Redes Social

terça-feira, 6 de maio de 2008

Ventos de mudança?

O actual Regime Jurídico das Federações Desportivas entrou em vigor em 1993. Esse Regime jurídico definiu a centralização do poder do futebol português na mão das Associações Distritais e Regionais de Futebol, onde a A.F. Porto tem uma posição de domínio, conseguindo desse modo tomar de assalto a FPF. Mais tarde, a mesma Federação Portuguesa de Futebol viria a ceder o poder do futebol profissional à Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que também era controlada pelas mesmas “gentes” do norte.

Após as alterações do “edifício do futebol”, as Associações Regionais de Futebol passaram a deter 55% dos votos da Assembleia-geral da FPF e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional 20% dos votos.

Tendo em conta que a A. F. Porto em parceira com a A.F. Braga representam a maioria dos representantes das Associações Distritais e Regionais, significa então que controlam grande parte dos 55% de votos, o que a juntar aos 20% de votos da Liga de Futebol tem permitido obter a maioria do poder e continuar a nomear Gilberto Madail, Pinto de Sousa, Valentim Loureiro, etc. para os principais cargos do “edifício” do futebol português!

Por outro lado, a não limitação dos mandatos dos dirigentes desportivos tem permitido que Gilberto Madail, Valentim Loureiro, Pinto de Sousa, entre outras personagens perpetuem os seus lugares mantendo o controlo do “sistema” anteriormente criado, conseguindo desse modo distribuir os restantes cargos relevantes pelos “amigos” de ocasião.


Actualmente estamos numa fase em que se discute o Novo Regime Jurídico das Federações Desportivas. A proposta do Governo prevê uma redistribuição do poder pelos diversos intervenientes do futebol nacional, passando as Associações Distritais e Regionais a deter 35% dos votos da AG da FPF e não os actuais 55%.

Curiosamente ou talvez não, a A. F. Porto é a que mais tem “choramingado” perante estas alterações, tendo inclusive chegado a ameaçar com greves e queixas à Fifa e à Uefa. Porque será? Queremos mudança e queremos já! Porque umas coentradas para fim de festa não chegam, por muita risada que provoquem certas e determinadas capas...
.
PS:
.
Fala-se muito de 1974 como o inicio da hegemonia portista mas, feitas as contas, até entrar em vigor esta aberração... porto e benfica conquistaram exactamente o mesmo número de títulos, entre 1974 e 1994! Parece-me que o tal 25 de Abril que tanta se apregoa começou em 1994...

17 comentários:

OAutor disse...

Vai ao médico senhor pirata!!

André Kaustico disse...

Vai-se a ver o gilberto madail trabalha para o porto

Não serão estas duas associações as mais poderosas porque têm mais clubes e mais atletas inscritos de tods as associações do país?

Acorda para a vida. Nem com 20 pontos de atraso te enxergas

Mitico disse...

Boa tarde

Cunha des(leal), Mourao, Cebola sao só três casos assim de repente que passaram pela liga de clubes e nao vejo qualquer ligação a qualquer clube nortenho!

Mitico disse...

Pirata

Quanto a essa capa do Record falta aí muita gente... com ligações ao sporting também!!!

Por falar nisso...

Já se sabe do dinheiro da transferencia do JVP?

E os outros 5milhoes de € que Carlos Freitas nao sabe onde estao?

Picareto disse...

"PS:.Fala-se muito de 1974 como o inicio da hegemonia portista mas, feitas as contas, até entrar em vigor esta aberração... porto e benfica conquistaram exactamente o mesmo número de títulos, entre 1974 e 1994! Parece-me que o tal 25 de Abril que tanta se apregoa começou em 1994..."

By Tony "El Pirata, Lampard dos comentários" Migalhas

Caro El Pirata Lampard dos Comentários Migalhas,

...o FCP realmente entre 74 e 94 ganhou tantos campeonatos como o benfica, coisa que nunca tinha acontecido antes de 74. Com o 25 de Abril deixou-se de ganhar por decreto e os clubes sulistas foram obrigados a ter de jogar futebol para ganhar, o que levou com que o FCP aos poucos fosse melhorando "step by step".

Faz antes as contas assim:

Titulos entre 1900 e 1974
Titulos entre 1974 2008

É fazer as contas!

Mitico disse...

Os membros da Administração da SAD do Boavista vão hoje apresentar a renúncia aos cargos em bloco, revelou o presidente da sociedade "axadrezada", nona classificada da Liga.

Segundo Álvaro Braga Júnior, os administradores Manuel Barbosa e Adelina Trindade Guedes vão acompanhá-lo na renúncia, que tem como fundamento "razões de ética e dignidade para com os jogadores e restantes elementos do departamento de futebol", que continuam com salários em atraso.

O presidente do clube, Joaquim Teixeira, que nos últimos dias esteve ausente alegadamente por razões médicas, ainda não tinha sido oficialmente informado da decisão tomada pelos administradores da SAD quando Álvaro Braga Júnior a comunicou aos jornalistas.

O pedido de renúncia será ainda hoje formalizado junto dos presidentes da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal da SAD, mas os administradores vão continuar em funções até ao final de Junho, de acordo com o previsto no Código das Sociedades Anónimas.

O Boavista, que domingo visita o segundo classificado Sporting na 30ª e última jornada da Liga, vive uma grave crise financeira e devia ter pago até segunda-feira os salários em atraso aos futebolistas, mas a regularização dos ordenados acabou por ser adiada para hoje, devido à folga do plantel, e voltou a não acontecer.

Em causa estão os salários de Março e 60 por cento dos vencimentos de Dezembro, mas em 08 de Maio, quinta-feira, vencem os ordenados relativos ao mês de Abril.

Em meados de Abril, os jogadores chegaram a ameaçar fazer greve ao jogo em casa com o Nacional, intenção que não chegou a concretizar-se depois de um acordo entre o plantel e responsáveis do clube.

O acordo foi estabelecido na véspera do jogo, numa reunião em que esteve presente o presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Joaquim Evangelista, e teve como base o compromisso de que um primeiro mês de salários em atraso seria pago de imediato, o que aconteceu, e os restantes seriam liquidados até 05 de Maio.

Com um passivo em redor dos 100 milhões de euros, nos dias anteriores o Boavista vivera na expectativa de receber uma injecção de quase 40 milhões de euros, mas o alegado investidor Sérgio Silva revelou-se um logro e acabou por ser constituído arguido por suspeitas de tentativa de burla e falsificação de documentos.

Fonte: Sapo desporto

Peyroteo disse...

A mudança começou com Pedroto e a chegada de PC ao dep. futebol.

Depois foi uma questão de ir engordando o polvo.

Ainda assim, apesar de enfraquecido, o SLB ainda tem muito poder obscuro, tendo-o tomado completamente em 2004/2005, no ano em que o POLVO parou com o inicio do Apito Dourado.

Peyroteo disse...

Grande árbitro foi o Inácio Luís, mais um que se dizia Leão como o Garrido e o Vítor Pereira.

Roubou o Sporting com o Benfica dando o título ao SLB em bandeja de cristal.

Devia ter uma estátua ao lado do Eusébio.

Picareto disse...

SCOLARI CABR** HUGO VIANA NA SELECÇÂO!

OAutor disse...

lol

El Pirata disse...

Kautico, o Madail trabalha para quem o mantem no poleiro, ou alguma vez o viste a levantar a voz e a fazer valer a sua posiçao de liderança do maior organismo do futebol nacional? Organismo esse que está protegido pela Fifa e a Uefa, ou seja, o Madail, se fosse independente, como o cargo levaria a crer, há muito que deveria ser mais do que uma figura decorativa! A unica atitude com tomates que tomou enquanto presidente foi escolher o Scolari e, mesmo essa, só a tomou apos aceitar como um corno manso os patifes que o PC escolheu pro cargo, de Artur Jorge a Oliveira, dois coveiros que esbanjaram o talento de uma geraçao! Uma atitude automona e independente, de quem em teoria é o patrao do futebol portugues! É, isso sim, um fantoche!

El Pirata disse...

Quanto à tua teoria de que as associçoes com maior numero de praticantes e clubes tem direito a mais votos, nada mais errado. Ou melhor, está correcto o que tu dizes, é assim que as associaçoes de porto e braga comandam, mas da mesma forma entao o benfica, com os seus 6 milhoes, deveria igualmente ter mais votos na liga. Ou outra treta qualquer.

O que eu quero nao é mais brasa na minha sardinha. Se tem de ficar semi crua para que todas possam assar um pouco, que assim seja. Eu sou pela isençao, imparcialidade e honestidade! Depositar em 2 associaçoes uma posiçao de controlo sobre arbitros e disciplina, num país de corruptos como se tem lido e ouvido nos ultimos dias, é de uma estupidez atroz! Claro que agrada a adeptos que veem o seu clube vencer a todo e qualquer custo, mas nao agrada aos restantes. Pelo menos nao a mim. Houve adeptos benfiquistas que assumiram nao querer festejar um titulo como o de 2005... alguma vez um portista assumirá tal posiçao? Não, é tudo serio, honesto, dedicado e real! Uma verdadeira matrix de ilusoes a mente dos portistas...

El Pirata disse...

mitico, parece-me que es daquele tipo de pessoas que perante uma chacina pergunta: e quem matou o cao? Que interessa isso, que interessa o mourao, o coirao ou o cagao? Olha pros teus passaroes e muda de clube, ainda vais a tempo!

El Pirata disse...

picareto, eu tenho pena de nao haver admnistradores benfiquistas aqui no blog. Mas tenho mesmo pena. É que assim passo por anti portista quando, na verdade, sou anti qualquer coisa que nao esteja pintada de verde com um leao como simbolo.

Sendo assim tenho que insistir nas teses anti portistas. E é uma pena, tinha tanto para dizer do benfica, mas assim tem mais piada.

Entao o porto nao foi aquele clube, unico ate hoje, que levou a um aumento da competiçao, ja com a prova prestes a iniciar-se, somente pelo facto de nao se ter qualificado?

Nao foi assim em 1940? Numa altura em que se apuravam os clubes para a prova, se nao me engano 10 no total, vindos das suas provas regionais? Nao era verdade que do porto participariam dois clubes, que seriam boavista e academico do porto? Que o FCP, entao campeao nacional em titulo (ui, ui, afinal parece que ja existiam titulos, ui, ui, cala-te boca...) foi repescado à ultima da hora, porque tao ilustre participante nao poderia ficar de fora, levando com isso a que o campeonato passasse de 10 pra 12 clubes?

Ja viste isso suceder em mais algum lado? Em plena era salazarista? E, sorte do caraças, quem é que se sagrou bi campeao?

Calam-se la com a choradeira, arranjem mas é um biberao! nao ganharam mais pq nao tinham qualidade nem competencia para mais! Ate Bela Gutmann deixaram fugir pro benfica! Mas este vai ser um ponto que vou insistir nestes proximos meses, ate se iniciar o proximo campeonato: a incompetencia portista ate 1977! E, o sucesso imediato, qual sopa knorr! A barraca vai abanar, meus caros adeptos de fruta, rebuçados, meias de leite e notas de quinhentinhos!

El Pirata disse...

Oh Picareto, eu aprecio o H.Viana tanto ou mais do que tu, mas ele tem jogado, nem que seja nos treinos? Vi o Real Madrid em Osasuna e nao dei pela presença dele, mas posso estar enganado.

Quem nao deve ir, custe o que custar, mesmo que se leve 6 defesas centrais para serem posteriormente adaptados a pontas de lança, sao a Amelia e o Postiga. E o Makukula so vai para que os 6 milhoes vejam uma cara conhecida em campo. Sim, porque o Quim so mesmo para ir a correr chamar os suplentes para entrar

El Pirata disse...

Por falar em Real Madrid logo vamos ter tourada. Sao 11 touros da ganadaria de barcelona, promete a faena, a ver se o Raul merece uma orelha, eu cá aposto que sim!

Mitico disse...

Pirata

Apenas te dei exemplos de pessoas da Liga que nao tem ligações a nenhum clube do norte.

O que tu queres sei eu!!! :)

PC a mandar na federação portuguesa de futebol????

Este homem tá em todo o lado!!!!

Culpados foram todos aqueles palhaços de saltilho até 1996... os jogadores que eram convocados renegavam a selecção e aquilo era uma barafunda de vergonha €€€€€!!!

E o presidente da federação nessa altura nao se candidatou ao FC PORTO pois nao? A que clube foi?

Por uma vez na vida pirata...

Deixa Pinto da Costa de fora!

Abraço a todos