Redes Social

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

Ricardo Coração de Leão. Parte II - A Lenda

QUANTAS vidas tem Sá Pinto? As sete do felino mas em forma de leão! Raça e determinação do guerreiro que no derby da vida já defrontou um calvário de lesões: joelho direito por quatro vezes retalhado a bisturi, porém forte e sem tremer na hora de partir para um penalty histórico. Foi na Luz, desde a marca dos onze metros, que o avançado, símbolo da mística do Sporting actual, marcou o 50.º golo na Liga portuguesa. Ricardo coração de leão continua a encher de alegria a alma sportinguista.

A 10 de Outubro de 1972 nascia, no Porto, Ricardo Manuel da Silva Sá Pinto. Estava escrito que no futebol havia de fazer história e no Sporting escrever glória a letras douradas — no mesmo dia 10 de Outubro, mas do ano de 1885, nascia José Alvalade, um dos fundadores do clube e terceiro presidente dos leões… Exemplo de raça de um leão que parece não ter fim, a vida de Sá Pinto é pintada a verde e branco — apesar da estreia na divisão principal do futebol português ter sido feita no Salgueiros, em Agosto de 1992, frente ao Farense, e de ter passado pelas camadas jovens do FC Porto. Pelo Sporting estreou-se a 20 de Agosto de 1994, debute festejado com um golo na vitória no terreno do Farense. Era o primeiro tento de leão ao peito e que num fôlego de longevidade teve sábado continuidade com marca histórica: 50 golos de Sá Pinto comemorados na casa do Benfica.

Mas até à glória do golo 50, a vida de Sá Pinto foi misto de alegria e tristeza, luta árdua contra um calvário de lesões no joelho direito massacrado pelo infortúnio.

Desde Dezembro de 2000 até Março de 2004, quatro operações retalharam o joelho do avançado, que chegou a ser dado como acabado para o futebol. Mas onde outros desistem, Sá Pinto busca forças e descobre-as na determinação que empresta em tudo o que faz. Por mais impossível que pareça a missão.

Depois de uma passagem por Espanha (Real Sociedad), de 1997/98 a 1999/00, o regresso a Alvalade veio acompanhado pelo azar. No dia 9 de Dezembro de 2000, num jogo contra o Belenenses, Sá Pinto fez uma entorse no joelho direito. A intervenção cirúrgica foi inevitável. No dia 16 do mesmo mês, o cirurgião ortopedista do Sporting, Pereira de Castro, operou o jogador pela primeira vez. Seguiram-se seis meses de paragem.

No dia 1 de Novembro de 2001, os leões receberam o Halmastad para a Taça UEFA: nova entorse no joelho direito, numa época onde Sá Pinto já tinha sido fustigado por um traumatismo no mesmo joelho e por um estiramento no esquerdo. Foi submetido a uma artroscopia, em Janeiro, em França (Lyon). As coisas não correram como desejado. E Sá Pinto teve de fazer nova ligamentoplastia, em Março, desta vez em Madrid. Não mais joga nessa temporada, em que o Sporting se sagraria campeão. E falha o Mundial da Coreia e do Japão. Mais uma operação ultrapassada… Mas não o fim do calvário. Dois anos depois, o joelho direito volta a ceder. Temia-se o fim da carreira de Sá Pinto, que rumou à Suiça para nova ligamentoplastia. O leão recusou-se a desistir. Venceu a desgraça que lhe vaticinaram e regressou à competição em Novembro de 2004.

O momento, porém, é de felicidade. Sá Pinto recusa-se a acabar. Na 15.ª época como profissional, quatro operações depois, personifica a alma leonina no gesto de festejo do golo 50. No currículo, um título de campeão nacional (2001/02), uma Taça de Portugal (1994/95) e uma Supertaça (1994/95) — as lesões impediram-no de dar contributo à equipa nas campanhas vitoriosas da Taça e da Supertaça de 2001/02. Aos 33 anos, o mesmo sorriso do menino que se realiza num campo de futebol, o desejo de voltar a ser campeão pelo Sporting e... o final da carreira já anunciado de um leão que, ainda assim, parece não ter esgotado todas as vidas."

Uma década após ter iniciado uma história de amor e paixão com o Sporting, revejo o mesmo Sá Pinto no momento do penalty na Luz. Todo o esplendor, toda a garra, todo o amor e todo o suor espelhados naquele gesto "TOMAAAA!!!".



Se a equipa precisa de referências, acho que a de Sá Pinto chega e sobra. Um Grande LEÃO, um verdadeiro líder. Boa Sorte capitão!

11 comentários:

André Kaustico disse...

Parabens ao sá por dignificar a camisola que joga. Poderia te-lo feito pelo seu clube do coração, o FC Porto, mas o destino assim não o quis

El Pirata disse...

Sa Pinto nao é o primeiro jogador devoto (ou ex devoto, coisas de juventude, assim como Baia lampião... eheheh) do FC Porto, e que defende com muita honra e dignidade a camisola do leao.

Relembro o grande Fernando Gomes que veio a Alvalade mostrar a todos os seguidores do eterno treinador despedido, esse mesmo, Ivic, que velhos sao os trapos, marcando em duas epocas 30 golos, só para o campeonato, e ajudando em grande medida a equipa a alcançar as meias finais da taça uefa, somente batida por um Inter de Milão, à altura, um verdadeiro colosso europeu, com 3 campeoes mundiais, Matthaus, Brehme e Klinsmann, e mais uma serie de fantasticos internacionais transalpinos, como Zenga, Bergomi e Berti!

Gomes nunca escondeu o seu portismo, deixou sempre isso bem claro! E abandonou o futebol deixando eternas saudades em Alvalade, onde é sempre muito bem recebido. E actualmente, sempre que Porto e Sporting se defrontam, nunca esconde o seu amor pelo FCP. Um Homem decente e honesto, um Homem que espero um dia ver liderar um dos meus rivais, porque já era altura de ver alguem com espinha dorsal intacta, com maneiras e educação, com principios civicos e morais, com postura civilizada, liderar o maior clube da minha cidade. Eu como portuense estou sinceramente farto de conectarem o Porto como a terra da bandidagem e do putedo.


Para quando Fernando Gomes presidente do FCP? Nao vejo ninguem melhor que ele. Pelo menos se os criterios forem os que mencionei. Se os criterios forem os actuais, entao Reinaldo Teles deve ser o eleito...

El Pirata disse...

Ja agora falar de jogadores que dignificam a camisola que nao é aquela que está nos seus corações, obriga naturalmente mencionar o nome de Costinha, jogador que será sempre um simbolo portista mas que tem o Sporting no seu coração. Um verdadeiro craque, profissional a 100%.

Claro que, no entanto, e seguindo os mesmos criterios com os quais acusam Figo, Costinha tambem deveria ser visto em Alvalade como um traidor, afinal de contas ele optou pelo Porto quando podia ter seguido o caminho de Alvalade. Costinha foi sim um profissional de futebol, que optou seguir o que assim desejou, de livre vontade. Figo saiu de Barcelona, nao rescindindo o contrato como fez o desonesto Paulo Futre, quando alegou motivos psicologicos para ir de borla para o Porto, mas sim porque pagaram por ele a astronomica quantia de 60 milhoes de euros, tanto quanto o felizardo portugues ganhou no euromilhoes!

Figo deu 5 dos seus melhores anos ao clube catalão, nem de longe foi recompensado em termos salariais, quando comparado com outros fidalgos (impressionante como ha portugueses que insultam um portugues e nao vêm como os bastardos catalaes olham pros portugueses como raça inferior... coisas da vida!...) e no fim, como despedida, ainda deixou o clube bem mais rico do que quando lá chegou! Que mais queriam?

O Figo se deve devoção é ao seu Sporting que o descobriu, o fez homem e jogador e lhe deu asas para deixar voar todo o seu talento. E Figo sempre o reconheceu e nunca renegou as suas origens! O Barcelona comprou-o a preço de banana (400 mil contos), teve ao seu dispor, por metade do ordenado de Guardiola, Rivaldo, Kluivert, Rivaldo, etc, um jogador sempre presente, sempre profissional, sempre lutador, sempre talentoso, e que 5 anos depois, desperdiçado num clube perdedor por natureza (o que ele nao teria ganho no Real Madrid, pelo menos mais 2 champions league...) sai por 12 milhoes de contos, ou seja, por mais de 30 vezes o preço de custo! Descontando ordenados e premios o Barcelona ainda lucrou, seguramente, mais de 6 milhoes de contos! É obra! Deixem-se lá de parvoices de uma vez por todas.

D. Quixote era malukinho mas nao tanto...

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo andré domingues!!! Sem ser insultuoso, o figo as vezes parece o rui costa do sporting!!!!

El Pirata disse...

E lá estao voces a confundir tudo carago! mas eu escrevo em chines??

Desde quando eu vou querer que Acosta, Schmeichel, Andre Cruz, Jardel, Polga, Liedson, Duscher, Balakov, entre tantos outros grandes estrangeiros que representaram brilhantemente o Sporting, que tenham amor à camisola como se fossem adeptos do clube desde miudos? Mas só se fosse imbecil é que poderia desejar tal coisa ou acreditar em tal coisa!


Figo é um estrangeiro fora de Portugal! Mesmo em Portugal alguns tratam-no como tal. Figo sentido com Figo se ele fizesse como Futre, um sportinguista desde miudo que se vendeu por dinheiro ao Porto e por dinheiro foi pro Benfica! Esse é um bom exemplo! Porque nao se fala nele?

Sa Pinto, como toda a gente sabe, nutre ou nutriu grandes sentimentos pelo FCP. Nada de errado nisso, eu compreendo perfeitamente e até é um motivo extra para eu admirar a dedicação de SA Pinto a um clube que não era o seu, de estimação! E se nop futuro, quando ja nao for profisional de futebol, torcer pelo FCP, acho tal perfeitamente normal. Nao acredito que alguem que goste verdadeiramente de futebol, com 14 anos, mude de clube. O que Baia fez nao é natural, é completamente anti-natura! Alias, nao acredito que a sua costela benfiquista tenha desaparecido por completo...

El Pirata disse...

Mais, e voltando ao Figo, diz-me tu Andre Domingues, se tens memoria para tal, lembraste por acaso, durante a estadia de 5 anos de Figo em Barcelona, de atitudes incorrectas deste jogador para com o publico? Para com a imprensa? Para com os dirigentes? Para com os colegas?

Lembraste por acaso de falta de entrega ao jogo e falta de profissionalismo? Lembraste por acaso de ferias prolongadas e de amuos de vedetismo? Lembraste de alguma situação que tenha vindo nos jornais sobre situaçoes obscuras e de conflitos criadas por Figo?


Lembraste, na estadia de 1995 a 2000, de quantos jogos fez Figo com a camisola do Barcelona? Lembraste que esse numero de jogos corresponde seguramente a mais de 80% dos jogos realizados pelo Barcelona nesse periodo? Ou seja, um jogador sempre presente, sem quebras de forma, sempre titular, sempre disponivel sem lesoes, muitas delas como todos sabemos criadas pela falta de profissionalismo e dedicação ao treino? Lembraste? E quando escrevo para ti escrevo para todos os outros! Puxem pela cabeça e nao se preocupem que ela nao vos irá saltar dos ombros.

Agora, como portugues que acredito que sejas, tira lá da mioleira a tristeza de desculpas de traição inventadas pela escumalha jornaleira catalã, que se esquece que Figo era mal pago, ele que em 1999/2000 era ja, por muitos considerado o melhor do Mundo! Que se esquece que a clausula colocada no cotnrato pelos dirigentes catalaes era de tal forma elevada que eles menosprezaram as intenções de Figo e mandaram-no embora, que tinha um contrato assinado e tinha de o cumprir! Puxai pela cabeça carago! Mas anda tudo a dormir seus anti Figo primarios!

E que fez Figo? Fugiu? Recusou jogar? Não, cumpriu com o que tinha assinado, isto apesar de Rivaldo ver o seu contrato melhorado a cada numero de circo que fazia! Ao ponto de ter direito ao dobro de Figo, ele e Guardiola, e Kluivert! Acham isso normal? Fosse Luis Figo brasileiro e nao teria passado por essa humilhação! Pergunto aqui se algum de vós gostaria de trabalhar num sitio onde sabiam ser os melhores e recebiam abaixo de muitos outros. Pensem com a cabeça de cima para variar!


E para acabar, que este assunto ja mete nojo, tamanha a idiotice de raciocinio, resta, mais uma vez, mencionar a clausula de rescisao PAGA! Sim, a mesma clausula que os dirigentes catalaes nunca pensaram que fosse coberta! Sabm o que disse Nuñez, presidente catalão, uns anos mais tarde? Que se soubesse que Florentino Perez pagasse a clausula de rescisao teria dado a Figo o que ele pedia. E o que ele pedia era simplesmente o mesmo que outros recebiam. Se ele era o capitao, o simbolo como muitos afirmam, percebem agora? Ou vou ter de me dedicar ao desenho? Claro que os anti Figo nunca irao entender, mas a esses eu ja dou o devido desconto...


os que conhecem os catalaes, ou fantasiam, espero que tenham ficado esclarecidos. E nao esquecer que bestas ha em todo o lado, como se viu no ataque ao Adriaanse e como tambem existem em Alvalade e na Luz. Tenho a certeza que os catalaes "normais" ha muito esqueceram as mentiras, os outros nem merecem perda de tempo... eles que se roam de inveja pras 10 (DEZ) TAÇAS DOS CAMPEOES EUROPEUS nas vitrinas do Real Madrid. Que se reduzam à insignificancia que realmente sao.

Picareto disse...

"O que Baia fez nao é natural, é completamente anti-natura! Alias, nao acredito que a sua costela benfiquista tenha desaparecido por completo... "

El Pirata caro amigo...não te metas em águas pouco profundas...estás a percorrer caminhos muito ténues e a QUADRILHA anda atenta...!

Picareto disse...

Comparar figo com Carlos Secretário é como comparar a selecção do Brasil com a selecção do Botswana!! A razão é simples: Secretário foi 6 vezes campeão nacional pelo FCP, figo foi 0 (zero) vezes campeão português.

Mais, Secretário foi extremo direito, papel que desempenhava com afinco, remetendo figo para os sub-21...! Secretário adaptou-se ás necessidades da equipa e adaptou-se à função de defesa direito quando a equipa precisou. quando o real madrid ficou sem michel salgado lesionado foi figo capaz de fazer essa posição? Não!

Secretário, um jogador de equipa, com mistica e garra, nunca abandonou a equipa e nunca saiu directo para o balneário para "rezar" quando a equipa estava a perder. Secretário nunca abandonou a selecção por conveniencia!

Aqui fica a canção eternizada por alguns elementos deste blog aquando da conquista da Taça UEFA por este grande jogador:

É O NUMERO 7
FINTA COM OS DOIS PÉS
É MELHOR QUE O CAFÚ
É O SECRETARIO OLE OLE!

El Pirata disse...

Para o Andre Domingues e demais interessados, estou a preparar um post, muito pessoal, sobre Luis Figo.

O que eu acho é que num mundo como o de futebol, de traições (futre), de total desrespeito por clubes que pagam milhoes (ronaldo, que recebeu do inter milhoes durante anos, mesmo nao jogando por lesoes e quando ficou recuperado... foi pro real madrid...), de falta de dedicação (beckham, vieri, kluivert, etc), andar desde 1991 até 2006 sempre ao mesmo nivel, com mais de 120 internacionalizações (uma media de 8 por ano... afinal como é que alguem se balda a jogar pela selecção e faz...tantos jogos???), sem casos extra futebol e extra conjugais para encher revistas cor de rosa, digo eu, como pode esse alguem ser tratado como um mediocre?

Ah, rescindiu com o Barcelona! Esperem aí, mas nao foi o Real que pagou a clausula que os dirigentes colocaram no contrato e se riam como que a considerando inalcançavel? Nã, sou eu que estou a delirar...

André Kaustico disse...

ENTÃO E A CENA DO EURO???

André Kaustico disse...

Quanto ao Sá, apenas mencionei o clube do coração de Sá. Provavelmente já não o é, assim como o do baía tambem não é o que nós sabemos.Mas que me doi só de pensar, doí