Redes Social

segunda-feira, 12 de maio de 2008

O apito final de Rui Costa!!!!



Parece que foi assim…
"A meio da tarde, uma novidade: Hermínio Loureiro almoçara com Luís Filipe Vieira, certamente para tratar do estado alarmante do futebol português. Nem uma nem outra peça tinham fundamento, embora a segunda partisse de um encontro, tão verdadeiro quanto casual, entre Vieira e Loureiro no Hotel Ritz, em Lisboa.Na Liga, não houve nem pedidos à polícia nem ameaças de adeptos, soube O JOGO, e do Comando da PSP veio a mesma garantia: nunca por lá tinham ouvido falar do episódio, pelo que nem à revelia dos supostos protegidos existe a suposta protecção.A presença das câmaras de televisão irritou Vieira, o que acabou por levar o director do hotel a pedir as gravações aos jornalistas e a solicitar-lhes que abandonassem o edifício. Já à porta, um indivíduo que acompanhava o presidente do benfica terá empurrado o repórter de imagem da RTP, de acordo com as declarações de João Botas, o jornalista que o acompanhava. Na sequência desse primeiro incidente, Luís Filipe Vieira teria agarrado no microfone da RTP para o colocar no interior do seu automóvel, antes de o atirar para o chão. O caso foi menorizado pelo benfica, que negou ter havido qualquer incidente, afirmando apenas que os jornalistas foram convidados a sair pela direcção do hotel e acompanhados pela segurança da casa…"

Desculpem, enganei-me …

Rui Costa

Foi campeão do mundo em Lisboa em 1991, numa noite mágica para Portugal. Depois de ser emprestado ao Fafe, venceu uma Taça de Portugal - em 93 - e o titulo de campeão nacional - 93/94.
O 10 jogou sete épocas na Fiorentina onde venceu duas Taças de Itália. Foi colega de Batistuta na Fiorentina e quando se falava da possível saída do argentino para outro clube este afirmou:" Para onde eu for o Rui vai comigo". Muitas foram as vezes em que se falou da sua saída, mas Rui Costa manteve-se até a entrada em falência do clube de Florença.



Concretizou-se então a transferência para o AC Milan, de novo sobre nova quantia milionária, cerca de 35 milhões de euros. Rui Costa esteve cinco temporadas no AC Milan onde no total conquistou 1 Taça de Itália, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça de Itália, 1 Campeonato e 1 Supertaça Europeia.

Até aqui… tudo rosinhas, perdão, papoilas saltitantes…

No dia 25 de Maio de 2006 foi apresentado como novo jogador do benfica. A transferência foi a custo zero (rir muito!??!!!) e só foi possível porque Rui Costa e AC Milan rescindiram o acordo que os ligava por mais uma época. Dizem que a sua presença parece ter criado más relações entre alguns jogadores encarnados iniciando assim a destruição do balneário…

Mas que balneário?

O do benfica ou o do Boavista?

No regresso a Portugal, o seu benfiquismo foi colocado em causa por Joe Berardo, um agora amigo do presidente e investidor do clube.

Acabou hoje dia 11 de Maio a sua carreira saindo bem com ele próprio e de consciência limpa. O que o camisola 10 não esperaria era uma temporada tão penosa. E muito por culpa dos resultados caseiros: nas 15 partidas disputadas na Luz, o clube que representou venceu sete, empatou seis e perdeu duas, números muito pobres para um candidato ao título… O 10 que tantas alegrias deu a Portugal, pendurou as botas para seguir a carreira de administrador da SAD.
Passará para trás da secretária e vai estar no mesmo gabinete onde esteve … José Veiga!!!!

Teremos, na próxima época, apitos finais como os de 2004/2005?

Vai uma aposta????


Fontes: Abola, Ojogo, BetClick, FPF

35 comentários:

Peyroteo disse...

O produto de Marketing "Rui Costa" lá arrumou as botas, na 2ª festa da época: a 1ª tinha sido a comemoração aos beijos e abraços por um empate conquistado em Alvalade de "mão dada" com o amigo Paraty.

Rui Costa, jovem e ainda suplente, ganhou 1 taça e 1 campeonato pelo Benfica.
Rumou a Itália para uma equipa de 2º plano a Fiorentina, onde não era a estrela contrariamente ao que aqui em Portugal se quis fazer querer; pois a Estrela foi sempre Batistuta.
Rui Costa foi apenas um bom jogador, destacando-se pela sua qualidade de passe.
Já na fase descendente ruma ao AC Milan, esse sim um gigante!
Teve sempre um papel secundário, passando a vida a aquecer o banco. Com a chegada de Káka então só servia para lhe aquecer o banco ou entrar naquela substituição típica nos descontos para ganhar tempo.

Ao mesmo tempo, a nível de selecções viveu sempre na sombra de Luís Figo e antes até na de João Vieira Pinto ou mesmo Paulo Sousa!

A verdade é que só quando JVP deixou o SLB, rumando ao Sporting (Para ser feliz) é que a "nação" benfiquista começou a arrotar constantemente por Rui Costa, isto, Rui Costa aquilo!

Após muitas promessas, regressa finalmente ao seu benfica só quando o enxotaram de Milão, quando já não tinha força para ir chamar os jogadores que estavam a aquecer! Á boa maneira Italiana, fizeram-lhe as cínicas homenagens e agradecimentos, livrando-se de mais um elevado ordenado.

Aparece então no Benfica para fazer uma perninha durante 2 épocas, já com a garantia que passaria a dirigente.
Ainda assim foi dos melhores. Não em 2006/2007 (Havia Simão), mas sim este ano, onde conseguiu ser o melhor em campo (nas primeiras partes).

Foram duas épocas recheadas de "sucessos"!
Em 2006/2007 conseguem um 3º lugar que os havia de levar à LC.
Títulos ZÉRO (0).
Em 2007/2008 ZÉRO (0) outra vez!
Acabando o campeonato de gatas com um 4º lugar, depois de esbanjarem Milhões, ficando mesmo atrás de uma equipa que veio da 2ª divisão.
Semanas depois de terem apanhado 5 (Cinco) em Alvalade e de virem felizes por não terem sido goleados no Dragão (foram só 2-0).

Rui Costa foi um bom praticante de futebol como muitos outros, mas que expremido, expremido acaba por levar para casa muito poucos títulos e isso sim, uma boa imprensa (que sempre teve).

Uns ganham títulos, outros ganham os títulos dos jornais; e desses o Rui tem uma boa colecção.

Peyroteo disse...

E o cartão amarelo pelo facto demorar mais de 2 minutos a sair do campo no jogo de hoje?
Jorge de Sousa foi amigo!
Imaginem se fosse o Batta!

El Pirata disse...

ppa, é nestas coisas que eu me distingo, com orgulho, da maioria aqui do blog. Eu sei dar valor aos meus adversários, aos poucos que realmente se distinguem pelo talento. Nao a Paulinhos Santos e Secretarios, duas aberraçoes!

Rui Costa faz parte de uma geraçao de jogadores, a primeira, que vi nascer, crescer e morrer. Ja so faltam, se nao me engano, Fernando Couto e Luis Figo, os dois maiores expoentes quanto a carreira internacional. Rui Costa passou a ser o menino de ouro encarnado porque fugiu a tempo da crise lampiã! A memória é curta mas convem recorda-la! O verdadeiro lampiao que deveria ter sido, ha muito, homenageado, foi Joao Vieira Pinto. Mas a ingratidao da mouraria é gritante. Se nao fosse este minorca (assim como paraty e sus muchachos em 2005) e o ultimo titulo benfiquista datava do tempo dos saudosos cesar brito e eriksson, nao o actual, acomodado e que limpa o rabo a notas de 20 euros, mas o de 1991, jovem, actualizado e ambicioso!

Foi, pois, em 1994, o craque JVP e nao o suplente Rui Costa, que entrou na historia no famoso 3-6 em Alvalade. Provavelmente nao o teria feito se o cabrao do Carlos Valente nao tivesse, uma semana antes, expulso o seu marcador directo, Emilio Peixe, nas Antas! Bem como Vujacic e Juskowiack! Mas isso sao contas de outro rosario!

O que fica é que Rui Costa abandonou o barco na primeira oportunidade que teve, o grande erro de JVP. Se tambem o tivesse feito ainda hoje era o D.Sebastiao, mas como ficou e passou a ser o JVP e mais 10 cepos (descontando o PreudHomme que nao tinha culpa no que se meteu, coitado do belga...) acabou escorraçado pelo Vale e Azevedo e assobiado pra eternidade pelos comedores de courato de fraca memoria!

Parabens pois ao Rui Costa, risota geral para a comunidade lampiã, de memoria curta! Se querem homenagear, homenageiem mas com honestidade intelectual! Se o Rui Costa fosse assim tao lampiao aos 22 anos nao teria fugido para um clube da segunda linha de italia! O que ele quis foi ter acesso à arvore dos patacos, ainda para mais sentindo inveja do JVP, o menino querido e o que mais mamava nas tetas do benfica! Alias, as birras de Rui Costa na Coreia em 2002, reclamando com o morcao do Oliveirinha por ser suplente do JVP ainda me estao bem frescas na memoria!

Os homens mudam, basta ver o arrogante do Baia que afrouxou depois de levantar a crista pro Mourinho, logo no inicio da sua estadia no Porto! Mas a memoria nao é curta. E nao estou a diminuir a carreira de Rui Costa, longe do brilhantismo de Luis Figo, mas ainda assim no top 3 dos portugueses da sua geraçao. A minha critica vai para os adeptos lampioes, saudosos do D.Sebastiao, pensando talvez que com Rui Costa o que sucedeu pós 1994 nao teria acontecido! Errado! Se nem o Sporting com Figo venceu, nao tenhais duvidas, a corrupçao do PC comeu tudo e comeria tudo na mesma. Faltou de 1995 em diante, nao um Rui Costa, mas uma Maria Jose Morgado! Aí sim é que veríamos um penta de treta e de chafurdanço ir pela retrete abaixo!

El Pirata disse...

numa coisa o ppa tem total razao: Rui Costa tem boa imprensa! Merece-a num aspecto: como pessoa sempre demonstrou respeito por todos, pelo menos nao temos informaçoes off-record. Ninguem me tira da cabeça a inveja que tinha de JVP em 1994 e em 2002, mas fico-me por aqui. Vamos a ver se a boa imprensa que sempre teve se manterá agora que passa para dirigente.


O caso Batta ninguem esquece, assim como ninguem esquece que o jogador que poderia ter mexido o rabo mais depressa, sem ser tao ingenuo e inocente (quem se recorda do jogo sabe perfeitamente que o arbitro estava contra Portugal, sempre à espera de uma oportunidade para nos lixar, Rui Costa foi um menino!) e teríamos ido ao Mundial 98, o mundial de uma geraçao de emigrantes na França, que bem o mereciam. Por outro lado, com um demente como Artur Jorge ao comando, íamos para la assar chouriços. Mas, paciencia, ao menos tinhamos ido! É que, nos dias que correm, a Scolari exige-se titulos! Noutros tempos, dos compadrios e das escolhas de seleccionadores em determinadas vivendas famosas da Madalena... só nao escolheram para seleccionador o Gervásio da reciclagem porque nao lhes deram tempo para isso! Mais uma vez, é por nao ter memoria curta, que digo: Bravo Scolari! Um 2º e um 4º lugares em duas competiçoes, com o refugo de uma geraçao (brilhante em campo mas sem acompanhamento tecnico adequado) é obra!

Mitico disse...

Pirata

Quando o Jardel foi para o Sporting voces foram campeões!
Nao venhas com essas tretas que nao consegues.

(o que custa é que o Porto é o unico penta campeao e passamos o vosso tetra...houve alguem que investigou a forma como o sporting o conseguiu? eheh tao simples o futebol)


Quanto ao post, ontem perdeu-se o ultimo jogador do famoso 3º anel do verdadeiro estádio da luz!

Irra rrrrrrrr so pensar naquele estádio... rrrrrr ....

Continuemos

Que bonita que foi a festa!

Quando se vê um clube, eternamente candidato ao titulo, a ficar em 4º lugar, e o estadio transborda de alegria e festeja a saída do Rui Costa nada mais há a dizer!

Força nisso! :)

Mitico disse...

Bora recordar velhos tempos e fazer aqui uma poesia para animar o pessoal :)

Foi principe de Florença
Abandonou os relvados
É o choro na renascença
Foram maus os resultados

Quase que partia o balneario
Mas nada veio no relatório
D. Rui Sebastião lendário
Ao menino tudo é abonatório

O Costa lá deu a medalha
Ao grande rui lampião
Também estava o metralha
É mesmo um grande mamão

Controla tudo no futebol
Com joguinhos de mentiras
Agora toma um paracetamol
Do 4º lugar já nao o tiras

O jogo tradicional da Zefa
É para os parolos da aldeia
Queres vais agora ah taça uefa
Da champions ficou apenas a ideia

O sporting lá fez o seu tri
Mas t€m a corda no p€scoço
Está muito feliz pelo paraty
A do Luisão foi mesmo de moço

Ao Guimaraes do Cajuda
Parabens pre eliminatória
Atenção que ninguem se iluda
Mas lutem pelo nome Vitória

E por agora chega :)

Abraço a todos

El Pirata disse...

Mitico, eu nao entendo mas respeito que gostes de ganhar, de festejar, nao olhando a meios. Festeja o teu tri que eu festejo o meu!

El Pirata disse...

Vamos agora falar do campeonato ingles. Ontem nem uma imagem da falta que levou o Manchester marcar o 1-0, golo fundamental para o titulo. Pelo que li entretanto pouco ou nada se fala do jogo a nao ser dos festejos, mas ja se escapou para fora que Rio Ferdinand cometeu um penalti nao assinalado e que Paul Scholes deveria ter visto o segundo amarelo.

Ou seja, onde estao os chelsistas? Os mourinhistas? Acho uma piadao, há uns tempos quem nao era pelo chelsea era anti portugues e um ressabiado de merda, mas agora já nao se pode ser do chelsea? Que bela intoxicaçao da opiniao publica aqui vai! E esqueçam o golo do Bolton porque esse ja foi obtido nos descontos e quando os jogadores blues estavam completamente conformados. Será que, pelo facto de ser Avram Grant o treinador, se branqueou a situaçao em Portugal? É que, na epoca passada, o mesmo Man United festejou mas houve por cá muitas bocas de favorecimentos! Nada que se compare com o que sucedeu ontem, ao que se ouve na surdina!

Benfas disse...

Foi aprovada, por unanimidade, a atribuição da medalha de ouro da cidade de Lisboa a Rui Costa, jogador do Benfica, que termina a sua carreira como futebolista no final desta temporada. A proposta passou na Câmara e foi subscrita pelo seu presidente, António Costa, que considera o médio «uma das maiores figuras do futebol português das últimas décadas».

Segundo a deliberação da autarquia, «a Câmara Municipal de Lisboa não deve alhear-se do momento assinalável que constitui o encerramento da carreira deste grande futebolista português. Além da excelência da sua carreira de jogador profissional, Rui Manuel César Costa deu sempre mostras de um assinalável fair play, reconhecido por todos os intervenientes do fenómeno futebolístico, incluindo adversários desportivos, tornando-se um bom exemplo para todos os jovens desportistas.»

Rui Costa conquistou um campeonato do Mundo ao serviço da selecção nacional de sub-20, um campeonato nacional de Portugal, uma Taça de Portugal, um campeonato italiano, três Taças de Itália, uma Supertaça de Itália, uma Supertaça Europeia e uma Liga dos Campeões, durante a sua passagem pelo Benfica, AC Milan e Fiorentina. Retirou-se da Selecção Nacional após o Euro-2004, com 94 internacionalizações e 26 golos.

Benfas disse...

No comment:

«Sabemos que não deixarás o mundo do futebol e que o mundo do futebol ainda poderá contar com uma grandíssima pessoa, um campeão que tivemos a honra de conhecer e com quem convivemos por cinco maravilhosos anos. Aqui, transformaste-te num de nós, um membro da grande família rossonera.»

Benfas disse...

Camacho : “ Rui Costa é o melhor jogador que já treinei na minha carreira ”

Benfas disse...

Pirata quando não sabes o que dizes é melhor estares calado…quanto à ida do RUI COSTA para a Fiorentina, se soubesses o que se passou não dizias tanto dispara-te, até o Benfiquista do Figo o disse…como estás atento ao que ele diz deverias saber…o Rui costa saiu para a Fiorentina, numa atitude que caracteriza os homens de carácter, e uma daquelas que o tornaram no homem e no jogador impar que é. O Rui costa saiu para a Fiorentina porque era a proposta que melhor servia os interesses do Benfica, pois o Benfica atravessava problemas financeiros, e ele numa atitude sem precedentes no futebol mundial, preteriu um clube que lhe daria outra projecção mundial como era o Barcelona, em favor da Fiorentina que dava mais dinheiro pela transferência…por isso o figo disse em entrevista que o Benfica lhe devia tudo, por isso mesmo, por ele por os interesses do clube à frente dos dele…e nisso os Benfiquistas honraram o homem, pois ele é e sempre será o jogador mais amado dos Benfiquistas. Porque se o RUI COSTA não teve uma carreira ainda mais brilhante, essa mesma carreira foi engrandecida pelo carinho dos adeptos por onde ele passou, pelo homem que foi e sempre será, e por muito que vos doa(não entendo o ressabiamento) ele teve uma carreira brilhante. Esse grande senhor do futebol mundial chamado Cruyff, aquando do apuramento de Portugal para o euro, no jogo contra a uma das Irlandas com o golo de chapéu do Rui Costa, numa entrevista, perguntaram-lhe o que tinha achado do golo que deu o apuramento a Portugal, e ele disse que não tinha visto o golo mas tinham-lhe comentado sobre esse mesmo golo, e que ele disse logo foi o RUI COSTA que marcou o golo, e ao lhe confirmarem respondeu que só poderia ter sido, e que para ele, o Rui costa era o jogador que lhe fazia lembrar a maneira como ele próprio jogava, era o jogador que até então tinha visto jogar com o estilo mais parecido com o dele, e que uma das tristezas que tinha era não o ter conseguido contratar, mas que não tinha perdido as esperanças, Cruyff é simplesmente considerado um dos quatro melhores jogadores da História deste grande Desporto a par de Péle, Maradona e Di stefano.
Rui costa teve uma carreira Brilhante que muitos jogadores gostariam de ter tido, não tendo jogado muitos anos no Benfica, antes da sua carreira em Itália, já era o menino querido dos Benfiquistas pelo futebol que mostrava, e teve o privilégio de sair para o estrangeiro como Campeão Nacional pelo clube que ama, tendo ganho a taça de Portugal no ano anterior. Saiu para Itália mais propriamente para a Fiorentina, equipa essa acabada de subir à serie A Italiana, onde se desponta apenas Batistuta um grande avançado que o futebol mundial teve o privilégio de ter, e dos poucos jogadores que pode ombrear com RUI COSTA no que toca ás qualidades humanas. Clube pelo qual ganhou estatuto de ídolo, aclamado como princepe de Florença. Sem nunca poder contar com uma equipa que luta-se pelo scudeto, RUI COSTA e Batistuta, conseguiram duas taças de Itália e uma super taça para a Fiorentina e grandes prestações no campeonato acabando sempre bem classificados, razão pela qual na sua despedida de Florença ter sido grandiosamente aclamado, onde ainda hoje continua no coração desses mesmos adeptos. Por esse mesmo clube foi considerado duas vezes o melhor 10 a actuar na série A Italiana, quando jogava na Juventos apenas e só Zidane. A sua segunda etapa em Itália, passou-se em Milão, onde foi recebido com grande entusiasmo pelo que já tinha mostrado nos relvados italianos, onde teve a oportunidade de ganhar a Liga dos Campeões em 2003. Sagrou-se também campeão italiano em 2004, época atribulada de lesões que fez com que perde-se algum fulgor e que culminou com a ascensão de Kaká na formação milanesa, caiu para o banco, deixando de jogar regularmente fazendo com que nunca mais conseguisse chegar a níveis físicos que lhe permitissem ilustrar toda a sua classe, mas teve papel fundamental na integração do brasileiro na equipa, ajudando sempre que era chamado, mostrando o grande profissional que foi nunca pondo problemas apenas ajudando. Por tudo isto também conquistou os adeptos, dirigentes e companheiros, onde também ainda é hoje aclamado e acarinhado, como se pôde observar na calorosa recepção dos adeptos rossonieri, aquando da partida da Liga dos campeões. Regressado à equipa que tanto ama na época passada, para acabar a carreira, não para se arrastar pelos relvados como muitos profetizavam, nem para ser salvador com muitos tantos proclamavam, mas por desejo e por ainda acreditar poder ajudar o clube. Mas voltou a ter pouca sorte com as lesões, razão pela qual fez uma época á quem do esperado, prolongando a carreira por mais uma época. Época essa que se mostrou brilhante para um jogador de 36 anos, mostrando que a sua relegação para o banco no Milão foi um erro, e brindando os seus adeptos com belíssimas actuações, numa época de má memória, onde uma vez mais mostrou todo o seu profissionalismo, dando tudo e mais alguma coisa pelo Benfica, sendo a verdadeira personificação da alma Benfiquista em campo. Acabou a carreira como mais queria, junto da nação Benfiquista no seu estádio e no seu País, e da melhor forma que um profissional do desporto pode querer, na plenitude das suas capacidades e a jogar ao mais alto nível. Teve por isso uma despedida como eu nunca vi em Portugal, á medida do jogador e do homem que é, e que a nação Benfiquista lhe devia e não esqueceu dignificar.
Mas esta brilhante carreira, foi também engrandecida com o seu percurso na selecção nacional, onde foi uma das maiores figuras de geração de ouro, que começou com o campeonato do mundo de 91, e continuou com fases finais de campeonatos da Europa, que ajudou a engrandecer o nosso futebol, e a criar as bases do futebol que hoje temos, graças aos jogadores que cresceram a sonhar ser como ele.

Por tudo isto Obrigado RUI COSTA

Benfas disse...

E tu és um como tantos outros RUI...!!!

Portugal sempre se caracterizou por um País de invejosos...e eles estão aqui exprimindo-se ao mais alto nivel.

PS: És o nosso Campeão

Peyroteo disse...

Campeão do 4º Lugar!

Parabéns conseguiu com Paratys e companhia ficar à frente do Setúbal e do Beleneses.

Benfas disse...

Caro Rui,
tutta la famiglia della Fiorentina ti abbraccia nella sera del tuo addio al campo di
gioco. Tu hai regalato a Firenze emozioni uniche e noi né abbiamo ricevuto l’eredità. La
maglia numero 10 ha per noi un significato particolare al quale con la tua serietà e la
tua professionalità hai contribuito in maniera indelebile.
Siamo sicuri che il tuo futuro ti regalerà comunque tante soddisfazioni in coerenza
con quella che è stata la tua carriera fino ad ora.
Grazie per quello che hai dato a Firenze e un augurio sincero ad uno dei più grandi
campioni della nostra storia.
ACF FIORENTINA

Benfas disse...

Ciao Immenso Rui,
Sono uno dei tanti (migliaia) tifosi che il 13 Luglio 2001 con le lacrime agli occhi ti hanno salutato.
Non ti ho, ma forse è più corretto dire non ti abbiamo, mai dimenticato, sei stato un grandissimo giocatore e sei un grandissimo uomo.
Onore a Te Grande del calcio mondiale e grazie di averci onorato a Firenze con la tua presenza e la tua classe immensa.
Sicuramente con la Tua ultima partita il calcio perde uno dei pochi Uomini degni di essere ricordati.
Vivi felice ed ogni tanto pensa a noi tifosi fiorentini che non ti dimenticheremo mai vieni, se vuoi, a trovarci il FRANCHI ti aspetta.
Ciao grande MAAANUEL MAAANUEL
RUICOSTA RUICOSTA,
MAAANUEL MAAANUEL
RUICOSTA RUICOSTA.

Fabrizio Ghelli tifoso Viola da Buggiano (Pistoia) Italia

Benfas disse...

Grazie Maestro,
sei uno degli esempi più belli di come deve essere un Campione con la “C “maiuscola. Non importano i titoli che si vincono ma i ricordi che si lasciano. Nei cuori di noi tifosi rossoneri ne hai lasciati tanti e indelebili che porteremo sempre con noi. Che la vita futura ti possa regalare tutte le gioie che tu hai regalato a tutti i tifosi delle squadre in cui hai giocato. Un applauso che duri in eterno.

Max da Milano.

Benfas disse...

Ti abbiamo amato come uno di noi e quando sei stato costretto a lasciarci è stato il giorno più triste della nostra vita.
Tutta Firenze ti ricorderà per sempre.
OBRIGADO RUI 10

Donatella

Benfas disse...

Caro Rui
da tifoso del Milan ricordo la gioia della notizia del tuo acquisto, gli innumerevoli assist con i quali hai innescato Pippo e tutti gli altri, ti ricordo a Manchester, con la Coppa in mano, che scherzosamente fingevi di tirare ai tifosi.
Grazie alla mia fidanzata di Lisbona, da due anni seguo il Benfica, e mi sono emozionato nel vedere il tuo ritorno (e il mio "esordio") al Da Luz contro il Bordeaux, l'abbraccio a Maldini e oggi il tuo saluto al calcio giocato.
E sarei molto contento di vedere che il primo successo da dirigente l'hai colto proprio in quella Manchester che resterà nella nostra memoria.
In bocca al lupo per tutto,
Força Benfica, Forza Milan!
Enrico

Benfas disse...

Ciao Rui non sai quanto ci sei mancato e ci manchi anche ora... complimenti per la tua carriera, resterai per sempre nel cuore di firenze!!!!
un bacio viola
ps
Vieni a trovarci il Franchi ti aspetta!!!

Benfas disse...

Grazie per molte ricordi.
Non potresti mai immaginare,quando felucita' hai portato nella mia vita.
Grazie,Grazie mille!!

Noriko

Benfas disse...

Caro Rui,

la classe che ti ha accompagnato in tutta la tua carriera, e che noi abbiamo avuto il privilegio di toccare, fanno di te un uomo eccezionale.

Nessuno ti ha mai fischiato in campo, e questo è un sintomo.

Ciao
Danilo, tifoso rossonero e da due anni anche del Benfica

Benfas disse...

Ciao rui!!!!Sono un grandissimo tifoso del milan e di chi ama il calcio come te!!!!
Questa sarà la tua ultima partita nel campo,però non lo sarà nei nostri cuori per quello che hai fatto nel milan e non solo!!!!
Ti saluto e ti auguro tanta e tanta felicità.
Ciao rui!!!!!Grande numero 10!!!!

Italo da Cavaria(VA) Italia

Benfas disse...

Caro Rui,
sei stato meraviglioso quei 5 anni giocati nel AC Milan, noi rossoneri non lo dimenticheremo mai, immenso uomo e incredibile genio di calcio.
Un abbraccio immenso e buona fortuna!

Marco - Itália

Benfas disse...

Caro rui,
mi chiamo lorenzo, sono un tifoso del milan, ma soprattutto un tifoso dei numeri 10 come te! Volevo ringraziarti per quello che hai dato al calcio, alla nostra serie A ma soprattutto a noi tifosi milanisti, ricordando la magica notte di Manchester!!! Grazie o rei!!

Lorenzo - Itália

Benfas disse...

E tu és um como tantos outros RUI...!!!

Portugal sempre se caracterizou por um País de invejosos...e eles estão aqui exprimindo-se ao mais alto nivel.

PS: És o nosso Campeão

Benfas disse...

Rui na selecção

» Primeiro jogo: Suíça 1-1 Portugal 31/03/1993
» Primeiro golo: Portugal 4-0 Malta 19/06/1993
» Último golo: Portugal 2-2 Inglaterra 25/06/2004
» Último jogo: Portugal 0-1 Grécia 04/07/2004

Selecção Juniores/Sub-20
15 jogos
1 golo

Selecção Esperanças
19 jogos
7 golo

Selecção A
94 jogos
26 golos



» Campeão do Mundo Sub-20
» Finalista vencido no Euro 2004
» Presença nas fases finais do Euro 1996 (Inglaterra), Euro 2000 (Bélgica/Holanda), Mundial 2002 (Coreia), Euro 2004 (Portugal)

Benfas disse...

«Caro Rui,

Ganhaste lugar na história como um extraordinário jogador mas serás sempre recordado como um ser humano excepcional, que impressionou todos quantos tiveram o prazer de te conhecer, pelo teu carácter genuíno, humilde e leal.

Foste ídolo no Benfica, príncipe em Florença, maestro em Milão e herói da Selecção Nacional. A tua camisola 10 deixou uma grande saudade e nostalgia em todos os profissionais da Federação Portuguesa de Futebol que contigo trabalharam.

Nunca esquecerei, o futebol português nunca esquecerá o “penalty” decisivo na final do Mundial Sub-20, em Lisboa, as exibições nos EURO 96 e 2000, o indescritível golo frente à Inglaterra no EURO 2004, entre tantos e tantos outros momentos de glória da “equipa de todos nós”.

É difícil acreditar que vais deixar de nos encantar com os teus passes geniais e movimentos elegantes mas é fácil perceber que continuarás a ser uma grande referência do futebol português.

Em nome da FPF e dos teus amigos da Selecção Nacional, só me resta agradecer, também pessoalmente, por tudo o que nos deste e desejar-te as maiores felicidades.

Um abraço amigo,
Gilberto Madaíl

Benfas disse...

Estreia
na Liga
Benfica 2-2 Estoril
22-09-1991
Treinador: Sven-Goran Eriksson

Estreia
na Liga Italiana
Génova 1-1 Fiorentina
11-09-1994^
Treinador: Claudio Ranieri

Estreia
na Selecção A
Suíça 1-1 Portugal
31-03-1993
Treinador: Carlos Queiroz

Primeiro golo
no Benfica
Benfica 2-0 Famalicão
10-11-1991

Primeiro golo
na Fiorentina
Fiorentina 4-1 Pádua
23-10-1994

Primeiro golo
no AC Milan
AC Milan 4-0 Borisov
28-09-2001

Primeiro golo
na Selecção A
Portugal 4-0 Malta
19-06-1993

Benfas disse...

1991
Selecção Sub-20
Campeão do Mundo

1992/1993
Benfica
Taça de Portugal

1993/1994
Benfica
Campeonato Nacional

1995/1996
Fiorentina
Taça de Itália

1996
Fiorentina
Supertaça de Itália

2002/2003
AC Milan
Taça de Itália

2002/2003
AC Milan
Liga dos Campeões

2003
AC Milan
Supertaça Europeia

2003/2004
AC Milan
Campeonato de Itália

2004
AC Milan
Supertaça de Itália

Benfas disse...

A carreira de Rui Costa é um hino ao futebol imaginativo, ao conceito romântico deste desporto. O eterno dez servirá de exemplo para os mais novos em histórias que sobreviverão ao tempo. Muito se falará daquele médio imaginativo, com uma passada leve e veloz que, em muitos momentos, obrigava os adversários a encarnarem o papel de “molduras” perante tamanha obra de arte.

O “Maestro” sobreviveu à decadência da figura do número dez clássico, sendo um dos seus últimos representantes. Mas de que serviriam apenas as jogadas, os golos e as atitudes se Rui Costa não tivesse granjeado igualmente fama pelas marcas obtidas e pelos títulos conquistados?

Certamente que sem esta fria e marcante componente, Rui não seria tão lembrado quanto o será no futuro. É que, além da arte, o “Maestro” apresenta um currículo impressionante e que fala por si. Se é hábito dizer-se que os títulos e as estatísticas comandam o sucesso no futebol, então até nesse aspecto Rui tem direito a um lugar na história.

Benfas disse...

Época
Clube
Jogos
(todas as competições)
Golos

1990/1991
Fafe (IIB)
38
6

1991/1992
Benfica
31
4

1992/1993
Benfica
31
4

1993/1994
Benfica
45
10

1994/1995
Fiorentina (Itália)
31
9

1995/1996
Fiorentina (Itália)
34
4

1996/1997
Fiorentina (Itália)
36
2

1997/1998
Fiorentina (Itália)
32
3

1998/1999
Fiorentina (Itália)
31
10

1999/2000
Fiorentina (Itália)
44
6

2000/2001
Fiorentina (Itália)
31
6

2001/2002
AC Milan (Itália)
32
3

2002/2003
AC Milan (Itália)
43
0

2003/2004
AC Milan (Itália)
34
3

2004/2005
AC Milan (Itália)
32
1

2005/2006
AC Milan (Itália)
28
0

2006/2007
Benfica
22
1

2007/2008
Benfica
45
10


Entre 1993 e 2004
Selecção A
94
26

Mitico disse...

Já dizia o nosso grande poeta:

"Oh mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!"

Bem, vou calçar as barbatanas e por os oculos porque quero ir à rua falar com o povo :)

Mitico disse...

GLUP GLUP GLUP

El Pirata disse...

benfas, eu nao acredito que ainda existam Egas Moniz! Como tal, desculpa, mas nao acredito na treta do Rui Costa ir pra Fiorentina por esses motivos! A proposta do clube italiano era melhor? E a proposta de ordenado tambem nao era melhor?

E porque ficou Rui Costa tantos anos em Florença? Teria um coraçao de boi, nom bom sentido, tao grande mas tao grande, que dava para amar o Benfica e ainda sobrava espaço para a Fiorentina? Nã, não acredito nisso, e tu tambem nao. Ficou 7 anos em Florença, os seus melhores anos, porque tinha lá financeiramente tudo o que podia ambicionar. E porque só voltou pro Benfica aos 34 anos? E nao aos 32? Vá lá, aos 33? Que eu saiba dos 32 aos 34 o que fez no Milan foi aquecer o banco com o seu principescamente pago cu! OK, o Kaka é um amor de menino catolico, apostolico e romano, casou virgem com uma virgem... mas sejamos serios: tu acreditas mesmo que o Kaka joga o que joga porque o Rui da Damaia lhe ensinou? Queres tu ver que o Eusebio jogava o que jogava porque um qualquer Estrumbé lá em Moçambique lhe ensinou?

Rui Costa é um simbolo benfiquista, é uma excelente pessoa, gosto de o ver jogar e falar e digo-te, com 100% de sinceridade, que pena tenho ver o Deco sujar aquela camisola 10 da selecçao portuguesa que deveria ser de Rui Costa! Era na final do Euro2008, ao lado de Figo, que Rui Costa se deveria despedir dos portugueses. Mas gente mediocre forçou a sua queda para lançar a coutada brasileira, começaram com o putedo na decada de 80, os guarda costas na decada de 90 e agora especializaram-se em internacionalizar brasucas. Ate se fala em Paulo Assunção...


Resumindo e concluindo: Ao Rui Costa faltou-lhe ter aceite o aliciamento do Sousa Cintra em 1993. Em vez de uma Fiorentina teria seguido as pisadas do mestre Figo. É o que dá seguir o coraçao em vez da razao...