Redes Social

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Liga BetandWin - 23ª Jornada

A Sambar para o Titulo...
.



Pedroto, um mitico treinador da era da TV a preto e branco (da era em que o Porto nada ganhava e que a culpa era atribuída à ponte da Arrábida… o mestre Pedroto era muito mais eloquente que o seu discipulo, o srº Nuno), teve duas tiradas que se mostraram visionárias, diria mesmo verdades históricas. A primeira delas (a que não interessa para o post mas que serve para acalmar alguns portistas que pensam que LFV anda a inovar em alguma coisa…), verdadeira mãe parteira de inumeras conquistas, foi aconselhar Pinto da Costa a colocar homens de confiança, não na liderança da FPF, que não interessa para nada, mas sim na arbitragem e na disciplina. Excelente conselho do mestre que lá da tumba deve andar todo satisfeito por ter feito o palpite certo. Afinal ele sabia bem em que País vivia e que essa treta da Democracia era apenas um novo nome para os burlões enganarem o Povo.

A segunda tirada do mestre, a que realmente interessa neste momento, dizia respeito ao numero de brasileiros que uma equipa deveria possuir. Ainda que Pedroto nem sonhasse em leis Bosman e acordos entre Portugal e Brasil de livre circulação de dentistas, putas e futebolistas, o zé do boné acertou em cheio novamente! E se na epoca ele dizia que um brasileiro é bom, dois é demais e três era uma escola de samba, que diria ele se soubesse que tanto Porto como Benfica já entraram em campo com SETE? Uma enormidade sem duvida! E vem isto a proposito do jogo da preterita jornada, em que o Benfica jogou com 7 brasileiros titulares frente ao Penafiel. Apesar de bons jogadores, nada de bom se augura a uma equipa que aposte continuamente nesta estratégia. Basta ver o que mudou do Porto da epoca passada para o desta epoca. Acreditar que Pitbull, Leo Lima, Leandro, Leandro do Bonfim e outros que tais, formavam um bom conjunto, só com forte imaginação.

Serve esta recordação para falar em Liedson. Que por sinal é brasileiro. E que por sinal vai ganhar uma pipa de massa até 2010. O facto do Sporting estar cotado em Bolsa e ter de prestar contas de todos os movimentos que faça, tornou publica a quantia que irá dispender nos proximos anos, nada menos que 8,5 milhoes de euros. Considerando os anos de contrato significa que Liedson passará a auferir, mensalmente, perto de 35 mil contos. Alguém acredita que isto seja verdade? Alguns sim, que trataram logo de fazer crer que para o ano o Sporting jogará com Liedson e 10 juniores! Não percebo nada dessas altas finanças mas acredito que o valor declarado pelo clube diz respeito já aos valores que terá de pagar ao Fisco, entre outras coisas seguramente. E sendo assim o valor mensal rondará os 18 mil contos, perfeitamente aceitável e justo! O que não era correcto era ter um jogador bem acima do mediano a ganhar como tal, e teve-o dessa forma durante a primeira epoca (onde marcou 19 golos), na segunda epoca (35 golos) e nesta epoca (13 golos, somando todas as eompetições).

E Liedson não é somente golos. É o melhor avançado a jogar por cá. Irrequieto, não deixa nunca de dar luta aos defesas e de colocar em sentido meia defesa, não se fixando no centro, procurando as linhas e abrindo espaço para as entradas dos medios ofensivos. Contra o Paços de Ferreira, jogo onde o Sporting, pela primeira vez esta epoca, marcou mais golos do que aqueles que merecia marcar (será crime?, alguns asnos encartados quiseram fazer crer que sim…), Liedson foi mais uma vez um elemento preponderante, assim como Nani, um miudo que crescerá com calma e tempo, onde a gestão inteligente de Paulo Bento não pode ser esquecida. Nani foi lançado às feras e provou ter valor. A partir de agora, até porque jogos houve onde o talento ameaçava tornar-se displicente, Nani é uma reserva de luxo no banco leonino. E a verdade é que o miudo, que é inteligente e sabe aguardar e aprender, entra sempre motivado e acrescenta algo novo à equipa. Neste momento é mais importante ter Sa Pinto a titular. Nem Nani nem o seu empresario (e ainda bem que, seja qual for o sanguessuga, se tem mantido caladinho, sem perturbar o desenvolvimento do miudo) têm criado mau ambiente, isto apesar de se saber que não faltariam clubes interessados em ter esta nova perola leonina. Quer queiram, quer não, toda esta belíssima gestão de paulo Bento tem de ser elogiada. Assim como os castigos impostos a Liedson (que falta fez ele nas Antas, tivesse ele feito metade do que fez na Luz e o Sporting estaria agora a 2 pontos do Porto…), Deivid e Polga, foram excelentes para passar a ter os jogadores na mão. Algo que Peseiro nunca foi capaz, por não ter o que Paulo Bento tem: coragem e independencia. Peseiro não aprendeu nada na sua passagem pelo Real Madrid, onde se viu que os jogadores não podem mandar mais que o treinador. Paulo Bento poe e dispoe e os jogadores aceitam e obedecem. A continuar assim acredito neste Sporting.

Quanto ao jogo, apesar do mafarrico da foto acima, o Ze Mota, ter-se queixado, não vejo razoes para queixas. Nem queixinhas. O penalti é nitido. O guarda redes só pode cortar a bola daquela maneira se o tem feito com as maos ou braços. A entrada a pés juntos seria suficiente, caso disputada a meio campo, para expulsao! Mesmo que jogue a bola! Ze Mota e todos os outros Ze Motinhas e Ze lambretas que se queixam, esquecem-se que todo e qualquer tackle é punido com falta, e se feito por detrás é punido com expulsão! Ora revejam lá as imagens e verifiquem se foi ou não um tackle. O ter tocado primeiro na bola é irrelevante. Quem não concordar aconselho a ida à Porto Editora que certamente possuirá um bom leque de livros sobre as regras de futebol e arbitragem.

Proximo jogo. Guimarães. Grande festa antes e após jogo. Quem como eu, que é neutro quanto ao clube da cidade berço, só pode ficar com grande admiração pelo fervor clubista daquela gente. Grande demonstração de apoio popular. Quanto ao jogo foi notória a intenção encarnada. Com um jogo vital frente ao Liverpool, e sabendo de antemão que o Vitória tinha somente o pior ataque do campeonato e uma das defesas mais instáveis, bastaria ao Benfica manter-se concentrado atrás e acutilante na frente. O que se esqueceram foi que o Homem ainda não é uma máquina. E esqueceram-se no que pode provocar no organismo a injecção de confiança que foram aqueles 3 km até ao estádio! Os onze jogadores que subiram ao recinto de jogo iam mais motivados no seu valor e capacidade do que nunca. Queriam vencer por eles e por todos os que neles acreditavam. Ronald Koeman fracassou. Culpa só dele? A verdade é que ver Marco Ferreira equipado de encarnado e a titular só pode indicar que sim. Culpa por inteiro, por ter transmitido a mensagem errada aos seus jogadores (que até com suplentes ganharia) e por ter transmitido aos adversários uma mensagem de pouco respeito, pelo mesmo motivo. Se é verdade que o Guimarães teve felicidade na forma como marca o primeiro golo, a verdade é que até esse momento o Benfica tinha feito zero. E assim se manteria se fosse preciso, esperando pelo erro adversário e não tomando conta do jogo, como se a vitória do jogo não fosse estritamente necessária. Agora a oito pontos do primeiro lugar, Koeman jogará sob intensa pressão na proxima jornada. E isso nunca é muito bom, ainda para mais sabendo que pelo meio poderá ser trucidado pelo campeão europeu em titulo. Koeman arranjou lenha para se queimar. Vamos ver como se desenrasca.

Nas Antas o Porto venceu, como lhe competia, e manteve a vantagem sobre o Sporting. Mas não fez um bom jogo, longe disso e, ao contrario de outros, não se pode queixar do relvado que estava excelente. Valeu um grande pontapé de Raul Meireles, um dos patinhos feios dos adeptos, que preferem Diego, mas que jogo a jogo prova a sua utilidade e o seu valor. Já Diego anda amuado e o seu papá já pos a boca no trombone. Aqui está uma novela boa para ser seguida.

Confesso que não vi o jogo todo, teria de ser masoquista para o fazer. Assim, entre os 30 minutos e os 60 minutos, perdi o melhor do jogo. Perdi o azulado Xistra e inventar um penalti e expulsao a favor do Porto (o auxiliar teve de bater com o pé no chao e adorava saber o que ele lhe disse para o Xistra voltar atrás, algo raramente visto no futebol, parabens ao auxilar por ter impedido o seu colega fazer figura de urso, mas já agora aconselho a troca de funções, o Xistra de bandeirinha na mão era um bom serviço para a arbitragem nacional), e perdi os dois lances de golo do Maritimo, ambos impedidos por defesas de elevada qualidade de Helton. O que irá na cabeça de muito portista era algo que eu pagava para saber. Por um lado acaba-se a tanga Baia na selecção, assunto que já estava podre, tantas as vezes era remexido. Por outro lado não se pode criticar e assobiar Helton porque ele já valeu pontos. E importantes! Mas que grande dilema! Para acabar uma palavrinha para McCarthy, um avançado que aprecio, que anda claramente com azar. A ver vamos se é na Luz que acaba com a seca que já vai para 6 meses.

Quanto à restante jornada destaque para a aproximação do Boavista aos lugares europeus, com a sua sexta vitoria consecutiva. Algo me diz que alguem, entre Braga e Nacional, vai ficar a ver a Europa por um canudo. E já sabem qual a minha preferência para ficar a xuxar no dedo, não?

18 comentários:

El Pirata disse...

Ja agora esqueci-me, no meio de tanto paleio, de elogiar o homem de preto da foto: Joeano, da Academica.

Desde que Marcel se foi, Joeano tem feito o lugar de goleador e a verdade é que nao se tem dado mal. Mas marcar 3 golos num jogo e ver a sua equipa perder deve ser extremamente frustante. Espero que a frustação se mantenha na proxima jornada, mesmo que para isso marque 3 golos novamente. Desde que o seu adversário marque 4...

El Pirata disse...

nitpicky é preciso um chato pra reconhecer outro :)

Entao eu sou clubista? Para quem acha que andam todos a jogar muito bem contra o Porto que por acaso até só joga com um central e dois laterais ofensivos... e que nao conseguem marcar-lhes um golo... e o cego sou eu!

André Kaustico disse...

Estava tudo bem neste post até el piratinha vir com o seu conhecido, e reconhecido anti-postistmo. Não sei que parte de jogo ao certo vis-te, mas não deves ter visto o dominio avassalador do porto, os golos perdidos por jorginho e hugo "matacão" almeida, dos outros grandes remates de Meireles e da bola ao poste de Mcarthy, um golo k levantaria o estadio. Não vis-te tambem que o maritimo fez apenas dois remates que nos valeu helton.
Adrianse continua a ser burro? sim, continuo a defende a teoria da relação entre Marec Chech e a mulher do treinador, pois não há explicação para este lateral de qualidade ficar no banco. Nao sei o que ensam os outros portistas quanto a Helton, mas eu apoiei a decisao desde o primeiro momento. Eu sabia que o FC Porto tinha os dois melhores guarda-redes do campeonato, a milhas de ricardos, qins, moreiras e moretos. E Helton precisava de jogar pra sonhar com o mundial. Uma coisa é certa NINGUEM assobiou Helton. Pessoalmente, aplaudo-o muito. Quanto ao Penalti, nenhum arbitro que tivesse visto o jogador a jogar de cabeça marcaria mão. Já vi roberto carlos a fazer grandes defesas e nenhuma mão foi assinalada. Aplaudo a decisão de voltar atrás. A ilusão de optica é possivel. Eu e o pikareto estavamos lado a lado, a ele pareceu-lhe mao, mesmo antes do arbitro assinalar, mas a mim não. Não dás o beneficio da duvida por nada, o que prova cada vez mais que não és nada isento como dizes. O lance do primeiro golo do sporting é panalti, mas se o arbitro não marcasse não acharia escandalo

Por fim, uma pergunta de retorica. Se fosse com o benfica, voltaria o arbitro a tras com a decisao

El Pirata disse...

Inquisição, tu sabes o que quis dizer com o "Boavista aproximou-se dos lugares europeus"

O Boavista vai em 18 pontos ganhos em 18 pontos possiveis. Entretanto quer Braga e Nacional foram perdendo a larga vantagem que possuiam sobre os axadrezados, que se cifra agora em 3 e 1 ponto, respectivamente.

Confesso que nao prestei muita atenção à tabela classificativa nas ultimas 3 ou 4 jornadas, mas espantou-me verificar que o Boavista está colado ao grupo de 5 equipas que pelo Natal "lideravam o campeonato", ainda com o Setubal colado a eles. Saiu o Setubal e pé ante pé surgiu o Boavista. E já se sabe, quem vem lançado detrás vem com maior vontade e determinação. Cuidado com eles Inquisição. E isto nao é conversa de jornal, é constatação de um facto. E o Boavista vs Braga nao é já dentro de 10 dias?

Ora aqui está um jogo que promete!

El Pirata disse...

Ao picareto tudo lhe parece mao oh Kaustico :)

André Kaustico disse...

errata, onde se le vis-te deve ler-se viste (ai o portugues)

El Pirata disse...

Mas onde é k eu sou anti portista? Digo bem d Raul Meireles, Helton e McCarthy, este até já é a segunda jornada consecutiva de quem digo bem! Ainda nao li uma palavra elogiosa do picareto, por exemplo, para algum jogador adversario! O meu mal é que eu exponho o flanco para levar pauladas! Mas eu sou sadico :)

Picareto disse...

Realmente deu toda a sensação de ter sido mão, e só alguem com muito má fé é que pode afirmar que não há beneficio da duvida pois o jogador do maritimo ao mesmo tempo que corta o lance de cabeça faz um movimento com o braço que da toda a sensação de mão.

Para o Pirata ouvir:

Já por inúmeras vezes elogiei um jogador que é do teu clube e que por incompetencia de sucessivos treinadores que passam pelo teu clube continua sem jogar. Rodrigo Tello.

Queres mais? Um dos melhores jogadores portugueses da actualidade (se não o melhor) jogou o ano passado no teu clube, o cerebral Hugo Viana que tem conquistado lugar de destaque no meio campo do Valencia, roubando por vezes a titularidade a Pablo Aimar!!

Mais...! Para veres como sou capaz de elogiar jogadores adversários aqui fica uma lista de jogadores de outros clubes que aprecio:

Nelson Ferreira (FC Thun)
Duda (Málaga)
Jorge Costa (S.Liége)
Jorge Andrade (Deportivo)
Carlos Paredes (Reggina)
Deco (Barcelona)
Maniche (Chelsea)
Costinha (Desempregado)
Sérgio Conceição (S.Liége)

El Pirata disse...

Vamos por partes


Primeiro, eu dediquei 25 linhas (até as contei) ao jogo do porto. Entre elas falo da escolha raul meireles em detrimento de diego, da rabula do xistra, das duas defesas providenciais de helton e da subida de forma de mccarthy! Afinal nao chega? Se querem um comentario à portista naturalmente que vieram bater à prota errada


Se a introdução é azulada é apenas uma forma de introduzir o liedson, e para fazer ver aos mais inocentes que o que LFV anda a fazer... ja é pratica comum ha mais de 25 anos! Tá a abrir a pestana se faz favor!

El Pirata disse...

Segundo. Para a dona formiga. Eu sei que sou chato e escrevo demais, mas desta vez fui mesmo propositado. E digo mais, bem me apetecia escrever sobre os jogos da figueira da foz, de barcelos e do bessa, bem como o facto do Jorge Jesus andar a cantar de galo e ter levado com que contar do amador Helio, na passada segunda feira. Isso dava para mais de 40 linhas, mas eu nao quero ser persona non grata por aqui :)


PS:

Nunca subestimes um chato... ele pode acabar por ser... ainda mais chato ;)

El Pirata disse...

Agora o assunto do dia! A vitoria do benfica sobre o campeao europeu! Eu bem sei k nao equivale a uma vitoria frente aos selvagens da selva colombiana, uns tais de Doce de Caldas (ou algo do genero), mas bem que era assunto para um post nao?

Eu bem sei k a disponiblidade geral nao é muita, mas o escolhido de terça feira e o escolhido de quarta feira estao devem ter os dedos em greve. É por isso que nao concordo com a plitica de um dia para cada um, mas acato-a na boa. Só lamento é que o jogo de ontem deveria ser debatido, nem que fosse para dizer mal! Ha muitos prismas para abordar o assunto, agora fazer de conta que nada se passou somente pelo facto de ontem só ter decorrido um mero treino lá pros lados do Olival... é fazer como a avestruz.

E eu sou demasiado cabeçudo para enfiar a cabeça na areia :)

El Pirata disse...

picareto, eu sei k tu curtes o tello. E até acredito que a malta de alvalade trocava de bom grado o gordito defesa/medio/extremo/aquecedor de bancos por um livre passe pras casas do Reinaldo. Ora faz lá chegar esta proposta à torre das Antas e vais ver como o negocio tem pernas para andar ;)

El Pirata disse...

O jogo de ontem entre Benfica e Liverpool foi, para mim, uma tremenda desilusão. E digo isto nao como adepto leonino, nem como patriota que apoia os clubes portugueses (bah, ganda treta, inventada por adeptos de golf seguramente!), mas sim como simples adepto de futebol. Adepto esse que, acreditando estar a presenciar a maior competição entre clubes do mundo, e numa fase em que subsistem apenas 16 equipas, é impossível assistir-se a um jogo tão paupérrimamente disputado, como foi o que ontem decorreu no estadio da Luz.


Verdade seja dita que o principal culpado dá pelo nome de Liverpool, actual campeão europeu, que jogou unica e exclusivamente para o 0-0. Nem um unico lance em todo o jogo de perigo para a baliza de Moretto, já para não falar no lance entre Luis Garcia e Leo, aos 12 segundos, que deveria valer a expulsão do jogador do clube inglês. Ou seja, nenhuma intenção de atacar, e toda a intenção de destruir o pouco que o Benfica construia, como se Rafa Benitez acreditasse piamente estar a defrontar um colosso como o Chelsea! É caso para dizer que o espanhol não se dignou a ver os videos dos ultimos 4 jogos do Benfica. A arrogância, tão tipicamente britanica, foi derrotada.

A ver vamos o que nos reserva o jogo de Anfield Road, dentro de 15 dias. Seguramente o Liverpool fará mais nos primeiros dez minutos do que aquilo que fez ontem, em mais de 90 minutos!


Quanto ao Benfica, não pensem que fez um bom jogo. Jogou com as suas armas, com um trio de trincos, dois extremos e um 9,5 a pentear o cabelo no meio dos centrais! Ou seja, jogou para não sofrer um golo, que nestas coisas é sempre muito perigoso, tentando o ataque sempre pela certa, sem riscos. Oportunidades de golo? Uma, a que resultou no golo de Luisão! Pode-se então dizer que o Benfica foi superior ao Liverpool? Não, claramente que não! Teve vontade, determinação, mas pouco talento. A bem da verdade convém nao esquecer que o adversário inspirava cuidados, mas tivesse o Benfica e em especial Koeman, interpretado os sinais de ansiedade que Benitez demonstrava no banco, e poderia ter arrancado para cima dos ingleses. O golo de Luisão cai, de certa forma, do ceu, mas acaba por ser um aliciante para uma segunda mão que se espera ser totalmente diferente, para melhor. Porque um adepto neutro, como é o meu caso, nao deseja ver um jogo de tão fraca qualidade.


Quanto ao melhor em campo, ninguém terá duvidas em eleger Petit. Soberano a meio campo, marcou de forma brilhante o livre que deu origem ao golo e ainda tentou um golaço de meio campo! Para quem o apelida de tosco está na altura de rever a sua opinião! Petit é neste momento o melhor médio defensivo português. Espero que Scolari tenha isso em atenção quando tiver que optar entre Costinha e Petit.

El Pirata disse...

morreu alguem e estamos todos de luto foi? Pelo menos a mim ninguem me avisou...

O sistema de post's decretado pelo Rui "Dias da Cunha" Ramos nao está a resultar. Ja nao saiu pras bancas o post de terça nem o de quarta e o de quinta vai pelo mesmo caminho...


Isto se fosse um jornal estava em maus lençois :) Temos de falar nem que seja do Mario do BB que quer ficar preso com os papás :D


Portistas, alegrai-vos! Parece que ontem no treino do porto marcaram-se alguns golos e que o penteado afro do Andersson é muito bom para cabeçear bolas. Nao faltam assuntos para escrever, mesmo que o assunto principal (a derrota do benfica europeu) tenha ido pelo cano abaixo ;)

El Pirata disse...

olhem olhe, afinal ha noticias!

Helton pode ficar de fora do classico! Fantastico! É da maneira que Baia joga sob pressao carago! Afinal sempre ha motivos para ver o jogo.


Outra novidade e das boas é a convocação do Quaresma pro amigavel da selecção! Oh meus amigos, lá se acaba um dos motivos para andar a dizer mal da selecção! Olhem, façam como eu, que critico o scolari porque usa bigode! Abaixo o bigode do Scolari! eheheheh

André Kaustico disse...

Quem leu sabe quem não leu não vale a pena saber. Post foram removidos por razões obvias

Aproveito para relembrar que é poribido fazer comentarios pessoais em relação a outros, e respectivas mães. Bom senso, meus amigos, é tudo futebol

Ramos disse...

A mim, parece que o Sporting Clube e Venda de Patrimonio vai em primeiro lugar.

Quero dar ao Inquisição os meus parabens, por ter conseguido ver, aquilo que os portistas já viram, O BENFICA NÃO JOGA MESMO NADA.

o Sporting anda a atravessar aquela fase, que o benfica passou. Essa fase, foi as 7 vitorias consecutivas com a ajuda dos arbitros. O Sporting nos ultimos jogos, tem sido beneficiado nas arbitragens, o jogo com o maritimo, paços de ferreira, benfica. O aspecto positivo do SCP é a defesa. Mais sólida, coesa, ssegura. Mas, se a defesa falhar, parece que vamos voltar a ter o SCP de inicio de campeonato.

O Braga ganhou bem, contra uma equipa fraca, que mereçe a 2º divisão. O estadio da Naval tinha 512 espectadores! fica demonstrado, que o braga, arrasta multidões!!!!!!!!

El Pirata disse...

rui ramos, tu so podes andar a delirar! Sporting beneficiado? Onde? Com 5 penaltis contra, a maior parte falsos como judas? O penalti a beneficiar o Maritimo, em Alvalade, seria porventura marcado contra o Porto nas Antas? Ora pensa bem antes de responderes! Ridiculo! E nao esquecer que esse jogo foi um autentico massacre, o verdadeiro massacre desta epoca, e ficou pelo 1-1 devido a uma arbitragem vergonhosa do filhote varao de Soares Dias, que deves bem lembrar-te de ser um dos maiores ladroes portistas da arbitragem da decada de 90! Agora vou ter de aturar tambem o filho! Ta bonito ta...


E na Luz? O Sporting beneficiado na Luz? Tomaras tu que o teu porto dê o show de bola que o meu sporting lhes pregou! E nem ouviste queixas, tamanha a vergonha que seria algum lampiao queixar-se depois de ser domado e amansado daquela maneira! Estas a delirar Ramos, só pode...


E Paços de Ferreira? Em quê? No derrube, a pés juntos, com um tackle, sobre Moutinho? Nao estás farto de saber que, mesmo jogando a bola, essas entradas sao punidas por lei? Eu sei que tu sabes as regras... entao porquê escreveres isso Ramos? Sinceramente...