Redes Social

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Por estes dias...



As novidades nos meus rivais clubísticos têm-me deliciado, mas apenas isso não me satisfaz. E o que resta no mundo desportivo, por esse planeta fora, que seja minimamente apelativo? Sinceramente, apenas Roland Garros e NBA.






Roland Garros é, infelizmente, chato! Chato porque é mais do que previsível o tetra de Nadal, mesmo que Federer faça das tripas coração. Por outro lado, felizmente, há a versão feminina! E que versão, ainda por cima o catatau que liderava o ranking deu de frosques, aumentando a possibilidade de ver duas beldades na final.





Do outro lado do Atlântico temos em perspectiva a reedição do mais memorável duelo entre clubes: Los Angles Lakers vs Boston Celtics. Os verdes ainda não estão lá mas já ninguém os segura, e será com grande alegria que vou ver os big 3 (Garnett, Pierce, Allen) erguer o troféu. It´s showtime!



PS: Chegou ao fim passatempo cor de rosa do blog e os resultados foram no mínimo surpreendentes, senão vejamos...



Um abraço a todos os que participaram :)


O Monstro está teso!

Após uma epoca onde esbanjou para cima dos 20 milhões de euros (arriscaria 25 milhões!) em supostos craques que levaram o Kaddafi dos pneus, entre duas trincas no courato, afirmar de boca cheia que era o melhor plantel do Benfica do milénio, não é de espantar o que se está a passar.


Os craques que se apresentam acima são, inclusivé para quem anda atento ao mercado futebolístico, um verdadeiro mistério quanto à sua qualidade. Pelo menos salvam-se os dedos, depois de tanto esbanjamento resultar num quarto lugar, agora há que apostar em "custos zeros", começando num banalíssimo Ruben Amorim, prosseguindo nos três estarolas apresentados acima, muito embora só um se encontre confirmado: Yebda, o loiro de sobrancelhas pretas! Bem, deve ser um requisito, depois do preto de carrapitos loiros, não me espantaria ver a Amelia loirinha.


Entretanto na parvónia algo de estranho aconteceu. Então não é que, mesmo depois de esbofeteado e ameaçado o catinga Assunção foi-se mesmo embora a custo zero? Quer dizer, sempre são 600 mil euros, mas o que é isso por um jogador que valeria seguramente 20 milhões de euros? Ou o Mourinho vem em socorro, novamente, e volta a pagar o dobro por um jogador portista (Quaresma, enquanto não se mostrar competitivo num campeonato a sério não vale sequer 20 milhões!) ou a UEFA fecha os olhos a casos de corrupção... ou... o reinado está a chegar ao fim! E eu, com bilhete comprado para a primeira fila, anseio pelo começo deste filme à muito aguardado!

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Gervásio a Adjunto!


Estes três marmanjos estão juntos, na colectividade campeã nacional de futebol. Perdão, para não acirrar ninguém, tri campeã! São eles o professor, o candidato a treinador e o cangalheiro.

O que me espanta é como pode um clube conquistar títulos com tanta (in)competência junta. Depois surgem os processos judiciais e, de facto, torna-se mais claro.

Eu se estivesse no lugar do PC aproveitava o facto do Rui Barros ser pequenote e trocava-o pelo Gervásio. É que, das formas como as coisas se encontram, ainda pode ser posta em causa a capacidade do Barros, o que é tremendamente injusto.

Proponho pois, a partir deste post, iniciar uma campanha para colocar o Gervásio como treinador adjunto do FCP! Se os outros macacos têm direitos, porque nao o Gervásio, que até já recicla?


E até lhe assenta bem o equipamento!

terça-feira, 27 de maio de 2008

Operação Coração II


Estava eu a acabar o meu jantar quando assisti na televisão a um anuncio da TVI sobre como nos tornarmos sócios da selecção nacional. Bom, pensei eu, se calhar o facto de ter um bilhete de identidade português não chega e preciso de um cartão do BES. Acho bem que haja esta distinção entre portugueses a sério e portugueses normais, afinal de contas os portugueses a sério, vulgo sócios, já são cerca de 120 mil e a crescer. Mas a crescer até quando? Eles crescerão até cerca dos 150, 160 mil pois todos os amantes de chucha-kits vão querer aderir a este cartão B(ES)arrete, qual "Operação Coração". Mais do que isso não me acredito pois os restantes portugueses "a sério" já têm um cartão BES que serve para ir ao cinema (atenção que nem a todos, só a determinadas salas).


A FPF faz uma proposta vigarista pois é considerada de utilidade pública - ou seja, recebe dinheiro do Estado, e decidiu conjuntamente com o BES, criar uma vigarice legal e cheia de esquemas chamada “cartão de sócio” da selecção.


Na publicidade asquerosa da página da FPF diz-se que:


“Ao tornar-se Sócio da Selecção, beneficia de vantagens exclusivas e completamente gratuitas:…”
“…O estatuto de sócio da Selecção e o respectivo cartão são totalmente gratuitos. A eventual activação de funções financeiras - pré-pago (débito) ou crédito - depende exclusivamente da vontade do sócio que, para o efeito, terá de dirigir-se a um balcão BES.”


É que o cartão é inútil sem eu me tornar cliente do BES.
Mas ainda se diz mais com o maior descaramento e com a maior lata possível:

“…Por isso já sabe, para apoiar a selecção, não basta gritar,saltar e erguer o cacheco. É preciso ser sócio.Viva Portugal!”



Como ainda estou meio abananado com isto tudo deixo aqui um vídeo dedicado a todos os sócios da selecção:




segunda-feira, 26 de maio de 2008

O guarda redes das quinas!


Os dois guarda-redes deram esta tarde a conferência de imprensa sobre o estágio da selecção nacional. Jogaram à defesa e remeteram para Scolari a decisão sobre qual deles vai pertencer ao «onze incial».
Ricardo e Quim nunca deram qualquer sinal sobre o guarda-redes que vai fazer parte da equipa inicial. A resposta foi sempre a mesma: «a escolha é de Scolari».
Ricardo também não quis falar sobre um eventual regresso ao Sporting. Disse que não se arrepende de ter ido para o Bétis, «foi um ano muito positivo para a minha carreira, aprendi muito este ano».Quim também não se quis pronunciar sobre o novo treinador do benfica.
O mais interessante acabou por ser uma «brincadeira» sobre Scolari. Para Ricardo a maior virtude de Scolari é a «força, a intensidade e a paixão que coloca na selecção». Por sua vez, Quim respondeu sobre uma outra característica atribuída a Scolari, a teimosia: «no que me diz respeito, se é teimoso, só me resta continuar a trabalhar à espera que chegue a minha oportunidade.
Honrem as nossas cores tal como fez o maior simbolo da Selecção Nacional das balizas:
O grande Vitor Baía!


PS: Este video foi retirado do youtube. Não se trata de insultar o Selecionador Nacional nem o Nuno Gomes. Trata-se sim de homenagear Vitor Baía e que os 3 guarda redes convocados sigam este exemplo.
Obrigado Vitor!

domingo, 25 de maio de 2008

As gargalhadas saudáveis!

Na conferência de imprensa marcada pela boa disposição, Nani surgiu ontem à tarde ao lado de Cristiano Ronaldo e mostrou-se confiante para o Europeu, onde espera ter a oportunidade de ser uma das primeiras escolhas de Scolari."Acredito que posso ser titular. Tenho vindo a fazer um excelente trabalho, acredito que evoluí muito como jogador e como pessoa e que posso ser opção para o treinador. Sei que tenho que trabalhar. Não é por ter ganho dois ou três títulos que penso que vou chegar aqui e vou ganhar o lugar", começou por referir o extremo do Manchester United, que ontem integrou os trabalhos após a conquista da Liga dos Campeões...



sábado, 24 de maio de 2008

Um balanço da final da Champions


Foi indiscutivelmente uma das melhores finais dos últimos anos. Sinceramente não me recordo de uma tão emocionante, com um vibrante equilíbrio de forças, verdadeiramente um jogo onde, para o adepto "isento" (e isso não existe no futebol, embora nenhum dos que frequentam este blog sejam chelsistas ou manchesteristas, todos sabemos que é impossível ver um jogo de futebol sem tomar partido por uma das equipas), este foi um perfeito caso onde a vitória e respectiva taça deveria ser entregue às duas equipas!

Por isso é que foi arrepiante ver os jogadores do Manchester United homenagearem os seus adversários no momento em que estes se deslocavam para a tribuna para receber a medalha de participação na final. Por entre palmas e cumprimentos assistiu-se à essência do desportivismo, do fair-play, o conjugar perfeito entre a glória aos vencedores e a honra aos vencidos. Após três horas de combate os jogadores de ambas as equipas deram uma lição ao Mundo, de compreensão e amizade, de respeito e grandeza. Estão, por isso, e pelo excelente futebol praticado, de parabéns.


Uma palavra especial para o "average one", Avram Grant. Total desconhecido há um ano, um oportunista cínico para muitos, provou que tem valor. Da minha parte insisto na ideia que é Roman Abramovich o grande responsável pelo crescimento do Chelsea nos últimos 5 anos. Embora tenha deixado fugir por entre os dedos 3 troféus esta época, cá estaremos nos próximos anos para ver este Chelsea vencer as maiores competições, tão certo estou disso quanto o Sol voltar a nascer amanhã! No entanto Avram Grant tem o mérito de ter conseguido manter unida uma equipa que, após a fuga milionária de Mourinho, estava condenada a desmoronar! E, num momento em que tem a glória eterna (vide exemplo do Artur Jorge, ainda hoje a viver dos rendimentos de um troféu com 21 anos...) nos pés de John Terry, provou ser um homem de H bem grande ao ir confortar o central inglês, responsável pelo fim do seu sonho. Se fosse tão mesquinho como os mourinhistas o tentaram pintar nunca teria tido esse gesto de enorme grandeza. Parabéns Avram Grant, para um "average one" tiveste uma atitude realmente "special". Não é para qualquer um, seria mais fácil agarrar num microfone e culpar o árbitro, como um mouro disfarçado de comedor tripas que eu conheço...




Para acabar quero deixar uma palavra de ânimo para o ex-melhor jogador do Mundo de sub-17, sub-18, sub-19 e que aos 20 anos, depois de alguns lunáticos terem pensado que iria para Manchester eclipsar o golden boy formado em Alvalade teve direito a jogar 5 segundos da final! Nada mal, há quem se auto-intitule bi campeão europeu e tenha feito duas finais... na bancada!

Anima-te Bob Marley, 5 segundos sempre são 5 segundos...

sexta-feira, 23 de maio de 2008

A caminho do Euro 2008!



"É bom para a selecção ter jovens como Miguel e Moutinho, jovens com qualidade. São o futuro da selecção mas também o presente. É bom haver a concorrência e estamos prepararados para isso", afirmou o médio do Barcelona, em conferência de imprensa realizada em Viseu. Deco defendeu que Scolari terá outras soluções para o caso de não poder dar o contributo à equipa em algum jogo, lembrando que "há jogadores capazes de jogar nessa posição", como João Moutinho, além de poder haver outras soluções tácticas.


Entretanto...


"O Figo e o Fernando Couto vão juntar-se ao Eusébio, que é permanente, como embaixadores oficiais da Selecção. O critério foi terem atingido as 100 internacionalizações AA", disse Madaíl, numa conferência de imprensa realizada em Viseu. De acordo com Madaíl, Figo (127 jogos na equipa "AA") e Couto (110), actualmente no Inter de Milão e Parma, respectivamente, são "dois jogadores muito especiais" e representam uma série de futebolistas que "deram muito à selecção" na última década. O presidente da FPF referiu ainda jogadores como "Vítor Baía, João Pinto, Pauleta, Jorge Costa, Rui Costa, Paulo Sousa, Sá Pinto e outros" e acrescentou: "todos serão embaixadores, mas Figo e Couto serão os oficiais, pois tinha de haver algum critério"...

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Vamos jogar na totobejeca


Eis chegado o dia! Final da Champions League! Consagração do Jesualdo israelita? Alex Ferguson finalmente ganha a Champions com mérito? Dê por onde der, o que é certo é que (quase) ninguém vai querer perder o jogo. E, para dar maior emoção e interacção entre os bloguistas do Tribunal, nada como uma sessão de apostas. Vamos lá jogar então o Totobejecas que, como o nome indica, paga em fruta e rebuçadinhos! Não queriam mais nada, aqui é só gente honesta, o prémio será uma bejeca por cada palpite correcto, para cada vencedor.

Aqui vão as questões:


1. Quem ganha o jogo?

2. Qual o resultado final (aos 90 minutos)?

3. Quem marca o primeiro golo do jogo (a existir, dentro dos 90 minutos, caso contrário pode-se responder "ninguém")?

4. Quantos penalties simula o Cristiano Ronaldo?

5. Quem é o primeiro jogador a ser expulso (caso sejam dois no mesmo lance, conta o primeiro a ver o cartão, azarito...)?

6. Quem será mais vezes focado pelas tv's nos 90 minutos, Avram ou Ferguson?

7. Qual das claques de adeptos a polícia atacará em primeiro lugar (a resposta "nenhuma" também é possível)?

8. Qual o jogador a fazer a primeira falta do jogo?

9. Qual é o primeiro suplente a entrar em jogo?

10. Quantas vezes se vão "pegar" Drogba e Ballack para marcar livres e/ou penalties?


E pronto, o borracholas que acertar nas 10 terá a felicidade de sair sem pagar na próxima gala do Tribunal do Futebol! Meus senhores, façam os vossos palpites!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Portugal em Viseu!



O Seleccionador Nacional, Luiz Felipe Scolari, comunicou ao grupo de trabalho da Selecção Nacional - Clube Portugal que Nuno Gomes, Cristiano Ronaldo, Petit, Simão e Ricardo Carvalho serão os capitães da Equipa das Quinas no estágio de preparação e fase final do Campeonato da Europa de 2008.

A equipa de todos nós, que se concentrou ao final da tarde de segunda-feira, deu início ao estágio de 13 dias em Viseu, que terminará a 31 de Maio, com a realização do último jogo de preparação para o EURO2008, frente à Geórgia, já tem definida a númeração dos seus atletas durante o Europeu.




O extremo Cristiano Ronaldo, a maior "estrela" da selecção portuguesa de futebol, vai ostentar a camisola número 7, que utiliza no Manchester United e foi envergada por Figo nas últimas quatro fases finais.Número 17 da formação das "quinas" desde o Euro2004, Cristiano Ronaldo beneficia do adeus do actual jogador do Inter de Milão, que envergou o "7" nos Europeus de 2000 e 2004 e nos Mundiais de 2002 e 2006, competição a seguir à qual disse "adeus" à selecção.Ricardo Quaresma fica com o "17" de Cristiano Ronaldo, enquanto João Moutinho ostentará a mítica camisola "10" e Miguel Veloso herdará o "18" de Maniche, o grande ausente no lote dos 23 eleitos do seleccionador português, o brasileiro Luiz Felipe Scolari.Apesar de se registarem mais mudanças, até porque 11 jogadores cumprem a estreia em fases finais, a maioria mantém o número, casos de Deco (20), Nuno Gomes (21), Simão (11), Ricardo (1), Ricardo Carvalho (16), Petit (8) e Hélder Postiga (23).
ps: Não se esqueçam da "FUTEBOL FINANCE - 2008 PLAYERS SHORTLIST do post anterior...

Chegou o tempo das contratações...

Chegou ao mail do nosso Tribunal do Futebol, este desafio muito interessante proposto a todos nós, por isso passo a transcrever o mesmo:

"FUTEBOL FINANCE - 2008 PLAYERS SHORTLIST

Com a intenção de elevar os padrões competitivos da Liga Portuguesa de Futebol e uma vez que o Futebol Finance é lido por Directores Desportivos e Empresários FIFA, resolvemos elaborar uma lista/proposta de jogadores com potencial para integrarem os clubes Portugueses, que possam trazer uma real mais valia qualitativa e financeira para os mesmos.
Temos uma real hipótese de influenciar as escolhas dos clubes e dirigentes, pedimos a toda a blogosfera futebolista nacional que nos enviem sugestões de jogadores que respeitem os seguintes atributos:

1. Jogadores que acrescentem valor aos clubes da Liga Portuguesa
2. Jogadores entre os 18 e os 24 anos
3. Jogadores internacionais pelo menos nas camadas jovens dos seus países
4. Jogadores avaliados em menos de 5 milhões de euros (o Futebol Finance
fará a avaliação dos jogadores)
5. Jogadores com possibilidade de gerarem um mais valia aos clubes no
futuro

O período de transferências aproxima-se, vamos dar o nosso contributo, envie as suas sugestões."

Pronto agora força, comentem aqui no blog depois enviamos para os nossos parceiros do Futebol Finance as contratações do Tribunal.

PS: Têm um link na barra lateral que vem directamente para o local dos comentários deste post, quero com isso que sempre que se lembrem de uma boa contratação não hesitem em coloca-la lá!

domingo, 18 de maio de 2008

A taça de Portugal...

E assim acaba a época futebolística nacional. Parabéns aos vencedores da taça!!!



O Sporting soube ganhar a sua segunda taça consecutiva, e não quero falar na justiça do resultado, deste jogo retiro uma só ilação - É por isto que eu gosto de futebol.

O Jogo pode não ter sido bom, o árbitro pode até ter-se esquecido das horas, mas houve paixão, luta, raça, empenho, emoção até ao fim...heróis. Por isso espero que todos os jogadores que vão representar a nossa selecção tenham visto este jogo, espero que tenham visto o Lucho chorar, espero que tenham visto o Raul Meireles lutar, espero que tenham visto o Miguel Veloso a confortar um amigo (Quaresma) na hora da derrota, espero que tenham visto os jogadores do Porto a jogar em inferioridade e a acreditarem até ao fim, espero que tenham visto o Pedro Emanuel jogar lesionado. É isto que eu quero para a nossa selecção, Paixão pelo jogo!!

Portanto amigos Sportinguistas deste blog, orgulhem-se desta vitória, e espero que em Junho possamos comemorar juntos uma vitória ainda maior.

Para finalizar deixo uma palavra para ti Bosingwa, não me esqueço das tuas lágrimas!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

O sistema d' Abo(r)la!!!!!!??!!

A manchete do Jornal Abo(r)la de hoje é no mínimo hilariante. Faz lembrar aqueles jogadores de sueca que cortam com o trunfo uma jogada em que todos assistiram e depois… na jogada seguinte puxa exactamente a pinta que cortou!!!
Quero com isto dizer que os maiores batoteiros são aqueles que se preocupam em colocar lugares na liga... São aqueles que o MP trava a PJ nas investigações de transferências de jogadores para o clube protegido e depois pois claro… ainda se acham no pleno direito constitucional de santidade para fazer queixinhas!
Para concluir aqui fica um pequeno resumo das palavras de Miguel Sousa Tavares a este jornal...
"Quase a terminar a contenda, o presidente da Comissão Disciplinar da Liga cumpriu a sua promessa de dar o veredicto sobre o «Apito Final». Sobre esse e o outro apito, pronunciar-me-ei em breve, com a atenção que toda essa fantochada justifica. Por ora, limito-me a registar a declaração do Dr. Ricardo Costa de que, já em Dezembro, o CD da Liga estava em condições de dar a sua sentença, faltando apenas elaborar a «fundamentação jurídica». Acontece, porém, que a nota de culpa foi enviada aos arguidos em Abril; eles contestaram, e a sentença saiu em 8 de Maio. Quer isto dizer que, confessado pelo próprio acusador e juiz, a sentença já estava estabelecida antes mesmo de haver acusação e defesa. Que tudo o que os arguidos apresentassem como contra-prova- documentos, testemunhos, etc — de nada serviria. Eu deixei de ser advogado no dia em que cheguei a um julgamento e o juiz, furioso por não haver acordo entre as partes e ambos os advogados insistirem que queriam fazer o julgamento, ter dito: «Querem o julgamento? Vamos a isso, mas olhem que a sentença já está dada!». Lembrei-me disso agora." E assim vai o nosso futebol...

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Taça Uefa 2008: Zenit 2 Rangers 0

E, no fim, ganha a melhor equipa! Ganha o futebol! Perdem os catennacios, perdem os treinadores que querem fazer dos CM's e dos FM's a essência do futebol, robotizando os jogadores, reduzindo a beleza do futebol à táctica!

Este Zenit é a antítese desse objectivo, assim como o seu rival CSKA Moscovo, o futebol praticado na Rússia, sustentado por uma maior abertura aos mercados externos, apostando na qualidade do jogador estrangeiro e não na quantidade (erro crasso do Dynamo Moscovo) tem sido a chave do sucesso. Se o CSKA formou um triunvirato ofensivo baseado na qualidade de Jó, Love e Daniel Carvalho, um trio brasileiro que não necessita de naturalizar-se russo para jogar numa selecção que não a sua de nascença, rodeado de jogadores russos de inegável qualidade como Aldonin e os irmãos Berezounsky, já o Zenit S.Petersburgo apostou em juntar a nata dos jogadores russos, uma espécie de Benfica da década de 60, a base da selecção russa que, dentro de um mês, vai prestar provas no Euro2008. A seguir com atenção, não sou tão optimista quanto o Picareto que aposta neles como futuros campeões europeus, mas podem ser a surpresa da prova. Até pelo factor X que favorece os russos nesta altura do ano.




E qual é esse factor X? O calendário das competições europeias! O mesmo calendário que os prejudica severamente a partir de meados de Novembro, altura em que as suas provas nacionais chegam ao seu término, após desgastantes meses de competição, obrigando as equipas russas que participam nas competições europeias, seja na Champions ou na fase de grupos da Uefa, a competir contra os seus adversários europeus de forma desigual. Alguém está a ver o FCP a jogar dentro de 15 dias o 5º jogo da fase de grupos da Champions e daqui a um mês o último jogo, que pode decidir se segue para os 1/8f da prova, ou para os 16/avos da Uefa ou o fim do ciclo? Nem mais, para os russos a pior fase das competições europeias é precisamente quando os restantes adversários europeus estão perto do seu auge! Sobreviver a esse momento, algo raramente observado, é o objectivo! Depois, como se viu em 2005 pelo CSKA e este ano com o Zenit, o factor vira a seu favor. A eliminatória de Fevereiro ainda é realizada no final da pré-epoca russa, mas saindo vencedora dessa etapa há que encarar com grande respeito qualquer equipa russa que surja nessa altura ainda em competição. Alguém acredita que este Zenit golearia o Bayern por 4-0 em Setembro? Outubro? Novembro? Dezembro? Pois se a passagem da fase de grupos da Uefa foi somente conseguida no último lugar de apuramento... e à rasquinha...



Mas nada como seguir a carreira do Zenit nesta epopeia até à final para observar esta teoria. Começaram por jogar a última pré-eliminatória de acesso à Taça Uefa, sinal que Portugal ainda tem atrás de si, no ranking europeu, mais um País capaz de o ultrapassar. Nessa eliminatória superaram os eslovacos do do Zlaté Moravce, duas vitórias, 5-0 no total dos golos. Seguiu-se o Standard de Liege, equipa belga (quem diria, mais de duas decadas após o seu último titulo acabariam por se sagrar campeões belgas, parabéns ao Michel Preud'Homme!) cilindrada em Moscovo com 3-0, num jogo disputado em finais de Setembro de 2007. A partir daqui confirma-se tudo o que atrás escrevi: nos próximos 5 jogos, disputados entre 4 de Outubro (segunda mao frente aos belgas) e 5 de Dezembro (ultimo jogo da fase de grupos frente ao Everton) a equipa russa somente ganhou um, e frente a uns mediocres gregos do Larissa, bombos da festa do grupo! Ou seja, quando já tinham nas pernas 8 meses de competição e, mesmo perante adversários europeus claramente inferiores ao Bayern Munique, por exemplo, o Zenit não evidenciou qualquer sinal que levasse um apostador a colocar um euro nas suas hipoteses de levantar o troféu!


O que se segue, como se pode ver na tabela acima, é a prova cabal que existe um Zenit de Setembro a Dezembro e um Zenit renascido de Fevereiro a Maio. Que o digam o vice campeão espanhol e o campeão alemão! E afirmo, sem qualquer espécie de dúvidas, este Zenit faria tremer os finalistas da Champions, sobretudo se os deixassem actuar em contra ataque, manobra que executam a roçar a perfeição!

Dos jogadores russos destinados ao sucesso, dois se destacam: Pogrbnyak, o goleador, que falhou a final por ter miolos de canário e Arshavin, o estratega, capaz de finalizar com acerto mas sobretudo dotado de excelente visão de jogo, como ficou provado no golo de Denysov. Um portento que dará que falar, recordando-me Cherbakov. Espero que tenha mais sorte, porque o talento dele merece ser apreciado por todos os que apreciam o futebol.


Estádio City of Manchester
14 Maio 2008


ZENIT: Malafeev; Anyukov, Krizanac, Shirokov e Sirl; Zyrianov, Tymoschuk e Denisov; Fayzulin, Arshavin e Fatih Tekke.
Suplentes: Contofalsky, Radimov, Kim Dong Jin, Dominguez, Ricksen, Ionov e Gorshkov.

RANGERS: N. Alexander; Broadfoot, Weir, Carlos Cuéllar e Papac; Hemdani, Ferguson e Thomson; Whittaker, e Davis Darcheville.
Suplentes: Smith, Boyd, Novo, Adam, McCulloch, Dailly e Faye.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Estou preocupado!



Este é o Xico! É o meu gato e actualmente encontra-se com a minha cara-metade a residir em Italia na zona da Pisa. Quero partilhar perante todos o meu receio e o meu tormento com o que se tem passado na minha vida particular devido ao risco de vida que o meu gato sofre.

Hoje em dia tornou-se perigoso não só andar na zona do bairro do Aleixo durante a noite mas também passear animais de estimação na zona norte de Italia. Tenho tido pesadelos e tenho dormido mal, o que também tem afectado a minha vida profissinal.

O culpado é só um...

"Os defensores dos animais na Itália criticaram duramente o meia Luís Figo, da Inter de Milão, por ele ter atropelado um gato preto, que vivia no centro de treinamentos do clube nerazzurri. A informação é do jornal português “A Bola”.

- Figo, você matou um gato preto. Hoje, todo o mundo te repudia. Figo, vergonha para o Inter, justiça para o gato – diz um comunicado de uma organização de direitos dos animais.

A imprensa italiana diz que o jogador português atropelou o gato deliberadamente, porque este trazia má sorte ao Inter."



ELE É O PESETERO
CONTRA ELE EU ASSINO
TEM MULHER MAS NÃO É HETERO
BAIXA CULTURA TEM O ASSASSINO!

terça-feira, 13 de maio de 2008

Euro 2008!!!

TRRRRRIM ...TRRRRIIMMM

LfV - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito...
VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?
LFV - Nada, zero! ... Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
VL - E o Proença?
LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LFV - O João... Pode vir o João...


O major João Ferreira será o segundo comandante da Unidade de Engenharia 4 da Brigada de Intervenção do Exército, que parte para o Líbano... No dia que serviu para apresentar, em Vila Real, todo o aprontamento da operação no Líbano, João Ferreira não se coibiu de comparar as duas actividades que exerce. 'Há algumas semelhanças no que diz respeito à nossa preparação e formação. Julgo até que a parte militar tem servido como mais-valia na arbitragem. Ajuda a controlar o stress e a ansiedade', refere, acrescentando que PedroHenriques, também árbitro e militar, partilha da mesma opinião...



Contudo, o mediatismo como árbitro de futebol já lhe valeu algumas brincadeiras entre os seus camaradas de armas. 'Por vezes dão as suas dicas sobre jogos que apito. Cada um tem o seu clube, logo têm diferentes análises para as partidas que envolvem as suas equipas', diz João Ferreira, que espera que a ausênciade seis meses noLíbano não prejudique a sua carreira na arbitragem: 'Quando regressar, terei de recuperar os níveis físicos e técnicos. Como sou internacional, não corro o risco de descer de categoria, mas tenho confiança de que as exibições não reflictam a minha ausência.'

Será esta uma ausência militar? Ou fará parte de uma "estratégia"????

Bem... falemos então da missão Portuguesa para o Europeu.



Aqui fica a lista dos guerreiros:




Fonte: Publico, CM, Ojogo...

Passatempo cor de rosa!!!


Quem será o "papi" ... ???????
As hipoteses estão colocadas na parte lateral do blog...



O novo banner no blog deve-se a uma iniciativa de um parceiro nosso, o Futebol Finance que consiste em:
- O Futebol Finance iniciou a organização do FUTEBOL BLOG RANKINGS, uma tabela classificativa de blogues Portugueses sobre futebol.
- Esta classificação será actualizada mensalmente e pretende avaliar a visibilidade de cada blogue Português de futebol.
- A classificação dos blogues neste ranking, terá como método de avaliação o rank traffic do Alexa.
- Como parceiro do Futebol Finance o seu blogue será incluído automaticamente.
Isto é bastante engraçado para nós termos alguma noção da real dimensão deste tribunal...

segunda-feira, 12 de maio de 2008

O apito final de Rui Costa!!!!



Parece que foi assim…
"A meio da tarde, uma novidade: Hermínio Loureiro almoçara com Luís Filipe Vieira, certamente para tratar do estado alarmante do futebol português. Nem uma nem outra peça tinham fundamento, embora a segunda partisse de um encontro, tão verdadeiro quanto casual, entre Vieira e Loureiro no Hotel Ritz, em Lisboa.Na Liga, não houve nem pedidos à polícia nem ameaças de adeptos, soube O JOGO, e do Comando da PSP veio a mesma garantia: nunca por lá tinham ouvido falar do episódio, pelo que nem à revelia dos supostos protegidos existe a suposta protecção.A presença das câmaras de televisão irritou Vieira, o que acabou por levar o director do hotel a pedir as gravações aos jornalistas e a solicitar-lhes que abandonassem o edifício. Já à porta, um indivíduo que acompanhava o presidente do benfica terá empurrado o repórter de imagem da RTP, de acordo com as declarações de João Botas, o jornalista que o acompanhava. Na sequência desse primeiro incidente, Luís Filipe Vieira teria agarrado no microfone da RTP para o colocar no interior do seu automóvel, antes de o atirar para o chão. O caso foi menorizado pelo benfica, que negou ter havido qualquer incidente, afirmando apenas que os jornalistas foram convidados a sair pela direcção do hotel e acompanhados pela segurança da casa…"

Desculpem, enganei-me …

Rui Costa

Foi campeão do mundo em Lisboa em 1991, numa noite mágica para Portugal. Depois de ser emprestado ao Fafe, venceu uma Taça de Portugal - em 93 - e o titulo de campeão nacional - 93/94.
O 10 jogou sete épocas na Fiorentina onde venceu duas Taças de Itália. Foi colega de Batistuta na Fiorentina e quando se falava da possível saída do argentino para outro clube este afirmou:" Para onde eu for o Rui vai comigo". Muitas foram as vezes em que se falou da sua saída, mas Rui Costa manteve-se até a entrada em falência do clube de Florença.



Concretizou-se então a transferência para o AC Milan, de novo sobre nova quantia milionária, cerca de 35 milhões de euros. Rui Costa esteve cinco temporadas no AC Milan onde no total conquistou 1 Taça de Itália, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça de Itália, 1 Campeonato e 1 Supertaça Europeia.

Até aqui… tudo rosinhas, perdão, papoilas saltitantes…

No dia 25 de Maio de 2006 foi apresentado como novo jogador do benfica. A transferência foi a custo zero (rir muito!??!!!) e só foi possível porque Rui Costa e AC Milan rescindiram o acordo que os ligava por mais uma época. Dizem que a sua presença parece ter criado más relações entre alguns jogadores encarnados iniciando assim a destruição do balneário…

Mas que balneário?

O do benfica ou o do Boavista?

No regresso a Portugal, o seu benfiquismo foi colocado em causa por Joe Berardo, um agora amigo do presidente e investidor do clube.

Acabou hoje dia 11 de Maio a sua carreira saindo bem com ele próprio e de consciência limpa. O que o camisola 10 não esperaria era uma temporada tão penosa. E muito por culpa dos resultados caseiros: nas 15 partidas disputadas na Luz, o clube que representou venceu sete, empatou seis e perdeu duas, números muito pobres para um candidato ao título… O 10 que tantas alegrias deu a Portugal, pendurou as botas para seguir a carreira de administrador da SAD.
Passará para trás da secretária e vai estar no mesmo gabinete onde esteve … José Veiga!!!!

Teremos, na próxima época, apitos finais como os de 2004/2005?

Vai uma aposta????


Fontes: Abola, Ojogo, BetClick, FPF

domingo, 11 de maio de 2008

A ultima jornada!!!


Naval 0 FC Porto 2


Dois golpes de Farías em menos de três minutos e ponto final no assunto. Espremido, dá isto. A eficácia do argentino permitiu ao onze alternativo dos portistas marcar pontos. Três, no caso. Não confundir onze alternativo com onze cheio de alternativas, porque, apesar dos dois golos de Farías, apesar dos detalhes de Tarik e apesar da estreia promissora de Ventura, os candidatos a jogar a final da Taça não sofreram grandes beliscões dos concorrentes internos.


Parabéns TRI CAMPEÃO PORTUGUÊS :)


Sporting 2 Boavista 1


Com um desempenho pragmático, os leões superaram os axadrezados, apesar de se terem visto em desvantagem logo aos 5 minutos, com um golo de Ivan Santos. Romagnoli (de grande penalidade) e Rodrigo Tiuí consumaram a reviravolta...


Vitória 4 Estrela 0


O V. Guimarães confirmou o terceiro lugar da Liga e o consequente acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ao receber e golear o E. Amadora por 4-0 na última ronda da Liga. Flávio Meireles, Alan, Andrezinho e Desmarets marcaram os golos da festa minhota...

Parabéns "únicos" (rir muito!?!) por este terceiro lugar merecido!
As subidas:

TROFENSE CAMPEÃO

O Rio Ave junta-se ao Trofense na subida à Liga principal do futebol português ao empatar com o Feirense (1-1). O Vizela ganhou por 3-1 ao Olhanense mas viu o sonho desfeito com o golo de Evandro em Santa Maria da Feira.

Parabéns pelo regresso!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

O apito pariu um apitinho!

.
.

Não houve surpresas na convocatória de Scolari, perdão, na justiça aplicada a alguns dos jagunços que poluem o ambiente do futebol português! O que se suspeitava, o branqueamento que se suspeitava, com dezenas de meses a encher chouriços e decisões tomadas em breves semanas, como se esperava, para apressar os castigos anedóticos! Porque não foi a Juventus castigada com a perda de 6 pontos? Ou 20? Ou 30? É que, por sinal, tambem eles eram campeões europeus, o título a que se agarra o sapo flatulento! Se a pouca vergonha matasse há muita que a múmia andava embalsamada!
.
.

Porque razão somente Boavista e árbitros são punidos exemplarmente? Porque razão os corrompidos são castigados, sem direitos a tempo de antena, e os corruptores vociferam, clamando por justiça! Justiça? Há-de chegar, tenham calma, o que mais me enoja no meio disto tudo é ver a desfaçatez com esses morcegos assumem uma postura de honestidade! É por estas e por outras que cada vez mais os europeus se convencem que Portugal é somente uma extensão do Norte de África, somos uma chacota para a comunidade internacional. Se clubes com a maior projecção popular em França e Itália (neste caso já o Milan, na decada de 80, tinha sido exemplarmente punido) servem para os magistrados aplicarem a justiça devida moralizando a sociedade... que faz Portugal? Disciplina professores!
.
.
Supostamente é aceitável e comum os árbitros aparecerem em casa de PC. Quando lhes apetece. Enfim, quem acha que tudo isto é normal deve viver no País das Maravilhas! Aqui fica o acordão da pouca vergonha! O acordão que ridiculariza o Belenenses e Meyong, castigados com uma pena semelhante...
.
.
O Boavista desce de divisão por corrupção a três árbitros na época 2003/04. João Loureiro é suspenso por 4 anos..
A União de Leiria não perde qualquer ponto, mas o seu presidente João Bartolomeu é suspenso por 1 ano por coacção na forma tentada sobre árbitros de futebol. Presidente suspenso e clube nada sofre, tem a sua lógica, no que o Eriksson se vem meter...

-
FC Porto sofre a perda de 6 pontos, pela práctica de corrupção activa e coacção na forma tentada sobre um árbitro de futebol em dois jogos da época 2003/04. O crime compensa, que raio de justiça desportiva é esta? Então o campeonato 2003/04 terminou com uma vantagem do FC Porto sobre o Benfica de 8 pontos e sobre o Sporting de 9. Ora se a justiça fosse correcta, os 6 pontos não seriam 6, seriam 4 pela perda dos pontos conquistados e mais seis correspondendo ao valor dos pontos em jogo nesses dois jogos (aplicando o mesmo critério que foi aplicado ao clube do Restelo). Assim o FC Porto perderia 10 pontos, perdendo o título e ficando no 3º lugar! Isto sim seria justiça desportiva tal e qual se passou em Itália! É uma vergonha e gozar com os portugueses quando se tira 6 pontos a um clube que corrompe árbitros para pelo menos dois jogos numa época, e sofre consequências numa época completamente distinta em que por acaso tem bastante mais pontos de vantagem... *


.
Pinto da Costa condenado com 2 anos de suspensão, por tentativa de corrupção em dois jogos na época 2003/04. É uma vergonha existir coacção a árbitros de futebol, condenação de agentes desportivos, árbitros e dirigentes, clubes de futebol, sem qualquer punição exemplar para o clube que nos últimos anos tem corrompido árbitros de futebol de modo a vencer os seus jogos e ainda, prejudicar os seus rivais.
.

Castigos decorrentes do Apito Final


  • FC Porto: 6 pontos; 150 mil euros.


  • Pinto da Costa: 2 anos suspensão; 10 mil euros.


  • Boavista: Descida divisão; 180 mil euros.


  • João Loureiro: 4 anos suspensão; 25 mil euros.


  • União de Leiria: Menos 3 pontos; 40 mil euros.


  • João Bartolomeu: 1 ano suspensão; 4 mil euros.


  • Martins dos Santos (árbitro): 3 anos suspensão.


  • Augusto Duarte (árbitro): 6 anos suspensão.


  • Marinho Santos Silva (árbitro assistente): 2 anos e meio suspensão.


  • Jacinto Paixão (árbitro): 4 anos suspensão.


  • José Chilrito (árbitro): 2 anos e meio suspensão.


  • Manuel Quadrado (árbitro): 2 anos e meio suspensão.

Justiça? Justiça? Tomem lá a justiça! Puta de pouca vergonha!


* agradecimento ao blog Mesa Redonda pelo post dedicado ao acordão do Apito Final

O nosso presidente!!!!


Presidente estámos e estaremos sempre consigo!

Ass: Oautor, Picareto, Mitico e Kaustico!

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Fica Laporta!

Há por cá quem diga que um sujeito flatulento é possuidor de uma capacidade para efectuar fina ironia, para mim são sempre postas de pescadas mal arrotadas. mas gostos não se discutem. O que se pode discutir é a diferença entre ironia ("Fica Laporta", proferida espontaneamente por alguns jogadores do Real Madrid) e deselegância e falta de respeito ("Madrid cabron Saluda el Campeon, proferida por um macaco qualquer).




Tudo isto a propósito da tourada da noite passada, que permitiu um Real Madrid em transição e com jovens craques em busca de afirmação, golear um Barcelona galáctico. Mais uma vez, a ironia das coisas... contas feitas são já 17 pontos de avanço dos blancos, que provavelmente chegarão às duas dezenas.

Fica aqui uma questão: estará o Real Madrid a mais no campeonato espanhol? Deve ele mudar-se para Itália ou Inglaterra? Ou Marte? Ou, melhor ainda, fazendo fé nas aves raras que acreditam piamente que o seu fêcêpê ande a mais por Portugal, porque não fazerem um campeonato somente entre os dois? Sim, 20 pontos à maior, pela mesma lógica da batata dos apoiantes do rei dos traques, é suficiente para se pôr em bicos de pé e, com as calças do pai vestidas, gritar alto e bom som: somos os melhores, que pena que nem concorrência temos! Que falta faz a Espanha um Coentrão para os descer das nuvens. Quer dizer, não há evidências de algum madrileño que julgue andar a mais no campeonato espanhol, não há notícias de dirigentes madrileños suspeitos de corrupção, as receitas televisivas são dos clubes e nao de uma empresa privada relacionada com um dos clubes... bem vistas as coisas, O Real Madrid não deve sair de Espanha! Afinal, mesmo com 20 pontos à maior, tem concorrência. E tem gente que pugna pela verdade desportiva. Alguém acredita que o Barcelona perderia um campeonato por um golo marcado com a mão? Não, e é esse o motivo porque ninguém por lá se julga superior aos demais adversários, porque sabem que a bola é redonda e são 11 contra 11. Agora, em determinados campeonatos, onde o objectivo é dar a liderança a uma equipa e vantagem sobre demais concorrentes logo até à 5ª jornada... de facto aí torna-se mais complicado. Mas por algum motivo o Gaseoduto humano que lidera o clube das tripas nunca propôs tal solução. Afinal, em que outro local poderia ele manter tão belo esquema em funcionamento? Marrocos? Bem, foi aberta por lá uma filial... onde há fumo...
.
PS:

O mini Maradona do Barcelona foi eleito o segundo melhor jogador do ano 2007. Pior aberração só mesmo atribuir o prémio de melhor jogador jovem de 2006 a Podolski. Em ambos os casos o grande lesado foi o português Cristiano Ronaldo. Alias, bem vistas as coisas, existe um prémio para Melhor Jogador da Champions League, prémio que deveria (e foi!) ser atribuído a Kaká, não o Fifa World Player of the Year! Mas esse ainda fez uma excelente competição, mas e o repas de Barcelona? Que fez ele? O mesmo que fez ontem, jogadas à Quaresma, bonitas para entreter mas sem qualquer utilidade á equipa! E, quando finalmente acertou um passe, foi já com 4-0 no marcador! Meu aprendiz de Maradona, aqui fica um video do que era feito o maior jogador de todos os tempos: Maradona! Capaz de ser por 2 vezes melhor marcador da Serie A italiana, de levar ao bi campeonato o Salgueiros de Itália mas, sobretudo, um jogador de equipa! Que o diga Cannigia, um cepo qual Amelia Gomes, que teve a felicidade de se cruzar na mesma equipa que Maradona!


quarta-feira, 7 de maio de 2008

Rei das assistências!!!!



O F.C. Porto é o líder de espectadores na Bwin Liga esta época, quando todas as equipas têm 14 jogos disputados em casa.

Assistências da época 2007/08 por clubes

1º F.C. Porto, 537.262 espectadores

2º benfica, 509.146

3º Sporting, 406.503

4º V. Guimarães, 265.961

5º Sp. Braga, 219.845

6º Académica, 97.6227
7º Marítimo, 79.851

8º Boavista, 77.451

9º Leixões, 66.393

10º V. Setúbal, 44.866

11º Belenenses, 34.716

12º Leiria, 32.669

13º Naval, 30.503

14º P.Ferreira, 27.148

15º Nacional, 22.503

16º E. Amadora, 18.004




TOTAL ESPECTADORES NA LIGA: 2.470.443

terça-feira, 6 de maio de 2008

Ventos de mudança?

O actual Regime Jurídico das Federações Desportivas entrou em vigor em 1993. Esse Regime jurídico definiu a centralização do poder do futebol português na mão das Associações Distritais e Regionais de Futebol, onde a A.F. Porto tem uma posição de domínio, conseguindo desse modo tomar de assalto a FPF. Mais tarde, a mesma Federação Portuguesa de Futebol viria a ceder o poder do futebol profissional à Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que também era controlada pelas mesmas “gentes” do norte.

Após as alterações do “edifício do futebol”, as Associações Regionais de Futebol passaram a deter 55% dos votos da Assembleia-geral da FPF e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional 20% dos votos.

Tendo em conta que a A. F. Porto em parceira com a A.F. Braga representam a maioria dos representantes das Associações Distritais e Regionais, significa então que controlam grande parte dos 55% de votos, o que a juntar aos 20% de votos da Liga de Futebol tem permitido obter a maioria do poder e continuar a nomear Gilberto Madail, Pinto de Sousa, Valentim Loureiro, etc. para os principais cargos do “edifício” do futebol português!

Por outro lado, a não limitação dos mandatos dos dirigentes desportivos tem permitido que Gilberto Madail, Valentim Loureiro, Pinto de Sousa, entre outras personagens perpetuem os seus lugares mantendo o controlo do “sistema” anteriormente criado, conseguindo desse modo distribuir os restantes cargos relevantes pelos “amigos” de ocasião.


Actualmente estamos numa fase em que se discute o Novo Regime Jurídico das Federações Desportivas. A proposta do Governo prevê uma redistribuição do poder pelos diversos intervenientes do futebol nacional, passando as Associações Distritais e Regionais a deter 35% dos votos da AG da FPF e não os actuais 55%.

Curiosamente ou talvez não, a A. F. Porto é a que mais tem “choramingado” perante estas alterações, tendo inclusive chegado a ameaçar com greves e queixas à Fifa e à Uefa. Porque será? Queremos mudança e queremos já! Porque umas coentradas para fim de festa não chegam, por muita risada que provoquem certas e determinadas capas...
.
PS:
.
Fala-se muito de 1974 como o inicio da hegemonia portista mas, feitas as contas, até entrar em vigor esta aberração... porto e benfica conquistaram exactamente o mesmo número de títulos, entre 1974 e 1994! Parece-me que o tal 25 de Abril que tanta se apregoa começou em 1994...

Fazer das tripas uma nação!!!!



Horas e horas de pura tertúria e boa disposição na secundária...

Que saudades!!!!

domingo, 4 de maio de 2008

A análise da jornada!!!






FC PORTO 0 Nacional 3

Se há dias em que não se pode sair de casa, há outros em que o melhor seria não pôr lá os pés. Depois da maior vitória fora de portas na jornada anterior, em Guimarães, o FC Porto sofreu a única derrota da temporada no Dragão, precisamente no último jogo disputado em casa esta temporada e por números bastante expressivos que, surpreendentemente, reflectem de forma bastante fiel aquilo que se passou no relvado. O Nacional foi a melhor equipa em campo, cumprindo a tradição de complicar a vida aos portistas no seu próprio terreno e conseguindo tornar-se na única formação a vencer duas vezes os tricampeões nacionais esta temporada.





Paços de Ferreira 0 Sporting 1


O técnico do Sporting Paulo Bento mostrou-se satisfeito com a vitória alcançada na Mata Real frente ao Paços de Ferreira (1-0): "Conseguimos sair daqui com um bom resultado"."Assistimos a um jogo bem disputado, mas nem sempre bem jogado. Nos primeiros quinze minutos entrámos bem. O Paços de Ferreira reagiu, começou a ter mais domínio e teve duas boas situações de golo. Na segunda parte tivemos uma boa capacidade em termos defensivos e demonstrámos capacidade para suportar o maior ascendente do Paços de Ferreira. Faltou-nos no entanto capacidade para explorar o risco que o adversário assumiu", analisou.Apesar da vitória, o técnico do Sporting não deixou de criticar a diferença de horário entre o início das partidas. "Em princípio, deviam começar todos à mesma hora", disparou, em alusão ao atraso de mais de cinco minuto das partidas da Reboleira e do Restelo para a da Mata Real.


Estrela da Amadora 0 benfica 0


O benfica não foi além do empate (0-0) com o E. Amadora, desfecho que complica em muito as contas pela Liga dos Campeões. A águia voou baixo na Reboleira e, com a vitória do Sporting em Paços de Ferreira e o empate do V. Guimarães no Restelo, parte na quarta posição para a derradeira jornada. Exigia-se mais, muito mais de um benfica que estava obrigado a vencer. Os encarnados assinaram exibição pouco inspirada, com sinais claros de ansiedade, impedindo que vários lances – alguns deles de bradar aos céus – resultassem em golo...



A subida:
TROFENSE
A equipa orientada por António da Conceição começou a ganhar, graças a um golo de Valdomiro, mas o Gondomar conseguiu o empate. Apesar disso, a equipa da Trofa aproveitou o resultado do Gil Vicente em Olhão (2-2) para garantir a subida...
Parabéns à cidade da Trofa e a todos os seus verdadeiros sócios e adeptos!!!

Não aguento...



Por respeito aos meus amigos de blog e a todos aqueles que ao longo destes anos são visitas frequentes deste espaço, peço desde já desculpa por estas palavras mas vai ter que ser...

SENHORES DO JORNAL RECORD IDE PARA A PU#@ QUE VOS PA#IU!!!!!!!!