Redes Social

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Revendo a Jornada 1


Eis de regresso o campeonato da impunidade. É o que temos, e do mal o menos, ao menos por cá ainda vou apostando que o Porto ganha em casa ao Moreirense e isso acontece mesmo, com mais ou menos penalty, já por Itália o AC Milan bem pode dominar a prova a seu bel-prazer que se me der na telha de apostar que os milaneses derrotam o Novara em San Ciro, é bem possível que aconteça precisamente o contrário. Depois há o calciocommesse e vai tudo preso, mas ninguém me devolve o guito J



Adiante. A prova iniciou-se como todos sabem em Olhão, com a derrota do Estoril, para surpresa minha uma vez que acredito no valor do seu plantel e aguardo pela confirmação de Licá como ponta de lança de nacionalidade portuguesa com valor para chegar longe, se tiver a cabeça entre os ombros e não enfiada no rabo! Mas os de Olhão, mesmo a perder e depois de verem o treinador insultado e despedido pelo presidente, e regressado como se nada tivesse passado, sem reforços e sabe Deus se com salários em dia, lá deu a volta, com grande coração, mas sinceramente não lhes dou grande crédito. Esta é a equipa que por norma conta com 9 ou 10 emprestados de Benfica, Porto, Sporting e até do Braga, numa clara concorrência desleal com os seus adversários directos na luta pela descida. Uma vez que os empréstimos entre equipas da mesma divisão esteve momentaneamente proibida (esse assunto deverá ser melhor analisado aqui no blog futuramente), sentiu-se bem as dificuldades do clube algarvio em conseguir reforços por sua conta e risco, o que prova que não passa de um afilhado entre grandes, uma tristeza à portuguesa pois então. Veremos no que dá, para já deu vitória, o que não é nada mau, podem vir a dar muito jeito estes três pontos lá para Maio de 2013, e estiveram tão perto de não acontecer…

No sábado continuou a jornada, com a vitória do Marítimo em Vila do Conde. Este Marítimo é uma boa peça, frustrante contra uma modestíssima equipa grega (Asteras Tripolis), valendo-lhe elevada dose de fortuna no apuramento para defrontar uma equipa georgiana ainda mais fraca, mas se pela Europa os maritimistas tremem como varas verdes, já por cá, mesmo defrontando um Rio Ave que tem o estranho hábito de começar mal os campeonatos e depois ir recuperando lugares até à manutenção tranquila, arrancou uma vitória com grande mérito. O que esperar do Marítimo? Poderá depender do trajecto europeu, mas tudo que for abaixo do 6º lugar terá sempre de ser considerado um fracasso.

O dia acabou com o jogo grande da jornada, com a visita do Braga ao estádio da Luz para defrontar o crónico campeão da pré época e virtual vencedor de todas as competições internas a iniciar: Benfica, pois claro. Não foi um mau espectáculo, se bem que se fosse jogado com jogadores de outra craveira acabaria com zero a zero, uma vez que todos os golos foram extremamente facilitados pelas debilidades defensivas de cada uma das equipas. Alias, a primeira parte, que até acabou a zero, foi para mim melhor disputada do que a segunda, uma prova mais para quem julga que golos é sinonimo de bom futebol. O resultado satisfaz mais a equipa de Peseiro, que embora até tenha estado em vantagem no marcador a vinte minutos do fim, pouco fez para justificar essa mesma vantagem, podendo agradecer a Melgarejo pelos dois golos marcados. Ao Benfica faltou um cérebro a meio campo para coordenar o seu jogo, e cheguei mesmo a pensar “lá está o Carlos Martins com as suas micro mialgias da treta”. Afinal não, o Martins esteve com o rabo alapado no banco de suplentes durante os noventa e tal minutos de jogo, não merecendo a confiança do seu treinador, isto após aquela que terá sido a melhor pré época da sua carreira, uma atitude de Jorge Jesus incompreensível, ou então não, para quem segue a carreira deste mestre da táctica e da treta…

No domingo disputou-se o grosso da jornada, com duas grandes surpresas, e não me refiro a Porto e Sporting. Quer Nacional da Madeira quer Paços de Ferreira, que jogavam em casa contra V. Setúbal e Moreirense respectivamente, foram anulados pelos seus adversários, pese embora as excelentes indicações que ambos deram na pré época, fazendo crer aos seus adeptos que iniciariam o campeonato com vitórias fáceis. E na Madeira o Nacional até chegou a ter dois de avanço e mais um jogador em campo! Parabéns portanto aos setubalenses pela magnifica recuperação e aos cónegos pela frieza na gestão do jogo.

Seguiu-se a visita do Porto a Barcelos, num jogo tão interessante, mas tão interessante, que o presidente do Gil nem se deu ao trabalho de sair das férias com a família do Algarve para a fotografia de praxe junto ao papa. Deve ser ateu o Fiúza, neste tipo de associação religiosa, quanto mais ateu melhor, penso eu de que! E o que dizer do jogo?  Lento, previsível, com os favoritos portistas aguardando que Hulk, chegado de véspera, resolvesse o que o resto do plantel, em treino durante mês e meio, não entendeu como necessário grande sacrifício para derrotar um adversário que tinha apanhado chapa 5 umas semanas antes, contra os suplentes benfiquistas! Mas jogos treino são, como qualquer taberneiro sabe, totalmente diferentes de jogos que contam para o totobola! A (falta) de atitude portista reflectiu-se igualmente no banco, onde Vítor Pereira se mostrava incapaz (alguma vez se mostrou capaz?) de alterar o rumo do jogo, suspirando por um lance de génio de Hulk e exasperando com o individualismo do brasileiro que, aproveitando todo e qualquer lance ao seu dispor para aplicar o seu famoso pontapé, se ia esquecendo que a equipa já dispunha de dois pontas de lança em campo, que iam fazendo de corpo presente, uma vez que as bombas do brasuca nunca lhes deu qualquer hipótese de recarga ou, vá lá, de levar com ela no melão e ter a felicidade de as desviar para onde interessa, o fundo da baliza! E, já agora, para que serve afinal a pré temporada? Alguém avisou o Hulk que, na sua ausência, o Maicon se especializou na marcação de livres directos? Era giro, sei lá, que entre meia dúzia de biqueiradas para a bancada, deixasse alguém que realmente sabe o que está fazer, tentar a sua sorte, não? Mas para isso seria necessário que Vítor Pereira tivesse deixado crescer um par durante o Verão. Não me pareceu. Continua o mesmo morcão, completamente ultrapassado sobre o que vai passando à frente do seu nariz, inclusive no assunto Iturbe. O miúdo, que de novo Messi parece-me só ter a altura, apesar de tudo não é mau, qual o motivo então para ter a mesma ostracização que o Martins do Benfica? Com tanta asneira cometida na preparação da partida e durante a mesma, seria de esperar algo completamente diferente no final? Só para quem não conhece o mister, lá se agarrou a mais dois penalties, e ainda sobrou tempo para se falar em relva demasiado alta e ao anti jogo do adversário. E, o resto, mister? Quero acreditar que quem manda no clube lhe tenha pedido explicações, caso contrário o orçamento para a fruta vai ter de aumentar esta época…

Em Guimarães, um Sporting novamente renovado (5 caras novas estreadas na competição logo de entrada) enfrenta um adversário que tem na sua massa adepta um adversário superior ao seu futebol. Jogo típico de primeira jornada, com uma equipa caseira com tremendo receio de perder na estreia perante os seus adeptos e um Sporting com a lição demasiadamente bem estudada, não teria sido mau se 3 ou 4 jogadores tivessem feito uma “à Sá Pinto” e adormecido durante as suas palestras, tal como o actual treinador fez no tempo do demente Artur Jorge. E só digo isto porque esta filosofia de montar uma equipa com tremenda vocação defensiva, num campeonato onde 80% das equipas entra em campo com uma atitude virada para o empate e para a queima de tempo, parece-me ser um atalho rápido para o fracasso. Ricardo Sá Pinto, o coração de leão que todos os sportinguistas admiram, respeitam e amam!, não pode ser como treinador a antítese do que era como jogador, um guerreiro adepto do antes quebrar que torcer! A equipa reforçou-se muito bem no centro da defesa, Cedric Soares, capitão em todos os escalões jovens leoninos, está a cumprir o seu destino na lateral direita e, na esquerda, existe Insua, o melhor a actuar em Portugal na sua posição. Sobra ainda Rui Patricio, que dispensa apresentações. Se a este quinteto se juntar um trinco, seja ele qual for entre os existentes no plantel, terá de ser o suficiente para o Sporting actuar em Guimarães e em qualquer outro estádio, salvo imponderáveis. Ao escolher tridentes a meio campo constituídos por jogadores eminentemente defensivos, Sá Pinto está a colocar ao abandono o ponta de lança, já para não falar da falta de lógica de jogar com dois extremos tão abertos nas alas se, depois, apenas existe um homem na área contra normalmente 4 adversários? Foi frustrante ver o Sporting controlar o jogo por completo, fazer do Guimarães a sua marioneta, mas dispor de raríssimas ocasiões para ferir de morte o adversário. E, se ainda houvesse um plano b, já dava para um adepto ter um pouco mais de fé, mas quando o plantel tem graves lacunas na função de ponta de lança e organizador de jogo, a ideia que fica é que a táctica será não sofrer golos e bola pra frente a ver se entra um. Vivemos numa era em que todos querem ser chefe, todos querem o topo e o comando. Que é feito dos Nelos Vingada? Dos Tonis? Dos Octávios Machado? Será Rui Faria um perfeito anormal? É minha opinião, hoje como ontem, que Sá Pinto só beneficiaria se descesse uma posição hierárquica no clube, acompanhando um treinador competente e experiente, de quem pudesse extrair conhecimento para um futuro não muito distante. Assim vai usufruindo dos seus 15 minutos de fama enquanto treinador e, adivinha Sá, tic tac tic tac…

A jornada conclui-se, como já vai sendo norma neste País, três dias após o seu início, na passada segunda-feira. Serão mesmo precisos 4 dias para realizar 8 jogos? É melhor nem falar muito, caso contrário ainda passamos a ter um jogo por dia. Em Aveiro, um jogo de loucos culminou com um empate a 3, com os de Coimbra, reduzidos a dez desde o inicio do encontro, a recuperarem de uma desvantagem de 3-0. Não terá sido a primeira vez na história deste desporto, mas isso não deverá servir como atenuante para retirar a vergonha da cara dos jogadores e, sobretudo do técnico aveirense. Se os de Olhão podem vir a olhar para os 3 pontos conquistados na primeira ronda como essenciais para a permanência, veremos se não carpirão mágoas em Aveiro pelo disparate que resultou na perda de dois pontos.

Não sei se voltarei a fazer a ronda da jornada, vai depender da boa disposição ou falta dela, ou seja, vai depender da pouca-vergonha com que Pinto da Costa e Filipe Vieira actuarão para beneficiar escandalosamente os respectivos clubes. Mas para já a primeira está tratada. E como ainda estou bem-disposto até vou inovar, criando prémios semanais, afinal de contas isto tem bem mais piada quando se afia umas facas, não? Aqui ficam eles:


Premio craque da semana



Bem, esta distinção foi pensada para premiar o jogador que se destacou na jornada. Mas, como estamos a falar do campeonato português, para premiar um jogador que se destaque em cada jornada, o mais provável seria perder horas de sono para encontrar um que se destaque da mediocridade geral. Como tal, o craque da semana não terá de se destacar pela positiva, apenas tem de se destacar. Que tal, esperto, não? 

E quem foi que se destacou cá no burgo no passado fim-de-semana? Acho que esta é uma daquelas questões que faz sempre parte do reportório de perfeita estupidez que são todos os concursos de coltura à Malato, de tão óbvia resposta! Melgarejo, naturalmente. O jovem paraguaio, com um belíssimo autogolo (se não soubesse mais até diria que o miúdo é atacante…) e uma excelente assistência para o segundo golo bracarense (novamente, se não soubesse mais até diria que o miúdo é extremo de raiz…) conseguiu mais sozinho do que toda a equipa minhota junta! E se é verdade que Lima esteve apagado devido à marcação apertada de Luisão e Garay, se calhar um destes centrais deveria ter colocado um olho (e nesse tipo de tarefas de colocar olho ou peito, é melhor não deixar o assunto com o Luisão…) no seu lateral esquerdo, a pré época já tinha dado indicações que um dos principais perigos para a inviolabilidade defensiva do Benfica partiria sempre do seu lado esquerdo. Merece, portanto, o prémio de craque da primeira jornada do campeonato e, se for um rapaz modesto, deve agradecer ao seu treinador, o mérito é indiscutivelmente dele!


Premio idiota da semana



Esta distinção só pode ser atribuída ao responsável por algo fora das previsões. Existe outro idiota que mereça este prémio da primeira jornada do que Ulisses Morais, treinador do Beira-Mar? Lamento caro Ulisses, bem sei que a ganhar por 3-0 e a jogar contra 10 no seu estádio deveria ser motivo mais que suficiente para dizer adeus aos jogadores e ir para casa jantar com a mulher e filhos, e se calhar se tem feito isso a equipa até teria ganho por 4 ou 5-0! Mas, ficar no banco, e não revelar qualquer capacidade para alterar os acontecimentos, é mau, realmente mau. Oh Ulisses, se fosse eu, que de treino e táctica não percebo nada para além de bitaites e postas de pescada, era bem capaz de ter gritado para os jogadores “ não deixem preto fdp tocar na bola, nem que tenham de lhe dar uns valentes pontapés”! E por preto fdp obviamente que me estaria a referir ao Edinho. Seria assim tão difícil Ulisses? Ah, seria pouco ético? Oh Ulisses, deixa de ser morcão!


Premio Pensamento Cretino



Este foi difícil, entre o paleio bacoco do Vitor Pereira, o ar de nabo do Peseiro (falar na mão do Cardozo, seriously mister?) e as pantominices do Jorge Jesus, inclino-me para atribuir a este último a distinção, até porque, mais do que ninguém, um cretino teria mesmo de ser o primeiro vencedor deste prémio.

E que disse o JJ para receber a distinção? Nada mais do que o seguinte, quando questionado sobre a actuação de Melgarejo:

“ Melgarejo esteve sempre bem na maior parte do jogo. Demonstrou que tem potencial e que há matéria para nós desenvolvermos”

Desenvolver o quê? O formidável disto tudo é a previsibilidade de toda esta comédia. Inevitavelmente o miúdo acabará por perder o lugar por total incompetência para a função, porventura até sairá da Luz e, quando tal suceder, abrirá a boca a queixar-se da estupidez do técnico. Gostei do que vi deste miúdo em Paços de Ferreira, tem potencial para ser um extremo de qualidade, com apetência para a finalização, mas acho que passaria a ser um fã incontestável se visse uma reacção a este aborto táctico que o seu treinador está a cometer e que lhe pode comprometer (ao Melgarejo bem entendido, porque o futuro do Jesus é num qualquer canal a palitar os dentes enquanto comenta jogos!) a carreira. Reage puto!

PS:

O Benfica começa a época lançando em campo 14 jogadores estrangeiros. Ainda assim o treinador ainda não é o que fala melhor português. Para quando umas lições, o Araujo Pereira que tanto gosta de ser prestável ao clube podia dar umas aulas, ao menos que lhe diga que “partantos” não existe, já era uma forma do esqueleto do Camões parar de dar voltas na tumba!



5 comentários:

Mitico disse...

Um post tipico de El (lampiao?) Pirata :)

Mitico disse...

Li tudo...

Sim...

Consegui :)

Português correcto, bem escrito e noto uma saudade de José Peseiro!!!
Sim!! Deparo-me com uma certa nostalgia... Bons velhos tempos em que o sporting jogava à bola! :p

Mitico disse...

Nota-se uma irratação profunda quando o tema é: Carlos "lampard" Martins!
O nosso Pirata ainda não conseguiu ultrapassar a transferência do seu Lampard para o vizinho benfica.

Mas eu... sinceramente não percebo onde está o mal... Se sporting e benfica sao como almas gémeas porquê tamanha preocupação?

Mitico disse...

Quando o tema é FC PORTO...

El Pirata torna-se um monstro na arte de tentar derrubar tudo o que é azul e branco!!!

Mais uma vez não conseguiu porque os 2 penalty's que já entraram na contabilidade desta temporada são tão ESCANDALOSOS como o silencio assustador do caso PPC!!!!

E fico-me por aqui...

Abraço a todos os portistas!

El Pirata disse...

mitico, meu caro portista ceguinho

acho que este post casca em todos porque todos estiveram mal!

Mais te digo, como sportinguista, ate critico mais neste post que voces todos em 8 anos de blog no vosso porto!

E se achas que digo mal do teu clube, devias ler o que digo sobre o benfica...

E quanto ao martins e ao peseiro, estas certo relativamente a um deles, adivinha qual!

Excatamente, o martins irrita-me pq deixou passar uma excelente carreira por ser um palerma sem tomates, ja o peseiro nao passa de um idiota e isso irá confirmar-se ao longo do campeonato, é esperar para ver, pode demorar mas vai chegar, tao certo como amanhã o sol voltar a surgir a nascente e desaparecer a poente.