Redes Social

terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Uns são "únicos"...os outros calam o Dragão!


Uns são tidos como "únicos", mas os outros levam 2500 adeptos ao Dragão ( e há fotos dos "únicos" no Dragão para compararem a quantidade de povo presente, e verem que se calhar a palavra "únicos" refere-se a outra coisa qualquer que não a sua superioridade como adeptos)...
Pelo 3º ano consecutivo o Braga não perde no Dragão, calando como em anos anteriores, a imensa massa adepta do clube do porto. Não estive lá... mas em todo o país ouviram-se com uma clareza gregoriana, via sportTV, os cânticos de apoio das duas claques do Braga. E a grandeza que nos querem tirar e que querem comparar à dos pequenos que lutam para não descer, esteve presente na sua força maior; na devoção, no ânimo, na festa vermelha e branca que coloriu um estádio acizentado e murcho, numa pobreza de espirito e de alma que fez lembrar o "mouro" fado e a saudade dos tempos idos. Não há muitos clubes a fazerem-no como o Braga faz e continuará a fazer. A diferença para os "únicos" vai além disto! Jogamos mais, vibramos mais, temos mais respeito, negociamos melhor, temos muito mais do dobro dos pontos, lutamos entre os primeiros e não para "não descer", sonhamos de forma consciente com o título enquanto "os únicos" fazem-nos rir alarvemente com o sonho europeu...Deixem-nos a amolgarem-se, a baterem-se e a contentarem-se a fazer a festa nos treinos, porque no campo, contra adversários, onde o futebol vale a pena, eles têm chorado e feito as figuras mais tristes de que me recordo... Fico feliz por não ser "único", até porque pertencer a esta enorme massa de gente bracarense faz-me um orgulho ÚNICO e tem-me dado alegrias como mais nenhum conseguiria dar!
Saudações Arsenalistas.

9 comentários:

Picareto disse...

A farsa tem duas cores: vermelho e branco. Eu percebo por que razão neste post não se fala de jogo jogado. Percebo também porque não há referencias ao arbitro...! A verdade essa é "unica" e toda a gente a viu. E não faço mais comentarios sobre este assunto porque a verdade desportiva é levada embora pela Paixão e pela emoção.

Parabens aos No-Name, DV 82 e restantes claques bracarenses no Dragão pois fizeram uma bonita festa a puxar sempre para o seu lado, o mesmo que o Sr. Paixao e que o Sr. Veiga.

El Pirata disse...

Nao fiz o post da jornada pq aguardei, até com ansiedade, pelo post do Inquisição sobre o jogo Porto vs Braga. Mas confesso que fiquei um pouco pro desiludido, porque o assunto do mesmo bate na mesma tecla, ou seja, nas claques bracarenses e na comparação comm o numero de adeptos vimaranenses.

Na minha opinião é um erro, até por um grande motivo, pelo que o Braga tem feito nos ultimos dois anos, é mais vantajoso iniciar-se uma comparação com o que fazem os 3 grandes do que se limitar a ser o maior do Minho. Alias Braga e Guimaraes até poderiam ter muito a ganhar se conjugassem esforços para tornar mais forte a AF Braga, ao ponto de influenciar o poder da LIga e FPF, onde realmente se começam a ganhar campeonatos, seja na visao LFV ou Pinto da Costa. Não diz o ditado, em Roma sê romano? Entao adaptem-no pro futebol: num país corrupto, sê corrupto! Por muita comichao que te dê Inquisição, o Braga tem mais a ganhar aliando-se, ainda que momentaneamente, ao Guimaraes (e vice versa obviamente!) do que a perder.

El Pirata disse...

Quanto à jornada, aqui ficam as minhas opiniões:

Sporting vs Nacional


Um certo sabor a desilusão a exibição leonina. Depois do banho de bola espera e ansiava muito mais. Até pelas alarvidades ditas pelo madeirense Alves (que merecerá um post aparte, o rato cobarde!) era um jogo que desejava mais do que a simples vitoria, uma boa humilhação vinha mesmo a calhar!

Nao foi possivel por varios motivos, inclusivé alguns falhanços clamorosos, mas sobretudo porque Manuel Machado, estranhamente, acobardou-se! Pelos vistos a exibição do Sporting na luz foi o suficiente para trair as tacticas de machado, que trabalhou unica e exclusivamente para o 0-0. E quem o faz, por norma, perde.

Palavra ainda para Caneira e para o seu momento brilhante de inspiração. Bem sei que aquilo foi inspiração momentanea mas ele fez aquilo que muitos de nós, a ver na tv, desejamos que aconteça: colocou a bola, que até é bem redodondinha, num perfeito relvado sem buracos, com tranquilidade, sem força excessiva, como se estivesse a dar uma tacada em golf, e meteu-a, com boa precisão, no canto inferior de uma baliza que, é bom recordar, nao tem o tamanho de uma baliza de hoquei!


É aqui precisamente que quero chegar! O que Caneira fez foi brilhante mas, pelo menos para os avançados, deveria ser basico! E no entanto é vê-los a dar pontapés pras couves! Essa cambada que passa semanas atras de semanas a treinar! Não sei bem a treinar o quê, mas duvido que seja precisão e pontaria...

El Pirata disse...

U.Leiria vs Benfica

Um bom jogo de futebol, daqueles que dá gosto ver, quando nao se é adepto de nenhuma das equipas. Ganhou a União e pode-se dizer que ganhou bem, isto apesar do Benfica ter criado mais ocasiões de golo. Luisão comprometeu seriamente o esforço da equipa que dava claros sinais que poderia ter "virado o jogo". Koeman, com o excesso de qualidade que tem ao seu dispor, começa a atrapalhar-se nas escolhas e nos castigos aos "culpados" da derrota no derby. Nao creio que se deva proceder dessa maneira mas ele é que é o treinador.


Uma palavra ainda para a enorme utilidade de Maciel no sistema de jogo do Leiria. Só um cego, de preferencvia portista, é que pode duvidar disso. E convem nao esquecer que esse jogador nao jogou contra o Porto...


Outra grande questão, e que é deveras irritante nesta equipa leiriense, prende-se com a atitude do GR Costinha, que até nem é mau pra equipas do nivel do Leiria, mas que tem claramente actuações distintas, quando defronta o seu amor, FCPorto, e quando defronmta Benfica e Sporting! Costinha ofereceu, com a ajuda de Bartolomeu (que impediu Maciel de jogar...), os 3 pontos ao Porto na primira volta, ao contribuir com frango e meio pra vitoria portista. No passado sabado, pra nao variar, mais um grande Costinha. Lá grande pode ser ele mas grande profissional nunca o será, nao com atitudes de criançola, como ele tem tido ao longo de toda a carreira. Até com o Mourinho em Leiria ele frangou contra o Porto de Octavio! Puxem pela memoria...


PS:

Fabio Felicio é um senhor jogador. Com 23 anos e portugues (apesar do nome nao o aparentar...) é um jogador a ter em conta.

El Pirata disse...

Porto vs Braga

Só poderia haver um vencedor, o Porto. Cada jogo tem uma historia diferente e o de ontem só podia dar 3 ou 4 a zero pro porto. Nao quer dizer que a diferença seja essa entre as duas equipas mas ontem foi completamente evidente, mesmo pro inquisição que optou por nem tocar no assunto.


Entao porque nao ganhou o Porto? Meus amigos portistas, é a salivar de alegria que vos digo o mesmo que vocês me disseram aquando do jogo de enorme roubalheira Sporting vs Maritimo, de ha 15 dias atras: nao ganharam porque nao souberam marcar! Porque foram ineficientes e porque o Braga nao se esforçou muito, caso contrario até perdiam! Ah, e se o arbitro fosse honesto expulsava o farsolas e palhaçito do Pepe, sempre a fingir agressoes e o cigano do Quaresma, que pela 3ª semana consecutiva, tem entrada or detras sem vermelho! Ora digam lá, gostam?

Pois foi uma treta igual a esta que eu li aqui no blog, depois de uma arbitragem manhosa, um termo muito simpatico para a apelidar. Mas tambem vos digo, se fossem minimamente eficientes nao teriam que se queixar do lance do penalti, que é duvidoso, tal como a posição legal do bracarense. Mas por outro lado Pepe, o tal farsolas, teve uma entrada à cotovelada sobre Paulo Santos que deveria valer vermelho, nao pro GR que ate foi simpatico na reacção à agressao apalermada, de um grande palerma, que simula mais agressoes e faltas por metro quadrado que qualquer outro simulão que eu tenha visto! E ja vi muitos. Faz-te um homem Pepe, pra rato ja basta o Alves da Madeira!

El Pirata disse...

Arraia Miuda vs Arraia Miuda


Quanto aos restantes jogos, destaque pro Setubal que ja meteu ferias de Verao! Espero bem é que as mesmas ferias nao sejam interrompidas na proxima semana, frente ao Sporting.

O Penafiel lá somou a segunda vitoria e JVP ja vai nos 6 golos, ele que é o motor do Boavista tal como Figo o é no Inter Milão. Jogadores com a mesma origem, grandes conquistas, mas ambições diferentes em final de carreiras. Pra meditar...

Anónimo disse...

Pessoalmente, e como comentário À jornada, só o seguinte:

BENFICA:

Perdeu mal e com azar... Teve inúmeras oportunidades de marcar e não marcou! O Luizão e o Moreto estão nitidamente em baixo de forma.

sporting:

Ganhou... Ficou provisoriamente em 2º... Na minha opinião, e contrariando o jogador que chegou da CAN, o sporting não faz parte das melhores equipas do mundo... É tudo muito suado e com uma dose grande de sorte...

porto:

COncordo com o picareto... A arbitragem nãõ foi feliz... Mas o Veiga não é para aqui chamado.

braga:

Desculpa lá o inquisição, mas eu continuo a achar que vocês ainda não fazem parte dos "grandes" do futebol português... Estão a caminho, mas ainda faltam muitos anos e títulos para isso acontecer...

Restantes clubes:

Nada de irregular, na minha opinião...

Anónimo disse...

"Este post nada tem relacionado com o jogo...foi óbvia a supremacia do Porto e o péssimo jogo do Braga. Está relacionado com o insultuoso uso da palavra "unicos" feito pelo autor."

Chamas insultuoso eu dizer que são unicos os adeptos de um clube que luta para não descer de divisão ter 3000 pessoas num treino e ter 17500 pessoas no estadio. Adeptos que deram a cada jogador um dvd e um manifesto escrito na lingua mãe de cada um, para que esses jogadores sentissem um pouco o que é ser adepto vitoriano!????

Eu chamo e sempre chamarei unicos a estes adeptos, e aquilo q fizeram é um grande acto de amor por um e só um clube!! Em braga era totalmente impensavel uma coisa destas até porque ninguem vai fazer uma coisa destas pelo seu segundo clube!!!!

Anónimo disse...

Quanto ao calar o dragão..tenho q admitir que a presença bracarense superou as minhas espectativas!! tiveram muito fortes!!! é pena que n hajam mais clubes a ter assim presença em todos os estadios!!!