Redes Social

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Liga Sagres: 20ª Jornada

Olhanense 0 Sporting 0

Em Olhão prosseguiu a saga leonina de falta de vitórias. No entanto, tal como já se tinha verificado em Paços de Ferreira e em Liverpool com o Everton, não é justo apontar somente defeitos à equipa do Sporting, sobretudo porque o adversário fez um excelente jogo. A Olhanense está a passar uma fase muito positiva, sente confiança e aproveitou-se, sobretudo na segunda parte, da instabilidade em que vive o clube de Alvalade, aceitando-se o empate, muito embora seria mais correcto com golos de parte a parte. Convém realçar um factor que pesou igualmente no desempenho leonino: a saturação competitiva a que tem sido sujeito, num plantel curto em qualidade, teria de causar mossas. A forma esclarecida com que os jogadores do Sporting iniciaram o jogo e que apresentaram em toda a primeira parte (onde dispôs das ocasiões de golo de todo o jogo) são sinónimo da vontade em resolver o jogo o mais cedo possível, enquanto o físico não acusasse o cansaço. Já o Sporting da segunda metade, subjugado na maior parte do tempo pela Olhanense, é a prova de que a equipa queria mas já não podia. E assim continuará a ser já nesta semana, com menos de 3 dias entre os desafios com o Everton e FC Porto.

Mas se isto é evidente para o comum adepto, então como explicar a implicância de Carvalhal com as substituições? Porque faz ele, constantemente, apenas duas das três substituições que tem à sua disposição? Mistérios de um treinador que revela aquilo que todos já sabíamos: incompetência para dar e vender! Espero vê-lo demitido brevemente, é altura de escolher tranquilamente um treinador para a próxima época, alguém que tenha tempo para preparar convenientemente o futuro leonino.


Podia acabar aqui mas quero relembrar uma jogada de Matias Fernandez e Yannick Djaló, ocorrida aos 40 minutos, e que podia ter valido a vitória se o árbitro assim o permitisse. Exacto, a palavra que deve ser sublinhada e realçada é mesmo essa: permitir! Então em que ficamos? A esperteza portista frente ao Arsenal é permitida ou não é permitida? Deixem ver se eu entendi bem: é legal desde que árbitro deixe seguir, mas se o árbitro parar é legal na mesma! Ou seja, agora bem devagarinho para todos percebermos a pouca vergonha: se o árbitro quiser que uma equipa marque o golo deixa seguir, caso contrário, não! Ok, pensei que a função deles não era influenciar o resultado mas estava errado. Não é por nada, mas na época passada, do treta, em Alvalade frente à Académica o Sporting marcou um golo de livre executado rapidamente que seria invalidado (eram 2 pontos a mais, e isto escassos dias depois de Messi marcar em Alvalade exactamente da mesma forma…) e em Coimbra, contra o Porto, um penalty do tamanho da Torre dos Clérigos cometido por Meireles foi esquecido convenientemente. E assim se armam aos cágados meia dúzia de sem vergonhas…


FóculPuorto 5 Braga 1

Nas Antas a surpresa da jornada. E digo surpresa porque o controlo anti doping, penso eu, é utilizado em Portugal. Como tal vou acreditar que toda aquela pujança física após sete meses de competição é mesmo devido a muito trabalho de ginásio, a uma alimentação 100% científica, a zero horas passadas em ambientes festivos, zero álcool e/ou tabaco e por aí fora. E como hoje é segunda-feira, estou mais aberto a crendices que nos outros dias da semana, avancemos…

A choradeira colectiva pela falta de Hulk ultrapassa-me por completo. Como se viu, e como se tem visto desde que se iniciou o castigo ao mediano brasileiro, este Porto joga muito melhor quando o ultra vitaminado brasuca não joga. Mariano pode ter muitos defeitos, mas um deles não é agarrar-se à bola nem emperrar o ataque e as transições rápidas de que tanto gosta o Burroaldo. E ainda ajuda nas missões defensivas, tarefa para a qual o anfetaminas apenas parece ser capaz de assumir quando tem de distribuir lenha por quem passa perto dele. Não foi portanto de estranhar o modo como a equipa portista entrou em jogo, dominando a posse de bola e pressionando o adversário. Estranhei a postura híbrida do Braga: por um lado, sem ponta de lança de raiz e de referência como Meyong em campo poder-se-ia supor que a atitude seria defensiva e de expectativa; por outro, com um meio campo e ataque recheado de jogadores com bom toque de bola e de pendor atacante, seria de esperar aposta em rápidas e incisivas jogadas de contra ataque. Pois bem, falhou por completo e a derrota, embora não previsse que chegasse aos números finais, pareceu-me garantida após ver os primeiros dez minutos de jogo. Conclusão a retirar: fácil, é dos livros, em equipa que ganha e com mecanismos de jogo muitíssimo bem assimilados, é um erro crasso alterar por medo do adversário. Poderia o Braga ter ganho se jogasse com o seu habitual modelo de jogo? Provavelmente não, o Porto ontem fez o seu melhor jogo da época. Mas perder por medo do adversário, ainda para mais sendo goleado devido a esse mesmo medo, tem de causar mossa. Desnecessária na minha opinião.

Quanto ao Porto. Não me levem a mal mas tenho mesmo de mencionar isto: quando uma equipa está inspirada, até com o cu marca! Senão vejamos: golo do Álvaro Pereira ia para grande defesa do Eduardo não fosse o ligeiro desvio; no terceiro golo o Varela tropeça antes de centrar e ainda assim faz um excelente cruzamento para o único sítio possível para dar golo; no quarto golo Falcão até cabeceia de costas e a bola entra no ângulo superior da baliza e no quinto golo a inépcia do Fucile é de ir às lágrimas, com uma rosca isola o colega na direita e posteriormente falhando o pontapé na bola deixa a mesma à mercê do remate vitorioso de Belluschi. Ok, estou a ser tendencioso, mas as mesmas oportunidades, sem mais nem menos, foram desperdiçadas uma semana antes em Matosinhos! Se calhar até mais flagrantes, digo eu! É a beleza do futebol, numa noite perfeita a goleada sai com grande tranquilidade, dando inclusive tempo para Salvador, o compincha e aprendiz de PC perceber duas coisas: primeiro que os portistas se estão a marimbar para a sociedade Porto/Braga, os sucessivos olés demonstraram muito bem que os portistas querem continuar a ser a única força nortenha, até porque isso convém muitíssimo para que a guerra se mantenha Porto/Lisboa e não Braga/Lisboa, por exemplo. E segundo, muito importante e tenho a certeza absoluta do que vou afirmar: ou o Braga é campeão ou vai dar com os cotos pró 3º lugar, coloco desde já o meu pescoço num cepo tal a minha convicção nesta afirmação! O Porto precisa da Champions como a Terra precisa de Sol, e o PC, muitos antes de ser conhecido como um corrupto flatulento era conhecido como um corrupto que fazia e desfazia amizades ao sabor das suas conveniências. Há um ditado que deixo aos bracarenses: amigos, amigos, negócios (de milhões) á parte! Se têm jogado ontem com a mesma atitude que apresentarão na LUZ, onde o autocarro e o anti jogo serão hipóteses certamente viáveis e a ter em consideração, provavelmente o resultado teria sido outro. Ir com o catecismo debaixo do braço, fatinho de ir à madrinha e de mãozinha esticada deu em goleada. Se soubesse que iam os escuteiros teria ido à BetClic ganhar uns trocos…

Domingos deixou de ser Domingos e passou a ser Domingos Paciência. Ganhou o direito ao apelido e deixar de ser o goleador do século passado para ser o treinador com direito a crédito. Afinal em Coimbra mostrou serviço que está a confirmar em Braga. E, para minha satisfação, mesmo perante o afundamento da traineira bracarense no mar azul não deixou sempre de olhar em frente, finalmente parece ter acabado os tempos de olhar para o chão ou de sorrir perante o golo do seu clube do coração. Prometeu ir jogar para ganhar, falhou o objectivo, não só por mérito portista mas igualmente por ter cedido à tentação de retirar a referência atacante da equipa mas acabou o jogo com um discurso sério, frontal e corajoso. Louve-se essa atitude, ninguém pode exigir a Domingos aquilo que é obrigação de Benfica e Porto, o que não implica que o seu Braga desista do sonho da vitória final, mas não terá vida fácil, inevitavelmente um tombo com tamanho estrondo deixa marcas, o jogo frente ao Olhanense ganha contornos decisivos: ou o Braga vence, superando o trauma da goleada ou, com outro resultado que não a vitória, coloca-se numa posição fragilizada, e recordo aqui um jogo em 2005, frente ao Sporting, em que Maurício Pinilla faz o único hat-trick da sua carreira arrasando qualquer expectativa que os minhotos poderiam ter na luta pelo título. Na altura era o Burroaldo o homem do leme, será Domingos mais competente e sobretudo motivador para os seus jogadores superarem um desaire pesado perante um adversário directo? Saberemos em breve.

Por fim uma referência ao mundialista Boiquerença. Mais uma vez tenho de falar de João Pereira. Eu, de um árbitro, exijo apenas uma coisa: coerência! Errar erram todos, mesmo se um dia o audiovisual for permitido, tenho sérias dúvidas que não errem na mesma porque muitas vezes nas repetições não se chega a uma conclusão unânime! Agora, permitir ao Mossoró fazer o que quis e negar-lhe várias vezes o segundo cartão amarelo e, sobretudo, permitir uma entrada assassina de Rafael Bastos merecedora de cartão vermelho e meia dúzia de jogos de castigo, transformando-a num amarelo num lance em que milagrosamente a perna de Belluschi se manteve intacta é de idiota! O que fizeram Luisão, Maxi e Javi no tal jogo da Taça da Liga com o Nacional é imperdoável! João Pereira, por aquilo que todos viram, foi o único a merecer a expulsão perante este carniceiro de apito na boca! Dá mesmo vontade de escrever ao Quim Barreiros para ensinar este animal a tocar decentemente concertina e desaparecer definitivamente do mapa futebolístico.

6 comentários:

El Pirata disse...

Nao estavam à espera que escrevesse uma ode ao futebol portista pois nao? Ainda bem, sinal que ainda estou longe da senilidade.


Ontem ao ver o 4-0 e depois o 5-0 e depois o Mariano isolado a falhar o 6-0 lembrei-me do Manuel Cajuda. Nao do actual Cajuda mas do Cajuda que ganhou fama na primeira passagem por Braga. Relembrei-me de um jogo no antigo estádio das Antas, no tempo do Robson, que acabou num 6-3 se nao me engano. Ou teria sido 6-1? Foi uma goleada, e lembro-me do Robson no fim do jogo, ao ser entrevistado, muito chateado, a dizer que tinha razoes de queixa dos jogadores porque falharam 5 golos! Ou seja, para o ingles o resultado final para ficar satisfeito teria sido um 11-3! Só mesmo do Robson naturalmente.


Era Cajuda o treinador bracarense. Nao posso precisar se o Cajuda disse no fim desse jogo a frase que vou repetir, ou se foi noutra goleada com o Porto, mas para o caso nao interessa, o algarvio sempre foi perito em tiradas humoristicas e essa ficou para a historia: "se soubesse que ia perder por estes numeros nao tinha vindo e só perdia por 3-0, pela falta de comparência"!

Uma personagem este Cajuda, mas a verdade é que ontem lembrei-me dele, ha dias em que nao vale a pena sair da cama, ontem foi um desses para o Domingos...

Ramos disse...

Pirata

Mais uma vez demonstras todo o teu odio ao FCporto. Tentas demonstrar um vitoria clara e justa com um conjunto de insinuações.
O FCPorto vive um bom momento, tendo uma boa condição fisica devido à rotação do plantel, coisa que o SCP não fez e o SLB tb n fez.

Acerca do SCP demonstrou que não passa de uma equipa vulgar, do meio da tabela, com um conjunto de jogadores vulgares e um treinador que é um cagão......Justificar o empate com 1 erro da arbitragens é mesmo uma grande estupidez, porque o SCP pode dar-se por contento por não ter saído derrotado do Algarve.....

P.S. Estou a tratar dos meus votos para a gala.....Aguardo a jantarada......

El Pirata disse...

ramos, eu nao gasto o meu odio no futebol, como é pouco economizo e uso-o apenas em certas e determinadas situações.

Quanto ao Sporting ser clube do meio da tabela, bem, só se o campeonato portugues tiver apenas 8 equipas, entao o 4º lugar é mesmo de meio da tabela. Pergunto eu: quem está em 3º? Será que 3º é topo, 4º é meio e 5º é fim de tabela? Poupa o teu odio ramos :)

Quanto à tal rotação, ehehe, boa piada, a melhor do dia, espero que seja superada pela eliminaçao do benfica daqui a umas horas, mas ate agora é a melhor. Deixa-me dizer-te o 11 tipico do porto e que tem jogado 90% dos jogos:

Helton, Fucile, Rolando, Bruto, Alvaro. Ate aqui nada a contestar pois nao?

Fernando, blank, blank. Estes 2 blanks sao obra de: lesao do Meireles, incontestavel titular e de Micael, que desde que chegou ao porto nao teve tempo sequer de ir ao wc. Rotatividade a meio campo? Apenas devido a lesoes, o trio atras mencionado, quando operacional, joga 90% dos jogos.

No ataque falcao joga 100% dos jogos, mesmo manco. Varela só falhou jogos lesionado e a vaga sobrante seria de hulk se nao estivesse castigado, ou de cebola se nao andasse sempre lesionado, tem jogado mariano porque é a alternativa nº3.

Ou seja, num 11 titular, temos 8 jogadores que fizeram 90% dos jogos do clube! E nao sao 10 devido a micael e hulk por motivos diferentes se terem atrasado. Sobra quem? Precisamente um extremo.

Rotatividade ramos? A serio, nao arranjas melhor desculpa? Eu ao menos fui criativo, fui para as anfetaminas, mal por mal sempre ando mais perto da verdade seguramente...

OAutor disse...

"Por fim uma referência ao mundialista Boiquerença. Mais uma vez tenho de falar de João Pereira. Eu, de um árbitro, exijo apenas uma coisa: coerência! Errar erram todos, mesmo se um dia o audiovisual for permitido, tenho sérias dúvidas que não errem na mesma porque muitas vezes nas repetições não se chega a uma conclusão unânime! Agora, permitir ao Mossoró fazer o que quis e negar-lhe várias vezes o segundo cartão amarelo e, sobretudo, permitir uma entrada assassina de Rafael Bastos merecedora de cartão vermelho e meia dúzia de jogos de castigo, transformando-a num amarelo num lance em que milagrosamente a perna de Belluschi se manteve intacta é de idiota! O que fizeram Luisão, Maxi e Javi no tal jogo da Taça da Liga com o Nacional é imperdoável!"

Concordo plenamente contigo!!!!!

Quanto ao resto é ódio e inveja dos tatracampeões!!!!

PS: pirata, obrigado por fazeres o post! eu sabia que querias dizer coisas... ;)

El Pirata disse...

eu quero sempre dizer coisas, tenho sempre opiniao, tenha ou nao visto, saiba ou nao sobre o assunto, o bitaite sai sempre!

E por falar em bitaites eu bem disse que esperava ver a anedota do hertha fazer-me rir, mas como nao sou tao parvo como pareço ganhei o suficiente no betclic com o benfica para ter o proximo jantar do blog pago :)

Se nao os podes derrotar ao menos lucra com eles, tem sido o meu lema esta epoca.

El Pirata disse...

entretanto mais uma bela arbitragem na champions entre estugarda e barcelona, 2 penalties por marcar pros alemaes, 1 pros espanhois, 1 expulsao pro estugarda... enfim, nao seria possivel colocar um tipo na bancada com a tv ao lado e com um megafone para fazer de arbitro? Aposto que errava menos...