Redes Social

sábado, 24 de maio de 2008

Um balanço da final da Champions


Foi indiscutivelmente uma das melhores finais dos últimos anos. Sinceramente não me recordo de uma tão emocionante, com um vibrante equilíbrio de forças, verdadeiramente um jogo onde, para o adepto "isento" (e isso não existe no futebol, embora nenhum dos que frequentam este blog sejam chelsistas ou manchesteristas, todos sabemos que é impossível ver um jogo de futebol sem tomar partido por uma das equipas), este foi um perfeito caso onde a vitória e respectiva taça deveria ser entregue às duas equipas!

Por isso é que foi arrepiante ver os jogadores do Manchester United homenagearem os seus adversários no momento em que estes se deslocavam para a tribuna para receber a medalha de participação na final. Por entre palmas e cumprimentos assistiu-se à essência do desportivismo, do fair-play, o conjugar perfeito entre a glória aos vencedores e a honra aos vencidos. Após três horas de combate os jogadores de ambas as equipas deram uma lição ao Mundo, de compreensão e amizade, de respeito e grandeza. Estão, por isso, e pelo excelente futebol praticado, de parabéns.


Uma palavra especial para o "average one", Avram Grant. Total desconhecido há um ano, um oportunista cínico para muitos, provou que tem valor. Da minha parte insisto na ideia que é Roman Abramovich o grande responsável pelo crescimento do Chelsea nos últimos 5 anos. Embora tenha deixado fugir por entre os dedos 3 troféus esta época, cá estaremos nos próximos anos para ver este Chelsea vencer as maiores competições, tão certo estou disso quanto o Sol voltar a nascer amanhã! No entanto Avram Grant tem o mérito de ter conseguido manter unida uma equipa que, após a fuga milionária de Mourinho, estava condenada a desmoronar! E, num momento em que tem a glória eterna (vide exemplo do Artur Jorge, ainda hoje a viver dos rendimentos de um troféu com 21 anos...) nos pés de John Terry, provou ser um homem de H bem grande ao ir confortar o central inglês, responsável pelo fim do seu sonho. Se fosse tão mesquinho como os mourinhistas o tentaram pintar nunca teria tido esse gesto de enorme grandeza. Parabéns Avram Grant, para um "average one" tiveste uma atitude realmente "special". Não é para qualquer um, seria mais fácil agarrar num microfone e culpar o árbitro, como um mouro disfarçado de comedor tripas que eu conheço...




Para acabar quero deixar uma palavra de ânimo para o ex-melhor jogador do Mundo de sub-17, sub-18, sub-19 e que aos 20 anos, depois de alguns lunáticos terem pensado que iria para Manchester eclipsar o golden boy formado em Alvalade teve direito a jogar 5 segundos da final! Nada mal, há quem se auto-intitule bi campeão europeu e tenha feito duas finais... na bancada!

Anima-te Bob Marley, 5 segundos sempre são 5 segundos...

9 comentários:

El Pirata disse...

"Anima-te Bob Marley, 5 segundos sempre são 5 segundos..."

Nao terá sido por uma frase parecida com esta que uma tal de Paula apanhou porrada do Secretario?

eheh

El Pirata disse...

Ainda relativamente ao "average one", há um erro táctico que me parece imperdoável, talvez o erro que custou um CL, pelo menos é o que pensa um leigo na matéria como eu.

Encostar Belleti e Paulo Ferreira e colocar a defesa direito um tanque de guerra como Michael Essien não me parece muito correcto. É certo que Mourinho, na epoca passada, usou diversas vezes um jogador da posição de Essien (Lassana Diarra) para ocupar esse lugar (lembrar confrontos com o FCP), mas Diarra nao faz a falta no meio campo que Essien, nos tempos que correm, somente o melhor jogador mundial na qualidade de trinco e box-to-box. Fundamental a arruinar jogo adversário e letal a arrancar para a defesa adversária, empurrando os seus companheiros, juntando a isso um pontapé que faz estragos!

Nao ponho sequer em causa que Essien faça melhor a posiçao de defesa direito que os seus colegas (o que não deixa de ser uma má noticia para os laterais de origem!) mas ninguém o substitui a meio campo, a zona nevrálgica de qualquer equipa.


Nao sou treinador mas estarei assim tão errado por ter pensado que, no inicio do prolongamente, com o MU já em claro defice fisico, Grant deveria ter tirado Makelele e lançado Belleti, libertando um Essien que ainda corria como um doido para funçoes a meio campo? Nao estaria agora a taça em Londres?

OAutor disse...

Figo, como eu sei que estás a ler isto, tenho algo para te dizer..."chupa ai" ehehe
Agora se me quiseres bater como os outros, um conselho, trás a tua mulher!!!!

Mitico disse...

Pirata

O Anderson marcou o penalty quando foi preciso tomates para o marcar.

E ainda vou dizer mais...

Estou envergonhado!
Hoje vi o numero sete da selecção nacional com o simbolo de Portugal ao peito na conferencia de imprensa a falar em .... espanhol para um jornalista!
Isto é gravissimo!
Que falta de respeito!

Estou e estarei com Cristiano Ronaldo mas sinto vergonha daquilo que ele fez! E como ele se calhar os outros iam fazer o mesmo!

Que crise de identidade!

Estou farto de ouvir os jogadores a dizer que "se tivermos um grupo unido e com amizade vamos longe"...

Isso nao é para se dizer...É PARA SE FAZER!

Nao é verdade?

Mitico disse...

Pirata

Tens razao quanto ao Essien.

E a defesa direito o Ronaldo fez dele o que quis.

Abraço a todos

Mitico disse...

Quanto a Secretário, exigo respeito porque chegou ao Real Madrid primeiro que Luis Figo.

Figo hoje teve mais uma taça e jogou como oh caraças!?! Nem entrou!

Foi como aquela liga dos campeoes que o Zidane lhe deu... 60min de jogo, foi substituido!

Tssshhh o Figo é que é!

Mitico disse...

Já agora... nessa final da liga dos campeões em que figo foi substituido aos 60 minutos ... alguem sabe o nome do guarda redes que foi batido naquele golão que Zidane marcou?

OAutor disse...

Sei sim, é o suplente do quim no benfica!!!

Mitico disse...

Entretanto...

O treinador português José Mourinho qualifica de "muito má" a temporada do Chelsea, sua antiga equipa inglesa entre 2004
e 2007, rematando que só alguém com "filosofia de perdedor" pode pensar o contrário.

"Segundo a minha filosofia, foi uma má época porque no futebol o 'quase' significa derrota e o Chelsea quase venceu a Taça da Liga, a Liga dos Campeões e a Liga Inglesa. 'Quase' não é nada", afirmou o treinador português...