Redes Social

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Guerreiros do Minho



Na época 1977/78 existia no Sporting de Braga um brasileiro de nome José Carlos Lemos, mas conhecido no meio futebolístico por Caio Cambalhota. Numa era em que o Boavista de Pedroto tentava intrometer-se na luta pelo título o Cambalhota teve esta tirada:



Passaram-se muitos anos desde então. O Sporting de Braga cresceu, consolidou a sua posição como equipa de primeira liga durante a década de 80, teve alguns brilharetes na década de 90 com Manuel Cajuda ao leme dos arsenalistas e neste milénio, com Salvador na liderança do clube e Jesualdo Ferreira como técnico desportivo criou as bases para tornar o clube minhoto como referência portuguesa na luta habitual nas competições europeias. O que no tempo de Caio Cambalhota era mera fantasia e que no tempo de Cajuda era esporádico, passou a ser habitual. É este o mérito desta equipa, cresceu de forma sustentada e apresenta-se hoje suficientemente forte e estruturada para dar o passo final: lutar pela conquista de títulos, quer estes se chamem Taças quer, sobretudo para o ego de um povo, se chamem Campeonatos Nacionais!


Este post não tem como objectivo fazer uma viagem histórica pelo clube da capital minhota, longe de mim tal ambição, serve apenas para fazer jus à filial minhota do Sporting Clube de Portugal que, pela primeira vez na sua já longa história, tem sérias possibilidades de conquistar o título de campeão nacional. E, como sportinguista, a escassos momentos do meu clube entrar em campo para defrontar o candidato Braga, aqui fica a minha homenagem, como adepto que segue o futebol nacional desde meados da década de 80 do século passado, com vivas memórias de alguns jogadores que envergaram a camisola encarnada e branca do Minho!

Começo por dizer que desconheço o motivo pelo qual um clube com filiação leonina opta por envergar uma camisola de tons inimigos. Adorava conhecer o motivo pelo qual os minhotos optaram pelo vermelho e branco, muito embora seja do conhecimento geral que Braga (e arredores) esteja pejada de lampiões, não se consegue levantar um calhau na região sem dar de caras com um deles! Seriam os fundadores simpatizantes leoninos numa terra de lampiões? Porque não mudaram então, ao longo dos anos, para Sport Braga e Benfica? Não me incomoda nada que joguem de vermelho com a designação Sporting, mas existe uma história por detrás disto tudo e sinceramente gostaria de a conhecer.

Quanto ao futebol. Uma das memórias mais marcantes que tenho do clube bracarense diz respeito aos seus adeptos. Ou melhor, a um adepto em particular, o único que se dignava a seguir o seu clube por esse Portugal fora: o Joaquim do bombo! Ou lá como se chamava o desgraçado! Ele e o puto, filho ou enteado, que tinha de ir atrás por gosto ou a contra gosto, outro desígnio que permanecerá insondável. Mas que era uma imagem pitoresca, isso é inegável. Outra imagem gravada na memória pertence ao estádio 1º Maio, todo em pedra, quase sempre pedra à vista menos quando jogava o Braga contra o Benfica, quando o 1º Maio se enchia de bandeiras vermelhas e os golos das duas equipas eram festejados efusivamente por todos. Bons velhos tempos dirão os benfiquistas, se a memória não me atraiçoa viagem do Benfica a Braga era sinónimo de dois pontos (à época) garantidos e festança.

Como exemplo, em 1987/88 o Sporting de Braga, num campeonato a 38 jornadas, ou seja, em 19 deslocações longe do seu reduto, não conseguiu somar uma única vitória (9E 10D), acabando na 11ª posição. Com a entrada de Manuel Cajuda o Braga começa a sair da letargia. Assume-se então não como uma filial leonina de nome nem filial lampião de coração mas como equipa de identidade própria, criando deste modo laços entre a juventude local, que viriam a dar frutos, como se pode ver nos dias que correm, já com uma massa adepta de dimensão respeitável, muito embora os mais velhos mantenham o hábito de festejar os golos do Benfica, hábitos são hábitos, mas clube que se quer vencedor tem, em primeiro lugar, de possuir verdadeiros adeptos, e o Braga, tal qual o seu arqui-rival de Guimarães, começa a ter moldura humana para suportar as suas ambições. Ainda bem para o futebol português, a concorrência desde que leal não faz mal a ninguém, só é pena o presidente, apesar do seu inequívoco mérito, não ser um verdadeiro braguista, quando encontrarem um presidente com o coração em Braga e não no Porto ou Lisboa então sim a emancipação estará completa!

Quanto a jogadores. Da década de 80 recordo-me de poucos, assim à memória vêem-me Hélder (GR), os defesas Carvalhal e Laureta, o médio Serrinha e o avançado Forbes, mas sobretudo o António Borges, cuja imagem é inesquecível! No início da década de 90 o ataque bracarense vivia de atacantes luso-africanos, dos Chiquinhos (Conde e Carlos) a Forbes (que tinha fracassado no Sporting anos antes) até Toni, avançado que faria com Karoglan uma dupla de respeito e que é seguramente recordada com saudade em Braga. Mas a década de 90 tem muitos mais jogadores a merecer destaque, desde a baliza com Rui Correia, a defesa com Zé Nuno Azevedo (o grande capitão da história do Braga na minha opinião), Artur Jorge, Jorge Ferreira, os médios Barroso, Bruno, Baltazar, Valtinho, Castanheira e o Hélder que mais tarde se transferiria para o Boavista e PSG (grande jogador!), e finalmente o ataque entregue a, entre outros, Elpídio Silva, Zé Roberto e ao símbolo Karoglan, que os adeptos de futebol maiores de idade reconhecem como um dos estrangeiros com qualidade que passaram pelo nosso futebol.


A tabela seguinte apresenta as últimas 20 épocas no que a campeonatos nacionais diz respeito. Nela podemos observar o diferente andamento do Braga e a forma como se tem superado neste milénio, sendo claramente a 4ª equipa em Portugal.




Pela tabela pode-se constatar que a equipa bracarense, na década de 90, sempre que alcançava um brilharete (4º lugar), tinha pela frente 2 a 3 épocas de fracos resultados desportivos. Mas o novo milénio, quiçá inspirado pelo brilhantismo do Boavistão, o Braga toma um novo rumo, com um novo dirigente, António Salvador. Apostando em jogadores formados no clube e em empréstimos e/ou sobras dos três grandes, Salvador com a ajuda de Jesualdo Ferreira lançou as bases para um Braga apostado em participar todas as épocas nas competições europeias e em criar condições para disputar troféus nacionais. Uma das decisões mais polémicas tomadas por esta direcção foi a venda, a preço de banana, do trio Armando Sá, Ricardo Rocha e Tiago para o Benfica. Muito se falou na altura mas o que se veio a saber posteriormente é que a situação financeira do clube minhoto era preocupante e aquela verba, embora irrisória para o valor dos atletas (em condições normais daria apenas para 50% do passe de Tiago) foi aceite de modo a que os ordenados dos restantes atletas pudessem ser pagos. Foi um acto de gestão responsável e Salvador aprendeu uma lição, daí em diante o clube soube ser extremamente hábil nas negociações e, creio não estar enganado, o Benfica não mais teve direito a benesses por aquelas terras, afinal o modo agiota como se aproveitou das fraquezas alheias não merece outro tratamento.

Jogadores em destaque neste milénio:

GR: Quim, Paulo Santos, Eduardo

Defesas: Paulo Jorge, Ricardo Rocha, Armando Sá, Odair, Jorge Luiz, Nem, Nunes, João Pereira, Rodriguez, Moisés, Evaldo

Médios: Mozer, Tiago, Andres Madrid, Vandinho, Ricardo Chaves, JVP, Luís Aguiar, Mossoró, Hugo Viana

Avançados: Feher, Edmilson, Wender, João Tomas, Ze Carlos, Alan, Meyong,


Por fim aqui fica uma equipa que considero ser, porventura, a melhor da história bracarense:

Rui Correia, Zé Nuno Azevedo, Nunes, Artur Jorge, Jorge Luiz, Tiago, Barroso, Hugo Viana, JVP, Alan e Karoglan.

42 comentários:

Mitico disse...

O borges que está no post nao parece o rocha do duarte e companhia????? lol

OAutor disse...

Pirata vou beber uns finos por causa disto...um post sem falar do porto e sem defender os mouros de vermelho!!! hoje é feriado no tribunal!!!!!!

OAutor disse...

Mas falta aqui o maior goleador da historia do braga de seu nome...chico gordo!!!

OAutor disse...

Afinal o Joao pereira não apanha cartoes no sporting....

Anónimo disse...

Pirata, tenho de admitir que és um grande entendedor de futebol, e mais, és um visionário!

Disseste que o sporting ia perder com o braga (aliás, desejaste e depois voltaste atrás) e disseste que o sporting ia ser roubado a olhos vistos, tipo roubo de sé!

E realmente o sporting perdeu e o árbitro escandalosamente roubou um canto ao sporting no final dos descontos, num remate do veloso que ia para a baliza e foi desviado.

A minha vénia El Pirata!

Anónimo disse...

Agora fico à espera de ver o que dizem aqueles que aqui tanto barulho fizeram pelo lançamento que o Belushi fez há umas semanas.

Será que viram o grimi a atirar a bola ao filipe oliveira?

Aguardemos.

Mitico disse...

Pirata

Falta aí na lista o King lol

O kiki chegou a jogar em braga nao chegou?

De resto nada mais a apontar ao post. Apesar de nao gostar do braga reconheço que estao a praticar um futebol bem melhor que o do meu clube. Um 442 perfeito com a transição rápida defesa ataque ...

Abraço a todos

PS: Pirata

Lacatoni vem de LAureta, CArvalhal e TONI! A empresa que vai patrocinar os equipamentos do teu clube na proxima epoca :)

Peyroteo disse...

Parabéns ao Braga.

Para além de tudo está com a estrelinha.

Marcou, aconteceu e logo numa boa fase do Sporting.

Como o Braga marcou, o Sporting podia ter marcado, mas não marcou.

Depois até ao intervalo teve 2 ocasiões soberanas para o empatar.
Como é possível Liedson falhar!

Jogo dividido sem dúvida.

Na 2ª parte o Braga mostrou porque é a equipa menos batida (melhor defesa do campeonato)

O Braga vence assim os 3 grandes.

...

Óbviamente torço para que o Braga vença o campeonato, uma vez que mesmo que o Sporting ganhasse hoje NUNCA mais recuperava 12 pontos ao SLB e 8 ao Porto.
Mas não acredito por DOIS fortes motivos.

Peyroteo disse...

Ah.............

O Hugo Viana tem lugar de caras no Sporting, Porto, Benfica.

Peyroteo disse...

Dificilmente o Braga perderia este jogo depois de estar a ganhar, até porque até agora ainda só sofreu UM golo em casa esta época; mas penso que o empate podia e devia ter acontecido.

Não aconteceu, paciência.

Resta ao Sporting conservar o 4º lugar, uma vez que não tem hipóteses de chegar mais acima, principalmente devido a meia dúzia de jogos muito mal empatados.

Flip disse...

Caro Pirata,

Se te atreves a escrever sobre o Braga, ao menos não cagues asneiras à mesma velocidade com que um merdoso jornalista do Correio da Manha, do record ou d'a bola deita merda pelas mãos. A humilhação com que vos estamos a brindar deve-te deixar com alucinações e a vontade de falares sobre o nosso mérito estremece pela base que é a tua ignorância.

1)Começares o texto a chamares filial minhota do Sporting ao Mágico Braga coloca-te ao mesmo nível dos malucos do riso. Não nos insultes e escreve antes sobre o sporting de benguela, que por muito pouco que saibas sobre eles, deve dar para seres mais acertivo.
http://www.sporting.pt/GrupoSCP/Filiais/GrupoSCP_Filiais.asp

2)O Joaquim do Bombo, como negligentemente lhe chamas, é mais digno de ser chamado adepto do que tu. É o Espanhol, e não era seguido pelo enteado. Era o filho e a enteada.
E pitoresco é o Bettencourt mais a sua ridicula figurinha. Pitoresco é o mínimo que se pode chamar aos betos que populam pelas bancadas da sanita de alvalade. O Espanhol é um Guerreiro.

3)Garanto-te que o Salvador é mais braguista do que tu sportinguista.Vê o que ele faz pelo sporting de braga e compara-o com o que tu fazes pelo sporting clube de portugal.

4) por último, e menos factual mas coincidentemente ridiculo, a tua melhor equipa da história bracarense só sublinha a tua ignorância e aptidão para a asneirada.

Nunca me vou esquecer de como te rias de nós. Nunca me vou esquecer da forma como tratavas o Sporting de Braga , por isso aqui estou hoje para te ver humilhado com os teus escassos 15 pontos de atraso em relação à "Filial minhota do Sporting de Portugal"...

Continua a ler o Record e A Bola.

Picareto disse...

PPA...

corecção...

O Hugo Viana tem lugar de caras no FCP, Sporting, benfica, selecção nacional, Barcelona, Real Madrid,...etc..

a época que está a fazer é uma chapada de luva branca naqueles que sempre duvidaram deste génio de Barcelos.

Eu sempre acreditei

Mitico disse...

Eu confirmo o que o Picareto diz...

O que eu tive que atura-lo!
Eu fui uns dos que dizia que o Hugo Viana era um jogador normal.

Mouro disse...

Parece k o Hugo so nao teve lugar no Valencia!!!...e ja agora por tds os outros clubes por onde passou com a excepçao do sporting!!

Mouro disse...

Nao tem nada a ver com o post ......mas esta deixou-me chocado.....

"A selecção do Togo, que se retirou da Taça das Nações Africanas (CAN 2010) depois de um ataque a tiro ao seu autocarro, foi suspensa das duas próximas provas da competição, anunciou este sábado a Confederação Africana de Futebol(CAF).

O presidente da CAF, Issa Hayatou, indicou que a confederação "acabou de suspender o Togo por duas Taças das Nações Africanas".

"É uma sanção regulamentar. Houve uma interferência governamental, o que não podemos aceitar", precisou o dirigente da CAF.

O autocarro da selecção do Togo foi atacado a tiro em Cabinda no dia 08 de janeiro, antes do início da CAN2010.

No ataque morreram o responsável de comunicação da equipa, Stanislas Ocloo, e o treinador de guarda-redes da seleção, Abalo Amelete.

Após este incidente, a equipa do Togo retirou-se da competição e regressou ao seu país a pedido do governo togolês."

VOU REPETIR:
"É uma sanção regulamentar. Houve uma interferência governamental, o que não podemos aceitar", precisou o dirigente da CAF.

MAS ESTES SENHORES DO FUTEBOL PENSAM K SAO KEM AFINAL??????

El Pirata disse...

flip, Sporting em Portugal só ha um, é o de Alvalade e mais nenhum! Quanto a isso escusas de disparatar que me estou a borrifar, o nível do teu clube é regional, limita-se ao teu distrito e tu sabes bem disso, se conheceres verdadeiramente a historia do teu clube! Este é um facto, nada mais que isso! Se o meu Sporting, o genuino, te cedesse uma supertaça de cortiça sabes o que acontecia:

DUPLICAVA O QUE O TEU CLUBE TEM NA SALA DE TROFEUS!

Isto diz tudo sobre as diferenças entre o meu e o teu Sporting. E escusas de replicar porque nao quero dialogo, ja me basta aturar adeptos de clubes verdadeiramente rivais.

Posto isto regressemos ao post. Eu fiz um post, e como escrevi e frisei muitissimo bem, nao pretendi fazer um post historico! Longe disso, apenas um elogio. Claro que ha quem nao saiba conviver com elogios, paciencia, nao o fiz para adeptos de braga nem para adeptos de ninguem, fi-lo porque me apeteceu e, sobretudo, fi-lo para mostrar a certos portistas que tambem escrevo sem facciosismo quando me apetece. Apetece-me é poucas vezes.


Quanto ao Joquim do Bombo. Eu nao insultei o homem, bem pelo contrario, elogiei o facto de ser o unico bracarense que verdadeiramente seguia o clube por esse Portugal fora. Ele e o miudo, que podia ser filho, enteado ou emprestado, quero lá eu saber, apenas fiz referencia a uma imagem bem pitoresca (sim, pitoresca!) que ficou gravada na memoria.

Quanto à equipa de referencia do Braga, deduzo que faltem os craques do passado. Eu queria responder ao flip com o minimo de educaçao mas está dificil, eu vou dizer isto sem ser ofensivo:

MAS QUAIS CARALHOS DE CRAQUES DO PASSADO?!?!?

Desculpem, mas nao aguentei. É que falar de craques do passado do Porto, do Benfica, do Belenenses, vá lá do Boavista, eu ate consigo, sem grande esforço, mas do Braga? Tende paciencia, lá porque faço um post dedicado ao Braga nao implica que seja lambe botas e vá falar dos quim couves ou dos alfredos batatas das decadas de 50 ou 60 ou 70, pois nao?

A equipa que fiz do Braga é referente ao que vi jogar e, muito sinceramente, tomara o Braga ter aquela equipa durante muitos e bons anos, seguramente que teria bem mais que uma taça de Portugal!


Para acabar deixa que te diga uma coisa: eu nao me ria de ti, eu simplesmente nem reconheço a tua existencia. Eu rio-me é do Porto e do Benfica, o resto é paisagem meu caro, acho que fui muito claro quando vinquei o motivo do meu interesse braguista, que poderia ser igualmente pelo guimaraes, boavista, belenenses, amares ou bragança! Tudo menos Porto ou Benfica.


Rir-me de ti? Rir-me do Braga? Nao, muito pelo contrario, é à vossa conta que eu espero rir-me e muito do porto e benfica e respectivos adeptos.


PS:

Ja nao se pode fazer um post humilde e com fair play que sobra sempre disto para mim. Espero bem que certos portistas percebam o motivo pelo qual estou sempre ao ataque, neste espaço é muito dificil falar de futebol sem ficar irritado...

El Pirata disse...

Relativamente ao post e pegando nas palavras do Autor, realmente faltou-me mencionar o Chico Gordo mas nao o vi jogar, ja o PPA é capaz de ter algumas recordaçoes dele, fiz uma pesquisa e dei conta que ainda hoje é o melhor marcador do clube arsenalista com 59 golos, entre 1975 e 1980. Uma marca modesta e, sobretudo, que diz muito do nível mediano da historia bracarense no campeonato. O que nao quer dizer que dentro de 20 anos o Braga nao esteja a festejar a conquista do seu décimo campeonato, mas nao podemos negar a história e o que ela nos diz é simples: o Braga é grande no Minho. Ponto final!

Ja o jogador com mais jogos ao que consta é o Ze Nuno Azevedo com 275 jogos entre 1992 e 2003, muito embora creia que o Castanheira tenha ultrapassado essa marca.

Com isto fica completo o post, feito de borla mas, como estamos em Portugal, até de borla a malta acha que merece mais. Enfim...

El Pirata disse...

Quanto ao jogo de ontem nao o vou comentar neste espaço, aguardo o respectivo post da jornada

El Pirata disse...

goalkeeper, nao me recordo de ter dito que o Sporting ia ser roubado em Braga! O que eu disse e recordo-me bem porque ainda nao estou maluco, foi que o Sporting muito provavelmente iria ser escandalosamente beneficiado em Braga, com o claro proposito de atrasar o Braga, fosse para beneficiar porto ou benfica.

Enganei-me, a arbitragem esteve impecável e se fosse sempre assim seguramente que o grande beneficiado seriam os sportinguistas!

Ramos disse...

Caros bloguistas

Ontem o SCP ficou afastado do titulo e dos lugares que dão acesso à liga dos campeões. O SCP, na segunda parte, não jogou nada. Só no fim fez um pequeno esforço e quase que lá ia, mas é muito pouco para uma equipa que diz que é um grande do futebol português,
Parece que pelo andar da carruagem, o scp, irá passar a ser o 4º grande do futebol.....

P.S. Pirata, espero por ti na terça no dragão.........

Flip disse...

Oh perna de pau, olho de vidro e cara de mau...

Não fosses tu badochas e anafadinho, e comparava-te a um mosquito dentro de um frasco fechado. Atarantado.

Pitoresco é o cabelo do Miguel Veloso.

O mais ridiculo é que tu não percebes que o tamanho da tua humilhação aumenta de cada vez de inferiorizas o Mágico Braga. Por mais merda que tu digas que nós somos, o fosso do sporting para os Guerreiros do Minho não diminui.

Continuas a 15 humilhantes e vergonhos pontos do clube regional. E isto ainda agora passou do meio do campeonato.

E para ti que és sportinguista, mais uma estrela bracarense: Wender ahahahaha 2 milhoes em Julho e volta a casa em Dezembro para afcturar contra a lagartagem (lembras-te? ou tb não és desse tempo?)

OAutor disse...

EHEHEHEHEHEHHEHEHEHEHEHEHEHEH

Que bonito...o sporting já está ao nivel de um guimaraes, coloca-se em bicos de pés e anda a tentar rivalizar com o Braga, e até falam de numero de titulos!!! lolololololololllll

Agora mais a sério...Mouro é muito grave mesmo essa decisão por parte desse animal!!! penalizar o TOGO??????????????????? foda-se!!!!

El Pirata disse...

Oh meu rapazinho, tu com as calças do teu pai até pareces gente não é verdade? Eu aqui só dou troco a portistas, benfiquistas e a vimaranenses, ou seja, dou troco a espécies de adeptos. Quando eu der troco a sub espécies, sejam de Braga, Amares, Avintes, ou outra parvónia qualquer é sinal que algo está muito mal. Mas para ti meu rapazinho vou abrir uma excepção, a única. Posteriormente, se quiseres outra excepção, terei todo o gosto em dá-la pessoalmente, eu sei que tu segues o blog com assiduidade e como tal saberás onde me encontrar brevemente.

Posto isto vamos tentar ser civilizados. O Wender é uma anedota. Mas atenção é uma anedota no Sporting de Portugal. No Sporting de Braga foi um craque, e quem perceber minimamente de futebol sabe isso. Mas vou mais longe, o Alan, esse grande guerreiro minhoto, foi uma anedota mal contada enquanto esteve no Porto! Há por aqui algum portista que possa negar tamanha evidência? Serve este reparo para uma coisa extremamente simples, que qualquer adepto de um clube com dimensão sabe: isto de jogar em clubezecos não tem nada que se diga, ter de jogar em clubes onde exigem vitórias, sem desculpas, todas as semanas, não é para qualquer um! Wender, Alan, Renteria, entre tantos outros, são craques é em Braga! Nuno Assis é craque em Guimarães, em Braga até lhe faziam uma estátua, mas na Luz e em Alvalade nunca passou de mais um, entre tantos. Falas em Miguel Veloso? Mas tu ao menos sabes quem é Miguel Veloso ou na parvónia não há jornais, TV e rádio? O Miguel Veloso é aquele sujeito que vos fez borrar as cuecas na última jogada de sexta feira, é aquele que vos colocou de joelhos ainda no início deste mês, é aquele que vai, mais cedo ou mais tarde, jogará nos maiores clubes dos melhores campeonatos da Europa! Ainda compreendo o desdém de portistas e benfiquistas, afinal a rivalidade já tem mais de um século, e quando os vejo felizes e contentes com Varela e Mialgias Martins imagino a histeria se lá tivessem um Veloso, agora tu meu insignificante parolo, que podes tu ter de importante para supores que Miguel Veloso não seria rei e senhor em terra de arcebispos pedófilos?

Mantenho o que disse e manterei até ao fim, estou 100% ao lado do Braga, espero que mantenham a pedalada e conquistem o campeonato a lampiões e andrades, o verdadeiro conflito estará nos braguistas que ainda ontem deram pulos de contentamento pelos golos do Benfica! Mas eu compreendo-te meu caro rapazinho, da maneira que o Porto está o mais certo é tu festejares, seja com o Braga seja com o Benfica, é ou não é verdade? E agora vai lá para os fóruns do Vitória de Guimarães aborrecer os teus verdadeiros inimigos, deixa os assuntos importantes para os adultos.

El Pirata disse...

Autor, mas tas parvo ou quê?!? mas qual rivalidade com o Braga?!!? Escrevi e volto a repetir, bastava o Sporting de Portugal enviar pra Braga uma Supertaça que duplicava o que existe no museu braguista, se é que existe algum museu por lá, afinal para quê, para a malta lampiã da regiao ver uma taça de Portugal nao existe necessidade de construir um museu pois nao?

El Pirata disse...

Quanto ao post da jornada, espero que um dos bloguistas portistas se dê ao trabalho de fazer um post serio e honesto, tal como eu tentei fazer com este sobre o Braga. Aqui ninguem é perfeito nem é o objectivo do blog sermos imparciais até ao tutano, mas ja que eu tentei, espero ver uma tentativa da vossa parte.

El Pirata disse...

um pacóvio é um pacóvio, mesmo que vá parar a lisboa. Flip, como ja conheces o blog ha muitos anos ja devias saber que tens direito a um livre passe para disparatares mas depois disso apenas arrebitas cabelo se eu estiver praí virado.

Será que ao tocar no quim do bombo te irritei o sistema nervoso? Eras tu o puto que ia a carregar o dito cujo? Ou querias ir e o quim nao estava para te aturar?

Seja como for esses traumas nao sao para aqui chamados, os teus comentarios voltam a passar na roda da minha inquisição quando te voltares a portar como homenzinho, até lá mantêm-se direccionados pro meu email onde tenho todo o gosto em ler a tua literatura, tal como tive todo o prazer em ler a do arrebumbas, nao sei se conheces, outro lampiao frustado, mas esse ao menos mantinha-se apenas lampiao, nao recorria ao clube da terrinha para chafurdar as suas frustações.

Flip disse...

Caro pirata ,

censura os 15 pontos que te afastam de nós...falas do sistema mafioso e fazes exactamente o que eles fazem.

Teres 15 pontos de atraso em relação à equipa da parvónia faz de ti o quê?

Mouro disse...

http://www.youtube.com/watch?v=WWpdBYtcziM


DELICIEM-SE.............LOLOOLOLOLOL

Mouro disse...

A TDS OS "JUIZES"........UMA VEZ J´´A DEIXEI DE MANIFESTAR AKI A MINHA OPINIAO DURANTE UNS TEMPOS.....ISTO PK ALGUEM DECIDIU "MODERAR" OS COMENTARIOS!!!

PIRATA:

NASCI ALGUNS DIAS DEPOIS DO 25 DE ABRIL DE 74........NO DIA EM K EU NASCI O MEU PROGENITOR COMBATIA PARA K EU ...TU....E TDS ...TIVESSEMOS DIREITO A OPINAR-NOS SOBRE KUALKER ASSUNTO SEM INKIZIÇAO.........JA POR VARIAS VEZES VI NESTE LOCAL...COMENTARIOS E ATE POSTS BEM MAIS OFENSIVOS AO MEU CLUBE E INDIRECTAMENTE A MINHA PESSOA....BEM MAIS GRAVES DO K AKILO K ESSSE FLIP ESCREVEU.........E NAO ALTURA NAO OUVI NEM LI UM UNICO COMENTARIO TEU PELO FACTO.

E DE UMA ARROGANCIA E DUMA PREPOTENCIA ...SEM PRECEDENTES NESTE BLOG ....ESSA TUA ATITUDE........SE UM SIMPLES ADEPTO DO INSIGNIFICANTE BRAGA TE DEIXA ASSIM.........O K FARAS ESTA E NA PROXIMA SEMANA...SE OS CORRUPTOS E O GLORIOSO ....VENCEREM OS JOGOS CONTRA O TEU CLUBE.
FECHAS O BLOG???

SE O FIZERES ......AVISA-ME......SO PARA NAO SER SURPREENDIDO COMO FUI HOJE.

NAO ADMITO........35 ANOS DEPOIS DO KEDA DO ANTIGO REGIME.......K AS MINHAS OPINIOES ESTEJAM SUJEITAS AO ESTADO DE HUMOR DE 3/4 "JUIZES"!!!!

El Pirata disse...

Ora vamos lá a ver se nos entendemos: eu tenho com o Mitico uma das relações mais guerrilheiras neste blog. Quem nao souber pensa que eu nao o posso ver à frente. No entanto tenho todo o prazer em afirmar que o considero como um bom amigo e, quando o seu porto ganha, é por individuos como ele que me custa muito menos digerir essas vitorias! Nao insulto o mitico nem lhe falto ao respeito, posso isso sim ser uma besta quadrada quando me enervo e insulto o clube dele e respectivo presidente. Nao sou o unico no blog mas sei diferenciar futebol, clubes, jogadores, treinadores, dirigentes, putas e arbitros de pessoas que escrevem neste blog e pelas quais tenho grande respeito e amizade. Alias este blog só existe porque meia duzia de pessoas que se estimam o mantêm vivo! Nao é para individuos cobardes aparecerem de tempos a tempos insultando quem bem lhes apetece!

Penso que isto é muito claro, em 5 anos nao devo ter apagado mais de 2 ou 3 comentarios! Se tantos! É que este blog nao é um forum de clube nem de tv, aqui nao ha gente anonima, com a excepçao do flip que se sente injustiçado! Meu caro, tu nao tens de te queixar, podes vociferar o que quiseres sobre o Sporting e os seus jogadores, nao te permito é que uses o blog para me insultares, quem deseja insultar-me terá de o fazer pessoalmente sem o manto do anonimato, como homenzinho. Terás a tua oportunidade brevemente se assim o desejares.

Quanto a ti mouro, e quem diz mouro diz goalkeeper e cesar por exemplo, que sempre foram respeitadores e que se sujeitam a um filtro, têm boa solução para o caso: se assim o desejarem serão colocados como admnistradores do blog, e esses escrevem quando querem sem mordaça nem censura.

E atenção, eu nunca (nem ninguem que eu saiba) censurou o que quer que fosse neste blog relacionado com futebol! E estamos num blog 90% portista, tenho consciencia que ja escrevi coisas que noutros blogues teriam sido alvo de censura, mas é por isso que este espaço está para lavar e durar.

El Pirata disse...

continuo à espera do post da jornada...

Peyroteo disse...

Mouro: a menos que alguém que escreva neste blog seja "irmão" ou "filho" de um dirigente de um clube, cada um é livre de dizer cobras e lagartos de Pintos das Costas, Orelhas, Bettencourts, o caraí mais velho; agora não podem ser tolerados INSULTOS ás pessoas, ainda para mais quando até eu que não conheço tanta malta que aqui vem, percebo logo que o Pirata foi insultado e de forma pessoal.

O "Autor" no passado já apagou um post idêntico, também sobre o Pirata.

Existem assuntos que não são para aqui chamados, isto (blog) é uma brincadeira sobre futebol, um local de entertenimento.

Peyroteo disse...

Quanto à jornada, caro amigo Pirata, está a demorar a sair porque está difícil descalçarem a bota do penalty ROUBADO ao Nacional e depois o Penalty Xistra-Fidelidade + expulsão indevida INVENTADO que decidiu o jogo da Choupana que estaria 1-0 11 contra 14 e não 0-1 10 contra 14.

Mouro disse...

PPA:

Eu tive o prazer de conhecer o Pirata pessoalmente........estive com ele e outros amigos cerca de 2 horas....e digo te uma coisa.....se algum dia alguem insultasse o Pirata a minha frente.........eu era o primeiro a dar duas chapadas nessa pessoa.............por isso a minha critica em relaçao a moderaçao dos comentarios nada tem a ver com falta de solidariedade.......

Peyroteo disse...

Isto nasceu de uma tertúlia amigável e cínica entre bons amigos e colegas.

Quem INSULTAR não tem sorte.

Se querem insultar as pessoas e não a porcaria do futebol que o venham fazer pessoalmente...
Claro que ai a coisa é mais complicada e no minímo o que sair dessas bocas, ouvem logo bem pior pelos ouvidos.

Peyroteo disse...

Eu por exemplo, recuso-me a falar sequer de futebol com uma menina/mulher.
Considero o futebol BAIXO demais para seres tão perfeitos tocarem nele.

Flip disse...

Pirata,

Desafio-te a mostrares a razão da tua censura.Publica o comentário se fores homenzinho.

De moderador a censurador vai um pequeno passo e fazeres uso desse poder para esconder a tua humilhação, disfarçando-a de controlo parental não é bem feito. Principalmente quando levantas questões em relação ao conteúdo que não são verdadeiras. Não fui insultuoso, apenas gozei com o teu sporting ao ponto de te ruborizares e perderes a razão.

Ao ponto de não quereres mostrar aos outros o ridiculo em que te tornaste.

15 pontos que vos humilham e vos desnorteiam.

El Pirata disse...

Flip, já o disse atras mas vou repetir:

"Flip, como ja conheces o blog ha muitos anos ja devias saber que tens direito a um livre passe para disparatares mas depois disso apenas arrebitas cabelo se eu estiver praí virado. "


Mas alguma vez eu apagaria algo sobre o Sporting, cada um tem direito à sua opinião, mesmo que essa opinião seja uma estupidez! E eu estou á vontade para dizer isto, tenho a minha cota parte de palermices e tenho suficiente humildade para o reconhecer.

O que me levou a apagar o teu comentario (alias, acho que ate ja foram 2, passaram outros 2, tá tudo empatado, a ver se vamos a prolongamento) foi o facto de te esticares em relaçao à minha pessoa, como se costuma dizer na terra do meu velhote "nunca me viste a cagar", ou seja, nao me conheces de lado nenhum para levares a discussao de futebol para o insulto pessoal. Estamos esclarecidos?

Mas eu até sou tolerante, lá para cima neste post já te tinhas esticado, e eu avisei-te. Nao apaguei, avisei, muito embora ja te conheça o suficiente para saber que avisar-te ou não teria o mesmo resultado, não respeitas ninguem neste blog nem tencionas faze-lo. E é uma pena, se te desses ao trabalho e aparecesses no nosso convivio ate te ias surpreender, penso eu de que!


Seja como for, espero que tu e todos estejam esclarecidos. Eu tenho bom poder de encaixe, mas também tenho limites de paciencia. E ou apagava ou entao escrevia palavroes a insultar-te, o que levaria a novos insultos da tua parte, bla bla bla... é para isso que existe este blog? No dia em que me passar dos cornos e começar a insultar quem aqui vem é o dia em que despeço deste espaço.

Arcebispo de Braga disse...

EL Pirata

porting Clube de Braga foi fundado em 1921 por jovens estudantes que também eram jogadores de futebol. Um deles, João Gomes, foi o primeiro presidente do clube. A formação veio em um período em q­ue o futebol despertava em Portugal, após já ter chegado a Lisboa e Porto.

As cores da equipa eram o verde e branco, e o Braga apresentou-se assim para a primeira partida oficial, contra o Algés e Dafundo. Depois, o técnico Jozef Szabo viajou para a Inglaterra e voltou com a ideia de mudar as cores da equipa, tornando o uniforme principal idêntico ao do Arsenal, e assim foi escolhido o vermelho e branco.

Espero ter ajudado.

Peyroteo disse...

Sem pesquisar, repito, sem pesquisar, aqui vai o que eu sei e que tomo como a verdadeira história do SC Braga.

No início o Braga era composto essencialmente por pessoas adeptas dos 2 clubes Portugueses com expressão: Sporting e Benfica; mas cada vez com maior peso Benfiquista (desde sempre mais "popular").

Constante debate interno entre os Sportinguistas e Benfiquistas levaram a duas grandes hipóteses sobre o clube:

- Manter o nome do Sporting e equipar à Benfica;

- Continuar a equipar "verde".

Ora ao que parece foi preferido o nome continuar Sporting, até porque significa "Desportivo" ou "Desportivamente" e equipar à Benfica.
Como parece que mesmo igual haveria uma espécie de problema com isso, nada melhor do que um equipamento parecido e que no fundamental cumpria: ser vermelho.

O escolhido na Altura foi a da grande equipa do futebol mundial dos anos 20, tomada como a melhor do Mundo: Arsenal de Londres (equipa operária dos trabalhadores da indústria de armamento).

E assim nasce o equipamento "Arsenalísta".

Peyroteo disse...

Esta coisa das equipas dominantes era assim, como foi o Arenal dos anos 20... mais tarde nos anos 40 foi o Torino, até à catastrofe de Superga.

Demais importante, pois morreu quase a equipa toda do Torino e grande parte da base da seleccção Italiana que tinha vencido 2 mundiais, o que teve consequências futuras, enfraquecendo a Itália durante uns mundias; e ao que se consta terá estado na origem (ajudou) do nascimento do Cattenacio (futebol defensivo); pois esta filosofia de jogar mais na defesa; é segundo alguns motivada pela perda das grandes referâncias atacantes pelo desastre de avião no futebol Italiano.

Peyroteo disse...

Quanto ao Braga do "antigamente".

3 nomes muito importantes no Braga do final dos anos 70 e início dos 80 foram de 2 jogadores e de um treinador:

Spencer, Chico Faria e treinador Quinito.