Redes Social

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Liga Europa: A Jornada

Benfica 4 Hertha 0 (5-1)


Sem surpresa a vitória e consequente passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa por parte do Benfica. Inquestionavelmente a equipa portuguesa era superior, mas isso só por si não significava vitória. Há um pormenor que porventura terá feito toda a diferença para tão grande disparidade no resultado final: enquanto o Benfica antecipou o seu jogo do campeonato do fim de semana entre os dois jogos com os alemães, pelo facto de já ter sido eliminado da Taça de Portugal e, desse modo, ter disponível uma data para o efeito, os berlinenses jogaram menos de 48 horas após terem feito um jogo do campeonato alemão! Junte-se a isso o último lugar no respectivo campeonato, com a manutenção na Bundesliga dependente dos resultados no imediato, e temos a resposta à goleada imposta. Repito, sem querer tirar o mérito do triunfo, retiro isso sim o brilho do resultado, as circunstâncias eram tremendamente favoráveis, tão favoráveis que até deu para tapar o sol com uma peneira, supostamente o Benfica que todos vemos está fresco como uma alface. Bem, digam-me lá onde vendem alfaces com tamanho prazo de validade, que é garantido que não compro lá nada…


Sporting 3 Everton 0 (4-2)

Eis a exibição pela qual todo o sportinguista esperava e desesperava. Afinal há vida em Marte! Não vou pelo caminho dos elogios fáceis mas não há volta a dar: equipa que derrota Chelsea e Man.United nos últimos 15 dias tem de ter muito valor! É o Sporting superior? Não sei, o que sei e vi com todo o agrado foi o Sporting ser superior, muito superior durante os 90 minutos que colocaram a equipa de Alvalade nos 1/8F da Liga Europa!

Quanto às exibições individuais, o destaque vai inteirinho para os jogadores da formação leonina, que tão castigados têm sido. Frente ao Everton deram uma resposta magnífica! Rui Patrício voltou a ser decisivo, mostrando-se ao melhor nível quando o Everton esteve à beira de empatar o jogo e passar novamente para a frente da eliminatória, cumprindo terceiro jogo consecutivo a evitar golos certos aos adversários! João Moutinho encheu o campo, cumpriu por inteiro na função que lhe é mais favorável e que lhe permite máximo rendimento, na posição 8, ele que à conta da polivalência começa a ser severamente prejudicado. É altura de acabar com essa brincadeira e deixar Moutinho crescer e ser um dos melhores médios mundiais na sua posição. Daniel Carriço esteve irrepreensível no sector defensivo, é certo e sabido que á conta do suposto interesse do Real Madrid no antigo central leonino Beto muita anedota foi escrita, mas é bom que se encare de frente a realidade: vários dos melhores clubes mundiais andam de olho neste jovem, se esse interesse se irá materializar ou não numa transferência só o futuro o dirá, mas isso não invalida esta realidade, e o mérito disso é todo de Carriço e não de empresários! Yannick Djaló, esse escanzelado que me tira do sério vezes sem conta, exibiu-se como há muito não se via. Uma gazela em território de leões, espero que não siga o exemplo do madrileno Guti, que aos 33 anos é (ainda) considerado uma promessa adiada! Anda preto, faz-te gente meu cabrão! E isto é um elogio, sempre acreditei muito em ti, é hora de deixares orgulhosos todos os que te seguem desde 2002! Last, but not least, Miguel Veloso! Mais uma vez prova a quem quer ver que é O defesa esquerdo português, fora ele é um deserto árido! Preponderante a meio campo, excepcional na lateral, subindo sempre a preceito e marcando um golo absolutamente crucial! Junte-se um esforçado Saleiro que deu tudo o que tinha em prol da equipa e ninguém pode ficar indiferente a este feito: que outra equipa portuguesa, com os seus miúdos da cantera, conseguiria tamanha proeza? Nenhuma meus senhores, nenhuma!

Mas uma equipa não pode viver só da cantera. Tem de crescer rodeada de jogadores que lhe acrescente qualidade, experiência e maturidade. E aqui entram três nomes fundamentais, no jogo e no futuro do Sporting: Pedro Mendes, Liedson e Izmailov! Três craques que colocam sempre os interesses da equipa acima dos próprios, três team players do melhor que há em Portugal, e só assim se pode colher de forma saudável e equilibrada os talentos da Academia, salvaguardando que sejam protegidos nos primeiros passos do profissionalismo, rodeados de jogadores que lhes acrescentem saber e experiência nos primeiros passos. Se os dirigentes leoninos souberem gerir esta receita correctamente e se o futebol português permanecer sob escuta e vigilância, então o futuro é não só risonho como verde!

Três observações para acabar a minha análise:

A primeira é para Carvalhal, que merece o elogio de ter sabido ler o jogo no momento certo, era óbvio que teria de retirar uma unidade ofensiva para colocar em campo uma unidade atacante, mas se a escolha de Grimi era consensual, a entrada de Saleiro em detrimento de Matias ou Vukcevic revelou-se correctíssima e quando assim é só nos resta congratular pela decisão tomada. Não passou a bestial mas ganhou algum crédito que durará pelo menos até ao fim do próximo jogo do campeonato. É pouco mas se quer mais tem de o merecer!

A segunda é destinada a Postiga. Para mim esgotou o tempo de vida útil em Alvalade. É um cancro e como qualquer cancro tem de ser removido rapidamente para que não continue a alastrar-se. Um dos maiores erros da história do clube centenário de Alvalade, prognosticado por mim e por muitos sportinguistas atentos, mas não vale a pena insistir no assunto. Enfiem-no numa caixa e devolvam-no ao PC, tal qual os restantes 50% do passe, tudo de borla, e que fique de emenda, mais vale negociar com ciganos do que com aquela gente.

A minha última observação vai para David Moyes, treinador do Everton, um gentleman, aproveitem e enviem com o Postiga uma cassete do discurso do inglês para que um certo rato velho aprenda a dar mérito aos outros quando perde, a começar já amanhã…

8 comentários:

OAutor disse...

Pirata, se o porto ganhar ao sporting...foge deste blog!!!!
E até te digo mais...gostava que o golo fosse com a mão!!!! ou então que fosse como o golo que o sporting marcou ao nacional na jornada vizinha dessa do golo do ronny!!! (ou nao te lembras do golo do nani ao nacional da madeira??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? esse golo que nos poderia ter tirado o titulo!!!!!!!!! falas falas falas, tu e essa lagartada toda mas se pensasses um bocadinhoo....

Hoje há guerra e eu quero vencer nem que seja a pedrada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Uma utima pergunta...vamos ter relvado?? ou vai ser necessario galochas???????

OAutor disse...

Pirata, quero dar-te os parabens pela excelente vitória!!! Afinal não é todos os dias que se ganha a um grande! foi uma noite perfeita para ti!! Disfruta-a!!

Mitico disse...

Boa noite a todos

So deu para ver os 15primeiros minutos de jogo mas pelo que me ia chegando ao telemovel foi um Porto mediocre esta noite em alvalade. Em 15minutos vi o meio campo do sporting a dar tudo por tudo, com garra e empenho e dar lenha sem medo do adversario... 5 para 3 no meio! E Jesualdo mesmo a perder sem tapar essa lacuna grave. Apos o amarelo ao bruno alves nao deu para ver o jogo e como tal resta-me insultar os lagartos por nos terem tirado da luta pelo titulo e o terem entregue de mao beijada aos amigos e compatriotas da mesma rua. Parabens pirata e ppa. Tenham cuidado para nao serem apanhados pelas maquinas fotográficas no meio dos festejos!

Vou tomar a minha pastilha.

Abraço

El Pirata disse...

autor, desde que o blog se formou o Sporting nao foi uma unica vez campeao e ja passou por grandes humilhaçoes... se nao fugi entao porque carga d'água havia de faze-lo por outra derrota?

Quanto ao tal lance de nani duas grandes, enormes, gigantes observaçoes: em primeiro lugar a possivel falta foi no inicio do lance, nao na conclusao e depois ja que tens uma grande memoria tenta ser menos selectivo e relembra-te que o nacional deveria ter acabado a primeira parte com 9 e nao com 11! Sim, fo dito por toda a gente. O jogo acabou com 1-0, talvez 11 contra 9 acabasse 6 ou 7 zero! Nao vejo onde está o beneficio...


Quanto à goleada de hoje, vou disfruta-la tranquilamente, foi limpinha e sem espinhas, e isto para um clube que supostamente está morto foi delicioso. Agora imagina se ressuscitamos mesmo! Autor e Companhia, espero que tenham muitos recortes e videos dos anos gloriosos do porto, acho que hoje foi o principio do vosso fim...

Mitico disse...

Oh pirata

O Carvalhal nao era o portista que se abria sempre contra o clube do Patrao?

Mitico disse...

El Pirata disse...

"Quanto à goleada de hoje, vou disfruta-la tranquilamente, foi limpinha e sem espinhas"

"Limpinha e sem espinhas"
Nao me parece que o marisco tenha espinhas de facto... é que pelo que acabei de ver no resumo...


Liedson puxa pelo braço o Rolando e é marcada falta junto da area do Porto, Falcao na area leonina foi empurrado e tudo normal...

Fora de jogo tirado ao colombiano que ... so estava sozinho em frente ao patricio e bandeirola no ar... e tudo normal...

Miguel Veloso ah patada, Ismailov ah patada, simulações de jogadores com amarelo e tudo normal...

Mas pronto!

Nao adianta falar nisto tudo uma vez que o que conta é o resultado e esse foi 3-0.

Tal como disse anteriormente resta-me insultar os lagartos por nos terem tirado da luta pelo titulo e o terem entregue de mao beijada aos amigos e compatriotas da mesma rua. Parabens pirata e ppa. Tenham cuidado para nao serem apanhados pelas maquinas fotográficas no meio dos festejos!

Vou tomar a minha pastilha.

Abraço

Xavier Coelho disse...

El Pirata disse "... acho que hoje foi o principio do vosso fim..."

Mais um orgasmo de riso!!! Hehehe... que moral para quem está a 11 pontos de distância e para quem ainda à pouco tempo mamou 5!!!

Jogos maus todos têm!!

É disto que eu gosto!
Hoje são bestas... amanha são bestiais!!!

Pirata hoje não pões em causa a garra do Sporting?! Pastilhas, milho, etc...

Enfim.. por isso é que há coisas que não valem a pena!

Boa noite e parabéns pela vitória merecida!!

Xavier Coelho disse...

Mitico concordo contigo!!

A arbitragem foi péssima mas temos de nos habituar a isso até ao fim da e´poca!!

Assino por baixo nos seguintes pontos:

Penalti sobre Falcao!

Fora de jogo mal assinalado ao Falcao!

1ro golo do Sporting existe um elemento em fora de jogo mas ainda não tive oportunidade para tirar as duvidas...


Mas hoje perdemos porque fomos super hiper mega apáticos!! Principalmente Bruno Alves e Meireles!!

Que saudaes tenho de um verdadeiro capitão no FCP!!!