Redes Social

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Taça Uefa 2008: Zenit 2 Rangers 0

E, no fim, ganha a melhor equipa! Ganha o futebol! Perdem os catennacios, perdem os treinadores que querem fazer dos CM's e dos FM's a essência do futebol, robotizando os jogadores, reduzindo a beleza do futebol à táctica!

Este Zenit é a antítese desse objectivo, assim como o seu rival CSKA Moscovo, o futebol praticado na Rússia, sustentado por uma maior abertura aos mercados externos, apostando na qualidade do jogador estrangeiro e não na quantidade (erro crasso do Dynamo Moscovo) tem sido a chave do sucesso. Se o CSKA formou um triunvirato ofensivo baseado na qualidade de Jó, Love e Daniel Carvalho, um trio brasileiro que não necessita de naturalizar-se russo para jogar numa selecção que não a sua de nascença, rodeado de jogadores russos de inegável qualidade como Aldonin e os irmãos Berezounsky, já o Zenit S.Petersburgo apostou em juntar a nata dos jogadores russos, uma espécie de Benfica da década de 60, a base da selecção russa que, dentro de um mês, vai prestar provas no Euro2008. A seguir com atenção, não sou tão optimista quanto o Picareto que aposta neles como futuros campeões europeus, mas podem ser a surpresa da prova. Até pelo factor X que favorece os russos nesta altura do ano.




E qual é esse factor X? O calendário das competições europeias! O mesmo calendário que os prejudica severamente a partir de meados de Novembro, altura em que as suas provas nacionais chegam ao seu término, após desgastantes meses de competição, obrigando as equipas russas que participam nas competições europeias, seja na Champions ou na fase de grupos da Uefa, a competir contra os seus adversários europeus de forma desigual. Alguém está a ver o FCP a jogar dentro de 15 dias o 5º jogo da fase de grupos da Champions e daqui a um mês o último jogo, que pode decidir se segue para os 1/8f da prova, ou para os 16/avos da Uefa ou o fim do ciclo? Nem mais, para os russos a pior fase das competições europeias é precisamente quando os restantes adversários europeus estão perto do seu auge! Sobreviver a esse momento, algo raramente observado, é o objectivo! Depois, como se viu em 2005 pelo CSKA e este ano com o Zenit, o factor vira a seu favor. A eliminatória de Fevereiro ainda é realizada no final da pré-epoca russa, mas saindo vencedora dessa etapa há que encarar com grande respeito qualquer equipa russa que surja nessa altura ainda em competição. Alguém acredita que este Zenit golearia o Bayern por 4-0 em Setembro? Outubro? Novembro? Dezembro? Pois se a passagem da fase de grupos da Uefa foi somente conseguida no último lugar de apuramento... e à rasquinha...



Mas nada como seguir a carreira do Zenit nesta epopeia até à final para observar esta teoria. Começaram por jogar a última pré-eliminatória de acesso à Taça Uefa, sinal que Portugal ainda tem atrás de si, no ranking europeu, mais um País capaz de o ultrapassar. Nessa eliminatória superaram os eslovacos do do Zlaté Moravce, duas vitórias, 5-0 no total dos golos. Seguiu-se o Standard de Liege, equipa belga (quem diria, mais de duas decadas após o seu último titulo acabariam por se sagrar campeões belgas, parabéns ao Michel Preud'Homme!) cilindrada em Moscovo com 3-0, num jogo disputado em finais de Setembro de 2007. A partir daqui confirma-se tudo o que atrás escrevi: nos próximos 5 jogos, disputados entre 4 de Outubro (segunda mao frente aos belgas) e 5 de Dezembro (ultimo jogo da fase de grupos frente ao Everton) a equipa russa somente ganhou um, e frente a uns mediocres gregos do Larissa, bombos da festa do grupo! Ou seja, quando já tinham nas pernas 8 meses de competição e, mesmo perante adversários europeus claramente inferiores ao Bayern Munique, por exemplo, o Zenit não evidenciou qualquer sinal que levasse um apostador a colocar um euro nas suas hipoteses de levantar o troféu!


O que se segue, como se pode ver na tabela acima, é a prova cabal que existe um Zenit de Setembro a Dezembro e um Zenit renascido de Fevereiro a Maio. Que o digam o vice campeão espanhol e o campeão alemão! E afirmo, sem qualquer espécie de dúvidas, este Zenit faria tremer os finalistas da Champions, sobretudo se os deixassem actuar em contra ataque, manobra que executam a roçar a perfeição!

Dos jogadores russos destinados ao sucesso, dois se destacam: Pogrbnyak, o goleador, que falhou a final por ter miolos de canário e Arshavin, o estratega, capaz de finalizar com acerto mas sobretudo dotado de excelente visão de jogo, como ficou provado no golo de Denysov. Um portento que dará que falar, recordando-me Cherbakov. Espero que tenha mais sorte, porque o talento dele merece ser apreciado por todos os que apreciam o futebol.


Estádio City of Manchester
14 Maio 2008


ZENIT: Malafeev; Anyukov, Krizanac, Shirokov e Sirl; Zyrianov, Tymoschuk e Denisov; Fayzulin, Arshavin e Fatih Tekke.
Suplentes: Contofalsky, Radimov, Kim Dong Jin, Dominguez, Ricksen, Ionov e Gorshkov.

RANGERS: N. Alexander; Broadfoot, Weir, Carlos Cuéllar e Papac; Hemdani, Ferguson e Thomson; Whittaker, e Davis Darcheville.
Suplentes: Smith, Boyd, Novo, Adam, McCulloch, Dailly e Faye.

16 comentários:

Mitico disse...

Os meus parabéns ao Zenit.

Pelo seu futebol, pela sua postura ao longo da taça Uefa, pelos seus jogadores...

Enorme! O futebol que esta equipa praticou foi muito melhor do que a sua concorrencia. Adorei a vitoria aos alemaes e gostei do estilo matador com que ontem marcaram o 2º golo. O glasgow rangers é das equipas que gosto de ver perder.

Teremos uma russia forte no Euro?

Pirata, quanto à diferença de calendário dou-te razao -já tava na altura :) - porque lembro-me de ver o CSKA duas vezes no Dragao e "aquilo é que era correr"!

Solução para isso??

Está aberta a discussão.

Abraçoa todos

OAutor disse...

Vi esta final no centro histórico de Braga acompanhado por algumas pessoas e bastantes gatas (elas disseram-me que andavam a fujir de um tal figo, eu disse-lhes para virem para a minha beira, "eu trato desse figo")e foi com muita alegria acompanhei esta vitoria "unica" (para ti mitico) do zenit... mereceram ganhar!!!

Bem apetece-me matar benfiquistas, mas apetece-me mesmo!!!! filhos da put@!!!!

Benfas disse...

O autor é mau...e mal educado...!!!

Ps: Qual é a razão desse estado...autor...será por teres cantado em bom som... BENFICA durante o concerto de sabado no enterro...!!!

Benfas disse...

Mas esse tipo de linguagem é de muito baixo nivel...ou melhor...ao nivel de portista...ás vezes penso que eles já se civilizaram...maluco que eu sou...!!!

Ps: Quem viu o prós e contras...sabe que o sistema foi completamente desmascarado...obrigado Valentim...!!!

Benfas disse...

Sim porque o calor da noite só não desce de divisão, porque as leis favorecem dirigentes corruptos...mas não escapam a essa vergonha...se eu fosse jogador...recusava-me a jogar com clubes desse calibre...!!!

PS: Aja vergonha e demitam o trafulha

Benfas disse...

Mas eu confio na UEFA

Mitico disse...

benfas

Se fosse por essa tua ilusao já ah muito que estavas na 2a por dividas fiscais!

Mas como tas como os sportinguistas, que nao sabes as regras, nem me vou dar ao trabalho de vos ensina-las.

" Benfas disse...
O autor é mau...e mal educado...!!!

Ps: Qual é a razão desse estado...autor...será por teres cantado em bom som... BENFICA durante o concerto de sabado no enterro...!!!"

Ora conta lá o que se passou no sabado? :)

Interessantissimo!?!!!! :)

Picareto disse...

Ps: Qual é a razão desse estado...autor...será por teres cantado em bom som... BENFICA durante o concerto de sabado no enterro...!!!"

Autor, desde que te vi com um cachecol vermelho em riste durante uma determinada estadia num determinado país europeu...! Nunca me enganaste, mas disfarças bem...és tu e o Pirata!

Pirata: Para quando um post teu dedicado ao Rui Costa?

Peyroteo disse...

O dia do cortejo em Braga tem 2 grandes tradições:
- Final da UEFA
- Chuva torrencial

Ainda estive para ir, mas ás 22:15 em Guimarães era tal a tempestade. que desisti. Já não tenho saúde.

El Pirata disse...

O Rui Patricio custou varios pontos, assim de repente diria uns 8 ou 9, fora a constante insegurança que trnsmitia à equipa... por algum sinal o Polga começou tao bem a epoca e foi sempre a descer, ao ponto de ja nem saber distinguir o Polga do Gladstone!

Enfim, espero mesmo que o Milan queria o puto, que o leve a troco de uns milhoezitos, assim como ao Veloso, ficavam os restantes e tratava-se de apostar no Vitor Golas, esse sim um guardiao que promete realmente!

El Pirata disse...

ja que se fala em patricio, ha que falar de tiago igualmente. Este caramelo nao jogou sempre no Sporting mas ja deve ter, sob contrato, uns 12 anos de clube! Ou mais! Ele ha gajos que nasceram mesmo virados com o cu pra lua! Mas o maior cagao ainda é o Secretario, um tipo que provavelmente seria suplente no Amares ou no Joane e chegou a sujar a camisola do Real Madrid! Se houver reencarnações este animal na proxima vida é uma retrete numa qualquer cadeia! No minimo!

Mitico disse...

Pirata

Nao fales do Secretario.
Aquele Holanda Portugal foi de genio "merengue" :)

Sempre o defendi e nao vai ser agora que vou parar de o defender.

Grande nr 7!!!!!!

Podia nao ter grandes pezinhos mas tacticamente era muito bom!

Ps: agora so para alguns: secretário olé olé....éééé´o nr 7.... amigos portistas voces sabem :)

Mitico disse...

E aquele golo ao Werder Bremen???????

E ao Nantes???

Ganda Secretário!!!!!!!!

Mai nada...

PS: escusam de tripar com o passe para o Acosta... porque vi o Miguel e o Luisao a fazer igual e nunca foram cruxificados por isso!

Peyroteo disse...

Rui Patrício = 5 pontos

Peyroteo disse...

Secretário?

Esse bróculo?

O Secretário não se veio...

Durante os anos do Penta era a nossa "alegria", depois aquele jogo em Alvalade! Um must.

Mitico disse...

Picareto

Hugo Viana livre para o Sporting

ehehe