Redes Social

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Voltando a falar na EPUL

 

Acordo com a Câmara de Lisboa valeu ao Benfica 65 milhões de euros

O Benfica encaixou 65 milhões de euros à custa do contrato-programa firmado com a Câmara de Lisboa, no âmbito do Euro 2004. Santana Lopes não é arguido, apesar de a PJ ter concluído que município, a que ele presidia, instrumentalizou a EPUL para financiar o Benfica.

Já Carmona Rodrigues, à data dos factos vice-presidente da autarquia, é um dos cinco arguidos constituídos durante a investigação que a PJ acaba de concluir, sob a direcção da unidade especial do Ministério Público criada para investigar o Apito Dourado. Os restantes arguidos são ex-administradores da EPUL - Empresa Pública de Urbanização de Lisboa.

image O inquérito centrou-se no contrato-programa assinado, em Julho de 2002, pela Câmara de Lisboa, EPUL, Benfica e Sociedade Benfica Estádio SA. O acordo fixava os moldes da participação da EPUL na construção do novo Estádio da Luz, para o Euro 2004.

Um relatório da Inspecção-Geral de Finanças (IGF), que suportou o trabalho da PJ, apontou défices de transparência ao contrato-programa, referindo que as formas de apoio acordadas e atribuídas ao Benfica "consubstanciam verdadeiras comparticipações financeiras, concedidas por instâncias municipais". "O contrato contrariou os normativos legais vigentes", acrescentou a IGF, por não terem sido quantificados devidamente os encargos das entidades públicas envolvidas, em desrespeito pelos princípios da boa gestão dos dinheiros públicos. A investigação conclui que, ao aprovarem o referido contrato-programa, a Câmara e a Assembleia Municipal de Lisboa "instrumentalizaram a EPUL", fazendo-a assumir encargos directos de 18 milhões de euros na prossecução de fins estranhos ao seu objecto social. Mas, além dos 18 milhões, o Benfica encaixou mais 47, pois o contrato-programa ainda lhe permitiu vender um terreno à EPUL e receber outro da Câmara de Lisboa.

Os 18 milhões referidos decorrem de dois negócios. Num deles, a câmara decidiu que a EPUL construiria 200 fogos, em terrenos seus, no Vale de Santo António, e entregaria um terço dos lucros da sua venda. O Benfica recebeu 9,9 milhões de euros, apesar de a EPUL nunca ter construído as 200 habitações. Segundo o então presidente da EPUL, Sequeira Braga, foi Santana Lopes quem definiu que seriam dados 10 milhões de euros ao Benfica, através de um projecto imobiliário da EPUL.image

A outra parcela dos 18 milhões resulta do compromisso da Câmara de pagar, através da EPUL, os ramais de ligações às infra-estruturas de subsolo para o estádio. Isto valeu ao Benfica oito milhões de euros, sendo que 80% das facturas que cobrou à EPUL respeitavam a serviços de consultoria: só 20% tinham a ver com os ramais. De resto, parte das facturas tinha data anterior ao contrato-programa.

A IGF detectou ainda outra irregularidade naqueles oito milhões. Mais de um milhão era IVA, sendo que a operação em causa não estava sujeita a incidência deste imposto, por se tratar da comparticipação financeira, de uma entidade pública (EPUL), na construção de um equipamento desportivo

15 comentários:

Mouro disse...

Autor:

Pato.......gosto mt c/ arroz......um bom arroz de pato sabe bem a kualker altura........depois deste post nem sei se me deva dirigir a ti como Autor..ou como..Pato.....é k pareces o ATT cá do sitio.....até à saida dos castigos para os agressores dos stwearts.....vão sair merda dessas diariamente...para desviar a atençao do Zé povinho.....só k meu caro Pato..ups..Autor..sempre k colocares kualker coisa para denegrir a imagem do GLORIOSO....nunca te eskeças k existe aki alguem com provas e argumentos para o defender .....e nao c PATICES!!!


Antes de ficares escandalizado com os 65 milhoes k o Benfica recebeu .......podias ter dito aos seguidores do "nosso" blog.....k o teu Corrupto Clube receu nada mais nada menos k:UM CHOCOLATINHO KEM ADIVINHAR O VALOR.......!!!!

Mouro disse...

Segundo o Tribunal de Contas, o Estádio do Dragão recebeu 137,6 Milhões de euros de apoios directos e 88,4 Milhões de euros de apoios indirectos, o que prefaz um total de 226 Milhões de euros!!

Acontece que, segundo a Análise da Inspecção-Geral de Finanças, os 88,4 Milhões de euros de apoios indirectos estavam sub-avaliados.
..................


KERES K REPITA AUTOR:

Segundo o Tribunal de Contas, o Estádio do Dragão recebeu 137,6 Milhões de euros de apoios directos e 88,4 Milhões de euros de apoios indirectos, o que prefaz um total de 226 Milhões de euros!!

TRIBUNAL DE CONTAS........NAO O PATO CÁ DO SITIO!!!!

Mouro disse...

Auditoria do Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas na sua Auditoria calcula os seguintes benefícios estatais e municipais directos e indirectos ao Futebol Clube do Porto:

http://3.bp.blogspot.com/_6daagrl_XMk/SP1lb0UYBsI/AAAAAAAABIo/ZjnKPXolHU8/s1600-h/estadiosef0.jpg

http://1.bp.blogspot.com/_6daagrl_XMk/SP1lXXdMduI/AAAAAAAABIg/p02GUs2q8yY/s1600-h/estadiodragaosx7.jpg


“A execução do Plano de Pormenor das Antas terá causado um "rombo" equivalente a cerca de 87 milhões de euros no património da Câmara Municipal do Porto. É uma das conclusões que se pode retirar da leitura do relatório final da Inspecção-Geral de Finanças (IGF), em que se destacam os 55 milhões de euros atribuídos pela autarquia, de forma "ilegal", ao Futebol Clube do Porto (FCP). O inspector-geral remeteu o relatório para o Ministério Público, justificando a decisão com os "indícios de favorecimento" ao clube. Segundo o actual presidente, Rui Rio, o processo já originou uma investigação. (…)


Como se pode ler nas páginas do relatório, a cedência de parcelas e da respectiva capacidade de construção ao clube foi avaliada, na altura, pela Câmara liderada por Nuno Cardoso, em 27 milhões de euros (tendo em conta um valor de venda de 300 euros por m2). Os auditores acrescentam, no entanto, que os lotes em questão estavam destinados à construção de um centro comercial e um hotel, o que significa que teriam de ser avaliados em 750 euros por m2. Contas feitas, aos 27 milhões que a autarquia admitia estar a dar ao FCP haverá que somar 28,5 milhões de euros. Ou seja, a "prenda" da Câmara vale 55,5 milhões.”

OAutor disse...

Ganha juizo mouro!!!! Não se compara uma coisa com outra!!! tas a falar de terrenos e possiveis valorizações e foi tudo ás claras e legal...no caso do benfica deram dinheiro de casas que nem foram construidas!!!! Vai...continua a ver a merda da tv do teu clube!!! pensa um bocadinho por ti!!!!

Mouro disse...

Autor:

Antes ter uma merda duma Tv.....k nao ter merda nenhuma.


Camara do Porto....Nuno Cardoso...Fernando Gomes...FC Porto...Pinto da Costa.........estes nomes NUNCA MAS NUNCA NA VIDA SE PODEM LIGAR C PALAVRAS .....CLARAS...LEGAL ...HONESTAS!!

Isso tanto foi legal e as claras k neste momento esta td em tribunal.

Tens razao......uma coisa nao se compara com a outra.....como é k se pode comparar 65 milhoes.......com 226 milhoes......k raio de comparaçao a minha!!!!!

Mouro disse...

E aposto ....a ser verdade k as ditas casas nao foram construidas.............k so nao as construiram PK ALGUEM PROVOCOU O EMPREITEIRO!!!SE FOI PROVOCADO...FEZ ELE MT BEM!!!

OAutor disse...

Oh mouro e podias tirar a foto do feher!!! o rapaz nao teve culpa de ter a infelicidade de jogar nesse clube de merda!!! é que ler o que tu escreves até me dá vontade de rir!!!

El Pirata disse...

Bem, sobre o post em si reservo o meu comentario para mais logo, mas quero deixar um pensamento especialmente para:

Mitico, Cesar, Xavier

Meus caros, este post é sobre futebol?

Se me disserem que sim, estamos conversados

Se por outro lado me disserem que nao, entao pergunto eu: porque carga d'agua podem assuntos extra futebol com interesse portista serem debatidos sem criticas no blog mas assuntos extra futebol mencionados por mim serem criticados e condenados?

Hipocrisia meus caros, escusam inclusivé de me responder, eu ja sei qual a vossa opiniao

Obrigado Autor por tao rapidamente fazeres valer o meu ponto de vista sobre o que é o blog :)

Mouro disse...

Oh Autor ....eu prefiro mil vezes ser adepto dum clube de merda....(como tu lhe xamas te).......mas de kualker forma um clube DIGNO...HONRADO.....GLORIOSO..........antes isso meu caro do k ser adepto duma merda de clube......k tem o presidente castigado por tentativa de corrupçao........e k se assumiu k lhe fosse retirado 6 pontos por corrupçao.

E para k nunca te eskeças da merda k e o teu clube:

http://www.youtube.com/watch?v=xK6nCGYB8Yw

http://www.youtube.com/watch?v=G5EMtn0EAYc

http://www.youtube.com/watch?v=dCvn2tEEj3E

http://www.youtube.com/watch?v=qgwoQoNmT6U

http://www.youtube.com/watch?v=P2dX61WvLDE

http://www.youtube.com/watch?v=CZAd9kYN5Z0

http://www.youtube.com/watch?v=wq87BdP3AaM

http://www.youtube.com/watch?v=WL8BCAUspp0

E SEMPRE UM PRAZER RECORDARVOS QUEM SOIS!!!!!

Mouro disse...

Aqui fica a minha singela homenagem ao meu amigo Autor.....

TVZ disse...

Mouro um presente para ti, que gostas tanto de história e corrupção és adepto de um clube que nasce através corrupção
"Foi em 1904 que se deu a a Fundação de um clube respeitado, o clube Sport Lisboa, tudo corria bem a este clube quando em 1908, os dirigentes do clube Grupo Sport Benfica (um clube falido de Lisboa) começaram a aliciar os Dirigentes do clube Sport Lisboa para se unirem com promessas que o Sport Lisboa iria ser uma grande equipa.
Os Dirigentes do clube Sport Lisboa não se mostravam interessados pois já eram equipa maior que o Benfica, foi então que numa ultima tentativa de salvar o clube, dirigentes do Benfica subornaram os do Sport Lisboa, com a entrega da sede deste aos seus Dirigentes e não ao clube Sport Lisboa e mais uma quantia monetária também atribuida aos dirigentes.
Ainda nesse ano 13 de Setembro de 1908, contra a vontade dos sócios (que chegaram a agredir e ameaçar seus dirigentes) do Sport Lisboa dá-se união do Sport Lisboa e do Grupo Sport Benfica, dessa união apenas dois sairam vencedores, os Dirigentes subornados do Sport Lisboa e o o clube Benfica."

in História do Sport Lisboa e Benfica, jornal O Século.

Anónimo disse...

TVZ, acho que isso é um mito!

cesarlopes21 disse...

Pirata disse:
"Bem, sobre o post em si reservo o meu comentario para mais logo, mas quero deixar um pensamento especialmente para:

Mitico, Cesar, Xavier

Meus caros, este post é sobre futebol?"

Mas porque carga de agua o meu nome vem pra aqui a ser chamado??? só agora estou a comentar este post... e sobre o que tu disseste...

Mau!!!!

Peyroteo disse...

O Benfica mamou milhões!

Já o Sporting foi prejudicado, nomeadamente pelo imbecil Sá Fernandes.

Peyroteo disse...

Benfica mamou milhões, mas o Pápa mamou mais ainda dos compinchas da CMP, FG e NC.