que tem um praticamente sem sofrer golos... Deixa o sarcasmo, e passa a ver futebol sem preciosismos!!!

Agora voltando ao assunto dos guarda-redes... É pena haver gente com memória curta... Na epoca passada, o Veiga, inscreveu três guarda-redes que na epoca anterior tinham sido titulares nas respectivas equipas: Moreira (Benfica), Quim (Braga) e Yanick (Alverca)... E o que é que os portistas e os sportinguistas vieram dizer???? "Três guarda-redes???!!! Pra quê??? Pra que é que precisam de três guarda-redes assim???" Pois é... agora estão a critica-lo...

Enfim...

Mitico disse...

Todos se riram quando disse que iamos ser campeoes com jose peseiro... já começo a ver os primeiros sinais disso :)


PS: Nao se esqueçam...

Scolari para o ano será o treinador do sporting

Abraço

El Pirata disse...

Continuo a acreditar que Nereu está a prejudicar-se. Mas ele nao tem a culpa. Vejam o caso do Sporting:

Ricardo, Nelson, Tiago. Qualquer um deles, seja chamado a titular, tem condições para o fazer, nao obstante poder falhar. Mas experiencia têm.


No caso do Porto:

Baia, Helton, Paulo Ribeiro. Mesmo este ultimo, ainda muito novo, ja tem rodagem de primeira liga. Mesmo quando era Bruno Vale o terceiro GR, ja possuia experiencia de equipa B, em varias anos, e vasto curriculo nas selecções jovens!


Ou seja, Nereu foi completamente lançado às feras por irresponsabilidade directiva. Ninguem pede que seja necessario ter um Yannick ou um Tiago como 3º GR, mas pelo menos alguem, até por ex. um gr em final de carreira (caso do Rui Correia e Pedro Espinha no Porto ha uns anos atras!) com um minmo de experiencia e capacidade de aguentar a pressao de defender a baliza de uma equipa superior.


PS:

Vai acontecer a Nereu o mesmo que a Hilario, quando se iniciou no Porto aos 19 ou 20 anos. Ainda hoje é um GR marcado pelos fracassos daquela epoca. Que ate começou muito bem por sinal...

El Pirata disse...

Retomando os jogos europeus. Faltam duas jornadas, porto e benfica têm a possibilidade de se apurarem, quer na liga quer para a taça uefa, mas aqui ficam os meus prognosticos.

Porto

joga com duas equipas inferiores e tem fortes hipoteses de ganhar os dois jogos. Somando 6 pontos apura-se para os 1/8 final da CL. Somando 4 pontos apura-se para a taça uefa. Ou seja, dificilmente fica pelo caminho.

Mas caso fique, o culpado numero 1 (Adriaanse) e numero 2 (Pinto da Costa) têm de assumir as enormes responsabilidades no fracasso. Nao basta a Pinto da Costa elogiar os treinadores na altura da contratação e depois de os despedir sacudir a agua do capote. Foi isso que fez a Del Neri que nao pediu para vir para cá nem se auto-elogiou! Foi Pinto da Costa que andou a lançar grandes elogios à capcidade do italiano e depois andou a criticar a sua escolha, nunca reconhecendo que o culpado numero 1 foi ele! Assumir as responsabilidades nos fracassos tambem define a excelência de uma pessoa.

Em termos estatisticos:

Apuramento 1/8 final: 70%
Apuramento taça uefa: 20%
Eliminação: 10%


Benfica

Hipotecou seriamente a passagem á fase seguinte com este ultimo resultado. Jogar em França perante um Lille motivadíssimo e receber um ManUnited a precisar de pontos nao é o que se pod chamar um bom calanedario. E é preciso nao esquecer as competições internas. Antes de viajar para Lille vai a Braga! Ou seja, agora é que vamos ver se o Benfica tem unhas para tocar viola! E se Nereu acusar o erro e vacilar ja este fim de semana contra o Rio Ave, rezem para que Quim recupere, de facto, da lesao.

Em termos estatisticos:

Apuramento 1/8 final: 20%
Apuramento taça uefa: 20%
Eliminação: 60%

El Pirata disse...

mitico, eu só me ri quando disseste que em fevereiro ias estar a festejar nao sei bem o quê :)

El Pirata disse...

Peseiro no Porto?

Scolari no Sporting?


Sinceramente... agrada-me :)

El Pirata disse...

Para acabar com a polémica de vez, o golo do Villarreal diante do Benfica foi um frango, com todos os atributos da espécie.

O facto de Rui Nereu ter apenas 19 anos deve aligeirar, logicamente, o tom das críticas: é cruel e injusto crucificá-lo em manchete. Mas não o isenta de dar frangos.

Porque não é criando realidades artificiais que se faz crescer um jovem guarda-redes. Nereu virá a ser tão bom quanto o seu talento e persistência lho permitirem.


Nunca esquecer isto! Desculpar ou assobiar para o lado é deresponsabilizar um jovem que tem pretensões no mundo do futebol! E nao é assim que ele irá progredir. Aliás, a entrevista que ele dá, com um ar todo jamaicano e com conversa do tipo, tass bem, eu nao tive culpa, tentei, nao deu mais, desculpem lá... é mau sinal! Mas posso estar enganado.

Mitico disse...

Nem consigo ler o post com tanta pena no ar!!!!!!!!

Paulo Santos na selecção... tou à espera dos vossos comentários...

Ramos disse...

Da maneira como Rui Nereu foi atirado às feras, demonstra como, nesse clube mundial, trata os seus jogadores...

Ramos disse...

Bloguista Sininho

seja bem vinda ao blog.