Redes Social

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Liga Sagres: Balanço Primeira Volta



Domingos Paciência, Hugo Viana, Alan. São estes três, na minha opinião, as principais figuras da primeira volta da Liga Sagres. Como se poderá ver nas tabelas seguintes, o Sporting de Braga, comparativamente à prova do ano anterior, possui mais 13 pontos. O mérito é sempre do conjunto mas o maestro Viana com as suas assistências e golos merece destaque neste regresso a Portugal, dando 2 passos atrás numa carreira estagnada com total dedicação e devoção, merecendo toda a felicidade para que possa ainda mostrar à Europa do futebol todo o seu talento. Alan, protótipo de jogador incapaz de render o seu máximo potencial em equipas de topo (FCP), genial no Marítimo e em Braga, partindo dos extremos do relvado para marcar golos que se revelaram decisivos para a classificação bracarense! Domingos, treinador com provas dadas em Coimbra, soube conviver com o bom trabalho feito pelo seu predecessor, incutindo cunho próprio somente para melhorar e não para inventar! Parece que não mas este gesto de modéstia ficou-lhe bem e pode ser decisivo no caminho para um título inédito para o Minho!

(classificação 1ª volta 2009/10)

(classificação 1ª volta 2008/09)
.
.
No pólo oposto ao Braga encontra-se o Sporting, afastado da luta pelo título ainda antes das iluminações de Natal saírem para a rua! Uma inenarrável pré temporada foi o pronúncio para um resultado que até o Professor Bambo adivinharia, a custo zero: campeonato absolutamente ridículo com a real possibilidade do Sporting obter a pior classificação da sua história, ou seja, abaixo do 5º lugar! Os remendos efectuados nas compras de Inverno podem atenuar um pouco o mau trabalho efectuado no Verão, mas a possibilidade de venda de Izmailov seria um rude golpe em qualquer hipótese de sucesso para esta temporada.

Quanto a Porto e Benfica. As tabelas não enganam, os lampiões somam mais 6 pontos do que na época passada e o Porto, por incrível que pareça, até soma mais um ponto! Ou seja, a tal teoria de que os outros só estão na frente quando o Porto enfraquece cai completamente por terra! O Porto melhorou ligeiramente, o Benfica subiu notoriamente mas o Braga esmaga por completo, ressalvando no entanto o facto de não estar a ser escandalosamente roubado este ano e de não ter Liga Europa com que se entreter, parece que não mas são dois factores que, por si só, são bem capazes de serem responsáveis por esses 13 pontos em excesso...

Palavra ainda para o Leixões que, ao contrário do Braga, soma a maior queda, são 16 pontos a menos, valendo deste modo o último lugar nesta liga, quando há um ano era 4º classificado, a 4 pontos da liderança! Quanto às equipas que subiram de divisão, a Olhanense após um forte início de campeonato luta desesperadamente pela manutenção (dificilmente a alcançará, penso eu), enquanto o Leiria, com uma equipa extremamente bem construída por Manuel Fernandes e bem comandada pelo Lito Vidigal, supera as expectativas e luta por um lugar europeu.

Palavra final para a Académica. Após o brilhante 7º lugar da época passada com o Domingos, a escolha de Rogério Gonçalves foi um erro crasso que provavelmente colocaria a equipa na segunda liga. Valeu um golpe de génio do presidente academista com a escolha de André Vilas-Boas, que não só tirou a equipa coimbrã da luta pela descida, como melhorou substancialmente o futebol praticado pela equipa, criando sérias expectativas para os adeptos o tipo de influência que a Académica pode colocar aos candidatos ao título na segunda volta! A começar já no próximo fim de semana, na recepção ao Braga!


Quanto aos jogadores, quero destacar três equipas: a melhor equpa da primeira volta, a equipa decepção e a equipa revelação.

Equipa 1ª Volta:

Rui Patrício (Sporting), João Pereira (Braga), Bruno Alves (FC Porto), Moisés (Braga), Evaldo (Braga), Javi Garcia (Benfica), Ruben Micael (Nacional), Hugo Viana (Braga), Alan (Braga), Saviola (Benfica), Cardozo (Benfica).


Equipa Decepção:

Beto (FC Porto), Abel (Sporting), Polga (Sporting), Sidnei (Benfica), Grimi (Sporting), Ruben Amorim (Benfica), Ângulo (Sporting), Rodriguez (FC Porto), Hulk (FC Porto), Keirrison (Benfica), Caicedo (Sporting).


Equipa Revelação:

Peiser (Naval), Miguel Garcia (Olhanense), Fabio Faria (Rio Ave), Bruno Miguel (U. Leiria), Sílvio (Rio Ave), Castro (Olhanense), André Santos (U. Leiria), Fabio Coentrão (Benfica), Varela (FC Porto), Kerrouche (Naval), Carlão (U. Leiria).



Estas escolhas são pessoais, ficando de fora uma série de jogadores que facilmente mereceriam destaque, fosse pela positiva ou pela negativa, de Aimar a Falcao, de David Luis a Miguel Veloso. Cada cabeça sua sentença, aguardo para ler outras opiniões.
.
PS:
.
Não o esqueci, preferi ignorá-lo. Refiro-me obviamente à maior angústia do meu ser, aquele verme do Postiga! Utilizado em 23 jogos esta temporada tem a módica quantidade de zero golos marcados! É para mim o maior inútil que alguma vez equipou com a camisola leonina, vê-lo em campo inflige-me espasmos de mal estar que me provocarão seguramente artroses e artitres na minha velhice! Maldito PC, já não basta roubar o meu clube como ainda lhe vende lixo que nem os aterros sanitários aceitariam!

30 comentários:

Mouro disse...

Pirata:

Ruben Amorin decepçao????tas a brincar........o homem sempre k foi xamado cumpriu e mt bem ....decepçao?????

Ramirez e Luisao nao teem lugar no melhor 11 da 1ª volta????k grande campeonato k temos kuando 2 internacionais brasileiros estao tapados pelos moiseses ca do sitio.......mas honestidade se faz favore menos doença.......

Mouro disse...

Equipa da 1ª volta:

Quim;Joao Pereira;Luisao,David Luiz,Evaldo;Javi Garcia,Ramirez,Alan,Di Maria;Saviola e Falcao

Treinador:JJ

Equipa decepçao:
Beto;Miguel Lopes,Polga,Maicon,Grimi;Prediguer,Valeri,Matigol,Possebon;Kerrison e Caicedo
Treinador:Paulo Bento

Equipa Revelaçao:


Ventura;Miguel Garcia,Fabio Faria,Gustavo,Silvio;Castro,Hugo Viana,Varela,Coentrao;Joao Tomas e Tiago Cintra.
Treinador:Paulo Sergio

El Pirata disse...

mouro, cada cabeça sua sentença!

Coloquei o Rubem pelo mesmo motivo que coloquei o Beto do Porto: sao dois jogadores que fizeram grande temporada em 2008/09 e esta epoca sao uma sombra, pelos mais variados motivos, sobretudo porque nao souberam impor-se! É ou não é verdade? Ou nao esperavas mais do Ruben?

Mouro disse...

Equipa decepçao:
Beto;MiguelLopes,Polga,Maicon,Grimi;Prediguer,Valeri,Matigol,Possebon;Kerrison e Caicedo
Treinador:Paulo Bento

El Pirata disse...

Quanto ao Moises, vai ver qual é a melhor defesa do campeonato: a do Braga, com 6 golos sofridos! Sem contemplações! Só nao coloco os 2 centrais bracarenses porque o Bruto Alves tem sido o abono de familia portista, fazendo claramente a sua melhor epoca! Luisa? Bem, só se estiveres a brincar, se for o caso ate me rio :)


Quanto ao Ramires, ok, podia ser, mas tirar o Alan?!?! Desculpa mas não dá, Alan e Hugo Viana são impossiveis de tirar! E o motivo é simples, jogam em Braga e fazem o mesmo que Ramires e Aimar que jogam no Benfica onde tudo é mais facilitado! Sem desprimor pelos dois lampioes, na minha opiniao os dois bracarenses merecem o meu destaque.

Isto com o minimo de clubite possivel, alias é sabido que até nem sou propriamente grande simpatizante do braga e do portismo que por lá existe...

Mouro disse...

Alem de ser um jogador k aprecio mt ate hoje estou mt satisfeito pelo seu desempenho.......e dakeles jogadores k fazem sempre falta num plantel...esta epoca ja foi defesa direito,medio direito e medio centro.......e tem uma vantagem em relaçao a maior parte dos outros......nao e benfiquista por conveniencia ou por contrato .....e benfiquista desde k nasceu......a forma como se lesionou e a prova k se tiver de deixar a pele em campo .....deixa a pra honrar a camisola k veste

Mouro disse...

Pirata:

Mt se fala do David Luiz e do Burro Alves.....mas Luisao e a anos luz o melhor central no nosso campeonato......so k infelizmente e um jogador k nao tem imprensa.....pode se nao gostar mt do estilo mas se reparem bem ao lado dele ate o Miguel Vitor se sai bem........felizmente pra nos benfiquistas......ele nao manda mensagens para os jornalistas nem para os amigos a dizer k vai pro Barça na proxima época.........nem tem um visual vistoso ....nao e puxa saco ,como o David luiz....mas k e de longe o melhor la isso é........e as xamadas a selecçao comprovam isso mesmo!!!

Nao e kualker um k consegue ser selecionavel para o escrete a actuar no nosso campeonatozinho......pergunta ao Polga senao e verdade!!!!

Mouro disse...

Na equipa desilusao era pra por todos do Sporting........ja k xegar ao Natal a 12 pontos.....e pior k os pontos foram as exibiçoes miseraveis com k vos brindaram.

Mas tenho a reconhecer k para mim a grande desilusao foi o Kerrison....tinha uma grande fezada nesse gajo..axava-o o goleador ideal para o Benfica...já k pra mim e por mts golos k marque....Cardozo nao vale meia.....tomara k apareça alguem k o leve..........só k la esta.....tem imprensa......eu nunca vi xegar ao fim da epoca e falar se dos golos nas competiçoes tds....so mesmo depois da xegada do Cardozo.

Mouro disse...

Sobre reforços:

Eder Luis......estou curioso....vi coisas interessantes em videos na net....deixou-me com agua na boca......parece-me um jogador interessante....mas depois de kerrison..prefiro esperar pra ver.

Kardec:O k vos posso dizer e k vi num forum do Vasco da Gama os adeptos a festejarem a saida dele.......e ainda a fazerem xacota da massa k pagaram por um cavalo esbarrado.......mais um com bilhete de vinda e de ida outra vez....xeira-me!!!

Airton:Jogador mt possante....mas mt lento ......jovem...por vezes mt impetuoso na disputa dos lances....com os arbitros portugueses ta fodido.

Pongole:Grande aquisiçao........ja vi coisas fantasticas....um jogador k aprecio particularmente....na altura k se falava do interesse do Benfica desejei mt a sua vinda........axo k vai formar uma grande dupla com o repositor de supermercado.

Benfas disse...

pirata até sou um razoável jogador de poker....ate conheço um jogador de poker italiano que só vai a jogo pela segurança...e esta prestes a bater um recorde...mas são opiniões...lol

Eu so apareço aqui agora...mas ja podia aparecer a mais tempo tinha mais que razões para isso...mas aturar meretrizes azuis durante tanto tempo...nem para um chinês...!!!

PPA Claro que lembro foram anos de roubo...que me davam azia até a medula como poderia esquecer...

Melhor equipa

gr(qq um serve)

maxi, Bruno Alves, David Luiz, evaldo,Alan,javi GArcia,ramirez,di maria,saviola,cardoso

Aimar não esta porque é de louvar o que o Alan faz no braga...apesar de estar a anos luz do Aimar que entraria directo, e O Bruno Alves esta realmente numa grande forma,e é grande jogador...so não ve quem não quer.... apesar de eu como o mouro adorar o Luisão e achar que ele é injustamente difamado...porque é imperial no jogo aéreo é um líder natural, fisicamente poderoso, e no explandor de maturidade para um jogador...que mais lhe falta....nada...simplesmente é perfeito....espero que seja sempre assim difamado e la continue por muito tempo ...

Ao Glorioso só lhe falta mesmo um defesa esquerdo de classe...mas se assim fosse seria areia demais para as fragonetes deste campeonato...!!!

Ramirez é um jogador que todos desejam...e falam de muitos mas vai ser de longe o que mais vai ser difícil segurar

PS: Equipa Gloriosa

Benfas disse...

Mas já foi assegurado o Fabio faria...não é um defesa esquerdo natural...e nunca irá dar nas vistas...mas depois de ver a marcação dele mesmo a um Ramirez debilitado que é uma dor de cabeça constante...fiquei encantado...não precisa de atacar...basta ser a parede que foi que o maxi alugará o meio campo...vai ser só carburar...mamamia....!!!!

Ps: Mais uma contratação...parece que sim um qq jara....será? pelo que vi...gostei bastante...grande miúdo...assim quem nos parará...!!!

Ps Quando chegou o di mari coentrão, urreta e adu...todos acharam piada...claro, não tinham uma equipa a ajudar a demasiada vontade de mostrar e de crescer deles...nem eles poderiam ser vistos como titulares de caras, mas a que patamar eles estão agora...cheira-me que temos mais uma remessa....é claro...o adu está fora...do selo de qualidade...!!!

PS: Glorioso

Benfas disse...

Rui Pelos vistos era cedo para assumires o posto, não percebias de futebol...blablabla...agora que dirão eles...és o novo mestre...!!

Pois só contratavas jogadores mortos para o futebol, o aimar já não sabia o que era uma bola o saviola, nem para jogar matraquilhos....pelos vistos sempre que se fala em jogadores para o Benfica todos esses miudos ficam encantados por poderem jogar no mesmo clube que eles...por poderem aprender com eles...porque será...Rui continuas a ser o maior...!!!

Ps Glorioso

Mouro disse...

Ena ..ena....eu a falar de reforços.....e nao e k xegua um reforço de peso aki ao blog......o regressado Benfas..:)

Sera impressao minha ou estamos perante um black out geral dos tripeiros ca do sitio???

Pirata..PPA...algum de vcs e jornalista do jornal A Bola????
Mas estas coisas ate tem as suas vantagens ao menos consegue-se falar um bocadito de futebol sem alucinaçoes!!!!

Sera k eles ainda estao chocados com a ajuda do el(Mano) ontem????

Vai ser desta k vao mudar o lema:"Com a ajuda de tudo e todos ....rumo ao titulo!!"

Benfas disse...

Presidente...pelos vistos continuas a não perceber de Futebol...mas obrigado por teimares em trazer o JJ super star...!!!

Peyroteo disse...

Pirata, quem te lê fica a pensar que és ingénuo!

Mas para que conta o Braga?

(Bem gostava que o que estou a escrever não fosse acontecer e era o primeiro a bater palmas e festejar)

Parece que não sabes que o Braga vai cair até onde o Vaticano ordenar ao São Domingos.

Peyroteo disse...

Existem 2 jogos chave para decidir o campeonato:

Benfica - Sporting

Porto - Benfica

Peyroteo disse...

O Braga está uma equipa muito certinha mas também não é preciso esquecer que já foi muito ajudada.

A diferença é simples e pode ser vista nos dois jogos que fez em Alvalade:

- Com Olarápio a gamar o Braga ganhou 2-1.
- Com uma arbitragem sem "erros" com influência no resultado, o Sporting ganhou 2-1.

De resto o Braga tem contra ele o facto do João Pereira ter saído e o Hugo Viana se aleijar e/ou não conseguir a forma do primeiro terço do campeonato.

Os homens de preto não vão dar as ajudas que deram no início ao Braga.

O Braga tem ainda que visitar na segunda volta o patrão e o Benfica.

...

Mesmo que o FCP não consiga o 1º lugar, o 2º ainda lhe dá hipóteses de €€€€€ na LC, pelo que o São Domingos tem que baixar as calças, até porque assim poderá treinar na LC a sua equipa e o seu patrão.

Peyroteo disse...

Olhanense!

Sinceramente não sei se mantêm interesse nessa equipa, o treinador incluído.
Se assim for, o patrão do Vaticano não os deixa cair na segunda.

Peyroteo disse...

Quanto ao Patrício na tua equipa, Pirata.

LOL

É para eu me rir?
Aquela puta com o Leiria é o quê?
Mesmo o golo do Braga na nossa vitória 2-1?

Entre outras...

Basta ver as defesas dos GR do Leiria, Naval ou Leixões contra o Sporting para ver GR bem melhores!

Peyroteo disse...

Postiga!

Um caso nojento mesmo.
Marcar só mesmo com a protecção dos árbitros no FCP, com uma série de golos irregulares.

Muito fraco o Postiga.

Para além de não marcar, estraga jogo.
Tonel fazia figura bem melhor.

Peyroteo disse...

Carlos Freitas.

Agora no Braga, não quis o Abel e o Postiga como moeda de troca pelo João Pereira;
mas quando estava no Sporting fez questão de os comprar!

€ € € € €

Vergonhoso!

Peyroteo disse...

Pongole.

Chegou e já está aleijado.

Não sei se vai vingar, mas sempre é melhor que Caicedo e do que Postiga de certeza.

Peyroteo disse...

Mouro, falas em ajuda do El Mano?

Ajuda?

Dassssssse

Jogo cozidinho.

Uma coisa que sempre me fez impressão nestas coisas dos árbitros é o seguinte:

- aceito, apesar de muitas vezes saber perfeitamente que estão a roubar, que não vejam um lance.
Sei lá, uma rasteira, um soco, um penalty.

- Agora verem um jogador jogar uma puta de uma bola com as mãos quando o desgraçado, coitado, levou uma bolada bem no centro do focinho é que não.

Peyroteo disse...

Mouro disse:

"Pirata..PPA...algum de vcs e jornalista do jornal A Bola???"

Olha eu não sou; e o Pirata que eu saiba também não é.

Acho que as pessoas devem puxar pela memória.
Quando as coisas estão difíceis para o Pápa, convoca as tropas e faz guerrilha, nas ruas se o entender.

Foi assim com a "bomba", foi assim com Rui Rio LOL
Em épocas que viam o tapete a escorregar debaixo dos pés.

Não é por acaso que o Pápa começou a falar com o além após ter perdido na Luz.

A bomba:
(Depois dos 3 minutos)

http://www.youtube.com/watch?v=3Hajngpf46c

Peyroteo disse...

Pirata?

Esclarece-me uma coisa; como pode o Abel ser DECEPÇÃO???

Ele já era o nosso "Secretário", decepção?
Confirmação!

El Pirata disse...

eheheh

touche PPA!

Mas sabes, tentei arranjar um "onze" e precisava de um defesa direito...

ou era o abel ou o pedro silva e o pedro silva desde que se armou em Rambo na taça da liga subiu na minha consideraçao :)

Peyroteo disse...

Estou esclarecido quanto ao Abécula!

El Pirata disse...

mouro, eu sei que o moises nao é material para a selecçao brasileira, nem o rodriguez nem o andre leone, mas sinceramente tambem nao acho que o Lusai o seja! Adiante, o que eu quero dizer é que em 3 confrontos com os grandes a defesa liderada pelo Moises só sofreu 1 golo, de Djalo, num grande remate de fora da area, ou seja, fora da area de liderança de Moises e companhia!

Se isto nao faz dele um defesa central a merecer distinçao nao sei que te diga! Escolher 11 é complicado, se escolhesse 22 provavelmente ainda deixaria de fora alguns jogadores que fizeram uma grande primeira volta!

Só quero dizer que tentei, mas tentei realmente, nao ser clubista.

El Pirata disse...

PPA, quanto ao Patricio, nao sei que te diga, se lerem o que escrevi dele há 2 anos atras nao teriam duvidas do meu odio ao miudo, um frangueiro! Mas nunca vi tanta evoluçao continua! Ele frangou este ano ? Sim, como todos! Em todo o mundo! Mas a qualidade dele é inegável, nao o troco por nenhum outro neste momento a jogar em Portugal e, embora nao o queira já na selecçao para nao ser queimado, confio plenamente que será o futuro GR de Portugal

O futebol tambem tem muito de convicçoes, por vezes sem grande argumento teorico a sustentar essas convicçoes. Acredito nele, tal como nao acredito nem nunca acreditei no Postiga por exemplo...

Peyroteo disse...

Pá eu acho que o Quim ou o Hélton se estivessem na baliza do Sporting metiam mais água!

Mas repara, o Tiago é mais certinho do que ele.
O Nélson também era.

Agora claro, Damas, Bentos e Baías não aparecem sempre.