Redes Social

domingo, 20 de novembro de 2005

Os 3 Reis Magos

Diz o ditado que burro velho não aprende linguas. Co Adriaanse, pelo que se viu no jogo do FCP de ontem à noite, vai contrariar tal ditado, mudando a sua forma de pensar o futebol (que até hoje lhe valeu zero titulos). Esta é a grande conclusão a retirar da goleada e da grande exibição portista frente á Académica.

Uma grande equipa, que deseja ser vencedora, nunca vive à conta de um GR. Este é um ponto bem importante que não pode ser esquecido. Não me recordo de uma equipa campeã devido ao seu GR. Quem esteve mais perto de tal feito foi Oliver Kahn, no Mundial'02, carregando com a Alemanha às costas até à final, o que lhe valeu o titulo de melhor jogador do Mundial. De facto, nem Lev Yashin, por muitos considerado o melhor GR de sempre do futebol mundial, conseguiu o titulo para a sua URSS, nem a Dinamarca venceu o Euro'92 devido a Peter Schmeichel, apesar da grande importância deste na vitória! Quero com isto dizer que, apesar de Vitor Baia ser indiscutivelmente um grande GR, o Porto actual corria o risco de perder tudo e mais alguma coisa, mantendo Co Adriaanse a sua teimosia. De que vale ter um GR que faz excelentes defesas, daquelas que Baia fez frente ao Inter de Milão, perante um Inter mesmo assim desinspiradíssimo, e que no fim, mesmo assim, vence? Respondo eu, não servem para nada. O melhor exemplo da excelência de um guarda redes, que desperdiçou talento, foi Michel Preud'Homme, um exemplar que deveria estar num museu, tamanha a categoria que possuia, mas que esteve e estará para sempre ligado ao periodo negro benfiquista. Um guarda redes nunca será a chave de qualquer triunfo colectivo. Pode ser uma ajuda, mas nunca a solução! Porque, no fim, os jogos ganham-se com os golos que se marcam e não com os golos que são evitados. E ainda bem que assim é!

Este paragrafo foi tudo para chegar a uma conclusão muito simples: O Porto assumirá a condição de favorito ao titulo se o trio Lisandro-Quaresma-Lucho actuarem nas posições para as quais estão talhados. Não sou especialista mas tenho direito a uma opinião. E a minha opinião, para tristeza minha obviamente, estava mais do que correcta! Desde Agosto que venho dizendo que Lucho Gonzalez tem de ser o numero 10 da equipa, que Quaresma tem de ter a liberdade de movimentos para mudar de flanco e partir para cima dos defesas, sem castrarem a sua fantasia, e que Lisandro Lopez, apesar da baixa estatura, é um ponta de lança! Ontem tudo isso se confirmou. E, se Adriaanse tem inventado, e Marcel tem um pouco de sorte, o Porto não ganhava! Não tenham duvidas.
.
Convem não esquecer que o Porto tem 60 milhoes de euros de orçamento anual, mais que Benfica (25) e Sporting (20) juntos! O dinheiro não compra titulos, mas bem gerido compra craques! E, se o Porto tem o orçamento de Benfica e Sporting, não teria este trio. De forma alguma. Não justifico um possível fracasso do Sporting no campeonato com a falta de dinheiro, mas é óbvio que o Porto tem uma enorme vantagem sobre os demais concorrentes do Campeonato. É um handicap para os restantes candidatos ao titulo que têm de o contornar. Já os portistas, quando as coisas correm pro torto, só lhes fica mal criticarem arbitros e demais assuntos. Com um orçamento milionário e com tanto talento dentro do balneário, os ultimos culpados do fracasso serão sempre os arbitros. Meditem nisso.

6 comentários:

El Pirata disse...

oh inquisição, nao pretendo ser adivinho... mas que tem isso a ver com o post? Ou com o blog?


Nao leves a mal, mas ja pareces o Petit e o Nuno Gomes com insinuações :)

Mitico disse...

Sobre Michel Preud'Homme só me lembro de o ver sentado e a bola a passar-lhe por cima e a entrar silenciosamente nas redes encarnadas!!!! OBRIGADO RUI!!!!!

Bom, agora quanto ao post... pois estou aqui para falar de futebol e nao de birras! Continuando...

Ricardo Quaresma UM MAGICO (que ficou no banco contra o benfica!?! quando ia ter pela frente quer o vulgar nelson quer o vulgarissimo leo) Ai SR ADRIENSE!!!!

Lisandro e Lucho...

Lisandro é um avançado espectacular que dá gosto ver jogar pela sua raça e determinação :)
Lucho, na minha opinião, falou-se muito mas ainda nao vi nada de super estrela argentina... cumpriu até ao momento!

Abraço a todos

PS: Pirata ser um clube de topo Europeu nao é para quem quer...É PARA QUEM PODE :)

Picareto disse...

Pirata: Lucho Gonzalez custou ao FCP 2 milhões de euros (50% do passe). Lisandro veio a custo zero! Lisandro so nao foi para o benfica pk jose veiga nao o kiz (a primeira vez k ouvi falar de lisandro lopez foi em noticias k o davam certo no benfica)!Quaresma veio para o FCP em troca no negocio Deco que tinha vindo para o FCP a custo zero!

Fazento as contas ao trio: 2+0+0 = 2 milhões de euros!!

ou seja, o preço de joao alves e wender...

ou ainda... 40 vezes menos k o passe de Mantorras (os tais 80 milhoes de euros)

El Pirata disse...

olha que custa-me e muito engolir essa dos zero euros por lisandro!

E o lucho, pelo que me recorde, ficou 3,5 milhoes por meio passe

E, nao esquecer, igualmente importante, qual o total de salarios mensais que esses tres somam? Quaresma no Barcelona nao ganhava menos de 15 mil contos por mês, e ja estarei a ser modesto.


É como digo, o porto tendo dinheiro pode comprar craques, desde que nao gaste dinheiro a premiar gestores que dao prejuizo à SAD. Mas vou manter a boca calada porque esses problemas nao me dizem respeito ;)

André Kaustico disse...

Prá proxima façam os postzinhos do dia todos num. Porque isto de ter 3 posts a falar do mesmo nao tem piada nenhuma

Braga vs benfica
Ironia: Ser beneficiado escandalosamente e perder por um erro legitimo
Meus amigos:NIMGUEM PROTESTOU!Ninguem disse nada sobre esse fora do jogo. E aquele penalti, ao nivel dos do ano passado. O futebol assim é bonito. bota prá jarra, ó lfv

FC Porto vs Briosa
Boa exibição. O golo de cesar peixoto, apesar de não ter entrado, e na altura disse-o, pois no estadio deu-me claramente a sensação que não tinha entrado, César Peixoto mereceu.Obrigado Isabel por seres tão boa, e por levanteres o moral a esse jogador mediocre do FC Porto. Uma das melhores exibições deste pseudo-extremo. Não digo que seja absurdo o que disse vingada em relaão a este golo, mas sejamos realistas, a academica, a jogar com marcel + 10 não tinha perninhas pra este FC Porto.

Real vs Barça
FORÇA BARÇA, FORÇA BARÇA, HEY!HEY!
30 anos depois da morte de franco, que prazer que me deu esta vitoria. Num dia em que vi ordas de mentecaptos a fazer a saudação fascistas, validando a barbarie deste hoemem, não havia melhor prenda que ver o clube que o representou ser retundatemente vencido pelo clube que ostracizou
Ronaldinho,Eto,Deco, que magia

El Pirata disse...

Para o Kaustico e demais barcelonistas...


Em primeiro lugar essas misturas entre politica e futebol, ainda para mais no estrangeiro, nada me dizem!


A grande diferença, para mim, entre Barcelona e Real Madrid, é somente uma:

Real Madrid - 9 taças dos Campeoes europeus

Barcelona - 1, e graças ao Koeman!


Será que existe fascismo na europa e o barcelona, coitado, é um eterno prejudicado? Gostaria de saber porque deixaram os barcelonistas sair da sua equipa do final da decada de 90, equipa mais do que candidata a ganha tudo, Ronaldo e Figo! Sim, porque sairam eles? Má gestao? Obviamente! É ridiculo saber que Cristiano Ronaldo, sem curriculo, ganha actualmente 70 mil contos ao mês, e Figo, que carregava o Barça ás costas, ganhava metade de Guardiola, Rivaldo e Kluivert!

É por incompetencias como esta que o Barça só tem um titulo europeu! Que eu saiba os galaticos de Madrid, em 2001 e 2002, venceram duas ligas dos campeoes. A que se junta a de 1997! Ou seja, em 4 anos ganharam o triplo do barcelona em 50 anos!

Esta é a diferença entre os bons e os melhores! E a grandiosidade do Real Madrid é tal que os pequeninos barcelonistas acorreram ao aeroporto como se tivessem ganho um titulo europeu. Por aqui se vê a dimensao dos dois clubes. Boa sorte para o Barcelona na liga dos campeoes. A ver se é desta! O que duvido, vendo a Juve fabulosa e o Chelsea arrasador.