Redes Social

domingo, 31 de janeiro de 2010

Liga Sagres: 17ª Jornada


Sp. Braga 1 Sporting 0

O Sporting foi a Braga perder com o líder do campeonato e, em abono da verdade, o resultado aceita-se. E aceita-se por vários motivos. Primeiro porque este Braga é uma equipa na verdadeira acepção da palavra, encontra-se recheado de bons jogadores (sem, no entanto, possuir estrelas que despertem a atenção dos colossos europeus), escolhidos a dedo para cada posição e que sabem perfeitamente as funções que têm a executar a cada momento do jogo. O facto de ter recebido e vencido os 3 grandes do futebol português, sem ter concedido um único golo nesses desafios, define a forma como a equipa interpreta e executa o plano que o técnico minuciosamente tem preparado, demonstrando não só (muito) trabalho como inteligência e saber: Domingos Paciência está feito um senhor treinador e não me custa reconhecê-lo. Em segundo lugar, a equipa bracarense, tal qual tinha feito com Porto e Benfica, apresenta grande disponibilidade física para aguentar todo o jogo, seja sob pressão seja a incutir pressão no adversário, revelando frieza no aproveitar das ocasiões que dispõe, sendo certo que Paulo César teve felicidade no ressalto que deu golo, não é menos verdade que teve qualidade técnica para se desembaraçar de Veloso e J. Pereira. É igualmente verdade que Rui Patrício teve uma noite praticamente tranquila mas quem segue o campeonato 2009/10 já deu conta do modus operandi dos arsenalistas, não são equipa para dar espectáculo mas sim para somar pontos. E, no fim, o que desejam verdadeiramente os adeptos? Por fim, e igualmente importante, o Braga venceu sem dedo do árbitro João Ferreira, o que é de louvar, sabe melhor assim a vitória aos vencedores e custa menos aos vencidos.

Quanto ao meu Sporting. Fico com a ideia que podia ter feito mais mas as circunstâncias não ajudaram. Marat Izmailov não realizou um único treino semanal e viu-se que não estava em condições, logo o russo que tem passado ao lado da época, tendo o papel vital que todos reconhecem. Mas se do russo já era esperado fraco contributo a minha desilusão foca-se sobretudo em dois jogadores que apresentam um excelente momento de forma: Miguel Veloso e João Pereira, responsáveis, na minha opinião, pela derrota. Começo pelo Veloso: qual o principal problema deste jogador? Está à vista de todos, a falta de miolos. Não é um caso tão grave quanto o do Mialgias mas não anda longe. Como se recordam a semana decorreu sob o signo “Mourinho quer Veloso”. Ao menos desta vez o jogador leonino deixou-se cegar por um clube decente, cegar-se pelo Bolton foi uma atitude absolutamente ridícula. Foi um jogo abaixo das expectativas, sem os passes de ruptura que o caracterizam e, para borrar a pintura por completo, ainda teve participação activa no golo bracarense, a forma desleixada como aborda Paulo César não é permitida nem nos escalões de formação! Ainda assim, no último lance do jogo, provocou arritmias em muitos corações, fossem de adeptos do Braga, fossem sobretudo nos muitos milhões de portistas e benfiquistas que suspiravam por um empate no encontro. Já João Pereira foi uma completa nulidade, cheguei ao ponto de suspirar pelo Abel! A primeira ocasião de golo do encontro nasce de uma jogada pela direita do ataque leonino e, quando João Pereira tem tempo e espaço para cruzar a bola para a área onde, sozinho, se encontrava Saleiro, e cruza sem nexo nem sentido, adivinhava-se o que se seguiria: exibição a roçar o displicente (infantil a forma como se deixou ultrapassar no lance do golo) e total ausência atacante em toda a segunda parte! Não foi para isto que foste contratado Pereira, mas tens a atenuante de realizares um jogo com grande carga emocional contra ex-colegas. Palavra final para Liedson, a entrega habitual ao jogo mas a forma como remata por cima da baliza com a mesma completamente escancarada não abona nada a seu favor, nem a quem se esqueceu de Sá Pinto! Aguardo para ver o que faz o levezinho na jornada da Taça, não é com golos ao Trofense que me esquecerei da vendetta praticada sobre o grande Sá!


Nacional 0 FC Porto 4

O que disse anteriormente sobre a arbitragem não se aplicou nos outros campos onde jogaram os candidatos (assumidos) ao título. Na Choupana houve sensação de dejá-vu, afinal não foi num FCP vs Nacional que houve 2 jogos dentro do mesmo jogo? Não foi num FCP vs Nacional que houve equilíbrio até um arbitro decidir inventar um penalty e expulsar um jogador, acabando com qualquer tipo de competitividade no encontro? Foi sim senhor, e por sinal foi igualmente neste campeonato! A única diferença foi que na primeira volta o tal lance só surgiu na segunda parte e levou não a uma mas a duas expulsões! Desta vez o árbitro foi mais poupadinho mas, por outro lado, despachou o penalty ainda na primeira parte, não fosse o Nacional marcar um golo. E a má fé do sujeito é evidente, afinal na segunda parte, já com 2-0 no marcador, poderia ter sido correcto e expulsado Mariano Gonzalez por agressão mas o máximo que consegue é exibir um cartão amarelo... claro que Jesualdo não falou da arbitragem, nada de anormal por esses lados...

Ignorando esse lance, destaque para as exibições de Falcão, Varela e Micael, muito embora o grande destaque tenha de ir mesmo para o Álvaro Pereira, que além das assistências de qualidade ainda conseguiu enganar (que é como quem diz, há o enganar e o deixar-se enganar…) o árbitro no tal lance que vai fazer correr muita tinta ao longo da semana entre os 2 rivais candidatos ao título.


Benfica 3 V. Guimarães 1

E por falar em rival, os encarnados entraram em campo sabendo perfeitamente que tinham de ganhar para manter a esperança dos adeptos. O adversário prometia complicar a tarefa, afinal o Guimarães é provavelmente a equipa portuguesa que melhor conhece e lida com o Benfica e seus jogadores. A forma como reagiu ao golo fortuito de Aimar mostra a qualidade da equipa, numa primeira parte onde os jogadores do Benfica abusaram do mergulho junto à área! Já no final da primeira parte acontece o caso do jogo, com a negação da agressão e consequente grande penalidade cometida por Javi Garcia. São estes casos como os que beneficiaram Porto e Benfica que não sucedem nos jogos do Sporting! Não que os deseje, não que eu não reconheça a má época leonina, mas caramba, assim ainda estava o Sporting bem dentro da luta pelo título! Haja vergonha meus senhores! Ainda tempo para falar de Mialgias Martins, ontem durante 15 minutos reencarnou no Carlos "Lampard" Martins que eu profetizei, mas não demorou a regressar ao estado mental que o caracteriza: idiota em estado puro. É uma pena, mas é assim a vida.



Destaque final para Manuel Machado, o machadês está de volta e o regresso saúda-se porque é uma figura carismática e o nosso futebol bem necessitado se encontra de figuras carismáticas, quanto mais não seja porque faltam vozes corajosas e competentes para expor os males que todos vêem mas muitos poucos ousam questionar. Obrigado Professor!

"Quando há critérios tão desiguais como ao que assistimos, a tanger a imoralidade, o sentimento que sinto, para além de tristeza, é de impotência e alguma raiva. Parafraseando uma pessoa com quem não tenho relações, nem grande simpatia: ganhar a um grande em Portugal ou se faz pelo esmagamento ou então só na playstation."

“Arbitragem não é cristã em Portugal”.



Machado, a arbitragem pode até nem ser cristã mas os presidentes dos clubes são ferverosos católicos, então o GPS de certo sujeito tem garantidamente gravado o caminho para Fátima...

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Guerreiros do Minho



Na época 1977/78 existia no Sporting de Braga um brasileiro de nome José Carlos Lemos, mas conhecido no meio futebolístico por Caio Cambalhota. Numa era em que o Boavista de Pedroto tentava intrometer-se na luta pelo título o Cambalhota teve esta tirada:



Passaram-se muitos anos desde então. O Sporting de Braga cresceu, consolidou a sua posição como equipa de primeira liga durante a década de 80, teve alguns brilharetes na década de 90 com Manuel Cajuda ao leme dos arsenalistas e neste milénio, com Salvador na liderança do clube e Jesualdo Ferreira como técnico desportivo criou as bases para tornar o clube minhoto como referência portuguesa na luta habitual nas competições europeias. O que no tempo de Caio Cambalhota era mera fantasia e que no tempo de Cajuda era esporádico, passou a ser habitual. É este o mérito desta equipa, cresceu de forma sustentada e apresenta-se hoje suficientemente forte e estruturada para dar o passo final: lutar pela conquista de títulos, quer estes se chamem Taças quer, sobretudo para o ego de um povo, se chamem Campeonatos Nacionais!


Este post não tem como objectivo fazer uma viagem histórica pelo clube da capital minhota, longe de mim tal ambição, serve apenas para fazer jus à filial minhota do Sporting Clube de Portugal que, pela primeira vez na sua já longa história, tem sérias possibilidades de conquistar o título de campeão nacional. E, como sportinguista, a escassos momentos do meu clube entrar em campo para defrontar o candidato Braga, aqui fica a minha homenagem, como adepto que segue o futebol nacional desde meados da década de 80 do século passado, com vivas memórias de alguns jogadores que envergaram a camisola encarnada e branca do Minho!

Começo por dizer que desconheço o motivo pelo qual um clube com filiação leonina opta por envergar uma camisola de tons inimigos. Adorava conhecer o motivo pelo qual os minhotos optaram pelo vermelho e branco, muito embora seja do conhecimento geral que Braga (e arredores) esteja pejada de lampiões, não se consegue levantar um calhau na região sem dar de caras com um deles! Seriam os fundadores simpatizantes leoninos numa terra de lampiões? Porque não mudaram então, ao longo dos anos, para Sport Braga e Benfica? Não me incomoda nada que joguem de vermelho com a designação Sporting, mas existe uma história por detrás disto tudo e sinceramente gostaria de a conhecer.

Quanto ao futebol. Uma das memórias mais marcantes que tenho do clube bracarense diz respeito aos seus adeptos. Ou melhor, a um adepto em particular, o único que se dignava a seguir o seu clube por esse Portugal fora: o Joaquim do bombo! Ou lá como se chamava o desgraçado! Ele e o puto, filho ou enteado, que tinha de ir atrás por gosto ou a contra gosto, outro desígnio que permanecerá insondável. Mas que era uma imagem pitoresca, isso é inegável. Outra imagem gravada na memória pertence ao estádio 1º Maio, todo em pedra, quase sempre pedra à vista menos quando jogava o Braga contra o Benfica, quando o 1º Maio se enchia de bandeiras vermelhas e os golos das duas equipas eram festejados efusivamente por todos. Bons velhos tempos dirão os benfiquistas, se a memória não me atraiçoa viagem do Benfica a Braga era sinónimo de dois pontos (à época) garantidos e festança.

Como exemplo, em 1987/88 o Sporting de Braga, num campeonato a 38 jornadas, ou seja, em 19 deslocações longe do seu reduto, não conseguiu somar uma única vitória (9E 10D), acabando na 11ª posição. Com a entrada de Manuel Cajuda o Braga começa a sair da letargia. Assume-se então não como uma filial leonina de nome nem filial lampião de coração mas como equipa de identidade própria, criando deste modo laços entre a juventude local, que viriam a dar frutos, como se pode ver nos dias que correm, já com uma massa adepta de dimensão respeitável, muito embora os mais velhos mantenham o hábito de festejar os golos do Benfica, hábitos são hábitos, mas clube que se quer vencedor tem, em primeiro lugar, de possuir verdadeiros adeptos, e o Braga, tal qual o seu arqui-rival de Guimarães, começa a ter moldura humana para suportar as suas ambições. Ainda bem para o futebol português, a concorrência desde que leal não faz mal a ninguém, só é pena o presidente, apesar do seu inequívoco mérito, não ser um verdadeiro braguista, quando encontrarem um presidente com o coração em Braga e não no Porto ou Lisboa então sim a emancipação estará completa!

Quanto a jogadores. Da década de 80 recordo-me de poucos, assim à memória vêem-me Hélder (GR), os defesas Carvalhal e Laureta, o médio Serrinha e o avançado Forbes, mas sobretudo o António Borges, cuja imagem é inesquecível! No início da década de 90 o ataque bracarense vivia de atacantes luso-africanos, dos Chiquinhos (Conde e Carlos) a Forbes (que tinha fracassado no Sporting anos antes) até Toni, avançado que faria com Karoglan uma dupla de respeito e que é seguramente recordada com saudade em Braga. Mas a década de 90 tem muitos mais jogadores a merecer destaque, desde a baliza com Rui Correia, a defesa com Zé Nuno Azevedo (o grande capitão da história do Braga na minha opinião), Artur Jorge, Jorge Ferreira, os médios Barroso, Bruno, Baltazar, Valtinho, Castanheira e o Hélder que mais tarde se transferiria para o Boavista e PSG (grande jogador!), e finalmente o ataque entregue a, entre outros, Elpídio Silva, Zé Roberto e ao símbolo Karoglan, que os adeptos de futebol maiores de idade reconhecem como um dos estrangeiros com qualidade que passaram pelo nosso futebol.


A tabela seguinte apresenta as últimas 20 épocas no que a campeonatos nacionais diz respeito. Nela podemos observar o diferente andamento do Braga e a forma como se tem superado neste milénio, sendo claramente a 4ª equipa em Portugal.




Pela tabela pode-se constatar que a equipa bracarense, na década de 90, sempre que alcançava um brilharete (4º lugar), tinha pela frente 2 a 3 épocas de fracos resultados desportivos. Mas o novo milénio, quiçá inspirado pelo brilhantismo do Boavistão, o Braga toma um novo rumo, com um novo dirigente, António Salvador. Apostando em jogadores formados no clube e em empréstimos e/ou sobras dos três grandes, Salvador com a ajuda de Jesualdo Ferreira lançou as bases para um Braga apostado em participar todas as épocas nas competições europeias e em criar condições para disputar troféus nacionais. Uma das decisões mais polémicas tomadas por esta direcção foi a venda, a preço de banana, do trio Armando Sá, Ricardo Rocha e Tiago para o Benfica. Muito se falou na altura mas o que se veio a saber posteriormente é que a situação financeira do clube minhoto era preocupante e aquela verba, embora irrisória para o valor dos atletas (em condições normais daria apenas para 50% do passe de Tiago) foi aceite de modo a que os ordenados dos restantes atletas pudessem ser pagos. Foi um acto de gestão responsável e Salvador aprendeu uma lição, daí em diante o clube soube ser extremamente hábil nas negociações e, creio não estar enganado, o Benfica não mais teve direito a benesses por aquelas terras, afinal o modo agiota como se aproveitou das fraquezas alheias não merece outro tratamento.

Jogadores em destaque neste milénio:

GR: Quim, Paulo Santos, Eduardo

Defesas: Paulo Jorge, Ricardo Rocha, Armando Sá, Odair, Jorge Luiz, Nem, Nunes, João Pereira, Rodriguez, Moisés, Evaldo

Médios: Mozer, Tiago, Andres Madrid, Vandinho, Ricardo Chaves, JVP, Luís Aguiar, Mossoró, Hugo Viana

Avançados: Feher, Edmilson, Wender, João Tomas, Ze Carlos, Alan, Meyong,


Por fim aqui fica uma equipa que considero ser, porventura, a melhor da história bracarense:

Rui Correia, Zé Nuno Azevedo, Nunes, Artur Jorge, Jorge Luiz, Tiago, Barroso, Hugo Viana, JVP, Alan e Karoglan.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

GPS

SEMPRE EM FRENTE, SEMPRE EM FRENTE!

Voltando a falar na EPUL

 

Acordo com a Câmara de Lisboa valeu ao Benfica 65 milhões de euros

O Benfica encaixou 65 milhões de euros à custa do contrato-programa firmado com a Câmara de Lisboa, no âmbito do Euro 2004. Santana Lopes não é arguido, apesar de a PJ ter concluído que município, a que ele presidia, instrumentalizou a EPUL para financiar o Benfica.

Já Carmona Rodrigues, à data dos factos vice-presidente da autarquia, é um dos cinco arguidos constituídos durante a investigação que a PJ acaba de concluir, sob a direcção da unidade especial do Ministério Público criada para investigar o Apito Dourado. Os restantes arguidos são ex-administradores da EPUL - Empresa Pública de Urbanização de Lisboa.

image O inquérito centrou-se no contrato-programa assinado, em Julho de 2002, pela Câmara de Lisboa, EPUL, Benfica e Sociedade Benfica Estádio SA. O acordo fixava os moldes da participação da EPUL na construção do novo Estádio da Luz, para o Euro 2004.

Um relatório da Inspecção-Geral de Finanças (IGF), que suportou o trabalho da PJ, apontou défices de transparência ao contrato-programa, referindo que as formas de apoio acordadas e atribuídas ao Benfica "consubstanciam verdadeiras comparticipações financeiras, concedidas por instâncias municipais". "O contrato contrariou os normativos legais vigentes", acrescentou a IGF, por não terem sido quantificados devidamente os encargos das entidades públicas envolvidas, em desrespeito pelos princípios da boa gestão dos dinheiros públicos. A investigação conclui que, ao aprovarem o referido contrato-programa, a Câmara e a Assembleia Municipal de Lisboa "instrumentalizaram a EPUL", fazendo-a assumir encargos directos de 18 milhões de euros na prossecução de fins estranhos ao seu objecto social. Mas, além dos 18 milhões, o Benfica encaixou mais 47, pois o contrato-programa ainda lhe permitiu vender um terreno à EPUL e receber outro da Câmara de Lisboa.

Os 18 milhões referidos decorrem de dois negócios. Num deles, a câmara decidiu que a EPUL construiria 200 fogos, em terrenos seus, no Vale de Santo António, e entregaria um terço dos lucros da sua venda. O Benfica recebeu 9,9 milhões de euros, apesar de a EPUL nunca ter construído as 200 habitações. Segundo o então presidente da EPUL, Sequeira Braga, foi Santana Lopes quem definiu que seriam dados 10 milhões de euros ao Benfica, através de um projecto imobiliário da EPUL.image

A outra parcela dos 18 milhões resulta do compromisso da Câmara de pagar, através da EPUL, os ramais de ligações às infra-estruturas de subsolo para o estádio. Isto valeu ao Benfica oito milhões de euros, sendo que 80% das facturas que cobrou à EPUL respeitavam a serviços de consultoria: só 20% tinham a ver com os ramais. De resto, parte das facturas tinha data anterior ao contrato-programa.

A IGF detectou ainda outra irregularidade naqueles oito milhões. Mais de um milhão era IVA, sendo que a operação em causa não estava sujeita a incidência deste imposto, por se tratar da comparticipação financeira, de uma entidade pública (EPUL), na construção de um equipamento desportivo

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Parcialidade!!!!

imageOs incidentes, revela o madeirense, foram presenciados por Manuel Aranha e Nuno Pedro, os delegados da Liga nomeados para essa partida. Ruben considera que Rui Costa e Jesus o tentaram provocar, que não reagiu, e que estranha que até hoje não fosse instaurado qualquer inquérito ao sucedido, três meses depois: "Acho estranho que até agora ninguém me tenha chamado para falar. Até hoje ninguém me disse nada."

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Triste...

Ainda estamos todos contentes com as escutas do flatulento, todas sem excepção, e já estou ansioso pelas próximas! Passo a explicar, todos se recordam da escuta onde o corrupto presidente portista (metam-me em tribunal) aconselha o Deco para mentir descaradamente à comunicação social! Quem não ouviu, ou anda a nanar ou anda escondido com medo do Sá Pinto!

Adiante, a novidade (que é como quem diz) é o discurso do novo artista portista, Ruben Micael, surgindo com novo caso do túnel. Sou só eu ou isto já parece um novo caso como o da Casa Pia, quando todos os dias surgia mais um miúdo com dores no rabo? Passa Halibut madeirense, vais ver que essa sensação de desejo de agradar o chefe a todo o custo te passa num instante, e fará maravilhas igualmente para a tua coluna, ainda és muito novo para começares já a rastejar!


PS:

Tinha dúvidas mas agora só certezas: o Sporting não perdeu nada com este reles indivíduo.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sá Pinto: "Peço aos adeptos para apoiarem Liedson"

Sá Pinto: "Peço aos adeptos para apoiarem Liedson"

"No seguimento das noticias publicadas sobre os factos ocorridos durante e após o jogo com o Mafra não corresponderam à verdade assisti-me dizer o seguinte:

Apenas o faço nesta altura para evitar eventuais perturbações à nossa equipa que ontem realizou um importante e decisivo jogo que nos levará, certamente, à conquista da Taça da Liga.
O diferendo com o jogador Liedson foi motivado pela forma incorrecta como o atleta se manifestou e dirigiu à massa associativa no decurso do encontro. Para além disso, afirmou que não iria voltar a saudar os adeptos, juntamente com os colegas, no final dos jogos. Nesse momento, e perante a minha observação, o atleta reagiu de forma insultuosa e com um comportamento absolutamente inaceitável.

Afirmar-se que tal sucedeu por eu, Ricardo Sá Pinto, ter reagido a uma prestação do atleta Rui Patrício e que Liedson teria saído em defesa daquele, não só não corresponde à realidade, como incorre no erro de levar ao branqueamento de comportamentos incorrectos de um atleta profissional perante sócios e adeptos, para além de alterar, de forma significativa, a imputação de responsabilidades em todo este processo.

O Ricardo Sá Pinto está sempre - e incondicionalmente - ao lado dos atletas, independentemente da sua prestação desportiva. Ao contrário do que tem sido dito, a minha relação com o Liedson era excelente. O atleta contou sempre com o apoio incondicional, profissional e pessoal, por parte do director do futebol profissional do clube. Por isso, esta relação jamais faria prever um desfecho desta natureza.

Compete ao director do futebol profissional, como superior hierárquico e no âmbito das suas funções, apoiar os atletas em todas as circunstâncias, nomeadamente em momentos difíceis, mas incumbe-lhe, igualmente e sobretudo, promover e preservar o respeito pela instituição e pela sua massa associativa e garantir a manutenção do bom ambiente e espírito colectivo da equipa.

Face à situação ocorrida - e perante a indisponibilidade do presidente do clube -, a equipa técnica e outros dirigentes responsáveis decidiram, por consenso, chamar a atenção do atleta para o seu comportamento anómalo. Dessa missão ficou incumbido o director do futebol profissional.

A atitude do jogador face à chamada de atenção, persistindo num comportamento inaceitável, redondou no desfecho conhecido com uma única nota de correcção. O Ricardo Sá Pinto reagiu em defesa própria após ofensas à sua integridade física e à sua imagem. Houve falta de consideração para com o clube, falta de solidariedade com a equipa e desrespeito à minha pessoa

O Liedson é, inequivocamente, um jogador de grande qualidade e importante para o Sporting. Terá, todavia, de rever e rectificar a sua postura enquanto jogador profissional. Desejo-lhe, sinceramente, muitas felicidades, sem mágoa ou rancor. E peço a todos, em especial à nossa massa associativa, que apesar dos factos que hoje aqui divulgo, o apoiem e incentivem.

Uma Sociedade Desportiva tem que proteger os seus activos. No entanto, não pode, nem deve, prescindir de um conjunto de princípios e valores que são parte integrante da história de um clube com a grandeza do Sporting Clube de Portugal.

Quando um acontecimento interno da família sportinguista é tornado público apenas 10 minutos após a sua ocorrência, aconselha a prudência que algo terá que ser rectificado. Independente de responsabilidades a assumir e respectivas consequências, uma instituição não se deve expor desta forma ao exterior, sob pena de se ver fragilizada.

Perante todos estes factos, considerei não se manterem reunidas as condições para prosseguir como director do futebol profissional do Sporting Clube de Portugal.

Apesar da conduta negativa por parte do atleta, não podia ter reagido da forma que reagi. A emoção falou mais alto que a razão. E por isso peço desculpa ao meu clube, aos sócios, adeptos, equipa técnica, jogadores e restante estrutura profissional.

Desportivamente foi, apesar de todas as dificuldades, um ciclo extremamente positivo e enriquecedor que, espero e desejo, se mantenha. Nestes 70 dias no exercício das minhas funções, a minha entrega e disponibilidade foi total. Quase 24 horas por dia passadas na Academia, resolução de inúmeros dossiers pendentes, apoio constante aos jogadores e equipa técnica e uma sequência final de 6 vitórias consecutivas num momento claramente de inversão ascendente do futebol profissional do Sporting. Evoluímos do sétimo para o quarto lugar na classificação da Liga Sagres, passámos aos oitavos-de-final da Liga Europa como primeiro classificado do grupo, vencemos duas eliminatórias da Taça de Portugal e liderámos o grupo na Taça da Liga.

Não posso deixar de agradecer a todos, em especial ao plantel e à equipa técnica que, com a sua dedicação e profissionalismo, inverteram uma situação desportiva difícil, repondo o clube na senda das vitórias. O seu futuro é risonho, pois encontraram a fórmula do sucesso que tinha faltado nos últimos tempos. Agradeço-lhes também, de forma sentida, a maneira como demonstraram a sua solidariedade num momento particular.

À melhor massa associativa do mundo peço-lhe que continue a apoiar a equipa de forma incondicional, especialmente quando as coisas não estão a correr da melhor forma. Esse apoio é indispensável ao sucesso do clube. Serei, como era, mais um a fazê-lo.

Desejo toda o êxito do mundo ao clube do meu coração e estarei sempre disponível para o servir. Sempre."

Fonte: Record


sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O benfica-FC Porto da época passada teve incidentes entre elementos dos dois clubes, à semelhança do jogo de Dezembro que resultou na suspensão preventiva de Hulk e Sapunaru, dos quais a Liga diz não ter conhecimento apesar das imagens o documentarem.
Os incidentes desta época também ficaram registados estando as gravações na posse do benfica e da Liga dos Clubes, que não as tornaram públicas. Nas imagens do jogo da segunda jornada da época passada, disputado a 30 de Agosto de 2008, logo após o final do jogo vê-se um elemento ligado ao benfica a agredir a pontapé o team-manager do FC Porto, Acácio Valentim, gerando-se logo a seguir uma enorme confusão junto à entrada para o balneário do FC Porto, com praticamente toda a equipa dos dragões a sair do balneário e a envolver-se, no mínimo, numa enorme discussão com elementos aparentemente da segurança do benfica. Nas imagens, que não têm som, percebe-se a exaltação, mas não se vê qualquer agressão, até porque o foco da discussão está fora do alcance das câmaras. Este episódio foi presenciado por pelo menos três agentes da polícia, que são visíveis nas imagens, pelo delegado da Liga Esmeraldo Augusto e por diversos elementos dos dois clubes, entre os quais Rui Costa, do benfica, ou Reinaldo Teles, do FC Porto. Apesar dos incidentes a Liga não abriu qualquer procedimento disciplinar, tendo fonte do organismo dito à Lusa que não tomou conhecimento de quaisquer incidentes. Nas mesmas imagens a que a Lusa teve acesso, captadas na tarde de 30 de Agosto de 2008, horas antes do início da partida, vêem-se elementos do benfica a levantarem o ângulo de uma das câmaras. Acácio Valentim, funcionário do FC Porto, é agredido com um pontapé nas costas por um elemento aparentemente da segurança do benfica, que é imediatamente afastado, como se percebe pelas imagens captadas por uma outra câmara colocada a alguns metros de distância. O jogo benfica-FC Porto da época 2008/09 disputou-se a 30 de Agosto de 2008, a contar para a segunda jornada da Liga e terminou empatado a um golo, numa partida que ficou assinalada pela agressão de um adepto do benfica ao árbitro assistente. No jogo desta época, disputado a 20 de Dezembro, João Ferreira, a desempenhar as funções de quarto árbitro, deu ordem de expulsão a Hulk e Sapunaru por alegadamente terem agredido “stewards” em serviço no jogo. A Comissão Disciplinar da Liga, depois de receber os relatórios do árbitro, dos delegados e da polícia, suspendeu preventivamente os dois atletas, que aguardam o fim do processo disciplinar a que estão sujeitos.
Fonte da Comissão Nacional de Protecção de Dados e juristas contactados pela Agência Lusa, a propósito da divulgação de imagens sistemas de videovigilância, disseram que as imagens captadas neste âmbito só podem ser usadas nos termos da lei penal”. Mas que “a responsabilidade do tratamento dos dados dessas imagens é do responsável pelo sistema de captação”.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A VERDADE

Sá Pinto ataca outra vez…

image image image

Eu sei que frustrados tentam sempre esconder as suas fraquezas, mas a realidade não pode ser escondida em casos que já acabaram e que já foram falados vezes sem fim! Falemos de coisas novas, falemos como um clube da 2divisão foi impedido de continuar na taça! Falemos de directores desportivos que agridem jogadores!!! A noticia de hoje é esta senhores frustrados!!!!

Quanto ás escutas, depois de ouvir os comentadores da TVI ontem, não é difícil de saber quem as colocou online…a frustração dá mesmo nisso!!!

ESCUTAS! Digam que são imitadores…

Antes que a Pide nos venha chatear, e como já toda a gente tem os vídeos, fica o link do Jornal Record:

http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=af22e0ce-e8e8-48f4-8c67-186cd3906e00&idCanal=00002497-0000-0000-0000-000000002497&h=2



Uma vergonha os Tribunais e a Justiça!

Como é possível estes clubes não irem directamente para os regionais?
Como é possível estes gajos não estarem na cadeia?

Nunca terão mérito em nenhuma vitoria!!!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Valdemar & Manha...

OUÇAM O QUE O MARADONA TEM PARA VOS DIZER...


Ass: Autor & Mitico!!!!!!!!!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Rei Vai Nú!

Eu gosto de humor. Mais, sou adepto do bom humor e dispenso a fina ironia. A fina ironia é uma modalidade de humor extremamente perigosa, sobretudo porque é facílimo confundir fina ironia com pura e simples idiotice parola. PC é adepto de fina ironia, ou melhor, ele nunca disse que era adepto desta modalidade, os seus fiéis pajens é que deliberaram que o seu lorde e senhor era portador de grande capacidade oratória. Adiante, escrevo este post porque houve na homenagem do FCP ao Pedroto uma frase que retive por ter sido proferida pelo flatulento e que destilava veneno e azia: disse o sujeito, referindo-se a Herman José, que o seu humor não era fedorento! Ora bem, em primeiro lugar quero deixar aqui o meu desagrado por ver um senhor do humor nacional prestar-se a este género de elogios, Herman não precisa que corruptos o elogiem, sobretudo porque, mais que um elogio para ele, era isso sim uma farpa para os novos reis do humor nacional. É do conhecimento geral que Herman vive para ser bajulado, não sabia era que estava tão necessitado de bajulação que até se sujeita a fazer de anão de circo. Triste fim para tão grande personagem! Em segundo lugar tentei recuperar quais os novos motivos para novo ataque aos humoristas por parte da velha carcaça. Ao que consta foi o Zé Diogo Quintela, o sportinguista do grupo, que irritou a múmia e o poder estabelecido. Para quem não leu seguem as crónicas do Quintela, a reacção do Miguel Sousa Tavares e do staff portista e, para fim de festa, o bailinho da Madeira de Ricardo Araújo Pereira. Realmente nada corre bem a este Porto, mas ao menos ainda nos podemos rir, já não é pouco…


Quintela, 3 Janeiro, crónica em ABOLA

Não há nada melhor para começar o ano do que uma crónica com previsões sobre 2010. Principalmente para mim, que ainda estou um bocadinho ressacado e preciso de escrever algo que não puxe muito pela cabeça. Daí estas previsões: é impossível haver alguma coisa mais fácil de adivinhar do que o previsível futebol português. O leitor não acredita? Então veja.

9 DE JANEIRO
O Correio da Manhã publica uma escuta entre Pinto da Costa e um árbitro. A transcrição contém, entre outras coisas, o seguinte excerto:

Pinto da Costa - Combinamos então que o sr. árbitro vai beneficiar o meu FC do Porto, a troco de 2500 euros.
Árbitro - Portanto, o sr. Pinto da Costa dá-me 2500 euros...
Pinto da Costa - Certo.
Árbitro - ... e eu ajudo o FC do Porto a ganhar o jogo da semana que vem...
Pinto da Costa - É isso.
Árbitro - Recapitulando: vai corromper-me por 2500 euros?
Pinto da Costa - Correcto.
Árbitro - É mesmo corrupção?
Pinto da Costa - Daquela mesmo corrupta.
Árbitro - Fica então combinado, sr. corruptor.
Pinto da Costa - Obrigado, sr. corrompido.

10 DE JANEIRO
O Público e o DN publicam as escutas incriminatórias.

13 DE JANEIRO
Os jornais desportivos referem brevemente as alegadas escutas entre o alegado Pinto da Costa e um alegado árbitro.

23 DE JANEIRO
Comentadores afectos ao FC do Porto dizem que só por maldade é que se pode afirmar que a escuta em que Pinto da Costa oferece dinheiro a um árbitro para ajudar o Porto é uma prova de que Pinto da Costa ofereceu dinheiro a um árbitro para ajudar o Porto. Avançam a hipótese de «2500 euros» ser código para «cumprimentos para a família» e «beneficiar o Porto» código para «não fazer absolutamente nada a favor do Porto».

4 DE FEVEREIRO
O tribunal de Gondomar manda arquivar a escuta entre Pinto da Costa e o árbitro, com o argumento técnico-jurídico de que «não dá jeito nenhum ao Futebol Clube do Porto»

---- fim de crónica ----


Esta crónica levou PC a anunciar intenção de interpor uma acção judicial contra Quintela, como ficou noticiado pelo JN:

"Nas comemorações do 10.º aniversário da Casa do F. C. Porto de Espinho, Pinto da Costa anunciou a intenção de interpor uma acção judicial contra José Diogo Quintela, na sequência de um artigo publicado no jornal "A Bola", no dia 3 de Janeiro, intitulado "Previsões para 2010", no qual o humorista dos "Gato Fedorento" reproduz um diálogo fictício entre o presidente do F. C. Porto e um árbitro, que culmina com um pagamento de 2500 euros. Ora, o líder portista entende que o referido artigo coloca em causa a sua dignidade e, por isso, anunciou no Casino Solverde o propósito de levar o caso às instâncias judiciais. Aliás, durante o discurso, fez questão de lembrar que os processos que foi alvo durante o Apito Dourado foram arquivados, como uma forma de dissipar todas as dúvidas e colocar um ponto final nas rábulas que tem sido alvo. O artigo de José Diogo Quintela, na coluna de opinião "A minha fé", também suscitou uma acesa polémica com Miguel Sousa Tavares no jornal "A Bola", levando os dois cronistas a uma intensa troca de opiniões. Já não é de agora que Pinto da Costa tem criticado as rábulas humorísticas dos "Gato Fedorento". Basta, por isso, recordar que na noite de homenagem a José Maria Pedroto, a presença de Herman José serviu para lembrar que o humor do comediante "não era fedorento, nem cheirava mal" O JN procurou contactar José Diogo Quintela, mas todas as tentativas se revelaram infrutíferas."



Posteriormente Miguel Sousa Tavares, também em crónica em ABOLA, criticou Quintela, o que conduziu a nova crónica do humorista…


Quintela, 9 Janeiro, crónica em ABOLA

NA terça-feira, Miguel Sousa Tavares escreveu: «Desde que esta época se iniciou, eu tinha feito a mim mesmo uma promessa: aguentar-me até ao limite para não dar alento nestas crónicas ao clima habitual de facciosismo cego que alimenta ódios e suspeições sem fim e impede de ver e reconhecer o mérito alheio onde ele existe. Já lá vai decorrido meio campeonato e nunca, uma só vez que fosse, me pronunciei sobre arbitragens: quer as do meu clube, quer as dos outros; elogiei, mais do que uma vez, os progressos evidentes do futebol do Benfica, escrevendo que era a equipa que mais e melhor estava a jogar, e não tive uma dúvida em reconhecer como mais do que justa a sua vitória recente sobre o FC Porto. Fiz o que pude para a sanidade do ambiente. E aguentei-me até onde consegui. Mas, às tantas, as coisas começam a ficar difíceis de encaixar sem reagir. Anteontem, por exemplo, ao ler o texto, pretensamente engraçadinho, do Diogo Quintela, achei que a direcção do FC Porto deveria abandonar a sua tradicional passividade litigante e colocar-lhe um processo-crime por difamação, como o seu texto amplamente merece. Talvez ele prefira a justiça popular à justiça democrática, talvez prefira a verdade popular à verdade apurada como tal; talvez as sentenças da justiça comum (e não a da populaça futebolística) lhe não mereçam respeito algum, talvez mesmo nem sequer se dê ao trabalho de as conhecer. Mas certamente sabe que insistir em mentiras desmascaradas pela justiça é uma calúnia e sabe que ofende, não apenas o presidente do FC Porto, mas todos os portistas, quando se diverte a escrever pretensos diálogos em que Pinto da Costa compra um árbitro por 2.500 euros. Goebells [sic] dizia que uma mentira repetidamente dita transforma-se em verdade. Mas Goebells [sic] perdeu e as democracias triunfaram. Talvez Diogo Quintela não goste, mas é assim: há regras no jogo.»

O leitor deve estar a perguntar-se qual a diferença entre a verdade popular e a verdade apurada como tal. Eu sei que estou. Existirão várias verdades para o mesmo facto? Por exemplo, MST diz: «Já lá vai decorrido meio campeonato e nunca, uma só vez que fosse, me pronunciei sobre arbitragens». Mas na sua crónica de 15/12/09, já tinha escrito «o que valeu ao Benfica em Olhão foi, como é habitual também, os últimos minutos do jogo, um fiscal de linha desatento à posição de Nuno Gomes no golo do empate e um árbitro atento ao facto de domingo haver um Benfica-Porto, quando se encaminhou para Cardozo, depois de expulsar Djalmir, e pelo caminho mudou o vermelho a Cardozo para amarelo». (Entretanto, peço ao leitor que memorize o facto de MST achar que, ao não expulsar Cardozo, o árbitro beneficiou o Benfica. Vai-nos ser útil mais à frente).

Esta afirmação em que MST se vangloria de «nunca, uma vez que fosse» ter falado de arbitragens, nem repetida muitas vezes passava a verdadeira. Mesmo pelo tal Goebells. Ou pelo próprio Goebbels. A não ser que eu e MST tenhamos um entendimento diferente do que é: nunca, uma vez que fosse. Ou, se calhar, temos um conceito diferente de verdade. MST acha que é verdade que esta época não se tinha ainda pronunciado sobre arbitragens. Já eu acho que é mentira. Os factos, curiosamente, também acham que é mentira. E o que dizem os factos da noite que deu origem ao Caso do Envelope, no qual me baseei para imaginar o tal diálogo pelo qual MST quer que eu responda em tribunal?

Dias antes do Beira-Mar – Porto, Pinto da Costa recebeu em casa Augusto Duarte, o árbitro desse jogo. Este é verdade. Pinto da Costa disse ter sido surpreendido, mas há escutas em que combina a visita com António Araújo, o intermediário do encontro, e outras em que lhe dá indicações sobre o caminho para sua casa. A mesma casa onde não esperava receber a visita que tinha acabado de lhe dizer que estava a chegar. Este também é verdade. Pinto da Costa disse que Carolina Salgado estava doente e não se cruzou com as visitas. As visitas e a própria Carolina dizem que é falso. Até agora, uma das pessoas que habitava naquela casa da Madalena está a mentir. Uma pista: não é a Carolina Salgado. Bom, isto está provado.

O que não está provado é outra coisa. Digo: não está provado, que é muito diferente de: está provado que não aconteceu. E a coisa são duas versões contraditórias. MST prefere acreditar na de Pinto da Costa, quando este diz que serviu de conselheiro matrimonial ao pai de um árbitro, do que acreditar na de Carolina Salgado. Entre essas duas pessoas, eu prefiro acreditar na que não é presidente de um clube que, por exemplo, pagou uma viagem ao Brasil a um árbitro.

O que também está provado é que, aos 15 minutos desse jogo, Augusto Duarte perdoou a expulsão a um jogador do Porto. A juíza achou que uma expulsão perdoada não é suficiente para uma equipa ser beneficiada? Eu não concordo. E, pelos vistos, MST também não. (Agora é a altura em que peço ao leitor que se recorde que MST considera que o Benfica foi beneficiado por o árbitro não ter expulso Cardozo. Valeu ou não valeu a pena guardar a informação?)

Na mesma crónica de 15-12-09, MST tinha-se referido ao tal Beira-Mar – Porto como «um jogo que já não contava para nada». Uma peta que MST e outros portistas gostam de repetir e que, lamento, não se vai tornar verdade.

Antes desse jogo, o Sporting estava em 2.º lugar, a 5 pontos do Porto. Havia 12 pontos em disputa. O Porto alinhou em Aveiro sem muitos titulares, pois 3 dias depois ia jogar a 1.ª mão da meia-final da Liga dos Campeões. Na mesma jornada o Sporting foi prejudicado no Bessa, quando Bruno Paixão expulsou Rui Jorge e assinalou fora-de-jogo antes do meio-campo a um Liedson isolado. O Sporting (que estava a ganhar) ficou injustamente reduzido a dez e perdeu. O Porto permaneceu injustamente com 11 e não perdeu.Se o Sporting tivesse ganho e o Porto tivesse perdido, o Sporting ficava a 2 pontos e o Mourinho já não podia descansar outra vez a equipa, na 33.ª jornada, antes da 2.ª mão da Champions, na Corunha. Como fez, já campeão, perdendo com o Rio Ave. Alinhou nesse jogo com Pedro Ribeiro, Pedro Emanuel, Mário Silva e Ricardo Costa na defesa, em vez dos habituais titulares Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Jorge Costa e Paulo Ferreira.

Eu cuido que este Beira-Mar – Porto ainda contava para alguma coisa. Por mais que o MST, pensando no Goebbels, repita que não.

Recapitulemos, então. O presidente do FC do Porto recebe em casa o árbitro que vai apitar o próximo jogo do seu clube. Mente sobre estar à espera dele e sobre a presença de Carolina Salgado. Carolina Salgado diz que foi passado um envelope com 2500 euros, Pinto da Costa e o árbitro dizem que não foi. No entanto, contra o Beira-Mar, o Porto é beneficiado ao não ser expulso um seu jogador logo aos 15 minutos, num jogo que era importante para o campeonato e para a Liga dos Campeões. A justiça desportiva castiga o Porto por corrupção, o Porto não recorre. A justiça comum não desmascarou nada disto.

É isto que Miguel Sousa Tavares quer que eu vá dizer a tribunal? Por mim, tudo bem.


---- fim de crónica ----


Podia-se pensar que as coisas ficariam por aqui mas Quintela achou por bem insistir no último fim de semana, e eu só tenho a dizer: Bravo! Compreende-se portanto porque prefere o PC ouvir o Herman, que prefere mascarar-se de mulher e imitar gays do que seguir um jogo de futebol...


Quintela, 16 Janeiro, crónica em ABOLA


Soube pela imprensa que Pinto da Costa tenciona processar-me. Anunciou-o numa cerimónia do FCP em que também agraciou Bruno Alves com um prémio. Portanto, queixa-se por eu lhe pisar os calos, ao mesmo tempo que louva um jogador que tem por hábito pisar rótulas. Deve ser a isto que chamam a ironia de Pinto da Costa. Segundo os jornais, tem que ver com a minha crónica de há quinze dias, onde ficcionei uma escuta no futuro, entre PC e um árbitro. Confesso que acho estranho: Pinto da Costa esforçou-se tanto para que as escutas verdadeiras não fossem admitidas em tribunal, mas agora quer que o mesmo tribunal aprecie uma escuta inventada por mim. Realmente, tinha graça que as escutas verdadeiras fossem nulas em tribunal mas as inventadas fossem aceites.


Querem ver que a única pessoa condenada por causa de uma escuta relativa ao Apito Dourado ainda vou ser eu? Diz Pinto da Costa que faltei ao respeito a um clube centenário.


O que nem é muito rigoroso: o FCP é um clube bicentenário, já que festejou um centenário em 1993 e outro em 2006. Parece que o mal é eu ter falado na versão da Carolina Salgado. Portanto, se eu me inspirasse antes na versão oficial de Pinto da Costa e de Augusto Duarte, estaria tudo bem. Para quem não se lembra, essa versão é a seguinte: dois dias antes de um jogo importante para as aspirações do Porto, Pinto da Costa recebe em casa o árbitro que o vai apitar, Augusto Duarte.


Diz que a visita é inesperada. As escutas desmentem-no. Diz que a visita não se cruzou com Carolina Salgado. A visita desmente-o. Árbitro pede a Pinto da Costa favor relativo a seu pai, uma vez que Pinto da Costa tem influência sobre o presidente do Conselho de Arbitragem, superior hierárquico do pai (membro do Conselho de Arbitragem, entretanto condenado noutro processo de corrupção desportiva). Dois dias depois, o árbitro erra a favor do Porto, não expulsando um jogador aos 15 minutos de jogo. O Porto acaba por se sagrar campeão na jornada seguinte, podendo descansar jogadores para a meia-final da Champions. A justiça desportiva condena o Porto


O Porto não recorre. De facto, esta versão é insuspeita. Só não se sabe é se Pinto da Costa chegou a fazer o tal favor ao árbitro. Se o processo avançar, fico então à espera que alguém me avise com antecedência, para eu me pisgar para a Galiza. Parece que é assim que se faz nestes casos

No fim, enviarei a conta dos advogados para o FCP. Pode ser que paguem por engano, como pagaram a viagem ao Brasil de José Amorim e família. Aliás, árbitro Carlos Calheiros e família. Até agora, só por ter trocado alguns mails com os meus advogados, já gastei serviços jurídicos no valor de 2 árbitros e meio. Em preços actuais, não os da tabela antiga, do Juiz Mortágua. Sobre o que disse nestas crónicas, cá estarei para dar a cara. Como o guarda-redes da União de Leiria.


---- fim de crónica ----

Posto isto, depois deste festim de excelente humor misturado com grandes e inconfundíveis verdades, como pode alguém livre de qualquer demência, colocar Quintela em tribunal? Mas ainda bem que o faz, já me ri a bom rir e é motivo para continuar a rir por mais uns valentes meses...



segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Dragões exigem celeridade nos processos a Hulk e Sapunaru

O FC Porto pediu à Liga Portuguesa de Futebol  Profissional (LPFP) celeridade no processo disciplinar a Hulk e Sapunaru,  exigindo o exame do mesmo, que lhe foi negado pelo instrutor do procedimento. 

Num requerimento dirigido ao presidente da LPFP, Hermínio Loureiro,  a Administração da SAD azul e branca pede ao dirigente que "ordene a realização das diligências que entender necessárias para zelar pelo regular funcionamento  da mesma e, na qualidade de presidente da Comissão Executiva, para garantir a efetivação dos direitos dos associados".  

No documento, a que a Agência Lusa teve acesso, o FC Porto lamenta não  ter tido acesso ao processo, por, segundo o instrutor, terem sido "abundantemente  publicadas na comunicação social notícias que indiciam claramente que os  arguidos, ou a SAD que representam, não estão em condições de assegurar"  a exigência de não divulgação do processo.  

De acordo com a carta, o FC Porto recorda que examinar o processo "é  um direito" que assiste aos dois jogadores.  

"Não têm os arguidos de fundamentar sua pretensão, sendo óbvio que pretendem preparar a sua defesa, com a celeridade e consciência que este processo merece, tanto mais que aqueles estão suspensos, preventivamente, a aguardar  o prosseguimento dos autos que, diga-se, já ultrapassaram todos os prazos  regulamentares", lê-se.  

Os dragões recordam ainda que foram "surpreendidos", a 12 de janeiro,  com as notícias de que os jogadores tinham sido alvo de novo processo disciplinar, embora só tenham sido notificados de tal no dia seguinte, às 21:26.  

"Os arguidos ainda não praticaram qualquer infração... Todavia, porque são manifestamente incapazes de evitarem praticar infrações, são paternalmente  protegidos contra os seus próprios atos (futuros e incertos, note-se!)",  considera a SAD do FC Porto.

O FC Porto lamenta ainda que "alguns jornalistas" já conheçam o teor dos elementos de prova que já chegaram à Liga, numa altura em que os processos  ainda não são do conhecimento dos arguidos.  

"Mas, aos arguidos - a quem deveria ser assegurado o exercício pleno dos seus direitos - é negado o acesso ao processo porque são incapazes e  porque se pretende evitar um 'julgamento público'", lê-se.  

Os dragões dizem ainda que é "inaceitável que se esteja a preparar  neste processo aquilo que outrora se preparou: o anúncio público das punições do Apito Final num jornal, um dia antes de os arguidos as conhecerem"

Fonte: Diário desportivo lisboeta Record.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Liga Sagres: 16ª Jornada

Está de volta o bom futebol a Alvalade. Excelente exibição de um Sporting que, mesmo tendo infelicidades normais (golo do Nacional no primeiro remate da equipa madeirense) e anormais (erros grosseiros do arbitro com fora de jogo inexistente aos 5 minutos, num lance que isola o avançado leonino e com uma mão à entrada da área aos 11 minutos) soube reagir com atitude e determinação, não se refugiando em desculpas e no marasmo que marcou os últimos meses do reinado de Bento. Não meus senhores, ao contrário do Burrualdo que justifica todas as más exibições com erros dos árbitros (sim, ele que se auto-proclamava como ser superior quando ganhava campeonatos, não falando em arbitragens…pudera…) a equipa leonina reagiu com fúria e destruiu por completo um Nacional que, saliente-se, até fez um bom jogo!




Acabo a destacar Liedson, um jogador que merece acabar a carreira em Alvalade, mesmo que fique a última época sem marcar qualquer golo. É de uma entrega e profissionalismo inatacáveis, tivesse Postiga um décimo do brio do brasileiro e deixaria de ser o merdas que efectivamente sempre foi, realmente o Sporting não foi enganado, enganou-se foi a si próprio. Miguel Veloso, João Pereira, Izmailov e Patrício são outros que merecem uma ovação, e quando meia equipa sobressai pelo brilhantismo, inevitavelmente os colegas acabam por ser contagiados.


Nas Antas, o Porto continua a ser uma sombra do que já foi no passado recente. Mesmo com o golo mal anulado a equipa tinha obrigação de produzir bem mais do que fez. Aliás, quem viu o Paços marcar o golo aos 86 minutos ficou com a convicção que o jogo tinha acabado ali, sobretudo por tudo que tinha passado anteriormente. Mas não, nos dez minutos que se seguiram (sim, o árbitro deu quase 7 minutos de descontos…) o Porto marcou finalmente e desperdiçou mais 3 ou 4 ocasiões de golo, produzindo mais do que nos 86 minutos anteriores! A culpa é de quem, afinal? Queira-se ou não, quando se tem um presidente que afirma que os reforços são o Orlando Sá e o Tommy (agora percebo de onde vem a tal fina ironia, uma piada destas nem eu me lembraria) e um treinador que tem momentos brilhantes como trocar o Fucile pelo Guarin, só com sorte é que se pode esperar grandes feitos. Aliás, vamos ser sérios, muito mal estaria o futebol português se esta equipa do Porto, banalíssima, fosse novamente campeã! Mas a tal veia badalhoca “à Porto” não morre, está confirmada a transferência de Ruben Micael para o FCP, mostrando a Bettencourt de que serve andar de braço dado com criminosos, sejam eles do Porto ou da Madeira. Novamente o Sporting fez de corno, depois de Paulo Assunção e Adriano, inacreditável como o meu clube e os seus dirigentes insistem em cair no conto vigário, quando irão perceber que mais vale muito só do que muito mal acompanhado?



Em Coimbra o Super Braga voltou a fazer das suas, excelente vitória num campo muito complicado, num jogo do qual vi somente o resumo e, se foi um resumo honesto, não há dúvidas de quaisquer espécie: jogo apenas de um sentido, penalty mal assinalado mas “compensando outro anteriormente sonegado” e completo controlo. Será desta que os minhotos serão campeões pela primeira vez na sua história?



No Funchal o jogo entre Marítimo e Benfica começou com total felicidade lampiã, com o desvio do melhor central do Mundo (desde que não apanhe o Quaresma pela frente…) para o poste da própria baliza. Provavelmente o jogo teria outra história se o golo surgisse nesse lance, mas com o Benfica a marcar na primeira ocasião (e que ocasião, como é possível Cardozo ter tanta liberdade para chutar 365 vezes e ainda ter tempo para cruzar!?!?!!?) e o idiota do Olberdam a insultar o árbitro, “forçando” o segundo golo, a história ficou contada. O que se seguiu não faço ideia, aliás este post é publicado ainda antes do fim do jogo (parece que está 5-0, e o Marítimo está com 9, alguém avise o JJ que a vitória só vale 3 pontos…) porque não me apetece gastar o resto do fim de semana a ver a “animação do espírito português” que se tem transformado a Liga Sagres desta época! Se 6 milhões estiverem animados e não me começarem a lixar a vida logo na segunda de manhã já ficarem bem contente…
PS:
Chegou-me aos ouvidos e tive de publicar a foto que lança fortíssimas suspeitas sobre o golo do Falcao! Na altura não reparei no lance uma vez que vi o jogo num café e, de lá para cá não vi qualquer resumo do jogo do Porto e nos jornais de domingo, pelo menos nos que li, não fazem absolutamente qualquer referência ao lance. Bem, há realmente um fora de jogo mal tirado ao Falcão mas há igualmente, novamente, uma expulsão falsa como Judas a favorecer o Porto e, desculpem a minha convicção, há um golo marcado ilegalmente com a mão! Aquando da recepção do Leixões foi levantada muita celeuma num lance de penalty que, á primeira vista, não me parecia, a favorecer a equipa portista. Agora sou eu que exijo prova em contrário para que mude de opinião: até lá o Porto foi beneficiado com o Paços, vá lá, no máximo, não foi prejudicado como muitos passaram o fim de semana a reclamar! E, naturalmente, exijo sumaríssimo ao Falcão por ter feito de Henry, isto depois de ter falhado pelo menos 4 golos cantados...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Gala Óscares do Tribunal 2009

É chegada a hora da 3ª Gala Óscares do Tribunal, vamos eleger os bitaites de 2009 do Tribunal. Estarão novamente a concurso 20 categorias, cada qual com um determinado número de candidatos. Para a posteridade ficaram a Primeira Edição, que ocorreu em 2005 (lista de candidatos e vencedores), e a Segunda Edição, ocorrida em 2008 (lista de candidatos e vencedores).

Quanto às regras, são poucas, simples e para cumprir! Comecemos:

1 - Só podem votar uma vez

2 - O sistema de votação mantém-se idêntico ao do ano passado, de modo a evitar os arreliantes empates. Assim:

2.1. Cada um tem ao seu dispor 3 votações em cada categoria: 5 pontos, 3 pontos, 1 ponto.

2.2. Deve ser seleccionada, em cada categoria, por cada um dos votantes, 3 frases como as melhores.

2.3. Após essa pré-selecção, classifica-las com 5, 3 ou 1 ponto, consoante a elegem como primeira, segunda ou terceira classificada.

3. A votação de cada participante deve ser enviada para: antonio.mm.ramos@gmail.com

De preferência identifiquem o nick com que escrevem no blog, para mais fácil identificação.

Que comece então a selecção dos maiores doentes do blog!



Prémios 2009 – Gala Óscares do Tribunal
3ª Edição
.
.
.
1. Óscar – Pura Amizade:


a) Venha de lá o Porto e o Hulk... e venha de lá também o controlo anti doping, não é por nada mas brasileiros supersónicos só conheço os que andam na Fórmula 1, a pé só se estiverem a fugir da polícia! Pirata (20 Jan 09)

b) Uma ressalva, nas competições Europeias não consigo ser contra as equipas Portuguesas… já tentei mas não consigo, pois sinto cá dentro qualquer coisa de Nacional e como tal não consigo torcer por estrangeiros contra nós. PPA (1 Mar 09)

c) Quero enviar daqui um abraço ao Pedro Silva... já cheguei a detestar este moço, mas depois do que ele fez no Algarve (final Taça Liga), recebe um abraço meu! O Autor (22 Mar 09)

d) Matias Fernandez nova contratação do Sporting é uma máquina de jogar futebol no jogo de computador Football Manager 2009 Picareto (20 Jun 09)

e) Aproveito desde já, para vos felicitar uma vez que têm um bom espaço onde se discute futebol de forma educada ao contrário da grande maioria deste género de fóruns. Xavier (6 Out. 09)

f) Isto sem as opiniões dos sportemguistas começa a ficar um bocado chato! Cabeçudos (28 Out 09)

g) Caro comentador da RTP1 – atenção aos seus comentários, o sr. não tem palas nos olhos, logo consegue ver para os 2 lados, e como lhe pago o ordenado ao fim do mês, tenha cuidado, muito cuidado Ramos (13 Dez 09)
.
.
.
2. Óscar – Bom Samaritano


a) O meu respeito é tal que sou incapaz de gozar qualquer Sportinguista! O Bayern já o fez, e de que maneira! Autor (11 Mar 09)

b) Há muito tempo que leio este blog, mas agora isto está a real feira.É post atrás de post a ver quem consegue insultar o clube rival. Lembrem-se que nenhum de vocês vai mudar de clube nem vão conseguir que os outros mudem. João (22 Abr 09)

c) Eu não quero que o Sporting acabe...! Quem nos fornece extremos talentosos depois? Picareto (18 Jan 09)

d) Todos os dias me levanto e agradeço a Deus, por ser portista. CesarLopes21 (23 Jun 09)

e) Jesus, conhecido pela sua humildade, já veio afirmar que vai colocar o Benfica a jogar o dobro do ano passado! Assim é que é, aproveitar enquanto o Verão dura, eu no lugar dele até punha a família a vender t-shirts e canecas com a cara dele! Pirata (25 Jun 09)

f) Eu pessoalmente acho que o Boavista devia estar na Primeira Liga. Concordo com presidente Pinto da Costa quando um dia disse que explicou a João Loureiro o porquê de estar de costas voltadas para o clube do Bessa... Razão simples: A vassalagem aos clubes da capital O Boavista assim a prestou, teve os seus "louros" e quando precisou de ajuda... os supostos amiguinhos do sul viraram as costas e assobiaram para o ar! Quando o Boavista acordou para o alerta foi tarde! Mitico (3 Jul 09)
.
.
.
3. Óscar – Dúvida Existencial


a) A situação do Sporting é bonita é... digam agora que o tio Autor é tolinho quando põe em causa a continuidade do clube de Alvalade! O Autor (9 Jan 09)

b) Afinal que mística transmitem o Moutinho, o Veloso e o Djaló, sempre a pedirem para sair? Pirata (25 Fev 09)

c) Para mim Belluschi é a contratação do ano na Europa do futebol. O novo cérebro do miolo do FC Porto, vai fazer esquecer o Lucho González. Picareto (8 Jul 09)

d) Quando vai a brigada anti-dopping à Luz ou ao Seixal? PPA (25 Ago 09)

e) Quando é que o Hulk vai perceber que tem colegas que podem tabelar com ele? Mitico (31 Out 09)
.
.
.
4. Óscar – Grito de Revolta

a) Trofense para a segunda divisão já! Foi a equipa mais nojenta que vi jogar até hoje contra o Porto! O Autor (12 Jan 09)

b) O Sporting lá vai bater um recorde na história do futebol Português: vai ser a primeira equipa grande a fazer um campeonato com mais penalties marcados contra do que a favor. Não é estranho? PPA (19 Abr 09)

c) A Hungria é conhecida pelas suas putas, só não sabia é que também já apitavam jogos! (referencia ao arbitro Viktor Kasai, da eliminatória com a Fiorentina) Pirata (27 Ago 09)

d) Entretanto o Azenha lá se foi... Como é que é possível? Mitico (14 Set 09)

e) Na minha opinião este é o pior Porto dos últimos 10 anos! Xavier (31 Out. 09)

f) O Porto vai continuar a ser maltratado e sempre desvalorizado pela imprensa e média em geral. Cabeçudos (4 Dez 09)
.
.
.
5. Óscar – Maior Prazer


a) O Sporting não é de Lisboa, é de Portugal. Não somos um clube regional. PPA (1 Mar 09)

b) Nós portistas gostamos e percebemos de futebol. Mitico (8 Mai 09)

c) Outra coisa que me começa também a provocar alguma repetitividade ou melhor simples rotina, é a invasão de Lisboa por milhares de Portistas. É a segunda circular cheia de carros do Porto, é Oeiras, Cascais, Margem Sul, sei lá bem quantas cidades do Sul ficam completamente tomadas pelo dragão. Ramos (1 Jun 09)

d) Pedro Emanuel foi uma das poucas coisas boas que roubamos ao clube extinto (nota: Boavista) Picareto (17 Jun 09)

e) Quanto ao meu Porto, não tenho palavras para agradecer... andar em Guimarães de cabeça levantada e sentir que pessoas evitam falar para mim devido ao que o porto fez, é algo que dá tanto prazer Autor (5 Dez 09)
.
.
.
6. Óscar – Mau Feitio

a) Tenho todo o respeito pelo Paulo Bento mas se perde o campeonato para equipas que continuam a perder tantos pontos como Porto ou Benfica, merece um par de estalos e o losango enfiado pelo cu adentro até ao duodeno! Pirata (9 Fev 09)

b) A única forma de juntar as palavras "Sporting" e "ganhar limpo" é precisamente naquele instante em que o Paulinho anda, no túnel de Alvalade, a distribuir toalhetes de marisco para os árbitros limparem as mãos após uma boa barrigada Mitico (13 Fev 09)

c) E achas que um AZ Alkmar era na altura uma grande equipa? Agora já se pode dizer que sim, mas na altura quem eram? E viram-se à rasca para ganhar, até mataram o pobre do Perestrelo. CesarLopes21 (20 Abr 09)

d) Vamos fazer assim... ser zportemmguista é viver o desporto e não interessa ganhar, participa-se nos torneios com os jovens bonitos que são formados no clube! É tudo bonito no zzportemm... a academia, os atletas, os presidentes, o Paulinho! Não existe inveja, não existe ódio, o verde da esperança que o mundo seja bonito como o Sporting! Agora a pergunta: Se ser Sportinguista é tudo isso, então porque é que estão sempre a chatear a puta da cabeça às pessoas? Sempre a fazer queixinhas, sempre a não saber as regras? Que lagartos irritantes! O Autor (21 Abr 09)

e) Burrualdo Escorbuto Ferreira. O porquinho do costume. Diz que não fala de arbitragens mas sempre que empata ou perde faz isso mesmo. PPA (25 Ago 09)

f) Os vermelhos são iguais a si próprios, broncos e estúpidos. Ivo (1 Out 09)
.
.
.
7. Óscar – Melhor Alucinação


a) Foram precisas 14 jornadas para haver um jogo em que o GLORIOSO fosse beneficiado Mouro (12 Jan 09)

b) É obvio que é penalty sobre Lisandro. Yebda mete a mão no peito de Lisandro e impede a progressão deste. Picareto (9 Fev. 09)

c) Se o glorioso este ano for campeão, vale por 10... já não via uma equipa ser tão roubada, desde que me conheço...! Benfas (10 Fev 09)

d) Há quem diga que o Benfica não vendeu jogadores porque não quis, obviamente que tretas destas nem o Jorge Máximo e o Barbas, expoentes máximos da demência lampiã, conseguiram engolir. E eles engolem de tudo, desde relva do antigo estádio até à inocência de Vale e Azevedo! Pirata (14 Ago 09)

e) Considero Jesualdo um dos melhores treinadores de sempre. Autor (26 Out. 09)

f) Amanha jogo de grau de dificuldade elevada no Chipre Mitico (2 Nov. 09)
.
.

8. Óscar – Melhor comparação


a) Portanto, a maior dor dos portistas é não terem ganho, como o Benfica, 2 Finais ao Barcelona e ao Real Madrid, e ainda por cima consecutivas. PPA (20 Abr 09)

b) O Zportem está para a Champions como o Togo para um Mundial de Futebol Autor (19 Ago 09)

c) A diferença entre mim e a raça portista é que eu, quando confrontado com factos honestos, sou racional, apesar de também descender dos macacos não me mantenho pendurado na árvore a fazer barulho! Pirata (18 Set. 09)

d) Honestidade desportiva a um portista??? Lololol... Mais fácil provar que a Ciccolina é virgem! Mouro (28 Set. 09)

.

9. Óscar – Melhor Premonição


a) Ou muito me engano ou vão entrar numa espiral de derrotas nas próximas semanas que vai acabar com despedimento do Quique, com o Courato Costa a ser contestado e com eleições antecipadas com o Seara a apresentar-se como o candidato a rei da couratada. Veremos se os meus palpites são ou não melhores que os do Mestre Alves... Pirata (5 Jan 09)

b) Quanto ao Cissokho... Presidente, deixe-o estar por lá (no Setúbal)... Mitico (9 Jan 09)

c) Quanto a Cissokho, prevejo um futuro brilhante a este jogador que daqui a 2-3 anos será concerteza titular da selecção francesa. Picareto (10 Jan 09)

d) Mesmo sem falar com Jesus nem outro santo vou-te deixar uma futurologia: Jorge Jesus será o próximo treinador dos corruptos (nota: FCP)! Mouro (13 Jan 09)

e) Vocês adeptos ANDRADES sois prejudicados com isto... pois com o tempo vão AMARGAR estes títulos do sistema. Como hoje não dais valor aos títulos do SLB no tempo do Salazar, quem vai dar aos do "reinado" do Papa? PPA (19 Abr 09)
,
,
,
10. Melhor Provocação a adepto rival

a) Oh Ramos, tu querias um apito verde? Andas muito ecológico meu mafarrico! Pirata (20 Jan 09)

b) Pirata, já tens a cota (sócio fcp) de Abril ou só vais comprar a partir de Maio? Picareto (7 Abr. 09)

c) Pirata: conheço-te pessoalmente à pouco tempo, mas essa puta dessa ideia de sócio do FCP não tem jeito nenhum. Isso é ridículo pá. PPA (9 Abri 09)

d) Pirata, Pirata... Parece que tenho que te fazer uma visitinha. Ramos (20 Abr 09)

e) PPA espero que esteja tudo bem contigo! E pelos vistos fez-te bem a passagem pelo hospital! Comentários sem dizer mal do Porto! Muito bem! Estás a ver Pirata, agora só tens que perguntar ao PPA qual foi o médico que o curou! O Autor (10 Mai 09)

f) O Pirata é Bi-tetra-Aziatico. Uma doença muito pouco comum e que está a ser investigada quanto aos sintomas e cura (se bem que nesta parte tenho duvidas). CesarLopes21 (18 Jun 09)

g) Pirata tu és doente e sem o FC PORTO não tinhas motivação para viver! Mitico (11 Jul 09)

h) PPA, escolheste ser sportinguista porque não tinhas coragem de ser benfiquista? Autor (25 Ago 09)

i) Simplesmente o Benfica evaporou-se deste blog. Porquê? Não sei... passai vós no "café cilinha" e perguntai PPA (25 Ago 09)

j) Cabeçudos, eu diria que o Autor estava bêbado quando escreveu este post (sobretudo a primeira linha) mas, lendo o que tu escreveste, acho que o Autor nunca tocou numa pinga de álcool! Pirata (27 Ago 09)

k) Mitico, No dia em que escreveres aqui o que dizes ao vivo (e parece que já não sou o primeiro a dizê-lo) vais ver que as pessoas te levam mais a sério... deixa de ser eco do corrupto mor... ou agora já não te preocupas com quanto ganha o seleccionador e com as suas escolhas? Não me faças ir ao arquivo do blog buscar comentários teus durante o reinado do Sr. Scolari! Mouro (19 Nov. 09)

l) Mouro, estou preocupado contigo! Tanta barbaridade junta nem o Pirata consegue Autor (16 Dez 09)

m) Prenda de natal para o Mitico: dicionário da Porto Editora... pra ele saber o que quer dizer honesto, e já agora sério. Mouro (22 Dez 09)
,
,
,
11. Óscar – Melhor Provocação a Clube Rival


a) Ser sportinguista é isto, é uma simbiose de pensamento, é ser híbrido, confundir sentimentos de ódio e de paixão, é ter dúvidas se torcem pelos vermelhos ou pelos verdes, é ter certezas quando sentem inveja dos azuis e brancos. Picareto (5 Mar 09)

b) Ser Portista obriga necessariamente ser INVEJOSO; ou toda a filosofia do reles clube não fosse baseada numa cultura de ódio e paixão fundamentalista islâmica pelo "Ayhatolah". PPA (21 Abr 09)

c) Realmente mais uma vez se constata que os de Alvalade bem tentam, bem berram mas realmente ninguém lhes liga. Faz-me lembrar um anão num bar, aos berros atrás do balcão para que o sirvam, mas coitado, ninguém o vê, ainda se ouve qualquer coisita... Ivo (1 Out 09)

d) O porto ganhou, mas continua a deixar os adversários terem muita bola! Foi assim contra o Sporting e agora contra o Olhanense, provavelmente será uma táctica do Jesualdo em jogos contra equipas pequenas Autor (5 Out. 09)

e) Quantos golos o Benfica já marcou desde que meia dúzia de borrachões se reuniu numa farmácia (nada mais conveniente conhecendo o futuro relacionado com o doping...) em mil novecentos e troca o passo (realmente é difícil fazer como o Sporting e ter uma data verdadeira de fundação?) para formar o clube dos taxistas? Pirata (20 Out 09)

f) Tenho assistido aos jogos dos lagartos e tem-me dado um saudosismo (…) ao assistir os jogos do sportem vem-me logo à memoria os jogos entre o Lousado vs Lagense ou entre o Meães vs Lousado (…) e não é só pela qualidade do futebol, as assistências em Alvalade também me fazem recordar os derbies referidos... só não ouvíamos eram tantos assobios Mouro (27 Out 09)
.
-
-
12. Óscar – Modéstia à Parte


a) Quanto ao SCP e a sua presidência... É o fim anunciado do clube! É o fim já há muito previsto por mim. Mitico (9 Jan 09)

b) O FC Porto participa no campeonato português, desde os anos 70, para treinar para as competições internacionais! Ramos (22 Jan 09)

c) O tal Bruno Carvalho (nota: candidato à presidência do SLB) não passa de um boneco. Sinceramente, modéstia à parte, se me candidatasse a presidente do Benfica, mesmo assumindo ser sportinguista, duvido que perdesse contra o Bruno Carvalho. Isto resume o que penso dele. Ganha o Vieira com 95% dos votos, sendo que não ganha com 100% porque estamos a falar de lampiões, há que dar o desconto, alguns nem assinar de cruz sabem quanto mais acertar na quadrícula certa de voto... Pirata (3 Jul 09)

d) O FCP tem a melhor escola de formação do país Picareto (10 Jul 09)

e) Este ano é nosso! Benfas (30 Jul 09)
.
.
.
13. Óscar – O Algodão não Engana


a) Essa equipa do Quique Flores, não passa de um conjunto de meninos bonitos, rejeitados pelos grandes clubes da Europa, que não fazem nem irão fazer um conjunto. Rui Ramos (19 Jan 09)

b) Não creio que Mourinho seja bem sucedido no seu primeiro ano em Itália para o campeonato Mitico (15 Mar 09)

c) Eu não tenho AZIA pelo facto do FCP ser campeão, seria ridículo, pois não posso ter azia por algo a que não dou mérito absolutamente nenhum. PPA (12 Mai 09)

d) Esvaziou-se, qual pneu furado, a teoria de que o FCP vence porque o Dr. Jorge Nuno Pinto da Costa corrompe a arbitragem. Provou-se que não! Pinto da Costa comprar árbitros é especulação. Pinto da Costa é um presidente honesto e cumpre a sua profissão com brio e honestidade, facto provado pelos órgãos de justiça portuguesa Picareto (30 Jul 09)

e) Caicedo, cheira a flop, parece flop, será flop? jjmo (29 Ago 09)

f) Amanha joga o 3º grande e aguardo com expectativa para ver o que o Azenha vai fazer! (resultado: Benfica 8 Setúbal 1) Autor (30 Ago 09)

g) Ainda bem que em 1989 o Romário não ficou pelo FC Porto, ainda acabaria emprestado ao Famalicão e agora era cliente do “Cilinha” Pirata (7 Dez 09)
.
.
.
14. Óscar – Oh pra mim todo empertigado


a) Este ano o campeonato está a ser equilibrado pela arbitragem com a APAF a prejudicar o FCP em TODOS os jogos de modo a nivelar a competição dentro das 4 linhas. Picareto (1 Mar 09)

b) É a mesquinhez típica de quem não sabe reconhecer o valor do melhor jogador português de todos os tempos: VITOR BAIA! Mitico (5 Mar 09)

c) Anda tudo muito calado! Já nem desculpas têm para as vitórias do Porto! Isso é um problema! O Autor (4 Mai 09)

d) Custa a entender como um monstro criado no viveiro de cacetada das Antas, como Bruno Alves atravessa um campeonato inteiro com 2 cartões amarelos. Em Espanha já caçaram o rabo a outro macaco da raça dele, o Pepe. PPA (11 Mai 09)

e) Para mim o Apito Dourado foi apenas para branquear os pecados das gentes lá para os lados de Lisboa.... CesarLopes21 (24 Jul 09)

f) Mas quem me manda a mim querer discutir futebol de forma honesta num local infestado Mouro (10 Set 09)

g) Jesualdo rua! Acabou a paciência! Não somos o Sporting! Xavier (31 Out. 09)

h) Quanto ao sorteio da Champions, destaque para o jogo Inter vs Chelsea, espero que não seja no mesmo dia do jogo do Porto, caso contrario terei de ir até Aveiro para ver o jogo em directo... talvez nem tanto, a partir de Espinho já não há portistas... Pirata (18 Dez 09)
.
.
.
15. Quem fala assim não é gago


a) Bettencourt tem de deixar de ser morcao! Para começar nenhum orelhudo traficante se pode dirigir a ele tratando-o por Zé! Zé são os drogados que transportam os pneus dele! Esses é que são os Zés! Pirata (29 Jun 09)

b) A sorte foi madrasta para o FCP este ano. Este é claramente o grupo mais forte e mais competitivo de todos (comentando sorteio da Champions) Picareto (27 Ago 09)

c) Mitico, eu bem sei que pra ti o mundo divide-se em portistas e anti portistas, mas para mim há bêbados (lampiões), ceguinhos da província (portistas), iluminados (sportinguistas) e ainda sobra espaço prós outros Pirata (4 Set. 09)

d) Ao Hulk só lhe falta aumentar a intensidade das correntes bioléctricas nas cadeias de neurónios. Corrigindo este defeito nem quero imaginar o que ele será capaz de fazer! Xavier (6 Out. 09)

e) Quanto ao Benfica simplesmente é uma equipa super motivada e cheia de qualidade. Os resultados estão à vista. Jesus tem fama de "vitaminador" mas não é a vitamina que joga tudo. Existe também mérito. Até ao momento estão melhores. Mitico (22 Out 09)
.
.
.
16. Óscar – Sarcasmo Puro


a) Alguém leu o que disse o beiça de botox (Miguel Victor)? Apesar de ter estado em campo 90 minutos... não viu onde o Benfica foi beneficiado (Benfica vs Braga)! Das duas uma: ou o botox rebentou e as toxinas já chegaram ao cérebro ou então a recente renovação de contrato tem alguma clausula que obriga a estupidificar perante jornalistas. Pirata (12 Jan 09)

b) Um conselho para o Hulk. Não faças como em Madrid, não corras muito. É que contigo a correr e a fazer tremer a terra, não é só o defesa que cai, começa por cair o Levezinho na frente, o Moutinho no meio campo e a restante lagartagem toda... Ivo (25 Fev 09)

c) Num entendo que tipo de treinos existe no "Alcochetejamais Swimming Academy" (ASA), mas os ex-portistas que o sportíngue acolheu atiram-se todos pra piscina e fazem um alarido que até mete nojo. CesarLopes21 (2 Mar 09)

d) Para a história fica o resultado de 7-1, um record negativo, mas que por muito mau que seja teve o mérito de deixar muita gente a espumar, pois não chegou para bater o 7-0 de Vigo. PPA (16 Mar 09)

e) Acho piada verificar que os mesmos intolerantes para com a equipa de Scolari, sejam os primeiros agora a atenuar a porcaria da campanha de Queirós. É a coerência à Zé do Pipo... Pirata (1 Abr 09)

f) Fica-me a sensação que caso o Sportem seja eliminado pela Fiorentina vamos ouvir o PPA e o Pirata a queixarem-se que não foram campeões europeus por causa do árbitro húngaro Picareto (19 Ago 09)

g) Quanto aos mouros, não vi porque não gosto de ver jogos amigáveis (jornada 2, Guimarães vs Benfica)! Autor (24 Ago 09)

h) O banco do Sporting reage a tudo! Acho que o Pavlov fez testes em cães e também em lagartos... sempre que existe um assobio do árbitro vocês reagem... é um caso de estudo! Autor (28 Set 09)

i) O Mariano González quando não foi titular esta época... O Porto perdeu! Mitico (22 Out 09)

j) Afinal estes 2 jogos (contra a Bósnia) serviram pra ficarmos a saber que o Burro Alves sabe jogar a bola sem tentar assassinar colegas de profissão! Mouro (19 Nov. 09)
.
.
.
17. Óscar – Sinceridade profunda


a) Mas, sinceramente, dêem uma oportunidade ao homem (Jorge Jesus) porque ele já a merece, bem mais que o Couceiro ou o Peseiro (nem o falo do Chalana porque estou a falar de treinadores e não de roupeiros) alguma vez mereceram! Pirata (9 Fev 09)

b) Sporting, 2 – Braga, 3 Ainda não é este ano! PPA (10 Fev 09)

c) Este post sai quatro dias após a tragédia bávara porque, se a azia consigo cura-la da noite para o dia, a desilusão custa mais! Pirata (14 Mar 09)

d) Eu já não acredito! (após empate na Dinamarca para o apuramento para o Mundial) Mitico (7 Set 09)

e) A toalha está atirada ao chão perante a superioridade mais que evidente do Benfica. Xavier (8 Nov. 09)
.
.
.
18. Óscar – referência a jornal desportivo


a) Quem é o palhaço que relatou o jogo ao lado do Freitas Lobo? Esse palhaço trabalha numa estação televisão pública. Portanto devia de ser neutro. Mas, ao contrário foi sempre a deitar lenha pra fogueira. Esse palhaço que fique sabendo que eu, que lhe pago o ordenado todos os meses, exijo imparcialidade, rigor e disciplina. Se esta semana tiver tempo, irei escrever ao provedor da RTP. Ramos (22 Fev 09)

b) A capa do jornal A Bola é um autêntico atentado ao jornalismo (nota: capa com o Jorge Jesus mascarado de Terminator)! Mas para a capa ficar completa deviam ter posto lá também o Orelhas como Robocop e o Rui Costa como Rambo! Cabeçudos (2 Set 09)

c) Senhores do jornal Record, ide para meretriz que vos deu à luz Autor (5 Set 09)
.
.
.
19. Óscar – Melhor quadra poética


a) Super Sporting és candidato
Pela competição tu suas o rosto!
Soares Franco não te candidatas a mandato
Taça Inter-Toto começa em Agosto!
Picareto (9 Fev. 09)

b) DE REGRESSO À BAIXA DA CIDADE
DE REGRESSO AO SEU CORAÇÃO
FOI A ALEGRIA DA ETERNA MOCIDADE
OH MEU PORTO ÉS TETRA CAMPEAO
Mitico (29 Mai 09)


Nota:
.
Esta categoria foi muito pouco concorrida em 2009. Apenas duas prosas vieram a votação mas acho que merece manter-se a tradição de eleger a melhor quadra poética porque o blog é um espaço de poetas e artistas e 2010 começou muitíssimo bem no que a poesia diz respeito.
.
.
.
20. Óscar – Frase da Época 2009


a) Entretanto a sporttv já está nas antas a fazer reportagem e uma faixa chamou-me desde logo a atenção: "FC Porto, a ganhar desde 1893" Bem, não sei se rio ou se choro... então que ganhou o clube de 1893 a 1907? Apareceu sequer em campo, ao menos? É que nos dias que correm, para ganhar, ainda aparecem em campo e depois o sistema trata do resto... mas naqueles tempos nem sequer tinham de aparecer? Bolas, então já estão bem mais honestos do que eu pensava Pirata (8 Fev 09)

b) O FCP vai sendo ajudado aqui e ali, tendo, no fim de tudo, a imagem de um campeão forte, sem grandes hesitações e com grande unanimidade, entre os "experts" do futebol. "Foi um campeão justo", irão dizer as pessoas, no geral. Mas, de facto, é com erros aqui, penalty aqui, penalty por marcar, expulsão por acontecer, jogador por castigar, emprestado que se lesiona, jogador que está a ser contratado e abre as pernas, que, também, se fabrica um campeão. PPA (19 Abr 09)

c) Não acredito que o Benfica acabe. Podem simplesmente imprimir uns papéis com o título "ACÇÕES" ou então pura e simplesmente pagar com notas do "MONOPOLIO". Picareto (24 Jul 09)

d) Eu também gostaria de saber o que acham os tripeiros do blog sobre o facto do seu presidente ter em seu poder mais de 4 milhões de contos de acções... não deixa de ser curioso que um simples presidente do concelho de administração duma sociedade anónima, com um salário a rondar os 45-50 mil euros mensais, tenha "cabedal" pra tal investimento... ainda para mais quando é do conhecimento público o facto desse senhor ter sido um verdadeiro falhado no que a gerir empresas suas diz respeito. Mouro (7 Out 09)
.
.
.
Recomendo vivamente a versão em pdf, enviem-me um mail, aos habitués enviarei a lista em pdf, quem não receber será sinal que não possuo o respectivo endereço de email, não se acanhem, é só pedir e os primeiros 10 a fazê-lo ainda recebem uma panela de pressão (eheh). Boa avaliação e até breve, num jantar de blog num local extremamente apropriado...