Redes Social

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Jean François Larios

.
.
Esta semana um assunto cor de rosa relacionado com o futebol chamou a atenção de muita gente: John Terry, defesa central inglês do Chelsea passou a ex-capitão da selecção inglesa dirigida por Fabio Capello, tudo devido a um caso extra-conjugal. Não só extra-conjugal relativamente a si próprio, mas sobretudo extra-conjugal porque a mulher em causa era igualmente casada, e logo com um ex-colega de equipa do Chelsea, o lateral esquerdo Wayne Bridge. Realmente apenas um fait-diver para os adeptos, em Portugal praticamente nem notícia foi após uma semana recheada de casos no futebol português, mas devido a este affair um outro, com 28 anos, saltou novamente para o presente. Refiro-me a Jean François Larios. Quem foi, perguntam a maior parte de vós. Digo apenas que poderia ter sido tão grande ou maior que Michel Platini, considerado por muitos o melhor jogador francês de todos os tempos, um dos melhores da história do futebol mundial. Aqui fica o caso em causa, por sinal também com um Mundial em perspectiva, o de 1982 em Espanha.

.
.
Foi uma das maiores polémicas dos anos 80 e travou a ascensão de uma das grandes promessas do futebol francês. De um lado o capitão do Saint-Ettiene. Do outro um Jean François Larios. No meio da tormenta a senhora Platini. Não foi a primeira vez que um jogador pôs em risco a carreira por uma mulher. Mas no final percebeu-se que Michel Platini tinha mesmo o estatuto de marechal de França.
.
.
.
Uma estrela em ascensão
.
Jean François Larios era uma estrela em potência. Em 1977 despontou no onze do Saint-Ettiene com uma naturalidade assustadora. Tinha chegado ao conjunto verde em 1973 depois de fazer a formação no Pau, clube do seu pai, um antigo internacional nascido na Argélia. Rápido, ágil e com faro de golo, a estreia como titular dos Verts surgiu com 20 anos. O jovem chegava a uma equipa de campeões onde pontificava outra jovem estrela, um tal de Michel Platini. Por essa época a reputação de rebelde perseguia-o junto dos técnicos e encantava os adeptos, desejosos de ver um jogador carismático. Após o empréstimo ao Bastia, tornando-se num dos jogadores da Ligue 1 e levando os corsos à final da Taça UEFA, o filho pródigo volta a casa. Levanta-se a polémica sob a sua ausência dos convocados para o Mundial da Argentina mas imediatamente após a péssima prestação dos Bleus na prova, Larios é convocado pela primeira vez. Todos estavam de acordo. Ali poderia estar o futuro lider da nova geração gaulesa. O apelido de “Grand Jeff” não enganava.
.
.
.
Polémica a meio do Espanha 82
.
Com Johnny Rep e um jovem Michel Platini, o meio campo do Saint-Ettiene era demoníaco. Os passes precisos de Larios são determinantes na notável campanha na Taça dos Campeões Europeus e na revalidação do titulo de campeão francês. É eleito com imensa margem o melhor jogador do campeonato francês à frente de…Platini. Os bons amigos tornam-se rivais e o ambiente no balneário vai-se crispando a cada mês que passa. Platini reinvindica mais protagonismo e ameaça com sair para Itália onde Inter e Juventus o esperam. Larios tem ofertas do Real Madrid e Barcelona mas a direcção recusa-se a libertar as duas pérolas. E então chega o Mundial de Espanha. Os jogadores, já totalmente de costas voltadas, mal se falam e o balneário está tenso. E então dá-se o escândalo que iria marcar a própria prestação gaulesa na prova.
A imprensa francesa lança a noticia de que o jogador teria um caso extra-matrimonial com, Christele, precisamente a mulher de Michel Platini. O já capitão francês entra num estado de fúria incontrolável. Esteve perto de agredir fisicamente Larios e quando acabou dissuadido pelos colegas utilizou o seu estatuo. Ou Larios saía da equipa nacional de França, ou então saía ele. A Federação Francesa de Futebol e o seleccionador Michel Hidalgo tentaram acalmar o jogador mas a postura era irreversível. Na eminência de perder o lider da equipa – que tinha o apoio da esmagadora maioria do balneário – os dirigente preferiram sacrificar Larios. O médio, que tinha sido titular no jogo inaugural com a Inglaterra, foi relegado à bancada e convidado a sair do centro de estágio. No final da prova a FFF convocou-o a Paris para prestar declarações. Larios antecipou-se e anunciou publicamente que se retirava dos jogos internacionais.
.
.
.
Carreira destroçada
.
Com Platini já a caminho da Juventus, Jean Larios decide ficar em Saint-Ettiene. Mas o ambiente é de cortar à faca e depois de um ano decepcionante convidam-no a sair. Pela porta pequena. O médio migra, primeiro para Espanha onde irá representar o Atlético de Madrid. Logo passa pelo futebol canadiano e suiço até que volta a França. A imagem manchada pela conservadora opinião pública francesa e a constante adoração à volta da figura de Platini marcam a sua carreira de forma irremediável. Durante anos é assobiado em todos os estádios por onde passa. Em 1986, com 30 anos, decide por um ponto final a uma carreira que esteve perto de atingir a brilhantez. Ao contrário, Platini, que deixa o futebol um ano depois, consagra-se como a grande estrela do futebol internacional. Para lá dos prémios individuais (incluindo 3 Ballon´s D´Or consecutivos) e das conquistas em Itália e com a selecção gaulesa, o número 10 transformou-se no icone do foot-champagne. E relegou para a obscuridade um jogador de um talento tão grande como o seu rebelde ego.
.
.
Os problemas no balneário muitas vezes ficam aí. O caso de Larios e Platini não é único. A fama de jogadores como Pelé, Romário, Ronaldinho ou Beckhambauer precedem-nos e ainda há poucos meses Luduvic Giuly e Robert Pires foram associados à mulher de Raymond Domenech, razão pela que tinham sido descartados pelo seleccionador. No entanto o caso de Larios foi especial. Porque se deu durante um Mundial. Porque privou a França de um dos seus melhores executantes. E porque serviu para demonstrar que até nas grandes equipas há muitos segredos negros por contar.
.
fonte: futebol magazine

8 comentários:

cesarlopes21 disse...

Oh pah, tanto no caso de Larios e no caso actual, Terry, acho que quando a cabeça não tem juizo o corpinho é que paga... E neste caso, metendo mulheres a vida torna-se um inferno.Vejamos por exemplo Jardel e Sérgio Conceição! Eram amigos muito próximos até que o Sérgio decidiu meter-se com a mulher do jardel... E.. toda a gente sabe a alegria do brasileiro quando o tuga foi-se embora. Coisas que acontecem e pior é quando se metem as mulheres no caminho!!!

cesarlopes21 disse...

Quanto a platini, nunca gostei desse gajo, nem quando jogava futebol... Neste ponto era uma questão passional, mas que dividia completamente o balneário!!! E num campeonato do mundo! Contudio acho que o platini deveria ter outra atitude! e não a de chantagear! MAs como sempre... é que o identifica!!!

El Pirata disse...

Intervalo do Sporting 1 Academica 1

Só à chapada, só à chapada e mesmo assim duvido que fossem ao sitio!

Faltam 72h para receber os lampioes... a curiosidade para ver se ainda descemos mais baixo mata-me...

El Pirata disse...

cesar, compreendo que nao gostes do platini, alias compreendo que nao gostes do platini porque es portista mas...

entao o homem é corno e ainda querias que fosse morcao?

Larios portou-se mal e foi condenado pelo Platini. No entanto nao foi só o Platini, os colegas tambem o colocaram fora, o seleccionador e o povo. Larios fez a cama e deitou-se nela, no entanto parece-me que mentalmente tambem nao era grande coisa, afinal Bernd Schuster fartou-se da sua Alemanha natal e foi para Espanha, onde prosseguiu a carreira em grande estilo, passando por Barcelona, Real Madrid e Atletico Madrid. Ou seja, nao é porque se é excomungado de um local que se desperdiça uma carreira, a menos que o sentimento de culpa nos roa completamente por dentro. Deve ter sido o caso, afinal porque passou de um Atletico de Madrid para o Canadá?

Mas que é uma historia interessante disso nao ha duvida, ate porque se trata de um jogador que nunca tinha ouvido falar! Ja agora gostaria de saber se o PPA e o mouro tinham conhecimento deste jogador, muito embora nao faltem jogadores que fazem grandes entradas no inicio de carreira e depois saem sem pompa nem circunstancia... alguem se lembra de um Denilson pelo qual o Betis pagou a inusitada quantia de 30 milhoes de euros ha 12 anos, apos o mundial 98?

El Pirata disse...

o tema do dia é, como todos ja devem saber, as lambadas dadas pelo Carlos ao Jorge Batista em pleno aeroporto. Como estou a tentar ser um bom cristao e criar apenas posts catolicos (vou em 4 seguidos!) nao fiz um post sobre o assunto mas gostaria de ler opinioes, sobretudo opinioes de quem:

1º achava Scolari uma besta e o Carlos um tipo educado e civilizado

2º achava que só o Sa Pinto resolvia os problemas com os punhos e que deveria demitir-se


Será que o Carlos deveria, mesmo que fosse a fingir, pedir a demissao? Mesmo que o Madail lhe diga que nao aceitaria tal coisa, ficaria bem ao Carlos pedir desculpa e colocar o lugar à disposiçao?

Anónimo disse...

Pirata eu como presidente da federação, tinha despedido o carlos queirós!!! não admito que um gajo em representação da selecção faça aquelas figuras!!! É justo dizer que o que o carlos queirós fez até pode ser considerado "serviço publico", mas é como diz o outro ... "não havia necessidade!!!"

cesarlopes21 disse...

Pirata eu não gosto do Platini porque sou portista... aliás ele até nem foi mauzinho na ulti,a vez que falou do Porto. Nunca gostei dele enquanto jogador, pleas frases que já fez sobre o futebol europeu enquanto presidente da UEFa, mas tem tido algumas frases que eu concordo.

É claro que ele num podia ser morcão. Ele praticamente colocou toda a gente do plantel da selecção contra ele. E é isso que me refiro... trouxe os problemas pessoais para dentro do balneario... E Nem tiro as culpas a Larios. Acho até que este tipo de coisas trazem um certo desconforto para uma equipa de futebol. O Terry, terá esse problema... mas neste caso coube ao treinador tomar uma atitude. E não o corno!

cesarlopes21 disse...

Será que o Carlos deveria, mesmo que fosse a fingir, pedir a demissao? Mesmo que o Madail lhe diga que nao aceitaria tal coisa, ficaria bem ao Carlos pedir desculpa e colocar o lugar à disposiçao?

Estou de acordo sim senhores... não é por se achar um gajo civilizdado, tem de o provar que é... se espetou um bofardo assim dessa maneira a alguém... porque não fazer um profundo pedido de desculpas.