Redes Social

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Liga Europa: Que Futuro?

Qual o real interesse de uma competição como a Liga Europa? O que desejam os clubes que nela participam? Conquistá-la? Sim, se chegarem à final, vá lá, às meias-finais. Mas quais as expectativas relativamente à competição no inicio de época e ao longo da mesma?

Não existem dúvidas sobre esse assunto quando falamos da Champions League. Todos os clubes que nela participam, sem excepção, dedicam-lhe toda a sua atenção. Colocam inclusive em causa o desempenho no campeonato doméstico, sobretudo se o mesmo se apresentar demasiado competitivo e se a fase em que se encontram na Champions League não facilitar na escolha de jogadores alternativos.

E na Liga Europa, que atitude prevalece? Analisemos somente estas últimas duas edições da prova, sendo que qualquer extrapolação das conclusões tiradas para anos precedentes é naturalmente viável.

Na competição de 2010/11, onde Porto e Braga foram finalistas, que equipas de topo europeu (e por topo considero equipas com visibilidade e projecção europeia, critérios que a maioria aceitará) participaram na competição? Estão recordados? Aqui vai uma lembrança:

Manchester City, Juventus, Bayer Leverkusen, Atletico Madrid, Sporting, Lille, Villareal, Dinamo Kiev, AZ Alkmaar, CSKA Moscovo, Palermo, Zenit, Anderlecht, Estugarda, PSV, Sampdoria, PSG, Sevilha, Borussia Dortmund, Liverpool, Napoles, Porto.

Ainda se juntariam a este lote de 22 equipas, 8 provenientes da Champions, a saber:

Benfica, Braga, Ajax, Spartak Moscovo, Twente, Liverpool, Rangers, Rubin Kazan.

Mas deste lote de 30 equipas, cuja presença em Fevereiro para disputar os 16avos-de-final seria um dado adquirido, quantas falharam? Aqui estão os nomes dos que abdicaram da competição, ainda na fase de grupos: Juventus, Atletico Madrid, AZ Alkmaar, Palermo, Sampdoria e Borussia Dortmund. Até aos oitavos de final ainda capitulariam: Napoles, Lille, Liverpool e Manchester City, sobretudo estes dois últimos, já então considerados como dois dos maiores favoritos à conquista do troféu.

O que leva então às equipas, seus treinadores e dirigentes, colocarem travão nas ambições e deixando claro aos jogadores que a prova não pode acarretar nem desgaste físico e muito menos mazelas?

Peguemos em dois casos fenomenais para corroborar esta teoria: Lille e Borussia Dortmund. Acompanho de perto os campeonatos internacionais, cada vez com mais gosto e paixão, até porque nos tempos que correm, à conta da internet, acedemos facilmente aos jogos e a toda a informação sobre qualquer prova que nos desperte atenção. Deste modo, sobretudo a partir de Dezembro 2010 e Janeiro 2011 foi possível confirmar a qualidade futebolística quer do Lille quer do Dortmund, cujos planteis bem construídos apresentavam futebol de qualidade como equipa e individualidades que mais cedo ou mais tarde saltarão para a ribalta mundial, desde Sahin que já se encontra em Madrid, passando por Goetze (casos do Dortmund), Moussa Sow e Hazard, no caso francês, com particular atenção neste miúdo belga a quem prognostico grande sucesso se souber escolher bem para onde partir no final desta época, Lille é já demasiado pequeno para o seu talento. Mas se ambas as equipas brilhavam internamente, o que as levou a fracassarem na Liga Europa? Azar? Nem por sombras, focalização nas prioridades isso sim, Lille e Dortmund não conquistavam a respectiva prova interna há bastante tempo (creio que no caso dos franceses foi um registo histórico!) e igualmente importante (fundamental nos tempos que correm) não perder de vista a possibilidade de entrar na próxima edição da Champions League, prova que distribui milhões que nenhum clube pode dispensar!

Estes dois casos não são únicos, quase todas as equipas favoritas, cujos campeonatos apresentam níveis de competitividade que não permitem folgas nem distracções, optaram por relaxar na competição europeia, e os casos de Liverpool e Manchester City são o exemplo disso mesmo.

Não afirmo que as equipas perdem propositadamente, mas é notória a preferência que têm quer pela conquista dos campeonatos internos quer pela conquista de posição nos respectivos campeonatos que lhes permitam aceder à Champions League. Ora, como se diz na aldeia do meu avô, não se pode ter sol na eira e chuva no nabal! Por isso mesmo equipas cujas prestações nas competições internas atravessam horas de amargura ou cujas lideranças estão há muito garantidas, centram as suas atenções na Liga Europa, aproveitando deslizes alheios para exibirem estatutos. Não é portanto qualquer tipo de surpresa que equipas de campeonatos menos competitivos possam surgir com regularidade nas fases avançadas da prova, casos da Ucrania e Russia, ou então equipas secundárias dos melhores campeonatos, casos recentes de Fulham ou Getafe, por exemplo.

A continuar nestes moldes a prova está condenada ao fracasso e à extinção. Várias medidas são exigíveis mas algumas saltam aos olhos: fim da entrada de equipas da Champions na competição e aumento das receitas. No primeiro caso é óbvio que a prova não pode ser o refugo dos fracassados da Champions, é degradante. No segundo caso, sendo certo que as receitas nunca poderão ser do nível da Champions, e mesmo não concedendo mais valias financeiras na fase de grupos, é de todo conveniente que as mesmas existam a partir das fases eliminatórias e que, no mínimo, o vencedor da Liga Europa tenha direito a 25% do prémio monetário atribuído ao vencedor da Champions. E estas são medidas rudimentares, a UEFA que tanto gosta de task-forces poderia muito bem reunir alguns iluminados e dar uma injecção de vitalidade a uma prova que tem toda a lógica de existir mas não neste formato competitivo.

PS:

Nesta temporada temos para já os abandonos de Tottenham, Dinamo Kiev, PSG e Celtic. Dando de barato as saídas de Kiev e Celtic, que dizer de duas equipas que dão cartas e futebol nos respectivos campeonatos? PSG caminha para conquistar França ao cabo de 20 anos e Tottenham é provavelmente a equipa mais excitante da Premier League. Seriam os seus adversários assim tão bons ou franceses e ingleses pura e simplesmente marimbaram-se para a competição?

16 comentários:

filip disse...

Com um bocado de sorte na proxima eleminatória das competições europeias ides estar sós a representar a bandeira e depois a tua opinião vai mudar um pouco, embora tenhas razão, e o que interessa hoje em dia é o dinheiro, e esse não abunda pela liga europa, a não ser que se chegue à final.
Mas penso que o dinheiro das competições europeias seja um pequena fatia para qualquer dos clubes portugueses, tirando um ou outro ano. o que têm de fazer é vender direitos televisivos para outros mercados, e vender jogadores sempre que possivel e ter sempre rigor nas contratações e por aí fora.

El Pirata disse...

oh filip, un nunca disse que nao queria ver o Sporting a ganhar a Liga Europa. Tomara eu!

Mas preferia que houvesse empenho de todos os participantes, ate para valorizar as vitorias!

Se um portista disser que venceu a liga europa no ano em que teve a concorrencia de juventus, manchester city, liverpool, lille, dortmund, napoles, por exemplo, eu desmancho-me a rir na cara dele! Tiveram isso sim a presença desses emblemas, nao a concorrencia, que é uma coisa muito diferente!

OAutor disse...

Oh pirata vai tomar o comprimido!!! Sempre que o Porto ganha é porque os outros não quiseram ganhar?? foda-se, deixa de ser tapadinho!!!

Quanto ao jogo de ontem quero deixar uma palavra aos sensíveis de manchester....ide para a puta que vos pariu!! Racistas, nós???? Mas estamos a brincar?? Chamar racista a alguém que insulta um gajo que tenta partir a perna a outro? e se ele fosse branco?? eu tb vi pretos na bancada a insultar o gajo!!!

OAutor disse...

Dizer que um qualquer tipo de cantico ,sem ter a palavra preto e sem chamar animal, é um cantico racista não será também isso uma forma de racismo??? O mancini esse palhaço jogou na lazio e anda sensivel ao racismo??? Deve estar a brincar só pode!!!!

El Pirata disse...

quando uma bancada fica sensivel a uma suposta agressao a um seu jogador, reage com assobios e apupos.

Neste caso reagiu, para o Balotelli e Touré, e eu bem ouvi e nao foi só para um deles foi para ambos com

uh uh uh uh uh

ora se isto nao é imitar chimpanzes e orangotangos nao sei o qu é!

Eu sei Autor que tu e os restantes portistas acham-se sempre acima da lei e que tudo o que fazem é correcto e bem intencionado, mas neste caso houve claramente insultos racistas aos pretos do city. Claro que estamos a falar de 2 pretos milionarios que la no fundo sao mais racistas pra outros pretos ou pros brancos do que quem os insultou, mas factos sao factos, por muito menos Suarez apanhou 8 jogos de castigo, se a UEFA agir correctamente voces apanham uma castanhada e das valentes, e eu só posso é bater palmas, se querem ser racistas insultem os muitos pretos que têm no plantel, alguns deles ridiculos como o super hulk que passou o jogo a fazer-se às faltas! Estou doido por o ver numa competiçao seria, vai ser ainda maior flop que o anderson, se é que alguem ainda se recorda dele...

El Pirata disse...

e se estamos a falar da bancada central que se vê nas transmissoes televisivas, entao alem de racistas ainda podemos chamar de idiotas, eu estive la no famoso jogo do corte de bola de polga para stojkovic e esses idiotas assobiaram o miguel veloso num lance em que quaresma, aí sim, tenta partir algo! Ontem além de se ver futebol rijo à inglesa que é um prazer ainda se viu a estupidez decadente do famoso tribunal das antas, que tem mais de antro de putas do que de tribunal, se bem que em portugal tribunal e antro de putas nao anda muito longe uma coisa da outra, para tua sorte que desse modo continuas a ver o teu clube na primeira divisao!

El Pirata disse...

e tenta ganhar a liga europa ao manchester city na final que podes ter a certeza que dou os parabens ao teu clube! Nao queres é champagne por vencer uma competiçao onde os favoritos nao apresentam os seus argumentos, ou queres?

OAutor disse...

E mesmo isso pirata, o porto ganhou a champions porque o manchester, o real madrid, barcelona etc... apenas nao quiseram ganhar!!! O mesmo se passou na taça uefa, na liga europa, aliás nos 7 trofeus internacionais que tem o meu clube!!!!Tens toda a razão pirata!

Quanto aos uhuhuhuhuhuh coitadinhos!! Isso é racismo???? foda-se se isso é racista vai tudo preso já por atentados à humanidade! Aliás, fazer huhuhuhuhuhuh é mais grave do que outro tipo qualquer de insulto??? não consigo entender!!! Se eu passar o jogo a chamar animal a um jogador qq não se passa nada, se esse jogador for preto...é racismo!!! foda-se!!!

OAutor disse...

O facto de não poderes insultar pretos é uma medida discriminatória, ou seja, é uma medida racista!!!

El Pirata disse...

lol, aí tens razao Autor, e quando tens razao eu tambem nao ta posso tirar :)

filip disse...

Os cânticos racistas e xenofobos têm de ser banidos do futebol.
Quanto ao jogo, com o arbitro do braga-besiktas, o hulk e mais alguns por lá levavam uns 5 amarelos no jogo de ontem. Tambem não se percebe como a uefa não tem uma politica de arbitragem para os jogos. claro que eles apenas querem é o dinheiro que lhes dá estes jogos e mais nada.

filip disse...

Quim, Custódio, Hugo Viana, Ruben Amorim e Nuno Gomes estão pré-convocados para o jogo da Seleção Nacional, na Polónia, dia 29.
By record

Só espero que aquele filho da p*** não os convoque agora (ficam sem jogar contra o guimaraes) e depois os deixe fora do europeu. Mas tenho cá um pressentimento mau....

OAutor disse...

Tas a ver pirata como ás vezes até nos entendemos! eheh

Filip, quanto aos protestos tens toda a razão! Do que vi no braga-besiktas acho que foi um exagero, existem arbitros sem qualidade nenhuma a apitar jogos internacionais! Quanto ao racismo, acho que é um não assunto, qualquer dia não se pode insultar lampioes nem sportemguistas e vice versa!!!

Falando um bocadinho de futebol, grande golo do André Santos! Não é um jogador que aprecie, ate acho o adrian que está na académica bem melhor do que ele, mas que foi um bom golo...foi!

Quanto à convocatória, vamos lá ver se é desta se as gentes da selecção abrem os olhos a jogadores de valor que tem o Braga!

filip disse...

e por falar de futebol ... viste como o city em passeio joga ?
só com 1 avançado, com o silva encostado ao meio campo, o touré como 2º avançado e depois uma teia ao meio campo para não deixar jogar.
Com aquele plantel qq nabo/treinador em portugal fazia maravilhas

El Pirata disse...

o andré santos precisava do mourinho a treina-lo, quando estava em leiria fez uma epoca espectacular e mesmo na epoca de estreia no sporting foi titular muitas vezes e teve bons momentos. Depois acomodou-se e nao soube reagir, o que tambem nao é facil quando se está presente em duas das piores epocas da historia do futebol do Sporting!

Mas o talento está lá, tal qual está em Adrien, dois miudos que precisam de tempo e espaço para crescerem, e basta ver o custodio, em quem Boloni muito acreditava e lançara aos 18 anos no Sporting e só agora, 10 anos depois, é que está a mostrar tudo o que prometera. Ainda vai a tempo de fazer figura no futebol portugues, mas que prometera bem mais, é um facto. Espero que Andre Santos e Adrien Silva nao demorem tanto tempo e, sobretudo, que o consigam ao serviço do Sporting!

El Pirata disse...

ao city falta um treinador de classe, o roberto mancini foi um excelente jogador mas que passou ao lado de grandes titulos porque nunca teve um clube à altura do seu valor, mas ja como treinador tem tido muito mais do que merece, foi campeao no inter numa equipa claramente superior aos rivais e onde mostrou total incapacidade para fazer algo na champions league, e logo a seguir sai-lhe o city na rifa, um clube com dinheiro para investir em qualquer jogador (só lá nao estao messi e ronaldo simplesmente barcelona e real nao querem vender, isso diz tudo!), com todas as condiçoes para um treinador nao falhar objectivos, e mesmo assim anda à rasca para liderar uma premier league extremamente instavel esta epoca, foi corrido da champions e ontem nao fosse um autogolo e duvido que tivessem sequer empatado, quanto mais ganho!

Se o City esta epoca nao ganhar a Premier League deve-o só ao seu treinador, que ate conseguiu hostilizar um jogador da qualidade de Carlos Tevez!

Mas quando o City arranca para uma boa exibiçao dá gosto, a goleada ao rival citadino é prova disso, mas o que seria deste plantel se fosse treinado por um guus hiddink ou outro de mentalidade atacante, seria fantastico para o comum dos adeptos!