Redes Social

quarta-feira, 23 de novembro de 2005

O Verdadeiro Profissional


Luis Figo completou hoje a magnifica soma de 118 jogos nas competições europeias. É, na actualidade, o terceiro jogador com mais jogos efectuados, arriscando eu que 95% desses jogos foram efectuados na condição de titular.

Em 60 anos de competição apenas Paolo Maldini (com 37 anos) e Frank de Boer detêm mais presenças, com 134 e 127 respectivamente. Um feito notável, revelador do grau de profissionalismo deste homem, que já conquistou tudo o que havia para conquistar mas que mantem a mesma ambição, a mesma entrega e a mesma paixão pelo jogo. Quando se vêem craques como Rivaldo em reformas douradas na Grécia, ou outros como Guardiola nas Arábias ou Kluivert a "chular croas" em Newcastle e Valência, mais firme é a minha convicção: o Barça de 95-2000 não mereceu Figo. Que perdeu os seus 5 melhores anos da carreira a dar o coiro por uma equipa tradicionalmente derrotista e incapaz de proezas europeias! Que pena Figo não ter chegado a Madrid directamente do Sporting. É a unica coisa que lamento de uma carreira fabulosa!


Aqui ficam os numero:

Sporting - 11 jogos
Barcelona - 44 jogos
Real Madrid - 58 jogos
Inter - 5 jogos

Quanto a golos são já 28 golos, superado apenas por Eusebio. Espero uma lista das assistências, porque aí serão mais de meia centena, sem exageros. Muito golinho marcou Ronaldo, Rivaldo, Raul, entre outros, a passes milimétricos de Figo. Um craque. Nunca me canso de o referir.

14 comentários:

El Pirata disse...

Parece que sou bruxo... mais um golito de Figo na europa do futebol!

Podia ser um motivo para implicarem com o homem (ah e tal, ele nao marca golos em italia!...), mas afinal já sao 2 em 4 dias. Não tá mal. Muitos pontas de lança, como Benny, Postiga, Mantorras, Kluivert, não marcaram 2 golos desde o inicio de epoca!

E convem erealçar que a função dele ainda é cruzar e assitir os pontas de lança da equipa e nao ser o salvador da patria! Para isso está lá um tal de Adriano que anda a poupar o coiro pro Mundial'06, enquanto o Inter lhe paga balurdios!


A serio, chamarem pesetero a um profissional deste quilate é o mesmo que chamar de virgem Maria à Carolina Salgado! Há certas coisas que nem a brincar...

El Pirata disse...

Vou aguardar por um post portista sobre a miseravel exibição desta noite, bem como mais uma idiotica exibição de manager por parte do Adriaanse!


Mas, nao posso perder tempo para dizer o seguinte:

- porto, 3 oportunidades de golo

- rangers, 1 oportunidade de golo


Apesar dos escoceses estarem a arrastar-se no mediocre campeonato escocês, a verdade para quem viu o jogo é só uma: o porto jogou muito pouco! Onde estreve o porto de sabado passado? Porque alterou Adriaanse a equipa titular? Porque saiu ao intervalo o unico defesa com categoria para envergar a camisola portista?


Lamento mas é eivdene que no final o empate aceita-se. Os escoceses sao muito fracos, talvez a pior equipa da Champions, mas o Porto só criou 3 lances de golo. Mais nada. De resto teve a bola e não soube o que fazer com ela. E como sofrer um golo construida por suplentes, ainda para mais de nacionalidade escocesa? Mau, fraco, pessimo.


Agora é acreditar que é possivel ganhar na Eslovaquia. A mesma Eslovaquia que, para os portistas na generalidade, era uma boa merda e que a selecção portuguesa empatou lá por burrice de Scolari. A ver vamos agora.

El Pirata disse...

Ironia do destino? Eu digo-vos o que era ironia do destino. O Porto estar a vencer o Artmedia e o Glasgow estar a vencer o Inter.


Minuto 90. Golo de Figo. O Porto apurado. Deixem-me sonhar. Não que vocês mereçam. Mas pronto. O Rei Figo é bem capaz de vos ajudar. Peçam é com simpatia ;)

El Pirata disse...

So para acabar. Tres dias antes do jogo do Artmedia o Porto recebe o Sporting. A ver vamos agora se os gestores milionarios da sad portista souberam construir um plantel para jogar e ganhar dois jogos em 3 dias.


Pelo que se viu esta semana... não.

Mitico disse...

Sobre este post:

"... Se venho para a selecção perder prestigio..."

Ass: Luis Figo.

PS: Figo não tem lugar na selecção do senhor scolari. É um bom suplente devido ao seu passado no Barcelona.
Dá para rir os vossos delirios!

Quanto ao FC PORTO! "...Equipa que ganha não se mexe..." AJUDEM-ME A TRADUZIR ISTO PARA HOLANDES!!!!!!!!

Picareto disse...

Mitico...é assim:

dont beweeg een winnende ploeg

PARA VER SE O NABO DO ADRIAANSE PERCEBE!!!

FC PORTO FRAKISSIMO PERANTE UMA EKIPA MTO MÁ!!! não teço mais comentarios sobre este jogo.

ADRIAANSE RUA!

PIRATA:

ficaste nervoso knd eu disse k ia fazer um post sobre o figo e agora tas a kerer desculpa-lo criando uma imagem a volta dele perfeitamente fantasista??? O Barcelona n é akela ekipa que deu um banho de bola a uma fabrica de camisolas de madrid??

CONTRA KEM JOGOU O SPORTING ESTA SEMANA NAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS???

Picareto disse...

E para não dizerem k o nosso blog não tem nivel aki fica um recado ao Sr. Co Adriaanse que eu sei k ele vai ler pois costuma vir aki ler os nossos comentarios (com a ajuda de um tradutor claro) e deste vez não precisa de tradução:

ADRIAANSE U BENT EEN GAT VAN DE EZEL GAAT DE TULPEN VAN DE VANGST IN UW GEBOORTELAND

El Pirata disse...

Picareto, longe de mim ficar preocupado com os esqueletos que possam desenterrar sobre o Luis Figo. Para mim é o meu unico idolo. E se-lo-a unico para sempre.


Só achei por bem começar a destacar algumas proezas porque ja era tempo deste blog e seus frequentadores tomarem conhecimento do verdadeiro Luis Figo.


Mas aguardo ansiosamente pelas calunias. Sempre quero saber as novidades :)

El Pirata disse...

picareto, quando escreves

"tas a kerer desculpa-lo criando uma imagem a volta dele perfeitamente fantasista"


so posso responder: aponta-me um facto que escrevi que esteja errado. So escrevi numeros. E numeros nao se fantasiam. Tivesse eu mais numeros, sobretudo daquilo que vive um extremo, que sao as assistencias para golos, e mais fantasias eu criaria nao? Um extremo marca golos mas sobretudo dá golos a marcar. E isso foi o que figo fez de melhor nos ultimos 15 anos.

Só na selecção, segundo um artigo da revista DEZ, no passado mês de setembro, foram até ao momento 35. Numero que nao contesto, apesar de me parecer reduzido. Mas nada mal pois nao?

El Pirata disse...

Ainda relativamente ao jogo de ontem, Inter vs Artmedia. Analisemos a exibição de Luis Figo.

45 minutos em campo.

Prmeiro golo do jogo, o tal que serve para acabar com a resistencia dos mais fracos.

Presumo que todos ja viram o golo. Que dizer da classe de saber dominar a bola com um pe (o esquerdo), ter o discernimento de nao rematar de qualquer maneira, uma vez que se encontra dentro da area, local previlegiado, trocar a bola de um pé para o outro, o direito, com enorme habilidade e classe, ou seja, foi o proprio corpo que se colocou a jeito para o remate com o pé direito e nao a bola que foi tocada para o lado, o que poderia permitir a intervenção do defesa, ou a perda de angulo de remate. Isto parece muito facil mas vejam bem o lance e vejam bem a quantidade de toscos ponta de lanças que NUNCA fazem aquilo e perdem tempo e espaço para rematar! Um compendio o controlo de bola e o aproveitamento de espaços o golo de Figo. Sem duvida deveria ir para os livros para ensinar a garotada. E Hugo Almedia e Postiga deveriam aprender tb, afinal sao os futuros ponta de lança da selecção. Vejam bem como se faz.

Por fim o remate. Nada de acertar no meco, com calma e categoria. A baliza é um buracao de 8 metros. Fazer o que Paulo Assunção fez é normal, nao dominar a ansiedade e rematar desleixadamente, com o gr ja no chao. Saber dominar as emoçoes é um dos grandes segredos para se tornar num jogador de categoria mundial.

El Pirata disse...

Para acabar com o tema Figo, por hoje, fica ainda a recordação do passe perfeito, a 40 metros, para o golo de Adriano. O mal de Figo é que habituou mal uma serie de gente.

Hoje em dia o Quaresma (que eu estimo e muito) faz uma finta bonita, escorrega pelo adversario abaixo e é falta. E pede-se amarelo! Ridiculo. Quaresma assim nao vai ter sucesso na europa que conta. Quaresma faz dois bons cruzamentos e já merece a selecção.

Figo nao sabe jogar mal. Figo, em 10 cruzamentos, tira 8 bem, e 6 sao para golo. Como disse Valdano um dia, Figo, mesmo nao jogando o seu melhor, é sempre um jogador em destaque, nem que seja por conseguir ter á sua volta 3 jogadores! E é neste facto que vem a mais valia de Figo, que tem de ser aproveitada pela selecção. Figo nao é o Espirito Santo mas bem aproveitado é superior a qualquer outro extremo. Porque Quaresma é capaz do 8 ou 80. Figo nao, Figo nunca está abaixo dos 50. E ja repararam no respeitinho dos arbitros perante um braço levantado de figo? Isso é sinal de respeito. Que ele conquistou e que ele merece. Scolari es o maior! Ainda vou a Fatima por saber que contigo os pintos, pintainhos e outras aves de capoeira nao levantam cabelo. E logo eu que nao posso com brasileiros.

André Kaustico disse...

NÃO LI O POST NEM VOU LER, AIDA OUTRO DIA TIVEMOS UM POST SOBRE O FIGO. 8 POSTS EM 3 DIAS É RIDICULO. ISTO ASSIM É UMA MERDA. O CAPS LOCK É PORPOSITADO

El Pirata disse...

kaustico, nao é pra te contrariar, mas quantos mais temas melhor. Eu acho é que a pagina principal deveria recber mais do que 3 posts. Pelo menos 5. Falo por mim, e acrdedito que sou igual a muita gente quando digo que nunca leio apenas o post que está na frente. Dou uma vista de olhos geral e vou comentando mesmo os anteriores.


É capaz de ser melhor assim do que haver um post com 60 comments, quando 30 desses comments ja nao terem nada a ver com o post original.


Mas é apenas a minha opiniao. Se nao quiserem volta-se atras. Isto aqui é democracia da mais comunista que pode existir :)

André Kaustico disse...

Acho que mais de um post por dia alem de confuso é disparatado. O pessoal sempre se deu bem como estava, seguia uma linha de discussão. agora não ha linhas de discussão. nem ha discussão porque nao tenho tempo nem paciemcia pra ler os comments todos e comentar cada um vendo de que é qe estou a falar