Redes Social

quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Figo em risco de agressão


Figo em risco de agressao

Figo ganhou a Bola de Ouro, o trofeu «A Bola» /Adidas para o melhor jogador português de 1994. Recebeu-a em ambiente de magia, na IV Gala Internacional de «A Bola», posando com Romário, eleito o melhor jogador do Mundo, e todos os demais VIP presentes no Centro Cultural de Belém. A sua alegria foi apenas ensombrada pela ausência de felicitações, por parte dos dirigentes do Sporting. Pouco depois, assinaria um contrato-promessa com o Parma e outro com a Juventus e abriria uma guerra de alecrim e manjerona. Sousa Cintra, que acordara já a transferência de Figo para a Juventus, lavou daí as mãos: «A guerra, agora, é entre a Juventus e o Parma. O assunto passa-nos ao lado.» Mas tudo se complicaria quando o jogador se preparava para dar uma conferência de Imprensa, em pleno Estádio José de Alvalade, no sentido de esclarecer todos os pormenores contratuais do seu vínculo com o Parma. Insatisfeitos, adeptos do Sporting foram-se avolumando junto da porta 10-A e acabariam por invadir a Sala de Imprensa, proferindo acusações ao jogador. Um dos adeptos, perdendo a calma, chegou mesmo a ameaçar fisicamente o jogador. Valeu-lhe a pronta intervenção dos jornalistas que, fazendo um cordão, interpuseram-se entre o jogador e os adeptos.

É este o profissional de eleição que tanto apregoam??

"...se venho para a Selecção perder prestigio..." by Luis Figo

20 comentários:

Mitico disse...

Luis Figo de Portugal
O fenomeno do Pastilhas
Ao sporting fizeste mal
Vê lá se te poes a milhas

Confesso que já não me lembrava deste episodio mas como foi bom recorda-lo :)
Como se pode verificar, afinal é sempre bonito ver o outro lado da moeda...ou da peseta!!!!!

Abraço a todos


"...se vim para a selecção perder prestigio..."

ASS: Luis Figo

PS: Apesar de achar Figo um bom suplente para a selecção do scolari, fui dos muitos portistas que bateram palmas a Figo quando este foi substituido no jogo FC PORTO - Inter de Milão!

El Pirata disse...

o karoglan? mas esse nao era um cigano croata? quer dizer, cigano que é cigano nao tem patria. Pelo que me parece ele tinha parentes em vila verde e como tal passou ca uns anitos com eles. Qd o negocio na feira deu para o torto nunca mais ninguem ouviu falar dele. Onde será que o enterraram? Misterios minhotos :)


PS:

Para os mais esquecidos das historias dos meados da decada passada, houve grande controversia na regiao de braga por causa de ciganos. Coitados, eles bem trouxeram o primo karoglan, mas pelos vistos so mesmo o inquisição é que ficou satisfeito. Nunca mais se ouviu falar dos ciganos minhotos.

El Pirata disse...

so insisto em falar do figo por 2 motivos:

- porque nao admito ver o nome dele ser sujo desta forma sem denunciar, e corrigir os boatos com factos

- porque figo foi de facto um dos melhores jogadores da historia do sporting e nunca renegou as suas origens. Ao contrario de outros como futre, que reclamou falta de condiçoes psicológicas para sair para o porto e mais tarde, apos andar em campanha a dizer que queria recompensar o seu clube do coração... acabou no benfica! Esse desrespeitou um clube que o formou e lhe deu oportunidade de ser alguem. E se nao foi outro Vitor Baptista do futebol deve-o e muito a Ovctavio Machado que era um autentico cao de guarda quando ele jogava no porto. Ao menos aí Futre tem a humildade de reconhecer que só se converteu ao profissionalismo e teve carreira decente porque Octavio foi mais que pai dele.

El Pirata disse...

Quanto ao post tem uma serie de imperfeições. Nao vou desancar ja mas deixo um exemplo.


Jorge Costa e a famosa cena da braçadeira.

Todos aqui se recordam bem do lance, como tal nao sao tolhidos por brancas na memoria, como é o caso de figo de 94.

Eu tambem poderia dizer que jorge costa foi escorraçado do porto com a benção de pinto da costa, que terá contratado octavio machado apenas e só para fazer uma lavagem de balneario. Com centrais como Jorge Andrade e Ricardo Carvalho, Jorge Costa estava a mais e tinha de, ou ir pro banco sem criar confusao no balneario (o que pinto da costa achava improvavel), ou entao teria de ser encostado. Mas como prejudicar a imagem do capitao aos olhos dos socios?


Eu digo-vos como. Colocando o porto a jogar com 3 centrais, uma tactica obviamente errada para o futebol portugues, colocando jorge costa como o terceiro central, o que lá estava fora de sitio a estorvar, e retira-lo quando as coiss nao estivessem a correr bem, de +preferencia ao intervalo ou ainda antes. E nao esquecer que Antonio Oliveira, na selecção, fez o mesmo! Ou seja, fazer os famosos mind games. E resultou em pleno. A dois minutos do final da primeira parte contra o alverca, se nao me engano, octavio tira jorge costa. E o bicho tira a bracadeira e lanca-a pro chao. Ha quem diga que foi o capucho que nao a apanhou, concerteza tb estava feito com o presidente para tramar o bicho! Sabe-se lá... ja agora, com os poucos dados que tenho, faço como picareto e mitico... fantasi-o :)

O azar de Pinto da Costa (que entretanto apunhala Octavio Machado pelas costas ao nao contratar avançados - pizzi e esnaider vieram macos passar ferias e mccarthy veio para um dia depois ir pra africa... o mesmo octavio que passa à fase seguinte da LC num grupo com a juventus e que segue proximo da frente do campeonato) é que ao trazer mourinho, e quando este se apercebe do plantel pessimo que tinha, ao ponto de ter posto pavlin como numero 10 (ao que aquilo chegou...) manda vir jorge costa do exilio! O sapo que Pinto da Costa nao teve de engolir. Só que nao esqueçamos, o porto ja andava à 3 anos sem ver titulos e nao convinha chatear ja o treinador, que ainda para mais ja estava a ser endeusado pelos adeptos, que ja assobiavam a SAD!


Moral da historia. Octavio machado ainda hoje é visto como a besta que tentou acabar com Jorge Costa. Errado! A besta tem nome de galinha e gosta de vacas! Adivinhem quem é...

El Pirata disse...

InquisiçãoEspanhola said...

**** que pariu o pirata mais o figo!


parece o benfica e o eusébio...

Qq dia trago para aqui o Karoglan!!

............................

Pode parecer injusto oh Inquisição, e acredita que uma boca dessas pessoalmente nao levaria a mal. Mas se todos que aqui vierem começarem a entrar pelos palavroes (e eu tinha meia duzia para dizer ao picareto e ao mitico acredita...) isto descambava.

E o nivel até ja nem é muito elevado. Se pudesse apagar apenas a palavra apagava. Nao é nada pessoal. Curto muito ler os teus comentarios e agrada-me a tua presença por aqui. Espero que compreendas. Se fosse um blog só entre nós os dois podiamos escrever isso e pior que não me ralava nada.

Mitico disse...

Amigo Figueiredo :)

Se fosse El Pirata a fazer um post a bater em Pinto da Costa e nos Portistas... lá estavas tu a rir-te e a ajudar à festa!

Pois é... é o tal problema da cor da camisola... eu percebo!

Mitico disse...

EL PIRATA INDIGNADO COM A QUADRILHA PICARETO & MITICO?

OH DIAAAAAAAAABO!!!!

El Pirata disse...

nitpicky, o jorge costa merece sem duvida um post. Quando acabar a carreira, que ja nao deve tardar.

Foi referido o jorge costa porque ele está envolvido numa polemica da qual existem varias versoes, consoante os interesses de cada um. Eu recuso-me a ver octavio como o culpado numero um. Até porque o porto ja tinha antecedentes nestas materias de dispensar glorias de forma vergonhosa.


Conheces o caso da madeira em 89 ou 90? eu vou-te contar. Fernando Gomes, o jogador, o capitao portista, ja em final de carreira, e responsavel directo e indirecto do facto de ivic ter ficado apenas uma epoca no porto (afinal de contas ivic venceu tudo mas foi embora... e tudo porque disse que gomes era finito, o que foi precipitado da sua parte, e Gomes, como era um menino querido dos adeptos, virou-se contra ele, ao porto dos socios assobiarem ivic pq este so queria ganhar jogos por 1-0... na epoca o porto ganhou mais de uma duzia de jogos por um golito...).

Pinto da Costa mandou embora o ivic, foi buscar o quinito e sabe-se bem que nao resultou, a seguir regressam artur jorge e octavio machado, este ultimo para a famosa limpeza de balneario. Pinto da Costa nao perdoa Gomes pela atitude deste e faz-lhe a cama!

Numa ida à madeira para jogar com o maritimo, com a chegada ao hotel ja fora de horas, os dirigentes e treinadores sao servidos primeiro para jantar ficando os jogadores á espera... sendo que ja eram mais que horas para se meterem na caminha. Ora, isto foi uma atitude premeditada para que o capitao reagisse. E Gomes ragiu. Reagiu e foi logo picado por octavio, gerando-se uma forte discussao e o afastamento por motivos disciplinares de Gomes.


Ora meus amigos... nao ha dedo de Pinto da Costa? Claro que ha, nao sejam inocentes.


Anos mais tarde deu-se a tal situaçao de jorge costa. E aqui surge a comparaçao com este post. Picareto pegou num facto e alterou os outros para jogar com a sua tese. Eu peguei no facto de jorge costa e da braçadeira e joguei com o resto... que até pode ser a verdade! Mas nao sei.


Ok Nitpicky? A minha intenção nao é mudar de assunto, é apenas mostrar que se podem manobrar factos. E o nosso amigo picareto é um grande manipulador :)

Mas o tema figo nao morre aqui. Vou arranjar um scanner e vou arrasar com a teoria de picareto.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mitico disse...

Gostaria de vos dizer que no dia em que se joga para o topo da classificação da super liga.... Os jornais desportivos brilham ao mais alto nivel nas primeiras páginas! BASTA!!!!!

Anónimo disse...

Até agora, tenho-me mantido afastado desta questão...

Mas acho que existe uma coisa indubitável: o Figo, é um grande jogador. Foi no Sporting, foi no Barça, foi no Real e é-o no Inter!

Na selecção também fez coisas importantes e ajudou em muita coisa.

Claro que cometeu erros e tomou atitudes que não deveria ter tomado.

Mas, caro Mítico, a frase "...vim para a selecção perder prestigio...", está a ser tirada do "sítio"...

E como costumo dizer: estás a tirar um texto, de um contexto, para criar um pretexto!!!

Por isso é que o nosso futebol é assim... Pequenino e insignificante! Dá-se demasiada atenção a pormenores, e aquilo que realmente interessa é muitas vezes esquecido!

El Pirata disse...

"estás a tirar um texto, de um contexto, para criar um pretexto"


É uma das frases mais inteligentes e sensatas que ja foram escritas neste blog.


So por isso, obrigado נביאים

Mitico disse...

"...se estou na selecção para perder prestigio prefiro nao vir..." frase proferida após termos apanhado 4 da frança!!!!!!

Desculpa amigo נביאים mas esta foi a frase que estourar muitos portistas, benfiquistas e acima de tudo...MUITOS LAGARTINHOS!!!

Esse senhor luis figo se em vez de andar com gelinhos e a trabalhar para a imagem... se corresse e lutasse como os outros talvez as coisas mudassem!!

São opiniões!

Mitico disse...

É logico que as tuas afirmações tinham que ser idoletradas pelo Pirata :)

São opiniões!

Abraço a todos

PS: Figo foi muito GRANDE enquanto jogador do Barça!!! Depois carregou o Real às costas até que os €€€€ lhe subiram à cabeça! Será que foi vitima do capitalismo exagerado dos merengues?
Não sei! Mas é que foi muito feio o que ele disse e o que ele fez à selecção FOI!!

Anónimo disse...

Eu depois do fim de semana passado continuo a dizer "CHUPA AI LUIS FIGO!!!!!"

Picareto disse...

Pirata: a tua teoria do Jorge Costa/Octavio/PC é genial e teria certamente lugar num filme de comédia ou de ficção cientifica. Toda a gente viu o que aconteceu e o proprio Jorge Costa já descreveu tudo o que se passou e continuará a ser o NOSSO CAPITÃO!

A historinha do jantar na madeira e da indignação do Fernando Gomes ainda mais comica é! Fernando Gomes ainda hj é mal visto pelas bandas das Antas pk trocou o FCP pelo SCP, o que revelou algum do seu carácter.

Digámos que Fernando Gomes é um Figo em ponto pequenino no que diz respeito a mau carácter!
Em termos futebolisticos...quem dera ao Pesetero ter a qualidade que o Bi-Bota teve!

Que dizer de um jogador que é substituido qnd a sua ekipa está a perder (Selecção Nacional) e vai directamente para o balneário? Mais uma prova da sua personalidade.

Picareto disse...

Fico a espera do teu scanner Pirata...kero ver se tens um arkivo tao rico como o meu:)

Mitico disse...

Inquisição :)

AO MELHOR NIVEL!

Vamos lá ver o teste de fogo que o Braga vai ter na Madeira...
As peixeiras a apoiar, a maldita sirene, a altitude, Manuel Arrogante Machado, etc

Estou curioso para ver o desenrolar do jogo.

Abraço a todos

André Kaustico disse...

Já nao me lembrava do Portugal-Inglaterra do 2004. O gajo foi pro balneario, e ainda veio o xokolari dizer k ele ytava agarrado à nossa senhora a rezar. Foi dos episodios mais comicos desse pesetero.Foi mais uma a juntar às muitas. Se ele soubesse o que o Postiga ia fazer...

Jorge Costa levantou: Varias taças do campeonato nacional, varias taças de portugal, varias supertaças, uma taça dos campeões europeus, uma taça uefa, uma taça intercontinental. Só ficou a faltar a supertaça europeia. Uma por azar, depois de um festival de bola ao milan, e outra graças ao fernandez. Dos jogadores com mais amor ao clube. Ele atirou a braçadeira de capitão foi pelo seu amor ao clube, porque enervou-se por nao o deixrem ajudar o seu clube do coração. Um exemplo para toda a historia do FC Porto. Jamais será esquecido. Gomes é um exemplo de grande portismo. Apenas graças a esse cão, esse chibo de nome octavio, que tem 0% de caracter ele se foi embora. Esse tipo que tanto falava bem do porto meses antes de entrar para treinador, como agora anda a dizer mal. Esse sujeito sem escrupulos merece ser banido. É um mete-nojo do futebol.

Uma ultima nota pró inquisição. Anda ver comigo e com o Pikareto um jogo ao dragão. Vais ver se se assemelha alguma coisa a esse sketch. Simplesmente este não é lugar para esse tipo de coisas. Senão era facil, e o pessoal iria-se cansar de ler isto. Mas acredita que aqui o pessoal é de ir ao estadio, de insultar o arbitro e quem mais for preciso. cuspir nos dirigente da equipa adversaria se asim o merecerem(não era o caso do mourinho) e todo o tipico ambiente de estadio como se via antigamente
Somos adeptos das antas, de ir ver jogos a 150 paus, e de apanhar molhinha, como deves ter aanhado no 1º de maio.

Picareto disse...

Kaustico...tou emocionado!

OBRIGADO!