Redes Social

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Jornada 19: A Opinião Certificada do Pirata

Paços Ferreira 0 Sporting 0

Vi o jogo, o único que vi de fio a pavio neste fim-de-semana. É difícil falar do Sporting por tudo o que se tem passado mas se me abstrair do que tem sido o presente exibicional da equipa terei de aceitar o jogo realizado como uma exibição digna, profissional e, tivesse o Sporting na luta pelo título, não teria sido na Mata Real que se despediria do mesmo. Uma primeira parte cautelosa, diria mesmo receosa, afinal não é fácil reagir a quatro desaires consecutivos, sabendo que estariam a fazer história pelo clube se fossem novamente derrotados. O Paços controlou o jogo, muito embora sem criar lances de golo (foram dois em todo o jogo), o que não significa que não marcassem, afinal a Académica venceu em Alvalade marcando 2 golos nas 3 ocasiões de golo que tiveram! Mas esteve concentrada a defensiva leonina, bem coadjuvada pelo meio campo, com Pedro Mendes e Adrien sempre combativos nas disputas de bola. Foi sobretudo um jogo sem espaços, os jogadores do Paços procuraram fazer aquilo que têm feito em toda a prova, ou seja, aniquilar qualquer tentativa de construção de jogo do adversário, sem intenções de avançar com a bola, apenas impedir que o adversário o fizesse. Neste tipo de jogos só há uma solução: ser eficaz! O Sporting não o foi, o resultado é a prova disso mesmo, teve meia dúzia de flagrantes ocasiões de golo e todas as desperdiçou, já para não falar da dezena de lances bem construídos e pessimamente direccionados para os avançados poderem concluir facilmente. Chegou a meter dó a facilidade com que o meio campo leonino se desdobrava na troca de bola e abertura de espaços para, no passe decisivo, perder o que de bom havia sido conseguido. O último lance do jogo resume a exibição leonina, criação e desperdício. Quando assim é não vale a pena procurar desculpas noutros lados, reconheça-se o trabalho da equipa no controlo e construção de jogo mas a forma como deixaram escapar a vitória tem de ser criticada, pese embora as atenuantes que se conhecem e o jogo frente ao Everton, o último escape da temporada. Uma palavra para Pongolle: É costume dizer-se sobre algo que não se tem a certeza se é ou não bom que é como o melão, só depois de aberto é que se sabe se presta. Pois bem, a contratação do francês está-me a deixar com um grande melão, quando se paga 6,5M por um jogador é de esperar que seja bom, sobretudo bom para o nível português, que é baixo, se fosse alto o Saviola era suplente e marcava só meia dúzia de golos, como o fez aqui ao lado! Pongolle, que pelo que li é um excelente jogador de Poker e alinha no PokerStars, deve ter pensado que vinha jogar para África, mas apesar de sermos uma extensão de Marrocos é preciso trabalhar a sério e não é brincando como tem feito até ao momento que fará algo decente. E para palhaços já temos o Postiga, muito obrigado. E isto nem é uma questão de racismo, afinal para palhaço preto já temos o Djaló!


Braga 2 Marítimo 1

Ainda cheguei a tempo para ver o golo de Luís Aguiar, precedido de irregularidade, o que é sempre bom para acalmar os que pensavam que eram a reencarnação de Jesus Cristo na Terra e andavam a ser chibatados sem razão. Mas, seja como for, ganhou o Braga, e como diria o maior gatuno de Portugal, porreiro pah!


Benfica 1 Belenenses 0

Não vi, mas se isso fosse motivo para não comentar, então raramente comentava algo por aqui que não fosse o Sporting! Não vi em directo mas pelo que vi entretanto e pelo que li não houve marotices do árbitro. É justo que assim seja, dêem lá descanso aos árbitros e fiscais de linha, o Belenenses até já encomendou o caixão, se havia fim-de-semana para se mascararem de sérios e honestos era mesmo este. E logo no Carnaval, olhem lá a ironia das coisas! Mas o caldo ia-se entornando, afinal os de Belém mascararam-se de equipa de futebol e até deram show de bola, ao ponto do terceiro Mantorras do plantel (Weldon de seu nome, eu se fosse ao angolano tratava de criar uma franchise, já há um Mantorras branco (Amelinha Gomes), agora um Mantorras marron e pelo que tenho visto do Kardec não tarda teremos um novo Mantorras, só falta o cognome, deixo aberto a sugestões) ter sido severamente assobiado por desperdiçar as raras ocasiões de golo que o Benfica criou no segundo tempo. Estamos agora a atingir o meio do mês de Fevereiro, e o Benfica de JJ mantém a tendência suicida de apostar num limitadíssimo leque de jogadores. Será que o balão estoura? Pelo sim pelo não eu, se fosse treinador do Benfica, trataria já de sair da Europa, ou então não, deixai-vos estar que é como já disse e repito, ainda me vou divertir imenso à conta de alguém, sejam vermelhos ou azuis…


Leixões 0 Porto 0

E por falar em azuis, os das Antas não tiveram arte nem engenho para enganar os pescadores de Matosinhos. E não foi por falta de ocasiões, Belluschi só à sua conta falhou 3, Varela outros 2, Rolando idem aspas e Mariano, que já tinha tido o seu Natal com o Sporting e a Académica, descobriu que afinal Natal não é quando o homem quer, se assim fosse nunca teria saído do Inter de Milão e não era o pato feio de uma equipa regional e da província do norte de um pequeno País que muitos juram ser uma extensão do norte de África…

Podíamos ficar por aqui, podíamos dizer que o Porto empata o jogo por culpa própria, se o Sporting empata porque desperdiça uma série de golos, porque motivo outros podem desculpar-se da perda de pontos? Pois, se fossemos civilizados, e soubéssemos reconhecer culpas próprias, não deixaríamos de assumir os erros e responsabilizar quem os cometeu. É muito mais fácil apontar o dedo ao árbitro, até porque falhar 6 golos de baliza aberta acontece a todos, mas falhar um penalty era absolutamente impossível, era golo garantidíssimo e mais três pontos! E o Burroaldo, como é seu timbre sempre que não ganha, atribui toda a responsabilidade pelo falhanço a Bruno Paixão e, pasme-se, ao anti jogo do Leixões! Anti jogo que valeu 8 minutos de compensação, anti jogo que Benfica, Braga e Sporting também tiveram de suportar! Muito pobre a argumentação do Professor, sempre em êxtase quando vence, capaz de acrescentar cantos aos Lusíadas, mas rancoroso e subserviente ao patrão quando falha, com discursos monocórdicos que mais parecem os anúncios de comida para gatos… blá blá blá, whiskas saquetas! Imagino que para o treinador portista seria muito mais prático, ainda por cima em véspera de jogo de Champions, que o jogo se desenrolasse do seguinte modo: reuniam-se os presidentes de cada clube a meio campo e começaria o diálogo:

PC: Ora bem, nós somos o fêcêpê, tetracampeões, 1-0.
Oliveira: ok, tem razão, belo golo
PC: E mais, na estatística do campeonato temos mais golos, remates, cantos e cruzamentos, acho que isso significa o 2-0 para nós!
Oliveira: É um excelente argumento, belo golo.
PC: E que me diz irmos para intervalo?
Oliveira: É capaz de ser boa ideia, ainda para mais não trouxe cigarros e o ar está a ficar um pouco pestilento pró meu gosto…
PC: Ora bem, na próxima quarta feira temos Champions, sendo assim não vamos aplicar demasiado esforço à procura do terceiro golo, que me diz deixarmos passar o resto do tempo?
Oliveira: Ora bem, realmente compreendo o seu ponto de vista, mas também compreende que estou a jogar em casa, não pode ser possível um golito aqui pró Leixões?
PC: Oh meu amigo, que não se diga que não sou prestável, marque lá o seu golo, só lhe peço um favor…
Oliveira: Qualquer coisa senhor presidente!
PC: Então fazemos o seguinte, pode marcar o golo mas tem de ser irregular, compreende? É que assim, apesar de ganharmos os 3 pontos, temos motivos para nos queixarmos!
Oliveira: Por mim pode ser, e já agora quando distribuir a fruta pela equipa de arbitragem não se esqueça que o Paixão gosta é de banana, caso contrário ainda nos prejudica quando jogarmos com o Sporting, esse jogo temos de ganhar custe o que custar!
PC: Não se preocupe meu amigo, esse jogo e outros já estão controlados, os lagartos já estão habituados a ser gamados, nem dão conta.
Oliveira: Obrigadinho, e quando precisar de algum jogador de borla como o Beto não tem problema, temos de ser uns para os outros. Boa sorte com os ingleses!


Realmente assim teria sido muito mais agradável, muito embora não se possa neste caso dizer que qualquer semelhança com a realidade seja mera coincidência...

6 comentários:

Ramos disse...

Pirata

Deves estar a falar do treinador do SCP que luta pelo 4º lugar!!!!!!!

Já agora, não achas que o Jesualdo tem razão? O que se passou em Matosinhos foi um verdadeiro escândalo???????Foi desde do primeiro ao ultimo minuto.......do jogo.....

El Pirata disse...

e o prémio vai pro Ramos :)

El Pirata disse...

o jesualdo nunca tem razao, nem quando a tem! Como pode um individuo que ganhou um campeonato com um golo marcado com a mao e um classico com um corte que foi considerado atraso vir falar de arbitros?!?! Eu vi o jogo, vi o porto falhar 6 clarissimas ocasioes de golo, uma só bastava para ter ganho, logo nao é por causa de um penalty (que por sinal nao é um lance como um GOLO MARCADO COM A MAO!) que se vai queixar! A nao ser que perca o campeonato por um ponto de diferença, e que ainda tenha como queixa o facto do GR da equipa adversario que se sagrará campeã... comprado ao intervalo!!! Sim, aí contará com a minha simpatia!

mas aabes que mais Ramos? Lembro-me desse campeonato o Burroaldo dizer cheio de pompa "eu mereço o titulo pq passei o campeonato todo em primeiro" Sim, a besta disse isto! Como se isso, por si só, merece titulo! Mas, se assim é, entao o braga e benfica nao podem merecer discussao quanto à justiça pela luta a sós pelo titulo, têm sido, do inicio ate ao momento, as unicas equipas que podem dizer que estao em primeiro!

Pois, mas pimenta no cu dos outros...

El Pirata disse...

Na passada semana um portista maluco resolveu escrever um livro de comédia intitulado Inocêncio Calabote! Eu fico estupidificado com tanta insistência num arbitro e num jogo em que, pelo que se consta, o pecado capital foi ter dado 7 minutos de desconto!

O Araujo Pereira, na sua cronica em ABOLA, teve uma excelente tirada que merece ser lida pelos portistas. Aqui vai:

"Acaba de ser publicado um livro que promete animar a época dos portistas (uma vez que a luta pelo segundo lugar não parece constituir animação suficiente). O autor é uma pessoa idónea, sobretudo na medida em que nunca foi levado por Pinto da Costa a conhecer o Papa. Por paradoxal que pareça, os autores de livros mais credíveis são aqueles que o presidente do Porto não apresenta a líderes religiosos. Isto da credibilidade literária tem subtilezas que só estão ao alcance dos críticos mais argutos.

A obra em causa relata acontecimentos passados há mais de 50 anos — que são, em geral, os mais úteis para se compreender o presente. Trata-se de uma investigação sobre Inocêncio Calabote, o árbitro que foi recebido pelo presidente do Benfica em sua casa na véspera de um jogo. Não, desculpem. Enganei-me. É o árbitro a quem o Benfica pagou uma viagem ao Brasil, assim é que é. Peço desculpa, voltei a equivocar-me. O livro é sobre um árbitro que terá recebido quinhentinhos de um vice-presidente do Benfica. Perdão, ainda não é isto. É um árbitro ao qual o presidente do Benfica mandou oferecer fruta para dormir, conforme comprovado por uma escuta. Apre! Não acerto. Bom, parece que se trata de um árbitro ao qual o Benfica não ofereceu nada e que, em troca, terá beneficiado o clube a ponto de fazer com que o Porto ganhasse o campeonato. Enfim, um daqueles escândalos que nem 50 anos de silêncio conseguem apagar. Mas, reconheça-se, um escândalo que se mantém actual: um árbitro que acabou castigado pela justiça desportiva num ano em que o campeonato foi ganho pelo Porto. Realmente, soa-me a familiar."


O meu comentario: eh eh eh

cesarlopes21 disse...

"Muito pobre a argumentação do Professor, sempre em êxtase quando vence, capaz de acrescentar cantos aos Lusíadas, mas rancoroso e subserviente ao patrão quando falha, com discursos monocórdicos que mais parecem os anúncios de comida para gatos… blá blá blá, whiskas saquetas!"

O paulo bento era professor??? Que confusão!!!! nem sei porque fala ele do paulo bento no jogo do Porto... hummm ah já estou a ver... ele tava a falar dos argumentos frente ao jogo do benfas pra taça da liga!!! Ou será que não??? hummm!!! bem é muita confusão deste Pirata....

El Pirata disse...

cesar, o bento nao era professor e nunca, na hora das vitorias, se armou em poeta e palrava noite fora! Ainda na vitoria com o Arsenal foi impressionante, eram 11 da noite e na sporttv ainda estava o burroaldo a falar! Que é isto se nao um claro caso de inflamação de ego? nas derrotas ou empates nunca o houves a falar do jogo, só dos possiveis casos de arbitragem que o possam ter prejudicado, e meia hora depois ja ninguem sabe onde está o professor...