Redes Social

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

CAN - Futebol em estado puro!

Aconselho vivamente a verem os jogos da CAN, o futebol africano desde o Mundial de Itália'90 que me fascina, tem evoluído imenso mas certas habilidades só mesmo os africanos são capazes de fazer, e este CAN prova isso mesmo, desde uns 4-0 transformados em 4-4 em 11 minutos até defesas com mortais de GR! A não perder, e já agora esperemos que o Carlos tenha aprendido com os burkininos fasusus como não perder com a Costa do Marfim...



40 comentários:

Unknown disse...

boa noite,
Chamo-me catarina e sou de braga. Gostaria de saber se o mitico que aqui comenta e diz ser de FAMALICÃO é de LOUSADO,pertenceu ao grupo pedra angular e andou na FEUP. Tenho um amigo de quem perdi contacto e não sei se são a mesma pessoa.
piqueninha

9/1/10 23:21
tinha envado este comentário, se o mitico pudesse rsp..obrgda

El Pirata disse...

o mitico que aqui temos anda desaparecido, e pelos vistos nao sou so eu que anda à procura dele :)


Começo a ficar com ciumes, eu quando me ausentei em outubro para curar a ressaca de paulo bentitis aguda nao tive ninguem a perguntar por mim...



... ou melhor, nao tive ninguem, educadamente, a perguntar por mim, só os gozoes habitais :)

Peyroteo disse...

Olá Ana, eu do Mítico apenas te posso ajudar na medida em que sei que é do concelho de Famalicão e que é Eng. do Porto sim senhor, agora se é quem procuras... não sei.

LOL

Mitico disse...

Boa noite doentes

So cá vim porque o amigo pirata e o amigo mouro me disseram que existia alguem à minha procura :)

Pode ser tanga ou nao! Como nao sei ...

Aqui vai...

Catarina... pode ser o mitico ou nao

Escreve para este mail que eu abri agora!

miticacatarina@gmailcom
(nao vou responder sem provares que estiveste lá :p)

Nunca confiando!!!
Nós portistas andamos a ser escutados, perseguidos e esfaqueados por uma comunicação social mesquinha e sedenta de inveja!

Bom ja deixei a minha deixa

Ate qualquer dia amigos

PS:
Catarina

Se fores tu ...
Falo ctg no mail

El Pirata disse...

o planeta dos morcoes anda muito aflito com a nomeaçao para o jogo de hoje para a taça da liga do arbitro joao ferreira. Apetece-me dizer 3 coisas:

1º Joao Ferreira foi o responsavel que assinalou as (supostas) agressoes de hulk e sapunaru a um steward. Ou seja, andam praí a dizer que foi o lucilio e afinal nao foi o lucilio.

2º Quando o cabrao do duarte gomes foi gamar pro porto vs sporting, os sportinguistas chamaram a atençao para facto do arbitro e o Sporting terem um problema a resolver devido a conflito pendente em tribunal, questionando deste modo a escolha do arbitro... e foi a gozaçao entre portistas! Afinal em que ficamos? O Joao Ferreira apenas por ter escrito a verdade no relatorio (opto por acreditar que existiram agressoes, estou no meu direito!) ja nao serve para apitar? Ou seja, era melhor ter fingido nao ter visto nada? Ja servia para apitar, um arbitro que finge que nao vê?

3º o porto, para nao variar, vai jogar com os suplentes, mancos e aleijados. Se assim é para quê a choradeira?

13/1/10 12:33

Ramos disse...

Caros Bloguistas

Parece que os nossos queridos benfisquista estão a começar a ficar apreensivos. Isto porque começa a ser demasiado escandaloso as arbitragens, as decisões da liga, etc, etc.
A ultima decisão estranha é a comissão disciplinar da liga, não facultar ou dizer quais são as provas contra os jogadores Hulk e Sapunaru.
Como é possivel alguém se poder defender sem saber qual é acusação?

Acerca dos jogos do fim de semana, gostaria de ouvir a opinião dos Sportinguistas acerca da arbitragem em alvalado......PPA e Pirata aguardo os comentários.......Não se esqueçam da expulsão!!!!!!

Mouro disse...

Onde é k este estacionou a nave????

Mouro disse...

Acabaram-se os mitos????
É k ainda ninguem me disse se o Augusto Duarte este mesmo em casa do PC 2 dias antes de apitar um jogo do clube condenado por corrupçao!!!!Isto aconteceu mesmo .....ou é mito????

Já agora o Nuno Cardoso foi mesmo condenado por beneficiar os corruptos no ppa(calma PPA..lolol)plano pormenor das antas........em prejuizo de outros....isto tb é mito?????

Peyroteo disse...

Condenado com pena suspensa!

E claro, naqueles dias entre perder a CMP e a tomada de posse de Rui Rio, VENDEU os terrenos do parque da cidade para construção.

Resultado, a CMP teve que recuperar os terrenos, gastando milhões que ainda agora não se conseguiram pagar totalmente!

Peyroteo disse...

"gostaria de ouvir a opinião dos Sportinguistas acerca da arbitragem em alvalado......PPA e Pirata aguardo os comentários.......Não se esqueçam da expulsão!!!!!!"

Presumo que a expulsão que falas seja a do GR do Leiria?

LOL

O jogador do Leixões é bem expulso.

Apenas ficou um amarelo por mostrar a João Pereira.

Um amarelo! PALMAS

Anónimo disse...

Para ser um pouco diferente vou falar sobre o post colocado, já que em 10 comentários nenhum se refere ao video em questão.

Já é tradição os campeonatos africanos proporcionarem situações caricatas.

Realmente os "goalkeepers" são capazes de coisas incriveis. Como é possivel este rapaz moçambicano, numa defesa aparentemente fácil, conseguir fazer um mortal!

É o delírio!

Já agora, a CAN também está marcada pelos fracos resultados das equipas teoricamente superiores e dominadores, como se pode ver mais uma vez na derrota dos Camarões com o Gabão.

Mouro disse...

Eu tb kuando o assunto nao me interessa tb gosto mt de assobiar pro lado.......e as vezes ate me interessa o futebol africano e asiatico.........

Anónimo disse...

Tipo quando não interessa ficar um ano sem aparecer no blog ou tipo ficar quatro anos a limpar o pó a cachecóis e a bandeiras.

Ainda na semana passada algué que se intitula de mouro escreveu que não deveriam colocar posts muito seguidos para dar tempo para colocar comentários.

Hoje quer que se fale do mesmo assunto em quatro e cinco posts na mesma semana.

É a coerência!

O Padrinho disse...

é a coerência à zé do pipo :)

OAutor disse...

Quem ri por último ri melhor!!!!!

Quanto ao video esta CAN é mesmo um espectáculo!!!

PS: Mitico, já tens fans e tudo...tb quero!!!! :P

Anónimo disse...

Curioso!

Ainda a última jornada da liga sagres não tinha terminado e já por aqui havia dezenas de comentários.

Agora, terminada a jornada da taça carlsberg, ninguém aparece.

Curioso!

Anónimo disse...

Quanto á nomeação do senhor João Ferreira foi mesmo uma insensatez!

Então o homem não marca um penalty sobre o Sougou no final do jogo para o Nuno defender?

Peyroteo disse...

Não vi o AAC-FCP.

Que interesse tinha ver um jogo (ao que parece) entre duas equipas secundárias do FCP?

Peyroteo disse...

Se roubou um penalty, nada de novo!

Peyroteo disse...

Boa vitória do Sporting em Leiria.

Postiga não consegue mesmo nadinha!

Até o João Pereira marca de cabeça e o Postiga fica a olhar a ver se aprende.

Peyroteo disse...

Guimarães - Benfica

O Guimarães esteve mais próximo de vencer e quase que o conseguia, mas o Caxineiro Loiro Oxigenado deu o empate ao Benfica.

No final o Guimarães marcou um golo, mas pena ser em falta.

(Em princípio amanhã falo mais desse assunto).

Picareto disse...

PPA para ti só uma questao?

és capaz de dizer que o Leiria marcou um golo fora de jogo ou não?

um arbitro que marca um penalty no ultimo minuto no dragão contra a equipa da casa está a tentar beneficiar o FCP?

TVZ disse...

mouro
para ires sofrendo mais um bocadinho, vou-te acabando com os mitos um a um, com tranquilidade..

OAutor disse...

PPA acho estranho nao fazeres post sobre a traça da liga e a tendencia do david luis para fazer penalties nao assinalados...

Mas pronto se calhar a net falhou ai para matosinhos...o mau tempo é lixado!!!


PS: Quem ri por último ri melhor!!!!!!

TVZ disse...

e por falar nisso
Já agora o Nuno Cardoso foi mesmo condenado por beneficiar os corruptos no ppa(calma PPA..lolol)plano pormenor das antas........em prejuizo de outros....isto tb é mito?????

mais coisas interessantes..

Na segunda sessão do julgamento do processo, apresentado por Nuno Cardoso, contra Rui Rio por difamação, Angelino Ferreira testemunhou a favor do ex-presidente da C. M. Porto.

«O ex-vice-presidente do FC Porto, Angelino Ferreira, garante que a execução do Plano de Pormenor das Antas (PPA) terá um "saldo muito positivo" para a Câmara portuense. Em Tribunal, deu conta da existência de um "estudo económico-financeiro do custos e das receitas que a autarquia irá arrecadar" com o desenvolvimento do PPA. A análise, elaborada pelo Banco Português de Investimento (BPI), aponta, de acordo com Angelino Ferreira, para uma receita superior a 109,7 milhões de euros (22 milhões de contos), num período de 20 anos e a contar desde 2003.
"Concluímos que a Câmara obtinha receitas muito superiores aos custos que teve com a execução do plano", sustentou ontem de manhã, denunciando que a autarquia ainda não construiu todas as infra-estruturas projectadas, em especial a ligação entre o estádio e a estação de Campanhã.»

Câmara do Porto condenada a pagar indemnização de seis milhões de euros à Soares da Costa

A Câmara do Porto foi condenada a pagar ao Grupo Soares da Costa uma indemnização de cerca de seis milhões de euros, por não ter cumprido a totalidade das cláusulas a que se obrigara no âmbito do Plano de Pormenor da Antas (PPA).

TVZ disse...

A sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto, lavrada na semana passada, impõe ao município do Porto o pagamento da indemnização devida, no montante de 5,885 milhões de euros, mais juros de mora desde Fevereiro de 2005.

As obrigações da câmara decorrem da operação de reparcelamento que permitiu a construção do Estádio do Dragão e respectivas acessibilidades, com vista ao Europeu de futebol de 2004. O plano foi desenvolvido na presidência do socialista Nuno Cardoso, mas contestado por Rui Rio logo que chegou à presidência da autarquia, já na fase final de ratificação do PPA. Depois de ter avançado com uma série de alterações, respeitantes à volumetria e às compensações para os proprietários envolvidos, Rui Rio impôs a alteração dos protocolos.

No caso da Soares da Costa, as mudanças incidiram sobre a área bruta de construção das parcelas que seriam atribuídas à construtora, tendo sido aprovadas pela câmara em 16 de Fevereiro de 2004. No mais, o protocolo ratificado por Rui Rio estabelecia que se mantinham "válidas e erectas" as cláusulas do acordo inicial.

Além da cedência dos terrenos, a Soares da Costa viu-se ainda obrigada a transferir para outro local a empresa Maxbela. Como compensação, não só pela mudança, mas também pela paralisação, a autarquia comprometia-se a entregar à construtora um terreno em Areias, Campanhã, com 47.829 m2 e área e capacidade construtiva aprovada de 45.000 m2, mas a câmara não concretizou o negócio.

São os terrenos das Areias que a sentença impõe que sejam transferidos para a propriedade da empresa, ou, em sua substituição, da indemnização de 5,885 milhões de euros, acrescida dos juros de mora.

Contactada a firma de advogados que representa a autarquia, a sociedade Gonçalves Pereira, Castelo Branco & Associados, não foi possível obter qualquer comentário até à hora do fecho desta edição.

Tentativa de acordo

Antes de avançar para os tribunais, o Grupo Soares da Costa visou a Câmara Municipal do Porto. Numa carta dirigida a Rui Rio em 10 de Dezembro de 2004, a empresa lembra que o prazo para entrega dos terrenos estava há muito ultrapassado, e fazia uma "derradeira solicitação" para que a escritura fosse marcada até ao final desse mês.

Já no decurso do processo, foi pedida a suspensão da instância com vista à obtenção de um acordo, o mesmo voltando a acontecer quando foi marcado o julgamento, mas sempre sem qualquer resultado.

e esta hem...

Largos dias têm cem anos

TVZ disse...

mouro
como andas sempre bem informado acerca de mitos que dizes a estes nomes de empresas

HiperPneus

Jorge Seco

TNC

Obriverca


e de off-shores:

IN LAND

WIOMING INVESTMTS

hum hum

Mouro disse...

Eu prefiro;

Cinderela....A bela adormecida....A bela e o monstro....e por ai fora!!!

Vou te só perguntar pela ultima vez:
Augusto Duarte esteve mesmo em casa de Pinto da Costa 2 dias antes de apitar um jogo dos corruptos assumidos.....ou isto e um mito???

Mouro disse...

Keeper:
Enkuanto nao disseres nada sobre o k disse o Corneado sobre o jogo Corruptos Assumidos vs Leixoes......vou fazer o mesmo

Mouro disse...

Definitivamente tu pensas k consegues fazer com os outros akilo k o teu presidente faz convosco....comer-vos por lorpas akilo k tu aki nos trouxeste em nada iliba Nuno cardoso........pk depois da merda feita...dos acordos assinados rui rio so tinha k os cumprir ....e entao vou te mostrar pk e k nao iliba esse fulano:

"A Câmara do Porto e a Administração
Central foram lesadas em
favor de privados pelos dois últimos
executivos camarários portuenses
no polémico Plano de
Pormenor das Antas (PPA), indica
um relatório da Inspecção-
Geral de Finanças.
O relatório, datado de Maio e a
que a Agência Lusa teve acesso,
detecta várias irregularidades e
ilegalidades nas três versões do
PPA, nomeadamente favorecimento
ilícito de proprietários
privados, entre eles o FC Porto.
Provas
A IGF detectou catorze "insuficiências
e situações lesivas do
património do Município do
Porto", quer no PPA aprovado
pelo actual executivo camarário
liderado por Rui Rio (PSD),
quer nos protocolos que o antecederam,
estabelecidos pela anterior
câmara, presidida por Nuno
Cardoso (PS).
A inspecção considera que foram
"sobreavaliadas" em 8,5 milhões
de euros (1,7 milhões de contos)
as indemnizações previstas nos
protocolos assinados com o FC
Porto, Sociedade Protectora dos
Animais, Soares da Costa, Lameira
Imobiliária e Maria Adelina
Pereira.
Nestes protocolos, a autarquia violou
o princípio da perequação
dos benefícios e encargos do PPA,
pelo que "não só lesou o património
municipal como também favoreceu
ilicitamente alguns dos
proprietários incluídos no reparcelamento".
Subavaliação
Já as estimativas de custos com as
infraestruturas foram "manifestamente
subavaliadas", num
"desvio próximo dos 91 por cento"
que lesa o Estado em cerca de 30
milhões de euros (seis milhões de
contos).
"Os proprietários abrangidos pelo
PPA acabaram por financiar
em cerca de 46 por cento as infraestruturas
do plano, através da
cedência ao município de 25 por
cento da sua área bruta de construção,
quando inicialmente a sua
INSPECÇÃO CÂMARA DO PORTO INSPECCIONADA
LUSA FRANCISCO N. SOUSA
LUSA
AÇORIANO ORIENTAL
participação rondava os 88 por
cento, enquanto o financiamento
público aumentou de 12 para
cerca de 54 por cento", lê-se no relatório.
Nulo
A IGF salienta que estes 54 por
cento do custo das infraestruturas
estão a ser suportados pelo Instituto
das Estradas de Portugal
(IEP) e pela Metro do Porto, pelo
que "o financiamento municipal
acaba por concretamente ser nulo".
Para a EGF, a Apor - Agência para
a Modernização do Porto, a quem
foi atribuída a elaboração do PPA,
"limitou-se a ser um mero intermediário
nas contratações entre a
Câmara e os diversos prestadores
de serviços", o que resultou numa
fuga ao visto do Tribunal de Contas......."

Isto nao e dum blog tripeiro nem vermelho.....é um relatorio da inspeçao geral de finanças!!!

Mouro disse...

O k tu nos trouxeste aki foi so uma sentença sobre um processo k a Soares da Costa colocou sobre a CMP pk o Rio keria e alterou os acordos assinado anteriormente com o amigo Cardoso

Só k o amigo Cardoso foi condenado por isto:

O processo que tem como arguidos Nuno Cardoso (ex-presidente da Câmara do Porto), Adelino Caldeira, Angelino Ferreira e Eduardo Valente (vice-presidentes do FC Porto) está à espera que seja feita uma avaliação aos terrenos objecto de permuta entre a Câmara Municipal do Porto e o FC Porto, para a concretização do Plano de Pormenor das Antas. Um processo no qual a Polícia Judiciária apurou para a autarquia um prejuízo estimado entre os 2,6 e os 3,3 milhões de euros. Os arguidos estão acusados de participação económica em negócio.

O FC Porto comprou terrenos por 4 milhões de euros à família Ramalho e conseguiu uma mais valia de 2 milhões de euros após uma permuta de terrenos com a Câmara Municipal do Porto considerada essencial para a execução do Plano de Pormenor das Antas. Terrenos que o chefe de divisão de solos da CMP tinha avaliado antecipadamente em 5 milhões de euros. Várias pessoas foram ouvidas neste processo, entre as quais o vereador Rui Sá. Que disse ter Nuno Cardoso apresentado a proposta como um bom negócio para o município. Tendo Cardoso declarado ser um dever da autarquia "apoiar o FC Porto". Aprovação que aconteceu precisamente na última reunião da CMP presidida por Fernando Gomes, antes de integrar o Governo.

Os factos foram considerados tão graves pela PJ que se determinou uma busca à residência do ex-presidente da Câmara Municipal do Porto. Quando esta se concretizou, verificou-se que Nuno Cardoso tinha mudado nessa semana de casa, onde foram apreendidos documentos que apuravam a existência de 42 mil euros em conta ordenado, 23 mil euros em PPR, 7 mil euros em obrigações, 4,5 mil euros em acções e um saldo negativo de 82 mil euros numa conta de crédito-habitação.

Quando foi constituído arguido, Nuno Cardoso disse que a permuta estava sustentada no plano plurianual de actividade do município e que tomou conhecimento da aquisição do FC Porto aquando da preparação da escritura de permuta, não vendo razões para esta ser cancelada. Quanto à diferença de valores, disse que a permuta se baseou em avaliações sobre as quais não teve qualquer interferência.

Angelino Ferreira, quando ouvido, afirmou que a operação custou 5 milhões de euros ao FC Porto, que o FC Porto consultou o mercado e que recebeu propostas inferiores a esse valor, tendo surgido posteriormente a InvesPrédio a oferecer 6 milhões de euros pelo terreno situado junto ao Parque da Cidade. No contrato de aditamento de compra constam as assinaturas de António Salvado, Domingos Névoa e Gaspar Borges.

Mouro disse...

Eu já te disse uma vez......kuando tu nasceste .......eu já comia broa ha mts anos.......eu falei k o amiguinho Cardoso....favoreceu vos e foi condenado por isso......tu armado em espertalhao e artista (portista)vens com umas sentenças de processos k o cu nao tem nada a ver com as calças!!!!!!!!

Pra nao eskeceres:

Augusto Duarte esteve mesmo em casa de Pinto da Costa 2 dias antes de apitar um jogo dos corruptos assumidos.....ou isto e um mito???

Mouro disse...

"O relatório, datado de Maio e a
que a Agência Lusa teve acesso,
detecta várias irregularidades e
ilegalidades nas três versões do
PPA, nomeadamente favorecimento
ilícito de proprietários
privados, entre eles o FC Porto.
Provas

Mouro disse...

A inspecção considera que foram
"sobreavaliadas" em 8,5 milhões
de euros (1,7 milhões de contos)
as indemnizações previstas nos
protocolos assinados com o FC
Porto, Sociedade Protectora dos
Animais, Soares da Costa, Lameira
Imobiliária e Maria Adelina
Pereira.

Mouro disse...

A queda de mais um mito!!!!!

TVZ disse...

mouro, mouro
deves ler as coisas até ao fim...
o que tu transcreveste é um processo não uma condenação como podes ver chamam-lhe arguido, mas pronto eu continuo a história

1.º o nuno cardoso foi condenado por isto
Nuno Cardoso foi esta 2.ª feira condenado por um tribunal do Porto a uma pena suspensa de três anos de prisão por ter ordenado o arquivamento indevido de processos de contra-ordenação do Boavista, quando era presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP).

O ex-edil portuense foi condenado por um crime de prevaricação, considerando o Tribunal de S. João Novo, que agiu "contra direito" ao ordenar o arquivamento.

"Houve intenção de beneficiar o Boavista" e uma "elevada ilicitude dos factos", referiu o juiz-presidente, João Amaral, na leitura do acórdão, citada pela Lusa.

Ficou provado que o Boavista Futebol Clube iniciou em 1999 e 2000 a construção de prédios em dois lotes de terrenos nas imediações no Bessa, anos antes de obter as correspondentes licenças.

Posteriormente foram levantados os respectivos autos de contra-ordenação que em 2001 foram remetidos ao então presidente da autarquia, Nuno Cardoso.

No verso das referidas folhas de contra-ordenação, o autarca manuscreveu despachos nos quais alegava que "as obras constantes dos autos foram executadas com conhecimento da autarquia e tendo em conta o reconhecido mérito desportivo e social da arguida foram autorizadas, assim a arguida não agiu com dolo nem negligência pelo que arquive-se".

O tribunal considerou, porém, que ao ordenar o arquivamento dos autos o arguido agiu com o intuito de beneficiar o Boavista FC, "conferindo àquele um tratamento que não acessível a qualquer outro munícipe.

Sobre o facto alegado pelo autarca, de que os tais despachos lhe teriam sido ditados, sustenta o colectivo que "será inimaginável que um presidente de uma Câmara Municipal, com a dimensão da do Porto, pudesse admitir que alguém lhe dissesse/ditasse o que escrever nalgum processo sem que fosse intenção do mesmo fazê-lo com a intenção deliberada e consciente de produzir um determinado efeito".

A decisão de Nuno Cardoso é ainda "suspeita" para o colectivo dada a sua proximidade temporal com as eleições autárquicas.

"De acordo com os elementos que constavam dos processos de contra-ordenação, outra não poderia ser a decisão que não a condenação do Boavista", frisou o juíz-presidente que lembrou ainda "o número infindável de irregularidades detectadas no denominado Complexo do Bessa, em que toda a construção está envolta em pormenores obscuros e mal explicados".

TVZ disse...

o que tu querias fazer crer que ele foi condenado por ajudas ao FCP
vou-te dar uma má noticia
O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) arquivou um dos processos que pendia sobre o ex-autarca do Porto Nuno Cardoso, relativo ao Plano de Pormenor das Antas (PPA), mas demorou 15 dias a notificá-lo. Este e outros casos de alegadas irregularidades cometidas pela gestão socialista na autarquia foram trazidos para a campanha por Rui Rio, candidato da coligação PSD-CDS/PP, reeleito com maioria absoluta.

Nuno Cardoso não comenta a demora em ser notificado. "Não comento, é um facto", diz o ex-autarca ao DN. Em 30 de Setembro, o DIAP emitiu um despacho em que decide arquivar o inquérito sobre o processo de aquisição, pela Câmara do Porto, dos terrenos que permitiram a concretização do PPA, mas só notificou Cardoso sexta-feira, 14 de Outubro, quase uma semana após as eleições autárquicas.

O processo em causa referia-se à aquisição de terrenos a privados, havendo outro em curso, ainda em investigação, referente a actos contratuais entre a autarquia, então presidida por Nuno Cardoso, e o FC Porto. A polémica em torno do PPA atingiu proporções mediáticas quando Cardoso foi substituído na Câmara do Porto por Rui Rio, que considerou que o Plano de Pormenor das Antas prejudicava os interesses da autarquia e da cidade.

Francisco Assis, líder da distrital do PS e candidato à autarquia, também não comenta o facto do DIAP demorar 15 dias a notificar Cardoso. Mas recorda que Rui Rio, durante a campanha, "fez por duas ou três vezes referência a esse e outros processos, levantando suspeitas" sobre a gestão do PS na câmara. "Fico satisfeito com o arquivamento, Rui Rio usou argumentos que não deviam ser utilizados."

Nuno Cardoso diz não ter ficado surpreendido pelo arquivamento do processo, porque a "Câmara tinha procedido bem". O Plano das Antas "tinha de ser executado em prazos muito apertados devido à decisão, posterior ao início do plano, de realizar em Portugal o Euro 2004. Daí que se tenha recorrido à negociação directa com os proprietários, o que aliás está previsto no Código das Expropriações".

Largos Dias tem cem anos

TVZ disse...

A Polícia Judiciária (PJ) queria prosseguir a investigação do designado caso Mantorras, em que eram visados o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e os empresários Jorge Manuel Mendes e Paulo Barbosa, mas o Ministério Público de Lisboa optou por arquivar o caso sem atender a uma proposta de quebra de sigilo bancário de duas contas sedeadas em paraísos fiscais.

Em causa estava a averiguação da identidade dos verdadeiros beneficiários de cerca de 750 mil euros provenientes da venda, ao Alverca, de 50% do passe do futebolista que ainda eram propriedade da empresa de Jorge Manuel Mendes.

Esta foi uma das divergências implícitas entre a PJ e o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do MP de Lisboa, liderado pela procuradora Maria José Morgado. Outra foi a circunstância de, no despacho final do processo, datado de 6 de Setembro, o MP apenas ter apreciado o eventual crime de participação económica em negócio enquanto a PJ catalogou a investigação em redor também do ilícito de peculato e eventual fraude fiscal.

De acordo com informações recolhidas pelo JN, a PJ estava a averiguar todos os fluxos financeiros decorrentes dos direitos sobre o passe do jogador angolano - sobre o qual, recorde-se, houve a suspeita de que Vieira se teria apropriado de parte das verbas, por ter sido dono de 60% do passe e ter tido intervenção no negócio enquanto líder do Alverca e gestor do Benfica - e deparou-se com uma declaração falsa por parte de Jorge Manuel Mendes, que seria descoberta após o levantamento do sigilo bancário de uma conta das ilhas Caimão da "off-shore" "Almond".

Conta descoberta

Por 50% do passe de Mantorras, este empresário recebeu 1,6 milhões de euros e desse dinheiro transferiu 750 mil euros para a referida Almond. De seguida, fez constar na contabilidade da PGD, a sua empresa portuguesa localizada em Coimbra, que essa verba seria para pagar a um empresário do Paraguai de nome Francisco Ocampo, com vista à aquisição de parte dos direitos de dois jogadores paraguaios.

Acontece que, depois destas declarações de Mendes no processo, o sigilo bancário da conta da Almond nas ilhas Caimão foi levantado e a PJ descobriu que os titulares da conta eram o próprio empresário e a mulher e não qualquer emissário do Paraguai. Confrontado pela PJ com esta descoberta da investigação, Jorge Manuel Mendes remeteu-se ao silêncio.

Dinheiro repartido

No mesmo procedimento de quebra de sigilo, os investigadores detectaram que os 750 mil euros foram desdobrados em duas tranches de 324 mil euros que seriam transferidas para contas de duas outras sociedades de paraísos fiscais a Minshall Management Inc. e a Hervey Management Ltd. As contas destas duas entidades estavam sedeadas em Caimão e na Zona Franca da Madeira. Razão pela qual a PJ sugeriu nova quebra de sigilo, a fim de conhecer os verdadeiros beneficiários do dinheiro e eventualmente confirmar se seriam Jorge Manuel Mendes e um sócio, que entretanto foi viver para o Brasil e nunca foi encontrado pela investigação.
Só que o MP acabou por ignorar esta proposta e optou por arquivar o caso. Conforme o JN ontem noticiou, um dos principais argumentos foi o facto de não terem sido encontrados sinais de fluxos financeiros indiciadores de que Vieira possa ter ganho dinheiro ilicitamente com os negócios de Mantorras. Isto apesar de DIAP de Lisboa ter classificado como sem qualquer credibilidade a versão de Vieira no que toca à data de um contrato de cedência, ao Alverca, de 60% dos direitos sobre o passe de Mantorras de que era detentor em nome pessoal.

TVZ disse...

porque será que a morgadinho não deixou o processo ir em frente?
seria para o marido não ir para o desemprego?

TVZ disse...

"Augusto Duarte esteve mesmo em casa de Pinto da Costa 2 dias antes de apitar um jogo dos corruptos assumidos.....ou isto e um mito???"

Bem o Pinto da Costa recebeu o Augusto Duarte em casa antes de um jogo do benfica, para lhe dizer para não roubar o FCP que ele sabe que alguns andam a fazer as coisas por outro lado