Redes Social

terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

Liga BetandWin - 22ª Jornada


William Shakespeare se vivesse nos tempos actuais e fosse português (sportinguista naturalmente), teria exclamado com grande fervor, após ter assistido ao 5º penalti contra os leões, nos ultimos 6 jogos: Penalti ou não Penalti… Eis a Questão!

De facto é estranho esta pandemia de penaltis nos jogos do Sporting. Qualquer lance envolvendo uma mão na area é interpretado como mão na bola. Mas será que esta nova moda veio para ficar? E porque Luisão, Ricardo Rocha e Cesar Peixoto, entre outros ilustres rivais, podem-no fazer descaradamente sem punição? Longe de mim querer levantar suspeitas quanto à honestidade da competição que tanto prezamos, mas parece-me que a redução de 10 para 5 pontos de diferença do Sporting para a liderança e o facto de ter ocupado o segundo lugar que dá entrada directa na liga dos milhões, anda a incomodar muita gente! Como é possivel que um clube que não tem dinheiro para comprar jogadores de qualidade a não ser por emprestimo, que perde treinador e presidente em plena competição… ainda respira e dá luta? Fevereiro era o mês previsto para os festejos por alguns sectores portistas do blog, mas parece-me que fizeram o enterro ao Sporting demasiado cedo. E mesmo com a inacreditável serie de penaltis contra, vai ser preciso algo mais para acalmar a furia vencedora de Paulo Bento, o Grande, e sus muchachos. Ah, e já agora, para fim de introdução, aprecio ver o orgão de desinformação portista, OJOGO, insisitir durante toda a semana na novela Liedson, renova ou não renova. Calma meus jornalecos de meia tijela, preocupem-se em saber porque o Pelé de tranças anda perdido no terceiro escalão do futebol português! O Liedson para já tem é de decidir no campo, e ele já percebeu que por muito bom que seja é apenas mais um na grande história de magnificos avançados que já tiveram a honra de envergarem a camisola leonina. Não é o salvador, por muito que muitos pretendam criar desestabilizações no balneário leonino. Por muito menos está o Porto em black out.


Por falar em blacks, gostei muito de McCarthy! Pode ter sido Quaresma a centrar e Adriano a marcar (aquelas até eu as empurrava para dentro da baliza… mais uma vez o orgão de desinformação portista faz capa de jornais com devaneios babilónicos…) mas Benny fez um jogão, e se a forma dele continuar a subir e os golos a aparecer então aqui o lagarto vai ter reais motivos para se preocupar (até lá a vantagem do Porto é apenas no orçamento). Quanto ao jogo, Adriaanse continua a fazer malabarismos no trapezio e insiste em não colocar uma rede de segurança. É corajoso sem duvida, o holandês, teimoso como uma mula tambem, mas há que lhe dar merito pela subida de forma do jogo que a sua equipa apresenta. A táctica pode não ter pernas para andar, sobretudo se apanha uma equipa como o Leiria (com Maciel a jogar obviamente…) mortifero em contra ataque, mas pode estar descansado o Co enquanto muitos Jose´s Couceiros treinarem equipas na Liga. É inacreditável o que assisti no sabado. Como pode uma equipa, jogando em casa (se bem que o estádio é apenas habitado por meia duzia de velhos do restelo, saudosistas dos bons velhos tempos – Camões é que era bruxo e não o tal de Fafe, adivinhou com 500 anos de antecedência o que agora se passa no Restelo…), perante um adversario que apresenta UM defesa e DOIS trincos (Bosingwa e Ceh passaram mais tempo em ajudas atacantes a Quaresma e Ivanildo que na defesa) ser tão inoperante e inexistente a nivel atacante? Mérito do Porto? Meus senhores, total demerito do Belenenses e do seu pretenso treinador, que ainda afirma não saber porque não está a treinar o Porto! Oh Couceiro, para figuras tristes já nos basta o Alves da Madeira. Sem casos de arbitragem o Porto vence sem dificuldades, mas não quero deixar de referir a agressão que McCarthy cometeu ainda na primera parte. É bem verdade que já antes Pelé e Rolando tinham pisado os calcanhares ao sul africano, mas quem decide é o arbitro. E McCarthy tentou fazer justiça pelos seus proprios meios. Se isto fosse um jogo sem regras eu aplaudia Benny porque o tipo estava mesmo a pedi-las, mas como não é o caso, vermelho ficou por mostrar. Algo que Benny deve andar com saudades…

Avançando para a Luz, que se pode dizer? Quando uma equipa vence a outra por 4-0 não deveriam restar grandes duvidas. O problema é que, com tudo a zero, Robert deveria ter sido expulso. A agressão ao jogador penafidelense não deveria ter sido perdoada. Seria a historia diferente? Quem sabe, provavelmente até não, mas não se pode passar um pano sobre um erro grave. E que dizer de Leo e Nuno Gomes, no lance do terceiro golo? Ficou-lhes muito mal, sem desculpas. O Porto, na epoca passada, teve varios lances de anti desportivismo no seu estadio, mas ao menos ainda tinha a “desculpa” de estar a correr atrás da vitoria! Agora com 2-0? Nuno Gomes anda desesperado atrás do titulo de melhor marcador, algo que qualquer avançado com o minimo de categoria deve possuir no seu curriculo. A caminho dos 30 anos o Gomes da Luz tem… zero! Bem se desculpam os cronistas encarnados que Nuno Gomes é um 9,5, é um 10,5! Eu digo o que ele realmente é: é um artista que deveria largar o apelido Gomes, sinonimo de botas de ouro, portuguesas e europeias, e cingir-se a ser Nuno 9,5 ou Nuno Ribeiro. Não sei como ainda não houve ninguem a pensar como eu…

Quanto ao restante da jornada, destaque para a humilhante derrota caseira do Nacional perante um Leiria on-fire, para mais um bom resultado conseguido pelo Estrela da Amadora, equipa que precisa de jogos “grandes” para conseguir tirar todo o talento dos seus jogadores (golaço de Barreto) e para a excelente vitória do Guimarães na Madeira. É um passo rumo à manutenção mas apenas um passo. Serão precisos muitos mais, já que prevejo que 37 pontos não serão os suficietes.

Quanto ao Braga, teve alguma infelicidade frente ao Estrela, e quando digo alguma é porque entretanto viu uma bola esbarrar no poste da sua baliza e marcou o seu único golo num lance no limite (?) do fora de jogo. Se jogou mais e teve mais posse de bola, isso só por si não chega para ganhar jogos, alias como ficou provado no jogo anterior, no Dragão, E por falar nisso, já viram que o Braga teria ganho mais pontos,se tem perdido no Dragão e ganho ao Estrela? É um facto, mas se formos a ver, desta forma, o Braga ganhou dois pontos mas o Porto apenas 4! Se tivesse sido de outro modo, teria o Braga ganho 3, mas o Porto 6! Ou seja, para os que acreditam num Braga campeão, até não foi mau, só perderam dois pontos para a liderança. Para os outros, os mais prudentes, que desejam apenas o segundo lugar, foi uma má semana. Aguardo pela opinião dos bracarenses do blog, se concordam ou não com a minha teoria.


PS:

Para acabar não posso esquecer Carlos “Fucking” Martins. Tal como Lampard é conhecido em Inglaterra como Frank “Fucking” Lampard, pelos seus adeptos e rivais, também o Lampard português se evidencia pelo seu caracter decisivo nos jogos do Sporting, Não tenho duvidas que para os leões lutarem pelo titulo irão necessitar do Martins em forma, sem recaídas fisicas. Porque Carlos Martins não significa apenas remates colocados e cantos bem executados. Quem não se lembra do magnifico passe de trivela, de mais de 30 metros, para a cabeça de Deivid no derby da Luz? É um jogador dotado de grande técnica e com superior visao de jogo (passe de primeira nas Antas, perfeito!). Está subestimado pelos adeptos da bola porque é extremamente inconstante nas suas performances, devido a constantes lesões musculares, mas aos 23 anos ainda vai muito a tempo de superar todos os criticos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tem calma pirata, estas muito nervoso!!!!!

Pedro Morgado disse...

Gostei da análise aos pontos do Braga nos jogos do Porto e Amadora..

André Kaustico disse...

Não tá mal comentado não senhor. Mas pronto, nem que vá o alvarao magalhães para o belenenses, vai sempre fazer de porposito para o porto ganhar.Não te esqueças que o braga tambem fez o mesmo que o belenenses. Não conseguiu nada. Só nos 5 minutos antes do golo carregou.E o Porto utilizou a mesma tactica. Quanto a adriano, sim, qualquer que estivesse onde estava adriano aquando dos passes do magnifico ciganito, marcaria(à excepção de talvez mitos do futebol portugues como pena, cadete e Miki "RIP" Feher), mas teriam eles se posicionado como este? Faz parte de um bom ponta de lança o posicionamento correcto. Mcarthy arrasta atras de si defesas, deixando espaço para Adriano se colocar em posição perfeita. Mas pronto, anti-portistomos é aqui com o lagarto de serviço

El Pirata disse...

eu estou calmo :)

Apenas fiz a minha analise. O Setubal, mesmo estando de ferias, deu luta! O Belenenses foi inoperante, e apesar do merito que nao tiro ao Porto e a Adriaanse, tambem ha evidentemente muito demerito. Foi um dos jogos mais faceis que o Porto teve e terá esta epoca. Mas é capaz de ser o meu anti portismo a falar :)

El Pirata disse...

vejo k ninguem pegou no facto de nao ter falado nos lances polemicos do setubal vs sporting.

Mas nao os vou deixar passar em claro. O penalti de Sa Pinto obviamente que nao existe, ja por sua vez dez minutos antes ficou, muito provavelmente, um penalti por marcar para o Setubal. Parece que não ha grandes duvidas quanto a isso, mas como o arbitro marcou o outro, nao é por aí que o gato vai às filhoses como se costuma dizer...

Quanto lance em que Sougou introduz a bola na baliza de Ricardo, no final da primeira parte. Bem, muito simples, nao está fora de jogo. Mas analisemos o lance, ao pormenor.


Em primeiro lugar nao ha golo anulado porque o jogo ja estava parado e estacionado e Ricardo fica feito mumia a ver a bola entrar. Nem o pior Ricardo da epoca passada deixaria entrar aquela bola que passa a nao mais de meio metro do seu corpo.

Em segundo lugar estes sao daqueles fora de jogos impossiveis de serem assinaldos pelos fiscais de linha, como li numa grande reportagem ha uns anos atras, onde um espcialista de oftmalmologia dizia que, quando a bola parte, e sabendo que o fiscal tem de estar de olho, em primeiro lugar, na bola, se o defesa fizer o movimento de avanço para o meio campo e o avançado fizer o movimento inverso, quando o fiscal olha ja nao vai a tempo, uma vez que tal movimento é contrario e se os jogadores estivessem em linha no momento em que a bola parte só por palpite ou má fé pode um fiscal, em consciencia, assinalar seja o que for.

Conclusao? Sougou está em linha, a mover-se pra baliza, o defesa em linha está a mover-se pro meio campo, passam-se 0,20 segundos e Sougou está plantado em fora de jogo. Só com repetições, em camara lenta, se fica com a noçao de jogada no LIMITE!

Tomara eu e todos nós que todos os erros de avaliaçao de fora de jogo fossem deste quilate. As discussoes seriam minimas certamente. No entanto é prova que a tecnologia tem de começar a servir o futebol, por muito que algus como Blatter defenderem o erro como parte integrante do jogo. Sou contra os erros mas erros destes ainda aceito como nao intencionais.

El Pirata disse...

pedro morgado, bem sei k no limite, qualquer adepto do braga acha que o jogo contra o Porto foi um empate merecido até porque estava a ser disputado fora de casa e a equipa bracarense soube reagir a partir do momento em que sofre o golo, e por outro lado, acredita que contra o Amadora só um golo vindo de outro planeta e que entra de dez em dez anos é que evitou o braga de somar os 3 pontos. Tambem é outra analise possivel e se eu fosse adepto do braga nao deixaria de aceitar esta como mais verdadeira.

Na minha opiniao axo k o braga teria ganho um ponto mais se tem perdido nas Antas e ganho, como deveria ter ganho, ao Amadora. Mas acreditando no titulo as coisas podem até ter sido perfeitas assim, ainda para mais porque certamente os bracarenses acreditam que o Porto vai escorregar duas vezes na capital, tal como eu acredito.

Quem ja nao tem nada a dizer sobre o comando é a equipa do Alves da Madeira. E ainda bem digo eu, nao me queria imaginar a torcer por Porto ou Benfica só pra nao ver aquele trombudo com mais overdose de alccol a festejar. Mal por mal ja me habituei à festa dos tristes na Avenida dos Aliados...