Redes Social

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Fernando – um grande jogador

fernando Fernando não precisava de um golo para confirmar que, ao longo dos últimos meses, tem sido um dos melhores jogadores do FC Porto e do campeonato português. O seu tímido festejo, de punhos cerrados, denuncia essa mesma convicção, mas também não esconde o alívio de quem anda há anos a tentar dar uma dimensão mais ofensiva ao seu jogo. O criador do Polvo, Jesualdo Ferreira, concorda que Fernando não é um produto acabado, mas ao invés de lhe cobrar mais, o professor surpreende ao aconselhá-lo a ser capaz de menos! Confuso?

"Tacticamente, é um jogador feito e acho normal que tantos clubes o queiram. Com sinceridade, não vejo muitos no seu patamar a nível internacional", começa por dizer, concretizando a tal aparente contradição. "Evoluir é tornar-se mais racional no que faz, ele joga tanto que nem precisa de se cansar. Pode parecer estranho, mas parece-me que o Fernando pode correr menos e ser mais jogador. Se gerir melhor o que faz, vai conseguir fazer mais coisas de forma natural", sintetiza, identificando no golo ao V. Setúbal um exemplo feliz: "O Fernando é aquilo. É tão simples e tão eficaz ao mesmo tempo."

Antes de se esticar nas palavras sobre o brasileiro, Jesualdo Ferreira abre um parêntesis para desmentir uma ideia feita. "É falso que eu lhe limitasse o espaço, mas para mim o Fernando não é um médio de transição, mas de recuperação e equilíbrios", defende, logo reagindo à face visível que são os golos: "O Makelele, sendo um dos melhores médios do mundo, precisou que lhe deixassem bater um penálti para se estrear a marcar pelo Chelsea. E mesmo assim falhou-o, só marcou na recarga."

Jesualdo Ferreira in OJogo

3 comentários:

OAutor disse...

Na minha opinião um dos melhores do mundo e um dos melhores de sempre no FCPorto!

filip disse...

quase tão bom como o Vandinho

El Pirata disse...

autor, enquanto um jogador se limitar a mostrar os seus dotes em Portugal nunca poderá ser considerado um dos melhores do mundo! Acho que isto nem merece discussao.

O que ja pode merecer discussao é a qualidade de Fernando. Ha muitos, mas mesmo muitos portistas que nao olham para ele com bons olhos. Logo, se os proprios adeptos desconfiam, porque razao nao hao-de desconfiar os demais?

Fernando é um tipo esperto, diria ate inteligente. Sabe como actuar em seu proveito e sabe como reagir quando as coisas nao lhe correm de feiçao. Foi evidente para todos a forma tosca como forçou a saida do porto, amuando quando percebeu que pediam uma fortuna pelo seu passe e que nao iria sair de Portugal, descendo de nivel propositadamente, tanto descendo que ate uma abecula como o Souza teve direito a ser titular, algo impensavel se Fernando jogasse metade do que sabe! Ao contrario de Carlos Tevez que manteve a birra por 6 meses, Fernando depressa regressou e mal passou a jogar metade do que sabe encostou imediatamente Souza no banco. Depois foi subir o nivel e aí está ele novamente a liderar o meio campo e pronto para novos sonhos de transferencia no verao. A ver se volta a amuar...


PS:

Mas como a memoria nao me é curta, recordo variadissimos jogos onde perdas de bola infantis de fernando, no passado, deram em dissabores para o fcp. É bonito elogiar um jogador quando atravessa bom momento de forma, mas querer endeusa-lo pode correr mal, fernando ainda está muito longe de ser um dos melhores do mundo na sua posiçao, para cair de queixo ja bem bastou o paulo assunçao, tambem eleito pelos portistas como um dos melhores do mundo e mais um que nao passa da cepa torta no atletico de madrid!

Vamos com calma, quando se tem valor nao é preciso publicidade enganosa para promoção...